CRESCIMENTO DE 11% DO TURISMO NO VERÃO DE SANTA CATARINA
O turismo está sendo uma das alavancas da retomada do crescimento e a perspectiva é de que o setor tenha um incremento de 11% no trimestre de Verão com relação a 2016. A estimativa é do Instituto Brasileiro de Turismo e foi apresentada pelo presidente Vinicius Lummertz, nesta sexta-feira (15), em Florianópolis, para o trade turístico catarinense. Lummertz fez um balanço do ano que passou e destacou os investimentos, ações e campanhas que estão sendo desenvolvidas pela autarquia para incrementar o turismo internacional em direção ao Brasil. Também abordou ações que o Ministério do Turismo está fazendo para fomentar o fluxo interno de turismo no país.
O presidente da Embratur também informou ao trade turístico que Florianópolis lidera o ranking do site de busca de hotéis Trivago com relação às cidades turísticas brasileiras para o ano novo. A pesquisa revela que os turistas estrangeiros pretendem ficar em média seis dias na Capital catarinense e a média de preços clicados é de R$ 688. Na Argentina, Florianópolis também tem a maior procura (com estadia média de 9,6 dias), acima inclusive de Mar del Plata, na Argentina, e de Punta Del Este, no Uruguai. Os uruguaios também preferem Florianópolis (oito dias em média), acima de suas próprias praias de La Paloma e Punta del Este.
Santa Catarina é o destino de mais de um milhão de argentinos e no ano passado, durante a temporada de verão, Florianópolis recebeu mais de 600 mil deles. “Nossa perspectiva para 2018 é o aumento em 20% da presença de argentinos em todo o país, cerca de 2,7 milhões, o que possibilita o ingresso de U$ 1,5 bilhão (quase R$ 5 bilhões)”, afirmou Lummertz. Outra campanha apresentada foi ‘O Sul é o meu Destino’, exibida durante o segundo semestre para incentivar que turistas de outras regiões visitem o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul durante o ano todo.
Praia Mole - Florianópolis - SC
O turismo está sendo uma das alavancas da retomada do crescimento e a perspectiva é de que o setor tenha um incremento de 11% no trimestre de Verão com relação a 2016. A estimativa é do Instituto Brasileiro de Turismo e foi apresentada pelo presidente Vinicius Lummertz, nesta sexta-feira (15), em Florianópolis, para o trade turístico catarinense. Lummertz fez um balanço do ano que passou e destacou os investimentos, ações e campanhas que estão sendo desenvolvidas pela autarquia para incrementar o turismo internacional em direção ao Brasil. Também abordou ações que o Ministério do Turismo está fazendo para fomentar o fluxo interno de turismo no país.
O presidente da Embratur também informou ao trade turístico que Florianópolis lidera o ranking do site de busca de hotéis Trivago com relação às cidades turísticas brasileiras para o ano novo. A pesquisa revela que os turistas estrangeiros pretendem ficar em média seis dias na Capital catarinense e a média de preços clicados é de R$ 688. Na Argentina, Florianópolis também tem a maior procura (com estadia média de 9,6 dias), acima inclusive de Mar del Plata, na Argentina, e de Punta Del Este, no Uruguai. Os uruguaios também preferem Florianópolis (oito dias em média), acima de suas próprias praias de La Paloma e Punta del Este.
Santa Catarina é o destino de mais de um milhão de argentinos e no ano passado, durante a temporada de verão, Florianópolis recebeu mais de 600 mil deles. “Nossa perspectiva para 2018 é o aumento em 20% da presença de argentinos em todo o país, cerca de 2,7 milhões, o que possibilita o ingresso de U$ 1,5 bilhão (quase R$ 5 bilhões)”, afirmou Lummertz. Outra campanha apresentada foi ‘O Sul é o meu Destino’, exibida durante o segundo semestre para incentivar que turistas de outras regiões visitem o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul durante o ano todo.
Praia Mole - Florianópolis - SC
EMBRATUR LANÇA CAMPANHA PARA A AMÉRICA LATINA
Já está no ar, em toda a América Latina, a nova campanha da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo): "Aqui hablamos Portuñol: en Brasil todo mundo se entiende". Por meio de uma linguagem predominantemente digital, a ideia é atrair ainda mais os nossos vizinhos argentinos, uruguaios, paraguaios, bolivianos, peruanos, equatorianos, chilenos e colombianos para desfrutar o sol, praias, natureza e, é claro, a hospitalidade do povo brasileiro.
“Apesar de sentirem-se em casa por aqui, percebemos que a diferença de idiomas ainda é uma barreira, por isso o mote da campanha ser o ‘Portuñol’. Com bom humor, e tendo em vista que espanhol e português são línguas irmãs, com muitas semelhanças apesar de todas as diferenças, essa barreira será facilmente transposta”, afirmou o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.
O vídeo da campanha pode ser visto clicando na imagem
Para Lummertz, não é só sobre um jeito diferente de falar. “É sobre um País que está disposto a combinar sotaques e palavras para que cada visitante se sinta acolhido, esperado, celebrado. É sobre um povo que se esforça para entender o visitante. E que tem alegria em fazê-lo. Essa combinação de duas línguas é mais uma prova de que o brasileiro é fruto de muitas misturas que deram certo. E que essa nossa capacidade de abraçar outras culturas é o que faz a diferença na experiência de quem vem nos visitar”, disse o presidente.
Pedalar em Floripa é mais do que moda, traga sua bike !
CARAVANA COCA-COLA NO BETO CARRERO WORLD
Na próxima quarta-feira (20) a Caravana de Natal Coca-Cola passará pelo Beto Carrero World. Os caminhões temáticos farão um desfile dentro do Parque e estacionarão na Praça de Eventos, onde o Papai Noel sairá de um dos caminhões para interação com os visitantes. A ação é exclusiva para as pessoas que estiverem dentro do Parque. O valor do passaporte neste dia não muda, mantém seu preço normal e pode ser adquirido através do site www.betocarrero.com.br. Será um dia especial, onde duas grandes marcas se unem para trazer ao público a magia do Natal.
INFINITY BLUE O MELHOR DO VERÃO 2018
Com o pacote de Réveillon esgotado, o melhor resort para famílias do Sul do Brasil, o Infinity Blue Resort & Spa lança pacotes de verão, proporcionando momentos momentos únicos nas férias de verão. Show de circo, aulas de zumba e música ao vivo são algumas das atrações programadas para os dias mais quentes do ano. Verão, sol, praia, mar e muita diversão e um Spa inesquecível e ideal para relaxar depois das festas de fim de ano. Tudo isso em um lugar que une belas paisagens e badalação em Balneário Camboriú, uma das praias mais famosas do Sul do Brasil. Diversas atrações estão confirmadas para os hóspedes entre os dias 1º de janeiro e 8 de fevereiro, além das acima citadas, Waterline, falcoaria, aulas de ioga no deck. Entretenimento com música ao vivo, happy hour na piscina ou no deck, show de circo e stand up também fazem parte da programação.
O Pacote de Verão do Infinity Blue tem duração mínima de três dias. Uma criança de até cinco anos é hóspede convidada e pode desfrutar de várias opções de lazer feitas especialmente para os pequenos, como atividades na piscina e brincadeiras oferecidas pela equipe de recreação. Localizado em meio à natureza e de frente para uma praia semiprivativa, o resort tem 122 suítes, piscinas, fitness center, escalada, berçário para crianças de 0 a 3 anos e quadra de esportes. Quem se hospeda no Infinity Blue conta ainda com atendimento personalizado na faixa de areia.
BNT MERCOSUL LANÇA NOVO SITE
Já está no ar o novo site da BNT Mercosul, que em 2018 acontece nos dias 25 e 26 de maio. Agora o público pode encontrar informações sobre um dos principais eventos para profissionais do turismo na América Latina com muito mais facilidade. Na página inicial do endereço eletrônico é possível ver dados sobre a feira e tudo o que acontece nela, como o Business Center, as capacitações e outras atividades. Ao acessar o site o usuário ainda confere os números da edição anterior da BNT e os perfis dos visitantes, além de informações sobre os pacotes para expositores. As inscrições para a feira, que começam em fevereiro de 2018, também podem ser feitas através da página. Acesse o site e fique por dentro das informações sobre o evento: www.bntmercosul.com.br.
A BNT Mercosul tem como principais objetivos divulgar destinos e realizar negócios. A feira reúne, todos os anos, profissionais de turismo de diversos estados brasileiros e outros países. A 24ª edição do evento continua com sede em Itajaí, no Centreventos, e atividades em Balneário Camboriú e no Beto Carrero World.
Pousada Pedra da Ilha - Penha - SC
DUPLICAÇÃO DA BR-280
A duplicação da rodovia BR 280, entre São Francisco e Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, foi pauta de encontro proposto pelo presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, com o secretário executivo do Ministério dos Transportes, Fernando Forte. A reunião contou com a presença dos prefeitos de São Francisco do Sul, Renato Gama, e de Araquari, Clenilton Pereira, e de Marcos Stefano da prefeitura de Barra do Sul e de representantes do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). De acordo Lummetz, a duplicação é, disparada, a melhor solução para enfrentar o crescente tráfego e, com isso, melhorar o fluxo turístico na região. “Com a obra, o objetivo é oferecer mais segurança a turistas e moradores e aumentar o número de visitantes nacionais e internacionais, em especial os que vêm de carro da Argentina, Uruguai e Paraguai”, afirmou.
DUPLICAÇÃO DA BR 282 ESQUECIDA
Já a principal BR 281 onde mais trafegam argentinos que chegam via BR 116 ou vindo do Oeste catarinense, que costuma fazer centenas de vítimas principalmente no verão, onde ônibus e e famílias inteiras perecem, foi esquecida.
Cabe lembrar que a duplicação da BR 281 foi mais uma promessa não cumprida do desgoverno Raimundo Colombo, que insiste em seguir pela contra-mão do turismo, que é nada mais nada menos que 13% do PIB do estado.
Restam menos de sete unidades para o super natal em família. Hotel Fazenda Boqueirão, ícone do turismo rural brasileiro. Para o Réveillon o hotel já está lotado. Quem sabe na lista de espera você tenha sorte caso alguém desista.
EMBRATUR APRESENTA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA PARA PROMOÇÃO DE PARQUES NATURAIS
O potencial turístico das cidades brasileiras, em especial as que abrigam parques naturais, foi abordado pelo coordenador-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Alisson Andrade, durante o IV Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, realizado em Foz do Iguaçu (PR). O evento foi organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio, com o objetivo principal de dar continuidade às ações para construção do Plano Nacional de Gestão do Patrimônio Mundial e o desenvolvimento das cidades históricas turísticas.
Segundo Lummertz, os Estados Unidos receberam mais de 300 milhões de visitantes, incluindo seus parques. “Para chegar num número próximo dos americanos, precisamos quebrar barreiras, ter segurança jurídica para atrair investimentos, para que este tipo de turismo seja viável aqui no Brasil também”, informou.
JERICOACOARA ESTÁ ENTRE OS 15 DESTINOS MAIS LEGAIS PARA SE VISITAR EM 2018
Um vilarejo de pescadores, Jericoacoara, no Ceará, que há 20 anos não tinha nem estradas de acesso ou eletricidade ganhou destaque na lista dos 15 lugares mais legais para serem conhecidos em todo o mundo, em lista divulgada pela revista Forbes, tradicional pela divulgação de rankings sobre diversos temas. A publicação destacou que, hoje, com a popularização do turismo e facilidade de se chegar a qualquer ponto do globo, como os viajantes tomam a decisão de onde ir. A revista então fez uma pesquisa com grandes agências de turismo para fechar esta seleção de lugares imperdíveis, e Jericoacoara figurou entre os 15 por sua singularidade e peculiaridade.
FIACULT 2018
O FIACULT 2018 promete ser o melhor de todas as suas edições principalmente por conta da final ocorrer no Teatro Santa Chiara, na principal localização do Centro Histórico de Roma. Às 19 horas acontecerá a final seguida de jantar de gala no teatro. Já o FTN acontecerá no Hotel Quirinale na via Nazionale, dia 21 pela manhã e tarde.
Hotel Quirinale
O FIACULT – Festival Internacional de Audiovisual do Comércio, Cultura e Turismo, é um evento de curtas-metragens de filmes institucionais e promocionais, capaz de dar uma grande resposta em termos de marketing e uma grande difusão para os produtos, destinos turísticos e culturais, oferecendo grande visibilidade para destinos, para os produtos relacionados com o comércio, cultura e turismo. Traz maior visualização, fama e glamour nacional e internacional para a cidade, país ou produto dos participantes.
As empresas que participam do evento promovem seus produtos de maneira mais eficaz, com o melhor custo/benefício dos tempos modernos. Consiste em uma referência no domínio dos eventos diretamente ligados a estratégias de branding, gerando goodwill em favor de todos os parceiros e participantes. A participação assegurará mídia ao longo do ano, um retorno de valor inestimável, dado a grande divulgação em vários setores além do especializado em turismo. Isso ocorre porque os concorrentes serão anunciados através de todos os meios de comunicações, incluindo várias redes e mídias sociais como Facebook, Twitter, Google e Youtube.
Um vilarejo de pescadores, Jericoacoara, no Ceará, que há 20 anos não tinha nem estradas de acesso ou eletricidade ganhou destaque na lista dos 15 lugares mais legais para serem conhecidos em todo o mundo, em lista divulgada pela revista Forbes, tradicional pela divulgação de rankings sobre diversos temas. A publicação destacou que, hoje, com a popularização do turismo e facilidade de se chegar a qualquer ponto do globo, como os viajantes tomam a decisão de onde ir. A revista então fez uma pesquisa com grandes agências de turismo para fechar esta seleção de lugares imperdíveis, e Jericoacoara figurou entre os 15 por sua singularidade e peculiaridade.
FINAL DO MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA NO NATAL MÁGICO
Com o Grêmio, onde o Grêmio estiver. Genuinamente brasileira, a Vinícola Peterlongo, se juntou aos milhares de brasileiros que estiveram torcendo pelo time gaúcho na Final do Mundial de Clubes da Fifa, que aconteceu neste sábado, 16. O momento fez parte do 2º Natal Mágico Peterlongo que contou ainda, com os shows de participantes do The Voice Brasil e SuperStar, reality shows da Globo: Laura Dalmás e Banda Valente, respectivamente. Para completar, comidinhas de buteco, espetáculo pirotécnico e muito espumante e suco de uva.
SONHO DE NATAL EM CANELA
A partir da última quinta-feira, 14, a programação da 30ª edição do Sonho de Natal se intensificou. Iniciando com o espetáculo Alma Única, já na sexta o belíssimo, Auto de Natal retornou ao palco, no sábado foi a vez do Christmas In Concert, e neste domingo o Som do Vento, todos foram apresentados na Praça João Corrêa às 21h30min gratuitamente. Além destas apresentações destaque da semana, os espetáculos, Siga a Sua Estrela e Praça das Luzes, segue acontecendo, diariamente as Paradas de Natal e as Paradinhas, acontecem no sábados e domingos e o Conto de Maria, sexta, sábado e domingo.
O 30º Sonho de Natal de Canela é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo e Cultura de Canela e Ministério da Cultura. Apresentação, Ministério da Cultura e Leis Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Snowland. Patrocínio, Caracol Chocolates e Caixa. Co-patrocínio, Motomarc e Ministério do Turismo. Apoio, Jolimont, Grande Hotel Canela, Brocker e Bustour, Corsan, Grupo Sabemi, Churrascaria Garfo e Bombacha e ClubeFM. Agente Cultural, AM Produções.
MELHORES DO TURISMO PARANAENSE
Na manhã da última sexta-feira, 15, em reunião na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, serão conhecidos os candidatos da edição 2017 do Top Tur | Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais e Iniciativas do Ano. Com base em sugestões de entidades de classe, de convention bureaux e das governanças regionais do segmento no estado, a comissão julgadora da premiação identificará os cinco nomes mais indicados em cada uma das 23 categorias em disputa. A partir do próximo dia 20, conforme estabelece o atual regulamento do prêmio, esses candidatos participarão da segunda etapa do processo de busca aos melhores do ano, através de votação popular pela internet. Nessa fase, deverão sensibilizar o eleitorado a votar neles através de formulário a ser disponibilizado no site www.panoramadoturismo.com.br.
Em seu sexto ano, essa honraria, considerada a principal do setor turístico paranaense, resulta de iniciativa conjunta do Instituto Panorama do Turismo e da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-PR. E conta com respaldo das secionais da Abav, Abrajet, Abrasel, Abeoc, ABIH, FBAJ e Sindetur, do Sebrae-PR, da Paraná Turismo e da Abgtur. Nessa edição, tem como mídias parceiras a plataforma Panorama do Turismo e o Diário do Turismo. Para conhecer o regulamento da edição desse ano do prêmio basta acessar o endereço http://www.panoramadoturismo.com.br/regulamento2017.pdf
ABAV-PR ENCERRA 2017 COM ASSOCIADOS E AUTORIDADES DO TRADE TURÍSTICO
A Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR) recebeu associados e convidados para confraternizar por mais um ano de muitas atividades. O coquetel transcorreu em clima descontraído, uma vez que o local escolhido pela diretoria da entidade foi justamente a sede da ABAV-PR. “Há muitos associados da entidade que nunca vieram a nossa sede. Porque não fazer esse evento em caráter mais acolhedor, em nossa entidade?”, disse Antonio Azevedo, presidente da ABAV-PR.
Homenagem a Aldo Carvalho, que deixou o Sebrae/PR neste ano
Muito prestigiado por gestores e proprietários de agências de viagens associadas, o evento contou com a presença de autoridades do trade turístico, como a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra; o presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA), João Jacob Mehl; o presidente do Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau (CCVB), Adonai Aires Arruda Filho; o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Orlando Kubo; o presidente do Sindicato das Agências de Turismo do Paraná (Sindetur-PR), Onésimo Santos Anunciação; do coordenador estadual de Turismo do Sebrae/PR, Luiz Antonio Rolim de Moura; e o presidente da Associação dos Jornalistas de Turismo do Paraná (Abrajet-PR), Antonio Claret de Rezende.
Bolo da Madre - São José - SC
TAMBAÚ HOTEL E PARAÍBA EM DESTAQUES
A Paraíba conquistou diversos troféus durante a solenidade de entrega do Prêmio Caio, realizada no Expo Center Norte, em São Paulo. Recebeu o Jacaré de Ouro na categoria de espaços para eventos de médio e de grande porte no Nordeste o Tambaú Hotel em João Pessoa - PB. A capital paraibana recebeu o Jacaré de Prata como o destino para evento de pequeno e médio porte do Nordeste. O detalhe é que Campina Grande ficou em quinto lugar, tendo a Paraíba colocado dois destinos entre os cinco melhores do Nordeste. Na categoria Centro de Convenções de grande porte, o de João Pessoa, Poeta Ronaldo Cunha Lina levantou o troféu de Jacaré de Bronze.