Sem dúvidas o Brasil vive o fenômeno do envelhecimento populacional e segundo uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers (PwC) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2040, 57% da força de trabalho do país será composta por pessoas com 45 anos ou mais. Diante de tal número, fica evidente que, cada vez mais, também haverá a procura de trabalho por parte das pessoas com mais de 50 anos e que ainda se encontram em pleno ciclo de produtividade.
Entretanto, apesar das estimativas positivas, é preciso saber que o grupo de pessoas mais velhas é o mais prejudicado quando falamos em demissões e em preconceitos sofridos por conta da idade (o chamado etarismo), sendo que, somente em 2020, houve um crescimento de 47% nas demissões de pessoas desta faixa etária em relação ao ano anterior. Estudos da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia também apontam que a quantidade de pessoas com mais de 65 anos que trabalham com carteira assinada aumentou 43% entre 2013 e 2017, e que tais dados são apenas um reflexo do processo de envelhecimento da população brasileira, que é uma realidade que obriga as empresas a repensar modelos de contratação de funcionários.
Eu, com meus poucos 62 anos, nunca produzi tanto e continuarei produzindo até quando me for possível. Não é à toa que é cada vez maior o número de organizações que têm optado por aumentar a diversidade etária entre seus colaboradores, beneficiando-se muito com a troca de experiências e conhecimentos entre diferentes gerações, tornando o tema cada vez mais debatido em empresas no Brasil e ao redor do mundo. Antes de mais nada, é preciso entender que o principal objetivo de promover a diversidade etária nas organizações é justamente tornar o ambiente de trabalho mais rico em termos de conhecimentos, troca de experiências e possibilidades de aprendizagem. Integrar profissionais que são parte de diferentes gerações contribui muito para o crescimento e para o desenvolvimento profissional de todos.
De acordo com Felipe Carnicelli Iotti – Gerente de Recursos Humanos da Gi Group Holding, é essa diversidade no ambiente corporativo traz diversos ganhos, dentre os quais estão: a importância do “seja você” – "Todos nós somos formados por diversas características que nos tornam únicos, nossa identidade e quando estamos em um ambiente que reforça as diferenças e nos permite sermos quem somos, nos sentimos mais engajados; motivação – saber que há essa valorização faz com que este sentimento nos colaboradores aumente, permitindo que deem o seu melhor, sem se preocupar com questões secundárias; a diferença nos torna mais fortes – ideias diferentes, perfis diferentes, visões distintas, tudo isso torna os times mais completos e, consequentemente, mais fortes, aumentando a produtividade e a representatividade – como dito acima, a sociedade é diversa, logo, o ambiente corporativo também precisa ser, garantindo que seja um reflexo dessa sociedade na qual está incluído".
Ainda segundo Iotti, empresas especializadas e focadas na contratação e gestão de pessoas e áreas relacionadas ao departamento de Recursos Humanos dentro das organizações, têm um papel imprescindível também na preparação e acolhimento destes colaboradores, ajudando em alguns casos, a mantê-los no mercado de trabalho, de maneira que permaneçam atualizados nas novas tecnologias e processos do cotidiano. No que se refere especificamente a este tipo de iniciativa nos processos de seleção e contratação, a tratativa varia de empresa para empresa e, atualmente, está se tornando cada vez mais comum que a área de seleção garanta um shortlist mais diverso, de forma que o gestor tenha opções para a tomada de decisão.
Portanto e, evidentemente, cada vez mais tem sido requerido que os processos sejam baseados em competências, habilidades e atitudes, eliminando outros vieses como idade, gênero etc. Além disso, tem ocorrido com frequência a abertura de posições destinadas a determinados públicos, por exemplo, vagas destinadas a PCDs, a profissionais 50+, a profissionais trans. Com isso, conseguimos garantir um aumento dos públicos diversos na organização. Sem dúvidas, é preciso lembrar que, independentemente da idade, todos nós temos a capacidade de desenvolver novas habilidades. Além disso, as empresas que apostam na diversidade etária entre seus colaboradores têm muito a ganhar em termos de conhecimento, capital intelectual e desenvolvimento de talentos.Diante disso, garante-se a evolução da empresa e a cultura organizacional. O mundo corporativo agradece por esta movimentação.
ANAC CANCELA POUSOS
A quem serve a ANAC? Ao turismo tenho certeza que não. Sempre pousei em Fernando de Noronha voando de Boeing, nunca houve problemas. E não foram poucas vezes. Sim a Ilha carece de uma completa infraestrura, preços de cinco estrelas e serviços de três, além de que o aeroporto precisa de uma completa repaginada, alargamento e comprimento de pista, pouso noturno, salas de embarque, reabastecimento de aeronaves... todavia, impedir pousos ultrapassa ao bom senso. Passageiros da Gol passaram diversos dias retidos em Fernando de Noronha e só conseguiram deixar a ilha na quarta-feira, 19, em uma operação extra realizada em parceria com a Voepass. Ao todo, 68 clientes da aérea ficaram retidos. A decisão da Anac proibiu o pouso de aeronaves turbojato, mas os aviões turboélice, como o da Voepass, continuam permitidos.
FESTIVAL DAS CATARATAS & CARAVANAS
Profissionais do trade turístico nacional já estão se mobilizando para o 17º Festival das Cataratas. O evento – que é considerado um dos mais importantes do turismo nacional – ocorre em Foz do Iguaçu (PR) nos dias 30 de novembro e 1 e 2 de dezembro. As inscrições já podem ser efetuadas pelo site www.festivaldascataratas.com, com direito à gratuidade para agentes de viagens e operadores de turismo devidamente inseridos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Para facilitar o transporte desses profissionais, a organização do evento já tem 15 caravanas confirmadas. Confira as rotas e saiba mais informações pelo e-mail caravanas@festivaldascataratas.com.
Estarão no Festival caravanas do Rio de Janeiro / Cabo Frio, Guarulhos; Mato Grosso; Ribeirão Preto x São José do Rio Preto (SP); Londrina (PR); Maringá (PR); Balneário Camboriú (SC); Porto Alegre – Lajeado (RS); Chapecó (SC); Porto Alegre/Caxias/Passo Fundo (RS); Assunção (Paraguai). Alguns atrativos da Terra das Cataratas irão oferecer isenções durante o período estendido do Festival das Cataratas. Para ter acesso ao benefício, basta apresentar o crachá na visita. O Festival das Cataratas é organizado pela De Angeli Eventos & Empreendimentos, com patrocínio da CNC, Fecomércio PR, Confederação Nacional do Comércio (CNC) e parceria estratégica do Visit Iguassu, COMTUR, ABEOC, Braztoa e Ministério do Turismo.
MIRANTE CENTRAL DE ITAIPU
A segunda etapa de revitalização do Mirante Central de Itaipu, principal ponto de parada dos turistas que visitam a hidrelétrica, começou a ser executada neste mês de outubro. O trabalho contempla uma área de 216 metros quadrados, com investimento de R$ 700 mil, resultado de convênio entre a própria Itaipu Binacional e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), responsável pela gestão do turismo na usina. Entre as melhorias, está prevista a ampliação da capacidade de atendimento dos banheiros, garantindo maior conforto e acessibilidade aos usuários. O projeto prevê ainda a reorganização das estruturas de apoio, para melhorar o fluxo dos turistas; a revisão da linguagem arquitetônica; e a reestruturação da praça de serviços, onde atualmente funcionam as lojas e lanchonetes. A expectativa é que as obras estejam concluídas no segundo semestre de 2023. Com o isolamento dos banheiros, para a reforma, os visitantes contarão com estruturas provisórias no local, bem como com os novos banheiros recentemente instalados no Mirante do Vertedouro. Mais informações sobre os passeios e reservas podem ser feitas no site do Complexo Turístico Itaipu (www.turismoitaipu.com.br).
TURISMO DE ITAIPU
Falando nisso, dois dos principais atrativos do Complexo Turístico Itaipu (CTI) vão voltar a funcionar todos os dias, a partir de 1º de novembro: o Itaipu Panorâmica, passeio mais procurado pelos turistas, com saídas a cada meia hora (das 8h30 às 16h); e o Itaipu Especial, circuito técnico com passagens por áreas internas e externas da usina. Desde fevereiro, ambos os passeios não operavam às terças-feiras. O passeio Itaipu Iluminada permanecerá com sessões às sextas-feiras e sábados, sempre com início às 19h. Outra atração do CTI, o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV) continuará fechado às terças-feiras para manutenção dos espaços e cuidado dos animais. Nos demais dias poderá ser visitado pelos turistas. Para saber mais sobre os atrativos e fazer reservas, o visitante deve acessar o site do CTI. Moradores dos municípios da região binacional e lindeiros ao Lago de Itaipu têm 50% de desconto para o Itaipu Especial e isenção nos demais atrativos. As reservas para esses moradores devem ser realizadas pelo contato WhatsApp (45) 99131-9119, ligação telefônica (45) 3576-7000, ou pelo e-mail info@turismoitaipu.com.br.
O FUTURO DO FOOD SERVICE 2022
A Fispal Food Service, em parceria com a EJFGV, realizou uma pesquisa inédita, que irá ajudar o mercado de alimentação fora do lar, gerando dados importantes e insights para os estabelecimentos food service e para as indústrias de alimentos e bebidas. O estudo vai abordar como tema principal o Comportamento e as preferências do Consumidor 5.0, incluindo temas como: Tecnologia; Inovação; Delivery; Embalagem; Sobremesas geladas e muito mais. O evento O Futuro do Food Service, acontece no dia 17 de novembro e é totalmente gratuito e online na plataforma Fispal Food Digital. CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE! Na pesquisa realizada em 2021, foram mais de 500 downloads da apresentação em nosso canal e mais de 9 mil page views em conteúdos relacionados no Food Connection até o momento. Baixe a pesquisa na íntegra clicando aqui.
INTERCÂMBIO NA EUROPA
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso? O destino então é Andorra quando aqui no Brasil for aquele verão escaldante. Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal.
BELLA DA SEMANA - MARCIA BEIERSDORF
Marcia Beiersdorf é sem dúvidas uma das mais deliciosas descobertas do Bella da Semana em 2022! Nossa beldade que vem do interior do Paraná está de volta! Marcia Beiersdorf atua como modelo, Influencer, Personal Trainer e tem atributos que deixam qualquer um babando: seios suculentos, bumbum redondinho, olhos azuis, lábios rosados e longos cabelos loiros. Prepare-se para ficar ainda mais apaixonado… A Live 4K também vai estar disponível. Aproveite para assistir takes exclusivos, captados em câmera profissional com muito mais closes e qualidade. Atenção! O ensaio com Marcia Beiersdorf nua vai ao ar nesta quarta-feira (26).
Leia ainda: Desempenho do turismo nacional já está acima do patamar pré-pandemia
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Com altas taxas o turismo é a atividade econômica que mais cresce no mundo
O Brasil vai virar uma Venezuela? Carl Schmitt explica
Viajar pelo Brasil é a escolha de quase 80% dos turistas brasileiros
Jornalistas de turismo, profissionais que constroem estratégias de comunicação
Vida, parece não existir fascínio maior. Do nascimento a morte, quantas etapas se percorre?
Comemorações no dia mundial mostrou importância de repensar o turismo
Tendências em hotelaria e alimentação fora do lar na Hotel Food Nordeste
Preços das passagens aéreas estão nas alturas e travam o turismo nacional
Terapia Tântrica para casais – Conheça seus reais benefícios
Massagem tântrica é perfeita para se conectar profundamente
Hotel Fazenda Vale das Águas passa por completa renovação
Ville de France, um fantástico jardim francês em Urubici
Tantra uma filosofia comportamental, de princípios matriarcais, sensoriais e desrepressores