sábado, 20 de fevereiro de 2021

Diante da covid-19, as preferências de viagens do turista brasileiro mudaram muito

MUDANÇA DO PERFIL DO TURISTA



Sem duvidas uma coisa é certa: o perfil do turista brasileiro nunca oscilou tanto em relação às suas preferências de viagem. A pandemia da Covid-19 foi uma das principais responsáveis por esta mudança. Sabe-se que, em 2019, no Brasil, havia preferência por viagens de avião, entretanto, neste ano, é possível que o investimento da população seja em outras formas de deslocamento, como locomoções por carro, por exemplo. 

Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia 
Uma das maiores alegrias do Renar é ver seus hóspedes felizes! Por isso, tem como nos atender como se fôssemos parte da sua grande família. Buscam oferecer atrativos para adultos e crianças, com alguns propósitos: conforto, descanso, diversão, aventuras e muitas descobertas fantásticas, daquelas que nunca são apagadas da memória. Tem algo mais especial do que estar em um lugar aconchegante, que tem jeitinho e cheiro de casa, mas que te possibilita viver novas experiências? Então faça sua reserva e vá conhecer e vivenciar essa oportunidade. Com itinerários personalizados, a região meio-oeste oferece opções perfeitas para você e sua família.

Assim sendo, essa tendência tende a se normalizar, visto que a busca por destinos próximos se elevou consideravelmente por conta da infecção viral. Além disso, os turistas se paralisaram diante da incerteza provocada pelo coronavírus e isso impactou todo o segmento. Além disso, ainda vivenciamos restrições impostas pelos demais países, o que influencia o brasileiro a investir em destinos nacionais.

Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia 
Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia - Boqueirão Hotel Fazenda - Lages - SC - Ícone do Turismo Rural no Brasil - Divulgação

Dessa forma, vemos que algumas modalidades específicas podem ganhar mais força durante essa “repaginada”. O turismo de aventura, sem dúvidas, é uma delas. Primeiro, porque a geração atual tem prezado, cada vez mais, pela saúde e pelo bem-estar. Segundo, pois é inegável que o nosso território é repleto de lugares ricos e capazes de proporcionar bons momentos para a adrenalina, o que será amplamente explorado. 

Ocupação hoteleira durante o carnaval ficou muito abaixo da expectativa 
Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia - Hotel Fazenda Águas Claras - Rancho Queimado - SC - Grande Florianópolis.

Naturalmente entre rios, montanhas, praias e cachoeiras, há inúmeras possibilidades de destinos nas nossas regiões. De fato, nosso país é considerado um dos mais ricos e diversificado. Portanto, de Norte a Sul, é possível desbravar de cenários incríveis e, sem dúvidas, desafiantes para quem deseja mergulhar no contato com a natureza.

Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia 
Você tem planos para daqui a um ano? E para hoje? O tempo é volátil, e não temos controle sobre ele. Neste ano, aprendemos muitas coisas. O que antes passava quase despercebido, por ser normal, hoje tem a maior importância do mundo. Por exemplo, estar ao lado das pessoas que amamos, abraçar, compartilhar momentos. Não deixe pra depois, viva o seu melhor agora. 

Todavia, assim como o restante das atividades do segmento, o turismo de aventura enfrentou grandes dificuldades com o período pandêmico. Em novembro do ano passado, por exemplo, o XXXVI Boletim Especial do Observatório da Goiás Turismo, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) e o Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo (Planett/UFRJ), informou que a principal estratégia adotada pelas empresas do segmento de Ecoturismo e de Turismo de Aventura foi a remarcação com os clientes (49,6%), seguida por contenção de gastos administrativos (16,8%). Os impactos econômicos para o setor foram amplamente sentidos a partir da segunda quinzena de março.

Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia 
Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia - Alexandre Sampaio - Foto Christina Bocayuva

"Desse modo, aos poucos, estamos reconstruindo hábitos e recriando a relação com os nossos turistas. É preciso ter paciência. Não podemos nos prender apenas às obscuridades causadas pelo coronavírus. Portanto, devemos nos preparar para as novidades do mercado", afirma Alexandre Sampaio, Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA). De acordo com Sampaio "Sabemos que a pandemia, em algum momento, acabará, mas ela deixará alguns hábitos que dificilmente serão alterados após o seu fim. Diante disso, a relação com a natureza, com certeza, será um desses belos legados após um período de tantas turbulências. Assim como os aventureiros espalhados pelo território brasileiro, saibamos explorar essa nova realidade que estamos entrando. O mundo está mudando e nós, do turismo, devemos seguir os mesmos passos", conclui.

Ocupação hoteleira durante o carnaval ficou muito abaixo da expectativa No coração do Bairro Abraão, entre os Bairros de Capoeiras e Coqueiros, a melhor boutique de carnes do Continente. Imperdível.

SANTUR EM RANCHO QUEIMADO



Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia 
Futuro Mirante do Alto da Boa vista - Divulgação Santur

De fato, os novos condomínios e atrações gastronômicas, além de pousadas e hotel fazenda estão transformando Rancho Queimado na Grande Florianópolis. Diante disso, o município receberá investimento de R$ 4,8 milhões para dois importantes projetos de infraestrutura turística: o Mirante do Alto da Boa Vista e a reforma da Praça Coberta. Os recursos foram anunciados pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) nesta última terça-feira, (16).

Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia 
Futuro Mirante no Alto da Boa Vista em Rancho Queimado SC - Divulgação Santur

De acordo com o projeto técnico, o mirante terá forma de torre com elevador panorâmico e uma plataforma com piso de vidro. O novo equipamento também contará com um complexo com lojas, lanchonete, restaurante, café e estacionamento. Sem dúvidas, a expectativa é ter um melhor aproveitamento do atrativo, de onde se tem uma das mais belas vistas da Serra Geral, Campo dos Padres e litoral catarinense.

Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia 
Leandro "Mané" Ferrari - foto: Divulgação Santur

"Certamente, esse novo equipamento vai potencializar um atrativo turístico do município, criando um diferencial para a região. Além disso, outro benefício será o ordenamento do uso do local, regularizando os espaços de visitação. Atualmente, sem a estrutura adequada, esse patrimônio natural do estado sofre com a degradação ambiental, excesso de capacidade de carga e falta de orientação turística" - salienta o presidente da Santur, Leandro "Mané" Ferrari.

Hoteleiros de Santa Catarina respiram aliviados com 100% de ocupação 
Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia - Rio do Rastro Eco Resort - Roteiros de charme do Brasil, à beira dos cânions - Aparados da Serra - Bom Jardim da Serra - SC.

MIRANTES DA SERRA DO RIO DO RASTRO


Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia 
Cânion Ronda - Foto - Secretaria de Turismo de Bom Jardim da Serra - Divulgação

De fato, Não é exagero intitular Bom Jardim da Serra como paraíso, pois suas 35 cachoeiras e 14 rios são de encher os olhos e dar novos estímulos aos visitantes. A cidade com cerca de 4.400 habitantes foi atribuído o título de Capital das Águas. Entretanto, o clima frio não é o único atrativo da cidade. No município encontra-se o Cânion da Ronda. Portanto, o Mirante Norte está localizado junto à Serra do Rio do Rastro, onde a caminhada até o cânion é tranquila e passagem acessível, situa-se na descida da Serra. No topo, o Parque Eólico com suas 62 torres é uma agradável surpresa para os turistas. Seguindo mais 300 metros, chegamos ao local de estacionamento dos carros, então se inicia a jornada rumo à aventura.

Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia 
Foto - Secretaria de Turismo de Bom Jardim da Serra - Divulgação

Já o Mirante Sul você acessa pela estrada do Parque Eólico, numa distância de 2,5km, onde o visitante tem uma vista estonteante do Cânion da Ronda, numa altitude de 1.448 metros, acima do nível do mar. O local presenteia os espectadores com um amplo olhar de campos naturais, penhascos, montanhas e toda a imponência própria da região, inclusive podendo avistar partes do litoral sul de Santa Catarina. Para maiores informações, como acesso e horários de visitação, ligue no fone whatsapp 49 - 9 9111-9808.

Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia 
No topo da serra, desfrute vendo tudo de camarote, no Mensageiro da Montanha - Parada imperdível. Foto: Jefferson Severino

JURERÊ INTERNACIONAL


Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia 
Jurerê Open Shopping - Foto: Daniel Babinski

A priori, a programação de Verão para turistas e moradores continua no Jurerê Open shopping neste final de semana, com duas apresentações musicais, aula de Yoga e atrações para as crianças. De antemão, subirá ao palco neste sábado a Banda Estação da Luz. Em seguida, para o público infantil, no domingo terá “Contos, Cantos e Encantos do Brasil”, com a Cia Bela Fulô Encantadores de Histórias; seguido de oficina com a Escola de Circo Circocan. Todavia, em caso de chuva, as atrações poderão ser canceladas. Acompanhe a programação nas redes sociais (@jurereopenshoppingji) e www.jurere.com.br/agenda.

Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia 
Meat Shop, o melhor endereço gastronômico de Jurerê Internacional - Reserve já a sua mesa, ou, peça pelo Delivery / Take Away.

ASTOR PIAZZOLA & MEAT SHOP



Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia 
Homenagem a Astor Piazzola

Definitivamente imperdível! Sem dúvidas, o melhor endereço gastronômico de Jurerê Internacional, o Restaurante Meat Shop, homenageia os 100 anos de Astor Piazzolla em noite Argentina, no próximo dia 13 de março, a partir das 20hs.  Certamente, além da alta gastronomia especializada em carnes nobres do tradicional menu da casa, haverá concerto com repertório especialmente desenvolvido para a noite. Sendo assim, a violinista da Camerata de Florianopolis, Iva Nunes Giracca, ao lado de Roger Correa, na gaita ponto e do argentino Pablo Lazarte no violão serão os grandes destaques da noite, interpretando um repertório selecionado de grandes sucessos do compositor argentino.


Dessa forma, os ingressos para o show já estão a venda e custam apenas R$ 50,00 + consumo, e devem ser adquiridos antecipadamente (mesas numeradas). Portanto, reservas são extremamente fundamentais. Ingressos a venda no local ou com transferência PIX na conta: Pix: 04 105 943 0001 30. Mais informações com a Vanessa Trois pelo telefone 48 99653.7289 @van.Trois. 

CATARATAS DO IGUAÇU


Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia 
Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia - Foto: Jefferson Severino

Naturalmente, às Cataratas do Iguaçu foi eleita a terceira maravilha mais extraordinária do Planeta. Em outras palavras, esse foi o resultado de uma pesquisa realizada no Instagram pela Lonely Planet para a comunidade de viajantes da Espanha. A natureza da exuberante cataratas continua sendo reconhecida por todo o turismo internacional. A saber, mais de 114 mil usuários da rede social Instagram participaram de uma macro pesquisa desenvolvida pelo reconhecido guia de viajes Lonely Planet para seus seguidores da Espanha. Através de uma eliminatória entre 16 Maravilhas Inquestionáveis –incluídas previamente no livro As 101 maravilhas do mundo-, os participantes colocaram as Cataratas do Iguaçu em terceiro lugar.

Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia 
Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia - Foto: Festival das Cataratas - Divulgação

De fato, às Cataratas estão compostas por 275 espetaculares saltos de água, com a Garganta do Diabo como sua obra-prima. As mesmas estão situadas dentro do Parque Nacional Iguaçu, em Foz do Iguaçu, onde acontece o Festival de turismo das Cataratas. Segundo Paulo Angeli, Secretario de Turismo de Foz do Iguaçu, ao longo de sua história, este lugar de plena natureza e visitado anualmente por mais de 1,5 milhão de turistas e recebeu inúmeros reconhecimentos. Além disso, em 1984 foi incluído pela UNESCO dentro do Patrimônio da Humanidade e em 2011 foi selecionado como uma das Novas Sete Maravilhas Naturais do Mundo.

Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia


AEROPORTO DE FOZ DO IGUAÇU


Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia 
Aeroporto de Foz do Iguaçu - Foto: Sara Cheida Itaipu Binacional

A ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu – uma das mais importantes e aguardadas obras estruturantes do Oeste do Paraná – deve ser concluída em abril deste ano. O anúncio foi feito na tarde desta última terça-feira (16), quase um ano depois do início das obras, durante vistoria feita pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e pelo prefeito de Foz, Chico Brasileiro – entre outras autoridades. “As obras estarão concluídas até o fim de abril e serão um marco para o desenvolvimento da cidade”, afirmou Silva e Luna. O aumento da pista – de 2.194 metros para 2.858 metros, totalizando 660 metros a mais, já considerando a inclusão de uma pista de parada, de 60 metros, que foi aproveitada no projeto. A nova pista possibilitará um aumento considerável do número de voos sem escalas a partir de Foz, inclusive intercontinentais, tornando o terminal iguaçuense um hub logístico regional.

Ocupação hoteleira durante o carnaval ficou muito abaixo da expectativa 
Travel Ace, nunca viaje sem um seguro viagem

ABAV EXPO 2021


Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia 
Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia. Geraldo Zaidan Rocha - Vice-Presidente Financeiro da Abav Paraná - Foto: Divulgação Abav

Finalmente a Abav Expo voltará a contar com uma edição presencial em 2021, após o cancelamento em 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19. Segundo conversei com o ex-presidente da entidade, Geraldo Zaidan Rocha, a feira deverá acontecer entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, no Expo Center Norte, na Capital Paulista. Sem duvidas, segundo o atual Vice-Presidente Financeiro da Abav Paraná, seguirá os tradicionais protocolos de segurança, inclusive como controle de acesso, número reduzido de participantes (da mesma forma que o FESTURIS e FESTIVAL DAS CATARATAS). Além disso, com mudanças na Vila do Saber e no espaço de circulação dos eventos.

Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia


A saber, a edição de 2021 contará também com uma edição virtual, para atender a profissionais que não conseguirem visitar o evento, ou optarem por acompanhar virtualmente. A entidade já desenvolveu formatos específicos para os estandes físicos e virtuais. Certamente as mudanças nos espaços físicos serão elaboradas para diminuir a circulação. Da mesma forma, a Vila do Saber terá mudanças em seu tradicional formato de arenas para atender a regras de distanciamento social. Além disso, o evento também contará com caravanas de agentes de viagens.Assim também, as inscrições do evento serão limitadas e os associados da Abav poderão se inscrever com 30 dias de antecedência em relação ao público geral.

Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia 
Brocker Turismo a melhor agência, operadora e receptivo da Serra Gaúcha
 

ABRACORP


[Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia 
Rubens Schwartzmann - Foto: Divulgação Abracorp

Enquanto isso, Rubens Schwartzmann reassume a presidência do Conselho de Administração as Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas e elege Eduardo Vasconcellos Neto como seu vice-presidente; devido ao pedido de renúncia apresentado por Carlos Prado, “que abraçou causas nobres, a exemplo dos movimentos Unidos pela Vacina e Supera Turismo Brasil, dedicados ao setor de viagens e turismo como um todo”, afirma Schwartzmann. O ex-presidente que hoje retorna ao posto de presidente do Conselho de Administração da Abracorp, após ter sido substituído pelo próprio Carlos Prado, conclui: “Faço questão de reiterar, de maneira pública, os nossos agradecimentos ao trabalho desenvolvido nos últimos anos pelo Prado, que deixa a presidência, mas permanece como membro ativo do Conselho de Administração da Abracorp”.

Ocupação hoteleira durante o carnaval ficou muito abaixo da expectativa 
Agora sim, temos o verdadeiro AÇAÍ do Pará. Cauê – Sabores da Mata. Portanto, nada de misturas, é o mais puro açaí. Não esqueça de provar o verdadeiro sorvete de açaí que você só poderia tomar na Estação das Docas em Belém. Além disso, eles também são distribuidores. – Ligar (48) 3247-6897

COPA AIRLINES DE VOLTA A PORTO ALEGRE


Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia 
Boing 747-800 Copa Airlines - Divulgação

A princípio, a Copa Airlines retomará seus voos para a Capital Gaúcha já no próximo dia 2 de março, com três frequências semanais saindo do Aeroporto Internacional Salgado Filho com destino ao Aeroporto Internacional de Tocumen, no Panamá. Segundo Carlos Antunes, gerente regional de Vendas da Copa Airlines, Porto Alegre é uma rota estratégica para a operação da companhia no país. Atualmente, a Copa Airlines conecta seus destinos no Brasil ao Panamá (Cidade do Panamá e David), México (Cidade do México e Cancún), Estados Unidos (Denver, Miami, Nova York, Washington DC, Los Angeles e Orlando), Canadá (Calgary, Montreal, Toronto e Vancouver), Cuba (Havana), República Dominicana (Santo Domingo e Punta Cana), Equador (Quito e Guayaquil), Guatemala (Guatemala), Honduras (San Pedro Sula e Tegucigalpa), El Salvador (El Salvador), Porto Rico (Santa Cruz), Jamaica (Kingston e Montego Bay), entre outros.

Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia 
Galeto Di Paolo - O melhor Primo Canto do Brasil - Foto: Divulgação

Leia ainda: Desafeto ataca Diário do Turismo e agride seu editor


Hotelaria vem sofrendo e alerta para falsos perfis nas redes sociais 
turismoonline.net.br - O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens - Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino


No Youtube também!

Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais

Fonte: Assessorias de Imprensa

Leia mais:


Ocupação hoteleira durante o carnaval ficou muito abaixo da expectativa


Hotelaria vem sofrendo e alerta para falsos perfis nas redes sociais


Rede hoteleira fortalece Florianópolis como destino turístico seguro


Viva intensamente o Brasil – A hora e a vez do turismo doméstico