Brasileiro esta voando menos devido os preços das passagens
Falando nisso, ofertas de assentos aéreos aumentam mas brasileiros não estão viajando de avião. Com o preço das passagens aéreas literalmente nas alturas, sobram lugares nos aviões e o setor aéreo brasileiro chegou a 95% dos níveis pré-pandemia em 2023. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A expansão da oferta de assentos, medida em ASK, que as companhias aéreas brasileiras promoveram no mercado doméstico, ultrapassando apernas 1,5% a performance de 2019. A oferta aumenta, mas não significa que o brasileiro está viajando mais, muito pelo contrário. Menos voos, menos aeronaves e conexões, voos muito mais longos justamente por serem demorados demais e cancelamentos de destinos. A oferta de assentos aéreos no Brasil ultrapassa os níveis pré-pandemia em 2023. Com todas as dificuldades de custos altíssimos para se operar no Brasil e problemas nas cadeias produtivas e fornecedores, o Brasil precisa agora resolver seus problemas crônicos: combustível mais caro do planeta (quando comparado aos maiores mercados de aviação), insegurança jurídica (judicialização), alto custo de capital e ineficiências no sistema para a real democratização do transporte aéreo. Enquanto isso não acontecer, continuaremos capengando.
VIAGENS DE AVIÃO – CONHEÇA SEUS DIREITOS
Falando nisso e, em épocas de greves (Argentina), cancelamentos e quebradeiras de companhias aéreas, fique muito atento e faça valer seus direitos. Nós consumidores quando compramos uma passagem aérea, temos o direito de cancelar o bilhete e receber o dinheiro total de volta, respeitando algumas condições. Nós também temos garantias quando a empresa cancela ou atrasa o voo. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou recentemente que, entre janeiro e novembro de 2023, foram transportados 102,6 milhões de passageiros no país, sendo 83,5 milhões em voos domésticos e 19,1 milhões em internacionais. Mas, nem todo passageiro que compra a passagem consegue viajar. Neste caso, de acordo com o artigo 11, da Resolução 400/2016 da Anac, o consumidor, que compra o bilhete em loja física ou pela internet, pode recuperar toda a quantia paga, sem cobrança de taxa. Para isso, é preciso que a desistência ocorra dentro de 24 horas, após a compra da passagem, para bilhete adquirido com antecedência igual ou superior a sete dias em relação à data de embarque.
Outra possibilidade de ressarcimento integral é garantido pelo artigo 49, do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A regra diz que o cliente pode desistir da passagem adquirida pela internet ou por telefone, no prazo de sete dias a contar da data da compra. Quando há problemas de saúde ou de falecimento na família, devidamente comprovado e avisado previamente para a companhia aérea, o passageiro não pagará pelo cancelamento da viagem. Mas, a transportadora terá direito de reter até 5% da importância a ser restituída, a título de multa compensatória, conforme indica o artigo 738, do Código Civil. Agora, quando a empresa aérea muda o horário do voo, o artigo 20, da Resolução 400/2016 da Anac, diz que o transportador deve informar imediatamente ao passageiro que o voo irá atrasar. A companhia deve indicar a nova previsão de partida e manter o passageiro informado, a cada 30 minutos. Se o atraso do voo for de mais de quatro horas em relação ao horário originalmente contratado, ou se houver cancelamento de voo ou interrupção do serviço, ou perda de voo subsequente pelo passageiro, nos voos com conexão, inclusive nos casos de troca de aeroportos, quando a causa da perda for do transportador, o consumidor pode escolher ser reacomodado em outro voo, reembolsado de maneira integral ou aceitar que o serviço seja cumprido por outra modalidade de transporte.
E finalmente, o malfadado overbooking, quando a companhia aérea vende mais passagens do que o avião pode comportar, fazendo com que haja mais passageiros do que assentos disponíveis. O artigo 23, da Resolução 400/2016 da Anac, informa que quando isso acontece, a companhia aérea deve procurar por voluntários para serem reacomodados em outro voo mediante compensação negociada com o passageiro. Tem consumidor que aceita upgrade de categoria, por exemplo. Se o cliente não quiser aceitar e se sentir prejudicado, ele estará assegurado pelo artigo 22, do CDC, a buscar, na Justiça, a reparação dos danos causados. Lembrando que, antes de comprar a passagem, leia atentamente as regras da companhia aérea. Se tivermos algum problema, devemos notificá-lo. Se a situação não for resolvida pela empresa, é possível registrar uma reclamação administrativa na Anac, no Procon e no site consumidor.gov.br. A indenização e reparação de danos é solicitada através de processo judicial.
GOL ENTRA COM PEDIDO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL
A Gol entrou com um pedido de recuperação judicial no Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York (Tribunal dos EUA). O Chapter 11 é um processo legal dos EUA utilizado pelas empresas para levantar capital, reestruturar as finanças e fortalecer operações comerciais no longo prazo, enquanto continuam a operar normalmente. Já vimos esse filme antes e geralmente o fim não é bom. O que nós sabemos é que a GOL é a companhia aéreas que vende as passagens mais caras, entrou no mercado para ser a mais barata, cobra até para o check in e marcação de assentos, além do despacho de bagagens. As promessas justificariam as passagens mais baratas. Só que não. Apenas promessas. E por último resolveu cobrar por informações dadas em seu calll center aos próprios agentes/agências de viagens. Fizeram o impensável. AGORA, prometem: Operações de passageiros e cargas continuarão normalmente durante o processo; Compromisso de conquistar um financiamento de US$ 950 milhões; Projeto de sair do Chapter 11 como companhia aérea líder na América Latina; Clientes podem ficar tranquilos organizando viagens voando como sempre fizeram; Colaboradores poderão continuar conduzindo suas atividades do dia a dia normalmente. Portanto, a decisão é só nossa em comprar bilhetes da Gol.
Vale relembrar que a companhia buscará acesso a esse financiamento como parte da audiência do Primeiro Dia com o Tribunal dos EUA, prevista para os próximos dias. O financiamento está sujeito à aprovação judicial e, juntamente com o caixa gerado pelas operações em curso, fornecerá liquidez substancial para apoiar as operações, que seguem normalmente, durante o processo de reestruturação financeira. Com o suporte do processo supervisionado pelo Tribunal e com a liquidez adicional do financiamento DIP, os voos de passageiros da Gol, os voos de carga da Gollog, o programa de fidelidade Smiles e outras operações da companhia continuam normalmente (não se esqueça que para você ter acesso a internet a bordo, não basta mais pagar o teu bilhete aéreo, como tem que ser sócio do Club Smile). A Gol informou que seguirá oferecendo serviços de viagens aéreas seguras, confiáveis e a baixo custo (isso nunca aconteceu).
RECONHECIMENTO A GUILHERME PAULUS
Evidente que Guilherme Paulus, fundador da CVC e CEO do Grupo GJP é um marco divisório no turismo brasileiro. PortantO, mais do que justa a homenagem recebida recebida durante a FITUR, uma das maiores feiras de turismo do mundo, em Madri, capital espanhola. O empresário foi homenageado nesta última quarta-feira, (24/01), recebendo o Prêmio Excelências na categoria Silvia Zorzanello In Memoriam, por sua contribuição ao crescimento do turismo doméstico no Brasil em 2023. A homenagem leva o nome de Silvia Zorzanello, uma das fundadoras do FESTURIS de Gramado (RS). Eduardo Zorzanello, filho de Silvia, prestigiou a entrega do prêmio para Paulus. Os prêmios Excelências serão entregues no âmbito da FITUR, com a presença personalidades de destaque mundial no setor, além da imprensa espanhola e internacional.
Guilherme Paulus é considerado o principal empresário da história do turismo do Brasil. Reconhecido nacional e internacionalmente, Paulus fundou a Agência de Viagens CVC em 1972, em Santo André (SP), e a transformou na maior operadora de viagens das Américas e uma das maiores do mundo. De espírito empreendedor, também foi Fundador da GJP Hoteis & Resorts e proprietário da Web Jet. O empresário comanda ainda a construção de condomínios de alto padrão, como o Village Iguassu Golf Residence, em Foz do Iguaçu (PR). Atualmente participa do seleto Grupo Relais & Chateâu, à frente o Hotel/Boutique Castelo Saint Andrews em Gramado (RS).
35ª EDIÇÃO DO FESTURIS
O Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, há mais de três décadas, lança tendências no segmento turístico. Com o objetivo de conectar marcas, destinos e pessoas, foi fundado por duas gramadenses, profissionais do ramo da hotelaria. A sua primeira edição foi em 1989, na cidade de Gramado, no estado do Rio Grande do Sul. São 34 anos inovando o mercado, mas, sem dúvidas, a 35ª edição foi um grande marco na história do Festuris. Com o mote “Capital Humano: A Chave da Transformação”, em 2023, o evento realizou a maior de todas as edições já realizadas, impactando o município em R$40 milhões e gerando R$400 milhões em negócios. O Festuris ano 35, contou com um público de 15 mil participantes, o qual 98% registrou satisfação e 96% afirmou ter realizado negócios. “O 35º Festuris é uma edição de 15 mil vozes”, afirma Marta Rossi, fundadora e CEO do evento.
A feira ocupou 27 mil m² no centro de eventos Serra Park, marcando 23% de crescimento. Contou com 2700 marcas em exposição e 400 estandes. Visando a internacionalização do evento, houveram 40 destinos internacionais representados, marco relevante para a recuperação do Festuris do cenário pós pandêmico. A cobertura da edição foi feita por diversos veículos especializados, nacionais e internacionais, somando mais de 700 jornalistas presentes durante os 3 dias. “Os resultados do 35º Festuris são bem positivos e nos inspiram a melhorar. Mas, continuamos ambiciosos na produção da 36ª edição. A partir da pesquisa aplicada pela KS Consultoria temos um grande compromisso em ser melhor, aliás, esse é o nosso lema, melhorar a cada ano”, afirma Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris. O grande evento de negócios turísticos de 2024 irá ocorrer de 7 a 10 de novembro, na Serra Gaúcha. Para mais informações, acompanhe pelas redes: @festurisgramado e festurisgramado.com.
POSICIONA PATAGÔNIA
Chegou à Posiciona Trade Travel Marketing, uma empresa de posicionamento de produtos e captação de mercados turísticos com objetivo de acompanhar destinos e empresas de turismo na sua expansão. A CEO da Posicona é a conhecida e reconhecida Capacitadota de sempre Patagônia Fantástica, Cristiana Cavalli, bem brasileira e que residete há mais de 20 anos em Ushuaia, Tierra del Fuego, com três filhas lindas fueguinas e que trabalha incessantemente nesse campo há mais de 15 anos, tanto com o trade de turismo brasileiro, argentino, enfim com o trade internacional, consolidando a Patagônia Argentina. Ela e sua equipe estarão em contato com o nosso trade trabalhar com e sobre os melhores produtos da Patagônia Argentina, fornecendo toda a assessoria necessária para que seus sócios estratégicos, possam melhor comercializar os maravilhosos destinos da Patagônia. Da mesma maneira, estão a disposição para conversar se desejarem se posicionar lá no mercado argentino ou se tiverem qualquer outra necessidade relacionada ao turismo. Podem ser o ponto de apoio para os investidores do trade de turismo brasileiro na Argentina. aqui na Argentina, conte conosco! Mais detalhes com Isabella Troitiño – Sócia Gerente e-mail: isabella@posicionatrade.com e Cel: +54 9 2901 607029 ou a própria Cristiane – e-mail: cristiane@posicionatrade.com Cel: +54 9 2901 400701. Em breve receberemos novidades com informações, oportunidades, capacitações e possibilidades de participar de fam tours e premiações.
TURISMO NO JAPÃO
Só o Brasil é lanterninha no quisito turismo. A própria Torre Eifel tem mais visitação que todo o Brasil. Gramado recebe quase o dobro de turistas que o nosso país. Agora foi a vez do Japão que recebeu um número recorde de visitantes em dezembro. Com isso, o país asiático encerrou um ano de rápida recuperação da pandemia de covid-19. De acordo com reportagem da Reuters, número de visitantes estrangeiros a negócios e lazer aumentou para 2,73 milhões no mês passado, de 2,44 milhões em novembro, mostraram dados da Organização Nacional de Turismo do Japão (JNTO). Foi o maior número de turistas de sempre no mês de dezembro e cerca de 8% superior ao nível pré-pandemia observado em 2019. Durante todo o ano de 2023, pouco mais de 25 milhões de visitantes chegaram ao Japão, conforme informou a agência. Os visitantes este ano provavelmente quebrarão o recorde de 31,9 milhões de 2019, mas os gastos turísticos no ano passado já podem ter atingido a meta do governo de 5 trilhões de ienes (33,81 bilhões de dólares), disse Teppei Kawanishi, gerente geral da consultoria da indústria de viagens Honichi Lab. O gasto médio por visitante é cerca de 30% maior do que antes da pandemia, impulsionado em parte por viajantes recorrentes de Taiwan, Hong Kong e outras partes da Ásia, disse Kawanishi.
SANTA CATARINA – MELHOR DESTINO
Segundo levantamento da ForwardKeys, que analisou as unidades da federação, Santa Catarina é o Estado com o melhor desempenho, registrando um crescimento de mais de 53% nas chegadas internacionais no primeiro trimestre de 2024. A pesquisa analisou o recente interesse, a demanda e o volume de operações aéreas para o Brasil. Os resultados ainda apontam que a região Sul do país supera a média nacional, com um crescimento de 34% se comparado ao ano anterior. A pesquisa da ForwardKeys também mostrou que o Brasil tem sido muito procurado para a época de Carnaval por turistas dos Estados Unidos, da França e de Portugal. Assim, o país tem uma expectativa de aumento de 21% de visitantes internacionais. Uma das cidades exemplo desse crescimento é Balneário Camboriú, que, em dezembro de 2023, registrou a entrada de quase 36 mil visitantes na cidade por ônibus. Desse número, 39% são turistas estrangeiros, sendo 17% do Paraguai, 10% do Chile, 8% da Argentina, 3% do Uruguai e 1% da Bolívia. Segundo o Portal de Informações Turísticas de Balneário Camboriú, a quantidade de visitantes aumentou em mais de 5 mil em comparação a dezembro de 2022, em que o número de estrangeiros cresceu em 4%.
ITAIPU E A EXPO PARANÁ
Em 2024, a Expo Turismo Paraná vai contar com o patrocínio da Itaipu Binacional, a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia limpa e renovável. Com capacidade de gerar 14 mil MW, o empreendimento está localizado em Foz do Iguaçu (Brasil) e Ciudad del Este (Paraguai). O evento será realizado nos dias 7 e 8 de março, em Curitiba, Paraná. Itaipu é um dos grandes atrativos turísticos de Foz do Iguaçu. Além da visita à usina, o local também é um refúgio biológico que pode ser apreciado, possui um museu interativo dedicado à história da construção da usina e um trajeto nos arredores do local, para ser feito de bicicleta. A Expo Turismo Paraná é um evento organizado e promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR) e, em 2024, chega a sua 28ª edição. A Expo já teve muitos nomes como Salão Paranaense de Turismo e também é conhecida ainda como ABAV Paraná, porém, em quase três décadas, conquistou o espaço de ser o melhor evento B2B do turismo no sul do país, pela atratividade de agentes de viagens qualificados e excelentes expositores. O evento mescla feira de negócios, agenda de capacitação técnica, rodadas de negócios, eventos paralelos e é chancelado pelas principais entidades do trade turístico regional e nacional. Atualmente, o evento está em sua fase final de captação de expositores.
ABAV PR
Falando nisso, ABAV-PR anuncia caravanas aéreas para Expo Turismo Paraná 2024. BWT Operadora viabiliza vinda de agentes de viagens de nove cidades brasileiras para Curitiba com seu apoio. Portanto, nos corredores da Expo Turismo Paraná 2024 haverá muitos sotaques diferentes. A diversidade de origens ganhou um importante apoio da BWT Operadora, que está organizando uma caravana de agentes de viagens de nove cidades brasileiras para prestigiarem o evento. O grupo vem de avião de Ribeirão Preto (SP), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Vitória (ES), Campinas (SP), Campo Grande (MS) e Belo Horizonte (MG). Além do evento, os agentes de viagens de algumas caravanas poderão conhecer o passeio de trem da Serra Verde Express, que percorre a Serra do Mar em direção a Morretes e Antonina, cidades que já compõe o litoral paranaense. A Serra Verde Express é uma empresa do mesmo grupo da BWT Operadora. No evento, a empresa também contará com um estande de 60 m2 para recepcionar seus convidados e, também, demais agentes de viagens e profissionais do trade interessados em seus produtos e serviços. Saiba mais AQUI e nas redes sociais do evento @expoturismoparana.