BRASIL FICARÁ SEM REPRESENTAÇÃO TURÍSTICA NO EXTERIOR
Argentina está entre os 10 países emissores de turistas mais importantes para o Brasil que perderá a representação
O desgoverno em nosso país, em todos os sentidos é tão gigantesco que além de nos assustar, envergonha. Em relação ao turismo não é direferente. Para você ter uma ideia, a EMBRATUR promove o Brasil no exterior por meio de seus Escritórios Brasileiros de Turismo. Todavia, pasmem, tudo pode mudar a partir de outubro, quando vence o contrato vigente dos EBTs. Com isso, os escritórios não poderão mais atuar nestes mercados e o Brasil voltaria ficar sem representação turística no exterior, como já aconteceu entre os anos de 2011 e 2013. Na época, os EBTs foram desativados após os contratos vencerem.
Até agora não há um edital de licitação para nova contratação. Uma das alternativas seria a prorrogação desses contratos com os EBTs em caráter de urgência. Porém, sem o edital, nem mesmo a prorrogação é possível. A representação internacional do destino Brasil é estratégica para a atuação no incremento no número de turistas estrangeiros no país, em prol da geração de emprego e renda. O trabalho hoje desenvolvido no exterior já é ínfimo diante do nosso potencial turístico. Sem os EBTs a tendência é piorar. A ausência de um programa contínuo dificulta o trabalho de promoção e o país não conseguirá atingir a meta de sair dos 6,5 milhões de turistas estrangeiros para os 12 milhões até 2022.
Atualmente, as unidades avançadas de promoção, marketing e divulgação de produtos e destinos turísticos brasileiros, e relacionamento com empresas de turismo atuam em 13 países, definidos como mercados de interesse no Plano Aquarela e que fazem trabalho em 20 mercados. A Rússia, por exemplo, que sediou a Copa, está entre os 10 países emissores de turistas mais importantes do mundo e também ganhou um EBT neste ano. Além da Rússia, Argentina, Chile, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, EUA, México, Canadá, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Espanha e Portugal são os mercados chave da Embratur.
ABAV EXPO 2018
Argentina está entre os 10 países emissores de turistas mais importantes para o Brasil que perderá a representação
O desgoverno em nosso país, em todos os sentidos é tão gigantesco que além de nos assustar, envergonha. Em relação ao turismo não é direferente. Para você ter uma ideia, a EMBRATUR promove o Brasil no exterior por meio de seus Escritórios Brasileiros de Turismo. Todavia, pasmem, tudo pode mudar a partir de outubro, quando vence o contrato vigente dos EBTs. Com isso, os escritórios não poderão mais atuar nestes mercados e o Brasil voltaria ficar sem representação turística no exterior, como já aconteceu entre os anos de 2011 e 2013. Na época, os EBTs foram desativados após os contratos vencerem.
Até agora não há um edital de licitação para nova contratação. Uma das alternativas seria a prorrogação desses contratos com os EBTs em caráter de urgência. Porém, sem o edital, nem mesmo a prorrogação é possível. A representação internacional do destino Brasil é estratégica para a atuação no incremento no número de turistas estrangeiros no país, em prol da geração de emprego e renda. O trabalho hoje desenvolvido no exterior já é ínfimo diante do nosso potencial turístico. Sem os EBTs a tendência é piorar. A ausência de um programa contínuo dificulta o trabalho de promoção e o país não conseguirá atingir a meta de sair dos 6,5 milhões de turistas estrangeiros para os 12 milhões até 2022.
Atualmente, as unidades avançadas de promoção, marketing e divulgação de produtos e destinos turísticos brasileiros, e relacionamento com empresas de turismo atuam em 13 países, definidos como mercados de interesse no Plano Aquarela e que fazem trabalho em 20 mercados. A Rússia, por exemplo, que sediou a Copa, está entre os 10 países emissores de turistas mais importantes do mundo e também ganhou um EBT neste ano. Além da Rússia, Argentina, Chile, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, EUA, México, Canadá, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Espanha e Portugal são os mercados chave da Embratur.
ABAV EXPO 2018
Magda Nassar, presidente da BRAZTOA e Geraldo Rocha, Presidente da ABAV Nacional
A 46ª Abav Expo internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa, que acontecem entre os dias 26 e 28 de setembro, no Anhembi-SP, já contam com 5.788 pré-inscritos. A previsão é que o número chegue a 23 mil até a feira, com 1.100 marcas e 32 expositores internacionais distribuídos por uma área de 37.800 metros quadrados. A Braztoa contará com 33 expositores em uma área ampliada de 1.600 metros quadrados, que agora conta com corredores mais espaçosos, a pedidos dos agentes, e melhor visibilidade dos parceiros. Os números são recordes para esta que é considerada a maior feira de turismo do Brasil. Entre as novidades internacionais desta edição, está a participação de novos mercados como Polônia e Tanzânia, além da retomada de outros como Peru, que estava ausente da feira há dois anos. Além disso, a Abav Expo tem uma parceria com a Embratur que levará a feira 40 compradores internacionais que participarão de rodadas de negócios com fornecedores brasileiros.
EXPERIÊNCIA BRAZTOA
O Experiência Braztoa 2018 já passou por Foz do Iguaçu, Manaus e Maceió e encerrou seu ciclo itinerante pelas quatro macrorregiões do país, em Brasília. O evento reuniu autoridades do setor para acompanhar um dia intenso de trabalho, com troca de experiências e possibilidade de negócios entre as operadoras de turismo associadas à Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), agentes de viagens e destinos convidados. Agentes de viagens de Brasília, além dos profissionais de Goiânia, Campo Grande e Cuiabá marcaram presença no evento, por meio das tradicionais caravanas aéreas e rodoviárias, e puderam conferir algumas das muitas experiências que os turistas desfrutam em viagem pelo Brasil e pelo mundo.
O Ministério do Turismo, que é parceiro estratégico do evento, e divulgou a importância da integração dos produtos e da cultura local na oferta turística. Para ilustrar essa abordagem, convidou Virgulima de Campina para falar sobre sua experiência declamando o cordel sobre a gastronomia brasileira e sua relação com o turismo. Além disso, o Ministério do Turismo também levoo para o evento, com o renomado chef de cozinha Alcindo Queiroz, mostrando todo o potencial do país por meio de degustações das iguarias de todas as regiões, com 20 pratos de todo o Brasil.
MEETING BRASIL
Mais de 1.000 profissionais do turismo da Colômbia, do Chile, Peru e Uruguai participaram do Meeting Brasil, evento realizado pela Expan Mais, empresa que promove a geração de negócios entre o trade sul-americano, destinos e operadores brasileiros. O objetivo do encontro foi de promover capacitações e rodadas de negócios entre trade brasileiro e trade internacional, representado por agentes de viagem e operadores de turismo. Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Ilhabela (cidade de São Paulo), Costa Verde e Mar (roteiro formado por municípios de Santa Catarina), Bahia e Blumenau (cidade de Santa Catarina) foram os destinos brasileiros que participaram das ações e apresentaram seus atrativos.
INFRAERO
Durante o 6º Fórum Lide de Infraestrutura Logística e Mobilidade, em São Paulo, no ultimo dia 14, o presidente da Infraero, Antônio Claret de Oliveira, afirmou que já está com planos prontos para a abertura de capital da estatal. O que de fato é fato é que a Infraero não passa de um imenso cabide de empregos. Precisa ser privatizada em carater de urgência, acabando com mais de 50% dos seus funcionários inúteis e que geram uma folha salarial absurda e que não produzem absolutamente nada. A infraero hoje é um gigantesco elefante branco.
GASTRONOMIA BRASILEIRA
“Brasil novo: simples para empreender”. É em torno deste tema que o 30º Congresso Nacional Abrasel que debateu sobre os desafios e apresentar propostas para o avanço da alimentação fora do lar no Brasil. A cadeia produtiva do turismo representada por bares e restaurantes, é uma locomotiva da economia brasileira. Quando entrevistamos turistas nacionais ou estrangeiros, em primeiro lugar, ele destaca a hospitalidade do povo brasileiro. Em seguida, vem a gastronomia. O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, aproveitou para afirmar que este é o momento ideal para levar as pautas e discussões a lideranças políticas com o objetivo de trabalharem em conjunto para o crescimento econômico.
CATARINAFEST 2018
Diversos atrativos turísticos de Santa Catarina serão divulgados em Brasília, entre os dias 17 e 26 de agosto. Nesse período acontece a 2ª edição da Catarinafest, que contará com um estande da Santur, aberto aos destinos e atrativos catarinenses. O evento tem com objetivo apresentar ao público brasiliense produtos e marcas de Santa Catarina. Ao longo dos dez dias, são esperadas mais de 100 mil pessoas, que poderão visitar os 140 expositores, que incluem lojas, gastronomia típica e itens de artesanato.
Entre as atrações confirmadas no estande da Santur estão: integrantes do Carnaval de Nova Veneza e os personagens Gato de Botas e Biscoito, da franquia Shrek, do Beto Carrero World, que farão fotos divertidas com os visitantes. O evento contará ainda com shows musicais, patinação no gelo, concurso de chop em metro e uma completa praça gastronômica. O balé do teatro Bolshoi, de Joinville, fará apresentação na cerimônia de abertura, dia 17, agendada para as 20 horas. A programação completa pode ser vista em: https://www.catarinafestsite.com.
Falando nisso, a Santur participou, nos dias 02, 07 e 09 de agosto, do MEETING BRASIL 2018, promovido pela empresa Expan+, divulgando com exclusividade o destino Santa Catarina nos seguintes países: Chile (Santiago), Peru (Lima) e Colômbia (Bogotá). O público-alvo das rodadas de negócios foram operadores e agentes de viagens dos três países. Foi realizada ainda capacitação sobre o destino Santa Catarina para 874 agentes de viagens e operadores. O gerente de marketing, Fábio Farber, representou a Santur nos três eventos.
PATAGÔNIA FANTÁSTICA - WORKSHOPS NO MERCADO DE TURISMO BRASILEIRO
O mercado de Turismo vem passando por constantes transformações e uma das principais delas é a mudança no perfil do gestor de viagens, posição que vem ampliando seu escopo de atuação. Não é à toa que a Patagônia Fantástica, repleta de turistas, a maioria brasileiros, esteve no Brasil nesta semana promovendo wokshops voltados para a próxima temporada de verão. Somente Ushuaia costuma receber mais de 400 cruzeiros na alta temporada de verão. Segundo Cristiane Cavalli, responsável pelos assuntos internacionais de Ushuaia e capacitadora daquela Secretaria de Turismo, "Os agentes/operadores possuem papeis estratégicos. É através deles é que uma boa viagem tem início".
De acordo com o Secretário de Turismo de Ushuaia, José Recchia, “Estamos trabalhando em conjunto há anos em todas as ações que foram geradas para divulgar o destino. Estamos convencidos que workshops e capacitações são caminhos para poder mostrar, explicar e consolidar o destino Patagônia Fantástica".
Para o Secretario de Turismo de El Calafate, Alexis Simonovick, "É fundamental que o gestor de viagens esteja preparado devidamente para melhor entender e mostrar os atrativos de cada destino. Brasil e Argentina são parceiros de turismo de longa data, novos destinos se descortinam aqui e na Argentina e a cada temporada aqui ou lá, invadimos e somos invadidos turisticamente, estreitando cada vez mais nossos laços de profunda amizade e parceria".
Clique na imagem para ampliá-la
Em Belo Horizonte participaram 35 agentes e operadores, além do Cônsul Geral da Argentina, Ricardo Massot e a Cônsul Adjunta Maria Florencia Higa. Na capital paulista foram 47 agentes e operadores e também com a presença do Cônsul Geral da Argentina em São Paulo, Marcos Bednarsky e do Cônsul Adjunto Pablo Monti. Já em Brasília foram cerca de 350 agentes de viagem e 23 Operadores, junto com a Experiência Braztoa. Na quinta-feira, 16, o Workshop aconteceu na Embaixada Argentina em Brasília e na sexta foi a vez de Goiânia. O workshop contou com o apoio fundamental da Aerolineas Argentinas. Participaram também empresários do trade de turismo argentino, entre eles o Heliushuaia, Los Cauquenes Resort & Spa, Las Hayas Resort, Destinos Australes Prestigio, Criollos Turismo e Argentina Vision.
Um dos passeios inesquecíveis em Ushuaia. Sobrevoar e pousar nos Andes
VIAGENS CORPORATIVAS
O Brasil está entre os países que mais cresceram no mercado viagens corporativas no ano de 2017. Foram US$ 30,6 milhões movimentados nos 12 meses do ano passado, aumento de 12,70% se comparado a 2016. Somente a Rússia obteve um incremento maior (19,2%), alcançando US$ 19,1 milhões em gastos no segmento. Os dados são do relatório da GBTA (Global Business Travel Association), elaborado em parceria com a Rockford Analytics.
O montante coloca o Brasil no Top 10 entre os países com mais gastos em viagens corporativas. A lista é encabeçada pela China (US$ 346,5 milhões), seguida por EUA (US$ 292,2 milhões) e Alemanha (US$ 72 milhões). Ao todo, os viajantes de negócios gastaram em 2017 um total de US$ 1,3 trilhão de dólares, 5,8% a mais que em 2016. Para 2018, a projeção é de um incremento de 7,1%, o que representaria o maior aumento desde 2011, quando o mercado se recuperava da recessão econômica que atingiu as principais economias do mundo.
ALPEN PARK
Gestores da IAAPA (Associação Internacional de Parques de Diversões e Atrações) realizaram uma visita ao Alpen Park, de Canela (RS), que neste ano completa 15 anos de atividades. O objetivo do encontro foi apresentar as novas atrações do Alpen Park para os gestores de uma das maiores entidades do mundo no segmento de parques de diversão, além de fortalecer ainda mais o relacionamento entre o parque e a associação. Localizado a cinco minutos do centro de Canela (RS), o Alpen Park se destaca como um dos parques que mais traz novidades aos seus visitantes. Inaugurado em 2003, consolidou-se como um dos maiores complexos de aventura, diversão e de entretenimento da Serra Gaúcha, registrando um crescimento de público a cada ano.
Pensou em reformar? Tudo o que você precisa para construir/reformar sua pousada/hotel/resort, vale a pena no mínimo, consultar
PANTANAL PAULISTA É O NOVO DESTINO DO ESTADO
No noroeste de São Paulo, a região Tietê Vivo é lançada como o mais novo circuito turístico do estado. Está localizada no encontro dos rios Paraná e Tietê, na divisa com o Mato Grosso do Sul. Pelas amplas áreas alagadas e natureza exuberante, a região é conhecido também como o pantanal paulista. Formado por cidades como Sud Mennucci, Pereira Barreto, Itapura, Castilho, Ilha Solteira e Santa Fé do Sul, o circuito do Tietê Vivo envolve uma série de atrações para toda a família. Vale destacar que, na região, o Rio Tietê é limpo. O novo consórcio regional de turismo planeja realizar eventos e um cruzeiro fluvial em conjunto, além de um roteiro para vender a região do Tietê Vivo.
Ciclo Vil Bike e o ciclo turismo, uma realidade, um turismo que une saúde, companheirismo, alto astral, segurança, tranquilidade e muitas, mas muitas fotos.
BIKE DECORADA BROCKER TURISMO
Foram apresentadas nesta última terça-feira, 14, as 14 bicicletas decoradas do mês de agosto. A ação é parte do projeto Gramado de Bicicleta, idealizado por Tela Tomazeli com o intuito de fazer despertar nas pessoas o carinho e o respeito pelas bicicletas, tornando a convivência entre ciclistas, pedestres, motoristas e motociclistas mais harmônica. Catorze bicicletas decoradas com motivos alusivos ao 46º Festival de Cinema de Gramado estão expostas em diferentes pontos da cidade. Coube a Brocker Turismo a tarefa de personalizar uma bicicleta inspirada no filme “A Voz do Silêncio”, de André Ristum. Para isso, lançou mão do talento do artista Cainã Kosarevitz. Ele personalizou a bike com base na história do filme, retratando o cotidiano de pessoas que vivem em uma metrópole, mostrando que a vida delas muda quando ocorre um eclipse lunar.
Para quem gosta de pedalar, a boa notícia é que a loja da Brocker Turismo tem bicicletas disponíveis para aluguel. Aproveite para passear pelas ruas de Gramado de um jeito diferente, aliando a prática de um exercício com a arte da contemplação, descobrindo detalhes da cidade. Além do circuito pelo centro, onde estão as bicicletas decoradas, aproveite para pedalar pela a ciclofaixa turística que sai do Lago Joaquina Rita Bier e vai em direção ao Lago Negro, passando pelo Bairro Planalto.
Bolo de Fubá com cobertura de doce de amora. Pensa num bolo espetacular - Bolo da Madre - São José - SC