sexta-feira, 19 de abril de 2013

PASSAGENS DA TAM




PASSAGENS DA TAM



Eles realmente tem a certeza absoluta que brasileiro é otário, tanto que a TAM vende passagens mais baratas para o mesmo vôo no site da companhia em inglês ou espanhol, que pode ser acessado por brasileiros normalmente. A discrepância entre os preços cobrados em dólares e em reais chega a 300%, e o valor em real é sempre mais caro. Também acontece de alguns vôos aparecerem como esgotados na versão brasileira do site, enquanto assentos do mesmo vôo continuam sendo vendidos para quem paga em outra moeda. Procurada, a companhia disse que um erro, já corrigido, provocou "uma grande diferença nos preços, para iguais trechos, em nossos sites do Brasil e do Exterior". Mas ressaltou que o valor das passagens é determinado pela demanda de cada perfil de passageiro e a oferta disponível, "o que pode variar de acordo com cada mercado".

NOTIFICAÇÃO

Todavia, depois desta tremenda maracutaia, onde somos nós que pagamos essa diferença, a TAM foi notificada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça para prestar esclarecimentos sobre denúncias de diferenciação de preço na oferta de passagens aéreas destinadas aos consumidores brasileiros e aos consumidores residentes em outros países. Segundo nota divulgada pelo Ministério da Justiça, a companhia aérea tem prazo de dez dias, a partir do recebimento da notificação, para responder aos questionamentos do DPDC. Segundo o departamento, "os direitos e garantias previstos no Código de Defesa do Consumidor protegem o consumidor contra práticas discriminatórias". Se for constatada a infração, a TAM poderá ser multada em mais de R$ 6 milhões. Não vai dar em nada e se for multada, também não pagará. Assim funciona o cartel.



GASTOS NO EXTERIOR

Ainda continua valendo muito a pena tirar férias e gastar fora do Brasil por contas dos nossos preços exorbitantes, tanto da hotelaria como das passagens aéreas. Tanto que o saldo do ingresso e saída de dólares do País continua negativo, segundo dados divulgados pelo Banco Central. Na segunda semana do mês, as saídas superaram as entradas em US$ 2,941 bilhões. No mês, até o dia 12, o saldo negativo soma US$ 3,002 bilhões. De janeiro até 12 de abril, o fluxo cambial ficou negativo em US$ 5,102 bilhões. O fluxo financeiro registrou saldo negativo de US$ 2,101 bilhões e o comercial, de US$ 3,001 bilhões.

TELEFONIA

Como nossos "para"lamentares tem suas contas pagas por nós e ainda recebem por fora gordas comissões, a "Comissão" de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática rejeitou o Projeto de Lei 3140/12, que aumenta a punição das prestadoras de serviço de telefonia celular em caso de suspensão injustificada do serviço ou de cobrança indevida. Pela proposta, na ocorrência de corte injustificado da linha telefônica, a empresa será obrigada a indenizar o usuário em três vezes o valor da assinatura básica praticado no plano básico de serviço. Já no caso de cobrança indevida, a operadora terá que pagar ao assinante o valor cobrado em excesso multiplicado por cinco. Portanto, fica claríssimo por quem e para que tais "para"lamentares foram eleitos.

MAIS PIZZAS

VERGONHOSAMENTE em votação, o Supremo Tribunal Federal resolveu aumentar o prazo para 10 dias a interposição de possíveis recursos por parte dos advogados dos condenados no processo do Mensalão do PT. Pelo regimento interno do Supremo, eles teriam cinco dias para protocolar os recursos após a publicação da decisão. Iniciado em agosto e concluído em dezembro, o julgamento do Mensalão do PT resultou na condenação de 25 réus por envolvimento com o esquema de compra de votos no Congresso durante o governo do ex-presidente Lula. O Supremo está dividido sobre se o plenário deve analisar um recurso no qual os advogados pediram acesso antecipado aos votos escritos. Parte dos ministros defende que o presidente do Supremo e relator do processo do Mensalão do PT, ministro Joaquim Barbosa, submeta o caso também à análise do plenário.

WINTER PLAY 9

Clique na imagem para ampliá-la

Os hotéis oficiais do Winter Play 9, Il Campanário e Jurerê Beach Village, já estão com os primeiros quartos sold out. Quem quiser garantir os pacotes com a hospedagem e os convites para a melhor festa do Brasil - que acontece de 7 a 9 de junho, em Jurerê Internacional, Florianópolis – precisa se apressar para comprar os pacotes. As vendas são feitas pelo site da Blueticket – www.blueticket.com.br.   

Vale lembrar que São Paulo, Criciúma, Florianópolis, Porto Alegre, Fortaleza, Caxias do Sul e Belo Horizonte estão escaladas para a tour de warm ups do Winter Play 2013. A primeira festa será na badalada Provocateur, em São Paulo, e vai reunir vips e jet setters, fãs do evento que esquenta o inverno catarinense há nove anos. No line up, Edo Krause, Victor Bauer e Sandro Horta vão fazer o público dançar a valer durante o evento. De acordo com André Sada, idealizador do Winter Play, a capital paulista foi a escolhida para dar a largada dos warm ups, pois ela reúne as características que os players adoram: sofisticação, pessoas interessantes e diversão 24 horas. “Todas as cidades que estão na rota dos warm ups são especiais, esperamos que pessoas dessas e de outras cidades venham a Florianópolis sentir o que é o Winter Play”, convida Sada. Considerada a melhor festa do país por três anos consecutivos, o Winter Play será realizado em Florianópolis entre os dias 7 e 9 de junho, mas até lá, levará para o público de outras regiões do Brasil uma amostra do que promete a nona edição do evento.

MARATONA FOTOGRÁFICA

Clique na imagem para ampliá-la

A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) definiu os vencedores da 19ª Maratona Fotográfica, realizada nas comemorações do aniversário da cidade. Dos 260 fotógrafos amadores e profissionais que concluíram a prova nas modalidades digital e analógica, 25 tiveram imagens selecionadas. Entre os classificados, três participantes estão na faixa etária de 6 a 15 anos. A entrega da premiação acontece no dia 25 de abril, às 19hs30, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, junto com a exposição das fotos premiadas. A 19ª Maratona Fotográfica de Florianópolis – Foto Grafia da Cidade foi realizada nos dias 23 e 24 de março, com 30 horas de duração e 368 candidatos inscritos. Desse total, 260 participantes conseguiram concluir as tarefas no prazo, entregando o material fotografado conforme a sequência de temas definida pelos organizadores. Os finalistas registraram 2.994 fotografias em diferentes abordagens relacionadas ao tema central “A cidade que ninguém vê”.

Clique na imagem para ampliá-la


A seleção das 110 imagens premiadas em 2013 foi feita por uma comissão formada pelos profissionais da área de fotografia Esdras Pio Antunes da Luz, Paulo Tarcísio Mattos, Dalmo Bampi Ouriques, além das técnicas Sandra Nunes e Eliane Espíndola, da Fundação Franklin Cascaes.  A 19ª edição do concurso teve patrocínio do Estúdio Vita Produções e apoio da Rádio Udesc 100.1 FM e Companhia Operadora de Terminais de Integração S.A (Cotisa).   Na modalidade analógica, que teve 17 finalistas, o fotógrafo Caio Cezar Nascimento conquistou o primeiro lugar pelo conjunto de 12 fotografias em filme e Guilherme Becker, de Blumenau, ficou com a segunda colocação. Eles vão receber R$ 3,5 mil e R$ 2,5 mil, respectivamente. Com 168 concorrentes, a modalidade digital teve dois vencedores na categoria 1, destinada a quem usa equipamentos com lentes intercambiáveis. André Sielski vai receber premiação de R$ 2,5 mil pelo primeiro lugar e Guilherme Goes, segundo colocado, será premiado com R$ 1,5 mil. Já na categoria 2, para quem utiliza equipamentos com lente única, a disputa envolveu 54 candidatos. Foram classificados pelo conjunto de 12 fotos Suelen Speck Just (1º lugar) e Rodrigo Walter Afonso (2º lugar), que vão receber R$ 1,5 mil e R$ 1 mil.

Clique na imagem para ampliá-la

Novidade em 2013, a Maratoninha foi concluída por todos os 21 candidatos inscritos na modalidade infantojuvenil, que foi dividida em três faixas etárias. Classificaram-se pelo conjunto de seis fotografias registradas em sequência Gabriela Fink da Silva (6 a 9 anos), Carolina Padilha Ajalla (10 a 12 anos) e Eduarda Mendonça de Souza (13 a 15 anos). Cada uma vai receber uma máquina digital como prêmio de participação. Também serão premiados os autores das 20 melhores fotografias do concurso, independente de modalidade.

RIO DO RASTRO

Clique na imagem para ampliá-la

O final de semana não poderia ter sido melhor para quem teve como destino a nossa Região Serrana com seus hotéis fazendas lotados. Destaque principal para o Rio Do Rastro Eco Resort, em Bom Jardim da Serra, na beirinha do Aparados da Serra, onde a festa foi capitaneada pelo chef bi-campeão catarinense Helton Costa, da Cantina Sangiovese, de Florianópópolis, que proporcionou a todos os hóspedes um espetacular jantar na noite de sábado. Já na sexta-feira, a cozinheira chef residente do resort Nair Macedo, brindou a todos com "Trutas em 5 Tempos", trutas estas pescadas nos lagos do próprio resort. Toda a harmonização foi a base dos excelentes vinhas da Villa Francioni. Para ver todas as fotos do final de semana aqui no Eco Resort clique aqui. 

MUNICÍPIO TURÍSTICO

O prefeito de Águas de Chapecó, André Max Tormen, esteve em Piratuba, em nossa Rota da Amizade, para conhecer a infraestrutura da Companhia Hidromineral. A intenção do administrador do município, que fica no Oeste Catarinense, é reestruturar o parque termal da cidade. Além do prefeito, integrantes da administração municipal e da Companhia Termal de Águas de Chapecó, também fizeram parte da comitiva. “Eu já conhecia o parque termal daqui e sabemos que é exemplo pra Santa Catarina e até para o Brasil. Não só essa estrutura, mas o turismo no geral, aqui tudo funciona, os turistas realmente frequentam e por isso escolhemos Piratuba para ser nossa referência”, explica o prefeito. O parque termal de Águas de Chapecó existe há mais de 50 anos e de acordo com Tormen a empresa registra a média anual de 35 mil banhos. Piratuba, que ainda não soma este tempo de atividade turística, vende mais de 400 mil banhos durante o ano.


Clique na imagem para ampliá-la


“Realmente o município vive o turismo aqui, percebemos que a boa administração da Companhia Hidromineral, que é focada e tem planejamento traz resultados. Observamos o comércio também, variado e forte, a rede de hotéis funcionando e isso, com certeza, é reflexo da administração municipal e dos investimentos no turismo. Nós também vamos investir para reestruturar nosso parque, mas antes estamos buscando bons exemplos”, destaca o prefeito. Para o diretor da Companhia Hidromineral de Piratuba, Mauri Lenhardt, a visita do município é resultado de trabalho. “Que bom que somos lembrados e isso mostra que estamos na vitrine, nos mantemos no cenário turístico estadual e nacional. Se, além dos turistas, administradores também nos visitam, é sinal que estamos no caminho certo”, comenta. “Servir de exemplo é resultado de trabalho e nós sabemos que se nosso turismo vai bem, nossa população é que ganha com isso. Que bom que podemos contribuir, isso fortalece o turismo”, completa Lenhardt.



ATLANTA & GRAMADO

Lúcia Jennings e Ricardo Barros receberam Walter Comassetto

O representante do Festival do Turismo de Gramado nos Estados Unidos, Canadá e América Central, Walter Comassetto, esteve no Consulado Brasileiro de Atlanta, em reunião com o vice-cônsul Ricardo Barros e a presidente da Câmara de Comércio Brasil/Estados Unidos em Atlanta, Lúcia Jennings. A partir deste encontro, as duas entidades mais importantes do Sul dos Estados Unidos ligadas ao Brasil conheceram toda a estrutura do Festuris e também informações turísticas do País. O vice-cônsul lidera uma comissão encarregada de promover o turismo brasileiro nos Estados da Georgia, Tennessee, Carolina do Sul, Alabama e Mississippi. “Com isso, o evento será oficialmente recomendado para empresas do setor”, afirma. Segundo Comassetto, ainda está prevista a vinda de um grupo jornalistas e representantes do trade norte-americano ao festival.

MADRINHA

Foi realizada na noite do último dia 18 a formatura de nove jovens do curso Organizador de Eventos, do Serviço Nacional do Comércio no Rio Grande do Sul (Senac-RS) – Unidade Gramado. A solenidade ocorreu na Escola Estadual Neusa Mari Pacheco, em Canela, e as formandas escolheram a empresária Marta Rossi como madrinha após as 160 horas/aula, iniciadas em outubro do ano passado. “Este convite é como uma homenagem para mim. Me senti abraçada pelas comunidades da região, e não há prêmio maior do que o abraço do povo, da comunidade e da região onde vivemos”, disse ela, durante seu pronunciamento. As formandas receberam buquês de rosas vermelhas da paraninfa. Fundadora da empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos – que neste mês completa 25 anos –, Marta pontuou que o Brasil vive uma época de ouro na área e tem conquistado visibilidade mundial em razão de eventos como Jornada da Juventude, Copa do Mundo, Olimpíadas e Paraolimpíadas. “O mercado está ‘bombando’, mas é preciso alertá-las que este mercado não virá ao encontro de vocês. Serão vocês que terão que ir ao encontro dele, com a mesma determinação que as levou a concluir este curso”, aconselhou a empresária.
Clique na imagem para ampliá-la

Com a experiência de quem realiza dois eventos próprios – o Festival do Turismo de Gramado, que chega à 25ª edição, e o Chocofest, que encerrou sua 18ª edição no mês passado – além de já ter coordenado mais de mil seminários e congressos em duas décadas e meia, Marta usou palavras do publicitário Nisan Guanaes para homenagear suas afilhadas: “Só o trabalho nos leva a conhecer pessoas e mundos que os acomodados não conhecerão. E isso se chama sucesso”. Durante o curso, foram abordados conteúdos como relações interpessoais, cerimonial e protocolo, planejamento em eventos e empreendedorismo. Na capacitação, outras competências e nichos de atuação surgiram da interação entre colegas, que resultaram em parcerias estruturação de novas empresas do ramo.

PÓLO DE EVENTOS

Com estrutura para atender aos mais variados tipos de eventos, Gramado é um dos locais mais requisitados por empresas e instituições de todo o Brasil. É tradição visitar a Serra Gaúcha nos meses de inverno para aproveitar as belas paisagens da região e se deliciar com a gastronomia local, mas nem só de lazer vive o turismo de cidades como Gramado e Canela. De fato, é cada vez mais comum empresas e instituições escolherem a região para realizarem reuniões, encontros, congressos e palestras. De olho neste segmento, alguns empreendimentos da região estão investindo em estrutura e serviços para atender as necessidades do público empresarial. No Hotel Continental Canela, de Canela (RS), foi montado um Centro de Eventos com cinco ambientes para até 1400 pessoas simultaneamente. O espaço é climatizado e conta com equipe profissional de recreacionistas que fica a disposição dos participantes dos eventos.

“Temos um espaço com características que trazem mais conforto e uma equipe especializada para atendimento. Com esse conceito, o hotel quer despontar no setor e prevê grandes negócios para 2013. O mercado interno está aquecido e gera inúmeras possibilidades”, destaca a gerente Comercial do Hotel Continental Canela, Fabiana Perottoni. O empreendimento ainda oferece um amplo parque, distribuído em cinco hectares de área, ideal para a realização de dinâmicas de grupos ou confraternização entre os colaboradores. Em Gramado, a Brocker Turismo, agência de viagens e receptivo da Serra Gaúcha, inaugurou o Espaço Class, ambiente localizado junto à loja da empresa que serve como opção para empresas promoverem encontros, reuniões e confraternizações. Com capacidade para 60 pessoas, o espaço oferece completa infraestrutura para receber eventos corporativos. “O Espaço Class se torna uma ótima alternativa para ações durante os principais eventos que acontecem em Gramado, pois está localizado na principal avenida da cidade”, salienta a diretora Comercial da empresa, Luiza Brocker Boeira.

EM CANELA

Vem aí a 5ª edição do Expotur S, uma feira de Turismo para o agente de viagens. Um encontro, um canal direto de negócios com operadoras e setores do turismo. Tem o objetivo de integrar a Região das Hortências na serra gaúcha, com os demais destinos do Sul do Brasil e promover o turismo gaúcho, apresentando suas potencialidades, oportunizando a fomentação de negócios entre os diversos setores do trade e ampliando a comercialização de produtos.


 ESPAÇO FLORIPA

Clique na imagem para ampliá-la

A primeira noite do Espaço Floripa foi um verdadeiro sucesso. A escolha do show do lendário Barão Vermelho, em sua última turnê anunciada, acertou em cheio e lotou a casa. Os ingressos para pista já estavam esgotados na quinta-feira cedo e a tarde já não tinha mais camarotes. Teve gente que ficou de fora literalmente e terão que esperar um novo show. Morro de rir dessa gente que deixa tudo pra última hora.

Clique na imagem para ampliá-la

Mas anotem aí, o próximo show será dia 20 de junho, com o carioca Jorge Ben Jor. Sob o comando do competente grupo de administradores que transformou a Fields em referência nacional, o Espaço Floripa seguirá um conceito sofisticado para reunir música de boa qualidade para todos os públicos na capital catarinense. O Espaço Floripa contará com ambiente climatizado, espaço vip, camarotes especiais, temakeria no terraço e mordomias para as mulheres com um profissional da beleza para arrumar cabelos e maquiagem durante a festa. E também sediará formaturas, casamentos...



X GAMES ITAIPU

Clique na imagem para ampliá-la

A avant-première dos X Games, nesta última quarta-feira (17) à noite, foi um sucesso de público e de crítica. Os convidados que participaram da abertura dos  jogos, no Mirante Central de Itaipu, se encantaram com a Iluminação  da  Barragem,  a apresentação de Billy Voador, ao som da música criada  para os X Games de Foz do Iguaçu, e a rápida performance de um dos pilotos de rali. Os X Games começaram na quinta-feira (18) e terminaram neste domingo em Foz  do Iguaçu. Atletas e autoridades elogiaram a escolha do município para sede  da  competição, porque a cidade é uma síntese do Brasil, como disse o cônsul  geral  dos  Estados  Unidos, Dennis Hankins: a natureza exuberante, representada  pelas  Cataratas  do Iguaçu; o poder tecnológico e econômico, pela  usina  de  Itaipu;  e  a  convivência  pacífica  de diferentes povos, simbolizada  pela  população  da  própria  cidade, onde convivem mais de 70 etnias. 

Clique na imagem para ampliá-la

Além das autoridades, também  estavam  presentes  representantes da ESPN Internacional e da ESPN  Brasil,  que promovem os jogos, e da empresa brasileira Brunoro Sport Business,  que trouxe os X Games para Foz do Iguaçu. Assistido  “ao vivo” por cerca de 60 mil pessoas, os  X  Games foi transmitido para 380 milhões de lares em mais de 180 países. Os jogos estão sendo disputados por cerca de 200 dos melhores atletas  do  mundo  em  15  modalidades  de quatro esportes: skate, rali de carro, moto e ciclismo BMX. Ao  dar  as boas-vindas aos participantes dos X Games, ao lado de seu par  paraguaio, o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, contou que, em Foz do Iguaçu, onde nasceu, já viu Mané Garrincha jogar, assistiu a uma luta de Éder Jofre e foi espectador de jogos da Seleção Brasileira de Futebol. “Mas nada  chega  perto  da  grandiosidade  dos  X Games”, comparou, elogiando a ousadia dos organizadores. E finalizou destacando a importância do esporte, “um evento que agrega os povos”.


Clique na imagem para ampliá-la

Ao  final  dos discursos, uma surpresa para o público: a apresentação da  Iluminação da Barragem. Logo em seguida, ao som da música oficial dos X Games  de  Foz do Iguaçu, surgiu no alto o paramotor de Valtemir Pereira de Souza, o Billy, também iluminado. O piloto, que fez várias manobras sobre o Mirante  Central,  sob  muitos aplausos, é empregado da Itaipu Binacional e morador de Foz do Iguaçu. Depois, no estacionamento, uma apresentação rápida do hexacampeão do rali  Tanner  Foust, a bordo do carro usado nas competições. Ele substituiu Ken  Block,  que  por  um  impedimento não pôde mostrar suas habilidades ao público presente em Itaipu.A festa terminou com  um  show de fogos de artifício e a apresentação da dupla de bateristas paraguaios 2drumashup, que põem o som de seus instrumentos sobre músicas de Jamiroquai,  Queen, Fatboy Slim e outros. Foi a primeira vez que a dupla se apresentou no Brasil.



ÚTIL OU FÚTIL?

O consumo de produtos e serviços de luxo é um fenômeno que está crescendo rápido no país. Visando o público brasileiro, a indústria internacional está se moldando e afinando suas estratégias para explorá-lo. As marcas francesas renomadas finalmente nos descobriram e nos próximos anos teremos todas as grifes famosas abrindo suas boutiques no Brasil, as quais bem sabem o quanto se dá importância à auto-imagem aqui e em quase qualquer lugar do mundo. No relatório sobre consumo em países emergentes recentemente emitido pela Credit Suisse, o Brasil é o que tem um “consumo sem restrições” mais prevalente, o que significa que gastamos mais dinheiro com futilidades do que outros países emergentes. Entre os brasileiros com uma renda de até U$ 1.000 (PPP), 62% dos participantes disseram que pretendem comprar roupa ou tênis “de marca” nos próximos 12 meses.

Clique na imagem para ampliá-la

Todo consumo humano pode ter um significado que vai além da sua prometida utilidade prática. Quando compramos uma certa camisa, estamos comprando uma vestimenta mas também um símbolo de distinção para com outras pessoas. Ou seja, algumas pessoas pagam o preço da sinalização da sua condição econômica, pois parte do que uma logomarca faz é comunicar tacitamente o status social do dono, seja ele verídico ou forjado. Apesar do cenário econômico atual estar se tornando paulatinamente mais difícil, analistas financeiros consideram provável que o gasto do consumidor brasileiro continue abundante, ou pelo menos, com tendência de subida. Este fato têm que nos servir de alerta e reflexão. No aspecto psicológico, será que dar importância exagerada a coisas fúteis poderia nos tornar pessoas fúteis também? No aspecto econômico, quantos de nós tem uma reserva financeira para emergências ou para o momento da aposentadoria? Nunca é tarde para começarmos a colocar foco no que é essencial.