Preços altos derrubam gastos com passagens aéreas no setor corporativo
Com quase 140 mil passagens emitidas ao longo do último ano, a traveltech Onfly detectou queda de 2,53% no ticket médio gasto com passagens aéreas para viagens corporativas: de R$ 1.895 em 2022 para R$ 1.847 em 2023. No que diz respeito às hospedagens, o ticket médio subiPreços altos derrubam gastos com passagens aéreas no setor corporativou de R$ 647 para R$ 724 no mesmo período, um aumento de 11,9%. São Paulo segue sendo o principal polo de eventos corporativos. Os voos para a capital paulista partiram, sobretudo, de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba. Em geral, os executivos passaram três dias na cidade de destino, média que se equipara à do ano anterior. “Muito tem se falado do aumento das passagens aéreas, mas quando falamos de viagens a negócios, o cenário é um pouco distinto. Via de regra, os preços pagos pelas corporações costumam ser mais elevados do que a média por não existir a mesma antecedência que há quando nos programamos para as férias. Mas a queda nos tickets, contrastando com o aumento da estadia, nos surpreendeu”, afirma Marcelo Linhares, CEO e cofundador da Onfly.
Quase metade das passagens aéreas e reservas nos hotéis foram efetuadas com até 15 dias de antecedência. Em 2023, 23% das compras foram efetuadas entre dois e sete dias anteriores à partida e 22% entre oito e 15 dias. Em 2022, foram 26% e 24%, respectivamente. No geral, o tempo médio de antecedência na compra das passagens subiu de 19 para 22 dias. “As empresas acabaram deixando ainda mais para a última hora e, dessa vez, isso pesou mais no quesito hospedagem”, pontua Linhares. Ao que tudo indica, 2023 será um ano recorde para o setor de viagens corporativas. De acordo com a Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas), entre janeiro e outubro, o faturamento do setor somou R$ 11,3 bilhões, montante que supera todo o ano de 2022 e se aproxima dos R$ 12,6 bilhões alcançados ao longo de 2019, pré-pandemia. A expectativa da associação é que o fechamento do ano ultrapasse a marca de R$ 13 bilhões.
CRESCIMENTO TÍMIDO DO TURISMO
Fica muito claro que a partir do desgoverno, o clima de insegurança aumenta e todos, evidentemente prevendo dias piores, automaticamente pisam no freio e tudo para. O Turismo não fica de fora da crise. As praias nem de longe demonstram os bons tempos. Até parece que a temperada de verão já acabou e, espera-se no mínimo ter rotatividade no carnaval. Tanto que a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta um baixo crescimento para o Turismo em 2024. O segmento registrou queda de 2,4% em novembro – a maior retração mensal desde maio de 2022. A previsão da CNC é que o turismo feche 2023 com aumento de 7,3% em relação a 2022; e, para 2024, a perspectiva é de alta mais modesta, de 2,8%. Segundo o economista da CNC responsável pelo levantamento, Fabio Bentes, os preços específicos têm contribuído para desacelerar o nível de atividade. “Em novembro e dezembro, por exemplo, os reajustes nas passagens aéreas foram os principais responsáveis pelo avanço do índice geral de preços no País”, avalia o economista. Já para o setor de serviços, a CNC estima que 2023 tenha fechado com um crescimento de 2,5%. E, para 2024, o crescimento deve ser um pouco menor, na casa dos 2,1%. “Os serviços têm se destacado nos últimos anos como o setor mais dinâmico da economia brasileira, especialmente por ser um setor menos dependente das condições de crédito”, afirmou o presidente da CNC, José Roberto Tadros.
BRASIL RECEBE MENOS TURISTAS EM 2023
Tanto é verdade que, apesar de todos os discursos, promessas e muito bla bla bla, continuamos na traseira. O Brasil não recebeu nem os mesmos 6 milhões de turistas de sempre. Em 2019, foram 6,3 milhões de estrangeiros. Os dados são resultado de uma parceria entre Embratur, Ministério do Turismo (MTur) e Polícia Federal (PF). Em mais om discurso, com passagens caríssimas, violência nefasta e completo desgoverno, o discurso continua o mesmo: “Estamos muito perto de alcançar os números pré-pandemia e com o conjunto de ações e programas que o Ministério do Turismo vem estabelecendo no campo da estruturação e da promoção dos destinos vamos superar, em 2024, o número de turistas internacionais em 2019. Mais importante ainda é aumentar o ticket médio e valor total deixado por estrangeiros em nosso país e é com esse foco que estamos trabalhando”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino. Ahhhh tá! O pior discurso então foi esse: “O interesse pelo Brasil voltou devido à mudança de governo e à consequente mudança de rumos em nossa política ambiental, de respeito à democracia e aos direitos humanos. Passamos de inimigos da humanidade ao melhor destino de ecoturismo do planeta.” Eu não sei onde o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, está morando, mas com certeza não é no Brasil.
À Argentina, que está aqui do ladinho de Floripa e com diversos voos de Low Costs, segue sendo o principal país emissor de turistas para o Brasil, com 1,9 milhão de visitantes (32% do total) – o equivalente a 96% do total de 2019. Em seguida estão Estados Unidos com 668,5 mil (11%), Chile com 458,5 mil (7,7%), Paraguai com 424,5 mil (7,1%) e Uruguai, com 334,7 mil (5,6%). A França é o principal país emissor da Europa e aparece na sexta posição, com 187,5 mil turistas (3,1%), seguido de Portugal, com 158,5 mil (3%). Alemanha com 158,5 mil (2,6%), Reino Unido com 130,2 mil (2,2%) e Itália com 129,4 mil (2,2%) completam o Top 10. Por serem as principais portas de entradas de turistas estrangeiros do país, São Paulo e Rio lideram chegadas. Os 5,9 milhões de turistas internacionais de 2023 correspondem a 93% das entradas do último ano antes da pandemia. Os estados que registraram a maior entrada de turistas foram São Paulo, com 2.107.179, Rio de Janeiro, com 1.192.814, Rio Grande do Sul, com 1.000.909, Paraná, com 791.536, e Santa Catarina, com 288.429. A principal via de acesso foi aérea, com 3.794.260 de entradas, seguida pela terrestre, com 1.923.243. Pra mim essa conta não fecha. Só isso pra Santa Catarina? Repleta de argentinos, chilenos, uruguaios, paraguaios…
TURISMO NO EXTERIOR
E como o preço das passagens aéreas para voar em nosso próprio país, apesar de todas as promessas e discursos, continuam caras demais, viajar para o exterior continua sendo a melhor e mais barata opção, tanto que a chegada de turistas aos Estados Unidos cresceu 15,4% em dezembro, em relação ao mesmo período de 2023. As chegadas de visitantes estrangeiros totalizaram 3,07 milhões somente em dezembro, o décimo mês consecutivo em que a cifra supera os 2 milhões. Só o Brasil enviou cerca de 172,3 mil passageiros para os EUA em dezembro, um crescimento de 25% em relação ao enviado em dezembro de 2022 (102,6 mil passageiros). A ligação com a Europa chegou a 5,17 milhões de passageiros, um aumento de 9,9% em relação a dezembro de 2022, queda de apenas 4,1% em relação a dezembro de 2019. América do Sul/Central/Caribe totalizaram 5,93 milhões, alta de 19% em relação a dezembro de 2022 e de 17,3% em relação aos níveis pré-pandemia. A Ásia, por sua vez, totalizou 2,33 milhões de passageiros, alta de 38,5%. As principais portas de entradas nos EUA foram: Nova York (2,86 milhões), Miami (2,22 milhões), Los Angeles (1,99 milhão), San Francisco (1,227 milhão) e Newark (1,221 milhão) foram as principais portas de entrada de visitantes em dezembro de 2023. No caminho inverso, as principais portas de entrada de norte-americanos no último mês do ano foram: Londres/Heathrow (1,41 milhão), Cancún (1,21 milhão) Toronto (1,06 milhão), México (795 mil) e Paris (662 mil).
GOL – PERDA DE MERCADO
A GOL tem chutado o balde, o pau da barraca e pisado na jaca. Depois ser criada para ser a mais barata, é a mais cara. E, em seguida cobra por marcação de assentos, despacho de bagagens e até para dar informações ao agentes/agencias de viagens em seu call center. Em breve, como tenho repetido, irá cobrar, se ficar no mercado, até pelo ar que respiramos a bordo. A consequência não podia ser outra: ladeira abaixo! De acordo com reportagens da Folha de São Paulo e Valor Econômico Gol contratou uma empresa de assessoria jurídica – a mesma que representou a Avianca – para administrar sua recuperação judicial nos EUA. Evidentemente que, após o mercado tomar conhecimento da possibilidade de a Gol entrar em chapter 11 (recuperação judicial nos Estados Unidos), a aérea brasileira perdeu R$ 293 milhões em valor de mercado. Na segunda-feira (15), a empresa liderou as perdas do Ibovespa e hoje (16) as ações recuaram 3,36%, para R$ 6,90. Ainda, segundo o Valor, a incerteza no mercado para o setor aéreo tem puxado junto os papéis da Azul, que caíram 5,28%, para R$ 12,92. A aérea teve a terceira maior queda no dia do Ibovespa. A visão é de que embora a empresa tenha conseguido avançar com uma renegociação com credores, o custo da dívida está elevado e pode vir a trazer problemas à Azul. As ações da Gol fecharam o pregão de segunda-feira (15) com queda de 6%. A informação sobre a possibilidade de a companhia pedir recuperação judicial (RJ) nos EUA foi antecipada pela “Folha de S. Paulo”.
PASSAGENS RODOVIÁRIAS
Enquanto as passagens aéreas só sobem, as passagens rodoviárias, ao contrario, caem. A ClickBus registrou mais de 167 mil buscas por passagens e 15% de redução no preço médio para embarque para o carnaval de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado. A empresa esclarece que as buscas para o Carnaval já cresceram 274% em comparação ao começo do mês de Dezembro de 2023. “Estamos acompanhando de perto o crescimento do modal rodoviário e das viagens pelo Brasil. O Carnaval é uma data importante para o turismo e serve como um termômetro para entender quais serão os principais destinos e quantidade de viagens que serão realizadas nos próximos feriados”, afirma Phillip Klien, CEO da ClickBus. Até o momento, a ClickBus já registrou um aumento de 118% nas vendas de passagens para a data comemorativa, considerando o respectivo período do ano passado. Os destinos que apresentam mais movimentação no período (embarques e desembarques) são: Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Balneário Camboriú, Joinville, Belo Horizonte, Maringá, Londrina e Itajaí. O aumento das buscas e das vendas de passagens rodoviárias comprova o avanço da retomada das viagens e o crescimento do turismo em 2024.
Entre os destinos que registram diminuição no preço, estão as rotas Rio de Janeiro, RJ – São Paulo, SP, a redução está em 15%, já no trecho São Paulo, SP – Belo Horizonte, MG a queda nos preços é de 16% e na rota São Paulo, SP – Florianópolis, SC é de 31%. Sendo que as maiores quedas estão nas rotas: Florianópolis, SC – São Paulo, SP (-48,18%); Rio De Janeiro, RJ – Campinas, SP (-48,74%); Campinas, SP – Rio De Janeiro, RJ (-46,71%). “Cada vez mais as viagens de ônibus vem se mostrando uma alternativa com melhor custo-benefício para os turistas brasileiros. Além de preços mais competitivos, as empresas que operam o modal estão investindo na sua infraestrutura e tecnologia para atender consumidores.”, ressalta o CEO.
TRAVELLERS CHOICE 2024
A espetacular Gramado, na Serra Gaúcha e onde acontece o festival de turismo mais charmoso do Brasil, o FESTURIS GRAMADO, figura na lista dos melhores destinos de lua de mel. Quem conhece o Castelo Saint Andrews sabe disso. De acordo com o Tripadvisor: “A pequena vila brasileira de Gramado é um refúgio pitoresco e arborizado que revela algumas surpresas encantadoras.” Depois de ter desfrutado de um passeio de barco a pedais e nos bosques de pinheiros da Floresta Negra junto do Lago Negro, um fantástico tour ao Pé da Cascata do Caracol Explorer com a Brocker Turismo, desfrute da altíssima gastronomia no Primrose Restaurante (sob reserva do Saint Andrews, a cozinha italiana dos melhores restaurantes italianos a exemplo da Famiglia Guimarães, Cantibello, Di Paolo e PastasCiuta.
Na quinta colocação, porque em hipótese alguma poderia ficar de fora, Foz do Iguaçu. Segundo o Tripadvisor, “Papa-formigas, bugios, ocelotes, jaguares em vias de extinção e nuvens de borboletas são apenas algumas das atrações deste parque, considerado Patrimônio Mundial, que marca a fronteira entre o Brasil e a Argentina. Seja a pé ou de super lanchas, os exploradores podem ver uma das cataratas mais belas do mundo, as Cataratas do Iguaçu. Entre as 270 cataratas do parque, a espetacular Garganta do Diabo combina 14 cataratas e cria um “arco-íris perpétuo” quando está bom tempo”. Os premiados, conhecidos como “os melhores dos melhores”, foram selecionados com base em avaliações e pontuações, ressaltando a influência significativa das opiniões do TripAdvisor na tomada de decisão dos viajantes ao escolherem destinos, hotéis, restaurantes e atrações. De acordo com o TripAdvisor, as Cataratas do Iguaçu, reconhecidas como uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza e situadas no Parque Nacional do Iguaçu, notabilizam-se como uma experiência indispensável a todos os visitantes. As avaliações enfatizam a proximidade com a natureza e a extraordinária beleza do maior conjunto de quedas-d’água do planeta. Confira a lista completa dos melhores destinos Travellers’ Choice 2024 da América do Sul: Cusco (Peru); Rio de Janeiro; Gramado (RS), Cartagena (Colômbia); Foz do Iguaçu (PR), Bogotá (Colômbia); Lima (Peru); Quito (Equador); Santiago (Chile); Buenos Aires (Argentina). A Urbia Cataratas S.A – concessionária responsável pela gestão turística do Parque Nacional do Iguaçu está implementando um projeto robusto, moderno, inspirado nas melhores referências mundiais, para encantar ainda mais os visitantes da unidade de conservação e promover o desenvolvimento econômico da região.
TURISMO & INOVAÇÃO – HACKATOUR CATARATAS
Que tal pensar em soluções inovadoras para o turismo e transformar essas ideias em negócio? Este é um dos objetivos do Hackatour Cataratas, uma jornada de inovação para o turismo, que acontece nos dias 2 e 3 de maio em Foz do Iguaçu. Organizado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Turismo e Projetos Estratégicos (Idestur), o evento integra a programação complementar do Festival das Cataratas e já está com as inscrições abertas gratuitamente AQUI. São cinco categorias disponíveis: profissional de turismo, profissional de tecnologias, universitário, estudante e entusiasta. Nesta edição, a jornada de inovação terá como tema “Turismo 5.0: A Revolução Tecnológica na Indústria do Turismo”. Após esta etapa, conhecida como “Construção”, as melhores equipes passam para a fase de Aceleração e, entre os dias 5 e 7 de junho, terão a oportunidade de apresentar seus projetos ao público do Festival das Cataratas, um dos maiores eventos de turismo do Brasil.
O Hackatour Cataratas começou a ser realizado em 2015 com o nobre objetivo de reunir entusiastas para a criação e desenvolvimento de soluções e inovações para o turismo, setor fundamental para a região e o Brasil. O evento também tem foco no incentivo ao empreendedorismo, na divulgação da cultura das inovações e na aproximação do mercado do turismo com a área da tecnologia. Cada edição conta com um time de mentores especialistas em diversas vertentes e etapas de um projeto, como Descoberta, Ideação, Prototipação, Validação, Premiação e Aceleração. Os projetos são avaliados por uma banca de jurados com base em critérios como originalidade, complexidade tecnológica, viabilidade e usabilidade.
ZURICH AIRPORT NATAL/RN
A exemplo de Florianópolis, Natal, no Rio Grande do Norte, em breve terá um dos melhores aeroportos do Brasil. Logo após indenizar a Inframerica, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) assinou a ordem de serviço que autoriza a Zurich Airport a iniciar o processo de assunção gradual das operações do Aeroporto de Natal/São Gonçalo do Amarante. Com o documento, o contrato de concessão da primeira relicitação de infraestrutura do país torna-se plenamente eficaz. O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, primeiro concedido à iniciativa privada em 2011, foi objeto da primeira relicitação de infraestrutura no Brasil, sendo arrematado pela Zurich Airport em leilão no dia 19 de maio por R$ 320 milhões, com ágio de 41% sobre o lance mínimo. Em fevereiro de 2023, a diretoria da Anac aprovou o edital de relicitação do terminal. Após a assinatura do contrato, em setembro de 2023, as partes envolvidas fizeram o acerto de contas com vistas ao pagamento da indenização à Inframérica. O Governo Federal quitou a diferença entre o valor ofertado pelo proponente e a indenização paga pela proponente vencedora e, na sequência, a concessionária vencedora do leilão realizou o pagamento da contribuição inicial à concessionária que está deixando a concessão. “Foi um processo inédito no país e que prezou pela segurança jurídica, tranquilidade na transição operacional, inexistência de arbitragem e cooperação de todas as partes envolvidas”, afirmou o diretor-presidente da Anac, Tiago Pereira.
GTA A TODO VAPOR EM 2024
A GTA – Global Travel Assistance começou 2024 com um calendário cheios de novas capacitações. A melhor empresa de seguro viagens estreou a temporada de treinamentos deste ano atraindo 35 agentes de viagem para sua sede em São Paulo (SP), por meio de uma parceria com a rede Enjoy. Segundo a GTA, o encontro aconteceu na manhã da última terça-feira, dia 16 de janeiro, no auditório da companhia. Como palestrante o evento teve a supervisora de vendas de São Paulo, Francinete Zerbetto. A Enjoy teve como representante Marcelo Navarro, executivo de vendas na capital paulista. “Continuamos firmes em nosso propósito de transformar a cultura do seguro viagem no país e agregar valor ao dia a dia e ao conhecimento dos profissionais que movem o turismo brasileiro”, celebra Celso Guelfi, presidente da GTA. Guelfi também prevê superar a marca de 2023, quando a empresa impactou mais de 9,2 mil agentes.