SECA NO NORDESTE
No desgoverno da marionete e ex-guerrilheira não cumpriu-se nem metade da meta de entregar 130 mil cisternas até julho aos atingidos pela seca no Nordeste. Dos reservatórios de água prometidos pela pinóquio presidente no dia 2 de abril, em evento com sete governadores em Fortaleza (Ceará). Além da meta de 130 mil até julho, Dilma falava em 240 mil até dezembro e um total de 750 mil até o final do de 2014, ano eleitoral. Em municípios do interior do Ceará, como Acopiara (a 355 km de Fortaleza) e Canindé (a 118 km da capital), as cisternas de polietileno já se integraram à paisagem local: elas se acumulam em depósitos a céu aberto à espera de instalação. Moradores da região se cadastraram desde o início do ano para recebê-las. Sem os reservatórios, eles não podem nem armazenar água dos carros-pipa. Há residências com equipamentos entregues há meses, mas que ainda não foram instalados.
PRIORIDADE?
O governo resolveu priorizar as cisternas de polietileno sob o argumento da rapidez na instalação, em vez de reservatórios com placas de cimento, que
continuam a ser feitos em menor escala. Isso apesar de serem mais caras - custam R$ 5.000,00 a unidade, enquanto as de placa saem por cerca de R$ 2.200,00. As ONGs que participavam da produção das cisternas de placa, porém, passaram a levantar dúvidas sobre a durabilidade do novo tipo. O governo federal argumenta que o polietileno é resistente ao calor e que o reservatório tem vida útil média de 35 anos. Na real, tem caixa dois aí. É só ir atrás do dinheiro e verificar.
CONCORRÊNCIA MILIONÁRIA
Quer um pequeno exemplo da maracutaia: Uma empresa com sede num pequeno escritório em Belo Horizonte (MG) –com duas mesas, cadeira, telefone e um computador– está prestes a ganhar duas concorrências de R$ 750 milhões do governo federal. A RMC Participação, criada em fevereiro de 2012, é a primeira colocada em seis lotes de venda de trilhos para a Valec, a estatal das ferrovias. O governo tenta há dois anos comprar 240 mil toneladas de trilhos para as ferrovias Norte-Sul e Oeste-Leste. Duas concorrências já foram canceladas por suspeitas de fraude e direcionamento.
Em 31 de julho, a Valec lançou um terceiro edital para a compra do equipamento, que tem que vir do exterior. Para aumentar a disputa, dividiu a aquisição em oito lotes. A primeira concorrência, da Norte-Sul, começou em 16 de setembro e apareceram três companhias nacionais: RMC Participação, Trop Comércio Exterior e Capricórnio. A RMC ofereceu o menor preço em dois lotes (2% de desconto sobre o valor máximo). No terceiro, a Capricórnio ganhou, mas foi eliminada por causa da documentação. A Valec analisa recursos para homologar a licitação e assinar os contratos com a RMC.
PETEBRAS
Como o buraco é imenso e a roubalheira e desgoverno gigantescos, a Petrobras submeteu ao seu Conselho de Administração uma nova política de preços que prevê reajustes automáticos e periódicos de combustíveis, conforme sua necessidade de alinhamento com os valores praticados no mercado internacional. A metodologia está sob análise do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e demais membros do conselho da estatal — e deverá ser aprovada até o dia 22 de novembro, quando está prevista a próxima reunião dos conselheiros. Portanto, mais uma vez pagaremos essa conta. E você vai reeleger i governo mais nefasto que vem assolando o nosso país?
BANDA LARGA
A ANATEL divulgou o resultado da medição da qualidade da banda larga fixa e móvel feita em 12 Estados no mês de setembro. Nos dois casos, as medições
foram realizadas em prestadoras com mais de 50 mil clientes. Os Estados que tiveram o melhor resultado aferido pela medição foram São Paulo e o Paraná,
além do Distrito Federal. Pra não fugir a regra, a internet móvel da porcaria da TIM ficou abaixo da meta da Anatel para a velocidade instantânea, com 94,56% das medições apresentando a velocidade mínima contratada. No Paraná, a prestadora de telefonia fixa Sercomtel e, no Distrito federal, a Oi ficaram abaixo da média na medição de perda de pacote, que é quando um dos pacotes de dados não encontra seu destino por falha ou baixa qualidade de conexão. Em Minas Gerais, nenhuma prestadora de internet fixa (Algar, Net, GVT e Oi) cumpriu todas as metas estabelecidas pela Anatel.
VERDADEIRAS ARAPUCAS
Já tenho dito e faz tempo, sou cliente GVT e é uma porcaria. A oscilação é irritante, pago caro para ter 25 megas de velocidade e não tenho. Todas as
operadoras ficaram abaixo da meta no quesito perda de pacotes. Além disso, a GVT e a Oi não atingiram os objetivos no item disponibilidade. Na Bahia, cinco metas da internet fixa e duas da móvel não foram atingidas. Na internet móvel, as operadoras Oi e TIM não alcançaram as metas de velocidade instantânea e na internet fixa, a Oi ficou abaixo do esperado em três índices (latência, disponibilidade e perda de pacotes). A GVT não alcançou a meta em dois quesitos (disponibilidade e perda de pacotes). Para a velocidade instantânea, as empresas teriam que, em pelo menos 95% das medições, apresentar velocidade de, no mínimo, 20% do que foi contratado. A velocidade média medida durante o mês deve alcançar 60% da velocidade contratada, de acordo com o regulamento da Anatel.
MEDIÇÃO DE QUALIDADE
Na GVT o medidor de velocidade asempre te mostra que a velocidade contratada é real, ma na verdade não é, não sei qual a mágica que eles fazem pra isso acontecer. E quando não funciona, quase sempre, eles inventam até rompimento de cabo submarino. Para a sua mais completa incompetência, ligue para 9 10325, elem não tem funcionários para nos atender. O nº é um verdadeiro caso de polícia e deveria ser verificado pelo PROCON, MINISTÉRIO PÚBLICO... Felizmente, desenvolvido desde o final de 2012, o projeto de medição da qualidade da banda larga pretende reunir informações para a adoção de medidas que permitam a melhoria progressiva da qualidade do serviço. Para as medições da banda larga fixa, foram escolhidos voluntários que tiveram seus dados registrados por medidores (whiteboxes) instalados nos domicílios selecionados.
Foram acompanhados indicadores como velocidade instantânea, velocidade média, disponibilidade e período de transmissão. Na banda larga móvel, foram acompanhados dois indicadores: taxa de transmissão instantânea (velocidade de upload e download apurada no momento de utilização da internet pelo usuário) e taxa de transmissão média (média das medições de velocidade instantânea apuradas durante o mês). Eu faço parte deste grupo cuja velocidade é medida constantemente pela ANATEL. Aí está a prova que não sou chato, muito pelo contrário, estou, estamos sendo vergonhosamente lesados.
GASTOS NO EXTERIOR
Tirar férias e fazer compras no exterior ainda continua sendo um excelente negócio tanto que os gastos de brasileiros em viagens internacionais chegaram a US$ 2,168 bilhões em setembro. A informação é do Banco Central divulgados nesta última sexta-feira. É o maior resultado para meses de setembro, na série histórica do Banco Central, iniciada em 1969. De janeiro a setembro de 2013, os gastos somaram US$ 18,937 bilhões, contra US$ 16,339 bilhões. Já viram os preços dos pacotes da hotelaria para o próximo dinal de ano? E as passagens aéreas? Não é à toa que os brasileiros estão fazendo as contas e viajando para o exterior. A Tam ofereceu viagens durante este final de semana para o exterior, começando para Miami, para viajar no ano que vem. Os bilhetes não custavam mais de U$ 350,00. Mais barata do que qualquer destino brasileiro em pleno mês de janeiro, fevereiro, março... Lotaram as aeronaves para a alegria dos brasileiros e destinos no exterior.Viajar dentro do nosso país é caro e praticamente impossível, sem contar a nossa infernal malha aérea.
MELHOR IDADE
A Fundação de Cultura e Eventos de Piratuba acerta os últimos detalhes para a realização da 12ª edição do Festival de Dança da Terceira Idade, que vai do dia 03 ao dia 08 de novembro. São 30 grupos já confirmados para o evento. A expectativa dos organizadores é casa cheia em todas as noites de apresentação. Na quinta-feira, durante a noite de gala, o público vai assistir ao show da Perla, cantora famosa nos anos 70. Músicas como “Pequenina”, “Índia” e “Galopeira” serão lembradas. Grupos dos três estados do sul e um do Paraguai vão passar pelo palco do Centro de Eventos durante os dias da competição e mostra de danças. “Os grupos corresponderam ao nosso chamado e mais uma vez contamos com um número de participantes expressivo. Estamos com tudo preparado e sem dúvidas os idosos vão proporcionar belos espetáculos, vale a pena acompanhar”, adianta a superintendente da Fundação de Cultura, Gelci de Souza.
Clique na imagem para ampliá-la
A competição será realizada em quatro categorias. Dança Coreográfica, Danças Populares Folclóricas, Dança de Salão em Conjunto e Dança de Salão em Duplas. Nestas os bailarinos disputam troféus e premiação em dinheiro. As apresentações acontecem à noite no Centro de Eventos. No domingo não serão cobrados ingressos. De segunda a quarta o valor é de R$ 5,00 e na quinta, para ver o show da Perla, o custo da entrada é de R$ 15,00. O Festival também vai contar com os grupos que vão apenas apresentar seus trabalhos nos palcos abertos, que serão instalados no Parque Termal, Escola Amélia Poletto e no Centro Histórico. Com a participação dos 30 grupos inscritos, mais de 700 pessoas devem circular e movimentar a economia local durante os dias do evento. Além dos bailarinos e coreógrafos, grupos viajam até Piratuba apenas para acompanhar as apresentações. De acordo com informações da Associação de Hotéis de Piratuba, 80% dos leitos estão ocupados em função do Festival.
ENCONTRO AERONÁUTICO
Vai ficar colorido o céu do Festival Viva Serra durante o Encontro Aeronáutico-Festival de Aviões do Viva Serra, neste próximo domingo, dia 03 de novembro, das 10 às 16 horas, na Fazenda Condomínio Pouso na Serra. Regado a música típica, serviço de cozinha a base de trutas e passeios de helicóptero. Os primeiros 20 pilotos que chegarem voando ganham almoço; visitantes que almoçarem na festa concorrem a passeios de helicóptero; visitantes que trouxerem um quilo de alimento não perecível concorrem a passeios de helicóptero (alimentos serão doados para entidades beneficentes de Bom Retiro). Durante o evento acontece a gravação festiva do programa Galpão Crioulo, em fazenda vizinha, ao final do mesmo dia.
FERIADÃO INFINITY BLUE
Para quem ainda não planejou a viagem para curtir o último feriado prolongado do ano, o Infinity Blue Resort e Spa – único resort de mais badalado balneário do sul do Brasil, está com um super pacote especial para o período de 14 a 17 de novembro. Opção com três diárias para duas pessoas e até duas crianças de 8 anos no mesmo quarto não pagam. O pacote ainda inclui café da manhã, almoço e jantar todos os dias além de uma variada programação de lazer para crianças e adultos.
“O resort possui grandes atrativos para descanso e lazer: uma localização privilegiada – à beira mar e próximo a Balneário Camboriú – e uma estrutura
convidativa à família com atendimento diferenciado, conforto e gastronomia de alta qualidade”, ressalta o diretor geral Alberto Cestrone. Destaque ainda para a ampla estrutura oferecida pelo Infinity Blue: apartamentos de alto padrão, piscinas externa e aquecida, quadra poliesportiva, atendimento em frente ao mar em espaçoso deck, saunas, fitness e pilates, além de restaurantes, bistrô, salão de beleza e SPA. Conta também com programação de recreação para todas as idades (adultos, jovens, crianças de 4 a 6 anos e de 7 a 12 anos), berçário para os pequenos de 0 a 3 anos e serviço opcional de baby sitter através de agendamento. Recreação temática ”Durante todo o feriado da República teremos uma programação especial para as crianças de 4 a 12 anos. Optamos por brincadeiras temáticas para garantir ainda mais diversão aos pequenos e levar uma pouco da história do nosso País,”, explica a gerente de entretenimento do resort Júlia Luiza da Silva.
“Para os jovens e adultos teremos atividades esportivas, desafios e shows, além de sarau, sessão de cinema, luau com música ao vivo e um torneio de caipirinha”, complementa. Para as crianças as opções de brincadeiras serão diversas para agradar a todos os gostos. Estão programadas atividades como o “Resgate da Bandeira”, encenação da Proclamação da República do Infinity Blue, “Segredo de Estado” (brincadeira semelhante à caça ao tesouro) além de diversão nas áreas verdes do resort com a atividade “Em Busca da Tribo Perdida”. Na piscina a diversão está garantida com brincadeiras como: passeio de jangada, batalha naval e ”Ponte das Margens Plácidas”. Serão oferecidas ainda oficinas como a de dobradura quando as crianças aprenderão a fazer um chapéu em preparação ao jantar dos soldados, a de gastronomia, para aprender a montar pizzas portuguesas, e a de fotografia para ensinar a técnica de light painting – com desenhos brilhantes em que as crianças aparecem nas fotos como parte do cenário. Durante a noite haverá a apresentação da Turma do Papum com a peça de teatro O João e o Pé de Feijão – com bonecos fluorescentes – que irá entreter toda a família e completar as atrações do resort para o feriado. O Infinity Blue é uma empresa do Grupo Embraed e é associado à Resorts Brasil.
BROCKER TURISMO
A Brocker Turismo, a mais importante agência de receptivo e emissivo da Serra Gaúcha, terá destaque no Festival de Turismo de Gramado, que acontece em novembro próximo. A empresa estará recebendo seus clientes e amigos para apresentar muitas novidades, estreitando laços e trabalhando muito forte o destino Serra Gaúcha, com seus diferenciais, sempre com o objetivo de ampliar os negócios e receber, cada vez mais, visitantes. As Operadoras de Turismo que mais venderam a Serra Gaúcha serão agraciadas com o disputadíssimo Troféu Infinito, realizado há 8 anos pela Brocker Turismo durante o FESTURIS. O evento irá acontecer no mais novo e inédito atrativo turístico da Região, o Snowland, na noite de 8 de novembro, quando a Brocker Turismo irá premiar as 15 operadoras que mais venderam o destino Serra Gaúcha nos últimos doze meses.
O prêmio já é reconhecido no trade e as operadoras trabalham muito vendendo os pacotes turísticos da Brocker na expectativa de estar entre as 15, fazendo desta premiação mais uma forma de estimular a venda do destino. Segundo a direção da Brocker Turismo, neste ano haverá muitas surpresas com os resultados. Além das operadoras, que são os principais clientes da Brocker, a empresa elege uma pessoa da equipe para ser agraciada com o Troféu Amigo Colaborador e ainda faz distinção a alguém que fez a diferença nos resultados em parceria com a Brocker, considerado um verdadeiro amigo, uma pessoa que apoia a empresa de forma intensa, com o Troféu Amigo Parceiro.
Além de novidades e inovação sempre em estrutura e produtos, este momento será muito especial para apresentar a nova equipe comercial, de vendas e
marketing ao trade, como a nova Gerente Comercial Bruna Miranda. A campanha “Eu vou com a Brocker” que traz as ações comerciais para 2014 será também lançada no evento e trabalhada durante todo o Festival de Turismo, buscando fortalecer destino o ano todo e a fidelização junto aqueles que escolhem a Brocker Turismo como seu receptivo na Serra Gaúcha. A Brocker é ainda patrocinadora do Futebol do Festival e estará no stand 29 do evento esperando todos, com a receptividade de sempre.
Endereço imperdível em Gramado
Clique na imagem para ampliá-la
Em 2013, com a entrada da empresa organizadora do Festuris (Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos) na Organização Mundial do Turismo (OMT), foi identificada a importância do turismo para tornar o planeta cada vez mais sustentável e, assim, melhorar a qualidade de vida da população. Para dissertar sobre este tema, o evento terá o diretor-executivo de Competitividade, Relações e Associações da OMT, Márcio Favilla: “O Salão de Sustentabilidade a ser lançado no Festuris, símbolo este ano da capacidade de inovação de sua empresa organizadora, chamará a atenção para este tema de fundamental importância para o desenvolvimento dos destinos turísticos. A reflexão em torno das dimensões econômica, sócio-cultural e ambiental da sustentabilidade em destinos turísticos é de especial relevância e se faz absolutamente necessária, inclusive para que Gramado possa dar continuidade nos próximos anos e décadas a sua trajetória de sucesso”, salientou Favilla.
O turismo criativo também será abordado no congresso do evento, através do secretário de turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes: “Com estre programa, cresce a importância de dar visibilidade a Porto Alegre e despertar a percepção dos mercados emissores sobre a diversidade cultural e as singularidades da capital mais ao Sul do Brasil. Com o novo segmento, queremos posicionar a cidade como um produto diferente e competitivo no Brasil, como um destino cultural e criativo”, destacou Moraes. Além disso, será apresentado também pela presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc Brasil), Anita Pires, um painel sobre turismo de negócios, ou turismo corporativo, que hoje em dia se tornou um dos principais responsáveis pela criação de grandes eventos de cunho de congresso e seminários, mas que acaba abordando também o turismo. Mais informações, no site oficial do evento: http://www.festurisgramado.com/indexPaginasInternas.php?p1=274.
NOITE DE GALA DO VINHO
Endereço imperdível em Gramado
SUSTENTABILIDADE
Como já é de praxe no mercado nacional, o Festival do Turismo de Gramado apresenta anualmente os temas que estão em debate no turismo. Com o tema central “Turismo – A Vanguarda da Economia Sustentável”, as discussões em torno da sustentabilidade têm destaque, mas também serão desenvolvidos pelos palestrantes assuntos como turismo de negócios, turismo criativo, ecoturismo, competitividade e mídias sociais. O congresso do Festuris será realizado nas manhãs dos dias 8 e 9 de novembro, no Centro de Convenções do Serrano Resort.
Clique na imagem para ampliá-la
Em 2013, com a entrada da empresa organizadora do Festuris (Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos) na Organização Mundial do Turismo (OMT), foi identificada a importância do turismo para tornar o planeta cada vez mais sustentável e, assim, melhorar a qualidade de vida da população. Para dissertar sobre este tema, o evento terá o diretor-executivo de Competitividade, Relações e Associações da OMT, Márcio Favilla: “O Salão de Sustentabilidade a ser lançado no Festuris, símbolo este ano da capacidade de inovação de sua empresa organizadora, chamará a atenção para este tema de fundamental importância para o desenvolvimento dos destinos turísticos. A reflexão em torno das dimensões econômica, sócio-cultural e ambiental da sustentabilidade em destinos turísticos é de especial relevância e se faz absolutamente necessária, inclusive para que Gramado possa dar continuidade nos próximos anos e décadas a sua trajetória de sucesso”, salientou Favilla.
O turismo criativo também será abordado no congresso do evento, através do secretário de turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes: “Com estre programa, cresce a importância de dar visibilidade a Porto Alegre e despertar a percepção dos mercados emissores sobre a diversidade cultural e as singularidades da capital mais ao Sul do Brasil. Com o novo segmento, queremos posicionar a cidade como um produto diferente e competitivo no Brasil, como um destino cultural e criativo”, destacou Moraes. Além disso, será apresentado também pela presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc Brasil), Anita Pires, um painel sobre turismo de negócios, ou turismo corporativo, que hoje em dia se tornou um dos principais responsáveis pela criação de grandes eventos de cunho de congresso e seminários, mas que acaba abordando também o turismo. Mais informações, no site oficial do evento: http://www.festurisgramado.com/indexPaginasInternas.php?p1=274.
NOITE DE GALA DO VINHO
A maior festa da Serra Gaúcha, onde a atração principal são os vinhos brasileiros premiados internacionalmente, acontecerá dia 08 de novembro, no Dall’Onder Grande Hotel, na cidade de Bento Gonçalves (RS). Mais de 10 vinícolas - premiadas em países como Argentina, França, México, Estados Unidos, Eslováquia, Suiça, Grécia, Inglaterra, Canadá e Brasil - já confirmaram a presença com seus produtos premiados. Dentre elas: Vinícola Miolo, Casa Valduga, Salton, Aurora, Bodega Coppetti & Czarbonay, Casa Gacia, Cia Piagentini, entre outras. O tema escolhido de inspiração gastronômica, em 2013, será a literatura. Em cada obra, buscou-se identificar os sabores que fazem parte das histórias e que terão o objetivo de envolver os participantes desta festa única. Os livros escolhidos contemplam a gastronomia e a cultura de diferentes países. Entre eles teremos: “Julie e Julia”, que expressa um pouco da tradicional e importante culinária francesa; “Como Água para Chocolate”, de Laura Esquível, além das obras de Jorge Amado, para deixar a gastronomia brasileira em alta.
A Noite de Gala surgiu em 1997 com o objetivo de prestigiar e divulgar o que há de melhor em cultura, gastronomia e claro os vinhos e espumantes premiados da região dos Vinhedos no Rio Grande do Sul. Sucesso de público desde as primeiras edições, o evento ficou marcado pela passagens de nomes renomados da música e gastronomia de excelente qualidade, além de se tornar sinônimo de requinte e sofisticação.
Entre os pratos, uma diversidade de sabores para agradar a todos os paladares: Salmão ao molho de ervas finas, Purê rústico com redução de vinho e mel, Filé mignon com cogumelos, Moqueca de peixe, Pirão com farinha de mandioca, Acarajé, Cabrito assado nos perfumes de coentro e alecrim, Gnocchi de abóbora com molho de tomates, Popette, Torssaidi ao ragu de coelho, além de salada, como entrada e, é claro, as deliciosas sobremesas: O Mistério do Chocolate, Torta de chocolate com castanha, Afrodite, Carlota dos Amantes, Julie & Julia, Bávaro de laranja e picante com coulis de laranja, Sangue e Chocolate, Chocolate Supréme, A mesa de Jorge Amado, Bom-Bocados, O Enigma do Morango, Piramide de Morango, Rebours e Zabaione com frutas Vermelhas.
A cada gole uma maravilhosa sensação. Entre os vinhos e espumantes premiados que estarão em evidência no evento podemos citar o Cabernet Sauvignon Millésime 2009, Espumante Aurora (Brut Pinot Noir e Moscatel), Terranova Moscatel, Miolo (Millesime e Testardi Syrah), Gran Legado (Brut Champenoise, Brut Rosé e Moscatel), Salton (Virtude, Talento e Moscatel), Cave D´Castro (Moscatel e Brut Charmat), Chardonnay Lovara 2011, Merlot Lovara 2012 e Cabernet Sauvignon Lovara 2011. Para complementar o glamour da 17ª edição da Noite de Gala dos Vinhos e Espumantes, fãs de MPB poderão curtir os sucessos de Michael Sullivan, um dos maiores compositores do Brasil. Também presentes em mais uma edição, com seu espetáculo belíssimo, a Orquestra de Teotônia. O som da música instrumental invadirá o palco do Salão Sauvignon, envolvendo o público nos ritmos únicos do rock, jazz e MPB.
Endereço imperdível em Canela
CENTRO DE CONVENÇÕES
A segunda etapa do Centro de Convenções de João Pessoa 'Poeta Ronaldo Cunha Lima', localizado no Polo Turístico Cabo Branco (às margens da rodovia PB-008), foi inaugurada. Além do salão de exposições e eventos, entregue em agosto de 2012, passaram a funcionar o Centro de Congressos, o restaurante panorâmico e o mirante. Até a conclusão da obra deverão ser investidos R$ 170 milhões. O Centro de Congressos possui blocos administrativos em três pavimentos, salas multiuso com um auditório com capacidade para 2.340 pessoas. Ao todo são oito auditórios adaptados conforme o público dos eventos.O mirante, que é uma estrutura em concreto no formato de pirâmide invertida, tem altura equivalente a um edifício de 17 andares (57m). No primeiro piso funcionará o restaurante. O acesso dos visitantes à área de contemplação vai ser feito por meio de dois elevadores. Do topo as pessoas terão ampla visão de praias e de algumas áreas da cidade.
A área total do Centro de Convenções é de 34,52 hectares, sendo 48.676 metros quadrados de área construída. Os três estacionamentos – já em funcionamento – comportam mais de mil automóveis. O teatro, com 3.042 lugares, será a terceira e última etapa da obra. Primeira etapa – O Salão de Exposições e Eventos tem 19 mil metros quadrados de área construída e já abrigou eventos como o Festival de Turismo de João Pessoa, a Convenção Paraibana de Supermercados, e a Multifeira Brasil Mostra Brasil. O ambiente tem quatro locais para credenciamento ou venda de ingressos; comporta até quatro eventos independentes, dividindo-se o espaço interno. Também comporta uma lanchonete com espaço para 32 mesas em área coberta e 40 mesas no deck, e outras três lanchonetes na área interna da feira, além de quatro conjuntos de sanitários.
O salão tem ainda oito saídas de emergências; acesso independente de funcionários com vestiários feminino e masculino; um subsolo para a área técnica com galeria subterrânea para sistema de exaustão mecânica, onde todas as instalações poderão ser feitas e distribuídas por valas no piso de forma a fornecer aos estandes pontos de água, energia, esgotos e cabeamento estruturado. A cobertura do Salão de Feira e Eventos do Centro de Convenções foi concebida em uma estrutura metálica solta, em curvas, com vãos entre pilares de 46 x 22,5 metros. O fechamento da área em alvenaria com altura total de 5,6 metros é independente da cobertura em estrutura metálica, formando uma volumetria mais leve e solta. A área livre para exposições não tem laje.O prédio do salão foi orientado no seu sentido longitudinal para o norte e o sul de forma a permitir um maior sombreamento das fachadas e ventilação natural. A ventilação do espaço interno (área para exposições) é feita naturalmente, através da entrada de ar próxima ao piso a 0,50 metro, com venezianas tipo industrial, por possuírem área efetiva de ventilação.
Somente com a inauguração da primeira etapa do Centro de Convenções a Paraíba teve ampliada em 20% a capacidade do turismo de eventos e o Estado passou a ser incluído na rota das grandes atividades nacionais e internacionais. Um exemplo disso é a RoboCup, considerado o maior evento mundial de robótica e inteligência artificial, que deverá reunir 4 mil participantes de várias partes do mundo na Paraíba, no período de 19 a 25 de julho de 2014 (uma semana após a Copa Mundial de Futebol). Esta é a primeira vez que o Brasil sedia o evento, que já passou por 14 países. O professor de robótica da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e integrante da comissão organizadora da RoboCup 2014, Alexandre da Silva Simões, comentou que o Centro de Convenções foi um dos fatores determinantes para a escolha de João Pessoa como sede da RoboCup. O Governo do Estado acredita que o Centro de Convenções vai gerar um grande impacto no desenvolvimento turístico do Estado, criando maior demanda pelo setor hoteleiro, incentivando a gastronomia da região e forçando a ampliação do número de bares e restaurantes. O Centro também vai movimentar diretamente a cadeia econômica, através de segmentos específicos como o de guias turísticos, taxistas e artesões. O presidente da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), Cícero Bernardo da Silva, afirmou que o Centro de Convenções é um equipamento que faltava à cidade de João Pessoa para eventos de médio e grande porte e vai impulsionar o turismo de eventos e negócios.
Endereço imperdível em Canela
CENTRO DE CONVENÇÕES
A segunda etapa do Centro de Convenções de João Pessoa 'Poeta Ronaldo Cunha Lima', localizado no Polo Turístico Cabo Branco (às margens da rodovia PB-008), foi inaugurada. Além do salão de exposições e eventos, entregue em agosto de 2012, passaram a funcionar o Centro de Congressos, o restaurante panorâmico e o mirante. Até a conclusão da obra deverão ser investidos R$ 170 milhões. O Centro de Congressos possui blocos administrativos em três pavimentos, salas multiuso com um auditório com capacidade para 2.340 pessoas. Ao todo são oito auditórios adaptados conforme o público dos eventos.O mirante, que é uma estrutura em concreto no formato de pirâmide invertida, tem altura equivalente a um edifício de 17 andares (57m). No primeiro piso funcionará o restaurante. O acesso dos visitantes à área de contemplação vai ser feito por meio de dois elevadores. Do topo as pessoas terão ampla visão de praias e de algumas áreas da cidade.
A área total do Centro de Convenções é de 34,52 hectares, sendo 48.676 metros quadrados de área construída. Os três estacionamentos – já em funcionamento – comportam mais de mil automóveis. O teatro, com 3.042 lugares, será a terceira e última etapa da obra. Primeira etapa – O Salão de Exposições e Eventos tem 19 mil metros quadrados de área construída e já abrigou eventos como o Festival de Turismo de João Pessoa, a Convenção Paraibana de Supermercados, e a Multifeira Brasil Mostra Brasil. O ambiente tem quatro locais para credenciamento ou venda de ingressos; comporta até quatro eventos independentes, dividindo-se o espaço interno. Também comporta uma lanchonete com espaço para 32 mesas em área coberta e 40 mesas no deck, e outras três lanchonetes na área interna da feira, além de quatro conjuntos de sanitários.
O salão tem ainda oito saídas de emergências; acesso independente de funcionários com vestiários feminino e masculino; um subsolo para a área técnica com galeria subterrânea para sistema de exaustão mecânica, onde todas as instalações poderão ser feitas e distribuídas por valas no piso de forma a fornecer aos estandes pontos de água, energia, esgotos e cabeamento estruturado. A cobertura do Salão de Feira e Eventos do Centro de Convenções foi concebida em uma estrutura metálica solta, em curvas, com vãos entre pilares de 46 x 22,5 metros. O fechamento da área em alvenaria com altura total de 5,6 metros é independente da cobertura em estrutura metálica, formando uma volumetria mais leve e solta. A área livre para exposições não tem laje.O prédio do salão foi orientado no seu sentido longitudinal para o norte e o sul de forma a permitir um maior sombreamento das fachadas e ventilação natural. A ventilação do espaço interno (área para exposições) é feita naturalmente, através da entrada de ar próxima ao piso a 0,50 metro, com venezianas tipo industrial, por possuírem área efetiva de ventilação.
Somente com a inauguração da primeira etapa do Centro de Convenções a Paraíba teve ampliada em 20% a capacidade do turismo de eventos e o Estado passou a ser incluído na rota das grandes atividades nacionais e internacionais. Um exemplo disso é a RoboCup, considerado o maior evento mundial de robótica e inteligência artificial, que deverá reunir 4 mil participantes de várias partes do mundo na Paraíba, no período de 19 a 25 de julho de 2014 (uma semana após a Copa Mundial de Futebol). Esta é a primeira vez que o Brasil sedia o evento, que já passou por 14 países. O professor de robótica da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e integrante da comissão organizadora da RoboCup 2014, Alexandre da Silva Simões, comentou que o Centro de Convenções foi um dos fatores determinantes para a escolha de João Pessoa como sede da RoboCup. O Governo do Estado acredita que o Centro de Convenções vai gerar um grande impacto no desenvolvimento turístico do Estado, criando maior demanda pelo setor hoteleiro, incentivando a gastronomia da região e forçando a ampliação do número de bares e restaurantes. O Centro também vai movimentar diretamente a cadeia econômica, através de segmentos específicos como o de guias turísticos, taxistas e artesões. O presidente da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), Cícero Bernardo da Silva, afirmou que o Centro de Convenções é um equipamento que faltava à cidade de João Pessoa para eventos de médio e grande porte e vai impulsionar o turismo de eventos e negócios.