quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Começa em Gramado/RS, edição de gala do Festival Internacional de Turismo

 35º FESTIVAL INTERNACIONAL DE TURISMO 


Começa em Gramado/RS, edição de gala do Festival Internacional de Turismo

Começa aqui em Gramado, na fantástica Serra Gaúcha, a 35ª Edição do FESTURIS, Festival Internacional de Turismo, com Espaço Food & Drinks na área externa e com o melhor das carnes gaúchas e uruguaias. De fato, a gastronomia tem conquistado cada vez mais destaque no turismo. Não é para menos que ela tem sido um dos fatores que contribuem na decisão do viajante no momento em que define o destino que deseja conhecer. E, segundo dados do Ministério do Turismo, mais de 95% dos viajantes internacionais que visitam o país avaliam positivamente a culinária dos destinos brasileiros.
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
Assado Uruguaia – Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
Por isso, o segmento tem um espaço relevante dentro do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado que ocorre entre os dias 9 a 12 deste mês. O Food & Drinks Experience é um espaço que tem como objetivo apresentar destinos e roteiros gastronômicos, oferecendo uma experiência sensorial, reunindo sabores e aromas. Nesta edição histórica do Festuris, estão sendo oferecidas experiências dentro e fora do Pavilhão Araucária. O ambiente criado dentro da feira contará com degustações, venda de produtos únicos e selecionados, aulas-show, conteúdo especializado e muito networking. É um espaço que reunirá chefs talentosos e culinárias autorais, étnicas, regionais, e sustentáveis, confirmando o grande valor que a gastronomia tem hoje no setor de turismo. Um dos méritos da gastronomia é aproximar destinos, principalmente aqueles que estão ligados por uma mesma iguaria, como a carne. É o caso do Uruguai (país convidado) e Rio Grande do Sul (Estado anfitrião), em que se destacam a parrilla e o churrasco, respectivamente. O valor destas culinárias será apresentado na parte externa do Pavilhão Araucária. Ali, Churrasqueiros da capital gaúcha, Porto Alegre, que ostenta o título de Capital Nacional do Churrasco, apresentarão o preparo da típica culinária gaúcha. Já os parrilleros uruguaios trarão um elemento muito importante da sua Identidade cultural, os cortes especiais de carne. “Será uma experiência gastronômica abraçando as duas culturas em que os participantes poderão degustar o melhor dos assados”, comenta Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo – Referência em receptivo na Serra Gaúcha e logística para eventos em toda a região Sul do Brasil

PROGRAMAÇÃO DA ARENA GASTRONÔMICA DIA 10

Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo – Foto: Jefferson Severino
13h00 – GASTRONOMIA DE PORTUGAL; A gastronomia portuguesa oferece doces ricos, frutos do mar abundantes, vinhos deliciosos, uma variedade imensa de frutas e legumes, além de carnes de todos os jeitos e para todos os gostos. 14h – COZINHA DE NATUREZA; Chef de cozinha, agricultor e pesquisador, Rodrigo Bellora é natural de Bento Gonçalves e é idealizador do conceito Cozinha de Natureza, como uma forma de pensar e criar a gastronomia. 15h – RESSIGNIFICAÇÃO DA COZINHA; Marcos Livi, Chef gaúcho radicado em SP, apaixonado pelo fogo e através dele tem ressignificado a imagem da cozinha do Sul; 16h00 – COZINHA SUSTENTÁVEL; Chef Marcelo Cancino, que atua no sentido de transformar a vida de pessoas e negócios promovendo a gastronomia sustentável e o consumo consciente através de cursos, consultorias e eventos personalizados, beneficiando toda a cadeia produtiva e fortalecendo a economia. 17h – GASTRONOMIA DO URUGUAI; Suculentos churrascos a deliciosas empanadas.
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo – Muito mais do que um restaurante, muito mais do que um bistro em um vagão de trem na Estação Canela. Um lugar único, extremamente prestigiado e disputado. Por isso reservas até com semanas de antecedência. Acabei de fazer a minha. Embarque nessa aventura gastronômica. Com cozinha fina e variada um espaço elegante voltado a temas saudosistas da época romântica dos trens e estações. No Férreo os clientes podem sentar na estação ou em um vagão dos anos 20 completamente restaurando, tornando a refeição ainda mais especial. O horário de atendimento para o vagão é de segunda a domingo das 12h às 15h e das 19h às 22h. (fechado nas quartas). Clique no baner e confira. 

GASTRONOMIA DIA 11

Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
13h00 – GASTRONOMIA DO URUGUAI; Suculentos churrascos a deliciosas empanadas. 15h00 – RESSIGNIFICAÇÃO DA COZINHA; Marcos Livi, Chef gaúcho radicado em SP, apaixonado pelo fogo e através dele tem ressignificado a imagem da cozinha do Sul. 16h00 – CULTURA NORTISTA; Com o chef Artur Báez. Tem 15 anos de experiência, realiza um trabalho totalmente comprometido com a valorização da cultura nortista através da gastronomia. Melhor Chef de Cozinha 2022 Prêmio Líder; 1° lugar ‘Bora pra cozinha 2023, maior concurso gastronômico da região Norte; e 3º lugar Top Chef Brasil, maior reality de gastronomia do mundo. O Festuris – Feira internacional de Turismo de Gramado acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado, no Centro de Feiras do Serra Park. A solenidade de abertura, reconhecida pelo trade como um grande espetáculo que dá as boas-vindas aos participantes, acontece no Palácio dos Festivais, na quinta, dia 9. O evento tem o patrocínio de CVC e Sebrae, conta como anfitriões a cidade de Gramado e o Estado do Rio Grande do Sul. O Uruguai é o país convidado de honra. Assinam oficialmente o evento a Rede Laghetto de Hotéis, a Agência Turistur Turismo, a transportadora terrestre Planalto, a móveis Real Wood Concept, Miroh Chocolates e Vinícola Lídio Carraro. O Pompéia Ecossistema de Saúde assina como assistência médica oficial do evento. Apoio da CNC.
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo – Se você está em Gramado ou estará indo para a Serra Gaúcha, anote aí o melhor endereço gastronômico italiano. Famiglia Guimarães! Clique no baner e confira.

CASTELO SAINT ANDREWS & CARBONO NEUTRO

Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
O Natal no Castelo é uma experiência que faz os sonhos se tornarem realidade. Em Gramado, a cidade se transforma em um verdadeiro conto de fadas, com enfeites natalinos espalhados por todos os cantos, criando sensações mágicas, emocionantes e resgatando toda a simbologia e encanto desta época tão especial. No Castelo, o seu Natal se tornará ainda mais deslumbrante com a presença ilustre do Papai Noel, que traz consigo toda a alegria e generosidade que caracteriza essa data. Ao som de lindas músicas natalinas, o ambiente se enche de magia e encanto. E não podemos esquecer do incrível espetáculo de Natal, que irá te surpreender com um maravilhoso show de luzes, criando um espetáculo visual deslumbrante que certamente ficará gravado em sua memória. Castelo Saint Andrews – Simplesmente magnífico – Gramado – RS – Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
Durante o FESTURIS, o Castelo de Saint Andrews de Gramado lança o seu primeiro programa de Carbono Neutro, um projeto inédito que endereça o combate às mudanças climáticas, tema de urgência e notoriedade global. O empreendimento é o único Relais & Châteaux do Brasil, grupo que reúne os melhores hotéis do mundo, a contar com esse projeto. A partir da iniciativa, o Castelo Saint Andrews passa a ter completa Gestão em ESG, baseada no modelo de excelência internacional ISO, o que permitirá ao empreendimento acompanhar indicadores ESG de forma permanente e ampliar a geração de impacto positivo no entorno. O projeto visa neutralizar as emissões de carbono geradas pelas operações do Castelo em Gramado, investindo em práticas sustentáveis como projetos de reflorestamento na região e conscientização ambiental climática para públicos estratégicos. Este investimento está alinhado com a missão do empreendimento em potencializar a geração de riquezas, implementando ESG em sua gestão de ponta a ponta, até e etapa de conservação ambiental e conscientização.
O Castelo Saint Andrews Gramado, primeiro exclusive house do Brasil e membro da prestigiada associação Relais Châteaux de hotéis de luxo, anuncia novidades nos roteiros de festivais temáticos e as vendas para os roteiros de final de ano, especialmente para os períodos de Natal e Réveillon. A novidade fica para o roteiro Natal Encantado e Réveillon no Castelo, que contempla todo o período, de 18 de dezembro a 1º de janeiro, em 14 noites de hospedagem (pagando somente 10 noites) para curtir todos os atrativos do hotel e do Natal Luz, um dos maiores eventos temáticos do mundo, que nesta época deixa a cidade completamente no clima natalino, criando sensações e resgatando a simbologia do Natal. Estrutura impecável para atender todos os desejos de seus hóspedes. Localização privilegiada: dentro de um condomínio particular no centro de Gramado, com muita privacidade, exclusividade e vista para o deslumbrante Vale do Quilombo. Possui três opções de acomodações sendo 11 suítes Castle, oito suítes Mountain e três suítes no Mountain House - Uma casa exclusiva dentro do complexo Saint Andrews. Acomoda até sete pessoas com muito conforto e os serviços exclusivos de hotelaria do Castelo. Clique e conheça a programação completa até março de 2023, incluindo Natal e Réveillon.
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo – Imagine um lugar perfeito, onde design, bem-estar e gastronomia se harmonizam de maneira integrada. Assim é o Castelo Saint Andrews, um Relais & Châteaux na encantadora Serra Gaúcha. Além de tudo isso, Jardins Encantadores; Maravilhosa Vista para o Vale do Quilombo; Suítes Luxuosas; Serviço Exclusivo de Mordomo/Chofer; Premiado Restaurante Primrose; Adega Gourmet; Menus Exclusivos e Personalizados; Wine o’Clock (degustação de vinhos); Boulangerie (noites de pizza gourmet); Cigar Lounge; Academia Equipada; Piscina Aquecida; Sauna seca e úmida; Terapia Relaxante no Spa. Feriados de abril e maio na mais encantadora cidade da Serra Gaúcha. Clique no baner e faça sua reserva. Foto Jefferson Severino
Foram cerca de 10 meses de desenvolvimento, sendo que desde o início de 2023 um grupo de especialistas trabalhou no desenvolvimento do 1º Inventário de Carbono do Saint Andrews, com a definição e acompanhamento de todos os indicadores de emissão gases de efeito estufa, avaliando processos e logísticas adotados na operação do castelo. Com base neste estudo, um amplo plano de mitigação de impactos foi desenvolvido, adaptando processos operacionais até a completa neutralização de carbono, que resultará na concessão do Selo Prima Conscientização Climática, na noite de abertura do Festival de Turismo de Gramado (Festuris), no dia 10 de novembro. O programa foi construído com apoio de consultorias e técnicos renovados na questão ambiental, como a GESCAP – Gestão e Capacitação de Alta Performance e a OSCIP Prima Mata Atlântica e Sustentabilidade, com a chancela do GBV – Grupo Brasil Verde, IFEC – Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência, Coalizão Brasil – Clima, Florestas e Agricultura, ACA – Aliança pela Ação Climática e REBIA – Rede Brasileira de Informação Ambiental.
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo – Castelo Saint Andrews em Gramado – Foto: Jefferson Severino
O programa Carbono Neutro envolve a implementação de ações, algumas já concluídas e outras a serem implementadas nos próximos meses: Reflorestamento local: plantio de mais de 200 mudas de árvores nativas no jardim do Castelo, entregando ao empreendimento um novo atrativo natural, que permitirá a construção de um bosque para utilização de hóspedes, com vista privilegiada para um dos patrimônios naturais próximos ao hotel, o Belvedere do Vale do Quilombo. Essa iniciativa permite desde já a compensação das emissões de carbono; Educação ambiental climática: capacitações para o time de colaboradores do empreendimento para a gestão ESG, bem como engajamento junto à comunidade local para que estudantes e moradores do entorno possam também participar de iniciativas educacionais sobre a conservação do meio ambiente a partir do novo bosque; Eficiência energética: implantação de tecnologias e práticas para reduzir o consumo de energia renovável nas instalações do Castelo; Parcerias sustentáveis: colaborar com organizações locais e regionais para inspirar a adoção de práticas ESG por demais interlocutores da cadeia produtiva de serviços da região.
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo – Guilherme Paulus – Foto: Jefferson Severino
Guilherme Paulus, proprietário do Saint Andrews, destaca que o programa Carbono Neutro demonstra o compromisso de longo prazo e contínuo com a sustentabilidade ambiental e a preservação do ecossistema local: “Convido a iniciativa privada, empresários e demais articuladores da Serra Gaúcha, a juntarem-se a nós, para construirmos um futuro mais verde e sustentável para todos, para as gerações atuais e futuras. Desejo que o Saint Andrews seja lembrado não apenas por sua beleza histórica e excelência em hospitalidade e luxo, mas também por seu compromisso com a sustentabilidade da região mais promissora do Brasil”. O Saint Andrews tem como política a garantia de exclusividade, sofisticação e requinte reunidos em um empreendimento com arquitetura inspirada nos castelos escoceses, qualidade de suas experiências e satisfação dos clientes. E, agora, o Castelo eleva seu modelo de excelência, sendo um dos primeiros hotéis do Rio Grande do Sul a fincar bandeira neste pioneirismo. No dia 10 de novembro, ocasião de abertura do Festuris, o Saint Andrews realizará um evento para celebrar esse marco histórico, com o plantio da primeira muda que simboliza o início de sua gestão em ESG, devidamente certificada com a concessão do Selo Prima Consciência Climática, conferido por organizações internacionais, pela OCRE – Associação para Valorização do Ambiente, Cultura Patrimônio e Lazer, de Portugal, e pelo movimento latino-americano SIMAAS – Sistema de Integração Municipal América Área Sul, concedido apenas para iniciativas dedicadas à revalorizar a identidade sociocultural de patrimônios naturais no território do Cone Sul, em especial Argentina, Brasil, Chile e Bolívia.
Natal Luz de Gramado deve aumentar com busca por atrações baratas
O Águas de Palmas Resort oferece uma estrutura completa entre o mar e a montanha para que você desfrute o melhor, seja em suas férias ou em seus eventos. São 240 mil metros quadrados de área em meio à natureza, com todas as opções que você precisa para viver os melhores momentos: completo parque aquático, um quiosque na praia com cadeira, guarda-sol e atendimento de bar a beira mar, além de excepcionais opções gastronômicas dentro do complexo.

AUMENTO NOS CUSTOS DE VIAGENS

Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
WTM Londres/Divulgação
Já na WTM Londres, em alta os problemas gerados pelo aumento dos custos de viagem e férias, os quais foram identificados como um dos principais desafios que a indústria enfrenta, de acordo com o Relatório de Viagens Globais da WTM em parceria com a Tourism Economics, apresentado hoje no último dia 06, durante a WTM London 2023. O relatório aponta as “revenge travels” (‘viagens de vingança na tradução literal) como uma tendência atual, à medida que os consumidores recuperam as viagens após a pandemia de COVID-19. Isso teria mitigado o impacto dos altos custos no comportamento do consumidor até agora; mas ainda resta saber como os preços mais altos continuarão a afetar as escolhas dos viajantes no futuro. As empresas de viagens também estão preocupadas com o aumento dos custos, bem como com problemas de pessoal, revela o relatório. Apesar do cenário econômico incerto, no entanto, a perspectiva é positiva, com muitos consumidores demonstrando prioridade quando se trata de gastos com viagens.
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
Juliette Losardo – WTM London
“Como o Relatório de Viagens Globais da WTM mostra, os custos são uma preocupação não apenas para os clientes, mas também para as empresas de viagens, que também estão tendo que encontrar maneiras de lidar com o problema urgente da escassez de pessoal. De forma mais positiva, o relatório mostra as oportunidades reais que os stakeholders de viagens e turismo estão aproveitando”, afirmou Juliette Losardo, diretora de Exposições da World Travel Market London. Além disso, muitos fatores que contribuíram para o sucesso do turismo global continuarão a impulsionar o crescimento futuro da indústria; o crescimento econômico em mercados emergentes e as mudanças demográficas e sociais permanecem como áreas de oportunidade. Ao serem questionados sobre as barreiras ou desafios ao turismo, os entrevistados mencionaram o aumento do custo dos negócios e problemas de pessoal como suas duas principais preocupações, identificadas por 59% e 57% dos entrevistados, respectivamente. O custo de acomodação (54%), o custo de voos (48%) e a burocracia/regulamentação do governo (37%) também estão mais acima na lista de preocupações do que a diminuição dos gastos entre os viajantes, que foi identificada como uma preocupação por 33% dos entrevistados.
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo – Agência Brasileiros em Ushuaia – a nossa melhor opção na Patagônia Fantástica Argentina.
O turismo global continua a se recuperar de forma sólida, apesar dos riscos e desafios enfrentados pela indústria. Até o final de 2023, a Tourism Economics prevê que as viagens internacionais globais ultrapassarão 1,25 bilhão, o que representa mais de 85% do nível máximo alcançado em 2019. O relatório afirma que as empresas estão usando a tecnologia para lidar com a escassez de pessoal; grandes eventos culturais e esportivos se recuperaram, e há uma demanda crescente dos consumidores por experiências únicas e memoráveis, todas as quais apresentam oportunidades para destinos turísticos e organizações.
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
Café Colonial Schutz – Inigualável – O melhor da Grande Florianópolis – Clique no baner e confira.

VIAGENS DE NEGÓCIOS & LAZER

Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
A “bleisure” – viagens mistas de negócios e lazer – entre outras tendências de viagens de negócios, como “workcations”, foi destacada como a terceira maior oportunidade, mencionada por 53% dos entrevistados. Muitas organizações e destinos se reposicionaram para abraçar eficazmente essa tendência, à medida que as pessoas desfrutam de maior flexibilidade no local de trabalho, em comparação com o período pré-pandêmico. Para Juliete, a demanda reprimida da pandemia de COVID, que interrompeu as viagens globais, ainda está alta, e as pessoas sempre vão querer viajar para experimentar diferentes culturas e realizar seus sonhos de viagem. “O setor de viagens mostrou repetidamente sua resiliência, e este relatório mostra que, com as oportunidades disponíveis, a indústria de viagens e turismo enfrenta um futuro empolgante”.
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
Um Tesouro escondido, um lugar único e exclusivo bem no Centro Histórico de São José – Clique no Baner e confira. Fotos Jefferson Severino

FESTIVAL STREET ART TOUR

Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
Festival Street Art Tour – Mural Transver Floripa – Artista @cazao_ – Foto @fotografo_rafa
O Festival Street Art Tour, que transforma a paisagem no centro histórico de Florianópolis com murais em pequeno, médio e grande formatos, e o traço diverso de muitos artistas catarinenses e também de outros estados e países, volta numa edição ampliada nos dias 17, 18 e 19 de novembro. A Capital de Santa Catarina, conhecida internacionalmente pelas suas belezas naturais, agora também já é uma referência em arte urbana, alinhando-se ao movimento que ocorre em metrópoles brasileiras e de outros continentes. O Festival Street Art Tour (SAT), irá circular por outras regiões da cidade e propõe conexões entre as pessoas e o seu entorno, um diálogo direto entre o fazer artístico e o seu propósito enquanto agente transformador. Assim, o SAT busca realizar o desenvolvimento de ações que contemplam intervenções artísticas como forma de valorizar a arte urbana e multiplicar o vínculo, na valorização diária deste tipo de manifestação em espaços públicos e de circulação da cidade. Este ano o evento irá promover, além dos murais em diversos formatos, murais coletivos que através de inscrições gratuitas selecionou artistas de várias regiões do país. Acontece também o primeiro Mercado de Arte, juntamente com o Lounge CLARO, focado na produção artística urbana local. Será realizado na Quadra da Escola Antonieta de Barros, onde os artistas se inscrevem gratuitamente para participar – e onde terá também uma oficina de customização para personalizar acessórios e objetos do público presente.
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
Festival Street Art Tour – Mural Fritz Muller – Artista @ignoreporfavor – Foto @fotografo_rafa
O Street Art Tour surgiu da parceria entre o Studio de Ideias Produtora Cultural, dos sócios Arturo Valle Junior e Marina Tavares, com o artista urbano Rodrigo Rizo e inclui uma ampla programação nos três dias principais do evento. Além das intervenções artísticas com murais coletivos, haverá também exposições, oficinas para adultos e crianças, shows locais e nacionais. Na edição deste ano, o festival realizará novamente o walking tour com o Guia Manezinho (Rodrigo Stupp). São passeios gratuitos pela arte urbana da cidade. A novidade este ano será o passeio Street Art Tour by Bus destinado ao público do festival, com percurso de ônibus e permitindo também a acessibilidade de cadeirantes. Todos os passeios serão gratuitos, com inscrições antecipadas no perfil @streetarttourfloripa. Os realizadores do evento lembram que o diálogo entre o cenário de Florianópolis e a arte urbana não iniciou com o festival. A capital de SC abriga um grande polo de pessoas ligadas a manifestações artísticas como Graffiti, Lambe-lambe, Rap e Hip hop. Neste mesmo movimento, surgem iniciativas que visam integrar os moradores da cidade ao espaço que elas ocupam. Enxergar os muros e paredes da cidade como uma tela em branco para dar voz a artistas também faz parte desta ideia. Nesse conceito de integrar artistas e suas criações ao cotidiano de quem vive na cidade e quem a visita, um dos principais itens destacados pelos realizadores é a acessibilidade.
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
Clique no baner e confira!

TURISMO FERROVIÁRIO BRASILEIRO

Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
Clique no baner e confira!
A Associação Brasileira de Operadores de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC) acaba de anunciar a realização do 1º Fórum de Fomento ao Turismo Ferroviário Brasileiro. O evento técnico, que visa promover o desenvolvimento do turismo ferroviário no Brasil, vai acontecer de 21 a 23 de novembro de 2023, em Curitiba – PR, e as inscrições já estão abertas. A Lei 14.273, de 2021, conhecida como a Lei de Ferrovias, regulamenta o investimento privado para a exploração de linhas férreas federais ociosas. A norma incentiva também o desenvolvimento tecnológico, preservação da memória ferroviária, competitividade, inovação, segurança, proteção ao meio ambiente, eficiência energética e qualidade do serviço de transporte ferroviário brasileiro. Com o apoio da UFPR e Sebrae, o 1º Fórum de Fomento ao Turismo Ferroviário Brasileiro terá palestras, painéis, oficinas e o passeio de trem da Serra Verde Express para Morretes como visita técnica. Entre os palestrantes, estão confirmados representantes de órgãos oficiais do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Secretaria do Patrimônio da União (SPU), além da Embratur, Secretaria de Turismo do Mato Grosso do Sul e os Governos dos Estados de São Paulo e Paraná.
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo – Sinta a alegria do Natal contagiar em um espetáculo que envolve encanto, magia e uma decoração fantástica para aguardar a vinda do bom velhinho. Venha viver os dias mais felizes do ano com quem você ama aqui no Hotel Renar. Ícone hoteleiro no Vale dos Imigrantes, Fraiburgo SC, a Terra da Maçã – Só não esqueça de fazer a sua reserva.  Clique no baner.

FERIADÃO EM ITAIPU

Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
Vertedouro – Foto: Rafa Kondlatsch – Itaipu Binacional
Os atrativos da usina de Itaipu foram visitados no feriadão por 11.516 turistas, 4 mil pessoas a mais do que o número previsto pelo Complexo Turístico Itaipu (CTI), que trabalhava com a expectativa de atender 7,5 mil visitantes entre quinta-feira (2), Dia de Finados, e domingo (5). O número foi 53% maior do que o esperado. Um dos motivos da alta da demanda foi o vertimento da usina. Além dos turistas de outras cidades e países, muitos moradores de cidades lindeiras ao reservatório de Itaipu aproveitaram o show das águas no vertedouro para visitar a Binacional. O Itaipu Panorâmica recebeu 8.719 visitantes; o Itaipu Especial, outros 1.129 turistas. Já o passeio Itaipu Refúgio atendeu 498 pessoas e o Itaipu Iluminada, 637 turistas. As exposições do Itaipu Ecomuseu receberam um público de 184 pessoas; o Itaipu Ride (moto), 212, e o Itaipu By Bike, 137 pessoas. Desse total, 2.305 visitantes são de cidades lindeiras ao lago de Itaipu. O maior público é procedente do Paraná, com 5.877 pessoas, seguido de São Paulo, com 2.083 visitantes. Neste ano, já conheceram a usina mais de 429 mil turistas. O aumento no acumulado é de 26% em relação a 2022. Em outubro, o crescimento registrado na visitação foi de 6,3%.
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
Com preços especiais e feriadão para você aproveitar com sua família! Para este mês especial, prepararam atividades e opções de lazer para comemorar a verdadeira cultura gaúcha! Com atividades tradicionais, música ao vivo, gastronomia típica, brincadeiras para as crianças e muito mais! Prepare-se para encontrar a tradição do campo com o conforto e aconchego de uma fazenda de verdade, em pleno funcionamento! descoberta das cavalgadas, trilhas, lindas paisagens e a tranquilidade que você só encontra por lá. Aproveite o melhor da natureza no Boqueirão. As portas e porteiras estão abertas para proporcionar momentos inesquecíveis de relaxamento e diversão em meio a um cenário natural de tirar o fôlego. Sinta-se convidado a desfrutar esse super setembro e o início da primavera. Reserve agora clicando no baner e aproveite uma estadia com quatro refeições incluídas em sua visita! Já está tudo pronto para receber você e sua família! – Boqueirão Hotel Fazenda – Ícone do Turismo Rural Nacional em Lages – SC, a Princesa da Serra. O melhor em sua categoria.

CATARATAS

Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
Já o Parque Nacional do Iguaçu, recebeu 24.588 visitantes durante os quatro dias de feriado prolongado, 2 a 5 de novembro. Todas as regiões do Brasil e 69 nacionalidades contemplaram as belezas do Patrimônio Mundial Natural.
A Maravilha Mundial da Natureza ficou com a vazão bem superior à média no período. Há duas semanas, o volume d’água está acima do normal. No sábado, 4 de novembro, chegou a 17 milhões e 300 mil litros d’água por segundo, cerca de 11 vezes a média, que é de um milhão e 500 mil litros. Neste feriadão, os visitantes puderam vivenciar o Sunset Porto Canoas, na Praça Santos Dumont. A concessionária Urbia Cataratas organizou no espaço, localizado no final da Trilha das Cataratas, uma experiência de descanso para valorizar Santos Dumont, que teve um papel fundamental na criação do Parque Nacional do Iguaçu, e para oferecer momentos memoráveis para os visitantes celebrarem a visita à unidade de conservação. Quem quiser viver essa experiência precisa organizar-se desde já e comprar o ingresso on-line para visitar o Parque Nacional do Iguaçu, no site oficial das Cataratas, com antecedência. As entradas são por horário e data para realização do passeio.
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo – Hotel Sibara Flat, para quem acredita que praia, saúde e lazer são sinônimos. A sua frente 6,8 quilômetros de larga faixa de areias brancas e mar de águas calmas, claras e mornas. O local é ideal para todas as idades, onde adultos e crianças podem dar um delicioso mergulho, brincar e praticar vários esportes sempre em contato com a natureza. No amanhecer você pode ter o privilégio de ver o espetacular nascer do sol que enche o céu de cores. O Sibara Flat está localizado em plena Av. Brasil, a uma quadra do mar e é um dos balneários mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. E não é para menos: totalmente planejado, oferece excelente infraestrutura para os visitantes, desde o Sibara Flat, shopping, bares, restaurantes, áreas verdes para lazer e atividades físicas, roda gigante, Aquarium e a melhor programação para todas as idades. Afinal de contas, é o balneário mais badalado do Sul do Brasil. Clique no baner e confira os pacotes e faça sua reserva. 

NOVEMBRO AZUL

Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
Foto: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional
Falando nisso, a Itaipu entra na campanha Novembro Azul com a realização de campanhas internas e a iluminação das edificações da usina com as cores do movimento. O objetivo é incentivar a população masculina a dedicar mais atenção à saúde e se conscientizar sobre a importância da prevenção de doenças comuns entre os homens, como o câncer de próstata, entre outras. A Itaipu sempre está envolvida em todas as campanhas temáticas de prevenção e cuidados com a saúde da população. Até o final do mês, as calotas, o monumento da Unila, a fachada do Centro de Recepção de Visitantes e a Iluminação da Barragem estarão com as cores do movimento. Internamente, a Itaipu priorizou algumas medidas para ajudar, ao longo de todo o mês, os empregados a darem um tempo nas atribulações do dia a dia para fazerem exames preventivos do câncer de próstata sem a limitação de quantidade. A medida é válida para os exames clínicos laboratoriais (PSA livre e total) e de imagem (ultrassonografia de abdômen total), que até o fim de novembro ficam, por liberação da Itaipu, livres da carência (um por mês para os laboratoriais e um a cada seis meses para o de imagem).
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
Além dos exames exigidos pela legislação trabalhista, a Medicina do Trabalho da empresa oferece uma série de exames preventivos, análise de fatores de risco e consultas médicas, entre outros. Por isso, a Itaipu recomenda o comparecimento ao exame periódico, não apenas como obrigação legal, mas, principalmente, como oportunidade de cuidar e refletir sobre a saúde. A empresa também dispõe do Programa Reviver, que promove ações que incentivam o estilo de vida mais saudável. No início, o câncer de próstata não apresenta sinais. E quando os sinais começam em 95% dos casos, a doença já está em estágio avançado, o que torna a cura muito mais difícil. A prevenção é a melhor saída. O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo – GTA – Global Travel Assistance atua no mercado de seguro viagem a mais de 33 anos. Após vários anos de atuação no mercado brasileiro nosso objetivo é atender as várias demandas de viagens pelo Brasil e para o exterior nos vários nichos de mercado como o Lazer, negócios, intercâmbio, religioso, oferecendo sempre o seguro viagem adequado com serviços da mais alta confiabilidade, garantia e segurança. Para tanto, agregamos nossa experiência, estudos das necessidades e know-how a um dos maiores provedores de serviços de assistência do mundo. Contamos com 40 centros operacionais, 300 postos de atendimento, 3.000 funcionários devidamente treinados e em conformidade com as normas da ISO 9001 e, ainda, dispomos de 530 linhas telefônicas com capacidade para 95.000 chamadas/hora. Qualidade na prestação de serviços de assistência em viagens internacionais e nacionais é o compromisso da GTA – Global Travel Assistance. Este é o nosso diferencial, que certamente proporcionará a satisfação plena dos nossos clientes

FESTIVAL DAS CATARATAS

Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
Paulo Angeli – Foto: Jefferson Severino
O idealizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, é um dos finalistas entre os profissionais de destaque do Prêmio Nacional do Turismo. Angeli aparece na categoria Iniciativa Privada – Micro, Pequenos Empreendedores e MEI na lista preliminar divulgada pelo Ministério do Turismo nesta sexta-feira (3). Foram selecionados 24 candidatos na categoria “Profissionais de Destaque” e outros 30 no grupo “Iniciativas de Destaque”, selecionados após análise de uma comissão julgada composta por especialistas dos setores público e privado, pesquisadores e consultores. Com o tema “O Turismo Transformando Vidas”, o Prêmio Nacional do Turismo é um reconhecimento às melhores práticas e talentos do setor no país e entra agora na fase de apresentação de recursos pelos não classificados no processo. A lista definitiva dos três finalistas em cada categoria será divulgada em 17 de novembro, e a estreia de estreia acontecerá em 15 de dezembro, em Brasília (DF). Os “Profissionais de Destaque” serão submetidos a uma votação popular, que estará disponível AQUI a partir de 20 de novembro até 1º de dezembro. Foz do Iguaçu (PR) também está representada entre os finalistas da categoria Governança e Gestão do Turismo, com o modelo de gestão sustentável implementado pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu.
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo – Abra os olhos, ligue a ducha, inspire-se e sinta essa mina de bons sentimentos fluir! Viva os melhores dias de sua vida rodeados de exuberâncias naturais. No hotel você encontrará acomodações que foram palco de muitas histórias de amor e contemplação, união e comemoração com detalhes simplesmente inimagináveis. Prepare-se para um encontro da história de muitos e escreva o próximo capítulo da sua, onde em cada detalhe de sua hospedagem, bem como de sua visita a Urubici, você descobrirá novas memórias. O URUBICI PARK HOTEL está em Urubici, na serra catarinense. Bem localizado, sua posição central se destaca por ter fácil acesso a todas as atrações turísticas. O café da manhã colonial é um dos maiores diferenciais do hotel. É servido a partir das 6h30 da manhã, com um grande buffet de variados itens com frutas da estação, diversos tipos de pães, sucos e doces típicos da região.

BELLA DA SEMANA – FERNANDA CAMPOS

Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
Fernanda Campos – Foto: Bella da Semana/Divulgação
A última parte do ensaio com a modelo Fernanda Campos nua para o Bella da Semana já está no ar. Estão prontos? Fernanda Campos estampou as capas dos principais jornais do mundo todo ao revelar o seu envolvimento com um dos maiores jogadores da história. Além da sua beleza que dispensa comentários, a ruiva também é blogueira, modelo, mentora de cursos e criadora de conteúdo. Ela posou nua de um jeito jamais visto antes deixando os nossos assinantes de queixo caído (mostrando tudo que o menino Ney viu), agora ela está de volta nesta quarta-feira para você se apaixonar ainda mais! Veja abaixo o vídeo de divulgação do ensaio! Não esqueça de logar na sua conta do Youtube para assistir os vídeos para maiores de 18 anos, aproveite e assine nosso canal. Não perca! Provoque ainda mais seus instintos masculinos assinando o Bella da Semana. Um lugar reservado para quem realmente gosta e entende de mulher!
Começa em Gramado a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo
A MELHOR CERVEJA DO BRASIL – Com o espírito de excelência herdado de imigrantes europeus que vieram para Joinville no século XIX, nascia em 2006 a OPA BIER, cujo objetivo era o de resgatar a tradição cervejeira da cidade, terra de uma das primeiras e da melhor cerveja do Brasil. OPA significa avô em alemão, e é uma homenagem aos nossos antepassados. OPA também é um cumprimento típico da nossa região. Uma marca simples de pronunciar e memorizar, que preza pela qualidade de seus produtos, que reúne os melhores ingredientes e valoriza o conhecimento cervejeiro, passado de geração em geração. Ao fortalecer as raízes da cultura cervejeira, a OPA BIER fabrica de forma sustentável milhões de litros de cerveja por ano, sem perder a qualidade.
Leia ainda: Natal Luz de Gramado deve aumentar com busca por atrações baratas
Natal Luz de Gramado deve aumentar com busca por atrações baratas
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:

Segurança é um segmento do Turismo! É primeiro item que está na mente do viajante

Muda perfil do viajante. Viagens corporativas mantêm forte alta em setembro

Santa Catarina é top 100 em certificação internacional de turismo

Hora de viajar – Descontos de 50% para viagens nacionais e internacionais

Massagem tântrica, uma jornada de autoconhecimento e prazer

Passagens aéreas baratas ainda sem data para sair do papel

Nova campanha de turismo foi lançada na FIT Buenos Aires

É histórico o número de emissões de vistos americanos para brasileiros

FESTURIS 2023 – Capital humano: Chave da transformação

Brasil foi eleito o melhor país do mundo para o Ecoturismo

Tantraterapia, abordagem terapêutica baseada nos princípios do Tantra

Terapia e Massagem Tântrica – Conexão transcendente com a vida e o viver

Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental