sexta-feira, 16 de outubro de 2009

OLIMPÍADAS

OLIMPÍADAS
Vem aí mais uma outra fiscalização. Desta vez a "Comissão" de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou a criação de "subcomissão" especial para acompanhar e fiscalizar as ações para a realização das Olimpíadas de 2016. A data para início dos trabalhos não está definida, evidentemente. Ainda não há indicações de integrantes pelos partidos. Como não existe oposição, tudo dependerá da "comissão".

OUTRAS MAIS...


Para também tirar uma lasquinha, a "Comissão" de Turismo e Desporto também aprovou a criação de "subcomissão" para tratar dos jogos. Além disso, a "Comissão" de Fiscalização Financeira e Controle incluiu os gastos com a organização e a realização das Olimpíadas no rol de ações a serem acompanhadas pela "Subcomissão" Permanente de Acompanhamento, Fiscalização e Controle dos Gastos Públicos com a Copa do Mundo de 2014. Em breve a comissão da comissão, da subcomissão para fiscalizar a subcomissão da comissão... Só está faltando o PROCON criar uma subcomissão...


PROCON/SC

Falando nisso, o PROCON/SC, órgão vinculado à Secretaria Executiva de Justiça e Cidadania (SJC) e à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, alcançou este ano o inédito índice de resolutividade de 94.7%. Das 15.728 demandas geradas no PROCON/SC, no período de 1º de setembro de 2008 a 31 de agosto de 2009, 14.890 foram solucionadas. As informações constam do relatório referente ao período expedido pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC) - vinculado ao Ministério da Justiça (MJ), sistema ao qual o PROCON/SC está interligado.

PREFEITURA

Djalma Berger corre sério risco de perder muita grana. Dos 14 milhões de reais à disposição do Município de São José, desde setembro de 2008, a prefeitura do município não conseguiu gastar R$ 1,00 sequer. E ainda corre o risco de perder o recurso se as obras não iniciarem este ano. Um verdadeiro festival de barbaridades, trocas de secretários, a exemplo do prefeito anterior, além de mudanças na estrutura física das secretarias estão fazendo com que o PAC fique empacado. Desde que entrou em funcionamento, a nova administração não consegue aprovar seus projetos junto à Caixa Econômica Federal, e o que se vê são obras licitadas e não iniciadas, causando indignação em todos os envolvidos.

CONVÊNIOS

Desde setembro de 2008 a Prefeitura de São José firmou contrato com o Governo Federal para realizar inúmeras obras de infra-estrutura no município, abrangendo uma poligonal com cinco comunidades, num total de 1.308 famílias, nos bairros de Vista Alegre, Benjamin, Zenaide e Residencial Potecas. Essas comunidades receberiam saneamento básico, novas habitações e regularização fundiária dos seus imóveis. Com a nova administração a coisa mudou. De uma só canetada a administração alterou a poligonal e deixou de fora do PAC os bairros Benjamin e D. Zenaide, retirando do programa 860 famílias.

BENEFICIADOS

Há que se considerar, ainda, que a Prefeitura diminuiu o número de beneficiados, mas não o valor da obra, o que a Caixa Econômica Federal não aceita. Querer mudar um contrato assinado com o Ministério das Cidades "a toque de caixa" não é possível. E o pior é que ninguém se entende a ponto de se chegar a um consenso entre Caixa e Prefeitura. Com isso já se vai quase 01 ano sem que se chegue a uma solução plausível.

MANGUE VIVO

O Instituto Mangue Vivo tem dois contratos de Regularização Fundiária com a Prefeitura, desde 2007. O 1º já iniciado beneficiará 890 famílias nos bairros de: Vila Formosa (414), Santos Saraiva (376), Sertão do Imaruim (29) Residencial Lisboa (28) e Metropolitano (88). Já o 2º contrato, que envolve recursos do PAC, até agora não teve início por questões meramente burocráticas. A Caixa Econômica Federal informa, através do Departamento de Habitação - GIDHUR, que se a Prefeitura não cumprir o contrato e não iniciar as obras até o fim do ano pode perder os recursos. O somatório de todo esse descaso nos leva a assistir, mais uma vez, perplexos, a burocracia emPACando o PAC. Só que neste caso, não é culpa do Governo Federal e sim das questões políticas envolvendo a antiga administração e a atual num imbróglio descabido, à luz da coerência e do bom-senso... E a população é que paga o pato. mais informações com o Instituto Mangue Vivo via e-mail paulo@manguevivo.org.br.

PORTOS

Empresas belgas de logística têm interesses em acordos operacionais com o Porto de Itajaí. O objetivo de intensificar o tráfego de cargas entre o porto catarinense e os portos de Ghent e Antuérpia foi demonstrado ao superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos Júnior, durante visita de delegação empresarial brasileira a Bélgica. Os portos de Antuérpia e Ghent são considerados importantes portas de entrada para o continente europeu e o Porto de Itajaí já é um importante parceiro desses portos. Entretanto, a parceria da Autoridade Portuária de Itajaí com os portos belgas pode ser intensificada com o estreitamento das relações econômico-comerciais, conforme sinalizaram os dirigentes portuários e empresários de Antuérpia e Ghent.

SUPERTOPMODEL

A Ford Model SC fará uma seletiva do concurso Supermodel of the World Brazil 2009 em Balneário Camboriú no dia 20 de outubro. A seletiva vai acontecer no escritório da agência na rua 1.500, nº 577, sala 12, a partir das 9 horas. O Supermodel já colocou no mercado muitas catarinenses, Amanda Miranda de Itajaí e Patrícia Beck de Blumenau já foram vencedoras do concurso. Mariana Weickert também foi uma das finalistas e hoje é uma top de renome internacional. No ano passado a vencedora da etapa mundial foi uma brasileira, Tayane Leão e como prêmio assinou um contrato de trabalho com a Ford Americana no valor de U$ 250 mil. É a segunda vez que uma brasileira vence o Supermodel of the World, a primeira a ganhar o concurso foi Camila Finn As fichas de inscrição estão disponíveis na agência ou no site - http://www.fordmodels.com.br/.

MUTIRÃO

Trabalhadores e empresários catarinenses vão se unir novamente para limpar a Praça XV de Novembro, que abriga a famosa figueira centenária e é um dos principais cartões postais de Florianópolis. A iniciativa iniciou em 2008 e este ano será realizada no dia 7 de novembro, a partir das 7 horas da manhã. A promoção é do Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Serviços Terceirizados de Santa Catarina e faz parte de uma campanha organizada pela Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental.A “2ª Ação Nacional Febrac – Limpeza de Áreas Verdes” na capital vai deixar a praça mais agradável para receber moradores e turistas no Natal e na temporada de verão, além de promover a cidadania entre os empresários e empregados do setor de serviços terceirizados.

EQUIPAMENTOS

Para garantir o sucesso da Ação na capital, as empresas irão disponibilizar todo o maquinário, detergentes biodegradáveis e demais materiais necessários para garantir a limpeza e conservação da Praça XV. Além disso, todo lixo coletado será separado e doado a entidades de reciclagem da cidade. A iniciativa da Febrac é realizada simultaneamente em todas as capitais do país.

STAMMTISCH

A tradicional confraternização de grupos de amigos de origem alemã chega a Gravatá em sua quinta edição, e esta marcada para o próximo dia 07 de novembro (sábado). As inscrições das confrarias para o 5º Encontro Stammtisch de Gravatá poderão ser feitas até o dia 26 de outubro na Secretaria Municipal do Turismo de Navegantes, localizada no barco temático ao lado da Igreja Matriz. O encontro será realizado na Rua Waldemar Bornhausen, próxima ao Shopping de Verão do Gravatá, das 10h às 17h, e reunirá grupos de amigos e entidades para um dia de confraternização, com gastronomia, entretenimento, música e muito chope. Mais Informações na Secretaria Municipal do Turismo de Navegantes através do telefone (47) 3319-4606.

MINISSÉRIE
A Minissérie "Entre o Céu e a Terra", escrita e produzida por Sérgio Pasetti e Cris Lopes, está em fase final de gravação. As últimas cenas estão sendo gravadas neste domingo, 18, durante todo o dia, aqui em nossa Capital. A minissérie, que será lançada em novembro, é a primeira a ser totalmente gravada e editada em Full HD - a mais moderna tecnologia da área. Serão quatro capítulos de 20 minutos cada, a serem veiculados primeiramente em TV aberta. O roteiro baseia-se numa ficção em que Deus envia para a terra uma legião de anjos comandados pelo arcanjo Miguel para enfrentarem em forma de uma disputa eleitoral, seus adversários, denominados "anjos caídos, comandados por Lucius Fernando, o mau transformado em pessoa.

ELEIÇÃO

O povo, com seu direito de escolha, decidirá quem governará. Miguel, anjo enviado para disputar a eleição, chega na terra, com o intuito de apaziguar esta problemática, no entanto, passa a ser o legítimo ser humano, que é afetado pelo estresse durante a eleição, lutando contra a sedutora busca pelo poder, fama e dinheiro. Em meio a tudo isso, entra em cena uma jornalista arrogante que passa por uma transformação. "O enredo questiona o bem e o mal que nos afeta todos os dias e o nosso direito de escolha", comenta o autor e diretor Sérgio Pasetti. A maioria do elenco foi formada por atores locais, como também a parte técnica. A direção de fotografia ficou por conta de Edison Fattori, que já atuou em grandes produções nacionais.





CULTURA

"Entre o Céu e a Terra" teve o apoio cultural da Fundação Franklin Cascaes e Prefeitura de Florianópolis, através da Lei de Incentivo à Cultura. De acordo com a autora e produtora, Cris Lopes, a intenção também é inscrever a produção nos concursos de cinema. "Queremos mostrar que Santa Catarina também é um celeiro de bons produtos culturais", destaca.

GASTRONOMIA CULTURAL
Dois irmãos – Ivanna e Geison Tolotti – respondem pelo mais novo empreendimento gastronômico de Florianópolis. Ivanna, dona da CNT-Cia Nacional de Talentos, abre nesta segunda-feira o Restaurante Cinemá, no Corporate Park. Os dois irmãos saíram de Porto Alegre há mais de 10 anos em busca de seus sonhos – ela, na área da produção e ele, do futebol. Geison foi campeão sul americano de futsal pelo Internacional de Porto Alegre e hoje é titular do time de futsal espanhol Cajá Segóvia. Agora, os irmãos Tolotti retomam a tradição da família, que desde 1929 mantém restaurante em Porto Alegre. Ivanna, Geison e os outros irmãos cresceram vendo os pais e avós cuidarem do Restaurante Tolotti, pegaram gosto pelo negócio e agora trazem para Florianópolis o Restaurante Cinemá. No cardápio do Buffet executivo, muita salada orgânica, grelhados e um serviço diferenciado.

O Cinemá é um restaurante que agrega ainda espaço para shows e eventos. Com uma decoração temática de extremo bom gosto, o local conta também com uma paisagem magnífica da mata atlântica, que pode ser desfrutada numa das mesinhas do deck ao cair da tarde.

LENTES & ARMAÇÕES

A Quevedo Ótica mais uma vez é a pioneira em Santa Catarina em inovação no segmento de lentes e armações oftálmicas. A empresa acaba de instalar em sua loja do Shopping Beiramar, em Florianópolis, o aparelho ImpressionIST, da Rodenstock, a mais recente tecnologia disponível no mundo para a produção de lentes oftálmicas individualizadas. O ImpressionIST fotografa os olhos do usuário e realiza todas as medidas necessárias para a confecção das lentes oftálmicas do cliente, resultando num ajuste preciso e único.


O principal diferencial é que, com o uso do ImpressionIST, a lente de grau prescrita pelo Oftalmologista é adequada à posição de uso e ao formato do rosto de cada usuário. Uma vez tomadas as medidas do cliente de modo mais preciso, é possível fabricar as lentes e adequar as armações escolhidas, oferecendo um produto final mais confortável, uma vez que um óculos de grau destina-se via de regra ao uso contínuo. Além disso, o ImpressionIST tira fotos do cliente com óculos diferentes, permitindo que cada cliente faça uma avaliação da melhor alternativa para o seu tipo físico e necessidade de correção visual (longe, média ou próxima distâncias). Com o aval tecnológico da Rodenstock, empresa alemã que atua há mais de 130 anos no desenvolvimento e fabricação de lentes, o ImpressionIST vai revolucionar o modo de produção de óculos de grau.

DROGAS

Legalizar ou não as drogas, a atuação da família frente à dependência e o perfil das novas drogas sintéticas, o crack e seus efeitos. Estes e outros temas serão discutidos a partir desta segunda-feira, 19, no XVI Encontro dos Conselhos Municipais de Entorpecentes, que acontece no auditório do Hotel Praiatur, na praia dos Ingleses. A cerimônia de abertura acontece à noite, a partir das 19h30, mas as palestras e os painéis de discussão iniciam já pela manhã. Entre os participantes destaque para a palestra do Subsecretário de assuntos sobre drogas de Minas Gerais, Clóves Eduardo Benevides.