quarta-feira, 2 de novembro de 2011

CARGA TRIBUTÁRIA

 
Enquanto em 15 anos a arrecadação cresceu 661,6 bilhões de reais, o investimento público, muito ao contrário, "cresceu"  56, 9 bilhões de reais. Portanto, uma fatia muito pequena do aumento expressivo da carga tributária ocorrido desde meados da década de 90 se traduziu em novos investimentos públicos no Brasil. A informação é da Folha  de São Paulo. De acordo com cálculo feito pelo economista Alexandre Schwartsman, ex-diretor do Banco Central, de cada R$ 100 a mais em impostos arrecadados entre 1995 e 2010, apenas R$ 8,6 foram direcionados para elevar investimentos feitos pelo governo.

ARRECADAÇÃO

  
O leão está extremamente feroz, tanto que a arrecadação subiu 7,5% em setembro e chegou a R$ 717 bilhões no ano. Entretanto os  investimentos em construção de escolas e hospitais, ampliação de portos e aeroportos e melhorias em estradas estão muito, mas muito longe do ideal. Segundo especialistas, a estrutura do gasto público brasileiro limita o crescimento econômico do país.

CPMF
Portanto fica mais do que claro que não precisamos recriar a nefasta CPMF e mais, o quanto o excesso de estrutura governamental, só ministérios são 30, isso sem falar na febre das ONG’s que dilapidam os recursos que são arrecadados do contribuinte e setor produtivo. Ou acabamos com a corrupção ou a corrupção acaba com o Brasil - a escolha é nossa.
 
MEDICAMENTOS
 
Mais outro absurdo. Segundo a pesquisa do PROCON-SP, a diferença entre os preços de medicamentos genéricos chega até 951,7%. Essa variação foi constatada no Diclofenaco Sódico (50 mg, 20 comprimidos), encontrado em um estabelecimento por R$ 9,36 e em outro por R$ 0,89. Entre os medicamentos de referência, a maior diferença de preço (520,8%) foi contabilizada no valor do Propranolol Ayerst (Cloridrato de Propranolol), da Sigma Pharma (40 mg, 30 comprimidos), encontrado por R$ 7,45 e por R$ 1,20. O PROCON orienta o consumidor a evitar comprar medicamentos sem bula e sem embalagem. Outra sugestão é sempre verificar se o número do lote, prazo de validade e data de fabricação na caixa são iguais aos marcados nas cartelas ou frascos. É a realidade do país como um todo.
 
GANÂNCIA

Aqui no Brasil se brinca com a vida e até a doença é tributada pelo governo. A média mundial de tributos para medicamentos é de 6,3%, mas no Brasil é de 33,9%. A ganância de fabricantes e distribuidores é gritante, isso sem contar as falsificações, contrabandos e roubos de medicamentos – Convenhamos que 20 comprimidos de Diclofenaco de Sódio por R$0,89 é uma temeridade – nem tanto. Todos os meses eu compro medicamentos é não é raro ter dar uma bronca no balcão da farmácia para não ser embromado, pois a “empurroterapia” é prática corriqueira no mercado, isso sem contar a variabilidade de preços e a qualidade duvidosa de produtos.
 
POR QUE?
 
Eu fico aqui, quebrando a minha cabeça, para tentar entender e não consigo. Se quando estão no Governo, dizem que o SUS é tão bom quanto, qualquer plano de saude, porque que quando precisam se socorrem sempre no SÍRIO LIBANÊS e não do SUS ??? Quando estão "governantes" sabemos que quem paga o "plano de saúde" somos nós, e quando não são mais "governantes" quem vai pagar essa conta ????? Eu só quero entender.
 
PRÉ SAL

 
O campo de Golfinho, explorado pela Petrobras no pré-sal da bacia do Espírito Santo, desapontou as estimativas iniciais e se tornou um fracasso, passando a produzir mais água que petróleo. Vale informar que a água costuma invadir a reserva no fim da vida produtiva de um campo. A Petrobras deu azar", disse um especialista. Quando achou, a reserva em 2003, a estatal anunciou com festa a descoberta. Tratava-se de um reservatório com 450 milhões de barris de óleo leve, considerado o mais nobre, com grau cima de 31º  do American Petroleum Institute. A Petrobras não informa o quanto investiu em Golfinho, mas no mercado a estimativa é que o investimento tenha superado US$ 500 milhões. Quem sabe agora a Petrobrás não anuncia um carro movido a água!
 
PROPAGANDA ENGANOSA

Outra grande mentira é que quase dois terços das obras incluídas no primeiro balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1), divulgado em maio de 2007, não foram concluídas até agora. Pior: mais de 20% delas nem foram iniciadas, conforme levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo nos setores de transportes (ferrovia, portos, rodovias e aeroportos), recursos hídricos e saneamento básico.
 
ROTA DA AMIZADE


Em passagem pela Rota da Amizade neste último final de semana, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, ainda no exercício do cargo de governador, autorizou  a liberação de mais de R$ 10 milhões por meio de convênios firmados com 12 municípios da região. Destaque para a assinatura da ordem de serviço referente a construção da Ponte sobre o Rio do Peixe, em Videira. Com um investimento de R$ 3,8 milhões do governo estadual, a obra será concluída em 360 dias. Em Videira, além de anunciar o início da obras da ponte, Eduardo Pinho Moreira também assinou convênios com os municípios da região, viabilizando obras estruturais. Em Piratuba as honras da casa foram feitas pelo Prefeito Adelio Spanholi. “Santa Catarina passa por transformações significativas e queremos avançar cada vez mais”, destaca Eduardo Pinho Moreira, que transmitiu o cargo ao governador Raimundo Colombo neste último domingo.
 
BELLA DA SEMANA
 
 
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Natural de São Paulo, Marcielle Bagetti, que mora no Rio Grande do Sul estréia nesta sexta-feira, no site Bella da Semana. Aos 27 anos, a modelo dança, pedala e até arrisca umas partidas de basquete. Marcielle encara a rotina com otimismo e aproveita para deixar um recado: “A vida é curta, por isso ame, seja feliz e esteja sempre sorrindo.”
 
FESTURIS

Além da novidade do Espaço Abav neste ano, a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul está ampliando a vinda de caravanas brasileiras para o Festival do Turismo de Gramado. Até o momento, 13 Estados brasileiros já estão confirmados através do novo projeto: Pernambuco, Maranhão, Roraima, Goiânia, Paraná, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins, São Paulo, Pará, Amapá, Tocantins e Mato Grosso do Sul. “A participação das caravanas de agentes de outros Estados é importante para desenvolver o turismo na região com visitas, espetáculos de Natal e também a participação nas plenárias e na feira”, afirma a presidente da Abav-RS, Rita Vasconcelos.
 
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Além de participar do Festuris, os participantes das caravanas irão conhecer Bento Gonçalves, e o parque dos Aparados da Serra, em Cambará do Sul, e também poderão desfrutar dos espetáculos do Natal Luz, em Gramado. Diferente das outras edições do festival, a Abav neste ano está investindo nas novidades. “Este ano, por exemplo, estamos estendendo as visitas dos agentes com um passeio a Bento Gonçalves, com apoio da Secretaria de Turismo e empresários locais, em uma programação que inclui desde o passeio de trem (Maria Fumaça) à visita a uma vinícola na cidade”, ressalta Rita.  Em um stand de 100 metros quadrados, a Abav, em parceria com o Festuris, estará recepcionando os agentes para que possam esclarecer todo tipo de dúvidas sobre o atendimento aos seus clientes. O objetivo do local é fortalecer as relações entre Abav e agentes de viagens.
 
 
 ARCHITECTOUR 2011 


 Acontece a partir do dia 18 de novembro no Hotel Radisson, em Curitiba/PR o Architetour 2011. As inscrições podem ser feitas até dia 17 de novembro pelo site www.architectour.com.br ou até dia 18 do mesmo mês, no local do evento. O Architectour é um dos mais celebrados eventos de arquitetura internacional e, neste ano, trará três renomados profissionais da área: os arquitetos franceses Marc Barani e Patrick Blanc e o brasileiro Guilherme Takeda, que mostrarão seus pontos de vista sobre como as intervenções arquitetônicas contribuem para uma vida e um futuro melhores. 
 
 
AZUL TURISMO


Sinal dos tempos. Pois não é que um avião da Azul que fazia o trajeto entre Fortaleza e Teresina neste último domingo, pousou por engano, num aeroporto no Maranhão. O avião deveria pousar no aeroporto Senador Petrônio Portella, entretanto errou o caminho e acabou parando no aeroporto privado Domingos Rêgo, em Timon (MA), a seis quilômetros de distância do local correto. Quero pegar um voo desses, saindo de Floripa com destino a Porto Alegre, todavia passando absurdamente antes em São Paulo. Quem sabe dou sorte e o voo segue direto pra POA.
 
 
 
VENDAS & ATENDIMENTO

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Técnicas de Vendas e Atendimento Voltado ao Turismo, oferecido através de uma parceria entre o Instituto Beto Carrero, o próprio centro de diversões e o CIEE/SC - Centro de Integração Empresa-Escola. O objetivo é proporcionar orientações técnicas que simulam situações reais nas relações de trabalho. O curso terá duração de 40h, as aulas serão realizadas no Beto Carrero World e estão previstas para iniciarem já na próxima segunda (7). "São 50 vagas divididas em duas turmas, uma no período matutino e outra no vespertino. Hoje foi o primeiro dia de inscrições e já houve bastante procura", acrescenta Rosiane Souza, coordenadora do Instituto Beto Carrero.
 
 
O curso também deve aperfeiçoar conhecimentos, habilidades e atitudes comportamentais para o mercado de trabalho. De acordo com o Superintendente do CIEE, Aníbal Dib Mussi, a escolha pela temática do curso foi em função da demanda de profissionais qualificados para atender o potencial turístico da região. Os interessados devem procurar a secretaria do Instituto Beto Carrero, localizado no bairro Armação, em Penha (SC). Outras informações através do telefone (47) 33980397 ou através do e-mail instituto@betocarrero.com.br.
 
 
MOMENTO TEMPERADO


Neste sábado Fernando Mansur apresenta em seu Momento Temperado gravado bares Kibelândia e Alvim,  no centro de Floripa, entrevistas com Celso Empinotti, médico pioneiro em vídeo cirurgia, que faz uma análise do grande número de pacientes que se submeteram a redução do estômago e hoje tem nova vida. Já Alvim Luz, proprietário do lendário Bar Spinoza Fiambreria, na esquina mais movimentada do Mercado Público de Florianópolis, fala da evolução das exigencias de seus públicos. Para encerrar mais um capítulo das Expedições de Sabor Brasil. Um passeio pelo metrô de superfície de Brasília até as cidade satélite de Taguatinga. O programa vai ao ar a partir das 22 horas pela TVCOM, canal 36 - NET, Viamax.  
 
 
NÚCLEO FASHION
 
Com a meta de oferecer serviços completos para negócios da área de moda, Eduh Silva, Diogo Pedro e Frank Silveira se uniram para criar a TM4 Fashion. Os três sócios, que possuem experiência no mercado publicitário, de moda e de fotografia, passam a oferecer um portfólio completo de serviços na área. DNA da marca, conceito, planejamento de campanha, produção fotográfica e de vídeo, criação, promoção, ativação digital e mensuração de resultados são alguns dos itens que a TM4 passa a oferecer para o segmento de moda.
 
 
A TM4 nasceu há quatro anos e, desde então, tem conquistado cada vez mais o seu espaço no segmento publicitário. A partir de agora as soluções da TM4 Fashion vão movimentar o mercado. O núcleo, criado por Eduh Silva, Diogo Pedro e Frank Silveira, une o melhor da experiência do mercadopublicitário ao planejamento, produção, inteligência e gerenciamento para obter resultados surpreendentes.
 
 
CONCERTO NAS COMUNIDADES
 
O projeto “Concertos nas Comunidades” chega a 6ª apresentação no semestre 2011-2. O novo espetáculo da Orquestra Unisul será nesta quinta-feira, às 20 horas, no bairro Saco dos Limões, no Norte da Ilha, na paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. O evento é gratuito e visa envolver as comunidades da Grande Florianópolis com a música erudita. O evento contará com a participação da Associação Coral Ítalo-Brasileira e dos solistas Karolyne Liesenberg e Luiz Fernando Vieira. No repertório, serão apresentadas peças de autores como Mozart, Puccini, Verdi, Strauss, Ary Barroso, Villa-Lobos, dentre outros. As apresentações já aconteceram no Centro de Florianópolis, Canasvieiras, Ribeirão da Ilha, Santo Antônio, Estreito e sempre surpreende o público causando muita emoção. Em 2012, existe proposta de uma turnê estadual que passe por cidades do interior do Estado.
 
 
O maestro Patrick Cavalheiro, fala sobre as particularidades do público nas apresentações. “Cada concerto tem um aspecto diferente, devido a cultura geral de cada comunidade ou cidade visitada, ou ainda do objetivo do concerto. Mas em geral, o público é bastante caloroso e mostra-se feliz por obter o acesso a este estilo de música”, comenta. Ele analisa também as barreiras para trazer e expandir a cultura nas comunidades. “Trabalhar com cultura nunca é fácil. É necessário ter muita dedicação tanto na execução das atividades musicais quanto na conquista do espaço, tal como busca de patrocinadores, divulgação ao público que deve ser cativado a ampliar o nível cultural”, explica o maestro.