sexta-feira, 16 de setembro de 2016

EMBRATUR 50 ANOS

EMBRATUR 50 ANOS


A Embratur lançou nesta quinta-feira (15) o projeto e logomarca de 50 anos da entidade, que serão comemorados no mês de novembro. A proposta é realizar ações integradas ao longo do próximo ano que fortaleçam o papel da instituição e elevem o patamar de competitividade do turismo brasileiro. O evento, que contou com a presença do ministro interino no Turismo, Alberto Alves, dos secretários de Turismo municipal e estadual, Antonio Pedro e Nilo Sergio e do presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, foi realizado na Casa Brasil, no Rio de Janeiro.


O presidente Vinicius Lummertz destacou que há cinco décadas, a Embratur conecta o mundo ao Brasil e aos brasileiros, trazendo desenvolvimento para todas as regiões do País: “O Instituto se tornou protagonista na construção da imagem do Brasil e contribuiu para alavancar a cadeia turística nacional. Agora apresentamos uma Embratur renovada e cada vez mais relevante, pautada no modelo das organizações internacionais responsáveis por elevar seus países a líderes no mercado de turismo”.


MAIS PARA O TURISMO


Gilson Lira e presidente Vinicius Lummertz (Embratur), deputado Herculano Passos e Tufi Neto (Embratur). O presidente da Comissão de Turismo da Câmara de Deputados (CTur), assinou a autorização para a elaboração de emenda parlamentar de comissão relativa ao orçamento 2017 para investimentos voltados ao Instituto Brasileiro de Turismo. O ato aconteceu na sede da Comissão e contou com a presença do presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, e dos diretores do Instituto, Gilson Lira (Inteligência Competitiva e Promoção Turística) e Tufi Michreff Neto (Gestão Interna). “A promoção da imagem de nosso País no mercado externo é crucial neste período pós-olímpico, pois temos que aproveitar o sucesso dos Jogos para atrair ainda mais turistas e investidores, gerando renda e empregos”, afirmou o deputado Herculano Passos.


ABAV EXPO & VILA DO SABER


Temas dos mais relevantes e oportunos, discutidos e mediados por especialistas experientes, serão debatidos nas quatro mesas redondas programadas para o dia 28/09, simultâneas e com duração de 90 minutos. O Congresso ABAV de Turismo se insere na programação da 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa. A inscrição prévia deve ser feita no site www.abavexpo.com.br, usando login e senha do credenciamento. A 44ª ABAV – Expo Internacional e Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa acontece entre 28 e 30 de setembro (quarta a sexta-feira – das 12h às 20h), no Expo Center Norte (SP), com a participação de expositores nacionais e internacionais. O credenciamento está aberto e pode ser feito, gratuitamente, no portal da feira: www.abavexpo.com.br, onde o público pode conferir a grade completa da programação, as credenciais dos debatedores.


"O BENEDITO BEERS & BLUES"


O Benedito Ristobaretto, restaurante do premiado chef Helton Costa, será palco da primeira edição do Beers & Blues, projeto que combina boa gastronomia, chopes artesanais ao som de blues ao vivo da banda On Track. O evento será realizado no dia 24 de setembro, a partir das 11h, no Shopping Casa & Design, em Florianópolis. A entrada é franca. Com forte influência da culinária alemã Costa elaborou um cardápio especial para ser degustado na data, harmonizado com sete tipos distintos de chopes artesanais fornecidos pela The Liffey. "As receitas autorais levam totalmente em questão as características das bebidas. Exploro um produto mais potente para um chopp mais encorpado, um mais adocicado para um estilo mais ácido, por exemplo", explica o chef.


No menu do dia Marreco à passarinho, Iscas de panchetta com mel da cidade das abelhas, Joelho de porco à pururuca, Sardinha portuguesa, frios e queijos da colônia, Linguiça Blumenau ao perfume de erva doce, porções de polentas, aipim, cebolas empanadas ao molho especial e Polvo aperitivo ao vinagrete de limão siciliano.  Deu água na boca? Tudo isso no embalo da banda On Track, que irá tocar um set list memorável composto pelos clássicos do blues como Muddy Waters, BB King, Eric Clapton, Steve Ray Vaughan, Robert Cray. O Beers & Blues é uma realização do Benedito Ristobaretto, promoção da MODO, com apoio do Shopping Casa & Design. A entrada é franca. 


CIRCUITO DOS VINHEDOS


A Exposição de Fotografias - Experiência e Movimento, assinada por Rodrigo Nunes, fotógrafo joaquinense, foi aberta nesta quinta-feira, no Shopping Iguatemi em Florianópolis. As fotos foram captadas durante as três primeiras etapas do Circuito dos Vinhedos, no terroir da Villa Francioni em São Joaquim. O Circuito dos Vinhedos - Etapa Villa Francioni, será realizado pelo quarto ano consecutivo na propriedade da vinícola, no dia 5 de novembro. O destaque fica por conta das competições de corrida de 5 e 10km nas categorias masculino e feminino, além da tradicional caminhada.  Estão sendo aguardados mais de 500 competidores de várias cidades catarinenses, bem como de outros estados. A modalidade Inclua-se, que atende à autistas e pessoas com deficiência intelectual, está mantida. 


As provas passarão por entre os vinhedos, localizados à 1.260 metros acima do nível do mar. O principal objetivo dos organizadores é estimular a criação de um polo turístico e esportivo agregando as riquezas da região serrana, fomentando as atividades com consciência e sustentabilidade.  As inscrições podem ser feitas no site:  www.circuitodosvinhedos.com.br
Rodrigo Nunes atua há mais de dez anos como fotógrafo. "A fotografia hoje para mim é um grande diferencial, busco transmitir não só um registro, mas sim uma história única, real e cheia de sentimentos". Ao todo 20 painéis ficarão expostos até o dia 15 de outubro no Shopping Iguatemi, depois a exposição segue para a Galeria de Arte da Villa Francioni em São Joaquim, até o final novembro. 


MEETING BRASIL 2016


Nos dias 25 e 30 de agosto e 1º de setembro, a BNT MERCOSUL realizou em Buenos Aires (AR), Santiago (CHL) e Lima (PE), uma nova edição do Meeting Brasil. O evento, que ano a ano visita novos destinos da América do Sul, reuniu mais de 500 agentes de viagens, que tiveram a oportunidade de fechar negócios com empresários brasileiros – representantes de destinos, hotéis, resorts e spas, receptivos e demais setores do turismo nacional.
O evento, consagrado pelo formato ‘rodadas de negócios’ teve como objetivo reunir os destinos turísticos brasileiros e empresários para venderem seus serviços em outros países.  “Os expositores ficaram bastante satisfeitos, o Meeting é reconhecido por reunir uma grande quantidade de profissionais qualificados de turismo, sempre focados em fazer contatos e realizar negócios com o mercado brasileiro”, avaliou Jair Pasquini diretor de Negócios do evento.


Em cada cidade, os encontros duraram cerca de quatro horas. Em Buenos Aires, o Meeting teve a presença de 230 agentes de viagens; 134 em Santiago, e 159 em Lima. Entre os expositores estiveram grandes marcas como o Parque Unipraias e o Beto Carrero World, de Santa Catarina.
Segundo Geninho Goes, cada edição conta com novos agentes de viagens e operadores em busca de destinos brasileiros. “É bom ver que o turismo de nosso país continua crescendo aos olhos de nossos vizinhos, mesmo diante do cenário político e econômico que vivemos atualmente”. O diretor de Negócios do Meeting Brasil afirmou que a edição 2016 do evento superou suas expectativas, assim como reuniu um público maior em relação ao ano anterior.


A Argentina foi o dia mais movimentado, com a presença de 230 agentes de viagens O Meeting Brasil contou com o apoio do Governo de Santa Catarina, Santur, Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú; e as participações especiais do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, e do Rio Convention & Visitors Bureau.  Já para 2017, uma nova edição de negócios do Meeting Brasil está prevista para acontecer entre os meses de Agosto e Setembro, podendo acontecer na Argentina (capital e interior) bem como no Chile e Peru. Evento em Lima fechou a edição do Meeting Brasil com ótimos números, superando o ano anterior.


FESTIVAL JPA


O diretor do maior Festival do Turismo do norte/nordeste do Brasil, o Festival JPA que acontece em João pessoa - PB, Cláudio JS Junior, participou do “Workshop FOHB” em Recife, no Mercure Mar Hotel. O evento teve o patrocínio da AccorHotels, Avianca Brasil e R1 Soluções Audiovisuais. Para o empresário, é importante participar deste workshop “para convidarmos a direção do Fórum e as 27 redes hoteleiras presentes para estarem no nosso evento, que tem grande concentração de agentes de viagens do Nordeste”, disse.


Falando nisso, quem confirmou a presença no Festival de Turismo de João pessoa foi o espetacular corredor patagônico - Patagônia Fantástica, isto é, as cidades de Ushuaia, El Calafate e Puerto Madryn. os agentes poderão ver de perto e serem capacitados para essa imensidão branca de neve e muita diversão. O Festival do Turismo será realizado nos dias 21 e 22 de outubro no Centro de Convenções de João Pessoa, e a expectativa é de reunir mais de 3,2 mil profissionais do turismo, principalmente, agentes de viagens de todo o País.


PANROTAS NEXT


Falando nisso, foi divulgada a agenda de palestras do Panrotas Next, evento que irá acontecer durante a 6ª edição do Festival do Turismo de João Pessoa. De acordo com a programação, das 8h30 às 9h, haverá o credenciamento dos participantes, com a abertura das palestras em seguida. O Panrotas Next terá como o primeiro palestrante Bruno Fisbhen, diretor da Agência B2A, que abordará o tema “Mobile e redes sociais: as ferramentas de negócios em ascensão”. Em seguida, às 9h45, o diretor de Marketing e Comunicação da Air France KLM no Brasil, German Carmona, apresentará o case das companhias aéreas sobre “Estratégias de Atendimento e Mídias Sociais”. Ainda na parte da manhã, às 10h10, será discutido com os participantes o tema do Painel: “O turismo do amanhã: o que é preciso para acompanhar mudanças velozes”.


6º FESTIVAL JPA


Faltando pouco mais de 30 dias para acontecer, o Festival JPA começa a divulgar alguns números. Até o momento pelo menos 50 expositores estarão vindo pela primeira vez. Estes novos farão parte da lista que ano passado chegou a 188 stands. A comissão acredita que o numero de expositores deverá sem bem parecido com o do ano anterior, já as caravanas, vindas principalmente do Norte e Nordeste, trarão para a feira um número bem maior de agentes comparando ao ano anterior.


Na lista parcial dos novos expositores, estão: AMB Operadora, AMV Argentina, Best Western Majestic, Cruise América, Emirates, Ethiopian, Expedia TAAP, Galaxia Group Dubai, Goerno de Minas Gerais, Governo da Áustria, Governo da Espanha, HRS Group, Kennedy Space Center, Kissimmee, Loi Suites, Marriot, MMC Repectivos, Nevada, Peru Travel & Adventures, South African Airways, Terra Mágica Florybal, TravelPort, Tryp Pernambuco, Turks & Caicos e Washington.


TURISMO DE INCENTIVO


Bento Gonçalves inova e lança um novo projeto, o Turismo de Incentivo. A ferramenta coloca o município como opção de destino para empresas ou instituições que desejam bonificar com viagens funcionários ou equipes que atingiram metas qualitativas ou quantitativas. A Capital Nacional do Vinho é a primeira cidade brasileira a formalizar um guia de atividades dentro dessa proposta. O guia contendo as sugestões de passeios foi apresentado nesta terça-feira, 13, durante o 10º Fórum Municipal de Turismo, para integrantes do setor do município e região, imprensa e convidados. Agora, o material será apresentado às agências especializadas em Turismo de Incentivo para que essas comercializem o produto turístico Bento Gonçalves.     Estão sendo oferecidos roteiros para três e cinco dias e a programação envolve hotéis, vinícolas, restaurantes, bares, pontos culturais, espaços para aventura, entre outros. 


Para tornar a viagem ainda mais memorável, as sugestões de pacotes envolvem também experiências como oficina de massas/risotos, de cachaças/caipirinhas, churrasco e jantares harmonizados com vinhos, além de passeios de bicicleta em meio a paisagens encantadoras.
Conforme o secretário municipal e Turismo, Gilberto Durante, o Turismo de Incentivo é uma prática benéfica para empresários, funcionários e cidades turísticas. “O investimento na compra dos pacotes é pequeno, se pensarmos no retorno que isso traz. Funcionários mais engajados e determinados, corporações com lucros maiores e o desenvolvimento do turismo para o município são alguns dos benefícios”, observa. O material está disponível para consulta no site www.turismobento.com.br e no http://www.bentoconvention.com.br/pt-br.


BONECOS DE CANELA


Com uma proposta de apresentar e discutir trabalhos com o tema “Diálogos e Processos Criativos”, durante nove dias, Canela contará com atividades e atrações da arte milenar de teatro de bonecos, proporcionando ao público apreciar e respirar cultura. Como forma de ampliar e levar cultura a todos os cantos, o Festival apresentará espetáculos no Oasis Santa Angela (asilo de senhoras) e no Presídio Estadual de Canela promovendo acesso para aqueles que tem dificuldades em frequentar os teatros. Oficinas também fazem parte da programação do evento. Com uma diversidade de técnicas o Festival traz espetáculos do Brasil e do exterior que difundem a arte e utilizam a criatividade a serviço da dramaturgia. Espetáculos inéditos estarão em Canela e outros que marcaram passagem no Festival, como é o caso do espetáculo “O Senhor dos Sonhos” da Cia Truks, de São Paulo, vencedor do prêmio de Melhor Espetáculo do júri popular da edição de 2005 e que fará a apresentação de abertura do evento. Além de vários grupos do Brasil, o Bonecos Canela, nesta edição, contará com grupos da Itália, Peru e Argentina.


MIRANTE DA CHAPADA


Em reunião com a Justiça Federal em Cuiabá no início deste mês foi apresentada mais uma etapa do processo de recuperação do Mirante de Chapada dos Guimarães. Foram discutidos detalhes do projeto elaborado por professores de diversas áreas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que prevê recuperação ambiental do local, além da construção de um estacionamento e de uma passarela de visitação, entre outros. A reunião contou com a participação do secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Luis Carlos Nigro, de representantes da Secretaria de Meio Ambiente, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e UFMT.


“Analisamos os apontamentos do projeto desenvolvido pela equipe técnica da Universidade e fazermos os ajustes finais para darmos celeridade a todo o processo que visa a recuperação do Mirante que é um ponto de atração turística importante para o estado”, explicou Nigro. O projeto segue agora para aprovação da Sema e do ICMBio que devem analisar o conteúdo proposto em até 15 dias. Após essa primeira análise, caso o parecer seja positivo, será dado início ao projeto executivo que deverá ser feito em 90 dias. Com a aprovação do projeto poderá ser aberto o processo licitatório para a empresa que ficará responsável pelas obras.


CONDOR TRAVEL & WISH RESORT FOZ DO IGUAÇU

Carlos Barros diretor da Condor Travel no Brasil, Sammy Niego Presidente & CEO da Condor Travel com Guilherme Paulus

A noite desta quinta-feira (15), foi reservada a um grande encontro de negócios durante coquetel para operadoras turísticas internacionais no Wish Resort Foz do Iguaçu, hotel cinco estrelas da rede GJP Hotels & Resorts na cidade paranaense. O presidente Guilherme Paulus, que está na cidade para participar do 40º Travel Mart Latin America (TMLA), evento para 800 profissionais da indústria turística de 42 países, que se encerra hoje no município, recebeu convidados da Condor Travel, uma das principais operadoras turísticas do mercado latino, para um coquetel que reuniu cerca de 50 parceiros e fornecedores da empresa em todo o mundo, especialmente no mercado latino-americano.