sexta-feira, 28 de agosto de 2015

SANTUR NO FESTURIS 2015

SANTUR NO FESTURIS 2015


SANTA CATARINA é mais uma presença confirmada no FESTURIS deste ano, e apresentará, com destaque, todo seu potencial turístico em quatro áreas diferentes na feira de negócios, totalizando mais de 110m2. Na foto, com Eduardo Simon, da SANTUR e Elson Ferreira, de Blumenau.



LUFTHANSA


Apontada entre as 10 melhores aéreas do mundo, a LUFTHANSA, tem presença confirmada no FESTURIS - 2015. Pensando bem, a dois meses de iniciar sua 27ª edição, a FESTURIS confirma a presença de mais de 40 companhias aéreas, nacionais e internacionais, que fortalecem os negócios desta, que é a mais importante Feira de Negócios da América Latina e acontece de 5 a 8 de novembro em Gramado. Entre as participantes confirmadas estará a Star Alliance, principal rede de companhias aéreas do mundo. Hoje, as 27 empresas operam diariamente cerca de 18.500 voos em 1.321 aeroportos em 193 países. 



 “É uma oportunidade especial para intensificarmos a divulgação dos benefícios para passageiros comuns, corporativos e agências de viagem. O Sul do País concentra viajantes de alto padrão e vem despertando a atenção de empresas aéreas internacionais. E atingir esse público, por meio dos agentes de viagem da região e de eventos como o de Gramado, representa uma estratégia potencial”, avalia Ian Gillespie, representante da rede no país e diretor da Divisão Internacional da Avianca Brasil.



CARAVANAS FESTURIS


Buscando cada vez mais a crescente internacionalização da FESTURIS tanto através dos expositores como de autoridades, muitos estrangeiros são convidados a prestigiar o evento e uma das principais ações desenvolvidas são as Caravanas Internacionais. A tradicional recepção que o FESTIRIS faz aos agentes de viagens, operadores e jornalistas, especializados em turismo internacional, revela roteiros pelo Rio Grande do Sul. Dentre as acolhedoras cidades que se engajam para idealizar diferentes roteiros e consolidar ainda mais as caravanas internacionais neste ano estão os municípios de Porto Alegre, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Gramado, Canela e Cambará do Sul que estão envolvidos na recepção dos convidados.


Na 27ª edição, as caravanas estão formadas por cerca de 80 convidados provenientes de países da América do Sul, como Peru, Chile, Paraguai e Colômbia, da América Central e do Norte, como México e EUA, e da Europa, como Itália, Espanha e Portugal. A ação que consiste na recepção de profissionais internacionais é realizada em parceria com grandes cias aéreas nacionais e internacionais e as secretarias de turismo de importantes municípios turísticos do Rio Grande do Sul, objetivando apresentar para operadores de turismo e jornalistas especializados, um Brasil diferente para geração de negócios e matérias.


Nesse contexto o mercado turístico gaúcho tem uma grande oportunidade para estreitar laços e apresentar seus principais atrativos para um grupo específico de profissionais do turismo de diversos países. Segundo a diretora da FESTURIS, Marta Rossi, essa relação pretende fortalecer o turismo no Estado. “A intenção é consolidar ainda mais a parceria com empresas e países, com o intuito de atrair um maior número de turistas para a Serra Gaúcha e o Estado”, finaliza.


HONEYDREAMS



Em coquetel especial de lançamento do produto, nesta quarta-feira (26), para cerca de 35 fornecedores da Região Sul, Marcus Rossi, CEO e fundador do projeto, ao lado de Bruno Monte, Bruno Coletto, André Garcia e Maurício Perucci, e responsável, também, pelo Festival de Turismo de Gramado, afirma que a HoneyDreams foi exclusivamente criada para casais, plataforma que pode ajuda-los a escrever suas histórias através de diferentes destinos e experiências, ano após ano.


"Criamos uma plataforma que é o elo entre o consumidor e o operador. Queremos ser a referência de viagem quando o assunto for casais. Queremos ser o grande amigo do casal, o site de viagens mais intuitivo do Brasil. Nele, os operadores, que serão nossos fornecedores, poderão cadastrar seus pacotes, já com aéreos, hotéis, transfers e outros serviços e passeios, exclusivamente voltado para casais, em âmbito nacional. Nosso objetivo é analisar o pacote e, caso esteja de acordo com as especificações necessárias para estar no site da HoneyDreams, aprova-lo para a venda em até 48 horas. Os operadores estarão cientes que as fotos do destino, o título do pacote e as descrições podem sofrer alterações por parte de nossa equipe", disse Marcus.


Um dos empresários que apostou e investiu no negócio, Maurício Perucci, acredita que a ideia pode revolucionar o modo de vender viagens para um determinado segmento turístico. "Por que não apostar numa ideia que tem tudo a ver com a necessidade de mercado e colocar isso para frente? Apostar e investir o necessário para o negócio ir à frente. Trata-se de uma revolução no mercado. Facilidade para fornecedor e transparência para o consumidor. A Honey personifica e personaliza o jeito de vender viagens para casais", frisou Perucci. 


A experiência de Marcus Rossi no ramo turístico foi fundamental para a criação do projeto. "Eu sempre fiz tudo online. As experiências eu adquiria com a ida ao destino. Na minha lua de mel, o rapaz queria me vender Las Vegas. Eu já tinha ido ao destino e sabia que não combinava com a ocasião. Seria tão mais legal uma plataforma onde eu pudesse procurar por um destino e nos resultados de busca aparecer só pacotes voltados para casais e aprovados por pessoas e não por algoritmos. Foi deste ponto que surgiu a ideia. Procurei a startup que fez o aplicativo do Festuris 2014, investidores e pessoas com conhecimento e resolvemos levar a HoneyDreams a frente", lembrou Marcus. 

Cantina del Vícolo - A melhor cantina italiana de Gramado

FTN INSCRIÇÕES ABERTAS


O Fórum de Turismo de Negócios (FTN) abriu as inscrições para a oitava edição do evento que será realizado nos dias 21 e 22 de setembro de 2015, em Florianópolis. Podem se inscrever agentes de viagens, jornalistas, profissionais e autoridades do turismo nacional e internacional. Nesta próxima edição, o evento trará caravanas saindo de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, com transporte free para convidados, agentes de viagens, jornalistas e expositores.  As inscrições podem ser realizadas no site www.ftnonline.com. A cada edição, o FTN vem desempenhando o objetivo de contribuir com vendas dos produtos apresentados, promover parcerias, capacitações e troca de informações entre agentes de viagens, empresários e demais profissionais do trade turístico. 


Os agentes de viagens e demais profissionais de turismo poderão conhecer e ter contanto direto com os destinos, hotéis e produtos do ramo para vender melhor obtendo mais conhecimentos e condições para grupos ou pacotes individuais. As palestras têm como temas: Destinos nacionais e internacionais, agenciamento de Viagens; Vendas & Marketing,  Gastronomia em hotelaria; Turismo de Negócios; Mais Brasil; Eventos.


Nos dias 21 e 22 de setembro de 2015, será realizado em Florianópolis, em paralelo à oitava edição do FTN, um encontro entre chefs de cozinha de hotéis e restaurantes com tema “Como vender melhor e atrair clientes pelo aroma, sabor e visão para os seus pacotes, incluindo a gastronomia e eventos”. O encontro tem como objetivo mostrar ao público hoteleiro e restaurante seus planos de negócios e especialidades da gastronomia. As Inscrições são gratuitas para até duas pessoas de Hotéis ou Destinos expositores do FTN. Para os demais hotéis que desejarem participar, o valor é de R$ 150. Para estudantes de Gastronomia, a taxa é de apenas R$ 50,00. Parceiros não expositores têm desconto de 20%. Na ocasião, todos os participantes receberão certificado de Alimentos e Base da cozinha dos os Chefs Alessandro Dirienzo e Felipe Lummertz. Inscrições no site www.ftnonline.com, em credenciamento, hotéis e restaurantes. 


FÓRUM DE GESTÃO DE VIAGENS


Nos dias 16 e 17 de outubro será realizado o 5º Festival do Turismo de João Pessoa, no Centro de Convenções da capital paraibana, cujo objetivo é reunir grupos hoteleiros, agências, operadoras, consolidadoras e secretarias de turismo para promover a integração do setor e oferecer novos produtos ao mercado. Dentro da programação, no dia 17, será realizado o II Fórum de Gestão de Viagens Corporativas, uma realização da DJ Hotelaria S/A e JPA Convention Bureau com apoio da ABRACORP.


"Este evento é muito importante para que possamos compartilhar, acima de tudo, informações com o mercado. E com certeza, a partir desse compartilhamento surgirão as reflexões e iniciativas para que o setor de viagens corporativas possa evoluir de maneira sustentável, sob o ponto de vista de gestão e negócios, com vista para um futuro cada vez mais competitivo", diz o diretor executivo da ABRACORP, Gervasio Tanabe.


Segundo Marcus Abrantes, gerente de vendas da DJ Hotelaria S/A e coordenador do Fórum, “O referido evento será realizado em formato de Talk Show com debates com ícones nacionais do segmento corporativo e com o objetivo de dotar os participantes acerca das principais tendências do mercado".

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

O II Fórum de Gestão de Viagens Corporativas é gratuito e direcionado para gestores de viagens de diversos segmentos e para o público convidado do Festival de Turismo de João Pessoa. Mais informações com Marcus Abrantes: marcus@djhotelaria.com.br ou (83) 3044-0000. Inscrições gratuitas até 15 de outubro no site oficial do evento (www.festivaljpa.com.br), após esta data custará R$150,00 a inscrição.


OURO PRETO SEDIA FESTIVAL DE TURISMO


A cidade de Ouro Preto receberá entre os dias 15 e 17 de outubro o 1º Festival de Turismo Ouro Preto, que será realizado no Centro de Convenções da UFOP. O evento é realizado pela Abav-MG e pela Fire Assessoria de Eventos, tem apoio governamental da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Governo de Minas Gerais, Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac e parceiros estratégicos do trade. O festival contará com diversificada programação, incluindo uma feira com 70 expositores, com opções de roteiros e circuitos nacionais e internacionais. 


Os profissionais do setor de turismo também poderão participar de congressos, seminários e workshops. A expectativa é de que Ouro Preto receba 2 mil profissionais do segmento por dia.


Segundo o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) de Minas Gerais, Antonio da Matta, o certo é o evento tem o intuito de reunir, na cidade de Ouro Preto, importantes profissionais de turismo que atuam em todos os estados do país. Serão três dias de evento com atividades ideais para a concretização de negócios e parcerias com possíveis resultados para os próximos anos. “O Festival promoverá a cidade histórica como um ponto turístico de grande relevância para o Brasil. O encontro será uma oportunidade dos profissionais que atuam no setor de turismo discutirem como está o mercado e trocarem experiências. As atividades paralelas, como congressos e seminários também promoverão a qualificação desses profissionais, visando às necessidades que o turismo brasileiro requer”, conta.


O Secretário de Turismo de Ouro Preto, Felipe Vecchia, explica que a cidade recebe cerca de 30 mil pessoas por mês e, hoje, conta com cinco mil leitos. Por isso, o Festival representa um grande ganho para Ouro Preto, que tem um trade de turismo amplo. “Ouro Preto é considerada uma das maiores riquezas do estado de Minas Gerais, inclusive, foi eleita pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade e tombada nacionalmente para amparar as tradições culturais e manter vivos os fatos históricos do Brasil. A cidade demanda que o turismo seja realizado de forma profissional. O Festival surgiu justamente dessa necessidade e, pelo empenho e troca de experiências entre cada instituição envolvida, foi possível estruturá-lo”, conta.


Vecchia pontua que o evento movimentará a economia da cidade, representando lucro para hotéis, restaurantes, comércio e mão de obra local. “A expectativa é que o Festival seja realizado anualmente e entre para o calendário cultural e turístico da cidade que, atualmente, conta com 430 eventos por ano”, pontua. Para o secretário de estado de Turismo, Mário Henrique Caixa, a realização do Festival em Minas Gerais é muito importante. “É a primeira vez que se faz uma feira desse porte no estado. Além de promover o destino, o evento envolve toda a cadeia produtiva do turismo, o trade, as entidades. Esperamos que a feira se consolide e passe a fazer parte do calendário de eventos de Minas Gerais”, diz.
Segundo o diretor da Fire Eventos e realizador do evento, Alexandre Araújo, o evento promoverá possibilidades de negócios, se tornando referência nacional em evento de turismo.



CONGRESSO CONVENTIONS


Mais um passo para a realização do VIII Congresso Brasileiros de Convention & Visitors Bureaux, que será realizado em 7 e 8 de março de 2016, em Belo Horizonte. Criada a Comissão Técnica, que irá propor temas e nomes para o conteúdo do Congresso, entre palestras, mesas-redondas e workshops, além de sugerir atividades culturais e sociais na bela capital dos mineiros. Como coordenador técnico, Hernani de Castro Júnior, que atua como secretário executivo do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, e também vice-presidente executivo da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado de Minas Gerais. A partir de agora, podem enviar sugestões de temas, assuntos para serem debatidos pela Comissão Técnica, no e-mail hernanicastrojr@terra.com.br. ​O VIII Congresso terá a famosa hospitalidade mineira e poderemos conhecer uma nova e surpreendente Belo Horizonte.


ABAV MOVIMENTA R$ 100 MI


Representantes da 43ª edição da Abav – Expo Internacional de Turismo reuniram a imprensa nesta última terça-feira (25), em São Paulo, para apresentar o evento, que acontece entre os dias 24 e 26 de setembro, no pavilhão do Anhembi, na Capital paulista. A estimativa é que sejam negociados US$ 100 milhões durante os três dias da feira e outros US$ 600 milhões nos meses seguintes.  Apesar da alta do dólar e da instabilidade na economia mundial, a Abav comemora os números desta edição. O evento, de acordo com Antônio Azevedo, presidente da Abav, terá a presença de 60 países, além de 27 estados brasileiros, que este ano tem como anfitrião a Bahia. Nesta edição, a feira será voltada apenas para profissionais de turismo, 75% deles oriundos das Américas e 25% da Europa e Ásia. O evento reunirá 200 compradores internacionais e outros 250 brasileiros e não será aberto ao consumidor final. Cerca de 8 mil profissionais do setor devem participar da feira. A 43ª Abav – Expo Internacional de Turismo acontece juntamente com o 44º Encontro Comercial Braztoa, o Abeta Summit e o Encontro de Negócios Abracorp.

ENCONTRO ABAV-SC


Aproximar a entidade e seus respectivos colaboradores dos empresários, fomentando a importância do associativismo e da necessidade de representatividade perante órgãos públicos e privados, mostrando toda força e importância que o Sistema Federativo ABAV exerce sobre o setor turístico, seja na no desenvolvimento econômico ou qualificativo das Agências de Viagens, esse foi o foco do Primeiro Encontro com a Presidente, realizado na data de ontem, 26 de agosto de 2015, na cidade de Balneário Camboriú, nas dependências do Hotel Plaza Camboriú que contou com a presença de empresários (as) de Balneário Camboriú, Itajaí e Blumenau.


Foram apresentadas as ações realizadas na gestão 2013/2015 da ABAV-SC, presidida pela Srª. Ely Ribeiro da Silveira, pontuando as principais atividades desenvolvidas pela ABAV-SC, como capacitações, feiras, revistas, promoções entre outros. Após a apresentação foi realizado um feedback com os presentes, oportunizando a troca de informações, experiência, criticas e sugestões que venham tornar o trabalho da ABAV-SC cada vez mais ativo e importante para o setor. Vale ressaltar a receptividade dos presentes e o interesse em fortalecer a classe perante fornecedores, governo e clientes, sendo apresentadas sugestões que serão trabalhadas pela ABAV-SC buscando a efetiva realização.