FLORIPA AIRPORT RECEBE RECONHECIMENTO INTERNACIONAL
Foto: Elton Alvarenga - FloripaAirport - Divulgação
O Aeroporto Internacional de Florianópolis recebeu nessa terça-feira o título de Aeroporto Verde, concedido pela Airports Council International da América Latina e Caribe (ACI-LAC), devido ao programa de gerenciamento de resíduos, implantado pela Floripa Airport, concessionária do aeroporto de Florianópolis. A ACI é considerada a mais importante organização de aeroportos do mundo. Quando a Floripa Airport assumiu o aeroporto de Florianópolis, em janeiro de 2018, praticamente não havia um programa de gestão do lixo. Em março daquele ano, a concessionária iniciou o projeto de gerenciamento de resíduos. No primeiro mês, a concessionária já conseguiu desviar do aterro sanitário 22% do lixo gerado. Atualmente, o índice passa de 60%.
O projeto começou com a separação dos resíduos recicláveis do não-recicláveis e orgânicos. Após colocar em prática o correto processo de separação, a Floripa Airport passou a encaminhar para compostagem a fração orgânica. Numa terceira etapa, iniciada em julho deste ano, a concessionária tornou-se parceira de uma fábrica de cimento, que por meio de tecnologia avançada, transforma o lixo até então não-reciclável em energia – o processo é chamado de co-processamento. Há ainda parcerias com outras empresas para reuso de materiais recicláveis, como o isopor que vira rodapé em uma empresa de Santa Catarina, contribuindo assim para a chamada economia circular.
O Aeroporto Internacional de Florianópolis recebeu nessa terça-feira o título de Aeroporto Verde - foto: Jefferson Severino - turismoonline.net.br
Para o sucesso do programa, a concessionária atacou o problema em diversas frentes: educação e capacitação de toda a comunidade aeroportuária, especialmente dos estabelecimentos comerciais voltados à gastronomia; instalação de coletores seletivos; retirada das lixeiras individuais dos escritórios da Floripa Airport; eliminação dos utensílios descartáveis plásticos na sede administrativa; contratação de empresa especializada no gerenciamento de resíduo; para o novo aeroporto, a Floripa Airport criou um guia de sustentabilidade para os novos lojistas. Todas as orientações, que integram os contratos, deverão ser atendidas até janeiro de 2020, o que inclui, por exemplo a redução de utensílios plásticos não recicláveis de uso único (canudos, sacolinhas plásticas para as compras, copos, mexedores de bebidas, entre outros). Foram feitas ainda ações orientativas dentro do aeroporto, como o reuso de potes de vidros das lojas do aeroporto, como recipiente para doação do adubo produzido com os resíduos orgânicos.
Tobias Market - CEO do Floripa Airtport - Foto: Jefferson Severino - turismoonline.net.br
“A valorização do meio ambiente e a sustentabilidade são valores essenciais da nossa empresa. E temos trabalhado em diversas frentes em prol de um aeroporto mais verde. O programa de gerenciamento de resíduos atingiu, em pouco mais de um ano, resultados concretos extraordinários. São 322 toneladas de resíduos desviados do aterro sanitário. Mas nossas metas são ainda mais ousadas e vamos reduzir ainda mais os resíduos em nosso aeroporto” afirma Tobias Markert, CEO da Floripa Airport. O projeto engloba todo o caminho do passageiro, passando pelo lixo das aeronaves, gerenciamento do resíduo no terminal de passageiros e de cargas, no Boulevard 14/32 e nas amplas áreas externas com gramado e estacionamento do aeroporto. O título de Aeroporto Verde foi entregue, na cidade de Bogotá na Colômbia, ao diretor de Operações da Floripa Airport, Ricardo Gesse, durante a Assembleia Anual da ACI-LAC.
FLORIPA AIRPORT & PROCON
Com relação aos questionamentos do Procon Municipal de Florianópolis, a Floripa Airport esclarece que, desde a abertura do novo aeroporto em 1º de outubro, vem fazendo análise diária do fluxo de veículos na via de embarque e desembarque de passageiros e constatado a eficiência do novo conceito para o fluxo nessa área. Nas primeiras duas semanas, registrou-se aproximadamente 90 mil veículos. Deste total, 80% fez todo o percurso - desde a entrada até a saída nas cancelas - em até 5 minutos; 14,34%, entre 5 e 8 minutos; e 3,49% ficaram no trecho entre 9 e 10 minutos. O percentual dos que pagam era 2% no início da operação e agora reduziu para 0,4%. Os dados acima demonstram que o período de 10 minutos é suficiente para que os passageiros e visitantes façam todo o processo de embarque e desembarque no novo aeroporto.
Eu acho pouco, principalmente porque a via de embarque e desembarque é muito estreita e o caos se instala na hora que vários voos chegam ou decolam em horários próximos. E um verdadeiro buzinaço. O valor do estacionamento é caríssimo, todavia o Floripa Airport esclarece que o motivo da cobrança de R$ 20 a cada 10 minutos excedidos ao tempo de permanência é dar a agilidade necessária ao fluxo de veículos nesta área, já que por ela passam quase 6.500 carros por dia. A cobrança, portanto, é apenas uma ferramenta para assegurar a operação organizada do meio-fio, além de inibir a permanência irregular de veículos. O tempo correto seria 15 minutos. O que custa cinco minutos a mais para o Floripa Airport?
HOTEL RENAR ÍCONE HOTELEIRO NO VALE DO CONTESTADO
Já percebeu como esse ano está voando? É... 2019 já está chegando ao fim. O verão está quase aí também e com ele as férias escolares onde os pais podem aproveitar para passar um tempo a mais com a criançada. E nada como um lugar tranquilo para aproveitar ao máximo o precioso tempo com a família. O Hotel Renar tem o serviço ideal para quem quem quer fugir da correria do dia a dia, relaxar e ter um tempo de qualidade com as pessoas que ama. Com acomodações aconchegantes, piscinas de diferentes tamanhos, restaurante interno, sauna e recreadores, pode oferecer a tranquilidade e conforto que você tanto precisa.
E ainda, sua localização oferece fácil acesso a parques aquáticos, museus e o parque ecológico de Fraiburgo. Sem falar que em Fraiburgo, a Terra da Maçã, você não pega trânsito algum para conhecer todas as atrações da Rota da Amizade. Já planejou-se para as férias? Aproveite a dica, faça já sua reserva e conheça toda a programação, desde os feriados do mês de Novembro, passando pelo Natal, Reveillon, até o fim das férias de verão.
ITB ASIA
ITB Asia - Foto: Divulgação
A edição 2019 da feira ITB Asia, realizada no Sands Expo and Convention Center, Marina Bay Sands, em Cingapura, conquistou um número recorde de 13.000 participantes de 132 países. Este ano, a feira contou ainda com mais de 1.300 expositores, mais de 1.250 buyers e um total de mais de 27.000 reuniões realizadas, representando um crescimento de 7,4% em relação ao ano anterior. No décimo segundo ano consecutivo, o programa da conferência deste ano reuniu líderes dos setores de MICE, Leisure, Corporate e Travel Tech para discutir como as empresas podem transformar ideias criativas em iniciativas ousadas e práticas, para acompanhar o ritmo do desenvolvimento tecnológico na indústria de viagens. Nos três dias de conferência, os participantes puderam ouvir mais de 270 palestrantes, incluindo Booking.com, Expedia, IBM, OYO China, TripAdvisor, Tujia e outros. Pela primeira vez, os participantes também tiveram a chance de obter um entendimento detalhado de algumas das práticas e tendências mais importantes que definem o futuro dos eventos MICE no inaugural MICE Show Asia. Com uma participação que superou as expectativas, a estreia bem-sucedida do espaço dá motivos otimistas para a expansão futura deste mercado.
O Circuito Fisio Sports conta com fisioterapia, pilates, treino funcional, massoterapia e nutrição. No Pilates acontece atividades sem impacto, com atenção as posturas e respiração, utilizando molas como resistência
MEETING BRASIL 2020
O MEETING BRASIL é realizado pela empresa Expan + "Inteligência em Turismo", Em 11 anos, foram realizadas 42 ações comerciais em sete países da América do Sul. Com ampla experiência no mercado, tem como principal objetivo a promoção do turismo Brasileiro (hotéis, receptivos, destinos e atrativos turísticos) para a geração de novos negócios entre empresários do Brasil com Operadoras de Turismo e Agencias de Viagem dos principais mercados Latino Americanos através de consultoria e encontros comerciais.
TERMALISMO DO OESTE NO FESTURIS EM GRAMADO
O turismo termal da região Oeste de Santa Catarina, estará representado na 31ª edição do Festival Internacional de Turismo - FESTURIS, de 07 a 10 de novembro, em Gramado pelo Pratas Thermas Resort, de São Carlos. O empreendimento, que participa pela primeira vez da feira com stand próprio estará localizado no espaço termalismo e bem-estar, o objetivo é promover negócios e a troca de conhecimento pertinente ao segmento, com o intuito de agilizar as negociações e promover o segmento e a região como rota do termalismo no país.
“É importante que os atrativos do nosso destino sejam apresentados na FESTURIS de Gramado, em razão de ser um evento de envergadura internacional e que já está consolidado como uma feira que gera importantes resultados”, destaca, o diretor do Pratas Thermas e também presidente da Região Vale das Águas, Fabio Sousa pontuando o crescimento do setor na região e frisando a importância do trabalho em conjunto dos municípios. “A região Oeste possui um potencial grande com disponibilidade dos recursos de águas termais, mas o setor ainda engatinha e tem bastante trabalho a ser feito até nos tornarmos um destino turístico”, destaca. A expectativa é que sejam gerados R$ 150 mil em negócios prospectados na feira. “A expectativa é que a nossa participação na feira traga excelentes negócios para o destino, e que assim o turista vindo até São Carlos, visite também outros municípios ao redor”, conclui Fabio.
ROTA DAS EMOÇÕES
Rotas das Emoções - Divulgação Mtur
A Rota das Emoções, que engloba 14 cidades do Maranhão, Piauí e Ceará (que passará a receber o Brazil Travel Market), terá um plano de ação para seu desenvolvimento turístico. As ações por parte do Ministério do Turismo começam com a revitalização do Porto de Tutoia (MA). Este é a principal porta de entrada para o delta do Rio Parnaíba e ponto estratégico da rota. O investimento total será de R$ 200 milhões. Além da reparação do porto, o plano inclui medidas de fortalecimento do ecoturismo, preservação do meio ambiente e segurança turística. Em setembro, técnicos da pasta estiveram em algumas localidades para ouvir demandas e entender a realidade local. Foram quase três dias de reuniões com gestores estaduais, municipais e representantes do trade para colher informações. A ideia é gerar ações do governo federal a fim de desfazer gargalos e estimular o potencial turístico da rota.
Pelo documento, idealizado a partir de demandas de gestores estaduais, municipais e representantes da Rota das Emoções, o MTur também irá finalizar obras no aeroporto de Barreirinhas. Além disso, viabilizará a construção, com custo estimado em R$ 8 milhões, de uma ponte com 180 metros de extensão para a Travessia do rio Preguiças. Sem a ponte, os turistas enfrentam longas filas para a travessia de barcos e balsas. Os cinco municípios maranhenses da Rotas das Emoções e São Luís, que é um dos portais de entrada do roteiro, estão entre os 56 municípios do Nordeste que serão contemplados pelo programa Investe Turismo. O programa será desenvolvido conjuntamente pelo MTur, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Embratur (Instuituto Brasileiro do Turismo). Para o Maranhão, por onde começa o projeto, estão previstos R$ 2,3 milhões.
https://www.youtube.com/watch?v=Knjl4SDwNIQ&feature=youtu.be
PROJETO DE PROTEÇÃO
Bob Santos, secretário nacional de Integração Interinstitucional do MTur - Foto: Jefferson Severino - turismoonline.net.br
O Mtur (Ministério do Turismo) negocia com o governo de Portugal a implementação de um projeto de proteção e aproveitamento turístico de imóveis da União pouco explorados. O Programa Revive, de origem portuguesa, tem como objetivo conservar e valorizar o patrimônio público, de forma a diversificar a oferta turística nacional. Bob Santos, secretário nacional de Integração Interinstitucional do MTur, adianta que o trabalho será desenvolvido em parceria com a iniciativa privada. "O Brasil possui diversos patrimônios públicos subutilizados, até mesmo depredados, em adiantado estado de degradação. A ideia é trabalhar na recuperação desses imóveis por meio da realização de investimentos privados", detalha.
Rafaela Lehmann - Divulgação