sábado, 15 de abril de 2017

CANADÁ SEM VISTOS PARA BRASILEIROS

CANADÁ SEM VISTOS


A partir de maio, brasileiros com visto válido para os EUA ou que já tenham tirado visto nos últimos dez anos para o Canadá poderão entrar em terras canadenses sem necessidade de uma nova permissão. Essa medida é promessa antiga do governo do país aos brasileiros e deveria ter sido implantada em março de 2016. A data mais recentemente divulgada pelos canadenses é primeiro de maio. Com um dos vistos mencionados, o brasileiro que tenha intenção de visitar o país do Maple Syrup precisará emitir pela internet um eTA (Eletronic Travel Authorization), cuja validade é de 5 anos – ou até vencer o passaporte ao qual estará atrelado.


Com custo de apenas 7 dólares canadenses, o documento pode permitir a presença do turista por até 6 meses no país, mas depende do tempo estipulado pelo funcionário da fronteira responsável pela autorização de entrada. Búlgaros e Romenos também serão beneficiados pela medida, que visa facilitar a entrada de pessoas dessas nacionalidades no Canadá.



AVIANCA, A MELHOR CIA AÉREA



A Avianca foi avaliada como a melhor companhia aérea da América Latina em 2017 pelo site especializado em viagens e turismo TripAdvisor. A Avianca foi premiada após obter a melhor qualificação dos usuários sobre sua experiência de viagem, que avaliava aspetos como comodidade das aeronaves, qualidade do entretenimento a bordo e a relação de custo-benefício, entre outros, acrescentou o comunicado. O TripAdvisor, que premia os melhores destinos de férias, praias e hotéis há dez anos, admitiu pela primeira vez a categoria de companhias aéreas após indagar os usuários sobre sua experiência em 500 empresas.



"Estamos orgulhosos de anunciar nossos primeiros Travelers Choice Awards for Airlines para ajudar os viajantes a se informarem antes de decidirem viajar com a experiência de nossa comunidade global", afirmou o gerente geral de voos do TripAdvisor, Bryan Saltzburg. A plataforma, especializada em turismo e viagens, conta com 390 milhões de viajantes por mês na América, Europa, Oriente Médio e África/Ásia Pacífico.


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JÁ A UNITED...



Essa já conquistou o prêmio de pior companhia aérea do ano. A imagem de um passageiro sendo retirado a força de um avião é forte em qualquer contexto. Em se tratando de uma empresa que presta serviço da complexidade do transporte aéreo, torna-se ainda mais digna de rejeição. Desde a segunda-feira, 10, a companhia aérea americana United é motivo de piadas nas redes sociais e fortes críticas após um passageiro ter sido expulso do voo 3411 com destino a Louisville (Kentucky) e origem no aeroporto O’Hare Chicago (Illinois). O motivo foi a recusa do passageiro em aceitar deixar a aeronave por causa de um overbooking.



DELTA AIRLINES

Da esquerda para a direita: gerente de Vendas da Delta Air Lines para o Rio de Janeiro, Marcus Juste; assessor e assessora da Presidência, Rafael Felismino e Kátia Bitencourt; diretor-geral da Delta no Brasil, Luiz Teixeira; chefe de gabinete da Embratur, Marcelo Costa; coordenadores do Instituto Alisson Andrade, Tiago Tomazella, guilherme Miranda, Marcelo Ribeiro e Alexandre Nakagawa. 


A Delta Airlines, em conjunto com a Embratur, quer promover uma grande ação para atrair um expressivo número de turistas norte-americanos para o Brasil, sempre alinhada com o trade turístico brasileiro. O diretor-geral da Delta no Brasil, Luiz Teixeira, e o gerente de Vendas da empresa para o Rio de Janeiro, Marcus Juste, estiveram no Instituto, nesta quinta-feira (13), para iniciar o desenho de uma proposta para essa promoção conjunta. A ação seguirá o modelo de propostas já feitos entre a Embratur e outras empresas aéreas nacionais e internacionais. A proposta é incluir atividades que possam ser executadas em parceria também com o trade, como a realização de roadshows, workshops, press trips, agendas de imprensa, capacitação para agentes e operadores de turismo, promoções de destinos brasileiros no exterior, entre outras.


O BRASILEIRO E O TURISMO



O Brasil tem um enorme potencial a ser explorado no setor do turismo, mas deve aproveitar melhor seu patrimônio. Esse é um dos achados de uma pesquisa nacional realizada para o Ministério do Turismo para medir a percepção da população em relação aos investimentos e impressões do público sobre o setor. De acordo com a pesquisa, oito em cada dez brasileiros acreditam que o potencial turístico de nosso país é de médio para muito alto, mas 59,8% entendem que esse potencial não é aproveitado de forma adequada. Ainda assim, 79,7% apontam que gostariam de passar as próximas férias em destinos nacionais. Falta, mas ainda falta muita infraestrutura, preços adequados, voos e segurança, além de que os preços estão muito além da nossa ralidade. A carga tributária é catastrófica SEM RETORNO ALGUM. 



Na opinião da população brasileira, os principais benefícios do turismo são a impulsão da economia e dos negócios (59%) e a geração de empregos (27,4%). Entre as ações para dar fôlego ao setor, numa avaliação estimulada, a criação de novos portos para cruzeiros marítimos, a exploração de parques nacionais pela iniciativa privada e o incentivo para a vinda de Grandes Parques de Diversões estão entre as medidas mais apoiadas. A sondagem identifica, ainda, que há um grande apoio da população ao investimento na promoção de destinos turísticos para os brasileiros (nota 8,4 numa escala de zero a 10) e na promoção de destinos para estrangeiros (7,8 em 10).


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O meio de transporte predileto reflete uma divisão: 33,1% preferem viajar de ônibus, contra 33% que citam o avião e 32,6% que responderam carro. A hospedagem é majoritariamente (48%) em hotéis, resorts e pousadas. Pouco mais de 1/3 (35%) costumam ficar na casa de parentes e 13,2% na casa de amigos.



REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO



Acontece nesta terça-feira, 18 de abril, das 13h30min às 15h30min na Secretaria de Turismo de Santa Catarina a reunião para apresentar o Programa de Regionalização de Turismo. Junto com a Secretaria Estadual de Turismo, Cultura e Esporte, será tratado o planejamento para o ano de 2017, elaboração do calendário de reuniões, bem como a necessidade de recadastramento junto ao Ministério do Turismo / MTur. A participação do trade de turismo é fundamental, visto que a regionalização depende de cada município.


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100 MIL PASSAGENS EM 25 DIAS



Viajar para o exterior e no exterior é absurdamente mais barato. Tanto que a mais nova low-cost da Europa, que promete passagens entre Estados Unidos e Europa a US$ 99, já totaliza mais de 100.000 bilhetes vendidos desde o dia 17 de março, quando abriu oficialmente suas reservas. Com planos de iniciar suas operações em junho deste ano, a Level inicialmente operará dois A330s a partir de Barcelona para as seguintes cidades: Los Angeles, San Francisco, Buenos Aires e Punta Cana.



“Vender mais de 100.000 bilhetes neste curto período de tempo com uma nova bandeira é incrível. A resposta de todo o mercado tem sido fantástica, uma vez que nosso objetivo é permitir que mais pessoas embarquem em voos de longa distância pela 1ª vez e estimular a demanda ao oferecer aos passageiros um leque maior de opções”, disse o CEO do IAG (grupo administrador da British Airways, Iberia, Vueling, Aer Lingus e Level), Willie Walsh.


Los Angeles

O site da Level já atraiu mais de 700.000 pessoas, enquanto as redes sociais da low-cost já contam com mais de 50.000 fãs. O 1° voo oficial está marcado para o dia 01 de junho, entre Barcelona e Los Angeles. As operações para San Francisco começam no dia 02 de junho, enquanto para Punta Cana e Buenos Aires os voos partem a partir do dia 10 do mesmo mês. “Em 2018, teremos mais aeronaves para operar cada vez mais destinos a partir de Barcelona. Também planejamos expandir nossas operações por outras cidades da Europa”, completou Willie.



ALTERNATIVAS PARA OS CUSTOS OPERACIONAIS



Pensando e baratear os custos, uma empresa startup norte-americana baseada em Seattle está captando fundos de Boeing e JetBlue para criar estudos e desenvolver aeronaves regionais híbridas movidas a energia elétrica. A ideia é que os equipamentos sejam capazes de transportar inicialmente de 10 a 50 passageiros e terem alcance máximo de 700 milhas náuticas. A responsável por este desenvolvimento é a Zunun Aero, que espera ter aeronaves prontas para serviço já no começo da próxima década, não tão breve para um segmento da indústria aeronáutica que já sofre com o aumento dos custos operacionais e impedimentos regulatórios. A ideia é ajudar no rejuvenescimento de uma malha aérea que conta com 5.000 aeroportos regionais por todos os Estados Unidos que não são usados da forma ideal.



PLANO SUSTENTÁVEL PARA DESTINOS HISTÓRICOS



O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, apresentou o trabalho de promoção que o instituto vem fazendo dos destinos históricos do Brasil no exterior, durante o 3º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial. Lummertz, disse que é preciso um esforço maior, integrado entre diversos ministérios e prefeituras, para melhorar a situação. Ele se colocou à disposição dos representantes municipais para traçar um plano sustentável, voltado para o melhor aproveitamento, conservação e atração de turistas nacionais e internacionais nas cidades brasileiras. O evento, realizado pela Confederação Nacional dos Municípios, contou com a presença da presidente do IPHAN, Kátia Bógea; dos secretários do Ministério do Turismo, Neusvaldo Lima e Alberto Alves; do vice-presidente da CNM, Fernando Lira, e do presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial, Mário Ribas do Nascimento.


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TURISMO EM SANTA CATARINA



Um dos convidados da reunião da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa realizada nesta manhã, 12, foi secretário o estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan. Durante o encontro foram discutidos diversos assuntos relacionados ao desenvolvimento das atividades turísticas em Santa Catarina.Também estavam presentes o secretário adjunto Francisco dos Anjos e o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, além dos membros da Comissão e empresários do trade turístico.


Valdir Valendowsky - Presidente da SANTUR

Entre os temas apresentados pelo secretário estava a pesquisa realizada pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) nesta temporada, que traçou o perfil dos turistas estrangeiros. O levantamento mostrou a intenção dos visitantes em ficar mais tempo em Santa Catarina e conhecer outros atrativos além das praias. “O turista quer percorrer o estado, quer visitar diferentes atrativos. Em nosso estado é fácil se deslocar, por isso precisamos divulgar tudo que Santa Catarina tem”, afirmou. Ainda durante a reunião o secretário falou sobre as principais ações da SOL, como o desenvolvimento de um aplicativo com informações turísticas, revitalização de outdoors, eventos para planejar o turismo e ações para o turismo rural por meio do programa SC Rural. Outra pauta levantada durante o encontro foi a necessidade de aperfeiçoamento das ações de promoção turística de Santa Catarina e a necessidade de mais investimentos no setor.



EL ÑINO, O RETORNO



Após o forte El Niño de 2015-16, que só perdeu em intensidade para o de 1997-98, esse aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico Oriental ameaça voltar e pôr em tumulto o clima mundial. No Brasil, pode prejudicar as safras e afetar até a taxa de inflação. As medidas de temperatura no Pacífico indicam, no momento, neutralidade entre condições de El Niño e do fenômeno oposto, La Niña. Especialistas predizem, contudo, que há probabilidade acima de 50% de uma recidiva de El Niño. Na Austrália, isso bastou para acionar um alerta nacional. Aquele país saiu de um verão escaldante, com temperaturas quase 3°C acima da média, e El Niños em geral acarretam secas no inverno e na primavera, além de verões quentes.



Por aqui, a anomalia climática costuma levar chuvas torrenciais à região Sul e estiagens acentuadas ao Nordeste e a partes da Amazônia. A perturbação do ciclo de chuvas pode atrapalhar a safra de grãos, tanto aqui quanto noutros grandes produtores agrícolas. Mesmo no advento de novo El Niño, o estrago pode não ser acentuado, porém. O semiárido nordestino foi castigado por cinco anos sucessivos de uma seca acentuada. O prolongamento da estiagem será dolorosamente sentido na região mais pobre do Brasil, que já sofreu de maneira mais intensa que o restante do país os efeitos da brutal recessão dos últimos anos. Além disso, uma diminuição das chuvas na Amazônia torna a floresta mais inflamável, facilitando o desmatamento —que já teve avanço nos dois anos anteriores, de quase 8.000 km² só em 2016.



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