quinta-feira, 23 de julho de 2015

6ª FEIRA DE GASTRONOMIA

6ª FEIRA DE GASTRONOMIA


Profissionais ou amadores da cozinha têm até o dia 29 de julho para inscrever suas propostas culinárias para a 6º Feira Gastronômica de Floripa, que ocorre no sábado, 15 de agosto, das 11h às 19h nos jardins e estacionamento solar da Eletrosul, patrocinadora do evento, no bairro Pantanal, em Florianópolis. Para participar dos pontos gastronômicos é necessário preencher formulário em www.feiragastronomicadefloripa.com.br, apresentando o prato ou produto que deseja comercializar com detalhes da receita e três fotos. Após análise dos cadastros, haverá um processo de entrevista e degustação, onde deverá ser apresentado o valor dos produtos.


A Feira ocorre uma vez por mês e atrai um público médio de 5,5 mil pessoas por edição. O evento estimula a convivência comunitária e a ocupação dos gramados com cangas e cadeiras de praia. Ao mesmo tempo, funciona como uma feira de fomento a pequenos empresários da culinária da Grande Florianópolis. A taxa de permanência do público também é alta em função das atividades oferecidas. Além de música e gastronomia, há oficina para bicicletas, Feira de Troca de Brinquedos, cursos de culinária e visita à Casa Eficiente e à Usina Megawatt Solar, da Eletrosul. Com exceção dos pratos, que não podem ultrapassar o valor de R$ 20,00, todas as atividades são gratuitas, incluindo entrada e estacionamento. A organização é do bar e restaurante Mesinha.



AVIANCA STAR ALLIANCE



A Avianca Brasil passou a integrar, a partir desta quarta-feira, a Star Alliance, considerada a maior aliança de companhias aéreas do mundo. Depois da saída da TAM, a Avianca Brasil se torna a única empresa nacional a ser membro da aliança. Os passageiros que utilizavam os serviços da Avianca já tinham à disposição a possibilidade de voar para 23 destinos nacionais e um internacional. Com a entrada na Star Alliance, é possível se beneficiar das demais companhias aéreas parceiras, com acesso à rede mundial fornecida por 28 empresas, que fazem mais de 1.300 voos diários com atuação em 192 países.



"Hoje é o final do período de integração da Avianca na Star Alliance, que agora passa  a fazer parte da família de 430 mil funcionários da aviação", decretou Schwab. No total, são 13 companhias-membro da Star Alliance que agora servem o território nacional e a Avianca Brasil adiciona 15 novos destinos no país aos 12 já existentes. A expectativa da Avianca é que, com a entrada na Star Alliance, a demanda cresça. Para atender ao crescimento, a empresa está trocando os aviões MK 28, que contam com 100 lugares, por Airbus A320, com 162 vagas. "Já trocamos cinco dos oito MK 28. A sexta troca deve acontecer nas próximas duas semanas. E a previsão é que o último voo do MK 28 deva acontecer na terceira semana de agosto. Desta forma, teremos aumento na oferta de 15% e conseguiremos atender a essa nova demanda que vai chegar", disse José Efromovick, presidente da Avianca Brasil.



A Avianca espera que a entrada na Star Alliance amplie a demanda de passageiros. "Por enquanto não estamos trazendo nenhum avião adicional, mas a troca da frota para este ano já estava nos nossos planos, principalmente porque precisamos suprir a demanda que vai surgir. Também não temos nenhum plano de demissões. Pelo contrário, intensificamos o programa de treinamento e qualificação para melhor atender a esses novos passageiros que teremos", revelou o presidente da Avianca Brasil. A Avianca tem mantido o crescimento no mercado nacional. Em 2010, a empresa tinha 2% de participação no mercado brasileiro, com 17 aeronaves atuando em 20 aeroportos. Em 2015, ela já tem 9% de participação até maio e deve fechar o ano com 41 aeronaves e atuação em 24 aeroportos. Só na rota Guarulhos-Recife, são 23% de participação.


Tarcisio Gargioni - Marketing Avianca

A empresa conta hoje com três hubs no Brasil: em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília. Porém, por enquanto, não existe perspectiva de estrear um novo hub no Nordeste. "Estamos olhando as possibilidades, mas ainda não temos a necessidade urgente, ou seja, ainda não temos planos de ter um hub no Nordeste", ressaltou José Efromovick. No entanto, é justamente do Nordeste que sai o único voo internacional da Avianca, de Fortaleza, no Ceará, para Bogotá, na Colômbia. E ainda não há previsão de inaugurar outros voos internacionais.



"Até esperávamos voar mais para fora este ano, mas a economia, não só brasileira como mundial, não está favorecendo. Então devemos fechar este ano só com este voo internacional mesmo", decretou o presidente da Avianca Brasil.




CAMINHO DAS MONTANHAS


Rota Caminho das Montanhas, que integra o projeto de rotas cênicas na Serra catarinense, foi apresentada nesta quinta-feira, 23, em São Joaquim. Durante evento organizado pelas secretarias de Estado do Planejamento e de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, em parceria com a Biosphera Empreendimentos Ambientais. Todos os municípios do Planalto Serrano fazem parte de um mesmo território. Precisamos ter o sentimento de pertencimento da região e não de um município. A rota cênica vai ajudar nisso, pois ligará as cidades e transformará as estradas em equipamentos turísticos. Com percurso de 350 km, passando por Urubici, Grão Pará, Orleans, Lauro Muller, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Bom Retiro, Rio Rufino e Urupema, a Rota Caminho das Montanhas contribuirá para o desenvolvimento do turismo na Serra catarinense. 


Os principais atrativos do trajeto são as serras do Corvo Branco e do Rio do Rastro, que sabe-se Deus quando estará pronta e quanto, no final das contas nos custará. O projeto Rotas Cênicas Catarinenses visa destacar a riqueza natural, histórica e cultural dos ambientes. O diretor da Biosphera Empreendimentos Ambientais, Ike Gevaerd, defende: Entre as intervenções sugeridas estão: definir medidas para conservação da paisagem, construir estruturas para contemplação e recepção dos visitantes, executar melhorias da estética e da segurança das estradas e apoiar a infraestrutura associada à cadeia produtiva do turismo. A equipe de trabalho está concluindo o master plan do projeto.


BABACAS A BORDO


Sabe aqueles "muleques", órfãos de pais e mães vivos, que acham que podem tudo? Pois é, na Companhia Aérea Azul não podem. Se ferraram! Teve otário, débil mental mesmo que tentou até tirar  foto de calcinha de aeromoça e por conta disso e da bagunça insuportável, 52 trouxas foram expulsos do avião. O voo seria insuportável além de inseguro. Já pensou levantar voo com 52 idiotas cantando músicas com palavrões?  Esses infelizes seguiam de Belo Horizonte para Porto Seguro, BA. A saída do grupo do avião foi motivada, segundo a Azul, “devido ao comportamento inapropriado de alguns Clientes”. Depois do tumulto, pais de alguns dos jovens teriam negociado com a companhia para que ela autorizasse um novo voo. Depois de cinco horas, a empresa decidiu autorizar o novo embarque, com a condição que todos ficassem em silêncio durante toda a viagem.


PERNAMBUCO E ÁFRICA



Enquanto a TAM cancela trechos/rotas, a partir de dezembro de 2015, Pernambuco passará a contar com voo internacional para a Ilha do Sal, em Cabo Verde, na África. A Ilha do Sal é uma das menores ilhas habitadas no mundo, possui águas mornas e mar cristalino e é conhecida por ser a capital do turismo de Cabo Verde. A parceria foi fechada pelo secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, e o diretor comercial da TACV– Cabo Verde Airlines, Arik De, ontem (21), no Centro de Convenções de Pernambuco.



Desde junho, Pernambuco conta com o voo internacional que liga o Recife à Cidade de Praia, em Cabo Verde. Pernambuco conta hoje com seis voos diretos para destinos internacionais: Lisboa, operado pela TAP; Miami, via American Airlines; Cidade do Panamá, através da Copa Airlines; Frankfurt, operado pela Condor, Buenos Aires, através da TAM e Cidade de Praia, da TACV. No total, Pernambuco está conectado a 63 destinos em 30 países em todo o mundo.




PARÁ EM DESTAQUE


O calor do mês de julho, as praias de água doce e a paisagem deslumbrante da flora local atraem, todos os anos, uma quantidade expressiva de turistas de outros Estados ao Pará, sobretudo no auge do chamado “verão amazônico”, quando visitantes dos mais diferentes perfis e das mais variadas origens chegam ao território paraense em busca de sol e água fresca. Complementam esse roteiro o conjunto arquitetônico de um peso histórico pouco visto em outras partes do Brasil. Dentro desse panorama, estudo feito a pedido da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) revela que a expectativa é que cerca de 80 mil turistas passem pelo Estado durante o mês de julho, injetando algo em torno de US$ 20 milhões na economia local. 


O levantamento ouviu 2.220 turistas nos seis polos turísticos do Estado. “A implementação de atividades turísticas é desenvolvida pelo Estado durante o todo o ano. O mês de julho recebe, sim, uma atenção especial, mas estruturar o turismo é uma prática constante da Setur”, diz o titular da secretaria, Adenauer Góes.

FESTIVAL CHAPADA DOS GUIMARÃES


Acho fenomenal, mágica a Cahapada dos Guimarães e pra melhorar está para começar o 30º Festival de Inverno de Chapada, um evento cultural tradicional que movimenta a economia local, sendo também um importante atrativo para impulsionar o turismo não só para o município de Chapada dos Guimarães, mas para todo o Estado e, por isso, o governo investiu R$ 1 milhão. Neste ano o evento conta com uma extensa programação cultural que compreende shows nacionais que vão do pop rock a música gospel. Se apresentam Ney Mato Grosso, Paula Toller, Cristian e Ralf, Paula Fernandes, Flávio Venturini e a banda Ministério Louvor e Aliança. Além das apresentações musicais, também serão promovidas oficinas culturais, exposições, festivais de cinema, cursos e palestras. 


O Festival de Inverno é uma realização do Governo do Estado, por meio da Sedec, e Prefeitura de Chapada dos Guimarães, além de apoiadores. Todos os shows do 30º Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães tem entrada grátis. O acesso livre foi uma das condições acordadas pelo Governo do Estado para apoiar o evento, que vai fomentar o turismo e a cultura da região. O festival que começará no próximo dia 31 só terminará no dia 09 de agosto.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

CERTIFICAÇÃO DE DESTINOS



Visando ampliar o alcance e escopo de suas atividades inseridas na missão de disseminar conhecimento entre os profissionais do segmento de turismo, o Instituto de Capacitação e Certificação da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ICCABAV) lança neste mês o exclusivo Programa de Certificação em Destinos Turísticos. A iniciativa tem como objetivo capacitar profissionais a se tornarem especialistas na venda e promoção de destinos turísticos.
O ICCABAV disponibilizará às 27 ABAVs estaduais um portfólio contendo destinos nacionais e internacionais, e caberá a cada uma delas selecionar as capacitações que mais atendam as necessidades e demandas de seus associados. O conteúdo e materiais dos cursos, sempre presenciais, serão disponibilizados por representantes destacados por cada destino que, juntamente com o ICCABAV, alinharão os calendários de treinamentos pelo país.



A certificação dos participantes do curso será concedida mediante avaliação realizada ao termino do treinamento, com necessidade de alcance mínimo de 70% de acertos. As agências de viagens que também tiverem interesse em deter o certificado de especialista na referida capacitação – realizada pelo colaborador destacado por ela – poderá solicitá-lo diretamente à sua ABAV estadual. Nesta primeira fase, o instituto já conta com a parceria dos seguintes destinos internacionais: África do Sul, Aruba, Barbados, Dinamarca, Dubai, Equador, Espanha, Mônaco, Noruega, Nova York, Nova Zelândia e Seychelles. A cidade de São Paulo é o primeiro destino nacional.


  
“A especialização dos agentes de viagens é o grande diferencial competitivo do mercado. Esse novo programa vem complementar os esforços que a ABAV Nacional vem empreendendo em prol da valorização profissional, ao mesmo tempo em que resgata seu papel como consultor e especialista, ampliando a qualidade do seu atendimento”, salienta o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo.



FESTURIS GRAMADO


É por essas e outros que é o maior Festival de Turismo do Brasil. Já são 25 cias AÉREAS confirmadas como expositoras do FESTURIS 2015. A EMIRATES, líder nos Emirados Árabes, eleita uma das melhores companhias aéreas do mundo, destaque pelo luxo e atendimento já deu sim para a feira de Gramado. Parabéns Marta Rossi, tua equipe e assessoria de imprensa são extremamente competentes !

FESTURIS VOANDO ALTO


Além disso o Salão de Entretenimento vai contar com um novo parceiro. A AIR SHOW, do Rio de Janeiro levará para a feira seus balões infláveis e elementos cenográficos. A Air Show Promoções existe há 34 anos (1981) e foi a primeira empresa a lançar comercialmente Balões e Infláveis no Brasil. Hoje,  é a  maior empresa do gênero na América Latina e uma das principais do mundo. As especialidades são a criação e construção de infláveis, desde a produção até a instalação e manutenção e a organização de promoções e eventos com balões e dirigiveis, como campanhas publicitárias e políticas, festas comemorativas,  filmagens. Sendo que cuidam de toda a infraestrutura necessária, incluindo construção, operação e manutenção dos Balões e Infláveis, autorizações das prefeituras, trâmites junto à Aeronáutica, garantindo o sucesso das ações promocionais.

CULINÁRIA UCRANIANA



A primeira edição da oficina culinária Panelas da Diversidade, do 43º Festival Internacional de Folclore, foi realizada na terça-feira, 21 de julho, no Moinho Rasche. Na atividade, as integrantes do Ballet Ucraniano Roksolana, da Argentina, prepararam um prato típico ucraniano chamado Vareniki, um tipo de ravioli com recheio de ricota embebido em um molho feito com creme de leite. Além de cozinhar o Vareniki, os membros do grupo argentino forneceram a receita do prato e ensinaram o público participante a prepará-lo.



O preparo da iguaria foi acompanhado por integrantes dos grupos Pizintli, do México, Stella Bianca, de São Paulo e Jacacoca, da Paraíba, além da corte do Festival de Folclore, do Bardo e de pessoas que se inscreveram para a oficina, que é gratuita. Ao final da oficina, todos os participantes tiveram a oportunidade de degustar o prato típico ucraniano. A segunda edição da oficina Panelas da Diversidade será no Centro de Convivência da Terceira Idade, com uma receita alemã preparada pela Associação de Grupos a Terceira Idade.



O 43º Festival Internacional de Folclore prossegue, diariamente, até 02 de agosto. O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis e Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs. O festival conta com o apoio da IOV – Organização Internacional de Folclore e Arte Popular; financiamento da Lei Rouanet - Ministério da Cultura e do Pró-Cultura LIC/RS. São patrocinadores: Dakota, Piá, Corsan, Sugarshoes e Sicredi. São apoiadores do evento: LPR, Banco do Brasil, Associação Rota Romântica, Mecânica Federal Diesel, Fundo de Turismo, ACINP, Móveis Niruma, Parque Pedras do Silêncio, Eletrosom e Matadouro da Serra.



FIACULT



O FIACULT (Festival Internacional da Cultura e Turismo) disponibiliza no site www.fiacult.com e no canal do YouTube novos vídeos inscritos a próxima edição do evento que será realizada em Florianópolis (SC) no mês de setembro. Entre os novos filmes inscritos estão quatro portugueses, como de Helber Afonso e de Oieras, que concorrem por Destinos, Países e cidades e na categoria Documentários. Outro destaque é filme na categoria eventos, com o Festival de Turismo de João Pessoa. Destinado aos operadores e agentes de viagens o audiovisual demonstra todo o profissionalismo do turismo e alegria do povo do nordeste, sua animação e a geração de negócios, palestras e o formato de feira com stands para exposição.



Desde a edição 2014 do Fiacult, Portugal tem a participação forte no evento, sendo considerado um país que valoriza ao divulgar a sua cultura.  Os audiovisuais de Portugal estão geralmente como os vencedores nos festivais de cinema de turismo realizados no mundo, como na Áustria, Azerbajão, Espanha, entre outros.  “Espera-se que o Brasil sendo um país tão grande, tenha mais vídeos disponíveis para divulgar suas belíssimas regiões e tomar isto como exemplo, pois, é uma maneira eficaz e de valor irrisório de investimento nos festivais de cinema no mundo todo, com um retorno de marketing inimaginável”, ressalta Marta Lobo, presidente e organizadora do Fiacult.



Além dos portugueses, em 2014 os filmes de Itajaí (SC), Fortaleza (CE), Balneário Camboriú (SC), Ilópolis (RS) e Itá foram destaques, pontuaram com grande divulgação e votação pelo site e receberam alguns dos prêmios.  As produções inscritas no FIACULT, além de veiculadas no You Tube e no site www.fiacult.com, serão também exibidas no CIC (Centro Integrado de Cultura) nos dias 19 e 20 de setembro e no dia 21 será o grande dia da entrega dos troféus para os vencedores em um jantar especial. Quanto antes incluir o vídeo os inscritos terão chance de mais visualizações e obter maior divulgação até a final. Todos os vídeos podem ser acessados em www.fiacult.com/videos  ou pelo  no YouTube. Os destinos, empresas, produtoras, hotéis e agências interessadas em inscrever seus vídeos para divulgar e concorrer no Fiacult podem realizar no site www.fiacult.com no link inscrições.



LEONARDO DI CAPRIO EM USHUAIA

Ushuaia é mais uma vez destaque internacional por conta das suas fantásticas paisagens e muita neve


A cidade tem como hóspede Leonardo DiCaprio e o último ganhador do Oscar, o diretor mexicano Alejandro González Iñárritu. No último dia 22, em uma conversa com o ator, o site Grantland anunciou que estarão pelo menos durante quatro dias na Terra do Fogo para fechar as filmagens de The Revenant, filme que o realizador qualificou de um "verdadeiro inferno". Graças a Birdman, o Oscar consagrou no fim de fevereiro o Iñárritu (junto com os roteiristas argentinos Armando Bo e Nicolás Giacobone, que não estão neste novo projeto) e ao diretor de fotografia Emmanuel Lubezki, enquanto os dois atravessavam a metade das filmagens de The Revenant sob condições meteorológicas extremas. 


O filme retrata a historia real de Hugh Glass, um explorador e pioneiro forçado em 1822, enquanto atravessava gélidas regiões da América do Norte, a retornar caminhando centenas de quilômetros depois ser atacado por um urso.


DiCaprio, que qualificou a sua participação no projeto como uma "viagem existencial", encontrou no trecho final das filmagens com um obstáculo alinhado com sua outra grande preocupação fora do cinema: o aquecimento global. "Estávamos planejando filmar a cena final em um lugar que supostamente teria neve, mas somente havia abelhas",afirmou Iñárritu, depois de varias semanas de filmagem no duro inverno canadense, em espaços abertos próximos a Calgary (Alberta). Lubezki, ganhador dos últimos dois Oscars de melhor fotografia (por Gravidade e Birdman), filmou o tempo todo com luz natural. 


Diante da necessidade de garantir o final em um cenário invernal, Iñárritu e DiCaprio escolheram o sul da Argentina. "Chegarei muito bem equipado, estou preparado para este clima", disse o ator, que brilha no trailer que circula há vários dias com uma grande barba. The Revenant terá sua estréia nos EUA no dia 25 de dezembro e na Argentina no dia 28 de janeiro. Confiram o trailer



RIP CURL WINTER



Falando em minha Ushuaia, preparem suas pranchas de snow. Acontece dia 25 de agosto mais uma edição do Rip Curl Winter, a competição de snowboard e free-Sking mais esperada do ano. O evento acontecerá evidentemente na melhor estação de esqui das Américas, o Cerro Castor. As inscrições podem ser feitas na base do Cerro Castor. Evidentemente que o hotel da galera é o Cilene Del faro


INSTRUTORES


Vale lembrar que o fantástico Cerro castor tem uma escola que possui 100 instrutores que ensinam esqui, snowboard, fundo, Off Track, free-ride e habilidades especiais.


Clique na imagem para ampliá-la



ANDINO GOURMET

Você conhece o Andino Gourmet em Ushuaia? Então confira aqui.