quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Turismo e sustentabilidade – Brasil, um provedor de soluções baseadas na natureza

#TURISMO & SUSTENTABILIDADE


Castelo Saint Andrews - Gramado - RS - foto: Jefferson Severino

Brasil, turismo e sustentabilidade – Um provedor de soluções baseadas na natureza. Para quem anda por fora, o Brasil, é um provedor de soluções baseadas na natureza para o mundo. Sozinho, representa aproximadamente 20% desse potencial global ainda não explorado. Detentor de 15% a 20% da biodiversidade do planeta conhecida pela ciência e de seis biomas riquíssimos, o Brasil pode assumir um papel relevante para combater a crise climática. Essas soluções podem representar até 37% das medidas necessárias para manter o aumento da temperatura média global abaixo de 2ºC. Os verbos produzir e preservar não são antagônicos e, para além da experiência doméstica, chegou o momento de compartilhar esse conhecimento com o restante do mundo e ampliar o alcance de nossas soluções.
Brasil, turismo e sustentabilidade - Um provedor de soluções baseadas na natureza
Brasil, turismo e sustentabilidade – Um provedor de soluções baseadas na natureza Replantio de Árvores e distribuição de sementes. Castelo Saint Andrews em Gramado – RS.
Embora o potencial brasileiro seja dominado pela conservação de florestas e reflorestamento, há ainda um grande potencial para ações com a participação do manejo de solo e recuperação de pastos na agropecuária. O Brasil tem 42 milhões de hectares de pastagens degradadas que poderiam ser utilizadas sob essa abordagem, o que contribuiria para cumprir um dos objetivos que é restaurar 12 milhões de hectares de terras degradadas até o final da década. O Brasil pode dominar a oferta mundial de créditos de carbono, a exemplo do quem vem fazendo o Castelo Saint Adrews em Gramado/RS, com o replantio de árvores, e demais empreendimentos hoteleiros que investem em energia solar, se tornando auto sustentáveis nesse quesito, além de biodiversidade, pagamentos por serviços ambientais relacionados aos recursos hídricos e toda a sorte de novos arranjos que esse mercado emergente poderá criar.
Brasil, turismo e sustentabilidade - Um provedor de soluções baseadas na natureza
Brasil, turismo e sustentabilidade – Um provedor de soluções baseadas na natureza
Para ter credibilidade nesse pleito, contudo, o Brasil precisa continuar combatendo o desmatamento ilegal, que tem mostrado resultado na Amazônia, com os alertas de desmatamento cedendo. Já no Cerrado, onde a perda de florestas está em alta – segundo o sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em setembro a alta no desmatamento foi de 149% em comparação ao mesmo mês de 2022, será preciso colocar em prática, com urgência, as ações já previstas no PPCerrado, o plano de ação para prevenção e controle do desmatamento e das queimadas no bioma. Temos o prazo de dois anos, até a COP 30, a primeira a ser realizada em solo amazônico, para mostrar resultados consistentes em frear a perda dos ecossistemas.
Brasil, turismo e sustentabilidade - Um provedor de soluções baseadas na natureza
Brasil, turismo e sustentabilidade – Um provedor de soluções baseadas na natureza – Referência em receptivo na Serra Gaúcha e logística para eventos em toda a região Sul do Brasil

FLORIPA AIRPORT – RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

Brasil, turismo e sustentabilidade - Um provedor de soluções baseadas na natureza
Brasil, turismo e sustentabilidade – Um provedor de soluções baseadas na natureza – Menção Especial Green Airport Recognition – Fábio Marques, Diretor de Operações da Zurich Airport Brasil e Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil
Outro grande exemplo é a Zurich Airport Brasil que conquistou um importante reconhecimento pelas práticas sustentáveis ligadas a gestão hídrica nos aeroportos de Florianópolis, Vitória e Macaé. O Aqua Project recebeu uma Menção Especial, na categoria Economia Circular, no Green Airport Recognition. O prêmio foi entregue durante a Conferência Anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC), em Miami, Estados Unidos. “Esse reconhecimento reforça a característica inovadora de nossas ações de sustentabilidade que se destacaram em meio a tantos outros projetos comprometidos com o meio ambiente. O Aqua Project é mais um exemplo de como colocamos em prática em nossos aeroportos um dos valores da Zurich Airport Brasil, a Sustentabilidade.”, afirmou Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, que participou do evento. O Aqua Project possui três pilares principais: reuso, redução e monitoramento dos recursos hídricos. Entre as iniciativas para reaproveitamento de água estão a osmose reversa e de captação de água da chuva. Essas ações possibilitam, por exemplo, que 45% da água utilizada nos banheiros e na climatização no Aeroporto Internacional de Florianópolis, seja de reuso. Por meio do Projeto Água e Vida, são realizadas ações de educação ambiental para alunos de escolas públicas no entorno dos aeroportos, que promove anualmente a limpeza de praias nas cidades de Florianópolis, Vitória e Macaé. Todas as ações do Aqua Project são monitoradas pelo time de Sustentabilidade da Zurich Airport Brasil, que conta com um painel para análise de dados e Sistema de Gestão Predial (BMS), possibilitando uma gestão eficiente a partir do maior controle das informações.
CVC - Para quem quer viajar o momento é agora
O melhor galeto do Brasil – Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Gramado, Caxias do Sul, Itapema SC, São Paulo… Clique no baner e confira!

TURISMO RURAL

Brasil, turismo e sustentabilidade - Um provedor de soluções baseadas na natureza
Brasil, turismo e sustentabilidade – Um provedor de soluções baseadas na natureza – Com preços especiais e feriadão para você aproveitar com sua família! Para este mês especial, prepararam atividades e opções de lazer para comemorar a verdadeira cultura gaúcha! Com atividades tradicionais, música ao vivo, gastronomia típica, brincadeiras para as crianças e muito mais! Prepare-se para encontrar a tradição do campo com o conforto e aconchego de uma fazenda de verdade, em pleno funcionamento! descoberta das cavalgadas, trilhas, lindas paisagens e a tranquilidade que você só encontra por lá. Aproveite o melhor da natureza no Boqueirão. As portas e porteiras estão abertas para proporcionar momentos inesquecíveis de relaxamento e diversão em meio a um cenário natural de tirar o fôlego. Sinta-se convidado a desfrutar esse super setembro e o início da primavera. Reserve agora clicando no baner e aproveite uma estadia com quatro refeições incluídas em sua visita! Já está tudo pronto para receber você e sua família! – Boqueirão Hotel Fazenda – Ícone do Turismo Rural Nacional em Lages – SC, a Princesa da Serra. O melhor em sua categoria.
O Projeto de Lei 2475/23 cria a Política Nacional de Incentivo ao Turismo Rural para fortalecer empreendimentos turísticos de base familiar e comunitária no meio rural. O texto está sendo analisado pela Câmara dos Deputados. Estão entre os instrumentos previstos para incentivar o Turismo rural: Inventário atualizado de empreendimentos de Turismo rural, rotas turísticas, atrativos naturais, culturais, esportivos, gastronômicos e demais pontos de interesse; Oferta de crédito para investimentos e para capital de giro; Divulgação de eventos culturais e de atrativos naturais relacionados ao Turismo rural; Disponibilização de recursos e equipamentos para a ampliação e conservação de estradas e demais vias rurais, entre outros. Sem dúvidas o é fundamental na daceia produtiva do Brasil e ajuda a diversificar a economia das áreas rurais, que muitas vezes dependem exclusivamente de empregos gerados diretamente na agricultura e na pecuária, atividades que vêm reduzindo postos de trabalho em razão da crescente mecanização e automação da produção. O projeto determina ainda que a administração pública deverá gerenciar o acesso de turistas por caminhos, trilhas, travessias e escaladas que conduzam a serras, paredes rochosas, rios, cachoeiras, lagos, cavernas, matas, pradarias e outros sítios de grande beleza cênica ou de interesse para a visitação. A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Turismo; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
CVC - Para quem quer viajar o momento é agora
CVC – Para quem quer viajar o momento é agora – Rio do Rastro Eco Resort – Roteiros de Charme – O melhor do Brasil em sua categoria

PRÊMIO NACIONAL DE TURISMO

Brasil, turismo e sustentabilidade – Um provedor de soluções baseadas na natureza – Paulo Angeli – CEO do Festival das Cataratas – Foto: Jefferson Severino

O Ministério do Turismo deu início nesta segunda-feira (20) à votação popular do Prêmio Nacional do Turismo, uma iniciativa que libera as melhores práticas e talentos do setor no Brasil, com o tema “O Turismo Transformando Vidas”. Paulo Angeli, idealizador do Festival das Cataratas, é um dos três finalistas na categoria “Iniciativa Privada – Micro, Pequenos Empreendedores e MEI” entre os “Profissionais de Destaque”. O público já pode participar da votação virtual acessando o endereço http://www.premionacional.turismo.gov.br/ até o dia 1º de dezembro. O anúncio dos vencedores do Prêmio Nacional do Turismo marcado para o dia 16 de dezembro, em Brasília (DF), durante o Salão do Turismo 2023. Foz do Iguaçu (PR) também está representada entre os finalistas da categoria Governança e Gestão do Turismo, graças ao modelo de gestão sustentável implementado pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu. PARA VOTAR VOCÊ DEVE ACESSAR ESSE LINK. Faça o login com seus dados da plataforma Gov.br (CPF e senha). Clique em Votação Popular, Siga até a categoria “Iniciativa Privada – Micro, Pequenos Empreendedores e MEI” e clique para votar em Paulo Angeli. Simples assim!

CVC - Para quem quer viajar o momento é agorae público
CVC – Para quem quer viajar o momento é agora – Clique no baner e confira!
As “Iniciativas de destaque”, que envolvem pessoas jurídicas, têm 10 categorias: Governança e Gestão do Turismo; Gestão de Dados e Inteligência em Turismo; Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas; Economia Criativa e Produção Associada no Turismo; Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo; Valorização do Patrimônio Natural no Turismo; Formação e Inserção Produtiva de Pessoas no Turismo; Promoção e Marketing no Turismo; Turismo de Base Comunitária e Turismo Social; e Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de Investimentos Privados para o Turismo. Já no grupo “Profissionais de Destaque”, são agora nove categorias: Academia; Governo – Parlamentares; Governo – Dirigentes; Governo – Técnicos; Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte; Iniciativa Privada – Micro, Pequenos Empreendedores e MEI; Imprensa e Mídias Sociais; Mulheres empreendedoras no Turismo; e Lideranças sociais ou comunitárias de destaque no Turismo. Por decisão da comissão julgadora, foi excluída do Prêmio a categoria “Organizações Não Governamentais”.
Brasil, turismo e sustentabilidade - Um provedor de soluções baseadas na natureza
Brasil, turismo e sustentabilidade – Um provedor de soluções baseadas na natureza – Abra os olhos, ligue a ducha, inspire-se e sinta essa mina de bons sentimentos fluir! Viva os melhores dias de sua vida rodeados de exuberâncias naturais. No hotel você encontrará acomodações que foram palco de muitas histórias de amor e contemplação, união e comemoração com detalhes simplesmente inimagináveis. Prepare-se para um encontro da história de muitos e escreva o próximo capítulo da sua, onde em cada detalhe de sua hospedagem, bem como de sua visita a Urubici, você descobrirá novas memórias. O URUBICI PARK HOTEL está em Urubici, na serra catarinense. Bem localizado, sua posição central se destaca por ter fácil acesso a todas as atrações turísticas. O café da manhã colonial é um dos maiores diferenciais do hotel. É servido a partir das 6h30 da manhã, com um grande buffet de variados itens com frutas da estação, diversos tipos de pães, sucos e doces típicos da região.

PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU

Brasil, turismo e sustentabilidade - Um provedor de soluções baseadas na natureza
Brasil, turismo e sustentabilidade – Um provedor de soluções baseadas na natureza – Passarela Cataratas do Iguaçu – Foto: Nilmar Fernando
O Parque Nacional do Iguaçu recebeu 32.209 visitantes durante os cinco dias de feriadão prolongado, 15 a 19 de novembro, da Proclamação da República. Todas as regiões do Brasil e 79 nacionalidades contemplaram as atrações do Patrimônio Mundial Natural. Foram 19.948 brasileiros e 12.241 estrangeiros. Quem contemplou a Maravilha Mundial da Natureza pode contemplar uma paisagem especial. A vazão ficou bem acima da média, chegando a mais de cinco vezes o volume normal de 1 milhão e 500 mil litros d’água por segundo. A passarela das Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu, foi reaberta no sábado, 18 de novembro, intensificando ainda mais a experiência dos visitantes. Para novembro a tendência é de vazão acima da média. Momento único para contemplar o maior conjunto de quedas d’água do mundo. Todos os passeios do Parque Nacional do Iguaçu estão liberados. O Parque Nacional do Iguaçu abre diariamente. A compra do ingresso para a visita ao parque é realizada exclusivamente pelo site oficial. Os mirantes da Trilha das Cataratas e todos os passeios estão liberados. 
Brasil, turismo e sustentabilidade - Um provedor de soluções baseadas na natureza
CVC – Para quem quer viajar o momento é agora – Clique no baner e confira

VIAGENS CORPORATIVAS

Brasil, turismo e sustentabilidade - Um provedor de soluções baseadas na natureza
Brasil, turismo e sustentabilidade – Um provedor de soluções baseadas na natureza – Foto: Jefferson Severino
As despesas estimadas pelas empresas com viagens corporativas em agosto atingiram R$ 10,73 bilhões, alta de 3,7%, chegando a um incremento de R$ 385 milhões no faturamento. Esse foi o melhor desempenho para o mês desde 2014 de acordo com o Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), criado pela FecomercioSP em parceria com a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev). “De acordo com o estudo, na comparação com o melhor agosto da série histórica, em 2013, o patamar atual é 5% inferior, quando o resultado naquele momento foi de R$ 11,3 bilhões. Pode-se comemorar, em parte, por estar próximo do maior desempenho para o mês desde 2011. No entanto, é fato que o setor perdeu um potencial de crescimento na última década e poderia estar num nível muito superior e não voltando ao passado”, informou a Alagev. A pesquisa ainda indica que o cenário é favorável, mas apresenta desafios em relação aos preços. Embora as empresas estejam ampliando os seus gastos em viagens corporativas, dado o aquecimento da economia brasileira, os preços de alguns serviços estão mais elevados, tornando a decisão dos gestores ainda mais complexa. Os preços das nossas passagens aéreas e a desvalorização do real, por exemplo, têm sido um gigantesco empecilho.
Brasil, turismo e sustentabilidade - Um provedor de soluções baseadas na natureza
Brasil, turismo e sustentabilidade – Um provedor de soluções baseadas na natureza – Global Travel Assistance atua no mercado de seguro viagem a mais de 33 anos. Após vários anos de atuação no mercado brasileiro nosso objetivo é atender as várias demandas de viagens pelo Brasil e para o exterior nos vários nichos de mercado como o Lazer, negócios, intercâmbio, religioso, oferecendo sempre o seguro viagem adequado com serviços da mais alta confiabilidade, garantia e segurança. Para tanto, agregamos nossa experiência, estudos das necessidades e know-how a um dos maiores provedores de serviços de assistência do mundo. Contamos com 40 centros operacionais, 300 postos de atendimento, 3.000 funcionários devidamente treinados e em conformidade com as normas da ISO 9001 e, ainda, dispomos de 530 linhas telefônicas com capacidade para 95.000 chamadas/hora. Qualidade na prestação de serviços de assistência em viagens internacionais e nacionais é o compromisso da GTA – Global Travel Assistance. Este é o nosso diferencial, que certamente proporcionará a satisfação plena dos nossos clientes

HOTELARIA

Brasil, turismo e sustentabilidade - Um provedor de soluções baseadas na natureza
Brasil, turismo e sustentabilidade – Um provedor de soluções baseadas na natureza – Hotel Sibara Flat, para quem acredita que praia, saúde e lazer são sinônimos. A sua frente 6,8 quilômetros de larga faixa de areias brancas e mar de águas calmas, claras e mornas. O local é ideal para todas as idades, onde adultos e crianças podem dar um delicioso mergulho, brincar e praticar vários esportes sempre em contato com a natureza. No amanhecer você pode ter o privilégio de ver o espetacular nascer do sol que enche o céu de cores. O Sibara Flat está localizado em plena Av. Brasil, a uma quadra do mar e é um dos balneários mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. E não é para menos: totalmente planejado, oferece excelente infraestrutura para os visitantes, desde o Sibara Flat, shopping, bares, restaurantes, áreas verdes para lazer e atividades físicas, roda gigante, Aquarium e a melhor programação para todas as idades. Afinal de contas, é o balneário mais badalado do Sul do Brasil. Clique no baner e confira os pacotes e faça sua reserva. 
Os hotéis também estão com tarifas mais elevadas do que o praticado há um ano. Essa tendência está relacionada tanto ao aumento da demanda quanto pelos reajustes que vários meios de hospedagem fizeram, pois investiram na renovação das habitações. Na área de eventos, os espaços, montagem, catering e mão-de-obra aumentaram seus valores, o que pressiona os custos das empresas e traz dificuldades para o planejamento do próximo ano. O leque de organizações em determinados lugares é limitado, o que prejudica a ação de busca por alternativas mais em conta. Apesar disso, os eventos, feiras e viagens de negócios estão a todo vapor neste segundo semestre, nas mais diversas regiões do país. “Essa pesquisa reflete a resiliência do setor de viagens corporativas, que busca se ajustar a custos crescentes enquanto mantém seu dinamismo. O futuro pode trazer novos desafios, mas a indústria permanece firme em sua procura por impulsionar negócios, feiras e eventos”, comenta Andrea Matos, gerente de educação da Alagev.
Brasil, turismo e sustentabilidade - Um provedor de soluções baseadas na natureza
Um Tesouro escondido, um lugar único e exclusivo bem no Centro Histórico de São José – Clique no Baner e confira. Fotos Jefferson Severino

TURISMO E O FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL

Brasil, turismo e sustentabilidade - Um provedor de soluções baseadas na natureza
Brasil, turismo e sustentabilidade – Um provedor de soluções baseadas na natureza – Sinta a alegria do Natal contagiar em um espetáculo que envolve encanto, magia e uma decoração fantástica para aguardar a vinda do bom velhinho. Venha viver os dias mais felizes do ano com quem você ama aqui no Hotel Renar. Ícone hoteleiro no Vale dos Imigrantes, Fraiburgo SC, a Terra da Maçã – Só não esqueça de fazer a sua reserva.  Clique no baner.
Falando nisso, o turismo foi identificado como uma peça-chave da recuperação econômica e do crescimento global em novo relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI). Enquanto os dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam para uma recuperação de 95% do número de turistas pré-pandemia até o fim do ano, no melhor cenário, o relatório do FMI descreve o impacto positivo que a rápida recuperação do setor terá em certas economias em todo o mundo. De acordo com o World Economic Outlook (WEO), estima-se que a economia global cresça 3% em 2023 e 2,9% em 2024. Embora este valor seja superior às previsões anteriores, está abaixo da taxa de crescimento de 3,5% registrada em 2022, apontando para os impactos contínuos da pandemia e da invasão russa da Ucrânia, bem como o alto custo de vida. O relatório analisa o crescimento econômico em todas as regiões do mundo, ligando o desempenho a setores-chave, como o turismo. Em particular, as economias com grandes forças para o turismo mostram uma forte resiliência e níveis robustos de atividade econômica. Mais especificamente, os países onde o turismo representa uma percentagem elevada do PIB registraram uma recuperação mais rápida dos efeitos da pandemia em comparação com economias onde o turismo não é um setor significativo. O turismo internacional está no bom caminho para atingir 80% a 95% dos níveis pré-pandemia em 2023. As perspectivas para o período de setembro a dezembro de 2023 apontam para uma recuperação contínua. O relatório prevê aumento na procura e na conectividade aérea, especialmente na Ásia e no Pacífico, onde a recuperação ainda é moderada.
Brasil, turismo e sustentabilidade - Um provedor de soluções baseadas na natureza
Brasil, turismo e sustentabilidade – Um provedor de soluções baseadas na natureza – O Águas de Palmas Resort oferece uma estrutura completa entre o mar e a montanha para que você desfrute o melhor, seja em suas férias ou em seus eventos. São 240 mil metros quadrados de área em meio à natureza, com todas as opções que você precisa para viver os melhores momentos: completo parque aquático, um quiosque na praia com cadeira, guarda-sol e atendimento de bar a beira mar, além de excepcionais opções gastronômicas dentro do complexo.

REPÚBLICA DOMINICANA-ARGENTINA

Brasil, turismo e sustentabilidade - Um provedor de soluções baseadas na natureza
“Já que o mercado dominicano envia anualmente mais de meio milhão de turistas daquele país ao exterior e até 2019 chegaram apenas 6 mil turistas dominicanos. Consideramos que existe um grande potencial, tendo em conta também que haverá uma oferta de mais de 6 mil lugares por mês e a impressionante oferta de atrativos turísticos argentinos, já que o turista dominicano procura climas mais temperados a frios, nesse sentido Patagônia é a região mais interessante e sobretudo porque será contrária ao costume dominicano, já que as nossas estações frias ocorrem entre maio e agosto, ao contrário do hemisfério norte,” afirma Ricardo Sosa.
Pela primeira vez na história começaram os voos entre Santo Domingo (República Dominicana) e Buenos Aires (Argentina) realizados pela Arajet Airlines e no aeroporto internacional de Ezeiza o Secretário Executivo do Inprotur, Ricardo Sosa, participou do lançamento oficial deste nova rota aérea em conjunto com o Embaixador daquele país na Argentina, Gustavo Hernando; o vice-presidente sênior de experiência do cliente da Arajet, Carlos Mesa; o Gerente Geral do Aeroporto de Ezeiza, Sebastián Villar Guarino e a Administradora da Anac, Paola Tamburelli. O primeiro voo chegou na madrugada desta quarta-feira, 15 de novembro e a rota será atendida inicialmente com três frequências semanais e se tornou o 22º destino da companhia aérea em 16 países do continente. Este voo direto de menos de oito horas está disponível três vezes por semana; partindo de Santo Domingo para Buenos Aires às 17h55. aos domingos, terças e quintas e retornando de Buenos Aires às segundas, quartas e sextas às 04h25. Além disso, você pode se conectar de Montreal e Toronto no Canadá; Cidade do México e Cancún no México; Cidade da Guatemala, na Guatemala; São José na Costa Rica; San Salvador em El Salvador e vários destinos do Caribe, a partir do Hub de Santo Domingo.
Brasil, turismo e sustentabilidade - Um provedor de soluções baseadas na natureza
Agência Brasileiros em Ushuaia – A nossa melhor opção na Patagônia Fantástica Argentina.

BELLA DA SEMANA – NICOLE MULLER

Brasil, turismo e sustentabilidade - Um provedor de soluções baseadas na natureza
Nicole Muller – Foto: Bella da Semana – Divulgação
Dona de um corpo escultural, a morena maravilhosa Nicole Muller é a nova Bella da Semana que vai fazer você suarCarismática e ousada, Nicole Muller estrelou uma live cheia de erotismo! Por mais que tenha sido a primeira vez que a beldade tira a roupa em frente das câmeras, ela ficou super à vontade entregando TUDO (que a gente gosta de ver): “Foi emocionante! Rs uma experiência diferente, curiosamente me senti muito confortável”. “Espero que vocês tenham gostado do ensaio, aguardo o feedbacks de vocês!”.  Não perca! O ensaio inédito com Nicole Muller nua que já está no ar. Provoque ainda mais seus instintos masculinos assinando o Bella da Semana. Um lugar reservado para quem realmente gosta e entende de mulher!
CVC - Para quem quer viajar o momento é agora
A MELHOR CERVEJA DO BRASIL – Com o espírito de excelência herdado de imigrantes europeus que vieram para Joinville no século XIX, nascia em 2006 a OPA BIER, cujo objetivo era o de resgatar a tradição cervejeira da cidade, terra de uma das primeiras e da melhor cerveja do Brasil. OPA significa avô em alemão, e é uma homenagem aos nossos antepassados. OPA também é um cumprimento típico da nossa região. Uma marca simples de pronunciar e memorizar, que preza pela qualidade de seus produtos, que reúne os melhores ingredientes e valoriza o conhecimento cervejeiro, passado de geração em geração. Ao fortalecer as raízes da cultura cervejeira, a OPA BIER fabrica de forma sustentável milhões de litros de cerveja por ano, sem perder a qualidade.
Leia ainda: CVC – Para quem quer viajar o momento é agora!
CVC - Para quem quer viajar o momento é agorablico
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:

Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público

Palcos da mídia inspirando vidas vazias, e depois desaparecem

Começa em Gramado o 35º Festival Internacional de Turismo

Natal Luz de Gramado deve aumentar com busca por atrações baratas

Segurança é um segmento do Turismo! É primeiro item que está na mente do viajante

Muda perfil do viajante. Viagens corporativas mantêm forte alta em setembro

Santa Catarina é top 100 em certificação internacional de turismo

Hora de viajar – Descontos de 50% para viagens nacionais e internacionais

Massagem tântrica, uma jornada de autoconhecimento e prazer

Tantraterapia, abordagem terapêutica baseada nos princípios do Tantra

Terapia e Massagem Tântrica – Conexão transcendente com a vida e o viver

Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental