segunda-feira, 3 de julho de 2023

Turismo de Aventura e ecoturismo fomentam o trade com sustentabilidade, qualidade e segurança

 ECOTURISMO & TURISMO DE AVENTURA


Turismo de Aventura e ecoturismo fomentam o trade com sustentabilidade, qualidade e segurança

Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade. Desde o ano de 2004, o Ecoturismo brasileiro conta com uma organização que aposta na riqueza natural do país para o turismo. A ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura é uma organização sem fins lucrativos que reúne empresas e profissionais associados e que estão comprometidos com a prática sustentável de atividades ao ar livre. Atualmente, são mais de 140 empresas com sedes em 22 estados e no Distrito Federal e que fortalecem o mercado de Turismo, Ecoturismo e Turismo de Aventura. De acordo com o presidente da ABETA, Vinicius Viegas Banjo, a principal missão da associação é elevar os padrões de qualidade e segurança no setor de ecoturismo e promover ações que conservem os recursos naturais brasileiros e culturais das áreas onde essas atividades são desenvolvidas.
Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade
Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade – Hotel Fazenda Boqueirão & Resort de Campo
“Desempenhamos um papel ativo na criação de normas e diretrizes, certificação de empresas, capacitação de profissionais e disseminação de boas práticas para garantir experiências autênticas e seguras aos turistas. É um segmento que é a cara do Brasil e que tem um potencial latente”, diz. Os Associados ABETA estão presentes em diferentes regiões do Brasil e atuam com atividades como arvorismo, escalada, mergulho, balonismo, canoagem e muito mais. A diversidade esta que reflete a riqueza e variedade do patrimônio natural e cultural brasileiro, oferecendo aos associados a oportunidade de explorar paisagens incríveis, se conectar com a natureza e vivenciar culturas locais. Dentro do seu escopo de atuação, a ABETA possui um calendário de eventos e projetos de capacitação, tornando-se referência nacional em capacitação, qualificação e treinamento em Turismo, Ecoturismo e Turismo de Aventura. Dentre os destaques quando o assunto são eventos voltados aos profissionais do setor, estão o Abeta Conecta e o Abeta Summit.
Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade
Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade – Rogerio Silveira – CEO do Hotel Fazenda Boqueirão & Resort de Campo – Prêmio Sebrae de Sustentabilidade
Para Rogerio Silveira, CEO do Hotel Fazenda Boqueirão & Resort de Campo, em Lages – SC, a Princesa da Serra, ícone do Turismo Rural Nacional: “Ecoturismo, turismo rural e sustentabilidade são conceitos importantes no setor do turismo, e aqui em nosso empreendimento levamos isso muitíssimo a sério. Visamos a preservação ambiental e a promoção de práticas sustentáveis. No contexto do ecoturismo, aqui no Hotel Fazenda Boqueirão disponibilizamos práticas que promovem a conservação da natureza e a conscientização ambiental. Temos trilhas ecológicas, atividades de observação da fauna e flora local, adoção de práticas de gestão de resíduos e energia sustentáveis, além de sensibilização dos hóspedes sobre a importância da conservação ambiental. Já em relação ao Turismo Rural, oferecemos ambientes valorizando tradições, agricultura familiar e produtos regionais. Promovemos passeios e cavalgadas além de interações com animais e participação em atividades agrícolas, proporcionando uma experiência autêntica e sustentável. E, finalmente, no que diz respeito à sustentabilidade, o Resort adota práticas como o uso eficiente de recursos naturais, gestão adequada de resíduos, conservação da água, uso de energias renováveis e envolvimento com a comunidade local,” conclui. 
Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade
Imagine um lugar perfeito, sustentável, onde design, bem-estar e gastronomia se harmonizam de maneira integrada. Assim é o Castelo Saint Andrews, um Relais & Châteaux na encantadora Serra Gaúcha. Além de tudo isso, Jardins Encantadores; Maravilhosa Vista para o Vale do Quilombo; Suítes Luxuosas; Serviço Exclusivo de Mordomo/Chofer; Premiado Restaurante Primrose; Adega Gourmet; Menus Exclusivos e Personalizados; Wine o’Clock (degustação de vinhos); Boulangerie (noites de pizza gourmet); Cigar Lounge; Academia Equipada; Piscina Aquecida; Sauna seca e úmida; Terapia Relaxante no Spa. Feriados de abril e maio na mais encantadora cidade da Serra Gaúcha. Clique no baner e faça sua reserva.

EXPO TURISMO PARANÁ

Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade
Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade – Foto: Jefferson Severino
A Expo Turismo Paraná 2023 terminou em clima de otimismo, pelo sucesso do evento e acolhida de expositores e visitantes. Depois da venda de todos os espaços disponíveis no evento e um público total de 4220 pessoas e, destes, 1427 agentes de viagens, pode-se dizer que o evento da ABAV-PR se consolida como o maior evento B2B do turismo do sul do Brasil. Tal importância pode ser observada com o prestígio das autoridades já na abertura solene do evento, na quinta, dia 15 de junho. Ao longo dos dois dias de evento, a Expo Turismo Paraná 2023 reuniu mais de 350 marcas, com número recorde de operadoras de turismo, chegando a 27, além de 22 destinos nacionais e internacionais, como Argentina, Uruguai e Peru, e companhias aéreas. Segundo mencionou a Fênix Peru Operadora, “foi uma ótima experiência, aguardamos as novidades para 2024” e a Pátria Consolidadora, “foi um prazer apresentar nossa empresa, produtos e serviços para a região. Estamos com grandes expectativas para novas parcerias e experiências”. Ambas expuseram sua marca pela primeira vez na Expo. A avaliação do Centro Europeu, que também esteve com estande na Expo, também foi positiva: “muito bom participar desse evento que é o maior do estado e reúne todas as empresas e profissionais do mercado de turismo”.
Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade
Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade – Agência Brasileiros em Ushuaia – A nossa melhor opção na Patagônia Fantástica Argentina.

REGIÕES TURÍSTICAS PR

Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade
Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade – Foto: Jefferson Severino
Também incluiu três vias de capacitação – a da ABAV-PR, a da Escola de Turismo do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba e do Senac-PR – e a rodada de negócios promovida pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Sebrae Paraná. Para a Mendes Viagens, de Jaguariaíva (PR), a Expo “Foi uma ótima oportunidade para conhecer novos destinos, estreitar parcerias e nos capacitar para melhor atender aos viajantes”. Mais uma vez, o Paraná como Estado anfitrião recebeu os visitantes na belíssima Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, que contou com suas 19 IGRs, bem organizadas pela Secretaria de Estado do Turismo, liderada pelo Secretário Márcio Nunes e colaboração do Instituto Água e Terra (IAT). Na opinião do presidente da ABAV-PR, João Alceu Rigon Filho, “este espaço dá um movimento mais amplo na Expo, pois os agentes de viagens regionais demonstram muito interesse nesses produtos, uma vez que o turismo, na grande maioria, pode ser rodoviário”.
Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade
Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade – Foto: Jefferson Severino
Como exemplo, há as rotas de cerveja, vinho e pinhão, que já estão formatadas e podem ser vendidas como turismo rodoviário, pois estão localizadas na região metropolitana de Curitiba. Para a BRI Turismo, do Rio de Janeiro, a avaliação da Expo Turismo foi positiva: “Para nós foi um imenso prazer estar com vocês nesses dois dias. Parabéns pela qualidade e organização da feira. Foi muito top. Sucesso sempre e até a próxima”. Uma das novidades da Expo, foi a participação de um novo atrativo turístico, que foi a Cidade de Juranda, que está ampliando a infraestrutura para oferecer o turismo religioso e de aventura. A prefeita Leila Amadei revelou que nos próximos dias será anunciado o investimento privado de milhões, para construção de hotéis e outras infraestruturas na Cidade do Milagre. Para a prefeita de Juranda, Leila Amadei, “nós já temos uma estrutura para receber turistas por meio da Rota do Milagre do Estado do Paraná, onde as pessoas poderão vivenciar a história do menino Lucas, além do turismo rural. Tem muita atividade para receber turistas em nosso município”, disse.
Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade
Hotel Sibara Flat, para quem acredita que praia, saúde e lazer são sinônimos. A sua frente 6,8 quilômetros de larga faixa de areias brancas e mar de águas calmas, claras e mornas. O local é ideal para todas as idades, onde adultos e crianças podem dar um delicioso mergulho, brincar e praticar vários esportes sempre em contato com a natureza. No amanhecer você pode ter o privilégio de ver o espetacular nascer do sol que enche o céu de cores. O Sibara Flat está localizado em plena Av. Brasil, a uma quadra do mar e é um dos balneários mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. E não é para menos: totalmente planejado, oferece excelente infraestrutura para os visitantes, desde o Sibara Flat, shopping, bares, restaurantes, áreas verdes para lazer e atividades físicas, roda gigante, Aquarium e a melhor programação para todas as idades. Afinal de contas, é o balneário mais badalado do Sul do Brasil. Clique no baner e confira os pacotes e faça sua reserva. 

SEBRAE

Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade
Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade – Foto: Jefferson Severino
A Expo Turismo Paraná ocorreu nos dias 15 e 16 de junho, no Viasoft Experience, em Curitiba, Paraná. O evento anual da ABAV-PR contou com o Paraná como Estado anfitrião, Curitiba como cidade anfitriã, patrocínio do Sistema Sesc Senac Fecomércio Paraná, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e do município de Juranda, além de participação imprescindível do Sebrae PR, Instituto Municipal de Turismo de Curitiba. Como apoiadores o evento teve a BWT Operadora, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Abeoc Brasil, Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação – SEHA; e contou com parceria estratégica das Unidades de Conservação do Paraná e do Instituto Água e Terra, além dos media partners: do Diário do Turismo, Coluna de Turismo e TV Euro News.
Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade
Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade – Inverno no Hotel Renar – Ícone hoteleiro no Vale dos Imigrantes, Fraigurgo SC, a Terra da Maçã – Só não esqueça de fazer a sua reserva.  Clique no baner.

FESTIVAL DAS CATARATAS

Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade
Paulo Angeli – CEO do Festival das Cataratas – Foto: Jefferson Severino
Após o sucesso de sua última edição, os organizadores do Festival das Cataratas, um dos eventos mais aguardados do calendário turístico nacional, anunciaram oficialmente sua nova data para o próximo ano: 5, 6 e 7 de junho de 2024. A data é a original em que o evento foi criado, em 2005, com o objetivo estratégico de impulsionar o turismo e a economia de Foz do Iguaçu no período que era considerado de baixa temporada para o destino. Nos últimos anos, o cronograma do evento foi alterado devido a questões sanitárias. Em 2023, mais de 8 mil pessoas participaram do festival, que reuniu mais de 1,3 mil marcas de diversos segmentos da cadeia turística, como destinos, companhias aéreas, hotelaria, operadoras e atrativos, entre outros, na tradicional Feira de Turismo e Negócios. O Festival das Cataratas é organizado pela De Angeli Feiras e Empreendimentos e conta com patrocínio do Fundo Iguaçu, CNC e Fecomércio PR, além do apoio do Governo do Estado do Paraná e Viaje Paraná.
Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade
Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade – Urubici Park Hotel, sinônimo de estar bem hospedado bem no centro de Urubici, a cidade que cresce exponencialmente em qualidade turística e na arte de bem receber. Uma forte gastronomia e desafio para os grandes ciclistas escalarem o espetacular Morro da Igreja ficando de frente para a Pedra Furada. Clique no baner e faça sua reserva.

TURISMO EM ITAIPU

Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade
Representantes do Ministério de Energia, da Tanzânia – Foto: Itaipu/Divulgação
A Itaipu Binacional recebeu, nesta última segunda-feira (26), duas visitas de instituições internacionais. Representantes do Ministério de Energia, da Tanzânia, e da Duke University, dos Estados Unidos, estiveram na binacional para conhecer os atrativos turísticos e saber mais sobre as ações nas áreas socioambiental e de produção de energia. Segundo a presidente do Conselho de Energia Rural do Ministério de Energia da Tanzânia, Janet Zebedayo Mbene, a comitiva tanzaniana está no País para aprender sobre as ações do governo na área das energias renováveis. Além de conhecer os atrativos turísticos da Itaipu, a comitiva coletou informações sobre os projetos de energias renováveis no meio rural e outras ações como as mitigações das usinas hidrelétricas com o replantio de árvores no entorno do lago, o cuidado com os animais e, principalmente, as ações sociais na região de influência do reservatório.
Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade
Representantes da Duke University, dos Estados Unidos – Foto: Divulgação Itaipu
Também esteve na Itaipu uma comitiva da Duke University, instituição fundada em 1838 e localizada na cidade de Durham, no estado da Carolina do Norte, numa região conhecida como o Triângulo de Pesquisa, nos Estados Unidos, ou o “Novo Vale do Silício”. Em março de 2021, ela foi reconhecida pelo Times Higher Education como a 20ª melhor universidade do mundo. Nos Estados Unidos, é considerada a 5ª melhor. Só em 2023, foram atendidos pela área de Relações Públicas da Itaipu representantes de empresas e de instituições de Portugal, Argentina e Índia. De 1977 até 31 de dezembro de 2022, foram registradas mais de 25 milhões de visitas a Itaipu, procedentes de 211 países e territórios. No total, foram 2.926.877 brasileiros, 4.310.367 paraguaios, além de 408.306 alemães, 375.074 uruguaios e 317.100 chilenos, entre outras nacionalidades. Ao longo desses anos, várias visitas ilustres passaram pela usina e deixaram sua marca, com plantio de árvores no Bosque do Visitantes. Entre elas, a família real da Dinamarca, que por mais de uma vez esteve em Itaipu; o chanceler Helmut Kohl, considerado o “pai” da reunificação da Alemanha; e a ex-primeira-dama da França Danielle Miterrand, que veio como presidente da Fundação France Liberté.
Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade
Café Colonial Restaurante Schults – Inigualável – O melhor da Grande Florianópolis – Clique no baner e confira.

ABAV EXPO 2023

Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade
Clique no baner e confira
A ABAV em parceria com a AZUL e a GOL lançou em seu site benefícios em aéreos para quem já fez o credenciamento na ABAV EXPO 2023. Os bons tempos onde os jornalistas eram convidados e cobriam o evento para o Brasil e o mundo acabaram. Na atual gestão até a diretoria está pagando pra ir. São descontos entre 20% e 22% apenas, além do evento ser em zona de guerra, na cidade um dia maravilhosa. A Azul concede a todos os visitantes da ABAV EXPO 20% de desconto em todas as tarifas regulares exceto C e Y nas rotas da Azul do Brasil para Rio de Janeiro (SDU/GIG), em viagens de ida ou ida e volta entre os dias 26/09/2023 a 01/10/2023. O desconto é válido para emissões até 20/09/2023. A emissão pode ser através de uma Agência de Viagens ou direto no site da Azul. Utilize o promocode ABAV23 para aplicação do desconto. Desconto válido para visitantes cadastrados na ABAV Expo 2023. Por sua vez, a GOL Linhas Aéreas, disponibiliza 22% de desconto sobre suas tarifas max, plus e light para todos os credenciados da ABAV Expo, partindo de cidades brasileiras com destino ao Rio de Janeiro (SDU/GIG), em viagens de ida ou ida e volta entre os dias 24/09/2023 e 01/10/2023 O desconto é válido para emissões até 25/09/2023. A emissão será realizada pelo banner disponível nesta página. Desconto válido para visitantes cadastrados na ABAV Expo 2023.
Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade
Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade – Águas de Palmas Resort – Palmas/Governador Celso Ramos/SC – Costa Esmeralda. Ligue e faça sua reserva agora. A promoção é limitada e imperdível!

FEIRAS DE TURISMO INTERNACIONAIS

Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade
Embratur – Foto Eric Ribeiro M&E
Falando em feiras de turismo, fique atento que a Embratur publicou o edital de inscrições de oito feiras internacionais em que a agência montará estande no segundo semestre. Poderão participar organizações dos setores público e privado, conforme as categorias descritas no edital. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição correspondente ao evento que deseja participar. O prazo de inscrições vai até o dia 7 de julho. A participação será isenta de pagamento, mediante outras responsabilidades assumidas. Dessa forma, estão abertas as inscrições para a FIT América Latina, que será realizada em Buenos Aires (Argentina) entre os dias 30/09 a 03/10; a IFTM Top Resa, em Paris (França), entre 03/10 e 05/10; a TTG Travel Experience, em Rimini (Itália), entre 11/10 e 13/10; a FITPAR, em Assunção (Paraguai), entre 13/10 e 15/10; a NYITS, em Nova York (EUA), entre 26/10 a 28/10; e a WTM, em Londres, entre 06/11 e 08/11. A Embratur também participará de duas feiras do segmento MICE, a IMEX América, em Las Vegas (EUA), entre 26/10 a 28/10, e a IBTM World, em Barcelona (Espanha), entre 28/11 e 30/11. O edital estabelece critérios técnicos para classificação de coexpositores e pontua as iniciativas públicas e privadas a partir de seu conjunto de estratégias, ações e ferramentas para engajamento com atores internacionais. Entre eles, estão a existência de materiais promocionais nos idiomas inglês e espanhol, iniciativas digitais e certificações internacionais que reforçam a competitividade do destino ou dos serviços presentes no estande do Brasil.
Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade
O melhor galeto do Brasil. Bento Gonçalves, Caxias, Gramado SC, Itapema SC, São Paulo….

MEMORIAS DO 50° FESTIVAL DE GRAMADO

Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade
Troféu Kikito – Foto: Diego Vara / Pressphoto
No coração de Gramado, o Museu do Festival de Cinema de Gramado abre suas portas para receber uma exposição única e emocionante: “Memórias do 50º Festival de Cinema de Gramado”. A mostra, que ocorre em 2023, ano da 51ª edição do Festival de Cinema de Gramado, traz um olhar retrospectivo sobre meio século de história e encantamento do evento que se tornou um dos mais prestigiados da América Latina. Localizado no andar superior do Palácio dos Festivais, o Museu é o espaço perfeito para abrigar essa exposição especial, que irá resgatar as emoções, os filmes marcantes e os momentos inesquecíveis que fizeram parte da trajetória do festival ao longo das últimas cinco décadas. Os visitantes terão a oportunidade de mergulhar nas histórias e nas imagens que capturam a essência do evento e a magia do cinema. Além disto, a exposição contará com uma novidade tecnológica. Foi desenvolvida uma ferramenta para que os visitantes possam eternizar de maneira virtual suas mãos e assinatura na parede da fama do Museu do Festival de Cinema de Gramado.
Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade
Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade – Viaje seguro com a Brocker Turismo – A melhor agência/operadora/receptivo da Serra Gaúcha

#POTUGAL

Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade
Praia do Camilo – Algarve – Portugal
Mais uma vez, por conta dos preços abusivos das passagens aéreas nacionais, conexões absurdas e demoradas e tempo de viagem maior do que São Paulo/Lisboa, Portugal registra aumento de 54% de turistas brasileiros impulsionando o turismo daquele país. Tanto que o Brasil impulsionou o recorde de turistas em Portugal, com aumento de visitantes brasileiros em 54%. O país se torna um dos destinos preferidos para viajar pelos brasileiros, estimulados pelas atrações turísticas, paisagens, cultura e pelo patrimônio histórico-cultural que oferece. Além da explosão no número de brasileiros, a quantidade de visitantes europeus cresceu. Muitos deles, britânicos, espanhóis, italianos e irlandeses. Portugal obteve um recorde de visitas, com um aumento geral de 44% em relação ao ano anterior, totalizando 4,5 milhões de turistas estrangeiros. A estimativa é de que no verão europeu o número dispare ainda mais, já que as praias do Algarve são um dos destinos mais buscados nessa época. O crescimento do turismo também vem impulsionando a economia portuguesa. Com relação ao mesmo período no ano passado, houve um aumento de 2,5% no Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano, conforme informou o INE.
Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade
Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade – Um Tesouro escondido, um lugar único e exclusivo bem no Centro Histórico de São José – Clique no Baner e confira. Fotos Jefferson Severino
Leia aindaSejam muito bem-vindos ao inverno na Santa e Bela Catarina!
Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!

Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa