Refis é fundamental para retomada econômica e geração de empregos no turismo
Os empresários do setor de hospedagem e alimentação do país estão mobilizando os parlamentares de seus estados, nesta semana, pedindo apoio ao projeto que ficou conhecido como Refis das MPEs, programa de refinanciamento de dívidas dos empreendedores optantes do Simples Nacional. O Congresso Nacional vai analisar o projeto, no próximo dia 16 de março. De fato, o Refis vai possibilitar que 437 mil micro e pequenas empresas continuem existindo e gerando empregos. Excluir uma empresa do Simples é condená-la ao fechamento. O Refis vai dar fôlego para que as MPEs possam pagar o que devem continuar gerando emprego e pagar os impostos atuais.
“Estamos na reta final deste processo de derrubada do veto e, mais do que nunca, precisamos de todo apoio possível para manter nossos negócios abertos e, sobretudo, os empregos que geramos para o país”, afirma o presidente da FBHA. A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.
É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.
TURISMO RODOVIÁRIO
O desejo de viajar nunca esteve tão latente nas pessoas de todos os segmentos sociais. As restrições impostas pela pandemia C-19 adiaram sonhos e planos, mas a retomada já é uma realidade. E nesse contexto, a experiência agregadora e contemplativa de viajar nos chamados Circuitos Rodoviários (modelo muito utilizado na Europa), em modernos ônibus de luxo, ressurge com um toque nostálgico. Porém, a bordo de todo o conforto e segurança proporcionado pela tecnologia atual, sem falar na qualidade de serviços que irão desde o transporte rodoviário, hotéis, lanche de bordo, serviços locais nos principais pontos turísticos e toda a assistência do guia de turismo cadastrado no Cadastur do inicio ao fim do roteiro. Acrescente-se seguro viagem totalmente grátis ao cliente.
É o que promete o Grupo Águia Branca que lançou a operadora ‘Squad Viagens – Circuitos Rodoviários’. Com venda exclusiva aos agentes de viagens, e também associada a ABAV Nacional, a Squad Viagens fez seu lançamento ao mercado com uma Webinar na última quint-feira, 10 de março, às 10h00. No final ainda sorteou três tablets para os participantes. O webinar contou com a presença de Davi Lima – Superintendente Head Squad; Ricardo Dias – Coordenador de Produtos Squad Viagens; e Claiton Armelin – Head de Viagens Squad. São profissionais experientes e dotados de notória expertise no turismo focado no modal rodoviário.
Além de circuitos já disponíveis para as vendas, que serão mais de 30 e com mais de 150 saídas programadas, até o final do ano, incluindo saídas regulares de feriados, a programação terá, até junho, mais de 70 opções de circuitos prontos para as vendas já incluindo Natal, Réveillon e Férias de Verão 2023. "Qualidade e expansão da malha rodoviária atual no Brasil, aliada à excelência dos serviços prestados sob medida, com recursos tecnológicos amigáveis, constituem diferenciais que nos posicionam no mercado como uma verdadeira fábrica de produtos turísticos rodoviários”, conclui Armelin.
TURISMO & INOVAÇÃO
O Secretário de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Paulo Angeli, se reuniu nA última terça-feira (8), em Brasília, com o Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, para tratar de temas relacionados à inovação dentro do setor, como os projetos do Wakalua e de Destinos Turísticos Inteligentes. Na oportunidade, conversaram ainda sobre metodologias utilizadas para definição dos destinos tendência para 2022. Participaram do encontro também o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Fabio Pinheiro, e a diretora do departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo, Nicole Ferreira Facuri.
O ministro garantiu a continuidade das atividades do Wakalua Innovation Hub – primeiro polo global de inovação em turismo –, para o qual Foz do Iguaçu foi selecionada como uma das cidades sede. “As reuniões realizadas tiveram ótimos resultados, com o fortalecimento do compromisso do Ministério com o destino Foz do Iguaçu e seu desenvolvimento a partir da inovação. É sempre bom conversar com pessoas que enxergam o potencial da cidade para ser um modelo de turismo no Brasil”, comentou o secretário Paulo Angeli.
FESTURIS CONNECTION
Gramado vem se tornando há alguns anos referência nacional em tematização de empreendimentos, com uma vasta oferta que inclui restaurantes, parques e hotéis temáticos. Diante da proporção que esse tipo de negócios alcançou, um grupo gramadense apresentará seu case no Connection, evento internacional que acontecerá de 11 a 13 de maio, no Palácio dos Festivais, em Gramado/RS. Roger Wingert é CEO do Grupo Unity, responsável pelas marcas Pizzaria Scur, Cara de Mau e Gatzz Dinner Show. Ele será um dos palestrantes do Connection, apresentando ao mercado o case "Das telas e dos palcos para o mundo do Turismo: como a tematização de empreendimentos pode se tornar um ótimo negócio". Durante o painel, Roger falará sobre o desafio de transformar a criatividade em negócios atrativos e rentáveis. Mais informações sobre o evento acesse www.festurisgramado.com/connection.
ABRAV TRAVEL & GTA ASSISTANCE
A Global Travel Assistance (GTA), estará no Abav TravelSP como patrocinadora do Seguro Agente. O evento acontece entre os dias 28 e 29 de abril no hotel Monte Real, em Águas de Lindóia (SP). Com a novidade, a empresa disponibilizará, para todos os visitantes e profissionais do setor que participarem da feira, atendimento ambulatorial e assistência médica quando e se necessário. O tema escolhido para o encontro deste ano é “Reconectado”, e o seu principal objetivo é promover novos negócios entre agentes de viagens e os principais fornecedores do setor. A feira seguirá todos os protocolos de segurança exigidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde, autoridades locais e Governo do Estado de São Paulo.
“Fico muito honrado em patrocinar a feira Abav TravelSP. Toda minha equipe sabe da importância deste evento que cumprirá o compromisso de gerar trocas de conhecimentos e oportunidades com o trade turístico do interior de São Paulo. E por sermos uma empresa 100% B2B, direcionada ao agente de viagem, parceiros cada vez mais estratégicos, não poderíamos deixar de participar. Estamos disponibilizando uma UTI Movel durante o evento para garantirmos o bem-estar dos participantes. Será também a chance de rever grandes amigos, mas com a consciência e os protocolos que esse momento exige”, comenta Celso Guelfi, Presidente da GTA.
TROFÉU INFINITO 2022
Sem a presença da mídia que sempre foi parceira e sempre esteve presente em todas as edições do Troféu Infinito, a Brocker Turismo premiou, na noite desta última terça-feira, dia 08/03, as Operadoras e OTAs do trade turístico brasileiro que mais comercializaram o destino Serra Gaúcha através de seu receptivo. Segundo a CEO do Grupo Brocker, Adriane Brocker Boeira Guimarães: “A 15ª edição do Troféu Infinito foi o momento certo para refletir e agradecer. Nosso segmento foi dos mais afetados na pandemia. O turismo parou. E nada pudemos fazer, além de pararmos e olharmos para dentro de nós mesmos. Neste olhar, começou a nossa auto revolução. Percebemos que poderíamos nos recriar, pensar e realizar um turismo mais seguro, com mais amor à natureza e que cuida dos seus destinos. Neste período estivemos de braços dados com nossos parceiros, nossa comunidade e nossa região. A Serra Gaúcha foi o lugar escolhido por milhares de pessoas para alegrar e reforçar a vontade em continuar vivendo. A Serra Gaúcha não foi esquecida durante a pandemia. Muito pelo contrário, foi lembrada, desejada, procurada. E fomos nós, juntos, que conseguimos promover isto. Nós e vocês”
A noite de premiação do Troféu Infinito homenageou as 10 operadoras que mais comercializaram o destino Serra Gaúcha nos anos de 2020 e 2021, período em que o evento não aconteceu em função do momento imposto pela pandemia. Foram elas: 1º lugar - Azul Viagens; 2º lugar - FRT Operadora; 3º lugar - Orinter Operadora; 4º lugar - Decolar; 5º lugar - B2C CVC Corp; 6° lugar - Master Operadora; 7º lugar - Hurb; 8º lugar - Abreu; 9º lugar - BWT Operadora; 10º lugar - E-HTL.
INFLUENCIADORES DIGITAIS
Fora do limbo de "influencers figitais", aqueles onde eles são mais importantes que os produtos, isto é, de 10 fotos, 11 são deles mesmos, (os famosos jabazeiros), mais de 90% das marcas de Turismo consideram apostar em influenciadores digitais que atuam com seriedade na área. A pesquisa da Associação Brasileira dos Blogueiros de Viagem (ABBV), contou com a participação de 118 profissionais de marketing e turismo, incluindo representantes de órgãos de turismo de destinos (33%), hotelaria (23%), empresas prestadoras de serviços (tours, câmbio, seguros etc. – 22%) e agências de viagem (12%).
Ações com blogs e influenciadores digitais já estão bastante difundidas no setor de turismo, especialmente entre em agências de comunicação que atendem instituições e profissionais de marketing de empresas de serviço. Entre as 118 participações, 109 declararam ter realizado ações com blogueiros e influenciadores digitais e 117 declararam interesse em fazê-lo oportunamente.
As ações mais praticadas são aquelas vinculadas às atividades de assessoria de comunicação e relações públicas, como a divulgação de releases. No entanto, ações de publicidade estão com tendência de crescimento mais acentuada – como programas de afiliados ou apoio a eventos feitos por/para blogueiros e influenciadores. Também estão em alta contratações de publieditoriais (publicações pagas) e organização de press trips.
CREDIBILIDADE
A divulgação do produto, serviço ou destino turístico é a principal motivação para a procura por influenciadores. Maior parte das marcas entende que blogs e canais de mídias sociais têm papel fundamental na tomada de decisão dos viajantes. Também se destaca o interesse em alcançar um público qualificado – isto é, com segmentado por nichos e de acordo com o perfil de público-alvo da marca.
Leia ainda: Brasil desponta com crescimento de 4,6% em seu PIB
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia ainda:
Brasil na contra mão do mundo tem crescimento de 4,6% em seu PIB
Parques naturais: vacina no braço e mapa na mão
Escalada de mortes de ciclistas não podem ser banalizadas
Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes
Enoturismo – Brasil se prepara para retomada dos eventos de vinhos
Relaxamento de restrições internacionais dispara vendas de passagens
Pesquisa científica revela quais experiências que turistas buscam
Tecnologia 100% digital facilitará embarque utilizando biometria