BALEIA A VISTA ? TURISTAS JÁ PODEM COMEMORAR PASSEIOS EMBARCADOS PARA AVISTAMENTO DAS GIGANTES DO MAR?
Eu disse promessas !!! Em se tratando da ICMbio, é bom não levar essa notícia muito a sério. Já vimos esse filme antes. Se existe uma entidade morosa, essa chama-se ICMbio. Mas em todo caso, a Rota da Baleia Franca, um dos principais roteiros ecológicos da região de Laguna, Garopaba e Imbituba, em Santa Catarina, voltará a contar com os passeios embarcados para a observação de baleias a partir de agosto deste ano. "TODAVIA" aguarda-se apenas a liberação do ICMbio, que deverá acontecer em agosto, isto é, a gosto de Deus. Se isso acontecer, o turismo na região retorna aos bons tempos.
Enrique Litman - Presidente do Instituto Baleia Franca
O absurdo, a incompetência e a morosidade que cercam os passeios embarcados para a observação das baleias francas, que tomam o litoral catarinense todos os anos para o período de acasalamento, estava interrompido desde 2012, quando então uma denúncia chegou ao Ministério Público, que proibiu as atividades para que os animais não tivessem contato direto com os humanos.
Litman (de amarelo) em reunião na Embratur durante à WTM
A medida, porém, havia impactado negativamente o turismo na região, como no caso do presidente do Instituto da Baleia Franca e dono de uma pousada em Imbituba, Enrique Litman, que lembra que antes da proibição mais de 10 mil turistas realizam o passeio. “A gente brigou bastante desde a proibição pelo MP para que voltassem os passeios embarcados. A retomada dos resultados positivos deve acontecer apenas em 2019. É algo que tem que ser feito certinho”, afirmou Litman.
MINISTRO DO TURISMO VINICIUS LUMMERTZ
WTM LATIN AMERICA 2018, MAIS DE 12 MIL REUNIÕES
Com temas relevantes, expositores de peso, e tantas outras novidades, sexta edição do evento terminou na tarde desta quinta-feira, 5, na capital paulista. Confiantes no mercado latino-americano, os expositores, profissionais do setor, parceiros e demais players do mercado de turismo e viagens, presentes na sexta edição da WTM Latin America, podem comemorar uma prévia que aponta o aquecimento do segmento para este ano. Nos três dias de evento, a estimativa é que se tenha conquistado ganhos consideráveis para o mercado. Um dos exemplos e reflexo dessa movimentação positiva foram as sessões de Speed Networking, que pela primeira vez tiveram cinco sessões, completando mais de 12 mil reuniões.
Para quem passou pelos corredores movimentados e cheios de cores do evento, durante os dias 3 e 5 de abril, notaram também a quantidade de negociações e reuniões acontecendo em cada parte dos pavilhões Azul e Branco. Ao todo foram mais de 40 operadoras presentes no evento e algumas já mostraram interesse em retornar na edição de 2019 – R11, Grou, Travel Ace Intertouring, Hotel DO, TT Operadora e ITA. Outro Programa de sucesso desta edição, que ganhou holofotes entre os visitantes e expositores, foi o Turismo Corporativo. Com cerca de oito ativações durante o evento, incluindo bate-papos, seminários e palestras – entidades de peso reforçaram a importância do principal evento B2B de turismo e viagens da América Latina. Para ver todas as fotas desta edição confira aqui.
CICLOTURISMO - CIRCUITO DAS ARAUCÁRIAS EM SC
No norte de Santa Catarina, o Circuito das Araucárias é um roteiro repleto de atrativos naturais, históricos e também gastronômicos e culturais. A paisagem é bem variada, alternando entre altos de serras a planaltos ou vales de rios, com a Mata Atlântica bem preservada e mesclada com florestas de imponentes e belas araucárias.
Serra do Corvo Branco
A natureza se mostra presente também na grande concentração de nascentes e cachoeiras, como as da Rota das Cachoeiras, uma incrível sequência de 14 quedas em menos de 3 km. Há ainda outros grandes atrativos naturais, entre eles o Morro da Igreja, que se destaca à grande distância e possui um paredão de pedra onde os escaladores praticam o rapel (um dos maiores do Brasil, com 245 m), e os Campos do Quiriri, uma área de preservação que pode ser conhecida a partir do Circuito das Araucárias e de onde, em dias claros, avista-se todo o litoral norte de Santa Catarina.
Na região do Circuito das Araucárias acontece este ano o 1º Bike Meeting Brasil, com atrações como palestras, depoimentos, lançamento de documentário e pedal Cultural. O evento surgiu com a ideia de reunir todos os grupos de ciclistas, onde será possível melhorar os conhecimentos sobre a bicicleta e proporcionar um momento único de integração, com oportunidade de fazer novas amizades. O 1º Bike Meeting Brasil será realizado nos dias 20 e 21 de abril, em São Bento do Sul (SC). Já a edição 2019 do Bike Meeting será na cidade de Corupá, nos dias 19 e 20 de abril. Inscrições em: http://www.riscozeroadventure.com.br/.
PERFIL CORPORATIVO DEU O TOM NA WTM LATIN AMERICA
Novidade da edição 2018, o espaço de Speed Network da WTM-LA pode ser considerado símbolo da nova fase da feira. Em busca de atividades que envolvem o segmento corporativo, a programação do ano incluiu as pequenas reuniões que já tiveram números consideráveis. Em uma hora e meia, o ambiente reuniu 109 compradores para negociações com 336 expositores cadastrados. Ao todo, foram 1962 reuniões. Os speed networks vieram para ficar e na próxima edição ganharão ainda mais espaço.
Essa atividade contempla os participantes que pediam mais momentos corporativos. Ainda sem os números de visitantes e de negócios gerados, a organização já planeja o que fará em 2019. Em dois dias já palestraram empresas como Google, Instagram e Facebook.
BRASIL E ARGENTINA - PROMOÇÃO CONJUNTA NA CHINA
A Embratur e a INPROTUR - Instituto Nacional de Promoción Turística, irão promover roadshows na China, em maio, para divulgação de seus destinos, com ênfase nas Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas do mundo. Esta foi uma sequência de outras reuniões para tratar da promoção conjunta entre Brasil e Argentina no país asiático. Os representantes dos governos dos dois países sul-americanos e do destino Foz do Iguaçu se reuniram nesta última quarta-feira (04), na WTM Latin America 2018, a fim de alinhar a preparação da missão que acontecerá no próximo mês. De acordo com o coordenador-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo da Embratur, Alisson Andrade, a ideia é trabalhar, em especial, atrativos de Ecoturismo e Turismo de Aventura no país onde o segmento é um dos preferidos de seus turistas.
“As conversas entre o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, e o ministro do Turismo da Argentina, Gustavo Santos, sobre o tema, vem acontecendo há anos. Sobre o mercado chinês, a longa distância em relação ao Brasil é um desafio, mas a iniciativa conjunta ajuda a promover nosso destino como parte de um roteiro pela região", resumiu Alisson Andrade. Ainda segundo o representante da Embratur na reunião, além da aproximação política entre Brasil, Argentina e China, abre-se caminho para a irmanação entre as Cataratas do Iguaçu e a Muralha da China e para a cooperação técnica. Durante o mês de maio, a Embratur estará na ITB China, uma das principais feiras de turismo do país. No mesmo período, o roadshow para capacitação do trade chinês será promovido em quatro cidades chinesas (Pequim, Xangai, Cantão e Hong Kong).
MATRIZ ESTRATÉGICA
Falando nisso, a Coordenação-Geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo do Instituto Brasileiro de Turismo, lançou seu mais novo produto: a Análise SWOT. São 13 documentos que analisam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças dos principais países, considerados prioritários para promoção e divulgação dos destinos turísticos brasileiros pelo Instituto. Com base em informações coletadas pelos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs), a Embratur montou o documento que, de acordo com o coordenador-geral Alisson Andrade, servirá para que o trade do Brasil conheçam os principais pontos para melhor comercialização. O material da análise de SWOT foram apresentados pelos executivos que atuam em mercados, como Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, México, Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido e Rússia.
O melhor resort para família do Sul do Brasil - Pé na Areia
FERIADÃO DE PÁSCOA EM ITAIPU
O número de visitantes nos atrativos do Complexo Turístico Itaipu (CTI) durante o feriado prolongado de Páscoa, de 30 de março a 1º de abril, ficou acima do esperado. Um total de 7.621 pessoas passaram pelos atrativos da usina na margem brasileira, entre turistas do CTI e visitantes institucionais. A projeção inicial era receber 7 mil pessoas entre a Sexta-Feira da Paixão e o Domingo de Páscoa. Neste ano, o destaque foi o Ecomuseu. Para receber bem os turistas, o CTI ofereceu saídas extras dos atrativos mais procurados, como a Visita Institucional e o Circuito Especial. Durante o feriadão, a equipe plantonista da Divisão de Relações Públicas (do lado brasileiro da usina) recebeu 39 visitantes institucionais, entre estudante, autoridades e familiares de colaboradores de Itaipu. O número foi computado no total de turistas recebidos no feriado, de 7.621 pessoas.
FERIADÃO DE 1º DE MAIO NA SERRA CATARINENSE
Hotel Fazenda Boqueirão - Ícone do Turismo Rural do Brasil. Uma das melhores épocas do ano - mas reserva antecipada é fundamental, No último feriadão da Páscoa, maus uma vez lotado e com fila de espera.
Bolo de Fubá com cobertura de doce de amora. Pensa num bolo espetacular - Bolo da Madre - São José - SC