BRASIL EM EVIDÊNCIA
O Brasil é a bola da vez no turismo mundial e o destino/hoteleiro que não investir em marketing perderá o trem da história. Na edição especial Best of the World (Melhores do Mundo) da revista National Geographic Traveler, selecionou os 20 melhores lugares para visitar em 2016 – destacando o Nordeste. O Rio Grande do Norte e os mais de 400km de litoral de praias estonteantes foi eleito juntamente com locais no Canadá, Escócia, Japão, França, entre outros, pelos editores da revista como destaque turístico. O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, celebrou a visibilidade do Brasil na publicação, que possui 15 edições internacionais. “Esse reconhecimento de peso comprova o potencial das paisagens brasileiras como destinos turísticos, contribuindo para que o País atraia ainda mais os viajantes estrangeiros. O momento é muito oportuno, já que as atenções estão voltadas para o Brasil com a realização os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos”, enfatizou.
GASTOS ESTRANGEIROS
É insignificante em relação ao que gastamos lá fora e em relação o que recebe por exemplo à França em apenas um mês. Temos muito, mas muito que investir em turismo.Todavia, com o dólar valorizado, os destinos brasileiros são cada vez mais procurados por viajantes estrangeiros. Em janeiro deste ano, esse público gastou US$ 650 milhões no Brasil, valor 14,4% maior que o mesmo período em 2015. Além disso, o déficit entre gastos de brasileiros no exterior e gastos de estrangeiros no Brasil diminuiu para US$ 190 milhões, o menor índice para o mês na conta internacional do turismo em oito anos. A diferença se deu também com a redução dos gastos dos brasileiros no exterior de pouco mais de US$ 2 bilhões para US$ 840 milhões. Durante o Carnaval, por exemplo, o número de turistas estrangeiros que estiveram em todo o Brasil alcançou resultados recordes, de acordo com dados divulgados por órgãos estaduais e municipais, bem como de associações hoteleiras. Ao todo, os hotéis dos principais destinos carnavalescos chegaram a 80% de taxa de ocupação com o aumento dos visitantes de fora do País.
Em Santa Catarina por exemplo, durante o carnaval, os hotéis fazenda operaram com 100% de ocupação e isso já vem ocorrendo desde o Natal.
Já o Infinity Blue Resort & Spa em Balneário de Camboriú chega a operar com lista de espera por conta de ser o melhor Resort para famílias do sul do Brasil.
Da mesma forma o majestoso Hotel Renar em nossa Rota da Amizade, no Vale do Contestado que também vem operando com lista de espera. Brasileiro ainda não se deu conta, não aprendeu que fazer reservas é fundamental. Deixa tudo pra última hora e fica a ver navios literalmente.
EMBRATUR EM MONTEVIDÉU
O Comitê Descubra Brasil do Uruguai promoveu sua 1ª reunião do ano em Montevidéu nesta última segunda-feira (22). O evento contou com a presença de representantes da Embaixada, do diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Gilson Andrade Lira, e do executivo do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) na América do Sul I, Daniel Marques. Antes desta agenda, Lira esteve com o embaixador do Brasil no Uruguai, Hadil Vianna, para apresentação e alinhamento de ações para 2016. As reuniões do Comitê permitem uma troca de informações em primeira mão entre as partes, fato que oferece vantagens competitivas para seus membros, propiciando a comercialização dos produtos turísticos do Brasil e ocasionando o aumento do volume de vendas do produto turístico brasileiro.
No Uruguai, assim como em todos os países da América do Sul, a estratégia promocional consistiu na formação de comitês de promoção, ao todo nove, denominado Descubra Brasil. Os comitês foram constituídos em razão da articulação entre a Embratur, o Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério das Relações Exteriores e Embaixadas do Brasil. No Uruguai, o Comitê Descubra Brasil foi constituído em 2005 e tem realizado inúmeras iniciativas de promoção do Brasil como destino turístico junto ao trade e ao público final uruguaio. De acordo com o IPK – International Tourism Consulting Group, o Uruguai foi responsável por 1,1 milhão de viagens internacionais em 2014, sendo que o Brasil detém 35,17% do total desse público. Dados do Anuário Estatístico do Ministério do Turismo mostram que o Uruguai é o 4º maior emissor de turistas para o Brasil, com 262.512 mil visitantes em 2014. O país possui 44 voos semanais ligando ao Brasil.
EMBRATUR & AVIANCA
Carlos Duran Cuello, Aristides Luna e Zwannee Fonseca, da Avianca; e Gilson Lira, da Embratur
Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e Avianca Linhas Aéreas irão potencializar a promoção do Brasil na cadeia turística internacional. Nesta quinta-feira (25), durante a 35ª Vitrina Turística – ANATO, em Bogotá, foi assinado o protocolo de intenções para efetivar ações conjuntas para atingir os mercados da Colômbia, Peru, México, Estados Unidos e Equador. A parceria prevê a ampliação da divulgação de novos produtos e destinos brasileiros, a formação de alianças que fomentem a oferta e a demanda e a geração de novas fontes de comercialização com os parceiros da cadeia turística internacional. Também estão entre as metas a intensificação da promoção do Brasil com seus principais parceiros comerciais e o aumento do fluxo de turistas para o Brasil.
“Firmar parcerias é um dos objetivos da Embratur para avançar o setor do turismo, e as feiras internacionais servem como plataformas para essa aproximação. Precisamos dessa conectividade para divulgar os nossos destinos e ampliar as ações de promoção do País nos mercados externos”, destacou Vinícius Lummertz, presidente da Embratur. A estimativa da Embratur para a geração de negócios para o País, na ANATO, é de mais de US$ 1,1 milhão. Na assinatura do protocolo, o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística do Instituto, Gilson Lira, disse que a presença da Embratur no maior evento turístico do mercado colombiano proporcionou estreitar o relacionamento com a Avianca. “A Colômbia já possui a cultura de viajar e seu turista busca sol e praia, cultura e ecoturismo. Tudo o que o nosso país continental oferece em abundância”, completou.
A Avianca Linhas Aéreas atua diretamente em mais de 100 destinos em 27 países na América e Europa, com uma frota de 171 aeronaves para curto, médio e longo alcance. Possui conectividade com cerca de 1.200 destinos em 195 países nos cinco continentes. Para o Brasil, a companhia aérea opera com 22 voos semanais, com saída de Bogotá e destino para São Paulo (14), Fortaleza (1) e Rio de Janeiro (7).
A 35ª Vitrina Turística – ANATO, que terminou no último dia 26 de fevereiro em Bogotá, é hoje a principal plataforma de divulgação de produtos, comercialização e relacionamento entre o trade turístico no mercado colombiano. Nesta edição, a ANATO abordou as tendências dos segmentos de sol e praia, eventos e cultura, e também dos nichos de gastronomia, luxo, golfe e MICE.
Alberto Cestrone (E), Diretor Geral do Infinity Blue Resort & Spa (Esquerda)
O Brasil esteve representado com Amazonas, Santa Catarina/Balneário de Camboriú, Ceará, Foz do Iguaçu, Mato Grosso do Sul/Bonito e Pantanal e Brasília, e também contou com o setor privado, como coexpositores, entre operadores de turismo, meios de hospedagem e companhia aéreas.
A Colômbia é um mercado prioritário para o Brasil, conforme a classificação do Plano Aquarela 2020, publicação que direciona as ações da Embratur. De acordo com o Anuário Estatístico de Turismo 2015 – Ano Base 2014, produzido pelo Ministério do Turismo, 158.886 mil turistas colombianos entraram no Brasil. Entre os anos de 2013 e 2014, houve um aumento de 36,43% no número de entrada de visitantes deste país.
Na Colômbia, assim como em todos os países da América do Sul, a estratégia promocional consiste na formação de comitê de promoção, denominado Descubra Brasil. Os comitês foram constituídos em razão da articulação entre a Embratur, o Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério das Relações Exteriores e Embaixadas do Brasil. Em conjunto com a Embratur, os Setores de Promoção Comercial (Secoms) das representações diplomáticas e consulares do Brasil no exterior coordenam as atividades dos comitês compostos por operadores, companhias áreas, empresas hoteleiras e seguradoras de viagens de cada um dos países. Cada comitê tem seu estatuto, seguindo normas e políticas da Embratur e adaptada às necessidades e exigências jurídicas de cada mercado.
O melhor endereço gastronômico italiano em São José - SC
ABRACORP
O Centro de Intercâmbio Econômico e Comercial Brasil China (CIECBC), empresa dedicada a fazer a ponte entre o mercado brasileiro e o mercado chinês, participou da reunião mensal das 30 associadas Abracorp. Representantes do CIEBC fizeram apresentação dos cenários brasileiro e chinês, na perspectiva do imenso potencial turístico emissivo e receptivo e das oportunidades recíprocas dos dois países. A indústria do turismo chinesa vai investir U$ 120 bilhões em 2016 – 20% a mais em relação a 2015. Representando a província de Jiangsu, o CIEBC oferece vários programas de intercâmbio cultural e empresarial. Dentre eles, o Discovery China, com curta, média e longa duração.
22º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO
Para quem é agente de viagem, há mais de uma forma de participar do 22º Salão Paranaense de Turismo, que acontece de 10 a 12 de março de 2016, em Curitiba – PR. São as tradicionais caravanas ABAV-PR, que trazem profissionais de agências de viagens para prestigiar o evento. “A ABAV-PR acredita que trazer agentes de viagens de outras localidades é um bom investimento no setor e um incentivo para esses profissionais se aprimorarem ainda mais”, diz o presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis. Neste ano, dez roteiros do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul serão contemplados: Foz do Iguaçu (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Vale do Itajaí (SC), Araranguá (SC), Florianópolis (SC), Joinville (SC), Porto Alegre (RS), Chapecó (SC) e Meio Oeste (SC).
Para participar, o agente de viagens deve fazer a sua inscrição pelo site www.salaoparanaense.com.br , na aba específica da caravana. Pode integrar a caravana um agente de viagens de cada agência. As saídas são programadas de acordo com a distância de Curitiba, local do evento. “As caravanas trazem um público interessante para os expositores, que são os agentes de viagens de cidades próximas a Curitiba. Esse ano, pretendemos trazer cerca de 500 agentes de viagens para prestigiarem o evento, entre caravanas rodoviárias e aéreas”, finaliza Roberto Bacovis.
O 22º Salão Paranaense de Turismo ocorre no Expo Unimed Curitiba e tem como patrocinadores Bourbon Hotéis, BWT/Serra Verde Express, Fecomércio PR, Gol, Grupo BRT e Vital Card. São parceiros estratégicos Abrasel-PR, Feijão Amigo, Paraná Turismo, Secretaria do Estado do Esporte e Turismo do Paraná, Infraero, Slaviero Hotéis e Transtupi. Apoiam o evento: ABIH-PR, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Federação dos Conventions & Visitors Bureau- PR, Instituto Municipal de Turismo, Ministério do Turismo, Sebrae/PR, SEHA e Sindetur-PR.
TOCHA OLÍMPICA
Agora é oficial. O Comitê Olímpico da Rio 2016 anunciou nesta quarta-feira (24) o roteiro da Tocha Olímpica pelo país. Mato Grosso, com suas potencialidades turísticas jamais poderia ficar de fora e receberá o símbolo dos Jogos da Amizade. A tocha passará por Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Poconé e Nobres. O Comitê atendeu ao pedido da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sedec), que tem como objetivo divulgar as belezas naturais que fazem parte do corredor do ecoturismo definido pela atual gestão. No dia 23 de junho a Tocha chega ao Aeroporto Marechal Rondon e segue em comboio pelas ruas de Várzea Grande e Cuiabá, percorrendo cerca de 23 km, com paradas estratégicas em pontos turísticos e históricos do trajeto para captação de imagens. Já no dia 24 o revezamento seguirá para Chapada dos Guimarães, a Transpantaneira em Poconé, e distrito de Bom Jardim em Nobres.
De acordo com o secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Luis Carlos Nigro, no dia 24, o trajeto da Tocha será feito de helicóptero devido às distâncias entre os municípios. Conforme Nigro, a passagem da Tocha por Mato Grosso será extremamente importante para a divulgação do turismo.“Essa será uma oportunidade ímpar de mostrarmos ao mundo o que temos de melhor, nossas belezas naturais e a alegria de nossa gente. A exemplo de outras olimpíadas, essas imagens irão rodar o mundo e Mato Grosso será divulgado em todo planeta”, disse. A Tocha será acesa no dia 21 de abril em Olímpia na Grécia, de onde será levada a Brasília no dia 03 de maio para percorrer mais de 300 municípios dos 27 estados brasileiros, finalizando o percurso em 05 de agosto no Rio de Janeiro, quando terá início as Olimpíadas 2016.
VILA GALÉ NO FESTURIS
O Segundo maior grupo hoteleiro português, Vila Galé com quase 3 décadas de existência, confirmou sua participação na 28ª edição do FESTURIS Gramado - o maior Festival de Turismo e o mais charmoso do Brasil, que acontece entre os dias 3 e 6 de novembro. Esta confirmação, faltando 9 meses para a realização a feira, reafirma o potencial atrativo do evento para grandes redes como a Vila Galé. E não à toa já que o Festuris em sua última edição teve um impacto econômico de 212 milhões de reais em geração de negócios para as mais de 2.500 marcas participantes.
O FESTURIS é considerado pelo trade a mais importante e rentável feira de negócios turísticos da América Latina e a melhor plataforma de negócios B2B para o mercado brasileiro e sul-americano. reúne anualmente mais de 14 mil profissionais do setor de viagens e turismo, empresários e executivos com poder de decisão em negócios. Em sua última edição, o evento teve um impacto econômico de 212 milhões de reais em geração de negócios, segundo dados do Observatório do Turismo da Universidade Federal Fluminense.
CELEBRATION NO FESTURIS
Outra importante confirmação no FESTURIS 2016 é a Celebration Tours & Travel, estabelecida em Orlando-Florida, atua como Operadora Turística nos Estados Unidos, Canadá, México e apresentará na feira destinos incríveis como a Disney e demais parques da Flórida.
A Lua Cheia é um grande espetáculo em qualquer parte do mundo. Em Ushuaia, Terra do Fogo, no fim do mundo, ele surge com toda sua beleza refletindo sob o Canal de Beagle. Fenomenal !
De frente pra ele o hotel dos brasileiros na Tierra del Fuego, o Cilene del Faro. é bom você fazer urgente a tua reserva para a próxima temporada de inverno que começa em 21 de Junho e só termina em outubro, embora em maio, a exemplo do ano passado já esteja nevando muito.
Clique na imagem para ampliá-la
PARA VER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI