TRIBUNAL DE CONTAS
Por que se cala o
tribunal de contas da União? Por que tantas obras superfaturadas? Por que tantas
falcatruas? Por que tanta falta de fiscalização? Por que a morosidade? Aqui
apenas uma resposta: O Tribunal de Contas da União blindou seus ministros da
divulgação de viagens feitas com verba pública. Decisões do plenário impedem o
cidadão comum de saber para onde, e com qual justificativa, as autoridades
viajaram com passagens aéreas bancadas pelo contribuinte. A justificativa é
que"informar deslocamentos pregressos, feitos nos dois últimos anos, pode trazer
risco à segurança dos integrantes da corte". As informações são do jornal O
Estado de S. Paulo, em matéria assinada pelo jornalista Fábio Fabrini. A
negativa do TCU foi dada em processos nos quais o jornal paulista pediu, via Lei
de Acesso à Informação, detalhamento das despesas com vôos para “representação
do cargo” (compromissos supostamente institucionais, como palestras,
solenidades, congressos e homenagens).
PASMEM
Por meio de uma resolução editada
em 2009, os ministros do TCU asseguraram para si próprios, além de auditores,
procuradores e subprocuradores do Ministério Público que atuam na corte, o
direito aos bilhetes, concedido pelo STJ a magistrados. Segundo a norma de 2009,
os integrantes do plenário teriam direito a gastar R$ 43,2 mil em vôos com essa
finalidade. O valor da verba foi atualizado e corrigido pelo IPCA, e, hoje, os
ministros podem gastar até R$ 53 mil anuais com viagens. Para demais
autoridades, o montante, atualizado, pode ser de R$ 26,9 mil ou R$ 17,9 mil. Só
a ministra Ana Lúcia Arraes de Alencar consumiu R$ 40 mil em 39 viagens em 2012.
Ana Arraes é advogada, filha do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes e de
Célia de Souza Arraes de Alencar. Do seu casamento com o escritor Maximiano
Campos, Ana teve dois filhos: o economista e governador Eduardo Campos e o
advogado e escritor Antônio Campos.
MAIS
VIAGENS
O ministro do TCU Aroldo Cedraz
usou mais R$ 30 mil naquele ano e mais R$ 37 mil em 2011, em 48 deslocamentos.
Por que e para onde foram é uma incógnita... Para Cláudio Abramo, diretor
executivo da organização Transparência Brasil, não há justificativa para omitir
os dados. “É a posteriori. Como falar em risco meses depois de as viagens terem
ocorrido? É uma justificativa cínica” - critica. Segundo Abramo, a situação é
“lamentável, mas esperada” num contexto em que cabe aos ministros julgar os
pedidos de acesso às próprias despesas. Para ele, a pressão da opinião pública é
que poderá mudar a situação e favorecer a abertura dos dados: “Os ministros só
reagem com a faca no pescoço”.
MULTAS
& TAXAS
Uma coisa é certa neste nosso país dos absurdos. Som
quem paga contas, multas e taxas, tudo em dia, somos nós, os trabalhadores, os
honestos, enfim, aqueles que não podem recorrer a justiça. Já quem tem grana e
"bons" advogados, não pagam absolutamente nada. Exemplo disso são as sucessivas
multas aplicadas pelo cabide de empregos da ANATEL, que não é levada a sério por
ninguém, contra empresas de telefonia têm um efeito meramente pedagógico para as
companhias, mas na prática poucas são pagas. Segundo dados da Anatel, das 4.974
multas aplicadas em 2011 e 2012, apenas 48,99% foram totalmente acertadas.
Em termos financeiros, percebe-se que somente as de valores
mais baixo foram pagas. Dos R$ 207,73 milhões, apenas R$ 5,87%, ou R$ 12
milhões, foram de fato quitados. Do total, 66 multas ou 1,63% foram pagas
parcialmente. Isto é, a companhia pagou um valor menor do que foi estipulado. O
teto para a cobrança é de R$ 50 milhões. Somente na última quinta-feira, foram
aplicadas quatro multas contra a operadora Oi, duas de R$ 10 milhões cada, uma
de R$ 2,5 mil e outra de R$ 18 mil. A Oi é uma das empresas mais autuadas neste
ano, mas todas têm sido punidas. É por essas e outras que os serviços continuam
uma porcaria e a ANATEL uma verdadeira piada de mal gosto.
A na realidade, além de cabide de
empregos, a anatel é uma verdadeira piada de mal gosto
PÁSCOA EM GRAMADO
Um personagem criado
antes mesmo da primeira edição do Chocofest volta a Gramado neste ano. O
Chocolito, um alegre gnomo saído das florestas serranas, trajando a típica malha
que caracterizava a região na época em que foi “concebido”, chega à festa como a
principal atração de 2013. Ele será apresentado à comunidade e visitantes
durante a solenidade de abertura do evento, na próxima sexta-feira (15/03), às
16 horas, no Planeta das Guloseimas (Rua Coberta). A criatividade do design
Paulo Cardoso e o talento da artista plástica Nancy Vaccari de Medeiros deram
origem ao boneco, em 1993. O Chocolito ganhou vida ao pegar no colo a pequena
Laura Vaccari de Medeiros, filha de Nancy e na época com cerca de seis meses de
idade.
Clique na imagem para
ampliá-la
Cardoso é nascido em São Francisco
de Paula e tem familiares em Gramado, onde passou a maior parte de sua vida.
Hoje residindo aqui em Floripa, relembra com carinho como surgiu a proposta de
criação de um personagem-símbolo às promotoras do evento, Marta Rossi e Silvia
Zorzanello.Fã de cartoons e extremamente identificado com Gramado, em muitos dos
seus aspectos, Cardoso chegou a ser gerente de duas fábricas de chocolate e
realizou o Festival Nacional do Chocolate, na década de 1980. A artista plástica
Nancy recorda que Cardoso levou o projeto do Chocolito a ela, mostrando um
boneco bem-humorado, que vivia nos bosques de Gramado, e escondia para o
coelhinho doces de chocolate para as crianças. O personagem foi o primeiro
boneco de vestir que ela produziu.
“SANTA
MARIA VIVE”
Clique na imagem para ampliá-la
O Gramado Aleluia, celebração
religiosa que integra as atividades do Chocofest – Páscoa em Gramado, está com a
programação definida. O principal destaque desta edição será a presença de dois
corais de Santa Maria, que prestarão homenagem e vão propor uma reflexão em
torno das vítimas do incêndio na Boate Kiss. A atividade ocorrerá no sábado, dia
23 de março, às 17h30, quando os corais Santa Cecília e Giuseppe Verdi
incorporam-se às manifestações de fé do evento, sob a regência da professora
Enira Trindade, no Pátio dos Apóstolos, em frente à Igreja Matriz de Gramado.
Todos os participantes do coral vestirão camisetas brancas ornamentadas por
palavras que clamam por luz e paz, e reforçam a chamada “Santa Maria Vive”. Após
o recital, desfilarão passando pela Rua Coberta, juntamente com crianças
vestidas de anjos, levando nas mãos lamparinas acesas, que serão lançadas
simbolicamente no Ovo Gigante da Praça das Águas. A ação é uma forma de fazer
homenagem e reflexão ao acidente na boate Kiss, que fez 241 vítimas até
momento.
Clique na imagem para ampliá-la
Durante a Procissão dos Passos, que
é o momento mais aguardado da programação, mais de 600 pessoas mostram através
de roupas, carros tematizados e encenações as derradeiras horas de Cristo,
antes, durante e após a crucificação. A procissão ocorre na Avenida Borges de
Medeiros, percorrendo pouco mais de um quilômetro, se encerrando na Igreja
Matriz São Pedro. “Junto com o Natal Luz, que mostra o nascimento de Jesus, o
Chocofest e o Gramado Aleluia ressaltam os principais acontecimentos na vida de
Cristo. Estes são valores cristãos, que são muito importantes para toda a
comunidade”, lembra Cemin. Além da parte religiosa, o Gramado Aleluia e o
Chocofest ainda fazem sua parte ajudando entidades filantrópicas. Neste caso,
para ajudar a Pastoral do Menor Adolescente (Pama), os participantes podem
adquirir velas que serão usadas na Procissão dos Passos ao preço de R$
4,00.
MUNDO
ENCANTADO
Clique na imagem para ampliá-la
A partir das 20 horas desta quinta-feira estarei
acompanhaando a primeira atividade do Chocofest 2013 – Páscoa em Gramado. É o
preview do espetáculo “O Mundo Encantado da Páscoa”, que terá como ingresso um
quilo de alimento não-perecível ou um agasalho. Dirigido por Ronald Radde, o
evento beneficente terá todos os donativos arrecadados destinados ao Gabinete da
Primeira-Dama. A abertura oficial do evento ocorrerá na sexta-feira (15), a
partir das 16 horas, no mesmo local. Com o ingresso, que também será um
donativo, o público poderá conferir a solenidade e o retorno oficial do
Chocolito à festa. O preview marca a abertura das atividades do evento, que terá
18 dias de programação, até 31 de março. Segundo o diretor do Chocofest Marcus
Vinicius Rossi, a peça terá algumas alterações, especialmente pela presença do
Chocolito, criado na primeira edição. “A sinopse se mantém, mas o público
vai notar algumas diferenças na história”, garante. Após a apresentação de
quinta-feira, “O Mundo Encantado da Páscoa” poderá ser conferido novamente nos
dias 16, 23, 28 e 30 de março, sempre às 20 horas. Nestas datas, será cobrado
ingresso no valor de 30 reais.
PADRINHO
Clique na imagem para ampliá-la
O escritor Cláudio Levitan
será o padrinho desta edição e receberá o troféu do Chocofest na solenidade de
abertura. Levitan será homenageado, assim como os padrinhos de anos anteriores,
com a apresentação de suas obras no Varal Cultural, instalado em frente ao
Palácio dos Festivais. Gaúcho, escreveu o livro infantil “O Porão Misterioso”,
Prêmio Açorianos de Literatura Infantil 2001; “Pimenta do Reino em Pó”, indicado
ao Prêmio Açorianos de Literatura Infanto-Juvenil 2007; “Porto Alegre no Livro
das Crianças Perdidas”; “Tangos e Tragédias em Quadrinhos”, com desenhos de
Edgar Vasques; participou de antologias de contos como “Caio de Amores”, “Nós,
os gaúchos”, “Contos no Solar”, “101 que Contam”, “Brevíssimos” e “Histórias de
Quinta”. Transformou em História em Quadrinhos o livro-poema “Pé de Pilão”, de
Mario Quintana.
O
CHOCOFEST
Estou embarcando pra Gramado
agora a convite da Marta Rossi para conferir o Chocofest – Páscoa em Gramado que
acontece entre os dias 14 e 31 de março. Toda a magia da época é traduzida em
desfiles, teatro, brincadeiras e muita alegria. Em sua 18ª edição, a festa toma
as ruas da cidade da Serra gaúcha e leva cerca de 350 mil pessoas a conferir a
programação durante 18 dias. A religiosidade marcada pela data também é
garantida com o Gramado Aleluia. O desfile de Páscoa Um ChocoAmor à Terra, a
Parada do Conde Guloseima, o espetáculo “O Mundo Encantado da Páscoa”, a
exposição de ovos gigantes feitos por artistas plásticos, a Caravana do Conde
Guloseima, o Leilão de Ovos Customizados, o espaço do Coelho Reciclador, o
desfile de moda em chocolate e a Fabriquinha de chocolate, entre muitas outras
atrações esperam por quem visitar o Chocofest. Mais informações no site
www.chocofest.com.br.
ITU PAN
AMERICAN CUO
Diversos destaques do triathlon
brasileiro já estão inscritos para a disputa do ITU Pan American Cup 2013 de
João Pessoa, um dos eventos mais aguardados do ano. Dentre elas, Fábio de
Carvalho, vencedor da última edição do SESC Triathlon de Caiobá e atleta da
seleção brasileira e os também atletas da seleção brasileira: Flávia Ferrnandes
e Matheus Diniz. Estão inscritos também Carol Furriela, campeã sul-americana de
triathlon; Beatriz Neres, campeã da Copa Brasil de Sprint Triathlon categoria de
elite; Tathy Porto, vice-campeã da Copa Brasil de Sprint Triathlon categoria de
elite; Juraci Moreira, um dos maiores atletas do país de todos os tempos,
representante brasileiro em três Olimpíadas.
Clique na imagem para ampliá-la
O evento acontece nos dias 6 e 7 de abril e serão três
importantes eventos esportivos na modalidade do triathlon: ITU Pan American Cup
2013; a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon Standard, além do
Campeonato Brasileiro de Paratriathlon. As provas de natação, ciclismo, e
pedestrianismo serão realizadas na praia de Cabo Branco. As inscrições devem ser
feitas no site da Confederação Brasileira de Triathlon em http://www.cbtri-eventos.com.br/indexbr.asp?ev=114. Os organizadores do evento esperam as inscrições de
diversos atletas da elite mundial. São esperados atletas do Brasil, Argentina,
Chile, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Equador, EUA, Canadá, México e países da
União Européia.
FESTURIS
JOÃO PESSOA
O 3º Festival do Turismo de
João Pessoa será realizado nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro de Convenções
e aguarda mais de mil profissionais durante os dois dias do evento. Durante a
coletiva de imprensa No Hotel Hardmam, em João Pessoa, foram anunciadas algumas
metas da edição 2013. Entre elas, a de ampliar a participação de 542 para 700
agentes de viagens de todo o Brasil, principalmente da Região Nordeste,
representando um aumento de 29,15%. O empresário Cláudio J. S. Jr., diretor
comercial do festival, anunciou a grande novidade da edição, uma Rodada de
Negócios, que terá foco nas operadoras de turismo do Nordeste. “O Sebrae PB será
responsável pela coordenação da Rodada e está formatando o encontro” registrou
Cláudio. A programação voltada para acadêmicos de turismo, empresários do setor
e expositores também foi confirmada na coletiva. “Estamos articulando a vinda de
palestrantes de nível internacional, além da presença de jornalistas
especializados em turismo para cobrir o evento. A cada ano o festival está mais
profissional”, declarou Ferdinando Lucena, gerente executivo operacional do João
Pessoa Convention e Visitors Bureau, co realizador do festival.
Luciano Lapa (SETUR), Cristina Lira,
Secretário Renato Feliciano (Setde) , Ferdinando Lucena (Convention e Visitors
Bureau), Cláudio J. S. Jr. (Festival do Turismo de João Pessoa) e Ruth Avelino
(PBTur).
Foto Kleide Teixeira
Este ano, o festival fará uma
homenagem a oito mulheres que vem contribuindo com o desenvolvimento do evento e
do Turismo na Paraíba. O prêmio será entregue, em setembro, durante o festival.
Durante a coletiva, a comissão organizadora do 3º Festival do Turismo de João
Pessoa apresentou a Embaixadora do evento, a jornalista de turismo Cristina
Lira. No encerramento da coletiva, o Secretário de Turismo e Desenvolvimento do
Estado (Setde) Renato Feliciano anunciou que o governo do Estado vai apoiar a
realização do 3º Festival do Turismo de João Pessoa e explicou que o governador
Ricardo Coutinho está empenhado na consolidação do evento, que traz centenas de
agentes de viagens do país à capital. “Sabemos da importância da divulgação do
destino Paraíba e do crescimento do turismo para o estado. Não temos dúvidas
quanto à potencialidade de expansão do festival nos próximos anos”, afirmou o
secretário.
QUINTA DO BUCANERO
De olho na Convenção
Lojista que acontece de 23 a 25 de maio próximo, em Blumenau, a Diretoria da
FCDL/SC esteve reunida na Praia do Rosa (Imbituba) para discutir - entre outros
temas - detalhes deste que é o encontro máximo da entidade. "Outras pautas
também foram debatidas, como a questão do ICMS ," acrescenta o Presidente
da entidade, Sérgio Alexandre Medeiros. De acordo com ele, a idéia de reunir a
diretoria em uma das praias mais bonitas do Estado partiu do Conselheiro
Fiscal, Manoel Martins, o Maneca, conhecido empresário de Imbituba. “Foi
dele a iniciativa de convidar o Secretário Beto Martins, ex-Prefeito do
município e grande parceiro”, complementa.
Clique na imagem para ampliá-la
Aproveitando a oportunidade, a
diretoria promoveu, em Imbituba, um encontro com os presidentes de CDLs da
região sul do Estado – Tubarão, Laguna, Criciúma, entre outras cidades próximas
- no sentido de ouvir as demandas e sugestões dos companheiros. “É uma
prática importante porque hoje somos 137 CDLs em todo Estado e 35 mil
associados”, pontua Medeiros. Quanto à escolha do local, Medeiros é só
elogios: “está na hora de entendermos que um local inspirador, como a Quinta
do Bucanero, contribui para que o trabalho transcorra em clima produtivo e
informal, um jeito novo de fazer negócios”.
PERNAMBUCO
EM BERLIM
Entre os dias 05 e 10 de março, a
Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de
Pernambuco (Empetur), participou de dois importantes eventos na Alemanha para a
divulgação dos atrativos turísticos do Estado. O primeiro foi o Goal to Brasil
Berlim, ação promocional da Embratur com foco na Copa do Mundo, que teve Recife
como cidade anfitriã. No evento, cerca de 150 profissionais do turismo tiveram
uma vivência de Pernambuco através de apresentação do destino, gastronomia e
cultura. O chefe Joca Pontes preparou um menu típico com arrumadinho de charque,
caldinho de feijão, bolo de rolo e cartola enquanto a tapioqueira Dona Bia
serviu cerca de 300 tapiocas para o público alemão. O secretário de Turismo de
Pernambuco, Alberto Feitosa, explica a estratégia promocional. “Os destinos
de sol e mar são um dos carros chefe do Estado. No entanto, o nosso diferencial
em relação aos outros destinos é a riqueza de nossa cultura e a variedade da
nossa gastronomia. Atrativos que agradam bastante o mercado alemão”.
Clique na imagem para ampliá-la
Para apresentar a diversidade
cultural do Estado, a Setur-PE e Empetur levaram o Balé Cultural de Pernambuco
que fez um passeio dos ritmos pernambucanos, como o frevo, o maracatu, o mangue
beat, o forró, o xaxado, entre outros. A partir do dia 06/03, a gastronomia e a
cultura de Pernambuco se fizeram presentes na ITB, maior feira de turismo do
mundo. Além das ações promocionais, a comitiva do Estado participou de agendas
com operadores e companhias aéreas e fechou uma ação de divulgação no mercado
espanhol através das mídias sociais. “Em abril, damos início a uma parceria
inovadora com a plataforma digital Minube, muito popular na Espanha, atual
campeã mundial de futebol que jogará no Recife na Copa das Confederações.
Levaremos diversos blogueiros espanhóis para conhecer nossos atrativos e, após a
viagem, produzir um guia sobre Pernambuco”, afirma o presidente da Empetur,
André Correia.
FESTIVAL DO
CONTO
Clique na imagem para ampliá-la
Neste mês acontece a terceira edição
do Festival Nacional do Conto, em Florianópolis/SC. O evento é o único dedicado
ao gênero nas Américas. O festival busca um outro olhar sobre o conto,
misturando escritores de diferentes gerações, de pequenas e grandes editoras,
alguns conhecidos e outros nem tanto, mas todos com uma contribuição muito
importante para a discussão do conto brasileiro contemporâneo. A programação
completa pode ser conferida aqui: http://www.festivalnacionaldoconto.com.br/index.php/programacao/. O convite está anexo e toda ajuda na divulgação é
bem-vinda. Todas as atrações são gratuitas.
BNTM 2013
EM SALVADOR
A próxima edição do Evento Brazil National Tourism Mart
(BNTM – 2013) vai ser na cidade de Salvador, na Bahia, entre os dias 10 a 13 de
abril. A bolsa de turismo é realizada pela Fundação CTI-NE (Comissão de Turismo
Integrado do Nordeste). A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur),
Ruth Avelino, esteve na capital baiana nesta segunda-feira (11), discutindo com
os secretários e executivos de turismo das dos nove estados nordestino que
integram a CTI-NE, a divulgação do ‘Destino Paraíba’ no evento. Estão
confirmadas as presenças de 250 operadores de turismo estrangeiros e outros 50
nacionais. A executiva paraibana avisa que também estarão presentes cerca de 50
jornalistas especializados do Brasil e do exterior realizando a cobertura bolsa
de turismo em Salvador.
Novidades - Pela primeira vez a BNTM
vai ser realizada simultaneamente a dois eventos: o II Salão Baiano de Turismo e
a Terceira Feira do Turismo da Bahia, uma promoção da ABAV baiana. “ Serão dois
dias de muito trabalho. Teremos um estande, onde os empresários poderão
participar de encontros comerciais com expositores e operadores de turismo. A
BNTM é voltada ao fomento do turismo no local onde é estabelecido sua Sede. Os
convidados ou compradores (buyers) do destino Brasil, vem ao evento para fechar
pacotes turísticos para os seus clientes em seu país de origem”, informou. O
foco dos executivos da PBTur será manter contatos com representantes de Portugal
e Argentina. Desde o ano passado, o trade paraibano e a PBTur vem mantendo
contatos com operadores portenhos para viabilizar um vôo charter entre Buenos
Aires e João Pessoa.
COMITIVA DA IAAPA
Neste último
domingo o Parque Beto Carrero World recebeu uma comitiva da Associação
Internacional de Parques de Diversão e Atrações - IAAPA. A visita fez parte do
pós-tour da 2013 IAAPA Leadership Conference e o Latin America Networking, que
aconteceu em São Paulo, entre quarta e sexta-feira da semana passada. O evento
contou com apoio da Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil
(Adibra) e era destinado a proprietários, diretores e gerentes de parques,
atrações turísticas e aos fornecedores de equipamentos e serviços para os
segmentos do setor. A comitiva que visitou o Parque reuniu 30 visitantes da
Argentina, Estados Unidos, Filipinas, Chile, Peru, México, Indonésia, França e
Colômbia. Durante todo o dia os visitantes permaneceram no BCW, conheceram a
história e os sonhos de João Batista Sérgio Murad, o Beto Carrero, além das mais
de 100 atrações do Parque. O grupo foi recepcionado pela diretoria no Memorial
Beto Carrero e com um brinde comemoraram a importante visita. Eles fizeram
inúmeros elogios ao Parque e enfatizaram que o BCW está pronto para ganhar o
mundo.
Clique na imagem para ampliá-la
O presidente IAAPA e da Morey´s
Piers & Beachfront Waterparks, Will Morey, salientou que além da gama de
atrações, o BCW tem como diferencial, o encantamento que proporciona aos
visitantes. "Desde o começo do passeio estávamos sentindo que o sonho de Beto
Carrero está presente. Agora podemos afirmar que no Parque há a perpetuação
desse sonho de encantar e alegrar as pessoas, que foi o que levou o BCW a
existir. Foi a melhor de todas as visitas", declarou. O diretor de Marketing,
Vendas e Novos Negócios do BCW, Vitor Bauab, reforçou a importância de ter
recebido o seleto grupo, conhecedores e atuantes no ramo de entretenimento e
lazer. "Além de conferir o que fazemos no Parque, eles puderam contribuir com
suas experiências. Todos os elogios mostram que estamos no caminho certo, quando
o assunto é a busca por excelência", frisou. Já o presidente do Parque, Alex
Murad, além de agradecer a vinda comitiva, falou do bom momento que o Brasil
passa no ramo de entretenimento e lazer. "Se hoje os olhares do mundo estão
direcionados para o Brasil, é porque tivemos exemplos de empreendimentos de
outros países", declarou.
IAAPAFundada em 1918, a IAAPA é a
maior associação do mundo para as instalações de diversões, parques temáticos,
aquáticos, museus, aquários e zoos. A organização representa mais de 4 mil
empresas, fornecedores e os membros individuais de 100 países. A IAAPA auxilia
na melhora de eficiência de seus membros, prestando assessoria de marketing,
segurança e rentabilidade, mantendo os mais altos padrões profissionais do
setor. Com sede na região de Washington, a entidade também atua para defender os
interesses dos associados junto aos governos, além disso, promove três feiras de
nível Internacional, nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia.
Clique na imagem para ampliá-la
Na foto estão o diretor Operacional
do Parque Hugo Loth, membros da IAAPA, o presidente do BCW Alex Murad, o
presidente da IAAPA Will Morey, o diretor de Marketing, Vendas e Novos Negócios
Victor Bauab e o diretor de Comunicação Interna, Qualidade e Incentivo Geninho
Goes