TURISMO NA AMÉRICA LATINA
Na América Latina à Argentina se posiciona como referência de turismo - Usuaia - Foto:Eduardo Pocai
Com um grande interesse do mercado brasileiro e dos países da região pelas propostas de vinho, neve e gastronomia, entre outras, o INPROTUR se apresenta junto com os destinos Buenos Aires e Neuquén, mais um grupo de empresas membro de Destino Argentina, na ILTM Latin America. A Argentina, por meio do Instituto Nacional de Promoção (INPROTUR), volta a ser protagonista no Brasil, o principal mercado do turismo receptivo nacional. Nesta oportunidade, o país participou com ótimos resultados na feira de turismo de alto poder aquisitivo - ILTM Latin America em São Paulo entre os dias 3 e 6 de maio últimos.
Argentina se posiciona como referência de turismo na América Latina
A ILTM Latin America reuniu os prestadores de serviços de luxo do Brasil e da América Latina, que ofereceram seus produtos a agentes de viagens compradores em reuniões previamente agendadas. Durante três jornadas, foram realizadas rodadas de negócios de 15 minutos por agenda, nas quais o INPROTUR contou com com a possibilidade de aproximar dos profissionais especializados a oferta argentina e de entrar em contato com as agências mais exclusivas do segmento.
Argentina se posiciona como referência de turismo na América Latina - Ricardo Sosa - Foto: Jefferson Severino
“Continuamos posicionando nossa oferta no Brasil porque sabemos o potencial que este mercado tem e porque acreditamos que as propostas argentinas têm muito para dar não só ao turista do Brasil, mas aos viajantes de todo o mundo. Neste caso, nos concentramos no turismo de alto poder aquisitivo, um segmento em que a Argentina conta com um amplo leque de opções em suas seis regiões. Notamos um grande interesse do setor brasileiro e isso é um ótimo sinal para seguir pelo mesmo caminho”, assegurou o Secretário Executivo do INPROTUR, Ricardo Sosa.
Argentina se posiciona como referência de turismo na América Latina - O melhor endereço gastronômico de Jurerê internacional. Não existe parrilla melhor e tão macia.
PEDALANDO EM USHUAIA
Essa é para quem quer curtir Ushuaia de bike em sua altíssima temporada de inverno, cuja neve já é abundante por lá. Super bikes especiais para esses tipos de trajetos/pedaladas e que já está fazendo muito sucesso. Portanto, é bom você fazer a sua reserva desde já porque a partir de julho haverá uma verdadeira invasão de brasileiros a Ushuaia, cuja estação/temporada de esqui/esportes de inverno só termina em outubro. Clique aqui e faça sua reserva.
Argentina se posiciona como referência de turismo na América Latina - Ushuaia - Tierra del Fuego - Patagônia Fantástica Argentina
VIAJAR, ESTUDAR E TRABALHAR EM ANDORRA
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso? O destino então é Andorra quando aqui no Brasilfor aquele verão escaldante. Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal.
Restaurante Schutz – Melhor endereço gastronômico de Palhoça e onde, aos sábados e domingos acontece o melhor café colonial da região. Imperdível – SC – Clique no baner e faça sua reserva.
COMISSÃO DE TURISMO
Argentina se posiciona como referência de turismo na América Latina
A pauta do Turismo esteve em alta esta semana no Congresso Nacional. É que, na última quarta-feira, dia 4, foi eleito o novo comando da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e diretor da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio, marcou presença no evento, aproveitando a ocasião para apresentar aos parlamentares as ações do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC e demandas da cadeia produtiva do turismo nacional. O presidente da FBHA defendeu, na oportunidade, que a legislação que instituiu o Perse se traduz em importante medida compensatória, com o fim de mitigar os efeitos causados pela pandemia do SARS-COV 2, considerando que os setores de turismo e hospitalidade foram os mais afetados, diante da imposição de uma maior paralisação das suas atividades econômicas.
Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e diretor da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio - Foto: Jefferson Severino
“Entretanto, para que o Perse gere efeitos práticos, quanto às ‘alíquotas zeradas’ de tributos federais (PIS, COFINS, CSLL e IRPJ), pelo prazo de 60 (sessenta meses), faz-se necessário que a Receita Federal do Brasil (RFB) edite ato normativo regulamentar, o que não ocorreu até a presente data, que esclareça de que forma será observada a compensação tributária trazida pelo Perse, com segurança jurídica, evitando, assim, a penalização das empresas envolvidas, diante da possibilidade da formação de um indesejado passivo tributário, concluiu Sampaio. A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.
JUNHO - ESPECIAL MÊS DOS NAMORADOS NO CASTELO - O mês mais romântico do ano vem com experiências gastronômicas inesquecíveis como Moët & Chandon e o exclusivo Foundue Suisse servido em quatro tempos. - JULHO - FÉRIAS DE INVERNO - O famoso inverno na Serra Gaúcha é mais aconchegante no Castelo Saint Andrews. Estrutura impecável para atender todos os desejos de seus hóspedes.
BNT MERCOSUL E CAMPEÃO DE VENDAS
Argentina se posiciona como referência de turismo na América Latina - Margot Rosenbrock Libório, presidente do Balneário Camboriú Convention e Visitors Bureau e Geninho Goes, Diretor da BNT Mercosul
Em 2022 a BNT Mercosul lança a campanha Campeão de Vendas BNT Mercosul x Grupo Oceanic. O projeto tem como objetivo premiar e valorizar as operadoras parceiras dos atrativos administrados pelo Grupo Oceanic. Os vencedores recebem o título de especialistas, proporcionando reconhecimento e fortalecimento dos mesmos em suas regiões. A pontuação irá contabilizar o número de ingressos dos atrativos do Grupo Oceanic comprados pelas operadoras participantes entre junho de 2022 e março de 2023. Os dados serão transmitidos sigilosamente para a organização da BNT Mercosul, que fará a soma dos pontos para apurar os vencedores. Serão premiados os primeiro, segundo e terceiro colocados por região, cidade ou estado.
Argentina se posiciona como referência de turismo na América Latina - BNT Mercosul une turismo de negócios e lazer - Foto: Jefferson Severino
O prêmio contemplará as operadoras por regiões de acordo com as seguintes categorias: Porto Alegre; Rio Grande do Sul; Curitiba; Paraná; São Paulo (Capital); São Paulo (interior); Minas Gerais; Rio de Janeiro; Região Centro-oeste; Região Nordeste; Região Norte; Argentina; Uruguai; Paraguai; Chile; Prêmio super campeão; Receptivo local. Em evento exclusivo para operadores, imprensa, empresários e autoridades, os vencedores do Campeão de Vendas BNT Mercosul x Grupo Oceanic serão contemplados com troféus personalizados e também um selo de Operadora Especialista nos Atrativos Grupo Oceanic. Além disso, também ganharão um treinamento on-line para as equipes indicadas pelo operador sobre o destino Balneário Camboriú e região.
Argentina se posiciona como referência de turismo na América Latina - Praia e saúde são sinônimos do Hotel Sibara. São 6,8 quilômetros de larga faixa de areias brancas e mar de águas calmas, claras e mornas. O local é ideal para todas as idades, onde adultos e crianças podem dar um delicioso mergulho, brincar e praticar vários esportes sempre em contato com a natureza. No amanhecer você pode ter o privilégio de ver o espetacular nascer do sol que enche o céu de cores. O Sibara Flat está localizado em plena Av. Brasil, a uma quadra do mar e é um dos balneários mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. E não é para menos: totalmente planejado, oferece excelente infraestrutura para os visitantes, desde o Sibara Flat, shopping, bares, restaurantes, áreas verdes para lazer e atividades físicas, roda gigante, Aquarium e a melhor, programação para todas as idades. Afinal de contas é o balneário mais badalado do Sul do Brasil. Clique no baner e confira os pacotes e faça sua reserva.
O projeto também é uma forma de fomentar a procura de turistas por Balneário Camboriú como destino. “Ao incentivar a concorrência por meio da premiação, estimulamos o crescimento do interesse pelo turismo na cidade e também na região. Além disso, esta ação também auxilia a criar vínculos entre os atrativos e os agentes de viagens”, declara Margot Rosenbrock Libório, presidente do Balneário Camboriú Convention e Visitors Bureau, organizador da BNT Mercosul.
O Grupo Oceanic é responsável por diversos atrativos que estimulam o turismo na cidade de Balneário Camboriú. O Oceanic Aquarium foi inaugurado em 2020 e mostra mais de 130 espécies e 2 mil animais de água doce e salgada. No Classic Car Show é possível ver de perto e tirar fotos com carros e motocicletas raras e exclusivas. Já a Aventura Pirata une entretenimento, tecnologia de ponta e história para proporcionar uma experiência imersiva, onde os visitantes são parte da tripulação e vão ajudar a encontrar o baú cheio de moedas de ouro.
A BNT Mercosul acontece nos dias 27 e 28 de maio de 2022 em Itajaí e Balneário Camboriú. A programação completa do evento inclui a feira de turismo, rodada de negócios e salas de capacitações como as Participações Especiais: Blumenau, Grupo Oceanic, Gruppe, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Parauapebas, Pernambuco, Parque Unipraias, Ministério do Turismo, Governo do Estado de Santa Catarina, Santur (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina), São Paulo. As redes sociais @bntmercosul estão disponíveis para mais informações. Já para ser um expositor na BNT Mercosul, a contratação de estandes é feita pelo contato comercial, no e-mail: comercial@bntmercosul.com.br ou pelo telefone/WhatsApp: (47) 99652-45-61. Instagram: https://www.instagram.com/bntmercosul/
Facebook: https://www.facebook.com/bntmercosul.
Boqueirão Hotel Fazenda – Ícone do Turismo Rural Nacional em Lages – SC, a Princesa da Serra. Clique no baner e confira.
OKTOBERFEST & SUSTENTABILIDADE
Após dois anos sem Oktoberfest devido à pandemia causada pelo Coronavírus, Blumenau já respira o evento que acontece entre os dias 5 e 23 de outubro a maior festa alemã das Américas, nos pavilhões do Parque Vila Germânica. Motivo de orgulho para os blumenauenses, o evento preserva a cultura dos imigrantes e por tudo que o evento representa, é um verdadeiro símbolo de superação de um povo que vivenciou inúmeros desastres naturais. Nesta edição, que marca o retorno ao calendário das festas de outubro em Santa Catarina, iniciamos um movimento em prol do futuro, da vida e do meio ambiente, por meio de ações de sustentabilidade.
A Oktoberfest retrata a cultura germânica em todos os aspectos do evento, desde a gastronomia, bebida, cenografia e até os famosos e divertidos desfiles. E para quem estava aguardando novidades, a 37ª edição volta em grande estilo e com ações pensadas na preservação do ecossistema. A festa pela primeira vez na história terá um plano de sustentabilidade para reduzir o impacto ambiental e da pegada de carbono, resultando na maior ação ambiental já desenvolvida em eventos no estado de Santa Catarina. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa, na manhã desta terça-feira, dia 19, no Camarote do Setor Biergarten, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC).
Argentina se posiciona como referência de turismo na América Latina - Pratas Thermas Resort e Convention – A melhor água termal do Brasil, localizado em São Carlos, no Vale das Águas de Santa Catarina – Clique no baner e confira.
Como primeira ação de impacto imediato, a Oktoberfest vai fazer a compensação de carbono por meio do plantio de mais de 4 mil mudas de árvores nativas em dois grandes grupos de áreas de Blumenau (vias públicas e áreas de recuperação ambiental), antes mesmo do início da festa em 2022. Isso compreende a 30% do valor total (1.913 toneladas métricas de CO2) do inventário feito com base na edição de 2019. Ao final da Oktoberfest de 2022, a organização da festa irá divulgar, por meio de análise do próprio evento, um balanço socioambiental que constará os dados para compensação para as próximas edições. A área gastronômica terá um diferencial fundamental para o plano de sustentabilidade na Oktoberfest 2022. A expectativa é que todas as embalagens de itens de alimentação, além dos mais de 2 milhões de copos plásticos utilizados na festa sejam 100% recicláveis. Desta forma, evitando que este material descartável seja jogado em aterro sanitário, levando mais de 200 anos para decomposição.
Argentina se posiciona como referência de turismo na América Latina - Alinhado ao turismo e ao lazer, o Hotel Renar, localizado no meio-oeste de Santa Catarina, oferece uma experiência única quando o assunto é hospedagem. Com uma arquitetura estilo alpino-germânica, o hotel está localizado no alto de um morro, com jardins deslumbrantes, oferecendo uma vista privilegiada de Fraiburgo, conhecida como Terra da Maçã. Seja para negócios ou lazer, você desfrutará de conforto supremo, serviço impecável e um ambiente deslumbrante.
ROMARIA E SAPECADA DE PINHÃO EM FRAIBURGO
Uma grande e ótima novidade para quem vai a Fraiburgo, à Terra da Maçã, no Vale dos Imigrantes de Santa Catarina é que, além de colher as maçãs nos pomares ainda pode vivenciar a legítima Sapecada do Pinhão. Para quem está hospedado no majestoso Hotel Renar, ícone hoteleiro de Santa Catarina, pode agendar tudo isso na recepção do hotel, onde começa e termina o evento (o hóspede é pego no hotel, participa do passeio, colheita da maçã e sapecada e devolvido ao hotel carregado de maçãs.
Já para quem estará em Fraiburgo nesta semana poderá participar dos eventos de comemoração dos 30 anos do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima. As romarias começaram no ano de 1992. Hoje o local possuí 30.000 m² de área total, cercada por mata nativa. Homenageia Nossa Senhora de Fátima, com imagens que simbolizam o momento da aparição. No entorno do santuário há infraestrutura de banheiros, água potável e churrasqueiras com cobertura. Durante o ano o Santuário possui um calendário de eventos em homenagem a Santa. O espaço é aberto a visitação e uma das opções é fazer um delicioso pique nique. Mais informação no http://www.diocesedecacador.org.br.
Argentina se posiciona como referência de turismo na América Latina - Urubici Park Hotel, sinônimo de estar bem hospedado bem no cento de Urubici, a cidade que cresce exponencialmente em qualidade turística e na arte de bem receber. Uma forte gastronomia e desafio para os grandes ciclistas escalarem o espetacular Morro da Igreja ficando de frente para a Pedra Furada, a 1.822 metros de altitude do nível do mar. Clique no baner e faça sua reserva.
Argentina se posiciona como referência de turismo na América Latina
Mais uma etapa marcante para a retomada do turismo. A GTA - Global Travel Assistance anuncia a retomada das capacitações presenciais e ainda intensifica os treinamentos online do projeto Academia GTA. Só neste mês de maio, a empresa promoverá seis eventos do gênero. As qualificações presenciais acontecerão em dose dupla. Entre os dias 17 e 19 de maio, agentes que atuam no Rio de Janeiro e na região do Vale do Paraíba (SP) participam de uma relaxante imersão no Hot Beach Resort, na cidade de Olímpia (SP). O empreendimento também será palco do segundo treinamento, agendado para o período de 31 de maio a 2 de junho e destinado aos profissionais de Londrina e Maringá.
Argentina se posiciona como referência de turismo na América Latina
Já em todas as quartas-feiras do mês, será a vez das capacitações virtuais da Academia GTA. No dia 4, o coordenador nacional de vendas Rogério Esteves analisou os benefícios dos planos da GTA. Já no neste dia 11, o executivo discorrerá sobre as vantagens da oferta de um seguro viagem para os passageiros. Em 17 de maio, o diretor comercial Gelson Popazoglo apresentará as funcionalidades do portal da empresa e como as agências podem utilizar essa praticidade em favor do atendimento ao cliente. E Rogério Esteves reaparece no treinamento do dia 25, com dicas e orientações sobre como vender mais e melhor o seguro viagem.
Presidente da GTA, Celso Guelfi - Foto: Jefferson Severino
Para participar da Academia GTA, os profissionais recebem um convite por e-mail, com link para a inscrição. “Mesmo com as restrições da pandemia, capacitamos mais de 8 mil profissionais em todo o ano passado. E não vamos medir esforços para ampliar esse número, com o propósito claro de atualizar os agentes sobre as novidades e inovações do mercado”, pontua o presidente da GTA, Celso Guelfi. A GTA - Global Travel Assistance é uma empresa de capital 100% nacional com mais 30 anos de operação no mercado de seguro viagem nacional e internacional. A central de operações reúne 3 mil colaboradores, 530 linhas telefônicas, 40 centros operacionais e 300 postos de coordenação com capacidade para responder mais de 95 mil chamadas. Mais informações: 11/3150-4511.
A melhor galeteria do Brasil. Itapema SC, Gramado RS, Bento Gonçalves RS, Gramados RS, São Paulo…
ABAV-PR EXPO TURISMO
Estão abertas as inscrições gratuitas para o primeiro evento presencial do trade turístico em Curitiba, depois de dois anos de pandemia e restrições sanitárias. Trata-se da Expo Turismo Paraná, organizada e promovida pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR) e que ocorre nos dias 9 e 10 de junho, em Curitiba. Focado nos profissionais do turismo, o evento promete destacar-se. As inscrições para o evento são gratuitas até o dia 6 de junho e podem ser feitas pelo site do evento www.expoturismoparana.com.br mediante preenchimento de cadastro. Após o dia 6, as inscrições deverão ser feitas no local do evento, nos dias 9 e 10 de junho, mas ainda mantém sua gratuidade. Cada participante imprime sua credencial de acesso ao evento e deve levar comprovantes de vacinação contra covid-19, além de ficar atento às normas sanitárias de Curitiba na semana do evento.
João Alceu Rigon Filho - Presidente da ABAV-PR
A programação da Expo Turismo Paraná vai contar com capacitações, reuniões institucionais, rodadas de negócios e eventos paralelos. A Expo Turismo Paraná contará com expositores novos, como a Cativa Operadora, Nemo Group, Nomaa Hotel, Skyglass – Canela (RS), Trilha Todo Dia, Viagens Promo, Vinho Tinta, On Time Seguros e Cervejaria Usinamalte – Colônia Witmarsum (PR). Também virão pela primeira vez os municípios de Jaguariúna (SP), São Luís (MA) e Sapopema (PR). A ABAV-PR considera que o agente de viagens é o grande elo que une todos os players da extensa cadeia do turismo. Por isso, o foco do evento não poderia ser outro. “Queremos que o agente de viagens saia do evento com a sensação de que valeu a pena o deslocamento, seja por ter encontrado amigos e parceiros de trabalho, por ter feito novos contatos ou por ter assistido alguma palestra que fez a diferença para si”, afirma o presidente da ABAV-PR, João Alceu Rigon Filho. O evento é dirigido para profissionais do turismo, a partir de 14 anos.
Argentina se posiciona como referência de turismo na América Latina - Rio do Rastro Eco Resort - Roteiros de Charme - O melhor do Brasil em sua categoria.
RIO DO RASTRO MARATHON
1ª edição da Rio do Rastro Marathon - Foto: Foco Radical
Uma prova, quatro modalidades e três cidades. Orleans, Lauro Müller e Bom Jardim da Serra se unem na Rio do Rastro Marathon. Nos dias 14 e 15 de maio, as paisagens espetaculares da região vão ser apreciadas por 1.500 atletas de uma maneira diferente. Eles vão participar dos 12km, 25km e 42km de corrida e 40km de ciclismo. Os desafios começam no centro dos municípios do sul do estado e terminam no mirante da Serra do Rio do Rastro. Essa é a 2ª edição da Rio do Rastro Marathon, organizada pela Corre Brasil e o Mountain Do, as duas maiores organizadoras de corrida do Sul do Brasil.
Kiko Santos - Foto: Mountain Do - Divulgação - Rio do Rastro Marathon
Além de ser uma das provas mais desafiadoras do Brasil, a região com um todo atrai os atletas. Tanto é, que muitos viajam com a família para aproveitar o pós-prova e conhecer as cidades próximas, muito conhecidas pelas belezas naturais e pelo frio intenso durante o inverno. Numa prova com a Rio do Rastro Marathon com 2.560m de altimetria, é muito comum ver os atletas caminhando ao invés de correr, e essa caminhada na prova também tem técnica. Os Kits da Rio do Rastro Marathon começam a ser entregues na sexta, dia 13 de maio, no Centro de Eventos Galiano Zomer, no centro de Orleans para atletas de todas as modalidades. No sábado, 14, das 13h às 19h para os corredores do Desafio dos 12 e da maratona. Todos os participantes devem fazer o agendamento pelo aplicativo da Corre Brasil.
2ª edição da Rio do Rastro Marathon - Exclusiva para MTB - Foto - Foco Radical
No sábado às 7 horas da manhã acontece a largada para os atletas dos 25km de corrida, em frente à prefeitura de Lauro Müller. Já para os ciclistas dos 40km de MTB, a prova inicia às 8h30, ao lado do paredão de Orleans. Nesse mesmo local, domingo, às 7 horas da manhã, os corredores da maratona começam o desafio de subir a Serra do Rio do Rastro. E os atletas do Desafio dos 12, largam às 10h15 de domingo, do Mirante 12, com partida às 8 horas, da arena de largada em Orleans, com um ônibus exclusivo da prova. Nos dois dias, a Serra do Rio do Rastro vai ser fechada para a passagem dos atletas, a partir das 6 horas da manhã. Mais informações, percursos e kits da prova: www.riodorastromarathon.com.br.
Argentina se posiciona como referência de turismo na América Latina - Brocker turismo a melhor opção entre você e o seu destino na fenomenal Serra Gaúcha
Stefany Rosa - Foto: Bella da Semana - Divulgação
Stefany Rosa é sem dúvidas uma das mais deliciosas descobertas do Bella da Semana! Agora ela está de volta para deixar você ainda mais apaixonado… É impossível não se perder nas curvas de Stefany Rosa, essa modelo maravilhosa que é a mais pura sensualidade e simpatia. Ela é catarinense nascida em Balneário Camboriú. Clique aqui e assista agora nosso vídeo de divulgação! O ensaio completo com Stefany Rosa nua vai ao ar nesta quarta-feira (11). Não se contente com pouco! Assine agora e tenha acesso ao ensaio COMPLETO. Clique aqui e escolha o plano que cabe no seu bolso!
Argentina se posiciona como referência de turismo na América Latina - Agência Brasileiros em Ushuaia - a nossa melhor opção na Patagônia Fantástica Argentina.
Leia ainda: BNT Mercosul une turismo de negócios e lazer em Santa Catarina
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Turismo – Brasil tem grande potencial para se tornar um dos maiores mercados do mundo
A indiferença parece ser uma marca, uma grife de nosso tempo apressado
Senado decidirá se despacho de bagagens voltará a ser gratuito
Cresce demanda de turistas brasileiros no exterior em 2022