sábado, 9 de abril de 2016

ARTESANATO BRASILEIRO ATRAI EUROPEUS

ARTESANATO BRASILEIRO


A Espanha está de olho no artesanato brasileiro. É o que apontou a publicação espanhola Expreso - Diario de Viajes y Turismo, em sua última edição. A revista, que destaca o melhor do turismo internacional há mais de 20 anos, garante que a cultura brasileira, principalmente por meio do artesanato, é fator motivador para as viagens dos espanhóis ao Brasil, ficando atrás somente do segmento Sol e Praia e Ecoturismo. “Especificamente, 19,4% (dos espanhóis) viajou para o Brasil em 2014, por esta razão”, destaca a Expreso.   “A arte e a cultura de um povo são os seus maiores bens, e o incentivo a essa produção artesanal impulsiona as economias de base local”, afirma Gilson Lira, presidente substituto da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Segundo ele, a Embratur investe, constantemente, nesse segmento como fator diferencial no mercado turístico mundial no Brasil.

Barcelona - Clique na imagem para ampliá-la

Os espanhóis são o 6º maior emissor de turistas europeus para o Brasil, conforme o Anuário Estatístico de Turismo do Ministério do Turismo. Em 2014, 166.759 visitantes deste País estiveram em terras brasileiras. A Embratur efetuou, neste 1º trimestre de 2016, importantes ações para potencializar este mercado. Dentre elas, estão: capacitação para 1.000 agentes de viagens espanhóis, parcerias com o trade, encontros bilaterais com o governo espanhol e reunião com representantes da OMT (Organização Mundial do Turismo) durante a maior feira de turismo da Espanha, a Fitur. Foi inaugurado no dia 10 de março, na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB). De olho na Olimpíada e Paraolimpíada Rio 2016, o objetivo do Sebrae foi ter um espaço para servir de vitrine da produção de qualidade da arte popular brasileira e como local de treinamento e qualificação dos empreendedores do setor.


VOOS INTERNACIONAIS


Com o dólar em alta, os estrangeiros estão fazendo e farão a festa no Brasil. Só para ser ter uma ideia, aumentou 289% o número de voos internacionais para o Rio de Janeiro entre 25 de julho e 21 de agosto deste ano – o que corresponde a 10 dias antes e a data do encerramento dos Jogos Olímpicos – na comparação com o mesmo período de 2015. São 45,4 mil viagens já agendadas nesse intervalo. Para a Paraolimpíada, a alta até agora é de 50% em relação ao ano passado, de 31 de agosto a 18 de setembro. O levantamento também destaca a ocupação hoteleira, que deve ficar acima de 208% para o período do mundial. A apuração mostra, ainda, que 63% dos visitantes internacionais com data de chegada prevista para antes das Olimpíadas, ficarão, em média, 14 dias na capital fluminense.

Feriadão chegando - A dica pra quem quer descanso no melhor hotel fazenda do Brasil, a dica é fazer a reserva correndo. Ainda existem algumas vagas. 

DESENVOLVIMENTO DO TURISMO

Presidente da Embratur, Gilson Lira, apresenta ações da Embratur durante reunião da Frentur

A Embratur vai estreitar ainda mais o relacionamento com deputados e senadores que compõem a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (Frentur). O presidente da autarquia, Gilson Lira, destacou que entre ações bem sucedidas envolvendo o Instituto, a Frentur e o Ministério do Turismo, está a aprovação do projeto que isenta a necessidade de visto de turismo no Brasil, de julho a setembro, para os norte-americanos, canadenses, japoneses e australianos. O presidente da Embratur disse que com a solução para o problema do visto e as outras ações que estão sendo desenvolvidas pelo governo, além da parceria da Frentur e demais segmentos do trade, não tem dúvida quanto ao sucesso da Olimpíada Rio 2016.


Gilson Lira citou ainda os projetos que sugerem a criação das áreas especiais de interesse turístico e a abertura dos cassinos em resorts espalhados pelo País, apoiados pela Embratur e pelo Ministério do Turismo, como exemplos de propostas que precisam contar com apoio da Frentur para aprovação no Congresso, nos próximos meses. O ministro do Turismo, Alberto Alves, também participou do evento. Na oportunidade, foram apresentadas as ações de promoção do Brasil no exterior e o processo de consolidação de novo posicionamento turístico no mercado internacional. Já em outubro, o Instituto foi responsável por palestra em defesa da abertura do Brasil para novos investimentos que aumentem a importância do segmento de Ecoturismo e Turismo de Aventura no Brasil, com potencial reconhecido internacionalmente.

Já pensou onde vai passar o feriadão de Tiradentes. Aqui outra dica fenomenal, pé na areia, extremamente exclusivo, no melhor resort de praia para famílias do Sul do Brasil, o Infinity Blue Resort & Spa

II FÓRUM MUNDIAL DE TURISMO GASTRONÔMICO


Os principais representantes do turismo gastronômico de países líderes mundiais deste setor, como Espanha, França, Japão e México, vão compartilhar suas experiências no Peru durante o II Fórum Mundial de Turismo Gastronômico que será realizado de 27 a 29 de abril no Centro de Convenções de Lima, sem nenhum custo, informou a ministra de Comércio Exterior e Turismo do Peru (MINCETUR) e Presidenta do Conselho Diretivo da PROMPERÚ, Magali Silva Verde-Álvarez. "Queremos que o nosso país se torne uma referência mundial de turismo gastronômico, no qual teremos neste importante evento, organizado pela PROMPERÚ e pela Organização Mundial do Turismo (OMT), especialistas que têm colaborado para impulsionar este setor. Por exemplo, teremos a visita de Pierre Sanner, diretor da Missão Francesa do Patrimônio e da Cultura Alimentar (Mission Francaise du Patrimoine et des Cultures Alimentaires), que teve o reconhecimento da gastronomia francesa como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO", disse a ministra.


O II Fórum Mundial de Turismo Gastronômico terá acesso livre, prévia inscrição eletrônica, para participar de conferências e atividades paralelas. Chefs, operadores de turismo, acadêmicos, estudantes, municípios, produtores, associações gastronômicas e pesquisadores poderão assistir a essas palestras destinadas a promover a discussão e o papel que a gastronomia tem como eixo articulador do turismo. Interessados em participar podem inscrever-se através do link http://goo.gl/Cn270B ou tirar dúvidas pelo e-mail fm-turismogastronomico@promperu.gob.pe.



PREVISÃO DE NEVE


A previsão, segundo os meteorologistas é que aqui no Sul maravilha teremos um inverno muito rigoroso, com previsão de neve já para este outono. Aproveite e faça a sua reserva. Curta o frio na melhor localização de Gramado. Do ladinho da Rua Coberta.


EXPOBENTO


Depois do sucesso de estreia no ano passado, o Mesa ao Vivo volta à ExpoBento trazendo novos nomes de chefs nacionais famosos para harmonizar o cardápio da maior feira multissetorial do Brasil. Integrando a programação da 26ª edição da feira, que ocorre de 2 a 13 de junho, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, o maior evento enogastronômico itinerante do país será realizado no Pavilhão A entre os dias 3 e 5 de junho, este ano trazendo como tema ‘Tradição X Modernidade: por uma cozinha afetiva, criativa e moderna’. Detalhes que farão parte da programação serão apresentados no lançamento programado para o dia 14 de abril, às 19 horas, no Senac BG.


Abraçada por estandes da indústria, comércio e serviços, a atração traz aulas práticas abertas aos visitantes com chefs de renome, valorizando os vinhos do Brasil e a gastronomia regional. Percorrendo o Brasil desde 2004, o Mesa ao Vivo não somente reúne chefs nacionais famosos como também enaltece talentos regionais num movimento de resgate e valorização de produtos locais por meio da execução de receitas remodeladas com o perfil da região. O resultado é um banquete aos sentidos com pratos que são degustados pelo público participante. As aulas práticas seguem numa cozinha aberta montada na área das vinícolas, permitindo ao público interagir com os grandes chefes. A programação, assim como na edição anterior, inclui, ainda, aulas de degustação de vinhos, porém com inovações. A agenda de Jantares Magno externos à feira será mantida, também com novidades.


Informações sobre inscrições e programação das aulas serão anunciadas no lançamento, assim como os nomes dos chefs nacionais e regionais confirmados. O projeto é uma ação conjunta entre a ExpoBento e a Prazeres da Mesa, que durante o evento estará produzindo ao vivo a revista na frente das pessoas, com circulação nacional, além de levar a cultura regional para todo o país. 


A diretora de Eventos da ExpoBento 2016, Magda Brandelli Zandoná, que já em 2015 acreditava na ampliação da adesão das vinícolas em razão do projeto, comemora o sucesso do Mesa ao Vivo, o que garantiu a permanência do evento na feira. 


Para o presidente da ExpoBento 2016, Rafael Fantin, incorporar à programação da feira um evento nacional é agregar atrações e valores que ampliam as possibilidades tanto para expositores quanto para visitantes. O Mesa ao Vivo tem o patrocínio da Tramontina, Senac BG, SEGH Região Uva e Vinho, Galvanotek e Giordani Turismo.


FESTURIS GRAMADO


Ao longo de seus 13 anos, a Rede Harbor de Hotéis foi sendo moldada ao mercado visando sempre a transparência, a ética, o respeito e o comprometimento com os resultados. A rede Harbor de Hotéis confirma presença na 28ª edição do FESTURIS Gramado. 


O Diretor Eduardo Zorzanello também me informa que foi excelente a reunião com a UGART - União Gaúcha dos Operadores de Turismo, que confirmou também confirmou participação no 28 FESTURIS! Na foto, com a Nirce e a Tatiana da Mercatur, com o Leonardo da Orion e com a Sabrina da Uneworld!


PROJETO “CHEF POR UM DIA” 

Clique na imagem para ampliá-la

Está dada a largada para o mais importante evento do ano no Wish Serrano Resort & Convention, unidade hoteleira da GJP Hotels & Resorts em Gramado (RS). Trata-se do Jantar dos 12 Chefs, uma comemoração especial para marcar o encerramento da temporada 2015 do projeto “Chef por Um Dia”, que se tornou um sucesso ao longo de dois anos de existência e que faz parte dos grandes eventos sociais da cidade. O jantar acontecerá no próximo dia 5 de maio, a partir das 19h00, no salão principal do centro de convenções do hotel. Os convidados serão recepcionados pelos grandes protagonistas da noite, sendo eles: Angela Raber Masotti, Angelita Foss Ecker, Bárbara Bertoja Bezzi, Bira Gil, Daniela Guimarães, Eduardo Lamarca, Eduardo Zorzanello, Guilherme Pretto, Jeremias Polidoro Pontalti, Jandira Tissot, Juliana Casagrande e Thiago Ruggieri.


Na ocasião, também será lançado o livro dos 12 Chefs, uma publicação especial com as delícias produzidas por eles ao longo da temporada, sendo um prato de cada um dos chefs, incluindo o passo a passo da receita, tempo de preparo, rendimento de porções e nível de dificuldade. O livro será vendido durante o evento e custará R$ 25,00. Toda a renda será revertida para as entidades “APAE Gramado” e “Vale a Pena Viver”. Para animar os convidados, o som ficará por conta da banda gaúcha Dublê (foto), formada por cinco integrantes que trazem ao palco muita MPB, samba, pop, rock, soul, entre outros ritmos dançantes. O hotel também preparou algumas surpresas para os anfitriões da noite. Uma delas é o transporte dos chefs até o centro de convenções do resort. Todos serão convidados a embarcar numa luxuosa limousine presidencial modelo Cadillac, com motorista particular, que faz parte do acervo do Super Carros, uma das grandes atrações turísticas de Gramado.   


ALPEN INTERACTIVE


Mesmo nos dias em que o tempo não ajuda na Serra Gaúcha, o Alpen Park é uma ótima alternativa pra quem procura entretenimento e turismo de aventura. Localizado em Canela (RS), o parque dispõe de várias atrações indoor para garantir diversão e adrenalina aos visitantes, e o Alpen Interactive, que aliando tecnologia e interatividade, é uma das atividades que mais se destaca no complexo. O simulador chama atenção por oferecer jogos em 5D, ou seja, além da projeção de imagens em 3D, a atração traz aos participantes o 4D, com tecnologia sensorial, que permite sentir, e ainda a quinta dimensão, que na indústria do entretenimento prevê a interação dos participantes. Importado da Bélgica, o Alpen Interactive é um equipamento no formato de um videogame em grande proporção e possibilita a interação dos jogadores com o filme e entre si, simulando uma competição. 


O jogo faz uma contagem de pontos de cada participante e no final divulga um ranking com os melhores, inclusive ilustrado por fotos dos participantes, que podem ser adquiridas no local. Ao todo, dezesseis pessoas podem participar ao mesmo tempo, cada um em uma poltrona e utilizando óculos de lente polarizada. A duração do jogo é de, aproximadamente, 5 minutos (mais informações em bit.ly/alpenint). O complexo do Alpen Park ainda conta com diversas atividades indoor para o entretenimento dos visitantes. Para os amantes de velocidade, o Alpen Race é uma atração imperdível. O jogo simula uma corrida a mais de 200 km/h, onde é possível desafiar os amigos em uma disputa com muita adrenalina. O Simulador Mini Rider é outro desafio que convida o participante a uma viagem inesquecível, passando por cenários surpreendentes. O Alpen Car, que reúne oito carrinhos de bate bate e o cinema 4D completam a lista de atividades em ambiente coberto do parque.

Melhor endereço italiano em Gramado 

WESTGATE RESORT


Quem renovou parceria com o maior Festival de Turismo de João Pessoa, o FESTIVAL JPA foi o Westgate Resort, Fundado em 1982, que opera como um subsidiário da Central Florida Investments, Inc. (CFI), empregando 6.500 pessoas e tem se tornando a maior empresa privada na região da Florida Central. Começando com suas 16 unidades iniciais no Westgate Vacation Villas, o Westgate Resorts possui atualmente mais de 10.000 quartos em 28 resorts, com serviço completo em destinos de viagem inovadores por todo os Estados Unidos, como Orlando, Florida; Las Vegas, Nevada; Gatlinburg, Tennessee; Myrtle Beach, South Carolina; Park City, Utah; Williamsburg, Virginia; Miami, Florida; Branson, Missouri; Mesa, Arizona; Tunica, Mississippi; e muito mais. O Westgate Resorts estabeleceu níveis de especialização incomparáveis, em vendas, marketing e operações, em toda a indústria hospitaleira. 

Clique na imagem para ampliá-la

As propriedades do Westgate Resorts podem ser encontradas em uma diversidade de locais de férias. Não importa se você e sua família preferem explorar os parques temáticos de classe mundial, relaxar em praias de areia branca, caminhar nas montanhas, testar a habilidade em campos de campeonato de golfe, esquiar em montanhas de neve, desfrutar de jogos de cassino sem parar, visitar cidades históricas famosas, assistir a shows com o mesmo calibre da Broadway ou até mesmo passear a cavalo em um rancho autêntico.


Um dos maiores construtores de resorts do mundo, o Westgate Resorts oferece férias de luxo com preços acessíveis, acomodações de primeira classe e um serviço de atendimento ao cliente incomparável. Nossos resorts para famílias possuem uma grande variedade de acomodações para qualquer orçamento, desde quartos padrões e estúdios aconchegantes, até unidades espaçosas com quatro quartos. Todas as unidades confortáveis do Westgate Resorts possuem cozinhas ou quitinetes totalmente equipadas e a maioria das unidades oferecem sala com sofá-cama, móveis de couro, banheiras de hidromassagem e varandas ou pátios privados.


Além de oferecer unidades espaçosas e fácil acesso às atrações da região, a maioria das localizações do Westgate Resorts oferecem uma grande variedade de amenidades, tais como piscinas, banheiras de hidromassagem, restaurantes, mercadinhos, parques infantis, salas de jogos e atividades diárias para as crianças. Algumas propriedades do Westgate Resorts também possuem restaurantes premiados, spas de classe mundial e parques aquáticos cobertos. Muitos resorts também oferecem espaço para reuniões e serviços de Buffet, fornecendo o cenário ideal para reuniões familiares e de negócios, convenções, casamentos e grupos de estudantes.

Luciane Casagrande - Westgate Resorts, Claudio J S Junior – Festival JPA e Ana Flavia Medina – Kissimmee.

Falando nisso, o Festival do Turismo de João Pessoa esteve presente no Visit Usa, o mais importante evento de turismo da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, a convite de Jussara Haddad, do Consulado e Embaixada dos Estados Unidos e organizadora do evento. Na ocasião, o diretor Claudio J S Junior apresentou o evento para aproximadamente 40 empresas americanas, algumas já parceiras e expositoras do Festival JPA, como Disney, Visit Orlando, Universal Resort, Sea World e Westgate Resort. A edição 2016 do Visit USA em São Paulo, exclusiva para operadores e agências de viagens, contou ainda com vários destinos dos Estados Unidos, além de empresas de serviços turísticos, companhias aéreas, locadoras de veículos, parques e atrações.


Salinas Maragogi Resort - O melhor do Brasil 

WORKSHOP IBEROSERVICE




Claudio JS Junior, também esteve presente no Workshop da Iberoservice Operadora, em Salvador, evento que aconteceu no último sábado (02). O FESTIVAL DE TURISMO JPA foi apresentado para mais de 200 agentes presentes, vindos da Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. Além dos agentes participantes, o Festival foi apresentado para as empresas parceiras da Iberoservice, a exemplo da Brocker Turismo, CTS Chile, Egito, Ethiopian, Galaxia Group, Grand Mercure Summerville, Grand Palladium Imassai, Hover Tours, Knight Dubai, Porto Seguro Eco All Inclusive, Quality Travel Argentina, Real Classic Aracaju, Tourist Club Cruzeiro Grécia, Vila Gale Cabo All Inclusive e Wamos. A ação tem como objetivo captar novos possíveis expositores e aumentar o número de agentes convidados para a feira.


O 6º Festival JPA será realizado nos dias 21 e 22 de outubro de 2016, no Centro de Convenções de João Pessoa. Voltado exclusivamente para profissionais do turismo, o evento contará com feira, rodada de negócios e diversas capacitações. 

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

CONVENTION DE JOÃO PESSOA


O sempre parceiro Convention & Visitors Bureau de João Pessoa, que respeita o jornalista especialista em turismo e que trabalha de forma especializada para potencializar o “Destino Paraíba” para realização de Congressos, Eventos e Negócios, apresentou na última quinta-feira (07), os Resultados do Planejamento Estratégico para Captação de eventos internacionais realizados pela GainingEdge Consulting. A empresa GainingEdge Consulting é australiana e possui escritórios espalhados em quatro continentes, sendo especialista no mercado MICE [Meetings, Incentive, Congress, Exhibition], estudos de viabilidade para Centros de Convenções, planejamento estratégico, plano de marketing de destino, melhores práticas, branding, treinamento e desenvolvimento de habilidades de CVBs, tecnologia de inteligência da gestão empresarial.  Também é responsável pelo sucesso de conventions bureaux de importantes países do mundo, a exemplo da África do Sul, Espanha, Japão, EUA, Cingapura, Austrália, Canadá e Emirados Árabes.

Na foto o amigo Camilo (terno cinza) com a atual diretoria: Empresária Jussara Andrade (Andrade Eventos), Vice-Presidente: Hoteleiro Jairo Alexandre Oliveira (Mussulo Resort), Hoteleira Manuelina Virgolino Hardman (Hotel Hardman), Presidente: Hoteleiro Camilo Juliani (Hotel Verdegreen), Empresária Elizia Lopes (Internacional Turismo) e Hoteleiro Fernando Souza (Hotel Tambaú)

A consultoria técnica vai construir estudos, análises regionais do turismo de eventos e negócios, além do cenário competitivo que desafiam os CVBs Latinoamericanos e o que se faz necessário para alcançar índices mais elevados de fechamento de negócios na indústria de eventos, eficiência e profissionalismo do turismo, apoio a economia do destino como um todo.  “Estamos empenhados em melhorar a capacidade da Paraíba para atrair grandes eventos de negócios internacionais e, paralelamente, passando por um momento importante na história de integração dos CVBs, abrindo espaço para o intercâmbio e a cooperação técnica com a América Latina”, destaca o presidente do Coventiion Bureau, Camilo Juliani.


 Para o executivo, a consultoria de Gary Grimmer é um grande sonho que concilia com a celebração dos dez anos da entidade, “marca que deve ser reconhecida pelo trabalho realizado até hoje, que vem fazendo a capital paraibana se posicionar com destaque na área de captação e sede de eventos”, destaca o hoteleiro Camilo Juliani.  Além do Convention Bureau de João Pessoa, foram selecionados ainda: CVBs Latinoamericanos a exemplo de: Medellín (Colômbia), Cartagena (Colômbia), Lima (Peru), León (México), Mendoza, (Argentina) e Quito (Equador).