domingo, 1 de dezembro de 2019

Divulgado desempenho da hotelaria nacional durante o mês de outubro

DESEMPENHO DA HOTELARIA EM OUTUBRO
Jurerê Beach Village, o o mar a seus pés - Foto: Divulgação

Na 147º edição do InFOHB foram analisados os resultados de hotelaria do mês de outubro de 2019. O InFOHB, boletim mensal do FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, trouxe dados de desempenho de outubro de 2019 comparados ao mesmo período do ano anterior. Foram analisados 505 hotéis associados à entidade, responsáveis pela oferta de mais de 79 mil quartos. Os resultados consolidados de junho mostram que houve acréscimo de 8,9% na ocupação; 8,1% nas diárias e 17,7% na receita de apartamentos disponíveis (RevPAR). Os dados completos podem ser conferidos no InFOHB nº 147, disponível aqui.

Black Friday, um verdadeiro fenômeno de vendas em todos os setores 
Hotel Fazenda Boqueirão - Resort de Campo - Lages - SC - A Princesa da Serra

O FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – é uma entidade associativa sem fins lucrativos que reúne as mais importantes redes hoteleiras com atuação no país. Fundado em 2002, hoje conta com 24 redes associadas, tanto nacionais, como internacionais. São 676 hotéis de redes associadas ao FOHB, que juntos totalizam mais de 118 mil unidades habitacionais (UHs). Estão presentes em 168 municípios nas 5 regiões do Brasil, gerando mais de 150 mil empregos diretos e indiretos. Em 2022, os hotéis das redes associadas ao FOHB serão 848, que totalizarão mais de 140 mil Uhs.

Majestoso Hotel Renar em Fraiburgo - Terra da Mação - Vale do Contestado - Santa Catarina 
Majestoso Hotel Renar em Fraiburgo - Terra da Maçã - Vale do Contestado - Santa Catarina - Divulgação

FÓRUM DE TECNOLOGIA NA HOTELARIA


“Implantar tecnologia na hotelaria é uma forma de reduzir custos operacionais, maximizar os serviços prestados, encantar e oferecer experiências memoráveis aos hóspedes. Isso não é mais tendência, é uma necessidade de vital importância para o hotel ser competitivo e até mesmo garantir a sobrevivência do próprio negócio. Por isso, temos uma grande demanda de inscrições tantos de profissionais da hotelaria, quanto de fornecedores que apresentam produtos e soluções ao setor”, destaca Edgar J. Oliveira, diretor editorial da Revista Hotéis que está promovendo o Fórum. “Implantar tecnologia na hotelaria é uma forma de reduzir custos operacionais, maximizar os serviços prestados, encantar e oferecer experiências memoráveis aos hóspedes. Isso não é mais tendência, é uma necessidade de vital importância para o hotel ser competitivo e até mesmo garantir a sobrevivência do próprio negócio. Por isso, temos uma grande demanda de inscrições tantos de profissionais da hotelaria, quanto de fornecedores que apresentam produtos e soluções ao setor”, destaca Edgar J. Oliveira, diretor editorial da Revista Hotéis que está promovendo o Fórum.

Falando nisso, aconteceu na última sexta (29), com o apoio do FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil e da ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis. O Fórum reuniu renomados especialistas do setor para um amplo debate dos impactos que a tecnologia está provocando na hotelaria brasileira. Entre o público, estarão vários responsáveis pelo departamento de T.I dos hotéis, gestores da área de compras e distribuição, assim como fornecedores de produtos e soluções para o setor.

Marcelo Salomão é Head of IT – South America Tecnologia da Informação da rede Accor 
Marcelo Salomão é Head of IT – South America Tecnologia da Informação da rede Accor - Divulgação

A palestra de abertura: Os impactos da evolução tecnológica na hotelaria com Marcelo Salomão é Head of IT – South America Tecnologia da Informação da rede Accor. Logo após começou os debates que abordarão os seguintes temas: Experiências inovadoras criadas pela tecnologia na hotelaria, Como a inteligência artificial e a robótica estão mudando os conceitos na hotelaria no Brasil, O impacto dos novos canais de distribuição, reservas e autoatendimento na hotelaria; Como os hotéis lidam com o armazenamento e segurança das informações e como se preparam para atender a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, e Como a tecnologia pode encantar os clientes num evento em um hotel. Após o encerramento do Fórum será servido um coquetel aos presentes.

Pratas Termas Resort & Convention 
Pratas Termas Resort & Convention - Foto - Divulgação

OPORTUNISTA TAXA DO ECAD


Extinta a taxa do Ecad nos quartos da hotelaria - Divulgação 
Extinta a taxa do Ecad nos quartos da hotelaria - Divulgação

Mais um abuso, mais um grande absurdo foi extinto, finalmente, por esse órgão pra mim, oportunista. No último dia 27/11 foi publicada a Medida Provisória nº 907, que extingue a cobrança, via Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), de direitos autorais em relação à execução de obras literárias, artísticas ou científicas no interior das unidades habitacionais dos meios de hospedagem e de cabines de meios de transporte de passageiros marítimo e fluvial. A Medida Provisória corrige a injustiça que vinha sendo praticada contra o Setor Hoteleiro. De acordo com o artigo 36, inciso II, a Medida Provisória nº 907/2019 entrou em vigor imediatamente após a sua publicação, isto em 27.11.2019. No entanto, a mesma deverá ser votada pela morosa, omissa, onerosa, incompetente e conivente Câmara dos Deputados em até 120 dias, caso contrário perderá a sua validade.

Presidente Jair Bolsonaro assinou a Medida Provisória 907 
Presidente Jair Bolsonaro assinou a Medida Provisória 907 - Foto: divulgação

Na mesma manha o Presidente Jair Bolsonaro assinou a Medida Provisória 907, que transforma a Embratur em Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, extingue cobranças e mantém benefícios fiscais para segmentos turísticos a partir de 2020.  A MP 907 transforma a Embratur em Agência de Promoção Internacional do Turismo com status de Serviço Social Autônomo. O órgão será subordinado ao MTur, porém com orçamento próprio, fornecido pelo Sebrae. O montante será de 15,75% do adicional da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico atualmente destinada ao Sistema S. A agência terá 60 dias para publicação de seu estatuto.  Outra importante mudança é a queda de 25% para 7,9% no valor do imposto de renda retido na fonte sobre remessas para o exterior a partir de janeiro de 2020. A conquista assegura a manutenção de 358,3 mil empregos em todo o país. A tributação incide sobre venda de pacotes de viagens para o exterior e compra de passagens aéreas, entre outros. O benefício fiscal que estabeleceu a taxa atual de 6% termina em 31 de dezembro deste ano. Sem a MP a alíquota passaria a ser de 25% a partir de primeiro de janeiro de 2020.

Mantido benefício fiscal referente alíquota de IRRF incidente sobre do leasing das aeronaves e motores de aeronaves
Mantido benefício fiscal referente alíquota de IRRF incidente sobre do leasing das aeronaves e motores de aeronaves

Outra proposta que também impacta diretamente na manutenção de empregos e na economia do país é a manutenção do benefício fiscal referente alíquota de IRRF incidente sobre do leasing das aeronaves e motores de aeronaves. Atualmente as empresas aéreas não pagam esse tributo, contudo esse benefício acabaria em 31 de dezembro de 2019 e a alíquota subiria para 15%. Com a MP foi possível reduzir o benefício para as companhias aéreas para 1,5% em 2020. Com o benefício, o setor aéreo prevê que 92 mil empregos e R$ 5,9 bilhões no PIB brasileiro serão mantidos. A iniciativa contribui para a ampliação do número de aeronaves no país, permitindo que cada vez mais pessoas possam voar e conhecer os destinos nacionais a preços mais baixos. Em 2020, 423 aeronaves vão voar pelo Brasil, o maior quantitativo da aviação desde 2015.

Pousada Ilha do Papagaio - Palhoça - SC - Um lugar paradisíaco para qualquer opção. Finais de semana, evento ou férias. Perfeito 
Pousada Ilha do Papagaio - Palhoça - SC - Um lugar paradisíaco para qualquer opção. Finais de semana, evento ou férias. Perfeito - Foto: Divulgação

BETO CARRERO WORLD E O DIA NACIONAL DA PESSOA DEFICIENTE




Ao longo das 9 edições realizadas em todo o Brasil, já foram atendidas mais de 150 mil pessoas. O maior parque temático da América Latina se conecta pela 10ª vez com o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques Temáticos e Atrações Turísticas. Mais de duas mil pessoas de 20 entidades assistenciais são aguardadas de maneira gratuita no Beto Carrero World na terça-feira (3/12).  Proporcionar alegria e muita diversão para pessoas com deficiência é a proposta do dia que reforça a importância da acessibilidade e conscientização sobre a inclusão. No maior parque temático da América Latina são realizadas ações para que todos tenham seus direitos adquiridos através de atendimentos preferenciais, como é o caso do visitante Renan, clique aqui, e conheça a história dele. O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques Temáticos e Atrações Turísticas é promovido pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) como forma de marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e estimular a conscientização. O Beto Carrero World também integra outras datas especiais de inclusão, como o Dia das APAEs e o Dia da Alegria, em que o estabelecimento recebe instituições sem fins lucrativos.

Travel Ace Seguro de Viagens 
Não viaje sem seguro de viagem. É fundamental.

BNT MERCOSUL BUSINES CENTER



Garanta seu estande na BNT até dezembro - Divulgação 
Garanta seu estande na BNT até dezembro - Divulgação

Que participar da BNT Mercosul traz vantagens ao seu negócio você já sabe, mas além disso aqui vai mais uma razão para fechar o seu contrato ainda em dezembro. Todos os expositores particulares que confirmarem o estande até 17/12/2019 ganham acesso free ao Business Center. Não dá pra perder essa chance. O Business Center da BNT é onde expositores ficam frente a frente com algumas das principais operadoras do Brasil e também do Mercosul. A Rodada de Negócios já está entre os momentos mais aguardados e tradicionalmente supera a marca 1,5 mil contados comerciais realizados por evento. Entre em contato agora para reservar seu espaço no evento que mais promove o turismo nacional: telefone +55 (47) 3367-1119, ou pelo e-mail comercial@bntmercosul.com.br.

Fisio Sports - Fisioterapia e Pilates 
Fisio Sports - Fisioterapia e Pilates

BANDEIRA AZUL


O Secretário Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Juliano Richter Pires, participou do evento de certificação Bandeira Azul
O Secretário Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Juliano Richter Pires, participou do evento de certificação Bandeira Azul - Foto: Divulgação

O Secretário Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Juliano Richter Pires, participou do evento de certificação Bandeira Azul.O Brasil possuí 20 praias e equipamentos náuticos certificados com Bandeira Azul, 10 deles em Santa Catarina. Em Florianópolis os locais certificados são a Lagoa do Peri e o Iate Clube Veleiros da Ilha. O programa avalia itens como qualidade do mar, cuidados com o meio ambiente e ações de sustentabilidade ambiental.

Essa sobremesa é fundamental após a Ceia de Natal. É sair da geladeira e ir para a mesa. Um sonho de Natal do Bolo da Madre em são José - SC 
Essa sobremesa Red Velvet é fundamental após a Ceia de Natal. É sair da geladeira e ir para a mesa. Um sonho de Natal do Bolo da Madre em São José - SC. E você ainda pode pedir pelo Ifood.

GEOPARQUE CÂNIONS DO SUL


Caminhos dos Cânions do Sul poder receber o título de Geoparque da Unesco foi concretizada nesta sexta-feira 
Geoparque Cânions do Sul - Fotos Saul Oliveira/Santur

Uma das últimas ações para a candidatura dos Caminhos dos Cânions do Sul poder receber o título de Geoparque da Unesco foi concretizada nesta sexta-feira (29), no município de Praia Grande. O dossiê com informações técnicas para foi assinado e encaminhado para a sede da entidade internacional, em Paris, na França. A assinatura foi realizada pelos representantes dos sete municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estados que compõem o território da formação geológica. Dentro do dossiê elaborado pela equipe técnica do Consórcio Cânions do Sul, estão informações solicitadas pela Unesco para atender os critérios necessários da atribuição do título de Geoparque mundial. Dados gerais da geologia do território, a geoconservação do local, a estrutura de gestão e também o histórico cultural compõem o documento.

Caminhos dos Cânions do Sul poder receber o título de Geoparque da Unesco foi concretizada nesta sexta-feira 
Para Flavia Didomenico, o projeto de tornar os Cânions do Sul em Geoparque é um sonho que está próximo de virar realidade e, com isso, tornar mais um grande ativo turístico. "Esse momento hoje representa muito, todo os esforço para chegar até aqui. Eu parabenizou todos vocês por todas as iniciativas, esse será um dos produtos turísticos de projeção internacional do Sul do Brasil e dos nossos estados e municípios. Agora vamos concretizar esse sonho que está virando realidade", disse a presidente da Santur. - Foto: Saul Oliveira/Santur

A partir da assinatura e entrega do dossiê, a candidatura entrará em análise pela comissão responsável da Unesco, que terá até o primeiro semestre de 2021 para dar um parecer final sobre o título de Geoparque. Antes, porém, entre os meses de maio e agosto de 2020, está previsto uma visitação de uma comitiva da Unesco para avaliação e possíveis ajustes. Estiveram na assinatura do dossiê, a presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina - Santur -, Flavia Didomenico e os representantes dos sete municípios - Praia Grande, Cambará do Sul, Mampituba, Timbé do Sul, Morro Grande, Jacinto Machado e Torres -, além do ICMBio.

Uma das últimas ações para a candidatura dos Caminhos dos Cânions do Sul poder receber o título de Geoparque da Unesco foi concretizada nesta sexta-feira ( 
Uma das últimas ações para a candidatura dos Caminhos dos Cânions do Sul poder receber o título de Geoparque da Unesco foi concretizada nesta sexta-feira (29).


Os geoparques são áreas geográficas unificadas, com patrimônios geológicos e paisagens de relevância internacional. Os critérios de avaliação dos membros da Unesco incluem sustentabilidade, preservação, proteção e envolvimento das comunidades locais. Com o reconhecimento do organismo internacional, essas áreas ampliam a capacidade turística da região. Atualmente, no Brasil, apenas o Parque Geológico do Araripe, no Ceará, possui a certificação da Unesco. No mundo, há 147 geoparques titulados pela Unesco, em 41 países.

Meat Shop - O melhor endereço gastronômico em Jurerê Internacional 
Meat Shop - O melhor endereço gastronômico em Jurerê Internacional

BRASIL TRAVEL MARKET



 A ida do JPA Travel market, hoje Brazil Travel Market, para o Ceará impulsionou a feira, surpreendendo as expectativas dos organizadores. Um dos grandes exemplos é o Rafain Churrascaria Show, tradicional em Foz do Iguaçu desde 1959 que confirmou também a presença. 
Rafain Churrascaria Show - Foto - Divulgação

A ida do JPA Travel market, hoje Brazil Travel Market, para o Ceará impulsionou a feira, surpreendendo as expectativas dos organizadores. Um dos grandes exemplos é o Rafain Churrascaria Show, tradicional em Foz do Iguaçu desde 1959 que confirmou também a presença. O Rafain, apesar dos anos, conta com um ambiente totalmente remodelado e moderno, onde a qualidade dos alimentos e o atendimento são diferenciais. Bruno Mesquita, CEO do Brazil Travel Market, em visita na última segunda (25) à churrascaria, esteve divulgando o BTM e convidando Vilson dos Santos, gerente comercial do Rafain, para estar presente na 10ª edição do evento. Na oportunidade, Vilson confirmou sua participação em um dos maiores eventos B2B do turismo nacional.Em 2020 o Brazil Travel Market estará sendo sediado em Fortaleza e acontecerá no magnífico Centro de Eventos do Ceará, nos dias 23 e 24 de outubro.

Cauê - Sabores da Mata 
Agora sim nós temos o verdadeiro AÇAÍ do Pará. Cauê – Sabores da mata. Além disso as saborosas comidas típicas daquele estado, que é a Joia da Amazônia. Nada de mistura, a não ser que você queira, da primeira e da segunda batida. Daqui alguns dias o verdadeiro sorvete de açaí que eu só consigo tomar na Estação das Docas em Belém. Além disso eles também são distribuidores. E agora, como grande novidade, a famosa baiana, rainha do acarajé, Jucélia Conceição, cuja mãe já fez história na Ilha da Magia, irá fazer as honras da casa toda a sexta-feira fazendo seus acarajés, vatapás, e outras comidas típicas baianas. Mais outra novidade é que também funciona aos domingos. Não dá pra perder.

PRÊMIO JUAREZ MACHADO DE TURISMO 2019


Prêmio Juarez Machado de Turismo 2019 homenageia destaques no setor de eventos e negócios - Foto André Kopsch Prêmio Juarez Machado de Turismo 2019 homenageia destaques no setor de eventos e negócios - Foto André Kopsch

Reconhecimento e homenagens marcaram a noite da última terça-feira, 26, no Prêmio Juarez Machado de Turismo 2019,Criado pelo Joinville Convention, que nesta segunda edição do prêmio contemplou cinco categorias destacando os eventos e personalidades que mais contribuíram para o desenvolvimento do turismo de negócios e eventos de Joinville. A solenidade, que teve como tema a alegria do circo, aconteceu na Expoville e reuniu autoridades, empresários, representantes do trade turístico de Joinville e região, imprensa, convidados, além de representantes das entidades e eventos homenageados.

Prêmio Juarez Machado de Turismo 2019 homenageia destaques no setor de eventos e negócios - Foto André Kopsch Prêmio Juarez Machado de Turismo 2019 homenageia destaques no setor de eventos e negócios - Foto André Kopsch

O Prêmio Juarez Machado de Turismo, deste ano, foi destinado a cinco categorias e teve como vencedores: o 22º Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura – CONBRAPI, categoria “Evento Indicação do Associado”; a 15ª Conferência Internacional da Associação Mundial de Fabricantes de Ferramentais – ISTMA 2017, vencedora da categoria “Evento Internacional”; o 16º Congresso Brasileiro do Sono, na categoria “Evento Nacional 2017”; a 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), campeã da categoria “Evento Nacional 2018”; e a Embaixadora de Eventos, Palova Santos Balzer, eleita a “Embaixadora Destaque”. Juntos, os eventos premiados trouxeram para Joinville mais de 6,5 mil pessoas, entre congressistas, profissionais e organizadores e movimentaram mais de 9 milhões de reais.

Você também não pode perder tempo e deixar para última hora a sua reserva. Não vai conseguir. Pizzaria Lorenzo´s, indiscutivelmente a melhor e a mais premiada da Grande Florianópolis. O visual da Ilha da Magia de lá (Cacupé), é fantástico. Agora com espaço para eventos.  
Você também não pode perder tempo e deixar para última hora a sua reserva. Não vai conseguir. Pizzaria Lorenzo´s, indiscutivelmente a melhor e a mais premiada da Grande Florianópolis. O visual da Ilha da Magia de lá (Cacupé), é fantástico. Agora com espaço para eventos.

CONSELHO CATARINENSE DE TURISMO


Novos membros do Conselho Estadual de Turismo tomam posse na Santur  
Novos membros do Conselho Estadual de Turismo tomam posse na Santur - Foto Saul Oliveira Santur

Realizada na última quarta-feira, 27, em Florianópolis, a cerimônia de posse dos integrantes do Conselho Estadual de Turismo para o biênio 2019-2021. O órgão, de caráter consultivo e deliberativo, é vinculado à Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur). O colegiado é formado por representantes das regiões turísticas e da sociedade civil organizada, incluindo as entidades que compõem o trade turístico, além da Santur, que é membro nato.

Flavia Didomenico - Novos membros do Conselho Estadual de Turismo tomam posse na Santur  
Flavia Didomenico - Novos membros do Conselho Estadual de Turismo tomam posse na Santur - Foto: Jefferson Severino - turismoonline.net.br

Para a presidente da Santur, Flavia Didomenico, o conselho tem um papel muito importante: “É o ambiente em que estabelecemos o diálogo com os representantes do trade e das regiões para definir o melhor para promover o turismo e desenvolver as políticas públicas do setor em SC”. Nos próximos dois anos o grupo será presidido por Nilton Silva Pacheco. Ele é administrador de empresas, com MBA em gestão de Transporte de Passageiros e Tecnologia e Inovação. Atualmente, é presidente da Federação Catarinense de Transporte de Passageiros e da Federação Sul Brasileira de Fretamento e Turismo e diretor regional da Associação Nacional das Empresas de Turismo e Fretamento.

Nilton Pacheco - Novos membros do Conselho Estadual de Turismo tomam posse na Santur 
Nilton Pacheco - Novos membros do Conselho Estadual de Turismo tomam posse na Santur - Foto: Saul Oliveira

O novo presidente do colegiado destaca que o maior desafio será responder às demandas na velocidade que o setor exige. "Assumo o compromisso ciente de que, com trabalho e dedicação de todos do Conselho, podemos juntos deixar um legado da nossa passagem, acelerando a engrenagem da economia do turismo".

Restaurante João de Narro Natal e Reveillon 
Restaurante João de Barro Natal e Reveillon - Divulgação - Quem deixar para última hora não participará desses eventos com o melhor visual da Ilha e da queima de fogos. O Restaurante João de Barro, em Cacupé, está fechando as reservas das últimas mesas para a Ceia de Natal e a Virada do Ano. Por isso estou avisando quase em cima da hora. Não esqueça de ver também as datas disponíveis para realizar teu evento (amigos, funcionários...) de final de ano. Confira o espaço AQUI.

ABAV - PB SOB NOVA DIREÇÃO



Breno Mesquita é eleito presidente da Abav-PB 
Breno Mesquita (à esquerda), assume a presidência no lugar de Bruno Mesquita (à direita) - Foto: M&E

A Associação Brasileira das Agências de Viagens, seccional Paraíba (Abav-PB) definiu o seu novo presidente. O empresário Breno Mesquita assume o mandato para o biênio 2019/2021 afirmando que pretende manter o trabalho que vem sendo desenvolvido na entidade, de valorizar o agente de viagem e defender os interesses das agências associadas. Ele assume no lugar de Bruno Mesquita, seu irmão e sócio na Brazil Travel Market (BTM). Breno Mesquita também anunciou o início de uma campanha para captar novos associados e fechará convênios com empresas de diversos segmentos para que o associado possa ter benefícios em diversas áreas.


Tambaú Hotel - Cartão postal da capital paraibana
Tambaú Hotel - Cartão postal da capital paraibana - Foto: Higor Pereira

Leia ainda:  Black Friday, um verdadeiro fenômeno de vendas em todos os setores


turismoonline.net.br - O portal do turismo, hotelaria e gastronomia
turismoonline.net.br - O portal do turismo, hotelaria, gastronomia e viagens.