Finalmente, o tão esperado aeroporto Ismael Nunes, localizado em São Joaquim, está prestes a ser concluído
Enfim, a burocracia, a lenga-lenga, o papo furado, a politicagem… estão sendo superados. No ano passado, foi entregue o estudo ambiental, que era um dos requisitos para o funcionamento da pista de pouso e decolagens. O projeto custou ao município cerca de R$ 216 mil, onde foram feitos relatórios, com o intuito de liberar a pista junto a ANAC, para que finalmente São Joaquim possa receber aviões em seu aeroporto.
A licença ambiental já foi sanada e está tudo dentro dos critérios técnicos. Igualmente, foi assinado um convenio de R$ 400 mil, para que seja feito a licitação das adequações para finalização do aeródromo e posterior liberação da ANAC para pousos e decolagens. Um plano de zoneamento será realizado, apara adequar a pista, fechar o aeroporto, construir os recuos de pista, com área de escape e áreas planas, sendo que esse recurso será para finalização do aeroporto. Agora, resta saber, quantos anos para se conquistar operadoras, agências, receptivos, companhias aéreas, aeronaves… para desfrutar esse destino. Quem irá voar atrás disso? O que tem são Joaquim a oferecer, além do frio, ao turista? A natureza está pronta, e a cidade? Entrar em operação é que são elas. Ao meu ver é mais fácil careca criar cabelo.
ROTA MIAMI-FLORIANÓPOLIS
Com a finalidade de carga, o melhor aeroporto do Brasil recebe a maior transportadora de carga aérea da América Latina para operar a primeira rota cargueira regular de Santa Catarina. Dessa forma, o primeiro voo da LATAM Cargo proveniente de Miami foi inaugurado. A aeronave foi recebida no aeroporto por representantes da LATAM Cargo, da Floripa Airport e da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em cerimônia especial para celebrar a nova oportunidade mais rápida e com menos custos para a indústria e o comércio de toda a região Sul do Brasil.
Anteriormente, a carga internacional para a região costumava ingressar no Brasil por Curitiba (PR) ou por São Paulo (SP). Desta forma, o seu encaminhamento para o destino final sempre dependeu do transporte terrestre complementar e mais oneroso. “Assim sendo, esta rota é a peça que faltava para alavancar o potencial logístico de Santa Catarina e, por consequência, consolidar aqui um importante polo importador da Região Sul. Naturalmente, o Estado já tem uma indústria forte e uma competitiva política fiscal para o setor. Sendo assim, toda a cadeia será beneficiada, e o resultado é mais desenvolvimento econômico para a nossa região ”, observa Ricardo Gesse, diretor geral da Floripa Airport. Igualmente, outra infraestrutura de atendimento importante é a parceria com a DNATA, uma das maiores provedores de serviço de solo do mundo, que passou a operar no aeroporto de Florianópolis recentemente, e é reconhecida por utilizar equipamentos de última geração para atender aeronaves de grande porte.
VOOS AEROLINEAS ARGENTINAS SEM DEFINIÇÃO
Enfim, todo cuidado é pouco! Portanto, comprar bilhetes com destino à Argentina, na atual situação que passa, somando-se a isso a pandemia, é de altíssimo risco. Segundo o Jornal La Nacion, não há definição sobre o retorno de voos comerciais regulares naquele país. A saber, não há data para a volta dos voos na Argentina. A principio, o retorno seria a partir de 1º de setembro, todavia, o ministro dos Transportes, Mário Meoni, afirmou que até que haja definições da área de saúde, as “restrições” irão continuar. Além disso, ele afirmou que três aeroportos para a região metropolitana são “muitos”. Um recado curto e grosso para as low costs que a há meses vêm tentando operar no Aeroport El Palomar, nos subúrbios da Capital Portenha. Em outras palavras, um jogo sujo do atual desgoverno argentino, que sinaliza a intenção de acabar com as companhoas de baixo custo, mantendo o monopólio da decadente Aerolineas Argentinas.
Diante disso, enquanto o governo atrasa a decisão sobre a data de retorno dos voos comerciais, as companhias aéreas cancelam as operações. Em vista disso, o último a anunciar foi a Emirates que tinham roteiros programados para o mês que vem. “Há voos domésticos dentro da Argentina, mas até que tenhamos uma vacina não teremos plena normalidade como antes da pandemia”, reiterou ele na insistência das consultas em data precisa. Isso apenas demonstra a total falta de competência para lidar com a pandemia. “Até termos diretrizes de Saúde, vamos ficar de olho restrito para começar a reconstruir voos ” , disse Meoni, diante dos cerca de 350 participantes da teleconferência organizada esta tarde pela Fundação Mediterrâneo. “Estamos em plena discussão e troca de informações com as autoridades sanitárias; fizemos os protocolos com a Aerolineas Argentinas e estamos em contato permanente com as demais empresas e em conversas com os governadores ”.
ARGENTINA FECHADA
O Peru já voltou aos voos domésticos. Igualmente, no Brasil e no Chile e no Brasil a atividade aérea comercial nunca parou completamente. Em conclusão, numa fala perante mais de 300 participantes convocados pela Fundação Mediterrâneo, Mário Meoni deixou um mar de dúvidas e foi contundente na definição: “Os voos não irão regressar até que seja implementada uma vacina contra a pandemia”. Enquanto isso, a ANAC emitiu resolução suspendendo a implementação do acordo pelo qual a JetSmart comprou as operações da Norwegian Air Argentina e, dessa forma, não permitiria as empresas de baixo custo operar a partir do Aeroparque, conforme autorizado pelo Justiça.
WEBINAR ARGENTINA
Entretanto, no próximo dia 26 de agosto, às 10:00 hs, será realizado um Webinar intitulado “O norte: explosão de cores e caminhos sem descobrir”. Inicialmente, no evento, a Região da Argentina formada por seis estados localizados no noroeste do país: Jujuy, Salta, La Rioja, Catamarca, Santiago del Estero e Tucumán. De fato, com uma geografia de contrastes notáveis, extraordinária beleza de paisagem, deliciosa gastronomia e riqueza cultural, a região norte oferece várias rotas e experiências únicas para os viajantes.Sendo assim, o webinar será organizado por “Ente Norte” junto ao Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina e está focada aos tours operadores e imprensa brasileira. Portanto, os interessados em participar poderão se cadastrar no seguinte neste LINK.
RETOMADA DO TURISMO REGIONAL
De fato, o segmento mais afetado pela pandemia num ano que prometia retomada efetiva, inclusive reconhecida por economistas de todo país, o turismo pode, deve e vai reerguer-se. Em contrapartida, assumindo características diferenciadas, cuidado redobrado na segurança e com caráter mais regional, é verdade, mas fazendo parte de um ecossistema que prima pela interdependência, onde todos dependem uns dos outros. Enfim, um cenário favorável à conhecida cultura da cooperação, de que ‘unidos somos muito mais fortes’.
Inicialmente, não há visitante sem hotéis, atrações turísticas, roteiros, restaurantes, companhias aéreas, conectividade… Logo, precisamos vivenciar momentos de colaboração a fim de encontrarmos soluções inéditas para um período igualmente peculiar, sem precedentes. Sem duvidas, fórmulas do passado não nos auxiliarão a minimizar dificuldades. Inegavelmente, podemos chegar mais longe e mais rápido se não estivermos sozinhos, se não nos fecharmos para o mundo. Além disso, é fundamental o adequamento e criação de um novos roteiros. Juntos aprendemos mais e podemos realizar coisas incríveis. Assim, é fundamental, além de saudável, estimular a inovação, permitindo sermos melhores.
MEIOS DE HOSPEDAGEM
Nesse sentido, também, o Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR/RN) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (EMPROTUR), em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Estado (ABAV/RN), promoveram um encontro virtual estratégico entre as agências de viagens e meios de hospedagem norteriograndenses. Dessa forma, a etapa faz parte de uma ação continuada entre o Governo e a ABAV com o objetivo de incrementar o turismo interno. Nesse ínterim, no primeiro momento houve um levantamento de 20 destinos turísticos que apresentaram seus principais atrativos para os agentes de viagem.
Primeiramente, Aninha Costa, titular da pasta estadual, iniciou a reunião enfatizando a importância da articulação entre as entidades para a construção desse momento. “Por isso, durante esse período difícil que o turismo vem enfrentando no Brasil e no mundo, o Rio Grande do Norte não poderia ser diferente. Por conseguinte, ficamos muito gratos com a importante parceria com as entidades de forma fortalecida, junto a ABAV formamos quase 800 agentes de viagem do RN e de outros estados preparando-os para comercializarem o nosso destino.”
TURISMO INTERNO
Sob o mesmo ponto de vista, Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), se reuniu em Brasília, com Fábio Faria, ministro das Comunicações; e Habib Chalita, presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN). Assim, o encontro teve o intuito de buscar o incentivo para o retorno do turismo nacional, com veiculação de vídeos sobre o “Movimento Supera Turismo Brasil” nos canais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A campanha foi criada, em conjunto, pela Associação Brasileira de Agência de Viagens (ABAV), Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) e pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Atualmente, possui apoio nacional de diferentes entidades do setor, inclusive da FBHA.
PATINETE ELÉTRICO
Não raro e com muita criatividade, o Grupo Brocker, referência em receptivo na Serra Gaúcha, está oferecendo uma novidade turística na região: um tour de patinete elétrico em Gramado. Naturalmente, o passeio tem acompanhamento de um guia especializado e passa por algumas das mais icônicas atrações da cidade, como a Avenida Borges de Medeiros, a Rua Torta, o Lago Negro, o Bairro Planalto, o Lago Joaquina Rita Bier, a Estátua do Kikito, a Praça das Etnias e o Mirante Belvedere. “Naturalmente, todos sabem que Gramado é linda de percorrer a pé. Por que não com a agilidade do patinete elétrico? Pensando nisso, apresentamos essa opção ecologicamente correta e divertida de conhecer e saber detalhes de atrações da cidade mais europeia da Serra Gaúcha”, comenta Any Brocker Boeira, diretora do Grupo Brocker.
Nesse sentido, a atividade, realizada depois de um treinamento básico sobre o funcionamento do patinete, inclui a locação do equipamento, touca descartável, capacete e o acompanhamento do guia de turismo. Ademais, o passeio dura aproximadamente duas horas, com ponto de partida na Loja Brocker Turismo em Gramado (Av. das Hortênsias, 1845 – Centro). A priori, o tour de patinete elétrico acontece sextas e sábados, com saídas de manhã às 9h e de tarde às 16h. Certamente, durante a atividade é obrigatório o uso de máscara, além de se manter distanciamento mínimo de dois metros entre cada pessoa. Com toda certeza, os patinetes são higienizados antes e após cada passeio, e o mesmo patinete só poderá ser usado novamente após cinco horas. Para mais informações sobre agendamento e valores do tour de patinete elétrico em Gramado: www.brockerturismo.com.br.
BONDINHOS AÉREOS DE CANELA
O Parques da Serra Bondinhos Aéreos, de Canela (RS), definiu dias e horários de funcionamento ao longo do mês de agosto. O parque, que oferece uma visão privilegiada da Cascata do Caracol, abrirá de quinta a terça, das 10h às 17h, com programação sujeita a alterações conforme os decretos do governo do Rio Grande do Sul. Além de todas as medidas de segurança, as janelas dos bondinhos ficam abertas 100% do tempo, para circulação do ar, com medidas para se manter uma distância mínima de dois metros entre as pessoas nas filas, e o embarque é realizado por famílias ou individualmente, com os bondinhos parando a cada Estação para facilitar entrada e saída dos visitantes sem dar as mãos para os funcionários.
#ESQUIAR
Já que à Argentina é carta fora do baralho para se esquiar nessa temporada de inverno, todos os caminhos levam a Gramado. A reabertura do Parque Snowland está alinhada com a troca de bandeira pela qual passou a cidade. Fechado nas últimas três semanas, o Parque não vem medindo esforços para a retomada. Para manter os padrões de qualidade interno que fazem com que a neve seja sempre branquinha e fofa. Inaugurado em outubro de 2013 na cidade de Gramado (RS), o Parque Snowland já se consolida como uma das principais atrações turísticas do Brasil. Com o objetivo principal de criar uma relação entre as pessoas e o ambiente nevado, em uma área de 16 mil m², sendo 8,1 mil m² dedicados a neve, o empreendimento recria um vilarejo alpino, proporcionando um clima europeu e reproduzindo uma paisagem fantástica.
TURISMO DE TREM
Finalmente, os vagões estão entrando nos trilhos. A priori,a belíssima viagem de trem que liga Curitiba à histórica cidade de Morretes, no Paraná, voltou a operar no último sábado (8). Sendo assim, o trem da Serra Verde Express- que leva cerca de 200 mil turistas ao litoral do estado todos os anos- retoma as atividades depois de quatro meses parado em razão da pandemia. Naturalmente, com apenas 50% da capacidade de público para garantir o distanciamento social entre os passageiros, obrigatoriedade de uso de máscara e equipamentos de alta tecnologia para sanitização. Além disso, outra novidade é a utilização do Safe Check-in, totem de autoatendimento com leitor de temperatura, verificação do uso de máscara, dispensador de álcool gel e validador de ticket via QR Code.
CÓDIGO QR
Igualmente, antes do início da viagem, os passageiros deverão fazer um cadastro no site da prefeitura de Morretes para controle do número de visitantes diários na cidade. Diante disso, basta acessar: http://www.morretesdestinocerto.com.br , preencher o formulário e apresentar o QR Code no momento do embarque. A propósito, as compras podem ser feitas pelo site http://www.serraverdeexpress.com.br ou na bilheteria da estação rodoferroviária de Curitiba nos seguintes horários: 10h às 16h, de segunda a quinta, sexta- feira das 7h às 16h, sábado das 7h às 14h e domingo das 7h às 9h30.
MARCO DAS TRÊS FRONTEIRAS
Por outro lado, o Marco das Três Fronteiras, ponto de encontro de iguaçuenses e turistas, reabriu para a visitação pública, de forma gradual e com todos os cuidados necessários à saúde coletiva. Logo, o atrativo funciona de terça-feira a domingo, das 15h às 21h. Outrosim, a capacidade de atendimento é de mil pessoas simultaneamente. Nas segundas-feiras, o atrativo permanecerá fechado para visitação turística. Nestes dias de fechamento do Marco, as equipes operacionais irão redobrar os cuidados de limpeza, sanitização e higienização de todo o circuito turístico.
Da mesma forma, as tradicionais apresentações culturais do Marco das Três Fronteiras serão realizadas a partir das 17h30, de terça-feira a domingo. Dessa maneira, p público pode prestigiar as intervenções artísticas, ao ar livre, com a proteção do distanciamento, demarcado no chão da praça. Além disso, a praça gastronômica do Marco retorna com seu cardápio da fronteira: tapioca, shawarma, churros, cachorro-quente, pipoca, café, chope, entre outras boas pedidas.A saber, morador de Foz do Iguaçu tem gratuidade para visitar o marco.
Leia ainda: A impotência humana diante da pandemia real
Turismo – Festuris Connection contribui com a retomada do mercado