domingo, 19 de março de 2017

BRASIL E PORTUGAL AMPLIAM COOPERAÇÃO PARA INOVAR EM TURISMO

BRASIL E PORTUGAL AMPLIAM COOPERAÇÃO PARA INOVAR EM TURISMO


A agenda do presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, no primeiro dia da 29ª edição da BTL começou extensa, com a participação em eventos paralelos, como palestras, visitas, articulações e diversas reuniões com representantes do trade e autoridades portuguesas. Dentre essas, cabe destacar o importante compartilhamento de conhecimentos durante a apresentação do Plano de Turismo de Portugal 2027. A base do Plano de Turismo de Portugal, desenvolvido para otimizar o crescimento do setor até 2027, é focada em três pilares sustentáveis: o ambiental, o social e o econômico. O projeto é direcionado para uma maior dispersão dos turistas, dentro do País, durante o ano todo. O governo português quer crescer 4% ao ano até 2027.

Ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil em Portugal, Raphael Azeredo; presidente da Embratur, Vinicius Lummertz; conselheiro da Embaixada, Pedro Paulo Taunay; e secretário-executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves

“O nosso objetivo é que o turismo tenha capacidade de gerar mais valor – nós sabemos que tem –, com capacidade de criação de empregos e geração de riquezas”, destacou Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia, na apresentação da Estratégia 2027. “O turismo é fundamental para a economia”, arrematou o Vítor Neto, presidente do Conselho Estratégico da Bolsa de Turismo de Lisboa. No estande do Brasil na feira, também ocorreram encontros com o trade e parceiros para discutir a questão do transporte aéreo no mundo, tendências e desafios e possíveis parcerias com companhias aéreas. Vinicius Lummertz ainda participou da comemoração dos 50 anos do trecho Lisboa-Recife-Lisboa no estande da TAP e concedeu entrevistas à imprensa portuguesa. A maior feira poencializadora de network nos mercados que integram o turismo de Portugal teve início nesta quarta-feira (15), e terminou neste domingo (18) em Lisboa.


FESTIVAL JPA NA BTL PORTUGAL


Os diretores do maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o Festival JPA, que acontece na Capital paraibana nos dias 20 e 21 de outubro, também estiveram percorrendo os corredores da BTL e prospectando novos negócios e renovando contratos. O Festival JPA já aponta crescimentos em relação ao ano passado por conta dos expositores confirmados. A Paraíba participa da BTL de duas formas. Institucional, com a PBTur (Empresa Paraibana de Turismo) ocupando um dos espaços no estande da Embratur, divulgando os principais roteiros de sol e praia, além dos roteiros pelo interior e festejos juninos. E privado, com os diretores do Festival do Turismo de João Pessoa buscando fechar a presença de fornecedores internacionais no evento paraibano.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

ENQUANTO ISSO...


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A Executiva a Comercial do Festival JPADaniele Santos, percorria os corredores da exitosa 23ª edição do Salão Paranaense de Turismo, renovando contratos e fazendo novos contatos comerciais. Por ser um destino fenomenal, com roteiros de sol e praia, além dos roteiros pelo interior e festejos juninos, ha o interesse de todos em estar na feira, por isso é o maior festival de Turismo do Norte/Nordeste do Brasil. 



A Paraíba também participou do 23º Salã. No estande da PBTur, em parceria com a Operadora FRT, a executiva da ABIH, Icilma Cavalcanti, fez atendimento e distribui material institucional do Destino Paraíba e dos empreendimentos hoteleiros para os profissionais do turismo. A PBTur está investindo em divulgação no Mercosul, focando o mercado argentino por conta do voo que será operado para Buenos Aires pela Gol a partir do dia 1º de julho.



BRASIL GERA RESULTADOS NA MAIOR FEIRA DE TURISMO DO MUNDO


Vale lembrar que a estratégia desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Turismo, durante a 51ª edição da ITB Berlin, produziu resultados consistentes para o Brasil. Nessa tradicional feira alemã do segmento turístico, que ocorreu de 8 a 13 de março, a participação da Embratur ocasionou, dentre outras ações, parceria com a Lufthansa para promoção e comercialização para o recém divulgado aumento de frequências entre Frankfurt e Rio de Janeiro. Além disso, houve tratativas do voo charter ligando Varsóvia à capital carioca com possibilidades de extensão da rota para destinos como Foz do Iguaçu, Salvador e São Paulo com as companhias aéreas brasileiras, maior divulgação dos destinos turísticos focados no ecoturismo e aventura e captação de conferência de luxo para o Brasil. Outro importante encontro com profissionais da empresa Rainbow, operadora polonesa, estabeleceu estratégias de atuação para resultados efetivos do voo charter ligando Varsóvia ao Rio de Janeiro, sendo extensiva para outras capitais do Brasil.


BTL - NEGÓCIOS PARA O BRASIL


Com uma média de 15 a 20 rodadas de negócios por dia e a participação de 300 buyers de 23 países de todo o mundo, o Brasil vai fechou 29ª edição da BTL Lisboa com uma positiva estimativa de R$ 7 milhões na geração de negócios para o País. Dentre os coexpositores brasileiros presentes no evento, que terminou hoje, (19), estão 16 representantes do trade e oito destinos brasileiros. A diretora da área de feiras responsável pela Bolsa de Turismo de Lisboa, Fátima Vila Maior, destacou que os desafios da BTL estiveram voltados a dois focos: o público e o profissional. O governo brasileiro pretende dobrar o número de turistas internacionais no Brasil, passando de 6,6 milhões, em 2016, para 12 milhões até 2022, através de um conjunto de reformas. Portugal foi apenas o décimo maior emissor de turistas para os destinos brasileiros em 2015, representando 2,57% da procura total de estrangeiros no ano, com 162.305 visitantes.


BNT MERCOSUL & BUSINESS CENTER


A BNT Mercosul 2017 será em maio, nos dias 26 e 27. A novidade é que está voltando também o Business Center, aquele momento exclusivo e privado entre operadoras e expositores que foi sucesso absoluto na edição passada. O Business Center é uma das ações que ocorrem paralelamente à Feira, em Balneário Camboriú, SC. Nele, cerca de 40 representantes de operadoras do Brasil e do Mercosul ficam disponíveis para realizar contatos e fechar negócios com expositores da iniciativa privada. Trata-se de uma oportunidade única em eventos do setor turístico: poder sentar frente a frente com parceiros potenciais, totalmente dedicados e dispostos em um local privado e propício para a realização de negócios.


Geninho Goes, diretor da BNT Mercosul, acredita que o futuro do mercado turístico depende de pessoas capacitadas e focadas em realizar negócios de qualidade, dispostas a arriscar para vender seu produto ou destino. “Criamos, e agora vamos incentivar estes momentos de negócios, abrindo inúmeras possibilidades de networking e dando ao mercado o que ele precisa neste momento”. Apenas expositores da iniciativa privada e com estande não compartilhado têm acesso ao Business Center. Entre as operadoras que participaram da edição 2016 estão Decolar, Hotel Urbano, CVC, Flytour, Trend, Visual, Abreutur e também operadoras internacionais como a Cometa Del Amanbay, Flecha Bus, Funtour, Ego Keguay e Univiajes. O Business Center ocorre na manhã do segundo dia de Feira, e pode ser adquirido tanto em conjunto com o estande quanto separadamente. Mais detalhes pelo e-mail: comercial@bntmercosul.com.br


A BNT Mercosul 2017 ocorre nos dias 26 e 27 de maio em Itajaí, Balneário Camboriú e Beto Carrero World, e recebe anualmente cerca de 6 mil profissionais do turismo. A feira conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, Santur, Municípios de Itajaí, Balneário Camboriú e do Parque Beto Carrero World, com as participações especiais do Parque Unipraias, Governo do Estado do Maranhão, Costa Verde & Mar e Infinity Blue Resort & Spa. Para saber mais sobre o Business Center e as formas de participação na 23ª edição da BNT, acesse www.bntmercosul.com.br, ou ligue +55 (47) 3367-1119.


REUNIÃO DIRETORIA ABAV NACIONAL


A ABAV Nacional promoveu sua primeira Reunião de Presidentes e Diretoria do trimestre deste ano em Curitiba (PR), onde aconteceeu o 23º Salão Paranaense de Turismo. "Estamos felizes com a oportunidade de podemos prestigiar juntos um evento organizado pela ABAV-PR. A iniciativa integra nossa meta de trabalhar sempre e cada vez mais em conjunto com as ABAVs estaduais, as agências de viagens associadas e o trade em suas localidades", afirma o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull.


A pauta da reunião incluiu um balanço das atividades financeiras, jurídicas e administrativas da entidade, os avanços nos projetos da gestão (pilares/metas/ações), além da apresentação de estratégias e propostas do ICCABAV para a qualificação de profissionais ao longo de 2017. Na oportunidade também foram destacados os projetos para a 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa e as novidades da Campanha de Valorização do Agente de Viagens, que neste ano entra em sua fase 3.0, e será voltada ao consumidor final. O encontro contou, ainda, com a participação de representantes de Gol, Serra Verde Express, Rede Mabu Hotéis & Resorts e Curitiba Turismo, parceiras que apoiaram a entidade na logística que permitiu a realização desta reunião na capital paranaense.


Evento reuniu na capital paranaense cerca de 3 mil participantes em feira de negócios, painéis, palestras e eventos paralelos e após três dias de intensa programação, a ABAV-PR (Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná) finaliza a 23ª edição do Salão Paranaense de Turismo satisfeita com os resultados. Cerca de 3 mil participantes entre expositores, agentes de viagens e profissionais do trade turístico passaram pelos corredores da feira de negócios, palestras e eventos paralelos.


Anfitrião do evento, o presidente da ABAV-PR Pedro Kempe destacou os pontos positivos na realização de seu primeiro Salão à frente da entidade. “Trouxemos para o evento uma gestão transparente, simples, salientando aquilo que fazemos e representamos na ABAV. O balanço foi bastante positivo, mas é claro que para o próximo ano queremos mais. Várias ideias já surgiram como forma de aprimorar as ações”.  

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O 23º Salão Paranaense de Turismo teve o patrocínio do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, Hard Rock Café Curitiba, Itaipu Binacional e Vital Card. Foram parceiros estratégicos do evento ABEOC Brasil, Abrasel Paraná, Infraero, Oktoberfest Curitiba 2017, Paraná Turismo, Slaviero Hotéis e Transtupi. Como apoiadores desta edição estão ABIH Paraná, Bourbon Hoteis, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Federação dos Convention & Visitors Bureau, Sebrae Paraná, Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação e Sindetur Paraná.

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FLORIANÓPOLIS TERÁ DE FATO UM AEROPORTO INTERNACIONAL


O governo conseguiu leiloar, com ágio, os aeroportos de Porto Alegre, Salvador, Florianópolis e Fortaleza, em disputa realizada nesta quinta-feira (16). Todos os vencedores foram empresas estrangeiras. O ágio do valor dos aeroportos, que alcançou quase R$ 1,5 bilhão, foi superior a 90%. Considerando as outorgas, a arrecadação prevista é de R$ 3,72 bilhões —nesse caso, o ágio é de cerca de 23%. A suíça Zurich levou o projeto de Florianópolis, com uma oferta de R$ 83 milhões. A proposta inicial mínima era de R$ 53 milhões. Florianópolis foi o aeroporto mais disputado, com 11 lances. Os valores das outorgas ficaram em R$ 1,5 bilhão para Fortaleza, R$ 1,59 bilhão para Salvador, R$ 382 milhões para Porto Alegre e R$ 241 milhões para Florianópolis. Agora os aeroportos de Fortaleza, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre serão concedidos à iniciativa privada. Em se tratando de suíços a tendência é que as obras de ampliação ganhem ritmo. Tomara que os burocratas locais não criem barreiras.


LAVA JATO


A forte presença de estrangeiros entre os competidores deste novo leilão é um resquício da Operação Lava Jato porque a maioria das grandes construtoras nacionais que dominava as rodadas anteriores está hoje envolvida nas investigações e tem problemas para gerir as atuais concessões. Os prazos de concessão serão de 25 anos prorrogáveis por mais 5 para o terminal de Porto Alegre e de 30 anos também prorrogáveis por mais 5 para os outros três aeroportos. A concessão desses aeroportos corresponderá à gestão privada de empreendimentos e representarão 12% do total de passageiros nos aeroportos do país. Segundo cálculos da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), com isso, 59% dos passageiros do país passarão a ser atendidos em aeroportos concedidos.


A concessão do aeroporto Hercílio Luz ao grupo suíço Zurich Airport, abre caminho para corrigir um déficit histórico, avalia o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte. “Recebemos a notícia com muito otimismo, pois passamos a ter, finalmente, uma perspectiva clara para a modernização e ampliação do aeroporto, uma promessa frustrada desde a primeira estimativa de entrega, que era o ano de 2008”, disse Côrte.
Em dezembro a FIESC recebeu o cônsul de economia da Suíça no Brasil, Philippe Praz, e realizou uma apresentação técnica com os dados e potencialidades do terminal. Praz, depois, levou as informações ao grupo suíço Zurich. Há anos a FIESC acompanha o tema e a mobilização da sociedade pela ampliação e melhoria da infraestrutura do aeroporto da Capital. 


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Em outubro de 2015 a entidade publicou o vídeo acima em que evidencia as dificuldades enfrentadas pelos usuários do terminal, inclusive cadeirantes e pais com crianças no colo, obrigados a se deslocar até as aeronaves abaixo de chuva em meio a poças d’agua. Clique aqui e assista ao vídeo

Inscrições abertas FIACULT 2017

EM BUSCA DE MAIS EVENTOS INTERNACIONAIS PARA FLORIANÓPOLIS


Chefe da Divisão de Turismo de Negócios e Eventos do Instituto, Wilson Andrade; presidente do Convention & Visitors Bureau de Florianópolis, Marco Aurélio Floriani, e presidente substituto da Embratur, Tufi Michreff

O presidente substituto da Embratur, Tufi Michreff, se reuniu com o presidente do Convention & Visitors Bureau de Florianópolis, Marco Aurélio Floriani, para tratar do apoio à captação de eventos internacionais para a cidade. O encontro faz parte das tratativas em prol do fortalecimento da capital catarinense como destino de congressos e eventos. Durante a reunião, Marco Aurélio Floriani apontou que, atualmente, o segmento MICE (Meeting, Incentive, Congress and Exhibitions) é um dos que mais contribuem para a entrada de turistas nacionais e internacionais em Florianópolis, estimulando a cidade economicamente. Tufi Michreff acredita no potencial crescimento desse segmento em Florianópolis e falou sobre a viabilidade de impulsionar a candidatura da capital catarinense como sede de eventos internacionais por meio do Programa de Apoio à Captação e Promoção de Eventos Internacionais da Embratur, regulamentado pela Portaria da EMBRATUR nº 62 de 2015. Com um novo aeroporto funcionando fica mais fácil ainda.



VILLA FRANCIONI INICIA COLHEITA DE UVAS DA SAFRA 2017


Mais de 30 funcionários se revezam na colheita manual das uvas, nos vinhedos próprios da vinícola Villa Francioni em São Joaquim. O trabalho começa cedo, já nas primeiras horas da manhã, para evitar as altas temperaturas. Como a sede da empresa fica próxima ao vinhedo a vinificação acontece num curto espaço de tempo o que garante que as uvas sejam processadas em perfeitas condições. A área plantada é de 26 hectares, cenário onde são cultivadas as variedades: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Malbec, Syrah, Sangiovese, Pinot Noir, Petit Verdot, Chardonnay e Sauvignon Blanc.


Para este ano a previsão está mantida, segundo o enólogo Nei Rasera, serão colhidas cerca de 160 toneladas de uvas. "Como o inverno passado o clima se comportou de maneira exemplar para o bom desenvolvimento das videiras, com chuvas concentradas e muitos dias de sol e noites frias, acreditamos que a safra 2017 será de grande qualidade para a Villa Francioni", afirma Rasera. O volume colhido irá gerar a produção de mais de 160 mil garrafas neste ano.


"Esta safra novamente irá permitir que a Villa Francioni produza vinhos magníficos e de longa guarda", comemora a presidente da Villa Francioni, Daniela Borges de Freitas, que aguarda também a presença de milhares de turistas nesta época de ano, atraídos pela programação da Vindima de Altitude 2017 e também  dos atrativos da própria vinícola que permite ao visitante vivenciar a experiência do terroir de altitude, através de visitas guiadas seguidas de degustação. A colheita iniciou pela variedade Sauvignon Blanc, as tintas devem ser colhidas no final de abril. 


LIDIO CARRARO LANÇA NOVOS RÓTULOS NA PRINCIPAL FEIRA INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS DO VINHO


Os premiados e internacionalmente reconhecidos vinhos da Lidio Carraro marcaram presença no estande brasileiro na feira ProWein. A vinícola gaúcha, situada no Vale dos Vinhedos, neste ano completa uma década de sua participação. Nesta edição foram apresentados 12 diferentes rótulos, com um destaque especial para as novidades: Lidio Carraro Faces Espumante Rosé e Lidio Carraro Agnus Tannat, além dos clássicos Lidio Carraro Dádivas Chardonnay e Lidio Carraro Grande Vindima Merlot. Neste ano circularam mais de 55 mil visitantes na feira provenientes de todas as partes do mundo e esta foi uma oportunidade perfeita para que os vinhos puristas da Lidio Carraro continuem avançando fronteiras.