terça-feira, 28 de outubro de 2014

DÉFICIT

DÉFICIT


Nem mesmo a alta de quase 10% do dólar – que poderia impulsionar as exportações e frear os gastos – fez com que o Brasil não registrasse o pior rombo nas contas externas em setembro. O déficit cresceu nada menos que 186% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado de todas as trocas de serviços e comércio com o restante do mundo ficou negativo em US$ 7,9 bilhões: o maior desde 1947, quando o Banco Central começou a registrar os dados. O Banco Central mostrou, em sua Nota do Setor Externo que os brasileiros consumiram no Exterior 2,387 bilhões de dólares, valor 11,1% superior ao visto no mesmo mês de 2013. Os dispêndios também foram recorde para meses de setembro e o segundo maior resultado mensal de toda a série histórica, só perdendo para julho deste ano, com 2,41 bilhões de dólares gastos lá fora.

Em apenas sete meses deste ano, turistas gastam US$ 14,9 bilhões em viagens fora do país. Muitos se surpreendem com produtos de qualidade, hotéis e restaurantes bem mais em conta que no Brasil. Nem mesmo a retração econômica inibe compras

O aumento de gastos de brasileiros aconteceu mesmo com a forte oscilação do dólar ante o real. Segundo a agência Reuters, no mês passado, o dólar avançou 9,33%, fechando em 2,44 reais, a maior valorização mensal da moeda americana desde setembro de 2011. Considerando o ano todo, o saldo líquido (diferença das despesas dos estrangeiros e brasileiros) ficou negativo em 14,213 bilhões de dólares, 4,4% a mais do que no mesmo período de 2013. De janeiro a setembro, os brasileiros já consumiram 19,641 bilhões de reais (alta de 5,3% ante 2013), enquanto os turistas de fora despenderam 5,427 bilhões de dólares no Brasil (avanço de 7,7%). Aguardem o mês de dezembro, janeiro e fevereiro. é mais barato, fácil e rápido ir para o exterior.

VOANDO BAIXO


Por conta dos preços abusivos das passagens aéreas nacionais além do péssimo serviço a bordo e o tempo que se leva de um destino a outro, as companhias aéreas "nacionais" estão perdendo cada vez mais mercado, tanto que a as piores, Gol e TAM perderam participação de mercado em voos domésticos em setembro ante o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), após a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e a Gol anunciarem os resultados de setembro e do terceiro trimestre. A demanda doméstica subiu 3,2% em setembro sobre um ano antes, "completando 12 meses consecutivos de crescimento e atingindo o seu maior nível para o mês nos últimos dez anos", informou a Anac em comunicado à imprensa. Já a oferta interrompeu sete meses de queda e cresceu 1,7% em setembro na mesma base de comparação.

LIXO ZERO


Entre os dias 31 de outubro e 07 de novembro, o Núcleo de Desenvolvimento Sustentável da Acibalc, em parceria com a Encaminhe Certo, traz para Balneário Camboriú, o especialista em gerenciamento de resíduos sólidos Pal Martensson. A palestra será dia 5 de novembro, na Univali de Balneário Camboriú, às 18h e será gratuita. Pal é Diretor do Departamento de Água e gestão de lixo da cidade de Gotemburgo, na Suécia. Supervisiona cinco centros de recuperação de recursos, incluindo o primeiro eco-parque do mundo, o Kretsloppsparken Alelyckan, criado e desenvolvido por ele e usado como modelo mundial para setores públicos e privados. Quando separamos e encaminhamos nossos resíduos corretamente, deixamos de encaminhar esses resíduos para o aterro sanitário. O município ganha muito, pois deixamos de pagar para aterrar materiais que podem ser reaproveitados e damos uma vida útil ao aterro. A cada dia que passa, fica mais difícil gerenciar os resíduos, pois estamos encaminhando tudo para os aterros, sendo que podemos reaproveitar 85% desses resíduos.



TOP TURISMO


Nesta última terça-feira 28, a Festa das Flores de Joinville recebeu o Prêmio Top Turismo ADVB/2014, honraria que reconhece o evento como a melhor festa regional de Santa Catarina. O presidente da Fundação Turística de Joinville, Raulino Esbiteskoski, e representantes da AJAO (Agremiação Joinvillense dos Amadores de Orquídeas) – entidade correalizadora da Festa das Flores – receberam o prêmio, em solenidade que aconteceu no Parque Beto Carrero.


“Recebemos a premiação com muita alegria, principalmente por estarmos em fase de preparativos finais para a 76ª Festa das Flores, quarta edição internacional do evento, fato que valoriza ainda mais a qualidade das nossas flores, o trabalho dos nossos produtores e, certamente, o nome de Joinville em nível mundial”, comenta Esbiteskoski. O Top Turismo - Medalha João Batista Sérgio Murad – Beto Carrero é uma distinção que surgiu em 2008 para reconhecer trabalhos que contribuíram para o desenvolvimento e promoção da atividade turística no estado. A iniciativa é uma parceria da ADVB/SC com o governo de Santa Catarina e o Parque Beto Carrero World.


REFERÊNCIA NO TURISMO

Clique na imagem para ampliá-la

Já Piratuba, em nossa Rota da Amizade recebeu pelo segundo ano consecutivo o “Troféu Beto Carrero de Excelência no Turismo”. O prefeito Claudirlei Dorini, o vice, Mauri Lenhardt e demais autoridades participaram da cerimônia de entrega do prêmio na noite desta terça-feira, 28, no Parque Beto Carrero. Quem premia é a SANTUR, que todos os anos reconhece o município, o empreendimento e a personalidade que mais contribuem com o turismo do Estado. Piratuba venceu na categoria “Município de Excelência” em 2014. O município mereceu e realmente merece, pois se destaca no turismo catarinense, por tudo aquilo que faz. Tem qualidade ao receber as pessoas, na gastronomia, na estrutura, nos atrativos e nas ações voltadas ao turismo. Piratuba hoje é muito mais do que águas termais, é efetivamente um polo de atração turística, com capacidade para receber todos aqueles que desejam passar bons momentos, descansar e aproveitar.


BNT MERCOSUL

Nos dias 21 e 24 de outubro a BNT Mercosul promoveu Rodadas de Negócios em Santiago, no Chile, e em Córdoba, na Argentina. Mais de 300 importantes operadores e agentes de viagens das cidades chilena e argentina que mais vendem o Brasil compareceram nos workshops. Cada rodada teve duração de quatro horas onde empresas e destinos turísticos brasileiros apresentaram suas novidades e tarifários para a próxima temporada de verão. Realizadas para promover o relacionamento comercial e a geração de negócios, os eventos em formato de rodadas de negócios têm superado as expectativas dos expositores brasileiros participantes a cada ano devido, especialmente, pelo público qualificado que atrai.

Clique na imagem para ampliá-la

Além da presença de empresas de turismo, como hotéis, pousadas, resorts, receptivos e outros serviços do setor, o evento contou com a participação dos destinos turísticos brasileiros: Santa Catarina; Guarujá,SP; Mato Grosso do Sul; Foz do Iguaçu, PR; Rio de Janeiro e Costa Verde e Mar (SC). Entre os operadores de turismo do Chile que vendem o Brasil marcaram presença empresas como: ADS MUNDO; ANDES REPS; ALL WAYS TravelGroup; A.T.N. ACTION TRAVEL NET S.A; BRAZIL REPS; EUROANDINO; EXPAN TOURS; KUALITY TOUR OPERATOR; OTSI; PAYSANDÚ; PANAMERICANA TURISMO; RAI TRAI; TURIS CLUB; UNIMUNDO Travel; AEROLINEAS ARGENTINAS; GOL; SKY AIRLINES e LADEVI. Na Argentina, estiveram presentes: BON BINI; CHASMA TOURS; DELFOS Operador Mayorista; FREE WAY OPERADORA; GIT S.R.L. – Grupo de Inversiones Turísticas; JULIÁ TOURS; KMB Viajes y Turismo; LO MEJOR; MEDITERRANEA TURISMO; OLA Mayorista de Turismo; ROLLING TRAVEL; SIGA Operador Turístico; 360 REGIONAL TOUR; TN OPERADOR MAYORISTA; JUAN TOSELLI Internacional Tours; LADEVI.


ABAV EXPO 2015


Pouco mais de um mês após o término da 42ª edição, uma nova ABAV – Expo Internacional de Turismo começa a ser desenhada para 2015. Entre algumas das mudanças já estabelecidas pela organização estão a data, o horário e o formato da feira, que volta a ser dedicada com exclusividade ao mercado profissional. “Apesar dos excelentes resultados desta edição, identificamos alguns aspectos da formatação da feira que precisamos avaliar com mais assertividade, e é nisso que trabalharemos nos próximos meses”, antecipa o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo.


Confirmada no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista, e com a data agendada para o período de 24 a 26 de setembro – quinta-feira a sábado, desta vez, e não mais de quarta a sexta-feira, como em anos anteriores -, a ABAV Nacional atende a uma reivindicação dos agentes de viagens que encontram dificuldade em visitar a feira em dias úteis. Muda também o horário, que passa a ser fixado das 12h às 20h, também visando dar maior flexibilidade à visitação dos profissionais. A abertura solene, na véspera da inauguração da feira, reincorporada à programação este ano, será mantida em 2015 e já está marcada para o dia 23 de setembro, ainda sem local definido.  Mantém-se também, a exemplo de anos anteriores, a parceria com Abracorp, Abeta e Braztoa, na realização de seus respectivos eventos no âmbito da ABAV Expo. 


Já a abertura ao consumidor, testada nas duas últimas edições, não obteve consenso entre os participantes.  “Embora tenhamos tido uma boa repercussão e números de visitação muito acima da edição anterior, sem a adesão do mercado nosso propósito perde a sua eficácia. O objetivo com a abertura ao público final era estimular uma participação integrada dos agentes de viagens com os expositores na feira. Uma contribuição valiosa em um momento em que, mais do que nunca, o atendimento personalizado e qualificado é o grande trunfo do agente de viagem, e esse era o conceito que pretendíamos reforçar junto ao consumidor final”, explica Azevedo.


De acordo com o dirigente, houve compreensão por parte da organização de que este talvez não tenha sido o momento mais oportuno para avançar com um modelo que fora do Brasil já é tendência nas feiras do setor. “Bem compreendida e assimilada, esta é uma proposta que pode ganhar maior adesão no futuro. Para 2015, foi senso comum entre os expositores e visitantes que a ABAV Expo deveria voltar a concentrar o foco no mercado B2B”, completa Azevedo.

TURISMO RURAL BRASILEIRO


O Turismo Rural Brasileiro ganhou destaque no país e fora dele em 2014, sendo por isso, o case de sucesso de destino mundial no Congresso Internacional de Turismo Rural, que acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro, em Reguengos de Monsaraz, Portugal, com a presença de diversos países da Europa, América e África. O evento pretende constituir um importante fórum de discussão sobre as grandes questões e desafios que se colocam na atualidade à realidade regional, nacional e internacional desta importante área de produção turística, tendo como pano de fundo o advento do novo período de programação dos Fundos Europeus e de Investimento e o papel que estes poderão desempenhar no apoio às respectivas políticas de fomento e de promoção.


Andreia Roque tem a responsabilidade de representar o Brasil, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (IDESTUR), como case de destaque mundial no desenvolvimento do Turismo Rural, apresentando as ações, parcerias e investimentos que foram realizados visando o desenvolvimento da inteligência turística no setor. “Foi um ano rico para o Turismo Rural Brasileiro. Este convite ao Brasil é a sua consagração internacional no posicionamento da atividade como destaque em nível mundial”, comenta Andreia.


TALK SHOW


No próximo dia 04 de novembro, terça-feira, na Livraria Cultura do Shopping Bourbon Country, Luiz Mór vice-presidente da TAP, que vive em Lisboa, estará descontraído em bate-papo com José Antônio Anonymus Gourmet Pinheiro Machado. Com a mediação de Henrique Raizler, o talk show pretende enriquecer as discussões sobre o turismo buscando saber como são as atrações que movem milhares de aventureiros, curiosos, experimentadores e de que forma podem-se as desenvolver no RS e no Brasil. O talk show Mapa Mundi está em sua 11º edição e está forjando um novo momento turístico para nosso estado, com uma proposta ousada de revisão e renovação, onde nessa edição os participantes nos brindarão com suas ricas experiências, e entendimento sobre o tema que mais encanta, o turismo. Mór é gaúcho de Cachoeira do Sul. Atua há mais de 30 anos na aviação nos setores de venda, marketing e administração superior em empresas referência tanto no Brasil como na Europa. José Antônio Pinheiro Machado, o Anonymus, é gaúcho, advogado, escritor, apresentador de programa em TV, jornalista sendo uma personalidade reconhecida no RS e Brasil.


BROCKER NO FESTURIS 


Como sempre,  a Brocker Turismo é presença garantida na 26ª edição do Festival do Turismo de Gramado. A Brocker é considerada e melhor agência/operadora e receptivo da Serra Gaúcha. Paralelo ao evento entregará o Troféu Infinito, que premia as melhores agências de turismo que venderam o destino Serra Gaúcha tendo a Brocker como receptivo. É uma satisfação realizar essa festa para os nossos principais clientes, todos os anos, e premiar o empenho dos 15 primeiros nas vendas da Serra Gaúcha", comenta a diretora Adriane Brocker Boeira. 

CHEF FACIONE BIASI


O chef Facione Biasi, do Serrano Resort Convenções & Spa, é o grande vencedor do Prêmio Revista Sabores do Sul 2014, na categoria Melhor Chef (Gramado). Ano passado, Biasi levou para casa o prêmio de chef revelação da cidade serrana. A homenagem será entregue no dia 24 de novembro, no Porto Alegre Country Club, na capital gaúcha. A votação foi realizada por leitores, em duas etapas, no site da publicação. Facione é o responsável, ao lado do chef Marcelo Hartmann, pela elaboração dos menus e operação dos cinco restaurantes do resort (Garda, Burger Hill, Frontera Sur, Forneria di Como e Spazio Due). Sua trajetória se confunde com a do Serrano: o chef trabalha no resort desde que tinha 17 anos. Iniciou como copeiro e atuou em diferentes setores da área de alimentos e bebidas: café da manhã, garçom, açougue e confeitaria, entre outros. Os chefs executivos do resort comandam uma equipe de cerca de 50 funcionários.


Considerado o melhor hotel de montanha do País, o Serrano Resort Convenções & Spa tem tudo o que se espera de um resort de alto padrão: excelente infraestrutura, conforto, requinte e ótima gastronomia. Localizado na charmosa cidade de Gramado (RS), oferece 272 apartamentos elegantemente decorados e cercados por um bosque natural de araucárias, seis restaurantes, spa, recreação e outras atrações. Mais informações pode ser obtidas no site www.gjphotels.com.

GJP

A GJP Hotels & Resorts é a rede hoteleira responsável pela administração de 14 empreendimentos localizados em Maceió (AL), Natal (RN), Porto de Galinhas (PE), Salvador (BA), Aracaju (SE), Foz do Iguaçu (PR), Gramado (RS) e São Paulo (SP), além da comercialização de unidade em Beberibe (CE). Atualmente, desenvolve projetos em Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES). Fundada em 2005 pelo empresário Guilherme Paulus, a GJP conta com mais de 1.300 colaboradores que trabalham diariamente para garantir a melhor experiência em hospedagem nos melhores destinos do Brasil.






domingo, 26 de outubro de 2014

O BRASIL PERDEU

O BRASIL PERDEU



Não foi desta vez que conseguimos dar um basta! O número de abstenções, nulos, brancos, (covardes/omissos) não nos permitiram mudar o Brasil. Estou completamente chocado. Não nos livramos da quadrilha que está à frente desta nação e não teve coragem, nem competência, nem vontade para implantar reforma alguma neste país, pois as reformas tributárias e trabalhistas nunca saíram do papel, e a educação, a saúde e a segurança ficaram piores do que nunca. O pinóquio retirante, aquele que mais teve amigos safados e aliados envolvidos, da cueca ao pescoço, em corrupção e roubalheira, gastando com os cartões corporativos e dentro de todos os tipos de esquemas continuará no poder.


O ídolo dos pés de barro que conseguiu reeleger sua marionete, uma ex-guerrilheira, desinformada, "incompetenta" que conseguiu inchar o Estado brasileiro e as empresas estatais com tantos e tantos funcionários, tão incapazes quanto eles, e ainda assim fazê-lo funcionar pior do que antes. O resultado nas urnas não deu um basta a tanta mentira, a tanta maquiagem Finalmente a dupla perdulária e irresponsavelmente debocham do Brasil, não está fora de combate. Agora e esperar que um MILAGRE da justiça os coloque na cadeia pois sabiam de tudo.



A dupla que transformou o Brasil num país de obras superfaturadas, inacabadas e outras que sequer saíram do papel, que transformaram nosso país num ninho de parasitas e vagabundos, com o repasse sem limite de recursos ao MST, o maior latifúndio improdutivo do mundo e abrigo de bandidos e vagabundos e que manipulam alguns ingênuos e verdadeiros colonos. Essa dupla que não tem um pingo de vergonha na cara, não tem escrúpulos, é a mais nociva que tivemos a infelicidade de ter como presidentes do Brasil continuam no poder.


A NOITE É UMA CRIANÇA



Com a participação recorde de 2.356 bailarinos de quatro a 14 anos, A Noite É uma Criança – 13a Mostra de Dança Infantil de Florianópolis ocorrerá de 29 de outubro a 2 de novembro, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC). Serão apresentados 221 trabalhos criados por mais de 63 coreógrafos em sete sessões – uma a mais que o habitual. “Temos encerrado as inscrições antes do previsto nos últimos anos, por isso abrimos mais um dia para atender a grande procura”, explica o coordenador-geral, Carlos Eduardo de Andrade. Um total de 85 escolas, grupos e academias de Santa Catarina e do Rio de Janeiro exibirá 114 coreografias de balé, 49 em estilo livre, 42 de jazz, 14 danças urbanas e duas danças de salão, sendo 70 na categoria baby (quatro a seis anos), 115 na infantil (sete a 11 anos) e 36 na infantojuvenil.


Os grupos inscritos são provenientes de 15 municípios de diferentes regiões de Santa Catarina: Antônio Carlos, Canelinha, Criciúma, Florianópolis, Guaramirim, Itapema, Jaraguá do Sul, Lages, Orleans, Palhoça, São José, São Ludgero, Santo Amaro da Imperatriz, Tijucas e Tubarão. Já a atração convidada é da capital fluminense: o Projeto Social Alvinho’s Dance/Grupo de Dança Pés Cariocas apresentará um samba no pé dos gêmeos Wesley e Wendell Monteiro, de oito anos, e um samba de gafieira com outras nove crianças. A expectativa é que mais de seis mil pessoas assistam às sessões programadas nos dias 29, 30 e 31/10, às 19h30, 1° e 2/11, às 16h e 19h30. Mais informações, no site www.mostradedanca.com.br.


FERROVIA LITORÂNEA

Mais um natal/réveillon e férias de 2015 infernais na BR 101

Teremos que enfrentar mais quatro anos de pura mentira por conta do nosso atual desgoverno catarinense, que aliado da Dilma aprendeu muito bem a fazer promessas, não cumpri-las e mentir, mas mentir muito. Primeiro o Aeroporto de Correia Pinto, depois o Aeroporto de Jaguaruna (nem voo da Tam de Florianópolis para POA nós temos). Como se fosse pouco ainda tem o acesso de contorno da BR 101 que começaria lá em Biguaçu e que até agora não saiu do papel além da "Ferrovia do Frango" - tipo a transposição do Rio São Francisco da Dilma/Lula -. Agora a pauta é a polêmica do Morro dos Cavalos que afeta definição do trajeto da ferrovia litorânea. O impasse foi explicado pelo engenheiro Robson Sebastiany (esquerda da foto), da Prosul, em reunião da Câmara de Assuntos de Transporte e Logística da FIESC.


Assim como a duplicação do trecho Sul da BR-101, a construção da ferrovia Litorânea sofre atraso com a indefinição sobre a transposição da área indígena do Morro dos Cavalos, em Palhoça. Segundo o engenheiro, que representa uma das empresas contratadas para realizar o projeto básico de engenharia, a Funai propôs que a ferrovia passe por trás da Serra do Tabuleiro, evitando o Morro dos Cavalos. Esta alteração levaria a um aumento de 30 quilômetros na extensão da ferrovia, além de exigir a construção de sete túneis, com o maior deles com 56 quilômetros de extensão. Desta forma, ainda de acordo com Sebastiany, a ferrovia se tornaria economicamente inviável. Essa embromação "elaboração do projeto básico de engenharia" foi contratada em dezembro de 2009, com previsão de conclusão para maio de 2014. No entanto, a definição do trajeto no trecho que vai de Imbituba a Tijucas está paralisada, à espera de um Termo de Referência da Funai.


MOBILIDADE

A mobilidade da Grande Florianópolis é uma das principais preocupações de investidores que pretendem abrir um negócio na capital, principalmente na chamada indústria criativa. Pensando em encontrar alternativas para atrair novos investidores e fortalecer o desenvolvimento do norte da Ilha, dirigentes do Sapiens Parque e da Associação das Empresas de Transporte Turístico e Fretamento de Santa Catarina (Aettusc) estudam parcerias para implementar em breve um sistema de fretamento na região metropolitana.


Nesta última quinta-feira (23/10), o presidente e o diretor-executivo do polo de inovação, Saulo Vieira e José Eduardo Fiates, respectivamente, receberam o presidente da Aettusc, apresentaram o potencial de crescimento do empreendimento e falaram sobre o aumento da demanda por meios de transporte mais eficientes. Diante das perspectivas do Sapiens de abrigar em dez anos 30 mil trabalhadores em 400 empresas, Pacheco falou sobre o quanto o fretamento pode contribuir para que o local cresça sem impactar no trânsito da região. “Oferecemos uma opção de transporte segura, confortável e com baixo custo para empresas. Em breve o fretamento será regulamento em Florianópolis e o Sapiens Parque pode ser um polarizador disso”, destacou. 


BRASILEIROS NO EXTERIOR


Pela nossa falta de mobilidade,infraestrutura, segurança, falta d'água, pelos preços das passagens aéreas, pelo preço da hotelaria, pelos preços dos nossos bens de consumo, começando pelas roupas, os brasileiros buscam destinos no exterior muito mais baratos, no mínimo 50% mais baratos do que aqui no Brasil. Bateremos novos recordes no natal/réveillon e férias de 2015. Para se ter uma pequena ideia, batemos recorde de gastos no exterior no mês de setembro. Deixamos "lá fora" quase R$ 2,4 bilhões só em setembro. Só no ano passado, os brasileiros trouxeram nas malas cerca de 300 milhões de peças de roupas novinhas, compradas lá fora. Isso é a metade de tudo de vestiário que foi importado pelas lojas daqui do país. Essa quantidade daria também para vestir em torno de 8,5 milhões de pessoas por um ano, 8,5 milhões de pessoas por um ano, de acordo com estimativas da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção). Só eu trouxe neste ano trouxe seis malas de roupas. As mesmas roupas "sem qualidade"  mas "de marcas" aqui no Brasil eu não conseguiria encher uma mala sequer. 


"A carga tributaria, a infraestrutura, a burocracia e, evidentemente, a taxa de câmbio deixam o produto brasileiro, não só as roupas mas os produtos e serviços em geral um pouco mais caras do que aqueles que a gente encontra no exterior", diz Renato Jardim, gerente da área internacional e de economia da Abit. Já tentaram fazer a cotação aérea para qualquer destino aqui no Brasil para o final de ano? Um roubo ! Já para Orlando - USA -, a mesma empresa que cobra no mínimo o dobro/quase triplo para João Pessoa, levando horas sem fim pra ir e voltar, cobra R$ 1.648,00 dividido em 10 vezes. Dá para entender?


OUTUBRO ROSA


No último domingo, 19, das 09h às 15h, as pessoas que visitaram o Bondinhos Aéreos Parque Colina em Nova Trento receberam orientações a respeito da prevenção do câncer de mama além de aprenderem com mamas artificiais a maneira correta de realizar o autoexame. Aferimento da pressão e testes de glicose também foram realizados no local. Mais de 600 visitantes participaram da ação realizada em parceria com a Secretaria de Saúde de Nova Trento que integram as atividades promovidas pelo parque durante o mês do Outubro Rosa. Os serviços de saúdes prestados foram realizados na Estação do Embarque enquanto os visitantes aguardavam a chegada dos bondinhos para o passeio aéreo. Os enfermeiros presentes no local realizaram cerca de 100 atendimentos por hora.


SALÃO DE PARQUES


Com 20 atrações confirmadas, o Salão de Parques Temáticos e Entretenimento é a grande “vedete” do Festuris Gramado em 2014. A modalidade de lazer que vem conquistando os turistas – especialmente famílias e jovens – e estará presente pelo segundo ano consecutivo no Serra Park, mas nesta 26ª edição com maior destaque e visibilidade aos olhos do público. São parques, festas e atrativos que apostaram neste espaço segmentado lançado pelo evento, que ocorrerá de 6 a 9 de novembro.


Estão confirmados expositores como Bustour, Minimundo, Dreams Entertainment, Alpen Park, Wet’n Wild, Beto Carrero World, Epopeia Italiana (Maria Fumaça), Prefeitura de Caxias do Sul, Rota Paleontológica, Oktoberfest de Igrejinha, Centro Espiritual Neusa Cury e Chocolateria Gramado. A área permitirá que os empreendimentos se apresentem ao mercado de forma especial, recebendo maior atenção e possiblidade de envolvimento com os participantes do Festival do Turismo. 


A visitação anual para o turismo de entretenimento em território brasileiro é de 12 milhões de pessoas e faturamento de cerca de R$ 1,5 bilhão de, reais, demonstrando a força do setor. Atualmente, 18 empreendimentos fazem parte do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas do Brasil (Sindepat) que, segundo a Lei Geral do Turismo, os classificam como complexos permanentes voltados ao turismo. 



quarta-feira, 22 de outubro de 2014

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS


Encontram-se abertas as inscrições para o “Curso de Organização e Gestão de Eventos” que será realizado pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e 
Similares de Florianópolis (SHRBS) de 03 a 07 de novembro. Durante o curso serão tratados temas como planejamento, organização, plano de ação, administração, ética e gestão de eventos, entre outros itens. “Além disso, também buscamos movimentar os hotéis e os centros de convenções”, ressalta 
Tarcísio Schmitt, presidente do SHRBS. Somente em 2013 as cerca de 600 mil feiras, congressos e convenções nacionais e internacionais realizadas no país, 
movimentaram mais de R$ 200 bilhões, tornando o turismo de eventos uma atividade cada vez mais rentável e atrativa para o setor. 


Esse crescimento tem gerado uma crescente demanda por profissionais para atuar no setor. Com carga horária de 20h/aula, das 14h às 18h, e totalmente gratuito, o curso será ministrado na sede do Sindicato pela consultora e jornalista Zeni Rates, diretora da Midiatur Comunicação, Consultoria & Marketing e que já prestou assessoria ao SHRBS, Associação de Turismo Hidrotermal de SC e Sebrae/PA, além de hotéis e centros de convenções. O número de participantes é limitado. Inscrições pelo e-mail: shrbs@shrbs.org.br ou pelo fone: (48) 3224-8233.


PRÊMIO TOP TURISMO


Acontece nesta próxima terça-feira, dia 28, no Parque Beto Carrero World, em Penha a entrega dos Prêmios Top Turismo da ADVB/SC e do Troféu de Excelência ao Turismo da Santur. As premiações destacam as melhores iniciativas e a ações em prol do desenvolvimento e qualificação do setor no estado. 


CHOPPMOTORRAD & OKTOBERFEST

Clique na imagem para ampliá-la

A Oktoberfest 2014, realizada em Blumenau, está chegando à reta final e a Banda Choppmotorrad segue animando o evento, sendo uma das principais atrações da festa, que marca na memória de turistas e blumenauenses. Várias apresentações estão sendo realizadas nesta edição, quando o grupo, liderado pelo fotógrafo e músico Ingo Penz, também aproveita para mostrar seu mais novo CD, composto por 30 músicas inéditas. De acordo com o grande amigo Penz, algumas delas foram inspiradas no Tirol da Alemanha. “A criação deste CD é muito lúdica. Resgatamos canções que ainda não havíamos gravado e que mexem muito com a emoção de todos nós, mas principalmente com os descendentes da Alemanha. Posso afirmar que se trata de um trabalho inédito e diferente”, resume. 

Clique na imagem para ampliá-la

O último trabalho da banda foi lançado em 2010: um DVD com 14 músicas inéditas e imagens bucólicas do Vale Europeu. A sonoridade da Choppmotorrad é resultado de uma combinação muito especial que une instrumentos tradicionais com os atípicos trazidos e improvisados nos navios, que há mais de 180 anos trouxeram os primeiros imigrantes da Alemanha. Deles brota uma música intensa e de sonoridade singular. No dia 25, às 12, o grupo se apresenta no setor 2 do Parque Vila Germânica. Além da banda, Ingo Penz é conhecido pela famosa “moto do chope”, que é o segundo veículo de irreverência dos desfiles da Oktoberfest. A moto participa dos desfiles pela Rua XV de Novembro (os últimos ocorrem nos dias 22 e 25), no Centro da cidade, distribuindo o chope Oktobier - uma quantidade limitada e feita com ingredientes selecionados.


OUTUBRO ROSA

Clique na imagem para ampliá-la

A incansável madrinha do Outubro Rosa, Luiza Gutierrez, tem se dedicado de corpo e alma a esta causa tão nobre. A conscientização da mulher em relação ao câncer de mama. A expectativa da caminhada do Outubro Rosa, além de levar informnação, foi a formação do  maior laço rosa humano que será inscrito no Guiness Book, um desafio proposto por ela. A caminhada foi na Beiramar de São José e a formação do laço foi alcançada, agora vamos ver se entramos no Guiness. Parabéns Luíza pelo empenho e dedicação, a causa merece e agradece. 


PERNAMBUCO NA ARGENTINA


A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empetur, desembarcou em Mendonza, na Argentina, nesta quinta-feira (22). O objetivo é levar ao trade turístico da cidade a ação promocional Polo Costa dos Arrecifes, com foco na criação de novas oportunidades de negócios e no aumento do fluxo visitantes internacionais no litoral pernambucano.  A programação também passará por Córdoba e Buenos Aires.


A Argentina será o quinto – e penúltimo – país visitado pelo Polo Costa dos Arrecifes, e faz parte da programação por ser o principal emissor de turistas da América Latina para Pernambuco.  De acordo com a pesquisa sobre o Perfil Socioeconômico dos Visitantes em Pernambuco, da Empetur, Ipojuca é o principal destino de interesse dos argentinos (55%), seguido de Fernando de Noronha (18,95%) e do Recife (8,15%). “Como o mercado argentino já é familiarizado com esses destinos, o intuito da ação no país é apresentar ao trade outras opções turísticas do Estado, a exemplo de Cabo de Santo Agostinho, Ilha de Itamaracá, Itapissuma e Sirinhaém”, afirma o secretário da Setur-PE, Romeu Baptista.


Durante o Polo Costa dos Arrecifes são realizadas palestras sobre os destinos turísticos de Pernambuco e rodadas de negócios para operadores e agentes. Ainda, o Turismo de Pernambuco promove imersão cultural, através do Frevo e Gastronomia, para formadores de opinião, companhias aéreas e autoridades locais. O sexto e último país a ser visitado pela ação promocional do litoral pernambucano será a Alemanha, entre 10 e 13 de novembro. O Turismo de Pernambuco aproveita a passagem pela Argentina para participar da Feira Internacional de Turismo da America Latina (FIT), que acontece em Buenos Aires, de 25 a 28 de outubro. O Estado apresentará na feira a nova identidade visual do turismo de Pernambuco, inspirada no Movimento Armorial, idealizado pelo escritor Ariano Suassuna.


FESTIVAL DE TURISMO DE JPA

Clique na imagem para ampliá-la

Eu que cubro os principais festivais de turismo do Brasil e este, o de João Pessoa, desde a sua primeira edição, posso afirmar que este evento cresce em progressão geométrica. Ficando claro que o turismo do Brasil é uma indústria em ascensão, só não cresce mais por conta dos preços das passagens aéreas e 
da nossa malha aérea absurda, morosa, enfim, uma malha aérea desgraçada para não dizer coisa pior. Em Relação a esta 4ª Edição do Festival de João Pessoa, superou mais uma vez as expectativas e consolida-se como o maior do Norte/Nordeste no setor. Cerca de mil operadores e agentes de viagem e mais de dois mil profissionais do turismo, além de jornalistas nacionais e internacionais, estiveram reunidos na Capital Paraibana entre os dias 17 e 18 de outubro. Foram realizadas palestras, fórum empresarial, rodada de negócios do Sebrae – PB, realizada pela UptoDate, e mostra com stands expositoras, além de programação cultural animada. 

Clique na imagem para ampliá-la

Pelos números do balanço oficial, ao todo, foram 147 stands, 2.725 visitantes únicos, além de 41 expositores na área Sebrae-PB. “O aumento de 15% em relação ao ano passado foi além das nossas expectativas”, comemorou o diretor do Festival, Claudio J.S. Junior. 


Pela primeira vez, o Ministério do Turismo marcou presença com um estande de 74m², destinado à recepção de visitantes e distribuição de material informativo, divulgando a campanha #PartiuBrasil. O secretário de Políticas Públicas para o Turismo, Sandro Fernandes, representou o ministro do Turismo, Vinicius Lages, e revelou estar entusiasmado com a iniciativa. “O governo tem incentivado o setor nos principais eventos do País. Não podíamos ficar de fora do Festival de João Pessoa. É uma grande importância para a troca de experiência e o enriquecimento profissional de todos do setor”, comentou. “A Capital João Pessoa está de parabéns por realizar um evento dessa natureza, que faz fomentar, que faz discutir quais as melhores ações para o desenvolvimento e fortalecimento do nosso turismo”, complementou o diretor de Negócios Internacionais da Embratur, Gilson Lira.  

Clique na imagem para ampliá-la

Personalidades destacam o Festival – Diversas personalidades, da Paraíba e do Brasil, elogiaram a organização e a estrutura desta edição do Festival. O presidente-executivo da operadora CVC, Valter Patriani, comentou que esta foi a primeira vez que esteve no Estado e que já se encantou com suas potencialidades. “Vejo que João Pessoa e o Conde são destinos muito importantes, mas ainda pouco conhecidos da maioria dos brasileiros. O Festival é relevante para trazer o trade turístico para cá e é por isso que eu acho esta ação uma grande ideia”, comentou o executivo. Já o presidente da Abav nacional, Antônio Azevedo, destacou a vocação do local para este tipo de evento. “Estamos muito impressionados com o crescimento do evento, que caminha com a vocação turística do Nordeste. Todos estão de parabéns!”, disse o presidente. 

Clique na imagem para ampliá-la

Claiton Armelin, presidente da Flytour Viagens,  comentou a grandiosidade e a melhoria, se comparado aos anos interiores. “O ambiente deste ano mais gostoso, mais qualificado e tenho certeza que foi bastante propício para diversos negócios”, explicou ele, que ministrou palestra sobre capacitação profissional, uma das mais prestigiadas da programação. A secretária de Turismo de Alagoas, Cláudia Pessoa, destacou a importância de presença de Maceió no Festival de João Pessoa, ao patrocinar a festa de encerramento. “É uma grande oportunidade de divulgar a região como um todo para agentes de viagens e operadores de turismo de todo o País, mas, sobretudo, para os nordestinos”, comentou. Regionalmente, a avaliação foi positiva no setor. 

Tropical Tambaú Resort

A vice-presidente do Convention & Visitors Bureau de João Pessoa, Elizia Lopes, destacou o pioneirismo do festival na realização de fóruns e oficinas, prática que tem sido vista também em feiras de turismo em todo o país.  “Essa é uma porta aberta para que os expositores e as grandes operadoras tenham uma melhor visibilidade do destino. Quando chegam aqui se surpreendem com a nossa capacidade hoteleira. Visivelmente, não esperam encontrar equipamentos no padrão que temos e quando conhecem descobrem que estamos preparados para receber qualquer tipo de turista”. 

Clique na imagem para ampliá-la

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH – PB), Inácio Júnior, ressaltou que o retorno positivo é imediato. “Ao invés de levarmos o material de João Pessoa para esses operadores estamos permitindo que eles venham até nossa cidade e conheçam as atrações em loco. Na segunda-feira eles estarão de frente para seus clientes, em todo o Brasil e em outros países, seguros de que podem oferecer pacotes tendo João Pessoa como destino”, explicou. Pela pesquisa realizada entre os participantes, 89% aprovou o evento e aproximadamente 80% confirmaram que estariam na próxima edição do Festival. 


A Air Canada foi a primeira companhia aérea internacional a confirmar presença na quinta edição do Festival de Turismo de João Pessoa, que acontece no próximo ano. O contrato foi assinado no sábado último dia do evento. “Quero agradecer a organização da feira, que foi muito boa e me surpreendeu bastante. Já quisemos garantir nossa participação porque percebemos o grande interesse dos agentes em absorver novos produtos e clientes. Foi positivo para nós porque também tivemos acesso a m novo mercado, o nordestino. Todos estão de parabéns”, ressaltou o diretor diretor comercial da Air Canada, Gleyson Ranieri.

Passeios em João Pessoa

FESTURIS GRAMADO 2014



Faltam poucos dias para o FESTURIS GRAMADO e: " A determinação de empresários locais, com apoio da prefeitura, dos órgãos de turismo e da sociedade, garantiu ao longo dos anos a continuidade do Festival de Turismo de Gramado, que chega agora em sua 26ª edição. Hoje, o festival é um evento consolidado e sua projeção vai além do sul do país e das fronteiras nacionais. Os organizadores apostaram na inovação e, hoje, o Festival é referência na plataforma de negócios B2B (Business to Business), setor em que diferentes destinos mundiais prospectam negócios com o mercado sul-americano." - Vinícius Lages, Ministro do Turismo.


SABORES FRANCESES

Clique na imagem para ampliá-la

O quinto jantar do projeto Sabores do Mundo de 2014 aconteceu no último dia 18 de outubro, com o Jantar Sabores Franceses, no Serrano Resort Convenções & Spa, unidade da GJP Hotels & Resorts em Gramado (RS). Entre as atrações o show da Banda Dizplay e apresentação especial de danças típicas. O menu temático foi elaborado pelos chefs residentes Facione Biasi e Marcelo Hartmann. Os participantes do jantar concorreram ao sorteio de uma viagem com acompanhante para Paris. O Sabores do Mundo é realizado pelo Serrano Resort e GJP Hotels & Resorts, com patrocínio do Bradesco e apoio da CVC, TAM e da Vinícola Ravanello.


Considerado pela revista Veja o melhor hotel de montanha do País, o Serrano Resort Convenções & Spa tem tudo o que se espera de um resort de alto padrão: excelente infraestrutura, conforto, requinte e ótima gastronomia. Localizado na charmosa cidade de Gramado (RS), oferece 272 apartamentos elegantemente decorados e cercados por um bosque natural de araucárias, cinco restaurantes, spa, recreação e outras atrações. 


A GJP Hotels & Resorts é a rede hoteleira responsável pela administração de empreendimentos localizados em Maceió (AL), Salvador (BA), Natal (RN), Porto de Galinhas (PE), Aracaju (SE), Foz do Iguaçu (PR), Itacaré (BA), Gramado (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Atualmente, desenvolve projetos em Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES). Fundada em 2005 pelo empresário Guilherme Paulus, a GJP conta com mais de 1.300 colaboradores que trabalham diariamente para garantir a melhor experiência em hospedagem nos melhores destinos do Brasil.


PAÍS ACOLHEDOR


O último relatório da World Economic Forum (WEF) coloca Marrocos no terceiro lugar dos países mais acolhedores para os turistas estrangeiros. Dos 140 países analisados por esta organização sediada em Genebra, Marrocos obteve a menção “muito bom acolhimento " logo atrás da Islândia (no topo da lista) e da Nova Zelândia. Segundo a WEF, o indicador utilizado para esta classificação prende-se com a capacidade dos países a interagir com os gostos e com a diversidade cultural dos turistas. 


Para permitir a apreciação do nível de abertura da sociedade em relação aos visitantes estrangeiros, a questão colocada às pessoas oriundas dos países estudados foi ”Como são acolhidos os turistas estrangeiros no seu país? ”. Apenas 20 países obtiveram a menção “muito bom”, entre os quais Portugal, Irlanda, Macedónia, Canadá, Áustria e Tailândia. 


Graças à sua grande tradição de hospitalidade aliada à diversidade da sua oferta turística e aos esforços de promoção, Marrocos já suplantou o Egito em 2013 e persegue doravante a África do Sul para se tornar o primeiro destino africano. Recorde-se que Marrocos prevê acolher 11 milhões de turistas este ano. E eu me pergunto: Quantos turistas recebe o Brasil, um paíz continental? Quantos turistas recebe a França em um só mês?