sábado, 23 de abril de 2016

MARAVILHA NATURAL FOZ DO IGUAÇU

MARAVILHA NATURAL FOZ DO IGUAÇU


A revista espanhola Expreso Diário de Viages y Turismo destaca Foz do Iguaçu, no Paraná, como um dos melhores destinos em alta no mundo. De acordo com a reportagem, publicada na última semana, a cidade, designada Patrimônio Mundial, figura entre os destinos eleitos nos chamados top 10 do Travellers’ Choice, ranking elaborado com base na votação de usuários do portal TripAdvisor. O turismo brasileiro aposta na promoção de destinos com grande beleza natural para atrair ainda mais turistas de países europeus e norte-americanos, explica Marcos Sales, presidente da Embratur. O Travellers’ Choice é a premiação máxima que o TripAdvisor concede e o único do setor de turismo baseados em milhares de avaliações e opiniões de viajantes do mundo todo. De acordo com a organização, os prêmios anuais refletem "o melhor dos melhores" em termos de serviço, qualidade e satisfação do cliente, hotéis, acomodações, destinos, atrações e até mesmo marcas e produtos.


EMBRATUR & FORNATUR


O diretor de Marketing e Relações Públicas da Embratur Sérgio Flores, apresentou ações da promoção turística do Brasil no exterior nesta última quarta-feira (20), em Cuiabá, durante a 3ª reunião extraordinária do FORNATUR (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo). O encontro aconteceu paralelamente à FIT Pantanal (Feira Internacional de Turismo do Pantanal). Os participantes conheceram a campanha promocional do Mato Grosso, desenvolvida pela Secretaria Adjunta de Turismo e discutiram a nova proposta de logomarca e do layout do portal do Fórum. Estiveram presentes os representantes das secretarias estaduais do Maranhão, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Paraíba, além do diretor de Marketing do Ministério do Turismo, Márcio Nascimento.


Até este domingo,24 de abril, Cuiabá recebeu a 1ª Feira Internacional de Turismo do Pantanal. Com agenda voltada para o segmento de Negócios, a feira gerou mais de 3,7 mil empregos diretos e indiretos nos cinco dias de programação. Com o tema “Turismo, um grande negócio”, circularam mais de 100 mil visitantes, nas mais de 20 atividades abertas ao público, entre gastronomia e cultura local. 


De acordo com o secretário adjunto de Turismo de Mato Grosso, Luís Carlos Nigro, o objetivo da iniciativa foi mostrar uma visão de desenvolvimento sustentável, promovendo os ecossistemas do Pantanal, Cerrado, Amazônia e a região do Araguaia. 

Clique na imagem para ampliá-la

A fim de divulgar o Brasil como destino turístico e a realização da FIT Pantanal, a Embratur, em parceria com a SEDEC, apoiou a realização de press trip com seis profissionais da imprensa da Alemanha, Reino Unido e Holanda. O grupo conheceu as regiões de Nobres, Pantanal e Chapada dos Guimarães. Além deles, mais de 40 jornalistas especialistas em turismo, também participaram do fampress.


ROTEIRO INDÍGENA

Recepção Utiariti 

O secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Luis Carlos Nigro, esteve presente no lançamento da Rota Parecis, um novo roteiro de turismo que começa a ser trabalhado em Campo Novo do Parecis (390,9 km de Cuiabá). Esse roteiro eu fiz e pude conviver por três dias em três aldeias. O roteiro etnológico compreende convívio e trilha nas Aldeias Wazare, Quatro Cachoeiras e Salto Utiariti. É algo fantástico que proporciona ao turista uma experiência inesquecível na vivência com a comunidade indígena Paresí, e ainda na contemplação da natureza exuberante da região. 


O Cacique Rony Azoinace, da aldeia Wazare comentou sobre a questão social e o desenvolvimento econômico da comunidade. “Estamos com esse trabalho que era um sonho e que hoje se torna realidade para a nossa comunidade indígena, de poder trabalhar a cultura indígena junto com a preservação da natureza e principalmente a questão social da nossa comunidade. O etnoturismo vem propiciando a nossa comunidade uma alternativa de renda de forma sustentável, valorizando e difundindo a nossa cultura”. Para ver todas as fotos clique aqui.

Clique na imagem para ampliá-la

À Aldeia Wazare está localizada às margens do Rio Verde onde é possível participar do dia a dia da comunidade indígena, assistir apresentações de dança, cantos, ouvir as histórias míticas do povo, fazer pintura corporal e ainda usar as vestimentas indígenas. O turista pode ainda fazer um passeio de barco e se banhar nas águas do Rio Verde.


A aldeia Quatro Cachoeiras localizada dentro da área indígena Utiariti, recebeu esse nome devido às quatro quedas d’água formadas pelo Rio Sacre. O local é de grande beleza cênica, ideal para contemplação. O Cacique Narciso, da aldeia Quatro Cachoeiras, fez o convite para que todos visitem a comunidade. 

Clique na imagem para ampliá-la

“O caminho está aberto para vocês poderem visitar, conhecer a vivência indígena, como que é a morada, a beleza da cachoeira e a beleza da aldeia”. Para ver todas as fotos clique aqui.

Clique na imagem para ampliá-la

O salto Utiariti é um dos mais imponentes do Estado, formado pelas águas do Rio Papagaio, com uma queda de aproximadamente 90mt. Vista do alto, pode-se perceber o formato semelhante ao contorno do Brasil. Para ver todas as fotos clique aqui.

Salto Utiariti

O turista pode além de contemplar, praticar rapel. Além da Rota Parecis, o município oferece ao turista a prática de outras atividades como canoagem, ciclo turismo, expedição, mergulho e rafting.

RODADA DE NEGÓCIOS


Uma oportunidade de vendedores e compradores apresentarem produtos e serviços, possibilitando boas parcerias. Este foi o foco da Rodada de Negócios realizada nesta última quinta-feira (21) durante a Feira Internacional de Turismo do Pantanal, que termina neste domingo no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Participaram da Rodada de Negócios da FIT Pantanal 35 vendedores locais, entre agências de viagem e receptivos, hotéis e pousadas, atrativos e prefeituras; e 60 compradores, entre os quais as maiores operadoras e agências de viagem de turismo de todo o país. De acordo com o secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Luis Carlos Nigro, o resultado da Rodada de Negócios foi bastante positivo. “Estamos compilando o número de negociações, mas já temos conhecimento de hotéis e pousadas que fecharam negócio com grandes operadoras. Isso mostra que a FIT Pantanal está cumprindo o seu papel de gerar negócios e colocar o turismo mato-grossense na prateleira dos grandes roteiros nacionais”.

INVESTIMENTOS


A Agência de Fomento de Mato Grosso (MT Fomento) apresentou ao trade turístico o programa Desenvolve Turismo nesta sexta-feira (22), na Feira Internacional de Turismo do Pantanal. A linha de crédito é direcionada a micro, pequenas e médias empresas do setor que terão até R$ 600 mil, por tomador, para investir em melhorias e ampliações do negócio. A taxa de juros será a partir de 6,43% ao ano, com prazo de pagamento de até 84 meses e carência de dois anos. O empresário interessado terá que apresentar um projeto de viabilidade econômica do empreendimento e garantias, podendo ser avalista, fundo de aval ou recebíveis, além de passar por análise de crédito e estar cadastrado como Pessoa Jurídica no Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam no setor do Turismo (Cadastur).

Clique na imagem para ampliá-la

Os recursos poderão ser utilizados para investimentos como ampliação e melhorias na estrutura e aquisição de equipamentos e capital de giro. O objetivo é apoiar as micro, pequenas e médias empresas do turismo, tanto na área urbana quanto na rural. A linha de crédito terá os recursos provenientes do Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Fundeic).


O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, e o presidente da MT Fomento, Mário Milton Ferreira Mendes, assinaram protocolo de intenções para desenvolver a linha de crédito. “Hoje já estamos dando continuidade ao protocolo de intenções assinado ontem aqui na FIT Pantanal. Este era um anseio antigo do trade turístico e conseguimos formatar a linha com condições bem abaixo das aplicadas no mercado, o que com certeza é um grande diferencial”, aponta o secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro.

ORIGEM DOS HÓSPEDES


Durante o ano de 2015, a taxa de ocupação dos hotéis de Cuiabá foi de 55,15%, tendo sua alta no mês de agosto, quando atingiu 61,19%. A diária média girou em torno de R$ 189,21. Na comparação com outras capitais, Cuiabá não ficou muito abaixo, já que no mesmo período, São Paulo registrou taxa de 61% e Belo Horizonte 45%. Os dados estão inseridos no Boletim Turismo em Números, divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), na quinta-feira (21), durante a programação da Feira Internacional de Turismo do Pantanal, que segue até domingo (24), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A maioria dos hóspedes em Cuiabá em 2015 é proveniente do estado de São Paulo (39,82%), seguido do Rio Grande do Sul (29,05%) e Rio de Janeiro (11,71%%). Mato-grossenses vindos do interior do Estado representaram 9,30% dos ocupantes. A rede hoteleira de Cuiabá e Várzea Grande conta com 117 unidades, entre hotéis e pousadas, totalizando 15.286 leitos, distribuídos em 6.385 acomodações, sendo 108 para Portadores de Necessidades Especiais (PNEs).

AEROPORTOS


No ano de 2015, o fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, atingiu 3,3 milhões de pessoas, sendo 1,652 milhão de desembarques e 1,650 milhão de embarques. No aeroporto Presidente João Batista Figueiredo, em Sinop, no ano passado foram 135 mil embarques e 137 mil desembarques, totalizando cerca de 273 mil passageiros. Já o aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, somou cerca de 49 mil embarques e 47 mil desembarques, totalizando a circulação de 96 mil pessoas.


TRILHAS POTIGUARAS


Um novo destino turístico vai despontar no litoral norte da Paraíba. Trata-se das Trilhas dos Potiguaras, formadas pelas praias de Barra de Camaratuba, Barra de Mamanguape, Baía da Traição e Forte Velho.  A região faz parte do novo mapa turístico, com previsão de lançamento ainda no primeiro semestre, do Ministério do Turismo - que define as regiões turísticas do Brasil aptas a receber mais investimentos para melhoria de infraestrutura e qualificação do atendimento ao visitante. Na região com 66 quilômetros de área protegida de remanescentes de Mata Atlântica viviam tribos indígenas dos Potiguaras, que datam de 1.501. O local abriga hoje 32 aldeias e mais de 20 mil representantes da etnia, além de seis belas praias para desfrutar. Apesar de ainda pouco conhecido, o destino conta com hotéis e pousadas. Para facilitar o acesso foram construídas as estradas de Forte Velho e de Barra de Camaratuba pelo Governo do Estado.

Tudo isso você poderá conferir no maior Festival de Turismo do Norte/Nordeste do BraSIL

A Paraíba conta hoje com 11 regiões turísticas no Mapa do Turismo e 137 municípios, mas essa quantidade deve mudar, pois o Mapa do Turismo Brasileiro está passando por reformulações.  O mapa faz parte do programa de regionalização do MTur e é o instrumento que define o direcionamento das políticas públicas de turismo. O Secretário Executivo de Turismo da Paraíba, Ivan Burity, destacou a importância dos cursos. “Esse projeto tem como principal objetivo desenvolver o turismo do Litoral Norte e fomentar a economia da região. Por isso, as pessoas precisam estar preparadas para receber o turista”, afirmou.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

NOBRES - MATO GROSSO


Outros destino que desponta no ecoturismo, Nobres, no Mato Grosso, local de mergulho e flutuação. Em Nobres, no Mato Grosso, o ecoturismo predomina com a flutuação e o mergulho, boia cross, trilhas e tirolesa. A Lagoa das Araras tem um belo por do sol e dá para assistir revoada de aves, além de passeios de barco e percursos de boia pelos rios Salobra e Quebó. A flutuação e o mergulho podem ser feitos em rios de águas cristalinas. A  cidade já recebeu R$ 7 milhões para obras de infraestrutura turística do Ministério do Turismo. Entre as obras foram feitas a pavimentação de ruas do município e restauração da praça Matriz.


INFINITY BLUE NA INTIMIDADE


Olha gente, pra quem gosta de conviver com seu artista favorito, passar um final de semana todo com ele, assistir seu show exclusivo e até cantar junto, é bom correr e fazer sua reserva, não sei se ainda tem, mas está praticamente esgotado. É isso que o Infinity Blue Resort & Spa oferecerá exclusivamente aos seus hóspedes. Aproveite o feriado de Corpus Christi da melhor maneira, bem acompanhado e no melhor resort de praia para famílias e de praia do Sul do Brasil.


MICE NA ALEMANHA


Com participação maior do que o dobro de atletas em relação à  edição anterior, a IMEXrun  2016 marcou o 2º dia da feira de turismo IMEX Frankfurt, um dos maiores eventos do mundo voltados para o segmento MICE (Meetings, Incentives, Congress & Events). Nesta terça-feira (20), mais de 800 atletas correram pelas avenidas da cidade alemã, numa corrida de rua que teve como tema a promoção dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro. Os mascotes olímpicos Tom e Vinicius estiveram na prova para animar os atletas. A corrida foi organizada pelo Rio Convention & Visitors Bureau e Riotur, com apoio da Embratur. Atletas de diversos países disputaram o prêmio de “Nação mais ativa”. 


A ideia da organização era refletir o espírito Olímpico e quem ganhou foi a Espanha. Todos os participantes receberam camisetas com as cores de seus países. Essa é a 3ª edição da IMEXrun e a segunda que acontece em Frankfurt.o Convention & Visitor Bureau e da Embratur. A 14ª IMEX Frankfurt reúne qualificados compradores e fornecedores do mundo, proporcionando contatos por meio de encontros pré-agendados. O evento, que se encerra no dia 21 de abril, na Alemanha, conta com a participação de 3.964 hosted buyers. A Embratur, junto dos 32 co-expositores nacionais, busca maximizar o turismo de negócios no Brasil e promover relacionamentos entre o mercado brasileiro e destacados players mundiais. No estande do Instituto, que tem 252 m2, são realizados Group Appointments com compradores indicados pela organização da IM.



FRIO CHEGANDO EM SC


Segundo o homem do tempo, Ronaldo Coutinho, vem aí a grande e tão esperada grande mudança. Esse calor maluco vai embora e chega o super frio. “Sai o El Ninõ e vem a La Ninã. A troca dos fenômenos climáticos favorece a entrada de ar frio no continente. A frequência e a intensidade da chuva começa a diminuir, como tivemos recentemente”. Na região serrana, na noite desta segunda a temperatura cai e na terça teremos um dia chuvoso com máxima de 16°C. O frio aumenta na quarta acompanhado de nebulosidade e, na quinta poderemos ter recorde de temperatura, com mínima próxima dos 5°C em diversas partes do Estado. Na Serra, podemos registrar -3°C”, ressalta Coutinho. 


FESTA DA COLÔNIA


Termina no próximo dia 1º de maio, numa estrutura construída especialmente para um dos eventos que mais envolve a comunidade, a 26ª Festa da Colônia em Gramado. Descendentes dos colonizadores alemães, portugueses e italianos mostram aos gramadenses e visitantes o sabor único e delicioso de suas culinárias tradicionais e produtos típicos, além de muita alegria e diversão das apresentações culturais. A festa mantém a identidade do agricultor, preserva os usos e costumes herdados e estabelece a integração entre o homem do campo e o turista. Sem dúvidas, uma das festas mais bonitas da cidade. Aliás; qualquer coisa que acontece em Gramado, na fenomenal Serra Gaúcha, é nota 10. 


ALPEN PARK


Na última quarta-feira, dia 13, o Alpen Park recebeu diversas instituições de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social no Dia Nacional da Alegria. O evento ocorre anualmente e teve a sua nona edição em 2016. Mais de 200 crianças e adolescentes foram atendidas pelo parque e garantiram muita diversão com as atrações do empreendimento. O Alpen Park recebeu durante o Dia Nacional da Alegria a visita de seis instituições: Tia Lolo de Viamão, o Grupo Estudos de Gramado, e de Canela o Instituto Padre Franco, a ACM, a APAE e a Assistência Social. Os pequenos puderam brincar em cinco atividades do parque: Trenó, Cinema 4D, Alpen Interactive 5D, Montanha Russa e Tirolesa. O projeto é realizado pelo Alpen Park em parceria com o Sistema Integrado em nível Nacional de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) e Associação das empresas de Parques de Diversão do Brasil (Adibra).EX.


BELLA DA SEMANA


Ela foi musa da Grande Rio no Carnaval deste ano, encantou os homens brasileiros com a primeira parte do ensaio de nu que fez para o Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Cheia de determinação e dona de curvas avassaladoras, ela sabe bem o que quer e não liga para a concorrência. 


BRAZIL WINE CHALLENGE


Amostras do mundo todo não param de chegar. E para garantir que o maior número possível de rótulos participe do Brazil Wine Challenge, 8ª edição do Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) e a Revista Adega – organizadores do concurso -, prorrogaram o prazo das inscrições para o dia 27 de abril. Com isso, o envio das amostras também ganha uma semana, passando de 3 de maio para 10 de maio. O evento será realizado de 7 a 10 de junho no SPA do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola, no Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves (Serra Gaúcha). Basta acessar www.enologia.org.br/feiras-e-eventos/brazil-wine-challenge e selecionar a opção “Inscrições online”. No mesmo link é possível ter acesso ao regulamento do concurso. O Brazil Wine Challenge é o único concurso de vinhos no Brasil com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos.


FESTURIS 2016


Um empreendimento que conta com prêmios de Melhor Resort de Campo, Termas, Interior ou Seva Brasil, além do Travellers'Choice 2015. O grupo é formado pelo Rio Quente Resorts, Hot Park, Rio Quente Vacation Club e Valetur Viagens e é referência em alta performance de soluções turísticas e entretenimento na América Latina. O Rio Quente Resorts, localizado em Goiás, acaba de confirmar sua vinda a Gramado, para participar no Festuris - Festival Internacional de Turismo, que ocorre de 3 a 6 de novembro. O Rio Quente Resorts, é um paraíso de águas quentes naturais com uma das maiores praias artificiais do mundo. É o maior complexo de águas quentes do mundo, com o maior parque aquático do País em números de visitantes. Toda esta estrutura será apresentada aos visitantes do FESTURIS, no stand do Rio Quente Resorts.


O Festival Internacional de Turismo, evento concebido e organizado pela empresa Rossi & Zorzanello, terá sua 28ª edição de 3 a 6 de novembro de 2016, em Gramado no Sierra Park. O evento é considerado pelo trade a mais importante e rentável feira de negócios turísticos da América Latina e a melhor plataforma de negócios B2B para o mercado brasileiro e sul-americano. O FESTURIS, que engloba a feira, congresso e eventos paralelos, reúne anualmente mais de 14 mil profissionais do setor de viagens e turismo, empresários e executivos com poder de decisão em negócios. Em sua última edição, o evento teve um impacto econômico de 212 milhões de reais em geração de negócios, segundo dados do Observatório do Turismo da Universidade Federal Fluminense.


CASE ROSSI & ZORZANELLO


Na última quarta-feira, dia 20, um grupo de empresários do Vale do Taquari se deslocou até Gramado para uma visita à empresa Rossi & Zorzanello. O grupo foi composto por empresários de Teutônia, Lajeado, Imigrante, Santa Cruz do Sul e Encantado. A ação é uma parceria do Sebrae Vale do Taquari e ABEOC RS. O grupo foi recebido pelos diretores Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi, que apresentaram um pouco sobre estratégias e perfil da empresa e seus eventos que se tornaram referência no Brasil como Chocofest e FESTURIS - Festival Internacional de Turismo. Eventos como o FESTURIS e sua contribuição para a profissionalização do turismo e a Chocofest e sua importância na consolidação do destino Gramado em todo país foram os temas de interesse do grupo e apresentados pelos diretores Marta Rossi e Marcus Vinicius Rossi. Além disso, o consultor financeiro da Rossi & Zorzanello, Sérgio Prade, apresentou o sistema de gestão implantado na empresa para a conquista dos selos OMT e ABEOC.


Falando nisso, o Festival Internacional de Turismo, abriu no dia 4 de abril o credenciamento para interessados em participar do evento que ocorre de 3 a 6 de novembro em Gramado, na Serra Gaúcha. Para 2016 a organização estima a participação de pelo menos 14 mil pessoas para a feira, congresso e atividades paralelas, durante os três dias. O número de inscritos surpreende e, em quinze dias, já são mais de mil inscritos entre agentes de viagens e público em geral. Os diretores do evento, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi comemoram o bom número e a grande procura. Os interessados podem se inscrever pelo site do FESTURIS: www.festurisgramado.com, aba Participante, na sessão Credenciamento: http://www.festurisgramado.com/participantes/credenciamento/. Até o dia 15 de junho de 2016, os agentes de viagens poderão se inscrever de maneira free. Os participantes do FESTURIS podem antecipar sua reserva de hospedagem e assim terem tarifas especiais nos hotéis credenciados pelo evento. Saiba os hotéis e benefícios em: http://www.festurisgramado.com/parti…/reserva-de-hospedagem/.

Melhor endereço italiano em Gramado - RS

PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI





Salinas Maragogi Resort - o 2º melhor resort do mundo para famílias e o nº 1 do Brasil. 

quarta-feira, 13 de abril de 2016

BRASIL NA AUSTRÁLIA

BRASIL NA AUSTRÁLIA


O Consulado do Brasil em Sidney, com apoio da Embratur, realizou evento de promoção do Brasil na Austrália. O País, junto ao Canadá, Estados Unidos e Japão, está dispensado do visto de turismo no Brasil de 1º de junho a 18 de setembro de 2016, devido à Olimpíada e Paraolimpíada. As atletas australianas de futebol Chloe Logarzo e Ellie Carpenter, que irão competir nos Jogos Rio 2016 em agosto deste ano, prestigiaram a ação.  O evento, realizado na última quarta-feira (6), reuniu 75 convidados entre agentes de viagem e operadores de turismo do mercado australiano com o objetivo de maximizar a promoção do país e posicionar o Brasil como um destino de turismo e negócios para o publico australiano. Na ocasião, vários elementos da cultura brasileira também foram prestigiados pelo público.

  
“A Embratur está atenta aos novos mercados e o foco em países distantes do Brasil tem sido no estreitamento da relação com o trade turístico e na otimização de oportunidades de promoção e apoio à comercialização dos destinos brasileiros. Essa foi uma grande oportunidade de incentivar as vendas de viagens ao nosso País e reforça o comprometimento do Instituto após a articulação da isenção do visto”, comentou o presidente da autarquia, Gilson Lira. Ao final do evento, o cônsul geral do Brasil em Sydney, embaixador Carlos Henrique Moojen de Abreu e Silva, comentou a isenção de vistos e o potencial do País: “O Brasil, assim como a Austrália, é um País continental com experiências e belezas naturais únicas para oferecer. Cada região brasileira é um mundo em si, com sua própria tradição, geografia, história, cultura e gastronomia”.



ATRAINDO TURISTAS

Representantes dos países do Mercosul pousam para foto em frente ao Edifício Mercosur, sede da reunião

As delegações do Uruguai, Argentina, Venezuela, Paraguai, Chile e Bolívia acordaram um texto de apoio ao Brasil para estimular o turismo no período da Olimpíada e Paraolimpíada Rio 2016. Esse documento foi firmado durante a 61ª Reunião Especializada em Turismo do Mercosul e a 17ª Reunião de Turismo do Mercosul, que ocorreu na última quinta-feira (7), em Montevidéu, no Uruguai. A delegação brasileira, formada por representantes do Ministério do Turismo e da Embratur, apresentou informações sobre os Jogos, como a isenção de visto a nações estratégicas, sugerindo ainda que outros países membros sigam esse exemplo, para que haja maior movimentação entre os países do Mercosul. O fluxo turístico dos países do Mercosul é crescente a cada ano. O Brasil é o País que mais recebe estrangeiros entre os parceiros do bloco. Em 2014, foram 6,4 milhões de visitantes. No mesmo período, a Argentina recebeu 5,57 milhões; o Chile, 3,57 milhões; o Uruguai, 2,81 milhões; a Venezuela, 1,08 milhão e o Paraguai, 610 mil.



CICLO VIRTUOSO


Desde que o Brasil foi anunciado sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, a Embratur se dedica a divulgar diversos destinos e produtos turísticos nacionais em suas feiras, campanhas publicitárias e inúmeras ações de promoção no exterior. O trabalho, que foi intensificado neste ano, visa atrair visitantes estrangeiros para desfrutarem os cartões postais cariocas e conhecerem outras cidades brasileiras, conforme afirma o presidente Gilson Lira. “Estamos na reta final para os Jogos e a Embratur segue atuando em ritmo acelerado. Com o dólar valorizado, o turista estrangeiro tem maior poder de compra no Brasil e mais disposição em gastar. Apostamos nesse cenário para atrair esse público e elevar a rentabilidade do setor do turismo no período da Olimpíada”, diz Lira. Ele destaca que as atividades foram priorizadas de acordo com o potencial emissivo dos mercados, como Argentina, Alemanha, Reino Unido, França, Chile, Uruguai e Paraguai. 


Outro grupo que compõe esta lista é formado por Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão. Cidadãos dos quatro países estão dispensados do visto de turismo no Brasil de 1º de junho a 18 de setembro de 2016, devido aos Jogos. A Embratur, o Ministério das Relações Exteriores e os Consulados do Brasil no exterior divulgam, de forma integrada, informações sobre a medida, que pode acrescentar até US$ 1,7 bilhão na economia brasileira, de acordo com estimativas do Ministério do Turismo. Para abril e maio está prevista série de eventos nos países mencionados reforçando o convite para a Rio 2016, com a cooperação do Rio Convention & Visitors Bureau. No próximo dia 21, o Instituto participará da programação da Tocha Olímpica Rio 2016, que será acesa na cidade grega de Olímpia e seguirá até a capital, Atenas, onde será entregue ao Brasil no dia 27. O revezamento da chama olímpica, por sua vez, terá início em 03 de maio, partindo de Brasília.


Gilson Lira informa ainda que, durante 95 dias, o chamado “Tour da Toha” passará por mais de 300 municípios brasileiros. “Para o Brasil, o Tour é uma oportunidade de internacionalizar os ganhos da Olimpíada e Paraolimpíada, mobilizar o país em torno desse megaevento, amplificar os ganhos de imagem e promover todas as regiões brasileiras em uma grande celebração turística”, finaliza o presidente da Embratur.


EMBRATUR 50 ANOS


O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Gilson Lira, conduziu, nesta última segunda-feira (11), encontro que marcou a primeira reunião de grupo de trabalho que desenvolverá projeto comemorativo aos 50 anos da autarquia, que tem como data oficial novembro deste ano. A proposta é promover ações promocionais para gerar o engajamento da equipe interna, da população brasileira e parceiros, o conhecimento sobre as estratégias do Instituto para o próximo cinquentenário. Conforme explicou Gilson Lira, o objetivo é mostrar uma Embratur moderna e renovada, com experiência e maturidade para seguir seu compromisso de desenvolver o turismo no Brasil e dinamizar a economia nacional. “Ao longo de sua história, o Instituto passou a ser protagonista na construção de uma nova imagem do Brasil e vem contribuindo para alavancar o setor turístico brasileiro”, completou.


MERCEARIA DO VINHO

Clique na imagem para ampliá-la

Floripa já tem um novo conceito ao aromático e envolvente universo do vinho. E o seu principal ideal é expandir a cultura do vinho e seus benefícios, bem como estimular o saudável hábito do consumo diário do vinho. Neste sentido, A Mercearia Do Vinho promove, inéditos eventos para que a sociedade conheça e deguste os mais exuberantes vinhos e, assim, desenvolva o próprio paladar. Em seus Eventos Culturais, a Mercearia do Vinho abre as portas de sua galeria e de seu espaço Showroom. A Mercearia é uma Adega Especializada em Vinhos, Espumantes, Champanhes e produtos especiais e que tem um posicionamento inovado, buscando buscar produtos exclusivos, oferecendo um custo-benefício atraente com alto nível de serviço e acessibilidade. 



Quem esteve lá nesta última semana foi o amigo e somelier Juliano Carraro, da Vinicola Lidio Carraro, lançando num evento muito concorrido o super vinho Agnes, produzido a partir da uva Tannat. Mais informações sobre a mercearia via e-mail merceariadovinho@merceariadovinho.com ou no site www.merceariadovinho.com



GASTRONOMIA DE FLORIPA NA ESPANHA


Entre os dias 13 e 17 de abril, o Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia estará com representantes no IV Foro de los Patrimonios, em Hondarribia, na Espanha. Florianópolis é uma das cidades convidadas e será representada por Márcia Teschner, secretária executiva da FloripAmanhã e João Lombardo, parceiro do Programa. Também participarão do evento os chefs vencedores do Concurso Cultural Gastronômico Fenaostra Creative City, Sergio Andres Galvis Olaya (Freguesia Oyster Bar e Restaurante) e Alexsandra Alves Machado (IFSC).  Além de proferirem a palestra “Florianópolis, um exemplo de desenvolvimento turístico e cultural”, no dia 14/04, os representantes da capital catarinense se reunião com representantes de Hondarribia e Popayan, cidade colombiana que também é membro da Rede da UNESCO de cidades criativas, para analisar como viabilizar a internacionalização do Observatório da Gastronomia, uma plataforma digital que visa contribuir na geração e gestão do conhecimento ligado à gastronomia local, nacional e, a partir da parceria em discussão,  internacional.  Duas oficinas com representantes das entidades do setor já foram realizadas em Florianópolis para discutir os conceitos e a abrangência do Observatório.


Os pratos com ostras que encantaram os jurados na Fenaostra 2015 serão preparados na Espanha pelos vencedores do concurso Cultural Gastronômico Fenaostra Creative City, que ganharam passagem e estadia para o Foro de los Patrimonios.  Outras opções da nossa gastronomia regional também serão oferecidas em jantares e concurso do evento em Hondarribia, que tem como objetivo compartilhar informações sobre os patrimônios gastronômico e arquitetônicos. De 17 até 23 de abril, a comitiva também irá para Pamplona (Espanha) e Baiona (França) apresentar a culinária catarinense em restaurantes locais. Este ano as cidades UNESCO da Gastronomia Florianópolis e Popayan (Colômbia) são as convidadas especiais.  Confira mais informações sobre o evento aqui. Em junho, o projeto do Observatório da Gastronomia será apresentado com apoio da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) na Fispal Food Service, Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar, em São Paulo.

BELLA DA SEMANA


Vinte aninhos, 1,69 m de altura e um jeito de ninfeta todo especial! Monique Helena, a nova modelo do site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br), protagoniza um ensaio diferente: com direito a patins, fones de ouvido e um piercing íntimo que aguça a curiosidade de qualquer um. As fotos mostram a mistura de uma menina doce com uma mulher atrevida. Esta é a primeira vez que Monique faz um ensaio nu. “Nunca fiz nu antes e confesso: AMEI!”. O resultado poderá ser visto a partir desta quarta-feira, 13 de abril, no Bella da Semana.


FESTIVAL COZINHA DE RUA


Já estão abertas as inscrições para a segunda edição do Festival Gastronômico Cozinha na Rua, promovido pelo Núcleo de Gastronomia da Acibalc. O evento, que tem o intuito de incentivar a criatividade e a cultura gastronômica, acontece nos dias 18 e 19 de junho, na Praça Higino Pio, em Balneário Camboriú. A primeira edição do Festival aconteceu no final do ano passado e reuniu aproximadamente quatro mil pessoas. Visando atrair ainda mais visitantes, a organização do evento decidiu estender o evento para dois dias neste ano. O coordenador do Núcleo, Gustavo Zadrozny, conta que o evento busca atrair os moradores de toda a região, em um período que a cidade é pouco visitada. “Queremos presentear os moradores de BC e região com um atrativo diferente, fortalecendo a gastronomia e cultura do município. Esperamos receber cerca de seis mil pessoas nestes dois dias”, diz.
                   

As inscrições seguem até dia 02 de maio e devem ser feitas através do e-mail cozinhanarua@gmail.com ou pelo telefone 3363-0700.  Irão participar 16 cozinheiros, sendo que 12 irão comercializar pratos salgados e quatro doces, pelos valores de R$ 10, R$ 15 ou R$ 20. Haverá também barraca com chope artesanal da Zehn Bier, que apresentará quatro tipos diferentes da bebida.


A comissão organizadora, formada por profissionais da gastronomia, irá avaliar se o prato tem cunho cultural e se a justificativa para ele participar do evento condiz com a ideia do Festival. “Queremos pratos que incentivem a gastronomia cultural, como a culinária açoriana, italiana, alemã, dentre outras”, comenta. Nesse primeiro momento a inscrição é gratuita, mas se o prato for selecionado para participar do evento o cozinheiro terá que pagar a taxa de participação, no valor de R$ 500. Esse valor inclui infraestrutura completa (tenda 3x3, instalação elétrica, banheiros e refrigerador).

Melhor endereço francês em balneário Camboriú

DE BALNEÁRIO A USHUAIA


Finalmente foi aprovado pelo Conselho da cidade de Balneário Camboriú em Assembleia, o BC PORT que viabilizará a rota de cruzeiros marítimos mais desejada do planeta, “Da Floresta Tropical ao Fim do Mundo”, um cruzeiro de 10 a 12 dias partindo de Balneário Camboriú, passando por Punta del Este e as praias do Uruguai, navegando pelo Mar da Patagônia (Argentina), com escala em Porto Madryn (lar dos pinguins imperadores), e seguindo ao Sul avistando baleias até o extremo geográfico do planeta, na exótica Ushuaia, local onde poucos tiveram o privilégio de conhecer, “El Fin del Mundo”, visualizando glaciares, icebergs, focas e pinguins. 

Clique na imagem para ampliá-la

No retorno, haverá a opção de escala nas históricas Ilhas Falkland (Ilhas Malvinas) até Buenos Aires, onde se desfrutará da cultura e da gastronomia portenhas, voltando então a Balneário Camboriú com suas belezas naturais e diversas atrações. Tal rota atrairá turistas do mundo inteiro a Balneário Camboriú, e colocará a cidade definitivamente nos roteiros internacionais de turismo.

Cruzeiros em Ushuaia - Clique na imagem para ampliá-la

Vale lembrar que a fantástica Ushuaia costuma receber em média, a cada temporada de verão, mais de 400 cruzeiros, inclusive o gigantes e majestoso Queen Elizabeth. São milhares de turistas do mundo todo que desembarcam naquele porto, muitas vezes gerando congestionamento, isso mesmo, congestionamento no imenso Canal de Beagle. Ushuaia é um dos destinos mais emblemáticos e mágicos do mundo, que não possui sazonalidade. A temporada de cruzeiros está por terminar e as nevadas já começam a acontecer, cuja temporada de inverno/esqui começa no próximo dia 21 de junho. Atualmente a natureza de lá está mudando de cor. Uma imensa explosão de cores por conta do outono. 

Cilene del Daro - O hotel/Spa dos brasileiros em Ushuaia

TRAVEL ACE



O gerente Comercial da Travel Ace, Vinícius Valadares, ministrou palestra, nesta quarta-feira, durante o I Seminário Seg News de Seguro Viagem, que se realizará das 14h às 18h30, no Centro de São Paulo. O executivo abordou nova resolução da Susep (Superintendência de Seguros Privados) e as novidades em produtos da Travel Ace, além de cases referentes ao tema. Eu simplesmente não viajo sem a garantia de um seguro de viagem e a grande maioria dos opaíses só aceitam a entrada de turistas devidamente segurado. O evento aconteceu no Braston Hotel Augusta (Rua Augusta, 467 – Consolação) e tratou das mudanças promovidas pelas empresas que operam seguro viagem, que passaram a oferecer um leque mais abrangente de coberturas obrigatórias. Em viagens internacionais, tornou-se indispensável a cobertura, além das despesas médicas, das hospitalares e odontológicas, traslado do corpo até o domicílio em caso de falecimento, transporte até o hospital ou clínica mais próxima e regresso sanitário.



22ª BNT MERCOSUL



Dias 20 e 21 de Maio, acontece a 22ª edição da BNT MERCOSUL – Bolsa de Negócios Turísticos, na cidade de Itajaí, Balneário Camboriú e Beto Carrero World. O evento já possui uma programação preliminar, que inclui: Visitas técnicas à empreendimentos turísticos das cidades de Balneário Camboriú e Itajaí e Beto Carrero World. A tradicional FEIRA DE NEGÓCIOS, no CENTREVENTOS – Itajaí, que Segundo os diretores da BNT, Geninho Goes e Jair Pasquini, para este ano são previstos 146 estandes, com 400 expositores, dentre hotéis, destinos turísticos, atrações, produtos e serviços voltados ao setor de turismo.



O BUSINESS CENTER, um espaço EXCLUSIVO para empresas privadas com estande que não sejam compartilhados onde, Operadoras do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Peru atenderão fornecedores da indústria turística com foco totalmente voltado para os negócios. Na pauta destes profissionais, estarão assuntos como tarifários, períodos para reservas e bloqueios e pacotes promocionais. Em 2016, a BNT já possui grandes parcerias. Já foram confirmadas a participação de mais de 30 grupos de FAMTURS de agentes de viagens do Brasil e países vizinhos. 



Além disso, o evento conta com APOIO do Ministério do Governo do Estado de SANTA CATARINA-, Prefeitura de ITAJAÍ, Prefeitura de BALNEÁRIO CAMBORIÚ, BETO CARRERO WORLD; A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL Governo do Estado do MATO GROSSO DO SUL, Governo do Estado do RIO GRANDE DO NORTE, COSTA VERDE & MAR, Governo do Estado do RIO GRANDE DO SUL, PARQUE UNIPRAIAS e INFINITY BLUE RESORT & SPA. 




“A BNT possui grandes parceiros. Nosso objetivo é dar sequência a essa confiança e credibilidade, e contribuir cada vez mais com o desenvolvimento dessa atividade econômica, divulgando cada dia mais destinos e serviços turísticos para um público qualificado.” Afirmam, Geninho Goes e Jair Pasquini – Diretores do Grupo BNT. As salas de capacitação acontecerão também durante os dois dias de Feira e por fim, a tão esperada entrega do prêmio campeões de vendas Beto Carrero, que certifica quem realmente tem movimento comercial. 



PARQUE UNIPRAIAS



Nesta quinta-feira, (14) o Parque Unipraias participa de uma grande ação social de alcance nacional: o Dia Nacional da Alegria - DNA. Durante todo o dia, o Parque recebe cerca de 2,2 mil crianças de escolas públicas de Balneário Camboriú (SC) e região para curtirem as atrações do Unipraias gratuitamente, além de diversão com recreadores, teatro, palhaços e lanche. Promovido pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), o DNA objetiva melhorar o conhecimento dos brasileiros em relação aos parques e atrações turísticas e já levou centenas de milhares de crianças de baixa renda para aproveitar as atrações associadas em todo país, de forma gratuita. 




“Participamos desde a primeira edição do DNA com muita alegria. É uma grande satisfação e recompensador ver o encantamento que o Parque proporciona a essas milhares de crianças”, afirma Patricia Tedesco, Conselheira Executiva do Parque Unipraias. O Dia Nacional da Alegria no Parque Unipraias conta com apoio da Chocoleite, Vonpar/Coca-Cola e Mania de Pipoca. Informações adicionais podem ser obtidas através do fone (47) 3404-7600.


INFINITY BLUE NA EXPO


Para crescer os 15% esperados em 2016 na comparação com o ano passado, o Infinity Blue Resort, minha casa em Balneário Camboriú (SC), tem como uma de suas principais apostas a interação de artistas famosos com seus hóspedes. Trata-se do projeto Intimidades, cuja proposta é promover shows musicais com pouca plateia, promovendo um contato próximo entre cantores e clientes. O primeiro evento será em 26 de maio com a dupla sertaneja Victor e Léo. 


“São shows para um público de no máximo 700 pessoas, dos quais metade serão hóspedes e metade com vendas de ingressos. O interessante é que os próprios artistas estarão hospedados no Infinity Blue durante o final de semana ou feriado de evento”, explica o diretor do empreendimento, Alberto Cestrone.


Outro diferencial desses shows é que os fãs podem jantar com os artistas e encontrá-los nas áreas comum do Infinity Blue durante a estada, como piscina e spa. Idealizadora do projeto, a gerente de Vendas do resort, Juliana Molina, afirma que essa é mais uma das apostas contra a queda do corporativo em ano de crise. “Atraímos eventos como casamentos, aniversários e grandes festas de lazer nos primeiros meses do ano e nos surpreendemos com a capacidade desse nicho superar o corporativo, que costuma ser nosso motor”, aponta Juliana. “Esse show é mais uma tacada e, quando a crise acabar, teremos nas mãos dois produtos consolidados em lazer e corporativo.”


Infinity Blue planeja receber cinco eventos em 2016 com o Projeto Intimidades. A próxima data será comemoração de São João, porém o artista ainda não foi confirmado. Juliana ainda ressalta que os shows não serão apenas sertanejo, portanto artistas de todos os gêneros musicais estão sujeitos a se hospedarem no Infinity este ano. O primeiro trimestre de 2016 representou recorde de vendas para o resort catarinense, de acordo com Cestrone.


SOB NOVA DIREÇÃO


Clioque na imagem para ampliá-la

Ainda falando sobre o melhor resort para famílias do Sul do Brasil, o Infinity Blue Resort & Spa foi palco do evento do Balneário Convention & Visitors Bureau, onde tomaram posse a nova diretoria. Evento extremamente prestigiado pelo trade local e catarinense. Uma grande festa. Votos de muito sucesso a nova diretoria.  

FEIJÃO AMIGO



Alberto Cestrone, Diretor do Infinity Blue Resort & Spa, recebeu  no final da tarde desta última quarta-feira, 12, o presidente da ABAV-SC, Eduardo Loch. Na pauta o tradicional Feijão Amigo, que acontecerá no Centro de Eventos do resort, no próximo dia 19 de maio, que reunirá um seleto grupo de 400 pessoas do trade nacional e internacional.

FESTURIS GRAMADO


Presença marcante na feira de turismo em Campinas. Com stand próprio, divulgando o FESTURIS, a cidade de Gramado e o sempre parceiro Chocolate Planalto. Segundo Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, a agenda foi  intensa com reuniões e trabalho de captação visando a apresentação do FESTURIS 2016 para clientes e parceiros em Campinas -SP.  Entre as novidades apresentadas pelos diretores em Campinas, foi o Espaço Luxury, uma das atrações que prometem agitar a feira em novembro. O Espaço Luxury será um ambiente diferenciado, dentro da feira de negócios em Gramado, que terá marcas e produtos de alto nível. As novidades nacionais e internacionais deste mercado serão apresentadas para um seleto público que busca experiências únicas e diferenciadas, com muita exclusividade.


“Estávamos esperando o momento ideal. Com a crise econômica percebemos que o segmento de luxo não apresenta flutuações, sendo fortalecido ano após ano. Outro fator é que a cidade de Gramado ainda não estava pronta para receber, com eficiência, o nicho de luxo. Gostamos de inaugurar os salões focados no desenvolvimento da cidade, assim como fizemos com os espaços de acessibilidade e sustentabilidade”, explica Marta Rossi, diretora do FESTURIS. "Queremos oferecer um espaço que possibilite aos destinos e grandes marcas a venda de seus serviços exclusivos para um público seleto", comenta o diretor Eduardo Zorzanello. Ele também destaca o trabalho que a direção da feira está fazendo de imersão deste nicho de mercado, com investimento e aprendizado, para oferecer um espaço único nesta edição. O FESTURIS - Festival Internacional de Gramado ocorre de 3 a 6 de novembro, no Serra Park.


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RESORTS


Marta Rossi, na foto com João Bueno, Diretor Executivo da Associação Brasileira de Resorts, alinhou ações para o FESTURIS. A ABR, completa 15 anos em dezembro e Gramado será palco das comemorações. Bons resultados na Expo! 

HOTEL CERCANO


Minha casa em Gramado, novinho e do lado da Rua Coberta, tem nova Gerente Comercial. Trata-se da amiga da Gabriela Zanatta, que terá como suas principais missões consolidar ainda mais a marca do empreendimento e fortalecer o relacionamento com o mercado. O objetivo do hotel é qualificar a área comercial, investindo em pesquisas e planejamento estratégico para orientar e estruturar o setor, além de firmar novas parcerias. Com mais de 10 anos de experiência em hotelaria, Gabriela Zanatta atuou como gerente de vendas, com foco em serviços de luxo e também foi coordenadora comercial do Snowland por quase dois anos. Gabriela é bacharel em turismo pela UCS, Universidade de Caxias do Sul, onde atualmente estuda gestão estratégica de empresas. “Meu trabalho no Cercano tem como objetivo divulgar o empreendimento e fazer do hotel o local mais desejado para quem vem a Gramado”, destaca.


PROJETO CULTURAL EM GRAMADO


O encerramento do projeto cultural Mimicando na Serra ocorreu no último sábado, dia 09, na Expogramado. O Grupo Teatral Nós Mimo recebeu cerca de 250 pessoas para comemorar o sucesso do projeto, que circulou por bairros do município de Gramado durante os meses de março e abril deste ano, levando apresentações de teatro, ao ar livre, gratuitamente para a comunidade. As portas do Auditório Hortênsia, na Expogramado, abriram-se para receber a plateia animada que presenciou uma apresentação da peça “FRITZ”. Um público extrovertido, diverso, repleto de crianças, adultos e famílias inteiras que reservaram a noite para dar boas risadas. O Grupo Nós Mimo preparou uma apresentação de fotos das apresentações feitas nos bairros Moura, Piratini, Várzea e Altos da Viação Férrea, seguido de vídeos e depoimentos de pessoas que presenciaram o projeto, onde foi possível ver a importância e a necessidade de realizar-se mais atividades culturais descentralizadas na cidade. 


O projeto Mimicando na Serra teve financiamento do Fundo Municipal de Cultura de Gramado. “Nós defendemos que a arte tem que ser acessível à população e, como dissemos no sábado à noite, se os moradores da cidade não conseguem vir ao centro de Gramado assistir teatro, passa a ser uma responsabilidade dos artistas irem até onde eles estão: nas praças e espaços públicos de seus próprios bairros”, afirma Luana, integrante do grupo Nós Mimo. O grupo Nós Mimo é formado pelos atores Alessandro Müller e Luana Michel, que utilizam a linguagem do teatro de rua e o estudo sobre técnicas de linguagem corporal, mimo corporal dramática, além de pantomima e palhaço.

Melhor endereço italiano em Gramado

FESTIBAL JPA

Clique na imagem para ampliá-la

Claudio Jr; Diretor do maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o FESTIVAL JPA, também circulou pelos corredores da Feira de Turismo de Campinas concretizando grandes negócios. Segundo ele, muito trabalho e uma energia positiva impulsionaram o evento a partir das palestras do 9º Seminário, realizado no período da manhã na Expo de Negócios em Turismo, que ainda reservou oportunidades de relacionamento e capacitação no último sábado. Claudio aproveitou a oportunidade e confirmou que a April Coris será novamente a seguradora do evento, que realizado nos dias 21 e 22 de outubro, no Centro de Convenções da capital paraibana. Na edição do ano passado, a April Coris ofereceu a todos os participantes do evento o Cartão de Assistência nacional com validade de cinco dias, para total assistência hospitalar.

Tropical Tambau Resort - João Pessoa - PB

PARCERIA



O último dia da 39ª Expo de negócios em turismo em Campinas-SP, foi bastante movimentado no estande da Paraíba. O diretor de Marketing da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Luciano Lapa, recebeu as visitas dos executivos da Operadora CVC e diretores da revista Qual Viagem. Durante a reunião com Marcos Telone e Eliana Picchi, da Qual Viagem, ficou definida uma nova ação junto à revista, que tem divulgado diversos roteiros da Paraíba, enfatizando o slogan de que o estado tem mais do que sol e mar. No encontro com os executivos da CVC, maior operadora de turismo das Américas, ficou confirmado o excelente desempenho das vendas de pacotes para a Paraíba. Somente para o São João de Campina Grande, a operadora apresentou um crescimento de quase 40% em 2015 em relação a 2014.  



PARÁ


Edmar Bull, presidente da Abav Nacional, com a diretora da Abav Pará, Rose Larrat e Joy Colares, secretaário adjunto da Setur-Pa. Participam da Aviesp, tradicional evento voltado para a capacitação profissional no turismo.

PRESS CLUB & DIÁRIO DO TURISMO


A mudança de endereço do Diário do Turismo, agora instalado na emblemática Av. São Luis, 112 – 4° andar – cjto. 403, fez renascer intento antigo de parceria logística com o Press Club. Ou seja: os jornalistas que cobrem eventos e pautas do trade turístico podem se reunir ou fazer uso das locações do DT na interface com empresas e entidades localizadas no entorno, a exemplo da Abav Nacional (localizada em frente), da Abav-SP, Abracorp e Aviesp, baseadas na Av. Vieira de Carvalho. O compartilhamento de espaço com o Diário do Turismo vem ao encontro da proposta original do Press Club – reunir jornalistas cadastrados, convidados e credenciados no afã de estabelecer vínculos colaborativos, acessar fontes balizadas do setor e facilitar o trabalho profissional. “O Paulo Atzingen, criador e publisher do Diário do Turismo, escritor e dono de ideais muito consequentes, dá exemplo para que outros colegas Brasil e mundo afora compartilhem espaços e atitudes colaborativas. O Press Club se sente honrado em estreitar laços com o Diário do Turismo”, manifesta Luiz Henrique Miranda, diretor da Agência Amigo! e criador e do Sistema Press Club. Para usufruir das facilidades proporcionadas pela parceria, ligar para 11-2806-0711; 3214-1776.


MAPA TURÍSTICO


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) realizou uma oficina para atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. O encontro, foi voltado para representantes de órgãos municipais de turismo. O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta que orienta o Ministério do Turismo e os governos estaduais no desenvolvimento de políticas públicas para o setor e deve ser atualizado constantemente. A última atualização do Mapa foi realizada em 2013, configurando, em Mato Grosso, 89 municípios com potencial turístico, distribuídos em 15 regiões turísticas. A atualização é feita com base em critérios técnicos e as exigências mínimas para um destino compor o Mapa do Turismo são: possuir órgão responsável pela pasta de turismo (secretaria, coordenadoria ou departamento); destinar dotação para o turismo na Lei Orçamentária Anual e assinar o Termo de Adesão ao Programa de Regionalização do Turismo.  No encontro, foram definidos os municípios e regiões de Mato Grosso que irão representar o Estado no Mapa.