quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Ministério do Turismo investiu 418 milhões de reais em 694 obras de infraestrutura turística

MINISTÉRIO DO TURISMO INVESTIU APENAS R$ 418 EM TURISMO


O Ministério do Turismo investiu neste ano R$ 418 milhões em 694 obras no país, em média R$ 602.305,476, 00 por obra, umas mais outras menos, o que pé praticamente nada diante do que o nosso país precisa e para que no mínimos dobremos o número de turistas  estrangeiros nos visitem. Com esse valor isso não irá acontecer nem a curto e nem a médio prazo. Os recursos foram aplicados em diferentes projetos de infraestrutura turística. Os dados foram divulgados por um relatório da Secretaria Nacional de Estruturação do Turismo, que monitora o desenvolvimento das intervenções. Entre os projetos entregues estão a revitalização de praças, aquisição de equipamentos, construção de centros de eventos, pavimentação asfáltica, entre outras obras. Em Garibaldi (RS), por exemplo, o MTur investiu na ampliação do Centro de Eventos onde ocorrerá a Fenachamp (Festa da Espumante Brasileira.

O Ministério do Turismo investiu neste ano R$ 418 milhões em 694 obras no país, o que pé praticamente nada diante do que o nosso país precisa e para que no mínimos dobremos o número de turistas  estrangeiros nos visitem.

Em Bonito (MS), o ministério liberou recurso para a revitalização da iluminação da Praça da Liberdade e do Centro de Múltiplo Uso. Em Natal (RN), a obra entregue foi a revitalização da orla marítima. No Pará, os recursos foram investidos na urbanização da orla do município de Brejo Grande do Araguaia. Por fim, em Minas Gerais, foram investidos na reforma da Casa de Artesanato João Salgado, no município de Conselheiro Lafaiete. São "apenas puxadinhos".

O Ministério do Turismo investiu neste ano R$ 418 milhões em 694 obras no país, o que pé praticamente nada diante do que o nosso país precisa e para que no mínimos dobremos o número de turistas  estrangeiros nos visitem.

A região Nordeste foi a que obteve o maior número de obras concluídas e entregues até outubro. Ao todo, foram 299 intervenções com o investimento de R$ 218 milhões. O Sul foi a segunda a ter obras terminadas com 160, tendo investimentos superiores a R$ 64 milhões. No Sudeste, 124 foram entregues, com investimento superior a R$ 50 milhões. Na região Centro-Oeste, o MTur inaugurou 76 obras (R$55 milhões) e, no Norte, 35 (R$ 25 milhões). Recentemente, o ministério já havia divulgado liberação de recursos para Angra dos Reis e para a Rota das Emoções. Estes locais receberam recursos de R$ 15 milhões e de R$ 200 milhões, respectivamente.

Cauê - Sabores da Mata Agora sim nós temos o verdadeiro AÇAÍ. Cauê - Sabores da mata. Além disso as saborosas comidas típicas daquele estado, que é a Joia da Amazônia. Nada de mistura, a não ser que você queira, da primeira e da segunda batida. Daqui alguns dias o verdadeiro sorvete de açaí que eu só consigo tomar na Estação das Docas em Belém. Além disso eles também são distribuidores. E agora, como grande novidade, a famosa baiana, rainha do acarajé, Jucélia Conceição, cuja mãe já fez história na Ilha da Magia, irá fazer as honras da casa toda a sexta-feira fazendo seus acarajés, vatapás, e outras comidas típicas baianas. Mais outra novidade é que também funciona aos domingos. Não dá pra perder.

LAGES A PRINCESA DA SERRA


Lages conclui última fase do Criaticidade, projeto que dará marca ao município Lages - SC - A Princesa da Serra - Foto - Creditosul

Lages conclui última fase do Criaticidade, projeto que dará marca ao município. Desenvolvido pela Glóbulo e co-criado em parceria com a iniciativa pública e privada, o resultado de pesquisas e diagnósticos foram transformados em branding e vai nortear um desenvolvimento dos potenciais da 8ª economia do Estado. A Princesa da Serra de Santa Catarina vai receber de presente dia 21 de novembro (dentro das celebrações do aniversário de 253 anos, celebrado dia 22 de novembro), a etapa conclusiva do projeto Criaticidade, um marco não só para o município, como para Santa Catarina, que terá sua primeira cidade elevada a marca de propósito.

Lages conclui última fase do Criaticidade, projeto que dará marca ao município 
Catedral de Lages - SC - Foto: Adailton Camargo
A Glóbulo, de Florianópolis, aceitou o desafio de, pela primeira vez, ressignificar a imagem de uma cidade considerando seus recursos naturais e humanos. “Lages e região tem potenciais expressivos no Planalto Catarinense, nas mais diversas áreas, capacidades adormecidas que a Glóbulo veio evidenciar em parceria fundamental com a iniciativa pública e privada”. O Criaticidade, que é 100% patrocinado pela iniciativa privada, começou com o levantamento de um diagnóstico da região por meio de 500 entrevistas, o que resultou num relatório entregue em julho passado ao Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Municipal de Lages, PEDEM - que envolve poder público e iniciativa privada.

Hotel Fazenda Boqueirão - Ícone do Turismo Rural do Brasil - Lages - SC - A Princesa da Serra Hotel Fazenda Boqueirão - Ícone do Turismo Rural do Brasil - Lages - SC - A Princesa da Serra

O Criaticidade é um dos movimentos mais importantes que estão acontecendo em Lages. Neste projeto, todos são protagonistas da mudança planejada que todos querem para o município e região. Todos podem participar do movimento. As opiniões e ideias de diversas pessoas e segmentos da sociedade permitem a construção de novos projetos e a consolidação de resultados que irão melhorar a vida de todos os lageanos, e reforça a importância do envolvimento. Mas pelo que pude observar, sobre o potencial turístico gigantesco da região serrana, ícone do turismo rural do Brasil, foi esquecido. Sem o turismo não da para ser  proativos para que o Criaticidade realmente aconteça.

Meat Shop - O melhor endereço gastronômico em Jurerê Internacional Meat Shop - O melhor endereço gastronômico em Jurerê Internacional - 02/04 tem a noite espanhola com musica e apresentação flamenca. Faça sua reserva urgente ((48) 3234-9548).

SANTUR ATUALIZA O MAPA DO TURISMO EM SC


 Mapa do Turismo de Santa Catarina (SC) acaba de ser atualizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur) O Mapa do Turismo de Santa Catarina (SC) acaba de ser atualizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC
E para ajudar, afim de que o Criaticidade realmente aconteça, o Mapa do Turismo de Santa Catarina (SC) acaba de ser atualizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur). O arquivo foi validado pelas Instâncias de Governança Regionais de Turismo (IGRs) e pode ser acessado em três idiomas e em diferentes formatos. O documento conta ainda com ícones que destacam os principais segmentos turísticos de cada região, facilitando assim a identificação do público pelas atividades de interesse, como, por exemplo, ecoturismo, enoturismo e turismo religioso.

O Mapa do Turismo de Santa Catarina (SC) acaba de ser atualizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC
“Com essa ação a Santur busca fomentar o processo de fortalecimento das políticas públicas de turismo no Estado”, afirma a presidente da Santur, Flavia Didomenico - Foto: Satur-Divulgação

A atualização do Mapa ocorre após a aprovação, pelo Ministério do Turismo (MTur), da criação de uma nova região turística em SC, o Vale dos Imigrantes, no Meio-Oeste catarinense. Com isso, SC passa a ter 13 regiões turísticas. Além disso, o Estado conta com 177 municípios cadastrados no Mapa do Turismo Brasileiro 2019*. Criado a partir do desmembramento da antiga região Vale do Contestado, o Vale dos Imigrantes reúne 25 municípios do Meio Oeste de SC. O Vale do Contestado teve seu nome alterado para Caminhos do Contestado e reúne quatro municípios que têm sua história ligada à Guerra do Contestado: Itaiópolis, Mafra, Major Vieira e Porto União.

Santa Catarina tem 13 regiões turísticas Vale dos Imigrantes - Santur - Divulgação

O processo de atualização do Mapa do Turismo em Santa Catarina é de responsabilidade da Gerência de Políticas Públicas (Gepot) da Santur, com apoio da Gerência de Marketing Digital (Gemad). Os municípios que compõem o Mapa são indicados pelos órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, e categorizados a partir de critérios do MTur. O Mapa está vinculado ao Programa de Regionalização do Turismo e orienta a atuação do MTur no desenvolvimento das políticas públicas. Ele é atualizado bienalmente. Para integrar o Mapa os municípios tiveram que atender alguns critérios e compromissos, entre eles a participação em instância de governança regional (IGR) e possuir Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) atuante.

Mapa do Turismo de Santa Catarina (SC) acaba de ser atualizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur).  Descubra Santa Catarina - Santur - Divulgação
O novo Mapa do Turismo de Santa Catarina está disponível para consulta e download em alta resolução no site da Santur em duas versões (completa e simplificada), diferentes formatos e ainda nos idiomas português, inglês e espanhol. Basta acessar o link: http://bit.ly/MapadoTurismo_SC. *A lista dos municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro foi atualizada pelo Ministério do Turismo (MTur), por meio da portaria nº 271/2019, publicada no Diário Oficial da União (DOU).
https://www.youtube.com/watch?v=aeC7idy71RA&t=22s
O Circuito Fisio Sports conta com fisioterapia, pilates, treino funcional, massoterapia e nutrição. No Pilates acontece atividades sem impacto, com atenção as posturas e respiração, utilizando molas como resistência.

BETO CARRERO WORLD NO FESTURIS


Como levar a fantasia, vender e encantar seus clientes. Este será o principal tema da capacitação que o Beto Carrero World levará a integrantes do trade turístico na Festuris Gramado, considerada uma das principais Feiras Internacionais de Turismo do Brasil.  Beto Carrero World - Divulgação

Como levar a fantasia, vender e encantar seus clientes. Este será o principal tema da capacitação que o Beto Carrero World levará a integrantes do trade turístico na Festuris Gramado, considerada uma das principais Feiras Internacionais de Turismo do Brasil. Com apresentação do coordenador de Vendas, Rafael Cavalcante, a palestra será realizada na sexta-feira (8/11) e será aberta a todos os agentes e interessados em conhecer mais das novidades, sobre o portal Mundo Agente, vendas e os encantos do maior parque temático da América Latina.

Como levar a fantasia, vender e encantar seus clientes. Este será o principal tema da capacitação que o Beto Carrero World levará a integrantes do trade turístico na Festuris Gramado, considerada uma das principais Feiras Internacionais de Turismo do Brasil.  Madagascar Crazy River Adventure Beto Carrero World - Foto: Divulgação

Além da capacitação, o Beto Carrero World levará novidades ao seu estande na Feira de Negócios, que será realizada entre sexta-feira (8/11) e sábado (9/11). No local, apresentará o tarifário para 2020/2021, informações sobre a nova temporada do espetáculo teatral e musical “Natal do Shrek”, que terá estreia em 1º de novembro, e detalhes do Festival VillaMix Beto Carrero, que reunirá em 29 de dezembro grandes nomes da música brasileira como o DJ Alok, Gusttavo Lima, Leonardo, Jorge e Mateus, Sorriso Maroto, entre outros. Os agentes de viagens poderão ter ainda informações sobre as mais de 100 atrações do Beto Carrero World. Entre os destaques está a área temática Hot Wheels, que abrange restaurante, a única loja nas Américas e o sucesso Hot Wheels Epic Show, que transforma brinquedos em realidade em um espetáculo de manobras radicais com veículos.

Brocker Turismo a melhor agência/operadora e receptivo da Serra Gaúcha 
Brocker Turismo a melhor agência/operadora e receptivo da Serra Gaúcha

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL FÉRIAS DE VERÃO


O Beto Carrero World integra o roteiro ideal para turistas de todas as idades e estilos, com mais de 100 atrações e shows exclusivos. DJ Alok - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

Falando nisso, e ao lado das mais belas praias catarinenses, a partir de novembro, o maior parque temático da América Latina abrirá diariamente. O Beto Carrero World integra o roteiro ideal para turistas de todas as idades e estilos, com mais de 100 atrações e shows exclusivos.  Como grande novidade da temporada de Verão, o ogro mais amado do cinema volta a protagonizar o musical teatral ‘Natal do Shrek’. Com estreia agendada para 1º de novembro, o espetáculo traz aos visitantes os valores natalinos, muita magia e música com os protagonistas da DreamWorks Animation, incluindo Fiona, Gato de Botas, Homem Biscoito, os Pinguins de Madagascar, o Po do Kung Fu Panda e outros personagens queridos de crianças e adultos.Ainda no clima musical, no dia 29 de dezembro, o maior parque temático da América Latina traz pela quarta vez um dos maiores festivais de música do Brasil, o VillaMix Festival Beto Carrero. São mais de 10 horas de evento e grandes nomes da música como o DJ Alok, e os sertanejos Gusttavo Lima, Jorge e Mateus, Matheus e Kauan, entre outros.

Ficou fantástico o novo espaço para eventos do tradicional Restaurante João de Barro em Cacupé, presente, tradicional e presente em Florianópolis a mais de 20 anos. Segundo Diana Lorenzo, proprietária do estabelecimento, esse espaço já vinha sendo solicitado pela maioria dos nossos clientes que buscavam um ambiente para comemorar bodas, realizar casamentos, formaturas, festas de finais de ano. Então aliamos a nossa alta gastronomia, criamos esse novo espaço, com toda essa vista espetacular, para melhor atender nossos clientes. Mas reservas com muita antecedência são fundamentais.

FINALMENTE: ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA PARQUES


Parque Beto Carrero World comemora a isenção definitiva do imposto de importação de equipamentos para os parques temáticos e aquáticos no Brasil. A mudança foi publicada no Diário Oficial da União. Este era uma antiga reivindicação dos parques temáticos.
Parque Beto Carrero World comemora a isenção definitiva do imposto de importação de equipamentos para os parques temáticos e aquáticos no Brasil. A mudança foi publicada no Diário Oficial da União. Este era uma antiga reivindicação dos parques temáticos. A última isenção foi de dois anos, mas como o segmento tem planejamento a longo prazo, o efeito ocorria mais na troca de atrações antigas. Agora essa resolução permite o desenvolvimento do setor de forma mais estruturada e vai gerar novos empreendimentos, incentivar os atuais negócios e criar mais empregos, algo que é uma das características do setor. Outros países não têm esse tipo de imposto e o Brasil que cobra até pra respirar, era praticamente a última fronteira neste aspecto. Ao retirar esse imposto, consegue-se um equilíbrio na desproporção com outros locais do mundo em termos de carga tributária. Os parques são alguns dos grandes motores do Turismo de lazer. Os visitantes utilizam serviços de companhias aéreas, hotéis e locadoras de carros para visitar as atrações.

Proclame seu feriado no Pratas Thermas Resort & Conventions Proclame seu feriadão no Pratas Thermas Resort & Conventions

DIA DO HOTELEIRO


ABIH-SC e o dia do hoteleiro 

O Dia do Hoteleiro é um dos principais eventos da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC. Já é uma tradição que empresários de meios de hospedagens realizem ações sociais envolvendo entidades da comunidade onde estão estabelecidos, visando apresentar o empreendimento e a rotina das pessoas que nele trabalham. A ABIH-SC, realiza um evento comemorativo que tem como objetivo principal homenagear os hoteleiros de diversos meios de hospedagem do Estado, bem como, proporcionar momentos de integração e networking entre os homenageados, convidados e a entidade. Neste ano, o evento será no Iate Hotel Florianópolis, no dia 05 de novembro. O evento inclui em sua programação o lançamento da 33ª edição do Encatho & Exprotel, Lançamento da Revista Encatho & Exprotel, Entrega de Placas aos Associados, entre outras ações. nscrições gratuitas neste link.

Travel Ace - Não viaje sem seguro 
Travel Ace - Não viaje sem seguro

DUTTY FREE BLACK PRICES - U$ 1,00



A partir da próxima sexta-feira (1), o Duty Free terá produtos por US$1 nas lojas do embarque e desembarque dos terminais 2 e 3 do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU) e terminal 2 do Aeroporto Internacional Tom Jobim (GIG). Serão elegíveis apenas compras submetidas previamente ao serviço de reservas do Duty Free Dufry.
Para participar, é preciso se cadastrar na página da promoção, aguardar as ofertas do Duty Free Black Prices por e-mail e fazer a reserva do produto entre o dia 1º até 30 de novembro. A retirada pode ser feita em até 35 dias após a criação do pedido. Todos os produtos e promoções disponíveis para reserva estão sujeitos à confirmação de disponibilidade na loja, enviada por e-mail em até 72 horas após o pedido. O regulamento da promoção está disponível no site da Duty Free. mas nem crie expectativas. Nos EUA isso funciona. Nas lojas de U$ 1,00 dos EUA você encontra desde caixas de pilhas alcalinas, aparelhos de barba até carga de tinta para impressoras. Produtos de ótimas qualidades. Já aqui no Brasil sabemos como funciona. Vou me inscrever para ver  como serão os preços.

Hotel Renar - Pacote completo anti stress 
Hotel Renar - Pacote completo anti stress

LOW COSTS ENFRENTAM BARREIRAS



Lows Costs que operam no Brasil Low Costs enfrentam barreiras - Divulgação

Ninguém disse que seria fácil enfrentar o cartel e a nossa falta de infraestrutura. Este ano, o congresso aprovou medida provisória que autoriza a participação de 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas. Isso foi apontado pelos executivos como determinantes para que o mercado brasileiro atraísse as companhias aéreas de baixo custo. A redução do ICMS sobre o querosene para aviação também foi destacado. Para as empresas o grande problema é a questão aeroportuária. Uma empresa que quer voar para São Paulo tem dificuldades. O aeroporto de Congonhas, por exemplo, já opera na máxima capacidade, não há mais slots disponíveis. Optar pelo aeroporto de Guarulhos significa pagar taxas altas, o que aumenta o custo da companhia e encarece a passagem. A saída são novos aeroportos regionais ou a nova geração de aeroportos a exemplo do Floripa Airport. É evidente para que o negócio seja sustentável a necessidade de mais investimento em infraestrutura. Em um mercado maduro como Estados Unidos ou Europa, cidades grandes, de 500 mil habitantes, possuem um serviço aéreo de qualidade. Aqui ainda estamos engatinhando e muito longe de chegarmos lá.As low costs também precisam investir muito em mídia com seus roteiros e destinos.

Agora se você está em Gramado ou estará indo para o festuris e Natal luz, anote aí o melhor endereço gastronômico italiano. Famiglia Guimarães Agora se você está em Gramado ou estará indo para o Festuris e Natal luz, anote aí o melhor endereço gastronômico italiano. Famiglia Guimarães

CVC & NATAL LUZ DE GRAMADO



CVC é patrocinadora oficial do 34º Natal Luz de Gramado Natal Luz Gramado - Divulgação

CVC renova o patrocínio ao Natal Luz de Gramado (RS), que acontece de 24 de outubro de 2019 a 12 de janeiro de 2020. Como todos os anos, a operadora oferece pacotes completos que incluem ingressos para as principais atrações do evento. Exclusivamente para o Natal Luz, a CVC disponibiliza mais de dez mil lugares - entre voos, passagens rodoviárias e apartamentos em hotéis - com embarques em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Maceió, Belo Horizonte, Belém, Vitória e Campo Grande. O cliente pode formatar a viagem de acordo com sua preferência, incluindo ingressos para o espetáculo, traslado, passeios adicionais e aluguel de carro. O 34º Natal Luz terá 74 dias de atividades e mais de 600 atrações, como a “Trupe de Natal”, “Casa do Papai Noel”, “Ilumination”, “Lenda do Bosque de Natal” e o evento mais aguardado pelos visitantes, o “Desfile – A Magia do Noel”. As opções de roteiros já estão disponíveis nas agências CVC e através do site.

Pizzaria Lorenzo´s, a melhor e mais premiada da Grande Florianópolis.  Pizzaria Lorenzo´s, indiscutivelmente a melhor e a mais premiada da Grande Florianópolis. Mas é bom fazer reserva com antecedência. O visual da Ilha da Magia de lá (Cacupé), é fantástico.

BILHÕES NO EXTERIOR


Enquanto isso, além dos preços caríssimos das passagens aéreas no Brasil e a nossa falta de conectividade, mesmo com o dólar em alta, os gastos de brasileiros em viagem ao Exterior chegaram a US$ 1,330 bilhão em setembro. Esse foi o maior valor para o mês desde setembro de 2017, quando ficou em US$ 1,716 bilhão.

Enquanto isso, além dos preços caríssimos das passagens aéreas no Brasil e a nossa falta de conectividade, mesmo com o dólar em alta, os gastos de brasileiros em viagem ao Exterior chegaram a US$ 1,330 bilhão em setembro. Esse foi o maior valor para o mês desde setembro de 2017, quando ficou em US$ 1,716 bilhão. No mesmo mês de 2018, as despesas somaram US$ 1,189 bilhão. Os dados foram divulgados em Brasília, pelo Banco Central. Na contra mão, devbido aos mesmos problemas que citei, ss receitas de estrangeiros em viagem ao Brasil totalizaram US$ 391 milhões no mês passado. Com isso, a conta de viagens, formada pelas despesas e as receitas, fechou setembro negativa em US$ 938 milhões e nos nove meses do ano com déficit de US$ 8,814 bilhões.

Vem aí a 10ª Edição do Pedal do Barquinho Não perca, inscrições abertas

EM OUTRO PLANETA



Alta Airline Leaders Forum. A 16ª edição, que aconteceu em Brasília, que teveo tema Competitividade da indústria no cenário atual Secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann - Foto: Secretaria de Aviação Civil

Todavia, como se estivesse vivendo em outro planeta, foi otimista o tom do discurso do Alta Airline Leaders Forum. A 16ª edição, que aconteceu em Brasília, teve o tema Competitividade da indústria no cenário atual. O Secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, chegou a falar em revolução no setor. De acordo com ele, o governo brasileiro tem políticas públicas ousadas para alcançar, em "2025", 200 milhões de passageiros transportados, quando hoje, a marca alcançada é de 100 milhões. "Vamos surpreender a nossa demanda e revolucionar" Pode? Claro que pode num governo que despreza totalmente o turismo. Ronei Glanzmann ainda falou sobre a importância de manter os players que já atuam no Brasil, mas também na busca por novos. "Temos um grande espaço para crescimento. Nossos preços são compatíveis (????) com o mercado internacional, mas temos condições de reduzir os valores e chegar a uma verdadeira revolução". Nem slots temos para as novas cias. Como eu disse ele não é do nosso planeta.

Essa delícia, que deve ficar na geladeira, fica melhor a cada dia. Depois de cinco dias ele fica insuperável. Incrível mesmo. Bolo da Madre - São José - SC - Reserve o seu Essa delícia, que deve ficar na geladeira, fica melhor a cada dia. Depois de cinco dias ele fica insuperável. Incrível mesmo. Bolo da Madre - São José - SC - Reserve o seu.

RENATA MATOS - A BELLA DA SEMANA


Renata Matos, nossa Deusa Grega vai encerrar o mês de outubro com sabor de quero mais... Renata Matos - A Bella da Semana - Foto: Bella da Semana
A quantidade de pedidos para que ela voltasse foi tão grande, que para a sua felicidade resolvemos atender! Renata Matos, nossa Deusa Grega vai encerrar o mês de outubro com sabor de quero mais... Essa gata deixou os assinantes encantados com sua beleza exuberante: olhos azuis, seios fartos, bumbum perfeito e coxas torneadas. Se você ainda não viu, já alertamos: prepare-se para ficar hipnotizado pela beldade… Confira a segunda parte do ensaio exclusivo na quarta-feira (30), anote na sua agenda e desmarque os compromissos! Ainda não é assinante? Tenha acesso ao conteúdo SEM CENSURA! Fique por dentro de tudo o que acontece na maior revista masculina do Brasil: assine AGORA!

Prato Executivo semanal no Galeto Di paolo Depois dos exageros do final de semana, a dicas é saborear durante a semana o prato executivo do Di Paolo. A opção disponível nas casas onde reina a sequência leva à mesa sopa de capeletti, dois pedaços de galeto, polenta frita e brustolada e salada e massa a escolher. Galeto di Paolo - O Melhor do Brasil - Também em Itapema - SC, na BR 101 em frente a PRF.

Leia ainda: Aeroporto Internacional de Florianópolis recebe reconhecimento internacional


turismoonline.net.br - O portal do turismo, hotelaria, gastronomia e viagens






quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Aeroporto Internacional de Florianópolis recebe reconhecimento internacional

FLORIPA AIRPORT RECEBE RECONHECIMENTO INTERNACIONAL


Foto: Elton Alvarenga - FloripaAirport - Divulgação

O Aeroporto Internacional de Florianópolis recebeu nessa terça-feira o título de Aeroporto Verde, concedido pela Airports Council International da América Latina e Caribe (ACI-LAC), devido ao programa de gerenciamento de resíduos, implantado pela Floripa Airport, concessionária do aeroporto de Florianópolis. A ACI é considerada a mais importante organização de aeroportos do mundo. Quando a Floripa Airport assumiu o aeroporto de Florianópolis, em janeiro de 2018, praticamente não havia um programa de gestão do lixo. Em março daquele ano, a concessionária iniciou o projeto de gerenciamento de resíduos. No primeiro mês, a concessionária já conseguiu desviar do aterro sanitário 22% do lixo gerado. Atualmente, o índice passa de 60%.

O Aeroporto Internacional de Florianópolis recebeu nessa terça-feira o título de Aeroporto Verde Foto Elton Alvarenga - FloripaAirport - Divulgação

O projeto começou com a separação dos resíduos recicláveis do não-recicláveis e orgânicos. Após colocar em prática o correto processo de separação, a Floripa Airport passou a encaminhar para compostagem a fração orgânica. Numa terceira etapa, iniciada em julho deste ano, a concessionária tornou-se parceira de uma fábrica de cimento, que por meio de tecnologia avançada, transforma o lixo até então não-reciclável em energia – o processo é chamado de co-processamento. Há ainda parcerias com outras empresas para reuso de materiais recicláveis, como o isopor que vira rodapé em uma empresa de Santa Catarina, contribuindo assim para a chamada economia circular.

O Aeroporto Internacional de Florianópolis recebeu nessa terça-feira o título de Aeroporto Verde
O Aeroporto Internacional de Florianópolis recebeu nessa terça-feira o título de Aeroporto Verde - foto: Jefferson Severino - turismoonline.net.br

Para o sucesso do programa, a concessionária atacou o problema em diversas frentes: educação e capacitação de toda a comunidade aeroportuária, especialmente dos estabelecimentos comerciais voltados à gastronomia; instalação de coletores seletivos; retirada das lixeiras individuais dos escritórios da Floripa Airport; eliminação dos utensílios descartáveis plásticos na sede administrativa; contratação de empresa especializada no gerenciamento de resíduo; para o novo aeroporto, a Floripa Airport criou um guia de sustentabilidade para os novos lojistas. Todas as orientações, que integram os contratos, deverão ser atendidas até janeiro de 2020, o que inclui, por exemplo a redução de utensílios plásticos não recicláveis de uso único (canudos, sacolinhas plásticas para as compras, copos, mexedores de bebidas, entre outros). Foram feitas ainda ações orientativas dentro do aeroporto, como o reuso de potes de vidros das lojas do aeroporto, como recipiente para doação do adubo produzido com os resíduos orgânicos.

 Novo marco para Florianópolis. Froripa passa a ter um aeroporto internacional de verdade 
Tobias Market - CEO do Floripa Airtport - Foto: Jefferson Severino - turismoonline.net.br
“A valorização do meio ambiente e a sustentabilidade são valores essenciais da nossa empresa. E temos trabalhado em diversas frentes em prol de um aeroporto mais verde. O programa de gerenciamento de resíduos atingiu, em pouco mais de um ano, resultados concretos extraordinários. São 322 toneladas de resíduos desviados do aterro sanitário. Mas nossas metas são ainda mais ousadas e vamos reduzir ainda mais os resíduos em nosso aeroporto” afirma Tobias Markert, CEO da Floripa Airport. O projeto engloba todo o caminho do passageiro, passando pelo lixo das aeronaves, gerenciamento do resíduo no terminal de passageiros e de cargas, no Boulevard 14/32 e nas amplas áreas externas com gramado e estacionamento do aeroporto. O título de Aeroporto Verde foi entregue, na cidade de Bogotá na Colômbia, ao diretor de Operações da Floripa Airport, Ricardo Gesse, durante a Assembleia Anual da ACI-LAC.


FLORIPA AIRPORT & PROCON


Com relação aos questionamentos do Procon Municipal de Florianópolis, a Floripa Airport esclarece que, desde a abertura do novo aeroporto em 1º de outubro, vem fazendo análise diária do fluxo de veículos Floripa Airport Desembarque - foto: Divulgação

Com relação aos questionamentos do Procon Municipal de Florianópolis, a Floripa Airport esclarece que, desde a abertura do novo aeroporto em 1º de outubro, vem fazendo análise diária do fluxo de veículos na via de embarque e desembarque de passageiros e constatado a eficiência do novo conceito para o fluxo nessa área. Nas primeiras duas semanas, registrou-se aproximadamente 90 mil veículos. Deste total, 80% fez todo o percurso - desde a entrada até a saída nas cancelas - em até 5 minutos; 14,34%, entre 5 e 8 minutos; e 3,49% ficaram no trecho entre 9 e 10 minutos. O percentual dos que pagam era 2% no início da operação e agora reduziu para 0,4%. Os dados acima demonstram que o período de 10 minutos é suficiente para que os passageiros e visitantes façam todo o processo de embarque e desembarque no novo aeroporto.

Floripa Airport - Divulgação
Eu acho pouco, principalmente porque a via de embarque e desembarque é muito estreita e o caos se instala na hora que vários voos chegam ou decolam em horários próximos. E um verdadeiro buzinaço. O valor do estacionamento é caríssimo, todavia o Floripa Airport esclarece que o motivo da cobrança de R$ 20 a cada 10 minutos excedidos ao tempo de permanência é dar a agilidade necessária ao fluxo de veículos nesta área, já que por ela passam quase 6.500 carros por dia. A cobrança, portanto, é apenas uma ferramenta para assegurar a operação organizada do meio-fio, além de inibir a permanência irregular de veículos. O tempo correto seria 15 minutos. O que custa cinco minutos a mais para o Floripa Airport?

Prato Executivo semanal no Galeto Di paolo Depois dos exageros do final de semana, a dicas é saborear durante a semana o prato executivo do Di Paolo. A opção disponível nas casas onde reina a sequência leva à mesa sopa de capeletti, dois pedaços de galeto, polenta frita e brustolada e salada e massa a escolher. Galeto di Paolo - O Melhor do Brasil - Também em Itapema - SC, na BR 101 em frente a PRF.

HOTEL RENAR ÍCONE HOTELEIRO NO VALE DO CONTESTADO


Já percebeu como esse ano está voando? É... 2019 já está chegando ao fim. O verão está quase aí também e com ele as férias escolares onde os pais podem aproveitar para passar um tempo a mais com a criançada. E nada como um lugar tranquilo para aproveitar ao máximo o precioso tempo com a família Hotel Renar - Férias em Família - Foto: Divulgação Renar
Já percebeu como esse ano está voando? É... 2019 já está chegando ao fim. O verão está quase aí também e com ele as férias escolares onde os pais podem aproveitar para passar um tempo a mais com a criançada. E nada como um lugar tranquilo para aproveitar ao máximo o precioso tempo com a família. O Hotel Renar tem o serviço ideal para quem quem quer fugir da correria do dia a dia, relaxar e ter um tempo de qualidade com as pessoas que ama. Com acomodações aconchegantes, piscinas de diferentes tamanhos, restaurante interno, sauna e recreadores, pode oferecer a tranquilidade e conforto que você tanto precisa.

Já percebeu como esse ano está voando? É... 2019 já está chegando ao fim. O verão está quase aí também e com ele as férias escolares onde os pais podem aproveitar para passar um tempo a mais com a criançada. Lazer no Hotel Renar - Foto: Divulgação

E ainda, sua localização oferece fácil acesso a parques aquáticos, museus e o parque ecológico de Fraiburgo. Sem falar que em Fraiburgo, a Terra da Maçã, você não pega trânsito algum para conhecer todas as atrações da Rota da Amizade. Já planejou-se para as férias? Aproveite a dica, faça já sua reserva e conheça toda a programação, desde os feriados do mês de Novembro, passando pelo Natal, Reveillon, até o fim das férias de verão.

Agora se você está em Gramado ou estará indo para o festuris e Natal luz, anote aí o melhor endereço gastronômico italiano. Famiglia Guimarães Agora se você está em Gramado ou estará indo para o Festuris e Natal luz, anote aí o melhor endereço gastronômico italiano. Famiglia Guimarães

ITB ASIA


A edição 2019 da feira ITB Asia, realizada no Sands Expo and Convention Center, Marina Bay Sands, em Cingapura, conquistou um número recorde de 13.000 participantes de 132 países. Este ano, a feira contou ainda com mais de 1.300 expositores, mais de 1.250 buyers e um total de mais de 27.000 reuniões realizadas 
ITB Asia - Foto: Divulgação
A edição 2019 da feira ITB Asia, realizada no Sands Expo and Convention Center, Marina Bay Sands, em Cingapura, conquistou um número recorde de 13.000 participantes de 132 países. Este ano, a feira contou ainda com mais de 1.300 expositores, mais de 1.250 buyers e um total de mais de 27.000 reuniões realizadas, representando um crescimento de 7,4% em relação ao ano anterior.  No décimo segundo ano consecutivo, o programa da conferência deste ano reuniu líderes dos setores de MICE, Leisure, Corporate e Travel Tech para discutir como as empresas podem transformar ideias criativas em iniciativas ousadas e práticas, para acompanhar o ritmo do desenvolvimento tecnológico na indústria de viagens. Nos três dias de conferência, os participantes puderam ouvir mais de 270 palestrantes, incluindo Booking.com, Expedia, IBM, OYO China, TripAdvisor, Tujia e outros. Pela primeira vez, os participantes também tiveram a chance de obter um entendimento detalhado de algumas das práticas e tendências mais importantes que definem o futuro dos eventos MICE no inaugural MICE Show Asia. Com uma participação que superou as expectativas, a estreia bem-sucedida do espaço dá motivos otimistas para a expansão futura deste mercado. 
O Circuito Fisio Sports conta com fisioterapia, pilates, treino funcional, massoterapia e nutrição. No Pilates acontece atividades sem impacto, com atenção as posturas e respiração, utilizando molas como resistência

MEETING BRASIL 2020


Meeting Brasil 2020 

MEETING BRASIL é realizado pela empresa Expan + "Inteligência em Turismo", Em 11 anos, foram realizadas  42 ações comerciais em sete países da América do Sul. Com ampla experiência no mercado, tem como principal objetivo a promoção do turismo Brasileiro (hotéis, receptivos, destinos e atrativos turísticos) para a geração de novos negócios entre empresários do Brasil com  Operadoras de Turismo e Agencias de Viagem dos principais mercados Latino Americanos através de consultoria e encontros comerciais.

Cauê - Sabores da Mata Agora sim nós temos o verdadeiro AÇAÍ. Cauê - Sabores da mata. Além disso as saborosas comidas típicas daquele estado, que é a Joia da Amazônia. Nada de mistura, a não ser que você queira, da primeira e da segunda batida. Daqui alguns dias o verdadeiro sorvete de açaí que eu só consigo tomar na Estação das Docas em Belém. Além disso eles também são distribuidores. E agora, como grande novidade, a famosa baiana, rainha do acarajé, Jucélia Conceição, cuja mãe já fez história na Ilha da Magia, irá fazer as honras da casa toda a sexta-feira fazendo seus acarajés, vatapás, e outras comidas típicas baianas. Mais outra novidade é que também funciona aos domingos. Não dá pra perder.

TERMALISMO DO OESTE NO FESTURIS EM GRAMADO


O turismo termal da região Oeste de Santa Catarina, estará representado na 31ª edição do Festival Internacional de Turismo - FESTURIS, de 07 a 10 de novembro, em Gramado pelo Pratas Thermas Resort, de São Carlos. O empreendimento, que participa pela primeira vez da feira com stand próprio estará localizado no espaço termalismo e bem-estar, o objetivo é promover negócios e a troca de conhecimento pertinente ao segmento, com o intuito de agilizar as negociações e promover o segmento e a região como rota do termalismo no país.

O turismo termal da região Oeste de Santa Catarina, estará representado na 31ª edição do Festival Internacional de Turismo Fabio Souza - Ceo do Pratas Thermas Resort & Convention - Foto Divulgação
“É importante que os atrativos do nosso destino sejam apresentados na FESTURIS de Gramado, em razão de ser um evento de envergadura internacional e que já está consolidado como uma feira que gera importantes resultados”, destaca, o diretor do Pratas Thermas e também presidente da Região Vale das Águas, Fabio Sousa pontuando o crescimento do setor na região e frisando a importância do trabalho em conjunto dos municípios. “A região Oeste possui um potencial grande com disponibilidade dos recursos de águas termais, mas o setor ainda engatinha e tem bastante trabalho a ser feito até nos tornarmos um destino turístico”, destaca. A expectativa é que sejam gerados R$ 150 mil em negócios prospectados na feira. “A expectativa é que a nossa participação na feira traga excelentes negócios para o destino, e que assim o turista vindo até São Carlos, visite também outros municípios ao redor”, conclui Fabio.

Travel Ace - Não viaje sem seguro 
Travel Ace - Não viaje sem seguro


ROTA DAS EMOÇÕES


A Rota das Emoções, que engloba 14 cidades do Maranhão, Piauí e Ceará (que passará a receber o Brazil Travel Market), terá um plano de ação para seu desenvolvimento turístico.  
Rotas das Emoções - Divulgação Mtur

A Rota das Emoções, que engloba 14 cidades do Maranhão, Piauí e Ceará (que passará a receber o Brazil Travel Market), terá um plano de ação para seu desenvolvimento turístico. As ações por parte do Ministério do Turismo começam com a revitalização do Porto de Tutoia (MA). Este é a principal porta de entrada para o delta do Rio Parnaíba e ponto estratégico da rota. O investimento total será de R$ 200 milhões. Além da reparação do porto, o plano inclui medidas de fortalecimento do ecoturismo, preservação do meio ambiente e segurança turística. Em setembro, técnicos da pasta estiveram em algumas localidades para ouvir demandas e entender a realidade local. Foram quase três dias de reuniões com gestores estaduais, municipais e representantes do trade para colher informações. A ideia é gerar ações do governo federal a fim de desfazer gargalos e estimular o potencial turístico da rota.

A Rota das Emoções, que engloba 14 cidades do Maranhão, Piauí e Ceará, terá um plano de ação para seu desenvolvimento turístico Travessia Rio Preguiça - Foto - Kleiton Oliveira

Pelo documento, idealizado a partir de demandas de gestores estaduais, municipais e representantes da Rota das Emoções, o MTur também irá finalizar obras no aeroporto de Barreirinhas. Além disso, viabilizará a construção, com custo estimado em R$ 8 milhões, de uma ponte com 180 metros de extensão para a Travessia do rio Preguiças. Sem a ponte, os turistas enfrentam longas filas para a travessia de barcos e balsas. Os cinco municípios maranhenses da Rotas das Emoções e São Luís, que é um dos portais de entrada do roteiro, estão entre os 56 municípios do Nordeste que serão contemplados pelo programa Investe Turismo. O programa será desenvolvido conjuntamente pelo MTur, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Embratur (Instuituto Brasileiro do Turismo). Para o Maranhão, por onde começa o projeto, estão previstos R$ 2,3 milhões.

https://www.youtube.com/watch?v=Knjl4SDwNIQ&feature=youtu.be

Ficou fantástico o novo espaço para eventos do tradicional Restaurante João de Barro em Cacupé, presente, tradicional e presente em Florianópolis a mais de 20 anos. Segundo Diana Lorenzo, proprietária do estabelecimento, esse espaço já vinha sendo solicitado pela maioria dos nossos clientes que buscavam um ambiente para comemorar bodas, realizar casamentos, formaturas, festas de finais de ano. Então aliamos a nossa alta gastronomia, criamos esse novo espaço, com toda essa vista espetacular, para melhor atender nossos clientes. Mas reservas com muita antecedência são fundamentais.

PROJETO DE PROTEÇÃO


O Mtur (Ministério do Turismo) negocia com o governo de Portugal a implementação de um projeto de proteção e aproveitamento turístico de imóveis da União pouco explorados. 
Bob Santos, secretário nacional de Integração Interinstitucional do MTur - Foto: Jefferson Severino - turismoonline.net.br

O Mtur (Ministério do Turismo) negocia com o governo de Portugal a implementação de um projeto de proteção e aproveitamento turístico de imóveis da União pouco explorados. O Programa Revive, de origem portuguesa, tem como objetivo conservar e valorizar o patrimônio público, de forma a diversificar a oferta turística nacional. Bob Santos, secretário nacional de Integração Interinstitucional do MTur, adianta que o trabalho será desenvolvido em parceria com a iniciativa privada. "O Brasil possui diversos patrimônios públicos subutilizados, até mesmo depredados, em adiantado estado de degradação. A ideia é trabalhar na recuperação desses imóveis por meio da realização de investimentos privados", detalha.

Mtur quer desenvolver potencial turístico de patrimônios pouco aproveitados 
Rafaela Lehmann - Divulgação

O programa vai reforçar a atratividade e a competitividade de destinos, além de proporcionar a geração de receitas adicionais. Segundo Rafaela Lehmann, coordenadora-geral de Parcerias e Concessões do MTur, a adoção do modelo português é estratégica, por já haver metodologia pré-definida. Mas as normas serão adequadas à legislação brasileira. "É uma metodologia implementada de forma exitosa em Portugal e em alguns países da África. O MTur está trabalhando uma proposta de adequação, seguindo os normativos e institucionalidades daqui", esclareceu. Nomeado este ano, Santos ressalta que, como cada imóvel possui características distintas, é necessária a definição de diretrizes e critérios mínimos para assegurar a correta destinação. O objetivo é garantir a segurança do patrimônio e adequar o tipo de exploração às necessidades de cada região. Com o avanço das tratativas entre Brasil e Portugal, será criado um Comitê Gestor Nacional do Revive Brasil. Composto por representantes do MTur; da SPU (Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União), ligada ao Ministério da Economia, e do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o grupo vai estabelecer critérios para a escolha dos patrimônios envolvidos.

Essa delícia, que deve ficar na geladeira, fica melhor a cada dia. Depois de cinco dias ele fica insuperável. Incrível mesmo. Bolo da Madre - São José - SC - Reserve o seu Essa delícia, que deve ficar na geladeira, fica melhor a cada dia. Depois de cinco dias ele fica insuperável. Incrível mesmo. Bolo da Madre - São José - SC - Reserve o seu.

TURISMO AVANÇA NA INTEGRAÇÃO DE AGENDAS ECONÔMICAS


A reunião do Grupo de Trabalho do Turismo no 5º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que terminou no último sábado (19), em Florianópolis, foi marcada por uma aproximação com outros três segmentos Cosud - Foto: Ascom/Santur

A reunião do Grupo de Trabalho do Turismo no 5º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que terminou no último sábado (19), em Florianópolis, foi marcada por uma aproximação com outros três segmentos: Infraestrutura, Meio Ambiente e Segurança Pública. E, com isso, os secretários dos sete estados avançaram no objetivo de seguir com o posicionamento de colocar o Turismo nas agendas econômicas do COSUD. No Grupo de Trabalho de Turismo, estiveram presentes os estados de Santa Catarina, com a presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina, Flavia Didomenico, Minas Gerais, com a sub-secretária do turismo, Marina Pacheco Simião, São Paulo, com o coordenador de Turismo da Setur-SP, Rodrigo Ramos, o Espírito Santo, com o secretário de turismo, Dorval de Assis Uliana, e o Rio Grande do Sul, com o diretor para Turismo da Sedetur, Alexandre Romano.

A reunião do Grupo de Trabalho do Turismo no 5º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) Cosud - Foto: Ascom-Santur
Logo pela manhã, a primeira reunião foi de aproximação com o Meio Ambiente. A conscientização da preservação aliada com a promoção de destinos turísticos que envolvem diretamente o meio ambiente foi um dos principais pontos da discussão. Grupo de Trabalho do Turismo também avança em reuniões com a Infraestrutura e a Segurança Pública. O transporte rodoviário, marítimo e também ferroviário, além da legislação para Vans de turismo foram alguns dos temas tratados com os sete secretários de Infraestrutura. A partir do que foi tratado na reunião, o Grupo de Trabalho de Turismo encaminhará as principais necessidades no setor para buscar uma maior eficiência na ações. Vale destacar que, pela primeira vez desde o início do COSUD, em março, o Grupo de Trabalho do Turismo foi recebido pela Segurança Pública. Buscar uma maior aproximação entre os setores, passa também pelas necessidades recorrentes como em grandes eventos e também em locais em que o turismo é também um serviço. Uniformes diferenciados, capacitação policial para atendimento turístico, compartilhamento de informações e dados foram alguns dos assuntos abordados.

A reunião do Grupo de Trabalho do Turismo no 5º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que terminou no último sábado (19), em Florianópolis Cosud - Foto: Ascom-Santur
No sábado, último dia da programação, os sete governadores da região Sul e Sudeste também estiveram presentes no evento, que teve como tema uma gestão pública digital e mais simples. Para debater o assunto, o encontro teve palestras do diretor federal de Desburocratização do Ministério da Economia, Geanluca Lorenzon, e do secretário especial de Modernização do Estado na Secretaria Geral da Presidência da República, José Ricardo da Veiga. Uma coletiva de imprensa com os governadores está agendada para 11h45. O Cosud foi criado em março deste ano, durante encontro dos governadores em Minas Gerais. O objetivo é integrar esforços em áreas de interesse comum dos sete estados. O Grupo de Trabalho do Turismo é integrado por secretários de turismo de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Pizzaria Lorenzo´s, a melhor e mais premiada da Grande Florianópolis. Pizzaria Lorenzo´s, indiscutivelmente a melhor e a mais premiada da Grande Florianópolis. Mas é bom fazer reserva com antecedência. O visual da Ilha da Magia de lá (Cacupé), é fantástico.

CHILE EM TURBULÊNCIA - RECOMENDAÇÕES PARA VIAJAR A ESSE DESTINO


A Maioria das atrações turísticas continua funcionando normalmente, apesar de onda de protestos na capital chilena

A Maioria das atrações turísticas continua funcionando normalmente, apesar de onda de protestos na capital chilena. A Subsecretaria de Turismo, juntamente com o Serviço Nacional de Turismo (Sernatur), informou que a atividade turística segue operando em grande parte do Chile, com os destinos mais visitados recebendo os turistas normalmente, como San Pedro de Atacama, Vale do Elqui, Rapa Nui (Ilha de Páscoa), Ilha Juan Fernández, Patagônia Chilena e Parque Nacional Torres del Paine, entre outros. Quanto à situação na capital, Santiago, o comércio funciona parcialmente, assim como o transporte público. Nas cidades de Valparaíso, Concepción, Coquimbo e Rancagua, o comércio e o transporte funcionam normalmente, com algumas poucas alterações.

A Maioria das atrações turísticas continua funcionando normalmente, apesar de onda de protestos na capital chilena Santiago do Chile - Divulgação
O Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez está funcionando regularmente, no entanto, algumas companhias aéreas remarcaram suas operações em Santiago, causando atrasos nas partidas. Transfers e táxis para o aeroporto estão operando parcialmente, por isso é necessário considerar tempos de viagem mais longos. Por outro lado, os outros aeroportos do Chile estão operando normalmente e apoiando a reprogramação dos voos. No caso de as autoridades restringirem o movimento nas vias públicas, a recomendação é manter sempre o seu passaporte e a cópia do cartão de embarque, de chegada ou de partida, ou o comprovante do bilhete, que serve como uma conduta segura para seus transfers de e para o aeroporto. Quanto aos terminais de ônibus, não há nenhuma alteração no funcionamento.

A Maioria das atrações turísticas continua funcionando normalmente, apesar de onda de protestos na capital chilena Parque Nacional Torres del Paine - Foto: Divulgação

Ambas as instituições reiteraram a importância do turista ter cautela neste momento. A orientação é a de reunir informações básicas sobre os destinos a serem visitados, além de adotar comportamentos de autocuidado e respeitar as regras estipuladas pelas autoridades locais. Da mesma forma, é recomendável entrar em contato com os Escritórios de Informação Turística em caso de dúvidas, usar táxis oficiais nos aeroportos e contratar serviços turísticos legais e registrados no Sernatur.

A Maioria das atrações turísticas continua funcionando normalmente, apesar de onda de protestos na capital chilena Sernatur - Turismo Responsável
Aeroporto: para saber sobre o reagendamento de voos, consulte os sites de cada uma das companhias aéreas. Transporte público: consulte o site do Ministério dos Transportes http://www.usuarios.subtrans.gob.cl/. Rede de metrô em Santiago: https://www.metro.cl/. Recomendações e procedimentos para entrar no Chile: consulte o site do Ministério das Relações Exteriores https://minrel.gob.cl/recomendaciones-para-ingresar-a-chile/minrel/2008-06-19/154047.html. Informações turísticas: www.sernatur.cl e https://chile.travel.

Brocker Turismo a melhor agência/operadora e receptivo da Serra Gaúcha 
Brocker Turismo a melhor agência/operadora e receptivo da Serra Gaúcha

HUB ABRACORP



 As transações hoteleiras são, há muito tempo, uma imensa dor de cabeça para as TMC's, em relação à identificação dos hotéis. Daiana Moreira e Gervásio Tanabe, da Abracorp, reunidos com o Comitê de Tecnologia e Inovação da entidade - Tadeu Cunha (Copastur); Ricardo Fujimoto (Jet Stream) e Wagner Amarelo (Costa Brava) Foto: Divulgação

As transações hoteleiras são, há muito tempo, uma imensa dor de cabeça para as TMC's, em relação à identificação dos hotéis. A fragmentação da rede hoteleira, a variedade de marcas e as novas que surgem a cada dia geram, nos BackOffices das TMC's, altos custos no retrabalho das operações de cadastro, faturamento e conciliação. Sensível a esse custoso processo e visando otimizá-lo, a Abracorp iniciou o projeto Hub Abracorp. Em resumo, uma plataforma de cadastro único para a rede hoteleira que possibilite a identificação correta de cada hotel nos vários canais em que eles distribuem seus quartos. "Parece simples, mas imagine um mesmo hotel ter quatro ou cinco códigos de identificação dentro da mesma agência, oriundas das várias fontes de conteúdo. Esse é o mundo da hotelaria, hoje, e que num trabalho envolvendo todo o ecossistema, nos esforçaremos para simplificar em um só código" - afirma a coordenadora de comitês, Daiana Moreira. “Processos operacionais devem ser simplificados para proporcionar maior dedicação de recursos e melhor experiência ao cliente”, resume Gervásio Tanabe, presidente executivo da Abracorp. Os trabalhos já começaram.

Leia ainda:  Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market


turismoonline.net.br - O portal do turismo, hotelaria e gastronomia turismoonline.net.br - O portal do turismo, hotelaria, gastronomia e viagens.

Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market

VEM AÍ O BRAZIL TRAVEL MARKET

O que era apenas uma informação extra oficial que ouvi durante um jantar das operadoras de turismo, na última quinta-feira, se tornou realidade já no inicio da feira em seu segundo dia, 19, sábado. O JPA cresce, se reestrutura e muda de nome se transferindo para Fortaleza, em 2020. O evento escolheu a capital cearense por conta da malha aérea e do grande fluxo de voos internacionais, que auxiliam no trabalho de expansão da feira.

Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market - Foto: Jefferson Severino - turismoonline.net.br
O JPA colocou João Pessoa na rota do turismo nacional e internacional, se reestruturando e crescendo a cada ano e a partir de agora passa a chamar-se Brazil Travel Market (BTM). Em 2020, o evento será realizado entre os dias 23 e 24 de outubro, em Fortaleza, no Ceará, influenciando diretamente a internacionalização da feira. O destino cearense é sede garantida até 2022. Além dessa mudança, a Sophistiqué Eventos, organizadora do encontro, passa a se chamar BBC Eventos. A ideia é que a marca se fortaleça e que possa, em breve, realizar outros eventos do segmento turístico.

Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market Breno Mesquita, Arialdo de Mello Pinho, Secretário de Turismo do Ceará, Claudio Jr e Bruno Mesquita - foto: Jefferson Severino - turismoonlinete.net.br

Segundo seus diretores, o Brazil Travel Market agradece o apoio de todo o trade paraibano, a cidade de João Pessoa, órgãos governamentais, rede hoteleira, receptivos e todos que ajudaram com a expansão do que hoje é um dos melhores eventos B2B do Turismo. O anúncio oficial foi realizado na coletiva de imprensa realizada no final da feira e com a presença do Secretário do Turismo do Ceara, Arialdo Pinho.

Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market Fernando Milanez e Arialdo de Mello Pinho - Foto: Jefferson Severino - turismoonlinje.net.br

Fernando Milanez, se sentiu desapontado com a notícia e segundo ele: “Vamos lutar pela permanência do evento. Não se muda uma coisa consolidada assim de uma hora para outra. É uma má notícia para nós e para o Turismo de João Pessoa. Trabalhamos ano a ano pelo sucesso da feira e, agora que está consolidada, querem tirar de nós? Não se muda uma coisa assim de uma hora para outra. Vamos conversar e ver o que podemos fazer”, afirmou. No entanto, ele admite que o principal argumento dos organizadores, a malha aérea (ou a falta dela), deixa a desejar. “Há anos, antes mesmo da Avianca Brasil quebrar, a gente vem alertando que isso poderia acontecer. Nós não temos um aeroporto da qualidade que a cidade merece. Enquanto não privatizarmos o nosso terminal aéreo, notícias como essa serão ainda mais frequentes”, afirmou.

Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market Foto: Jefferson Severino - turismoonline.net.br

Na realidade, o que se afirmava pelos corredores do JPA Travel Market é que o governo daquele estado pouco ou nada fez pelo evento e sabia com antecedência que isso iria acontecer e nada fez. Não acreditaram que isso poderia acontecer. Foi a garra dos seus diretores que mantiveram junto ao trade e principalmente a hotelaria a concretização de todas as edições. Sequer o Centro de Eventos lhes era cedido. Praticamente eles estavam pagando para trabalhar. Aí estado do Ceara, percebendo a importância do JPA fez a proposta oferecendo todas as condições para expandir mais ainda. E aí? Você que acusa de traição, faria alguma coisa? Fica fácil acusar. Já Rodrigo Borges, que representa a Agaxtur na região Nordeste, participando pela primeira vez, ficou tão empolgado com a feira que já garantiu sua presença e interesse pelo aumento da participação, mesmo com a mudança de sede. "Não muda muito para nós, que temos a região inteira como fator de interesse", comenta.

Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market 
Gervazio Tanabe - Foto: Jefferson Severino - turismoonline.net.br

Da mesma forma o grande amigo Gervásio Tanabe, da Abracorp, Rafaela Marques, do Beto Carrero World, e Maria Camilla Alcorta, da Ideas4Brand, enxergam mais fatores positivos na mudança. Para Tanabe, a alteração abre mais oportunidades para os expositores e para os visitantes, já que a malha aérea é bem melhor em Fortaleza. Já para Rafaela a nova sede vai chamar amais atenção para o acontecimento. E Maria Camilla vê ganho de importância e mais atratividade para para expositores, visitantes e parceiros em geral.

Entre os argumentos citados para a modificação, a maior oferta de voos faz parte do discurso. "A malha aérea é melhor em Fortaleza, assim como a rede hoteleira e o apelo turístico. É uma cidade melhor divulgada no Exterior e isso pode de fato atrair mais estrangeiros. A feira cresceu e há uma limitação de espaço aqui e que não teremos lá", lembra Glayson Ranieri, da Air Canada. O executivo da Velle Representações, Raul Monteiro, pensa parecido: "A visibilidade da feira aumentará consideravelmente, além de mostrar a visão dos organizadores, que estão pensando em internacionalizar cada vez mais o evento", diz. O Verdegreen Hotel de João Pessoa e Ceará (IUA Hotel), seguem na mesma linha. Uma das executivas comerciais do hotel IUA, Ana Régia, acredita que o mais importante é manter a essência e a ideia de desenvolver o turismo regional.

Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market 
Ruth Avelino - Foto: Jefferson Severino - turismoonline.net.br

A mais sensata foi a competente presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, preferiu não comentar agora a decisão dos organizadores do JPA Travel Market. Em grupos de whatsApp, a executiva pediu para que o trade turístico paraibano se mantenha unido e ainda mais forte e deixou a entender que haverá um movimento para dar continuidade ao evento na Paraíba. Segundo ela: "Os ciclos da vida valem pra tudo!!! Apesar da imensa tristeza e decepção, que me levou literalmente ‘à lona’, precisamos seguir, sem apontar culpados, sem nos vitimizar, sem fazer acusações!” Ruth Avelino viajou para a Europa no sábado (19), dia em que soube dos diretores a mudança do evento para a capital cearense. A presidente da PBTur participará a partir de sexta-feira (25) até domingo do Expo Abreu, um dos principais eventos de turismo de Portugal. “Nesse momento estou na luta para o fortalecimento do Destino Paraíba”, afirmou. O que se perguntou na feira foi a quantidade de turistas portugueses que vieram a João Pessoa. Além da participação do evento em Portugal, a PBTur estará divulgação o Destino Paraíba em Vitória (ES), com uma ação junto à operadora 4You, em parceria com a empresa de receptivo JPA, da empresária Fernanda Schwermann. Na semana que vem a estatal de turismo fará uma ação promocional em Campinas e Ribeirão Preto, em São Paulo, em parceria com a operadora Azul Viagens.

“A PBTur fará várias ações de promoção do destino para o consumidor final através da mídia digital no Brasil e Argentina! Temos muito trabalho pela frente! Vamos nos manter unidos! Ninguém vai nos destruir! Na volta sentaremos e viva o Festival de Turismo de João Pessoa!!!” Mais vale ressaltar aqui a data que será este festival. Um pouco antes teve a ABAV, depois o JPA e daqui alguns dias o FESTURIS em Gramado - RS.

Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market Capacitações de Ushuaia e stande no JPA Travel Market - Fotos: Jefferson Severino -turismoonline.net.br

No mais a feira correu movimentada, com inúmeras capacitações, cujas salas estavam sempre repletas a exemplo da Ushuaia (Patagônia Fantástica) que veio com seu Secretário de turismo José Luis Rechia, a capacitadora e responsável pelos assuntos internacionais de Ushuaia Cristiane Cavalli, além do Consul Argentino em Recife, Alejandro Funes Lastra. Essas capacitações estavam sempre lotadas. Além dela a Agência de Turismo Brasileiros em Ushuaia também promoveu suas capacitações, também com mutos agentes e operadores na plateia, cujo CEO é Mario Barros, que trouxe um pinguim gigante que circulava pela feira chamando atenção de todos, ganhando abraços e recebendo milhares de cliques.

Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market Parabéns a toda equipe do JPA Travel Market por mais um grande evento. Fotos: Jefferson Severino - turismoonline.net.br

Enfim, mas uma grande edição recorde em público e crescimento extremamente visível. O JPA Travel Market foi uma realização do João Pessoa CVB e da Sophistiqué, com patrocínio da Best Western Hotels & Resorts. A companhia aérea oficial é GOL que triplicará o numero de passagens aéreas AD para a edição em Fortaleza. Contou com apoio da ABIH-PB, Abracorp, Abav-PB, do Fecomércio da Paraíba, Sesc-PB e Senac-PB, Sebrae-PB, da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado da Paraíba. Este jornalista foi convidado do evento, do Hotel Tambaú, voando pelas asas da Gol.

PARA VER TODAS AS FOTOS DO 2º DIA CLIQUE AQUI


Leia ainda:  Jpa Travel Market movimenta o trade nacional e internacional na capital paraibana