VEM AÍ O BRAZIL TRAVEL MARKET
O que era apenas uma informação extra oficial que ouvi durante um jantar das operadoras de turismo, na última quinta-feira, se tornou realidade já no inicio da feira em seu segundo dia, 19, sábado. O JPA cresce, se reestrutura e muda de nome se transferindo para Fortaleza, em 2020. O evento escolheu a capital cearense por conta da malha aérea e do grande fluxo de voos internacionais, que auxiliam no trabalho de expansão da feira.
Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market - Foto: Jefferson Severino - turismoonline.net.br
O JPA colocou João Pessoa na rota do turismo nacional e internacional, se reestruturando e crescendo a cada ano e a partir de agora passa a chamar-se Brazil Travel Market (BTM). Em 2020, o evento será realizado entre os dias 23 e 24 de outubro, em Fortaleza, no Ceará, influenciando diretamente a internacionalização da feira. O destino cearense é sede garantida até 2022. Além dessa mudança, a Sophistiqué Eventos, organizadora do encontro, passa a se chamar BBC Eventos. A ideia é que a marca se fortaleça e que possa, em breve, realizar outros eventos do segmento turístico.
Breno Mesquita, Arialdo de Mello Pinho, Secretário de Turismo do Ceará, Claudio Jr e Bruno Mesquita - foto: Jefferson Severino - turismoonlinete.net.br
Segundo seus diretores, o Brazil Travel Market agradece o apoio de todo o trade paraibano, a cidade de João Pessoa, órgãos governamentais, rede hoteleira, receptivos e todos que ajudaram com a expansão do que hoje é um dos melhores eventos B2B do Turismo. O anúncio oficial foi realizado na coletiva de imprensa realizada no final da feira e com a presença do Secretário do Turismo do Ceara, Arialdo Pinho.
Fernando Milanez e Arialdo de Mello Pinho - Foto: Jefferson Severino - turismoonlinje.net.br
Fernando Milanez, se sentiu desapontado com a notícia e segundo ele: “Vamos lutar pela permanência do evento. Não se muda uma coisa consolidada assim de uma hora para outra. É uma má notícia para nós e para o Turismo de João Pessoa. Trabalhamos ano a ano pelo sucesso da feira e, agora que está consolidada, querem tirar de nós? Não se muda uma coisa assim de uma hora para outra. Vamos conversar e ver o que podemos fazer”, afirmou. No entanto, ele admite que o principal argumento dos organizadores, a malha aérea (ou a falta dela), deixa a desejar. “Há anos, antes mesmo da Avianca Brasil quebrar, a gente vem alertando que isso poderia acontecer. Nós não temos um aeroporto da qualidade que a cidade merece. Enquanto não privatizarmos o nosso terminal aéreo, notícias como essa serão ainda mais frequentes”, afirmou.
Foto: Jefferson Severino - turismoonline.net.br
Na realidade, o que se afirmava pelos corredores do JPA Travel Market é que o governo daquele estado pouco ou nada fez pelo evento e sabia com antecedência que isso iria acontecer e nada fez. Não acreditaram que isso poderia acontecer. Foi a garra dos seus diretores que mantiveram junto ao trade e principalmente a hotelaria a concretização de todas as edições. Sequer o Centro de Eventos lhes era cedido. Praticamente eles estavam pagando para trabalhar. Aí estado do Ceara, percebendo a importância do JPA fez a proposta oferecendo todas as condições para expandir mais ainda. E aí? Você que acusa de traição, faria alguma coisa? Fica fácil acusar. Já Rodrigo Borges, que representa a Agaxtur na região Nordeste, participando pela primeira vez, ficou tão empolgado com a feira que já garantiu sua presença e interesse pelo aumento da participação, mesmo com a mudança de sede. "Não muda muito para nós, que temos a região inteira como fator de interesse", comenta.
Gervazio Tanabe - Foto: Jefferson Severino - turismoonline.net.br
Da mesma forma o grande amigo Gervásio Tanabe, da Abracorp, Rafaela Marques, do Beto Carrero World, e Maria Camilla Alcorta, da Ideas4Brand, enxergam mais fatores positivos na mudança. Para Tanabe, a alteração abre mais oportunidades para os expositores e para os visitantes, já que a malha aérea é bem melhor em Fortaleza. Já para Rafaela a nova sede vai chamar amais atenção para o acontecimento. E Maria Camilla vê ganho de importância e mais atratividade para para expositores, visitantes e parceiros em geral.
Entre os argumentos citados para a modificação, a maior oferta de voos faz parte do discurso. "A malha aérea é melhor em Fortaleza, assim como a rede hoteleira e o apelo turístico. É uma cidade melhor divulgada no Exterior e isso pode de fato atrair mais estrangeiros. A feira cresceu e há uma limitação de espaço aqui e que não teremos lá", lembra Glayson Ranieri, da Air Canada. O executivo da Velle Representações, Raul Monteiro, pensa parecido: "A visibilidade da feira aumentará consideravelmente, além de mostrar a visão dos organizadores, que estão pensando em internacionalizar cada vez mais o evento", diz. O Verdegreen Hotel de João Pessoa e Ceará (IUA Hotel), seguem na mesma linha. Uma das executivas comerciais do hotel IUA, Ana Régia, acredita que o mais importante é manter a essência e a ideia de desenvolver o turismo regional.
Ruth Avelino - Foto: Jefferson Severino - turismoonline.net.br
A mais sensata foi a competente presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, preferiu não comentar agora a decisão dos organizadores do JPA Travel Market. Em grupos de whatsApp, a executiva pediu para que o trade turístico paraibano se mantenha unido e ainda mais forte e deixou a entender que haverá um movimento para dar continuidade ao evento na Paraíba. Segundo ela: "Os ciclos da vida valem pra tudo!!! Apesar da imensa tristeza e decepção, que me levou literalmente ‘à lona’, precisamos seguir, sem apontar culpados, sem nos vitimizar, sem fazer acusações!” Ruth Avelino viajou para a Europa no sábado (19), dia em que soube dos diretores a mudança do evento para a capital cearense. A presidente da PBTur participará a partir de sexta-feira (25) até domingo do Expo Abreu, um dos principais eventos de turismo de Portugal. “Nesse momento estou na luta para o fortalecimento do Destino Paraíba”, afirmou. O que se perguntou na feira foi a quantidade de turistas portugueses que vieram a João Pessoa. Além da participação do evento em Portugal, a PBTur estará divulgação o Destino Paraíba em Vitória (ES), com uma ação junto à operadora 4You, em parceria com a empresa de receptivo JPA, da empresária Fernanda Schwermann. Na semana que vem a estatal de turismo fará uma ação promocional em Campinas e Ribeirão Preto, em São Paulo, em parceria com a operadora Azul Viagens.
“A PBTur fará várias ações de promoção do destino para o consumidor final através da mídia digital no Brasil e Argentina! Temos muito trabalho pela frente! Vamos nos manter unidos! Ninguém vai nos destruir! Na volta sentaremos e viva o Festival de Turismo de João Pessoa!!!” Mais vale ressaltar aqui a data que será este festival. Um pouco antes teve a ABAV, depois o JPA e daqui alguns dias o FESTURIS em Gramado - RS.
Capacitações de Ushuaia e stande no JPA Travel Market - Fotos: Jefferson Severino -turismoonline.net.br
No mais a feira correu movimentada, com inúmeras capacitações, cujas salas estavam sempre repletas a exemplo da Ushuaia (Patagônia Fantástica) que veio com seu Secretário de turismo José Luis Rechia, a capacitadora e responsável pelos assuntos internacionais de Ushuaia Cristiane Cavalli, além do Consul Argentino em Recife, Alejandro Funes Lastra. Essas capacitações estavam sempre lotadas. Além dela a Agência de Turismo Brasileiros em Ushuaia também promoveu suas capacitações, também com mutos agentes e operadores na plateia, cujo CEO é Mario Barros, que trouxe um pinguim gigante que circulava pela feira chamando atenção de todos, ganhando abraços e recebendo milhares de cliques.
Parabéns a toda equipe do JPA Travel Market por mais um grande evento. Fotos: Jefferson Severino - turismoonline.net.br