TURISMO É SOLUÇÃO PARA CONTER A CRISE ECONÔMICA NO BRASIL
Florianópolis - Ilha da Magia
“O turismo é o setor que tem maior chance de ajudar o Brasil a sair da crise econômica”, afirmou nesta segunda-feira (03) o presidente da Embratur , Vinicius Lummertz, durante o Fórum Empresarial do Turismo realizado no Rio de Janeiro. O discurso é sempre o mesmo, mas a carga tributária não alivia e nem propicia que a indústria do turismo cresça efetivamente e nos tire do buraco. Não existe esforço nenhum do governo federal para abrir o mercado de aéreas e, com isso, provocar uma redução no preço das passagens. Por mais que se esforce Lummertz, o trade já está cansado desse discurso.
Marcelo Alves (Riotur), Vinicius Lummertz (Embratur), Andréia Repsold (LIDE Rio), Nilo Félix (Secretaria Turismo RJ e Fornatur); em pé – Carlos Carvalho (empresário), Paulo Senise (TurisRio), Marco Aurélio Flores (empresário), Alberto Alves (Ministério do Turismo), Fábio Maia (empresário).
Vale lembrar que o Governo Argentino retirou os impostos permitindo que os turistas não paguem o IVA, com isso o preço da hospedagem é muito mais barato. Ganha a hotelaria e os turistas. Portugal saiu da crise, noticia confirmada novamente no Manhatan Conection. Lisboa, que tem apenas 550 mil habitantes está recebendo 6 milhões de turistas e pretende crescer mais nesse ano. No Brasil a previsão é que só em 2022 possamos receber 12 milhões? Um país do tamanho do nosso?
GASTOS DE BRASILEIROS NO EXTERIOR SOBEM 61% EM FEVEREIRO AFIRMA BANCO CENTRAL
Florianópolis - Ilha da Magia
“O turismo é o setor que tem maior chance de ajudar o Brasil a sair da crise econômica”, afirmou nesta segunda-feira (03) o presidente da Embratur , Vinicius Lummertz, durante o Fórum Empresarial do Turismo realizado no Rio de Janeiro. O discurso é sempre o mesmo, mas a carga tributária não alivia e nem propicia que a indústria do turismo cresça efetivamente e nos tire do buraco. Não existe esforço nenhum do governo federal para abrir o mercado de aéreas e, com isso, provocar uma redução no preço das passagens. Por mais que se esforce Lummertz, o trade já está cansado desse discurso.
Marcelo Alves (Riotur), Vinicius Lummertz (Embratur), Andréia Repsold (LIDE Rio), Nilo Félix (Secretaria Turismo RJ e Fornatur); em pé – Carlos Carvalho (empresário), Paulo Senise (TurisRio), Marco Aurélio Flores (empresário), Alberto Alves (Ministério do Turismo), Fábio Maia (empresário).
Vale lembrar que o Governo Argentino retirou os impostos permitindo que os turistas não paguem o IVA, com isso o preço da hospedagem é muito mais barato. Ganha a hotelaria e os turistas. Portugal saiu da crise, noticia confirmada novamente no Manhatan Conection. Lisboa, que tem apenas 550 mil habitantes está recebendo 6 milhões de turistas e pretende crescer mais nesse ano. No Brasil a previsão é que só em 2022 possamos receber 12 milhões? Um país do tamanho do nosso?
GASTOS DE BRASILEIROS NO EXTERIOR SOBEM 61% EM FEVEREIRO AFIRMA BANCO CENTRAL
É por conta da nota acima, das promoções internacionais, além dos preços das passagens aéreas para o exterior serem muito mais baratas do que viajar em nosso próprio país e porque "lá fora" a qualidade dos produtos comprados são extremamente superiores e com preços justos, é que as despesas de brasileiros com viagens ao exterior, em fevereiro, chegaram a US$ 1,36 bilhão, segundo aponta o mais recente levantamento feito pelo Banco Central. O número significa aumento de 61,7% em relação ao mesmo mês no ano passado. O movimento inverso acontece com os estrangeiros dentro do Brasil. O volume de dinheiro gasto por turistas internacionais dentro das nossas fronteiras caiu aproximadamente 10%. No ano passado foram US$ 599 milhões, enquanto este ano foram US$ 535 milhões. No acumulado do primeiro bimestre, os brasileiros gastaram US$ 2,93 bilhões em outros países.
TURISMO DE COMPRAS
Tanto é verdade que o Turismo de compras em Barcelona, na Espanha, é uma importante fonte de renda para muitas empresas. O que antes tinha caráter de mera conjectura, hoje é atestado por um estudo encomendado pela associação comercial "Barcelona Oberta", que correlaciona números com o impacto econômico causado pelas compras de turistas na cidade. Na área da capital catalã, aproximadamente um terço de todo o comércio urbano tem aproximadamente a mesma proporção (um terço) de sua renda, originada pela presença de turistas na região. Em média, as compras turísticas representam pouco mais de 18% da receita do setor comercial de Barcelona, segundo dados obtidos pelo Grupo de Consultoria RBD.
Como resultado direto, a cidade recebe - deste perfil de comprador - cerca de dois milhões de euros todos os anos. Ao acrescentarmos a este número o efeito econômico indireto, vemos o mesmo elevar-se para 3.880 milhões de euros. De acordo com a análise sócio-econômica sobre a compra de turistas, 19% dos negócios no centro de Barcelona fecharia as suas portas se não existisse essa receita. Isso significa aproximadamente 1,2 mil lojas. Muitos empresários do setor consideram os visitantes de poucos dias de passagem pela cidade como um dos principais mantenedores da economia.
BRASIL TURISMO
E segue o discurso: “O nosso desafio é dar mais competitividade ao mercado nacional e fazer com que o turismo seja visto como indústria. Temos uma necessidade urgente de mudanças no setor, para enfrentarmos a corrida mundial do turismo". Será que a transformação da Embratur em uma agência nos moldes da APEX-Brasil resolveria tamanha diferença em fazer turismo no Brasil do que no exterior? Esperemos que sim, porque nos discursos tudo funciona perfeitamente.
Os debates giraram em torno das necessidades para o desenvolvimento de uma aviação sustentável e competitiva no Brasil. Entre as questões levantadas, destaque para a modernização da regulamentação aérea brasileira. “A aviação civil mundial tem crescido e o turismo tem papel fundamental neste crescimento. O Brasil precisa fortalecer o setor aéreo com o intuito de atrair ainda mais turistas para conhecer nosso País". O que se precisa de fato, não é a liberação de vistos, mas sim do preços das passagens aéreas no Brasil que estão longe de serem atrativas, muito pelo contrário. Além de que a carga tributária do trade, em todos os seguimentos, sem retorno algum, pode ser chamada de assalto a mão armada. A hotelaria que o diga.
VISTO AMERICANO
Na semana passada todas as embaixadas americanas foram instruídas a ampliar a investigação em entrevistas de visto, afirmou a diretora da Pires & Associados, Jeanine Pires, em seu blog MKT Destinos. Segundo Jeanine, novas medidas de análise serão tomadas para a permissão de entrada nos Estados Unidos ser concedida, como o questionamento mais detalhado em relação aos antecedentes e a verificação de e-mails e perfis em redes sociais, Jeanine Pires, como Facebook, Twitter e Instagram. “Essa nova movimentação e possíveis restrições para retirada de vistos nas embaixadas americanas irão aumentar a probabilidade de vistos negados? Sim”, esclareceu Jeanine.
OUTONO EM GRAMADO
Abril chegou e junto traz os benefícios da baixa temporada. Aos poucos os turistas brasileiros vão descobrindo as vantagens de viajar nos meses menos concorridos do ano. O período exato que corresponde à baixa temporada. As pessoas saem de férias quando podem e isso, para a maioria delas, fica concentrado nos meses de férias escolares. Quem pode escolher entre os meses fora dos disputados dezembro, janeiro e fevereiro sai ganhando. É possível escolher melhor a data, o destino e encontrar promoções de última hora mais facilmente. Gramado é o cenário cinematográfico ideal nesta época do ano.
Hotel Cercano - O melhor endereço em Gramado - na Serra Gaúcha
WTM LATIM AMÉRICA 2017 & 47º ENCONTRO BRAZTOA
A 5ª edição da WTM Latin America, que termina nesta quinta-feira, 6 de abril, aqui no Expo Center Norte, em São Paulo, assim como nos anos anteriores, tem atenção especial com os agentes de viagens, que estão mantendo contato com os players de todos os segmentos do setor de viagens e turismo no mesmo lugar; participando de diversos seminários gratuitos, ministrados por importantes especialistas, que estão debatendo as tendências, as potencialidades e os desafios do mercado, nos quais os agentes estão tendo a oportunidade de se aperfeiçoar e se atualizar. Para saber tudo o que está acontecendo e ver as fotos, CLIQUE AQUI.
Hotel Posada Los Alamos - Nossa casa em El Calafate
ARGENTINA JÁ SE PREPARA PARA RECEBER OS BRASILEIROS
Conversei com o Secretário de Turismo de Ushuaia, Juan Cherañuk, durante a WTM em São Paulo e ele já adiantou que Ushuaia já se prepara para receber um grande fluxo de brasileiros na temporada de inverno que começa dia 21 de Junho. As comemorações já começam com o Festival Nacional de la Noche más Larga, (noite mais longa - solstício de inverno) evento tradicional de Ushuaia que acontece entre os dias 17 a 20 de Junho. Durante a WTM lançou junto com a Aerolineas Argentinas o programa UPGRADE USHUAIA.
Cilene del Faro - nossa casa em Ushuaia
MERCADO SUL-AMERICANO É DESTAQUE NA WTM LATIN AMERICA
Clique na imagem para ampliá-la
A Argentina segue capacitando forte os agentes e operadoras brasileiras que irão invadir aquele país nesta temporada de inverno, principalmente com os novos voos diretos da LATAN e AZUL. Mais de 500 agentes e operadores de viagens já foram capacitados. Voc|~e pode conferir o dia de ontem tudo aqui: CLIQUE AQUI
Segundo Alexis Simonovik, Secretário de Turismo de El Calafate:"A Patagônia Fantástica já está pronta e de braços abertos para receber a todos. Temos uma grande hotelaria, estações de esqui, geleiras, paisagens fenomenais e uma gastronomia excepcional. Sejam todos bem vindos !" concluiu.
Gonzalo Romero, Gerente Geral da Aerolineas Argentinas no Brasil, Juan Cherañuk e Cristiane Cavalli
O Ministério do Turismo divulgou dados do Anuário Estatístico referente aos visitantes de outros países. Destaque para a Argentina, responsável pela emissão de 2,3 milhões desses viajantes, um crescimento de 10% em relação ao ano de 2015. A cada 10 turistas vindos do exterior, seis eram da América do Sul. A Embratur, em parceria com os comitês Descubra Brasil e Visite Brasil, e Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) instalados nos países vizinhos, considera a América do Sul como prioridade nas ações de promoção turística internacional do País.
SANTA CATARINA & ARGENTINA
A noite terminou com um grande jantar argentino
O Secretário Estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, (finalmente SC tem Secretário de Turismo), cumpre agenda em São Paulo. Um dos compromissos é a reunião extraordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), que contará com a participação do Sebrae e da Embratur. Na WTM encerrou o dia, participando da Noite Argentina. Durante o evento, esteve em contato com o Ministro do Turismo da Argentina e tratou sobre o estreitamento dos laços entre Santa Catarina e o país vizinho. Na pauta também o alinhando as propostas para divulgação da ação “O Sul é Meu Destino”, que visa trabalhos conjuntos de promoção turística entre Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Ficou claríssimo que somos realmente países irmãos e que nossa diferenças saudáveis terminam no campo de futebol. Coc~e pode conferir o dia de ontem tudo aqui: CLIQUE AQUI.
ARGENTINOS EM FLORIANÓPOLIS
A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina divulgou nesta terça-feira, 04, dados parciais da pesquisa realizada com turistas estrangeiros que passaram pela fronteira com a Argentina (Dionísio Cerqueira / Bernardo de Irigoyen). Foram realizadas 417 entrevistas entre os dias 1º de janeiro e 28 de fevereiro deste ano. Entre os entrevistados 93,8% eram argentinos e 6% eram paraguaios e 0,2% chilenos. Conforme o levantamento, 70,3% dos entrevistados afirmaram que ficariam entre 6 e 15 dias em Santa Catarina. Florianópolis foi o destino final mais citado, sendo indicado por 31,8% dos entrevistados, seguido de Balneário Camboriú (24,5%), Itapema (16,7%) e Bombinhas (14,4%). Outros destinos catarinenses mencionados foram São Francisco do Sul, Itajaí, Governador Celso Ramos, Garopaba, São Miguel do Oeste, São João do Oeste, Xaxim, Xanxerê, Penha, Itapoá e Camboriú.
A pesquisa também revelou um potencial a ser explorado no estado: 47,5% manifestaram interesse em visitar algum atrativo durante o trajeto até o destino final, sendo que natureza, ecoturismo, turismo de aventura e atrativos culturais motivariam a maior parte das paradas, além de sol e praia. O objetivo da pesquisa é analisar o perfil do turista estrangeiro e suas intenções para estruturação de políticas de turismo que estimulem e desenvolvam a atividade na faixa de fronteira. “É importante destacar que estamos construindo um Centro de Atendimento ao Turista no município de Dionísio Cerqueira para melhorar a recepção aos visitantes”, observou o secretário Leonel Pavan.
INFINITY BLUE NA WTM
O Infinity Blue Resort & Spa, melhor e maior do Sul do Brasil, pé na areia, marca presença no Word Travel Latin America. Segundo seu Diretor Geral , Albeto Cestrone: "Oferecemos sempre um paraíso pela beleza natural e pela tranquilidade, uma vez que nossos hóspedes, não só os novos, mas os costumeiros, tem serviços serviços exclusivos e grandes promoções que nos permitem operar sempre com 100% de ocupação em alta ou em baixa temporada. Temos o nosso centro de eventos com a capacidade para 1200 pessoas e uma equipe competente e capacitada para oferecer o melhor sempre. Já estamos com 100% de ocupação para o final de semana da Páscoa e ainda restam 20% de unidades para o grande feriadão de 1º de maio".
O Infinity Blue Resort & Spa é um dos mais prestigiados resorts do Brasil, premiado pela TripAdvisor e localizado na Praia dos amores, numa praia paradisíaca e praticamente privada, distante apenas a 10 minutos caminhando pela areia, do Balneário mais badalado do Sul do Brasil, Balneário Camboriú. Você pode conferir todas as fotos de ontem aqui: CLIQUE AQUI.
FESTIVAL JPA NA WTM
Clique na imagem para ampliá-la
Os diretores do maior Festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil, Claudio Jr. e Bruno Mesquita, também estão circulando pelos corredores da WTM. Segundo eles, após o sucesso da sexta edição, em 2016, o Festival do Turismo de João Pessoa vem colhendo bons frutos. O resultado são novas marcas expositoras que se juntaram ao time do evento. As novas marcas são GTA Global Travel Assistance, Havanatur Brasil Operadora, JPA Agência de Viagens e Receptivo, Max Savassi, Mysimtravel e Unidas Locadora. Além delas, a grande novidade até o momento será a participação quatro novos países, Egito (Exotic), Israel (Genesis), Jordânia (La Beduina) e Turquia (Euromarmara), que estreiam no Festival trazendo esses grandes destinos. O Festival JPA acontecerá este ano nos dias 20 e 21 de outubro, na capital paraibana. Sem dúvidas um dos mais belos e atraentes Festivais de Turismo do Brasil, unindo bons negócios, acolhimento hospitaleiros e praias paradisíacas. Você pode conferir todas as fotos de ontem, aqui: CLIQUE AQUI
Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB
VOANDO ALTO
A Avianca Brasil crescerá 20% em seu faturamento este ano. Essa foi a afirmação do vice-presidente, Tarcisio Gargioni, durante o almoço patrocinado no 26º Encontro Ancoradouro, no Bourbon Atibaia. Ele também ressaltou o pioneirismo da companhia com wi-fi a bordo no Brasil, e prometeu a chegada de novos A320neo, além de preparar o mercado para "um grande anúncio na semana que vem". "Mais quatro aeronaves deste modelo chegarão a partir de junho. Teremos 50 aeronaves no Brasil no final de 2017, e fomos a primeira companhia aérea a oferecer wi-fi a bordo no País", completou. "Fiquem atentos às notícias da semana que vem, quando anunciaremos algo grande ao mercado, que infelizmente não posso antecipar", concluiu Gargioni. O almoço ainda marcou uma surpresa ao diretor comercial da Avianca Brasil, Rodrigo Napoli.
Hotel Internacional Gravatal - O paraíso das águas termais em SC
Falando nisso, a CEO comercial do Hotel Internacional de Gravatal, Deise Karina Heerdt Zappelini, teve a promessa da visita do diretor de Inteligência Competitiva da Embratur, Gilson Lira no Hotel Internacional de Gravatal. Ficou encantado com o belíssimo empreendimento.
BELLA DA SEMANA
Kelly Ferreira, com 21 aninhos recém completados, é a nova modelo do Bella da Semana (www.belladasemana.com.br) que já está no ar. Um exemplo de mulher segura, determinada e linda - da cabeça aos pés. Ela é moradora de Santo Amaro da Imperatriz (SC), aqui no ladinho, na Grande Florianópolis.