Curação reforça em Florianópolis suas potencialidades e destaca formas de se chegar até lá
O espetacular destino caribenho promoveu seu potencial turístico junto ao trade e imprensa catarinense para fortalecer a nova conexão com a Copa Airlines desde Florianópolis. De fato, cada vez mais brasileiros tem visitado Curaçao. Para reforçar ainda mais sua potencialidade e destacar formas de se chegar até o destino, o Escritório de Turismo de Curaçao (Curaçao Tourist Board – CTB) continua com uma intensa agenda de eventos pelo País. Desta vez o Estado de Santa Catarina foi o escolhido para receber uma grande delegação de empresários do turismo e representantes do governo durante dois eventos nesta última quarta-feira, 11/09. Curaçao recebeu no primeiro semestre de 2024 mais de 25 mil brasileiros e a projeção até dezembro é de 41 mil passageiros do Brasil. E na capital catarinense realizaram duas importantes atividades em parceria com o Aeroporto Internacional de Curaçao, a Zurich Airport Brasil e a Copa Airlines promovendo a nova rota entre Florianópolis e a Cidade do Panamá. “A ilha tem uma estratégia de promoção muito forte no mercado brasileiro. Já temos excelentes opções de conectividade e o novo voo da Copa desde Florianópolis é muito estratégico para quem voa desde Santa Catarina. Por isso, é importante a presença de parceiros de Curaçao para se apresentarem e criarem pacotes com as agências e a imprensa”, cita Janaina Araujo, Representante de Curaçao no Brasil.
O primeiro evento aconteceu no restaurante Le Rose Restaurante com a imprensa reunindo mais de 20 jornalistas e influenciadores de viagens catarinenses interessados no destino e conhecendo as facilidades da nova rota com a Copa Airlines. O último encontro aconteceu no Coco Bambu Florianópolis com a presença de 60 agentes de viagens de todo o Estado empolgados com as novidades do destino caribenho, muito similar a Florianopolis em tamanho. Participaram da delegação de Curaçao os representantes dos seguintes hotéis: Papagayo Curaçao, Acoya Curacao, Brion City Hotel, Inclusive Collection by Hyatt (Dreams, Sunscape e Zoetry), Kontiki Beach Resort, Livingstone Jan Thiel Resort, The Rif at Mangrove Corendon by Hilton, Curaçao Marriott Beach Resort, Sandals Royal Curaçao, Marriott Courtyard Curacao (recém-inaugurado em junho),City Suites & Beach Hotel, Avila Beach Hotel, Renaissance Wind Creek Curaçao Resort e LionsDive Beach Resort.Uniram-se ao grupo Hugo Clarinda, diretor do Escritório de Turismo de Curaçao com Janaina Araujo e Wilma Gonzalez, além de Sofia de Souza, representante da CHATA (Curacao Hospitality and Tourism Association) e Peggy Croes, Vice-Presidente Sênior de Aviação e Marketing do Aeroporto Internacional de Curaçao.
CONEXÃO CURAÇAO
Atualmente a frequência dos voos é de três vezes por semana: às quartas, sextas e segundas, com saída de Florianópolis às 01h25 (horário local) e chegada no Panamá às 06h30 (horário local). Já às terças, quintas e domingos, há a saída da Cidade do Panamá, programada para às 15h23 (horário local), com a chegada a Florianópolis às 00h22 (horário local). A operação de Copa Airlines em Florianópolis torna-se a 7ª no Brasil, que já inclui São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Manaus, Brasília e Porto Alegre (suspensa temporariamente). O País é o principal mercado aéreo da companhia na América Latina, com 90 voos semanais. “Nós, como Aeroporto Internacional de Curaçao, estamos muito focados – junto com nossos parceiros de Turismo – no crescimento do mercado através da diversificação da região sulamericana, especialmente o Brasil. O número de passageiros vindos do Brasil é muito promissor. Juntamente com nossos parceiros no Aeroporto Internacional Aeroporto Florianópolis e Copa Airlines, estamos comprometidos em aumentar a chegada de brasileiros desde Santa Catarina”, conclui Peggy Croes, do Aeroporto de Curacao. Além de Santa Catarina, a delegação de Curaçao passou por Minas Gerais e seguirá para São Paulo com eventos na capital paulista. A representação da Ilha no Brasil tem um canal no Telegram (https://t.me/curacaoagencias) para servir de apoio para operadoras e agentes de viagens. Além disso, também conta com atendimento no WhatsApp (11-94758-1629) e no Instagram @visitecuracao.
AIR CANADA
Enquanto a Copa Ailines decola, a Air Canada coloca seus aviões em solo. Em meio a negociações com a associação de pilotos ALPA (Air Line Pilots Association), a Air Canada informou que está finalizando planos de contingência para suspender a maior parte de suas operações. A aérea emitiu uma declaração em resposta a longa disputa trabalhista. Os chefes da Air Canada e sua subsidiária de lazer Air Canada Rouge estão se preparando para “suspender gradualmente os voos” ao longo de três dias. A Air Canada disse que as negociações com a Associação de Pilotos estavam “chegando a um impasse”, citando as “excessivas demandas salariais” da organização. As reuniões entre o sindicato e a companhia aérea estão em andamento, mas a empresa alertou que as partes continuam longe de um acordo. A menos que um acordo seja fechado, a partir de domingo, 15 de setembro, qualquer uma das partes pode emitir uma greve de 72 horas ou um aviso de lock-out. A empresa diz que isso acionaria seu plano de liquidação. A aérea afirma ainda que esses preparativos — que afetam cerca de 670 partidas diárias — estão sendo finalizados. Cabe informar que mais de 110 mil pessoas voam com a Air Canada em um dia normal. Os canadenses viram recentemente o caos que reduções abruptas de operações de companhias aéreas causam aos viajantes.
GREVE
Já a Boing, para evitar uma potencial greve, que pode interromper suas linhas de montagem já a partir de hoje, sexta-feira (13), anunciou um acordo provisório histórico com os distritos 751 e W24 da IAM (regiões norte-americanas de Seattle e Portland da Associação Internacional de Maquinistas e Trabalhadores Aeroespaciais), que representam mais de 30 mil funcionários. É a primeira grande negociação em 16 anos, que promete melhorias significativas para os trabalhadores, incluindo o maior aumento salarial da história da empresa, redução de custos médicos, maiores contribuições para aposentadoria e melhores disposições para equilíbrio entre vida pessoal e profissional. O acordo, que também oferece mais informações sobre questões de segurança e qualidade, abordando preocupações de longa data após os recentes desafios operacionais e financeiros da Boeing, foi elogiado por líderes sindicais, que pedem que os membros votem a favor.
PARANÁ NA FIT BUENOS AIRES
O Governo do Paraná levará empresas do segmento turístico para oferecer seus produtos e serviços no estande do Viaje Paraná na Feira Internacional do Turismo (FIT), em Buenos Aires, capital da Argentina – maior evento do gênero no continente, entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro. As empresas são dos ramos de hotelaria, operadoras, receptivos turísticos e outras áreas ligadas ao setor. Na feira, onde mais de 87 mil pessoas são esperadas (público geral da última edição), o estado tem como propósito fomentar e reforçar a posição do Paraná como importante destino turístico brasileiro ao público argentino, aproveitando a existência de voos diretos entre Buenos Aires e Curitiba. Ao mesmo tempo em que divulgam os atrativos e belezas naturais, o público estrangeiro também passa a enxergar no Paraná um local que vai atendê-lo bem durante a viagem, com serviços variados e qualificados. Isso passa muito pelo empresário, que estará na feira. O Viaje Paraná nasceu com o objetivo de unir o público e o privado na promoção do turismo paranaense, e levando as empresas para as grandes feiras nacionais e internacionais, cumprindo o papel e, com certeza, estimulando negócios e gerando renda para o Paraná. Os atrativos turísticos paranaenses serão divulgados por meio de um estande do turismo do Estado, que terá também a participação de Curitiba e Foz do Iguaçu. É neste local que os empresários poderão apresentar e comercializar seus produtos e serviços.
Os dois primeiros dias do evento são voltados ao público final – ou seja, população argentina, turistas e viajantes –, enquanto os demais contam com capacitações e palestras voltadas ao trade e profissionais do setor. Ao longo dos quatro dias de evento, serão realizadas ações para promover de forma mais lúdica o contato entre o público e o turismo paranaense. A famosa Kapivara, figura que acompanha a Setu e o Viaje Paraná em eventos, estará circulando pela feira, promovendo o nome e marca dos atrativos locais. Além disso, o Estado também leva à FIT experiências gastronômicas, como a degustação do barreado – prato típico do Litoral do Paraná – além da presença do chef Rui Morschel, conhecido por promover o uso de ingredientes paranaenses dentro da alta culinária. A lista completa com as empresas que participam ao lado do Estado na FIT América Latina está disponível AQUI.
FOZ DO IGUAÇU & G20
Falando nisso, Foz do Iguaçu (PR) está se preparando para receber encontros ministeriais do G20, grupo formado pelas principais economias do mundo, de 30 de setembro a 4 de outubro de 2024. Já há windbanners com a frase “Itaipu: Destino natural do G20 no Brasil” em parte do trajeto da Avenidas das Cataratas, no trecho entre o Hotel Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort até o trevo do Shopping Catuaí Palladium, passando pelo centro de convenções do Mabu Thermas Grand Resort. Os dois hotéis vão sediar a reunião ministerial do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20 e as reuniões da Clean Energy Ministerial (CEM) e da Mission Innovation (MI). A Binacional é responsável por trazer o evento a Foz do Iguaçu, única cidade não-capital a receber uma programação ministerial do G20. Outros materiais de divulgação estão sendo confeccionados para a ocasião, pela agência de publicidade contratada pela Itaipu Binacional. De acordo com o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, é uma grande satisfação receber essas reuniões do G20 em Foz do Iguaçu, cidade-sede no lado brasileiro da Usina. O lema adotado pelo Brasil no G20, “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, se encaixa perfeitamente nas políticas da empresa. “Nossas ações na área ambiental, social e nas políticas de distribuição de renda são absolutamente casadas com esse projeto e com essa concepção”, reforçou Enio Verri.
SEMANA FARROUPILHA & FESTIVAL GAÚCHO
Entre os próximos dias 19 e 29 de setembro, Gramado, na fenomenal Serra Gaúcha, realiza o Festival da História, Cultura e Tradição. Serão dez dias de celebração à cultura gaúcha com diferentes atrações como apresentações de música e dança, piquete, roda de chimarrão, circuito gastronômico em restaurantes da cidade, decoração temática, exposições e atrações dedicadas às crianças. Realizado pelo Instituto RSNASCE, o projeto irá levar para a cidade uma programação cultural e artística gratuita em diferentes locais. Depois do que o Rio Grande do Sul viveu este ano, mais do que nunca o orgulho de ser gaúcho está aflorado em todos os gaúchos e também nos milhões de brasileiros que abraçaram o estado. Este será o momento para celebrar juntos a história, a cultura e a tradição gaúcha. A programação é extensa, serão mais de 50 atrações em diferentes pontos de Gramado: Praça Major Nicoletti, Lago Joaquina Rita Bier, Avenida Borges de Medeiros, Rua Coberta e Largo da Borges. No dia 21, sábado, às 20h acontece a cerimônia oficial de abertura com um espetáculo que terá duração de 50 minutos unindo música, dança, teatro e história. A apresentação será na Rua Coberta, onde também acontecem shows musicais diários ao longo de toda a programação.
Diariamente, já no dia 19, às 10h30, acontecerá um momento de reverência ao estado com a execução do hino rio-grandense nos postes da Avenida Borges de Medeiros, bem no centro de Gramado. A expectativa da organização é que comerciantes, comunidade e turistas participem da homenagem. Além do hino, a Rádio Poste também terá programação musical durante todo o dia com avisos sobre as atrações do evento. A Chama Crioula, acesa desde o dia 12 em Gramado, ganhará uma nova casa a partir do dia 20, quando o festival assume sua guarda no Piquete do evento. Durante o festival, a cidade estará vestida de verde, vermelho e amarelo para receber os visitantes com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul. Um dos cortes mais identificados com o churrasco gaúcho, a costela será protagonista das atrações gastronômicas do festival. No piquete instalado no Lago Joaquina Rita Bier acontecerá o Costelaço com alguns dos maiores assadores do Rio Grande do Sul e curadoria da plataforma Destemperados. Os churrasqueiros Marcos Livi, Schima, Josué Teg e Marcelo Sartori estão entre os nomes confirmados.
Para além das fronteiras do piquete, a costela também estará no menu de 12 restaurantes que irão participar da Cozinha Gaúcha, o circuito gastronômico do festival. Cada um deles criou um prato exclusivo para o evento onde a costela é ingrediente fundamental. São eles: El Fuego, Mlbk, Di Pietro, Nonno Mio, Piacere, Cantina Pastasciutta, Pastasciutta Rua Coberta, Josephina, Vino Lab, Giostra, Felsen e La Braise. Mais de 30 artistas passarão pelo palco “Querência Ramada” instalado na Rua Coberta. Entre eles, nomes de grande relevância da música e da dança gaúchas como Elton Saldanha, Shana Müller, César Oliveira e Rogério Melo, César e Zéu, Cadica Cia de Dança e Renato Borghetti. As apresentações serão diárias com pelo menos um show por dia. Além de nomes conhecidos, novos talentos do cenário musical do estado terão espaço para mostrarem seu trabalho como os jovens participantes do The Voice Kids Luiza Barbosa e Thomas Machado. Nos dias 22 e 23 de setembro, a partir das 19h30, acontece o Festival dos Festivais, um espetáculo de música regional gaúcha, passando pela Milonga, Vanerão, Xote, o Chamamé, a Vaneira, a Valsa e a Rancheira, com artistas de grupos regionais.
E no último final de semana, nos dias 28 e 29 de setembro, das 9h às 23h, a Rua Coberta recebe a Dança Rio Grande, competição de danças folclóricas tradicionais do Rio Grande do Sul que premiará as melhores coreografias do primeiro ao quinto lugar nas categorias Mirim, Juvenil, Adulto e Veterano. O festival quer cultivar e celebrar a história do povo gaúcho. Para isso, em parceria com o Largo da Borges, realiza uma exposição com indumentárias, prataria, ferramentas e obras de artistas e estudiosos do Rio Grande do Sul. Já no piquete do Lago Joaquina Rita Bier, as crianças poderão escutar histórias das lendas gaúchas e conhecer as brincadeiras do Jogo do Osso, Escravos de Jó, chula e tiro de laço. O chimarrão, símbolo da cultura gaúcha, também terá sua história contada na bolanta da Matería Capitão Rodrigo, instalada na Praça Major Nicoletti. Além de experimentar diferentes maneiras de degustar o mate, os visitantes poderão conhecer as origens da bebida com especialistas do assunto.
Sem dúvidas que este será mais um grande sucesso em Gramado, um evento que celebra a força e a identidade do povo gaúcho. Em um momento de retomada do turismo, trazer o espírito gaúcho para o centro do palco é fundamental para inspirar todos os visitantes. Os aguerridos gaúchos, saíram mais fortes de todos os desafios, e essa força, esse amor incondicional ao seu estado, estarão retratados em cada detalhe do festival, através da arte, história e cultura que tanto nos orgulham. E tudo isso acontecerá em Gramado, onde a cidade se transforma mais uma vez no cenário perfeito para celebrar o que tem de melhor: a sua tradição, a cultura e o seu povo. Segundo os organizadores, a partir da primeira edição que acontece este ano, o festival passará a ser realizado anualmente durante todo o mês de setembro com ampliação das atrações. Mais informações AQUI.
PREMIO BRAZTOA SE SUSTENTABILIDADE
A Braztoa anunciou as 26 iniciativas como finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024, que representam a diversidade do Brasil, com projetos de 14 estados distribuídos pelas cinco macrorregiões do país. Após a avaliação de 83 inscrições conduzida pelo corpo de jurados especialistas, as ações selecionadas se destacaram por suas soluções inovadoras e impactos relevantes. O prêmio reforça o compromisso do setor com a sustentabilidade, reconhecendo ações que atendem aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Entre os finalistas, se destacam 10 iniciativas na categoria Gestão e Governança e 16 na categoria Experiências. Três delas são de Operadoras Braztoa, enquanto 16 são de parceiros de negócios, abrangendo áreas como hospedagem, atrativos turísticos, roteiros e alimentação. Além disso, sete iniciativas são de parceiros institucionais, incluindo instituições, fundações e associações. O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024 entra agora em sua fase decisiva. Nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, os finalistas apresentarão suas iniciativas em pitches on-line de cinco minutos, detalhando a execução, os resultados e o impacto gerado. As informações sobre data, horário e orientações serão enviadas por e-mail.
Após essa etapa, os jurados terão a tarefa desafiadora de selecionar até 10 vencedores entre as categorias Gestão/Governança e Experiência/Produto, abrangendo tanto as Operadoras Braztoa quanto os parceiros de negócios e institucionais. A aguardada cerimônia de premiação acontecerá no dia 9 de novembro, em parceria inédita com a Festuris, em Gramado, na charmosa Serra Gaúcha. O local exato será anunciado em breve. Durante o evento, os vencedores serão revelados e reconhecidos por suas contribuições ao turismo sustentável. A celebração contará com importantes nomes do setor e será transmitida ao vivo pelo YouTube, permitindo que todos acompanhem e celebrem os premiados. A lista completa dos finalistas está disponível AQUI. Os selecionados receberão informações sobre os próximos passos via e-mail.
APP FESTURIS
A propósito, a mais efetiva feira de negócios turísticos das Américas acaba de lançar o seu aplicativo oficial. Com o objetivo de informar detalhes sobre a feira, o app Festuris 2024 já está disponível para download, para os inscritos, na Apple Store e na Play Store. Na plataforma é possível agendar reuniões, programar suas palestras de interesse e os compromissos para otimizar sua presença no evento. Também é possível ter acesso ao mapa interativo, que possibilita uma melhor navegação pelos espaços, encontrando expositores e localizando experiências temáticas e as notificações em tempo real, recebendo atualizações instantâneas sobre atividades, sessões e novidades. O aplicativo traz uma novidade, a captação de leads, ação que permite que expositores e participantes consigam ter acesso à informações pessoais presentes no QR code na plataforma e no crachá do usuário. A plataforma chega atualizado, trazendo ainda mais facilidades e benefícios para participantes e expositores. Outro objetivo que o Festuris 2024 busca, é a diminuição das impressões de todas essas informações, valorizando o lado ESG da grande feira.
Na formação do seu perfil, o app ainda oferece assuntos para você selecionar de acordo com o seu interesse, sendo ainda possível interagir com outros usuários e postar conteúdos, como em uma rede social. Você também pode acessar os currículos dos palestrantes e a programação geral. O Festuris também possui um aplicativo específico para os segmentos Luxury, Business & Innovation e Wedding. Isso auxilia na efetividade de agendamento e negócios. A 36ª edição do Festuris conta com a Yazo, a maior criadora de aplicativos de eventos da América Latina, como parceiro de tecnologia, conectando marcas, pessoas e experiências.