Festival de turismo de Gramado é uma grande conexão com o futuro!
Vem aí o Festuris Gramado – Uma grande conexão com o Futuro! Faltam menos de 30 dias para o último e mais charmoso festival de turismo do ano, o Festuris Gramado, na fantástica Serra Gaúcha, que acontecerá entre os dias 7 e 10 de novembro no Serra Park, e que já projeta resultados positivos com base na última edição, realizada em 2023, que registrou 98% de satisfação entre participantes e expositores. Na ocasião, 96% das interações resultaram em negócios concretizados. Para este ano, a previsão é atrair mais de 12 mil visitantes e expositores, com a comercialização de mais de 400 estandes ocupando uma área de 27 mil metros quadrados. Embora a meta inicial fosse de 15 mil participantes, a direção do Festuris decidiu ajustar esse número devido aos desafios logísticos causados pelas enchentes recentes. O evento contará com sete palcos dedicados ao conteúdo e com a presença de mais de 50 destinos internacionais, ampliando as oportunidades de networking e negócios.
O Festuris Gramado deste ano terá um aplicativo oficial da feira, disponível para download na Apple Store e na Play Store. O app visa aprimorar a experiência de participantes e expositores, oferecendo funcionalidades que facilitam a interação durante o evento. Entre as principais características, o aplicativo permite agendar reuniões, programar palestras e organizar compromissos. Um mapa interativo ajuda os usuários a navegar pelos espaços do evento, localizando expositores e experiências temáticas. Notificações em tempo real informam sobre atividades e atualizações importantes. Uma inovação do app é a captação de leads por meio da troca de informações via QR codes, disponível tanto na plataforma quanto nos crachás dos usuários, o que favorece o networking. O aplicativo também promove práticas sustentáveis, reduzindo a necessidade de impressões físicas, e permite que os usuários criem perfis personalizados, escolham temas de interesse e interajam como em uma rede social.
A propósito, o Festuris oferece aplicativos específicos para segmentos como Luxury, Business & Innovation e Wedding, otimizando os agendamentos e negócios em cada área. A parceria com a Yazo garante a excelência tecnológica do Festuris 2024, consolidando o evento como uma plataforma de negócios turísticos inovadora e sustentável. A Embratur patrocinará o Festuris como forma de promover o estado internacionalmente, especialmente após as enchentes de maio deste ano. A parceria, firmada em Brasília, inclui um famtour para operadores latino-americanos, com foco em gerar negócios para empresas gaúchas e impulsionar a recuperação do turismo na região. “Isso facilita a conexão do evento com os compradores que estão sendo incentivados a conhecer um Brasil diferente, que é a nossa amada Serra Gaúcha, local onde ocorre o evento. Assim, favorecendo o entendimento deles sobre o potencial que o Rio Grande do Sul possui no turismo. Temos muito a oferecer, como atrativos diferenciados, além de uma cultura genuína. Essa parceria é fundamental para a promoção do Brasil no mercado turístico do exterior e na captação de compradores do destino, ao trazê-los para conhecer o produto local, fato imprescindível para a reconstrução e retomada do turismo do nosso estado”, avaliou Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.
FESTURIS & BRAZTOA
Além disso tudo, cabe ressaltar que a Braztoa estabeleceu uma parceria com o Festuris para promover o turismo sustentável, incluindo o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024 na Serra Gaúcha, cuja cerimônia de entrega ocorrerá em 9 de novembro. Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa, destacou que o prêmio será uma oportunidade para discutir coletivamente os desafios climáticos e celebrar as melhores práticas no setor. A colaboração envolve a realização do SEEDS (Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável), com a Braztoa responsável pela curadoria da programação do palco ESG Festuris Braztoa. Cibele Marcon, gerente de Comunicação do Festuris, expressou satisfação com a parceria, ressaltando seu compromisso com práticas sustentáveis. Durante o evento, a Braztoa liderará uma palestra sobre sustentabilidade e ESG, além de organizar a cerimônia do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que reconhecerá até 10 iniciativas inovadoras em turismo sustentável.
ESPAÇOS & NEGÓCIOS
A feira também contará com espaços segmentados, como o Luxury, que destaca sofisticação e atendimento personalizado, promovendo reuniões exclusivas entre expositores e compradores, com curadoria da Abav/RS. O Espaço Wedding facilitará negociações no mercado de destination wedding, reunindo fornecedores e compradores de eventos e celebrações sociais. O Espaço LGBT+ celebra seu 15º ano, projetando um crescimento de 20% em relação à edição anterior, com mais de 150 buyers esperados. Os segmentos Business e Innovation abrangerão turismo de negócios e eventos (MICE), organizados em ilhas segmentadas. A Ilha de Tecnologia e Inovação reunirá empresas focadas em transformar o ecossistema de viagens, enquanto a Ilha Business apresentará produtos e serviços do setor. Por fim, a área de conteúdo abordará temas relevantes, coordenada pelo Gramado, Canela Convention & Visitors Bureau Região das Hortênsias.
ARGENTINA NO FESTURIS
Mais uma vez à Argentina, um dos destinos internacionais mais encantadores da América do Sul, marcará presença no Festuris 2024! Conhecida por sua diversidade cultural, paisagens deslumbrantes e uma gastronomia de dar água na boca, à Argentina se consolida como um destino imperdível para os amantes de viagens e turismo. No Festuris, você terá a oportunidade de conhecer tudo o que o país tem a oferecer: das vinícolas de Mendoza aos picos nevados da Patagônia, passando pelas ruas vibrantes de Buenos Aires, repletas de história, arte e tango. Além disso, descubra as novidades, tendências e oportunidades de negócios no turismo argentino, com foco em experiências autênticas e personalizadas para cada tipo de viajante. Prepare-se para explorar esse destino fenomenal no Festuris 2024 e se encante com o melhor do turismo internacional!
EMIRADOS ÁRABES
Emirados Árabes também é um dos grandes destaques internacionais no FESTURIS 2024. Conhecido por ser um dos destinos mais modernos e sofisticados do mundo, Dubai oferece uma experiência única que combina luxo, cultura e inovação. No FESTURIS, os participantes terão a oportunidade de conhecer as mais recentes tendências do turismo de luxo, experiências culturais autênticas e os avanços tecnológicos que fazem de Dubai uma referência global. Desde as deslumbrantes paisagens urbanas até o charme do deserto, Dubai promete encantar e inspirar visitantes de todas as partes do mundo. Com presença garantida no evento, os Emirados Árabes reforça seu compromisso em atrair viajantes em busca de experiências únicas, destacando seu papel como um destino imperdível para turismo de negócios, lazer e aventura.
WIKITRAVEL – INTELIGÊNCIA ARTICICIAL
Desde que se começou a falar de Inteligência Artificial (IA) alguns entusiastas começaram a imaginar suas aplicações para o Turismo, atividade que é tão experiencial e humana. Até que em 2024 uma dessas soluções de IA chegou com força para potencializar a experiência dos turistas nacionais e internacionais nos destinos: a Wikitravel.ai. A plataforma parte das dúvidas mais comuns dos turistas de todo o mundo e, a partir dessas respostas, cria ambientes virtuais para cada destino. Cada município, estado ou país pode também alimentar as informações na plataforma, com textos, vídeos e fotos. Esse conteúdo pode ser ouvido em dez idiomas diferentes, tudo traduzido pela IA. As fotos podem receber tags e o Wikitravel.ai faz o link para os sites oficiais do destino, auxiliando no ranqueamento das páginas nos buscadores. “Muitas vezes os destinos menores não possuem um canal de divulgação oficial. A nossa ferramenta ajuda a impulsionar esses destinos. E, quando o destino já possui suas páginas e site, a Wikitravel.ai não concorre com elas, mas agrega ainda mais valor com sua tecnologia”, explica o sócio-diretor da Wikitravel.ai, Fabiano Simm, responsável pelo desenvolvimento da plataforma.
Os atrativos também podem se beneficiar da tecnologia. “Imagine um adesivo fixado nas mesas de um restaurante com um QR Code, onde o cliente pode acessar o menu em seu idioma; ou um museu, que dispensa os audioguias em quatro ou cinco idiomas, substituindo-o pelo Wikitravel.ai, que tem dez idiomas disponíveis para o turista ter uma experiência memorável enquanto ouve as explicações do local”, diz Simm. Assim, a tecnologia está acessível aos turistas sem custos adicionais para os destinos, pois cada turista vai acessá-la pelo próprio celular. O Paraná foi o primeiro Estado a aderir à Wikitravel.ai. Depois, também aderiram à Wikitravei.ai São Paulo e Roraima. Já Curitiba – PR, Gramado – RS, Blumenau – SC e Bonito – MS, foram as primeiras cidades a aproveitarem os recursos do Wikitravel.ai. A plataforma Wikitravel.ai foi desenvolvida na TZ Systems, empresa associada à Schultz. Para o CEO do Grupo, Aroldo Schultz, o Wikitravel.ai é uma solução disruptiva para as secretarias de Turismo do Brasil e do Mundo. “Postar fotos incríveis no Wikitravel.ai abre as portas dos destinos para o mundo do turismo e dos investimentos”, diz Aroldo.
BANDEIRA AZUL
O Brasil se destaca no cenário internacional do turismo sustentável ao registrar 49 locais — 38 praias e 11 marinas — aprovados no Programa Bandeira Azul para a temporada 2024/2025. Os destinos, localizados em seis estados brasileiros — Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas e Ceará — foram reconhecidos pelo Júri Internacional do programa por atenderem rigorosos critérios de qualidade da água, gestão ambiental e infraestrutura turística. Essa conquista posiciona o país como líder sul-americano em certificações ambientais de áreas costeiras. A cerimônia oficial de entrega da Bandeira Azul ocorrerá no dia 1º de novembro em Salvador, Bahia, reunindo representantes das praias e marinas premiadas. O evento simboliza os esforços conjuntos para posicionar o Brasil como um exemplo global em sustentabilidade, valorizando suas belezas naturais e promovendo o turismo responsável. O Programa Bandeira Azul, criado pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE), é um dos selos de qualidade ambiental mais respeitados do mundo e exige que os locais aprovados cumpram 34 critérios exigentes, evidenciando o compromisso contínuo com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Santa Catarina estará presente com Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú; Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú; Praia de Taquaras, Balneário Camboriú; Praia de Piçarras, Balneário Piçarras; Praia da Ponta do Jacques, Balneário Piçarras; Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas; Praia de Mariscal, Bombinhas; Praia da Conceição, Bombinhas; Lagoa do Peri, Florianópolis; Praia Grande, Governador Celso Ramos; Prainha de Itá, Itá; Praia da Bacia da Vovó, Penha; Praia da Saudade, Penha; Praia Grande, Penha; Praia do Ervino, São Francisco do Sul; Praia do Forte, São Francisco do Sul; Praia Grande, São Francisco do Sul; Praia da Saudade, São Francisco do Sul; Praia Central, Balneário Piçarras; Praia das Cordas, Governador Celso Ramos; Tedesco Marina – Balneário Camboriú; Iate Clube de Santa Catarina, Florianópolis; Marina da Conceição, Florianópolis; Marina Itajaí, Itajaí; Marina VillaReal, São Francisco do Sul.
FERIADÃO DO DIA DAS CRIANÇÃS EM SC
Em qualquer estação ou feriadão, Santa Catarina tem 500 quilômetros de praias, emolduradas por lagoas e a exuberante Mata Atlântica e costuma receber visitantes do mundo todo. Em Lages, a Princesa da Serra, o Boqueirão Hotel Fazenda Resort de Campo é o destino sempre, principalmente para quem quem busca um retiro para aproveitar a natureza, gastronomia excepcional e deixar que a criançada aproveite do nascer do tia até o noite todas as atrações da fazenda, sempre com monitores competentes e cuidadosos.
Não podemos esquecer de Fraiburgo, a nossa Terra da Mação, no Vale do contestado, onde está o localizado o MajestosoHotel Renar, cujas reservas devem ser feitas com muita antecedência, por ser uma das ótimas opções que fazem o turismo catarinense ser reconhecido nacional e internacionalmente. Já a nossa Capital Florianópolis é hoje um dos principais destinos turísticos do Brasil, com opções de praias tanto para quem gosta da agitação da vida moderna quanto para aqueles que buscam a tranquilidade de comunidades do interior, principalmente agora que acontecem no Estado os principais eventos do Circuito de Festas de Outubro, liderado pela Oktoberfest, de Blumenau.
Destino principal é a Praia de Palmas em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, onde as crianças se divertem o tempo todo no Águas de Palmas Resort, em suas diversas piscinas, aquecidas ou não, aquaparque, e todas as opções de lazer que um excelente resort tem a oferecer. Localizado entre o mar e montanhas, com uma natureza exuberante, o local é fantástico em qualquer ocasião. São esses “pequenos detalhes”, essa diversidade de cenários, que fazem com que o turismo responda atualmente por 12,5% do PIB catarinense.
TURISMO CATARINENSE
Falando nisso e por conta disso, segundo dados do Almanach, o turismo de Santa Catarina arrecadou, entre janeiro e setembro de 2024, cerca de R$ 376 milhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). No período, o setor foi responsável pela geração de 184 mil vagas de emprego e registrou a abertura de 18 mil empresas. Os dados são do Almanach – painel de dados que concentra informações do turismo catarinense. Outra pesquisa, realizada pela ForwardKeys , evidencia Santa Catarina como um dos estados com o maior número de operações por companhias internacionais (+141%). Entre as principais rotas a impulsionar esse crescimento está a do Chile, que registrou um aumento de +243% após a expansão da quantidade de voos oferecidos pelas companhias. Os dados da ForwardKeys também apontam uma perspectiva positiva em relação ao último trimestre de 2024. Com um crescimento de +72%, o estado catarinense se destaca como principal destino de chegadas internacionais para os três últimos meses do ano.
Segundo o secretário do Turismo, Evandro Neiva, os bons números do turismo catarinense são resultado de um trabalho integrado da gestão do Governo Jorginho Mello. “Estão sendo realizados investimentos nas rodovias, na ampliação da rede elétrica e na modernização dos aeroportos. Esses números apresentados reforçam que Santa Catarina é um destino turístico consolidado”, diz Neiva. O Secretário ainda ressalta que “Santa Catarina tem um grande potencial natural e é um destino atraente para todas as idades e épocas do ano. Também, se destaca pela segurança e pela chegada de novos turistas, tanto nacionais quanto internacionais”. O Almanach é um Sistema de Inteligência Turística, desenvolvido em 2020 pela Secretaria do Turismo de Santa Catarina. Ele organiza e apresenta dados sobre atividades turísticas, auxiliando gestores na tomada de decisões com base em informações atualizadas periodicamente. O objetivo é promover a transparência, qualidade e inovação no setor, sendo também parte da Rede Brasileira dos Observatórios do Turismo (RBOT). A ForwardKeys é uma companhia espanhola que trabalha com ciência de dados desde 2010. Assim, a empresa analisa o mercado aéreo global, fornecendo insights e inovações sobre destinos e informações detalhadas sobre itinerários de viagem dos passageiros, perfis avançados e padrões de comportamento e preferências em seus destinos.
REDE NACIONAL DE TRILHAS
O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a UNESCO, lançou um edital para a contratação de empresa especializada para apoiar o aprimoramento e modernização da gestão da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade – a RedeTrilhas. A iniciativa tem o objetivo de melhorar a oferta turística em áreas naturais e aumentar a conectividade das trilhas, com a conservação da biodiversidade. Os interessados devem encaminhar proposta técnica e documentação até as 17h00 do dia 22 de outubro, por meio da plataforma de licitação da Unesco. O edital faz parte de um projeto de cooperação internacional envolvendo o MTur, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) e a UNESCO para promover o turismo sustentável nos Patrimônios Culturais e Naturais do país. A coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas, Fabiana Oliveira explica que a iniciativa reflete o compromisso do MTur com a sustentabilidade e com a integração interinstitucional. Além de ampliar a oferta turística, a RedeTrilhas também desempenha um papel crucial na conservação da biodiversidade. A criação de trilhas de longo curso como instrumento de preservação fortalece o vínculo entre parques nacionais e áreas de proteção ambiental, garantindo maior conexão entre diversas paisagens brasileiras e valorizando ainda mais o turismo em áreas naturais. A RedeTrlilhas foi criada em 2018 por meio de uma portaria conjunta entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o MTur e o ICMBio, já conta com 8 trilhas de longo curso cadastradas, somando 2.719 km. A expectativa com a modernização da gestão é expandir significativamente esse número, ampliando o alcance e a diversidade de trilhas oferecidas para turistas, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento sustentável e a geração de emprego e renda para as comunidades locais.