SALÃO DE TURISMO
Pelo que vi e ouvi, a reclamação é só uma, um imenso fracasso. Esse é o verdadeiro balanço do Salão de Turismo que aconteceu em nossa Faixa de Gaza, um dia Cidade Maravilhosa. Desorganização, estandes inacabados, falta de público, corredores vazios. Movimento mesmo nos shows e oba-obas daqueles que fizeram o L. Ao final, muita gente afirmando que iriam repensar a participação no próximo Salão. Embora no balanço do Ministro do Turismo, Celso Sabino, esteja tudo bem, na realidade, o turismo no atual desgoverno está tendo que se virar nos 30, praticamente um retrocesso. De novo, o lançamento do novo stopover da Gol na cidade do Rio de Janeiro, que chegará junto com um “descontão promocional” de 10%. Em se tratando das companhias aéreas brasileiras, esse “descontão” será em cima da tarifa cheia, como sempre, o que significa pagar mais caro. Na realidade o brasileiro tem viajado muito menos e ainda não atingimos o patamar da pré-pandemia. Vale informar que a hotelaria está em promoções constantes tentando contornar a crise que nos assola. Muito mais fácil, rápido e barato viajar para o exterior, isso sem falar na nossa falta de conectividade.
O ministro, como não poderia ser diferente, elogiou as ações do desgoverno. Segundo ele: “Os nossos eventos estão cada vez mais frequentes e bem-sucedidos. No ano passado, foram emitidos mais de 112 milhões de bilhetes aéreos, e esperamos bater o recorde de turistas estrangeiros visitando o Brasil este ano”, disse. Cabe informar que essa é uma informação oficial do próprio governo, no qual não se pode confiar nunca. Quem de fato viaja é o presidente e a primeira dama, além da imensa comitiva que os acompanha no trem da alegria, hospedando-se em hotéis caríssimos. O ministro também destacou o papel da Casa Brasil, um espaço de promoção do país em eventos internacionais. Segundo ele, se avança nas negociações para implementar uma Casa Brasil em Baku, no Azerbaijão, durante a 29ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP29), que acontecerá de 11 a 22 de novembro. Para ele, o céu continua de brigadeiro e o mar de almirante, estando muito muito animado com os resultados e confiante de que o segundo semestre será ainda melhor. Nos cabe agora é rezar, rezar muito, porquê hoje ainda estamos melhores do que amanhã e, para eles, o desgoverno, na Venezuela está tudo bem.
BUSCA POR PASSAGENS BARATAS
Por outro lado, o levantamento da Decolar, aponta apenas uma tendência de crescimento na busca por viagens no segundo semestre de 2024. Evidentemente que todos nós temos o desejo de viajar e buscamos os sites que oferecem buscas de passagens aéreas e seus pacotes, o que não significa que iremos viajar, dependendo dos preços. Pelas buscas, o turismo brasileiro seguirá em alta, com o mercado interno ganhando destaque. O site revelou um levantamento indicando um aumento de 52% nas buscas por hospedagens em destinos nacionais, comparado ao mesmo período de 2023. Esse crescimento reflete uma retomada significativa no interesse por viagens dentro do país. Entre os destinos mais procurados, estão Florianópolis, Balneário Camboriú em Santa Catarina, Rio de Janeiro (RJ), Maceió (AL), São Paulo (SP), Porto de Galinhas (PE), Porto Seguro (BA), Gramado (RS), Natal (RN), Fortaleza (CE), Campos do Jordão (SP), Salvador (BA), Maragogi (AL), Foz do Iguaçu (PR), João Pessoa (PB), Recife (PE), Caldas Novas (GO), Olímpia (SP), Ilhéus (BA) e Curitiba (PR).
A nossa Região Sul aparece com força na lista, com destinos como Gramado (RS), conhecida por seu clima europeu e festivais culturais, e Florianópolis (SC), famosa por suas praias e vida noturna. O Nordeste, como de costume, mantém sua popularidade, com Natal (RN), Fortaleza (CE) e Salvador (BA) entre os destinos mais procurados. A combinação de praias paradisíacas, rica cultura local e gastronomia típica são atrativos que não passam despercebidos pelos viajantes. Destinos igualmente encantadores, como Campos do Jordão (SP), Foz do Iguaçu (PR) e Caldas Novas (GO) também figuram entre os mais buscados. Esses locais oferecem experiências diversificadas, desde o friozinho serrano até águas termais relaxantes, passando por impressionantes paisagens naturais. A expectativa é de que o aumento na procura se traduza em um aquecimento econômico para o setor de turismo e hospitalidade, beneficiando diretamente as regiões e suas populações.
VIAJANTES DA “CLASSE C”
Já, de acordo com o Serasa, quase 50% dos brasileiros tendem a viajar. A maioria desses brasileiros são da “Classe C”. A pesquisa séria do Serasa Experian, efetuada com 186,4 milhões de CPFs, identificou que 47% têm tendência a viajar (mais de 87,4 milhões de brasileiros), dos quais 38,1% são da “Classe C”. Do total de brasileiros que tendem a viajar, 54,3% recebem mensalmente até R$ 2,5 mil, o que se assemelha ao restante da população brasileira. O levantamento indicou, ainda, que 19,4% dos brasileiros que tendem a viajar têm mais de 65 anos e apenas 6,0% com 18 a 23. Daqueles que tendem a viajar, 79,4% não costumam resgatar milhas – pontuações que podem ser acumuladas a partir do uso frequente do cartão de crédito e, posteriormente, trocadas por passagens aéreas, reservas em hotéis, aluguel de carros e até mesmo produtos diversos. Outro dado do estudo indicou que 58,5% dessa população que não costuma resgatar milhas também não têm afinidade com cartão de crédito, o que pode explicar o impacto sobre o uso ou conhecimento da “recompensa”.
Para chegar aos resultados, foi combinada inteligência analítica com o ecossistema de big data da Serasa Experian por meio do Polis, solução da datatech voltada para o mercado de marketing que gera insights e possibilita o estudo e segmentação de audiências a partir de filtros exclusivos. “Dispor de ferramentas precisas que aprimorem o direcionamento de campanhas de vendas e marketing para as pessoas certas é uma vantagem competitiva, pois aumentam o potencial de atingir os consumidores mais relevantes: aqueles com maior probabilidade de conversão”, explicou a Diretora de Marketing Services da Serasa Experian, Isabela Torres.
TRÁFEGO AÉREO GLOBAL
Diante disso, cabe ressaltar que o tráfego global total de passageiros em 2023 foi próximo de 8,7 bilhões, representando um crescimento anual de 30,6%, impulsionado por um ressurgimento contínuo do tráfego internacional após a pandemia. Em particular, o tráfego global se beneficiou da reabertura dos mercados asiáticos e de uma vontade crescente da população mundial de viajar, apesar das condições macroeconômicas globais. As informações constam no Anuário de Tráfego Aeroportuário 2024, publicado pelo Conselho Internacional de Aeroportos (ACI), e cujos dados são coletados diretamente de sua rede global de operadores aeroportuários e entidades oficiais da aviação civil. Os aeroportos da América Latina e do Caribe movimentaram em torno de 732,4 milhões de passageiros, representando apenas 8,4% do tráfego global. Em 2023, 209,2 milhões de viajantes transitaram pelos aeroportos brasileiros e 185,8 milhões, pelos aeroportos mexicanos, embora os aeroportos mexicanos tenham registrado um volume de passageiros internacionais maior (58,4 milhões) do que os aeroportos brasileiros (21,9 milhões).
TRÁFEGO DE PASSAGEIROS
O Aeroporto Internacional Benito Juárez (MEX), na Cidade do México, teve o maior volume de tráfego, totalizando 48.415.693 passageiros, aproximadamente 26% do volume total do país; O maior aumento percentual foi registrado no Aeroporto Internacional de Buenos Aires (EZE), com crescimento de 44%; Entre os 20 aeroportos mais movimentados da região, seis estão no Brasil, o maior mercado da região. Juntos, os aeroportos de Guarulhos (GRU), Congonhas (CGH), Brasília (BSB), Campinas (VCP), Santos Dumont (SDU) e Belo Horizonte (CNF) tiveram uma movimentação de 112.898.238 passageiros em 2023, o equivalente a aproximadamente 54 % do tráfego nos aeroportos brasileiros. O aeroporto com maior volume de operações foi o Aeroporto Internacional da Cidade do México (MEX), com 363.450 movimentos; O aeroporto que apresentou maior aumento percentual foi o Aeroporto Jorge Newberry (AEP), em Buenos Aires, com crescimento de 22,24%.
DELTA AITLINES – WIFI DE ALTA VELOCIDADE
Bem ao contrário da companhias aéreas brasileiras que cobram caro e pouco oferecem e o que oferecem é de baixíssima qualidade, a exemplo do wifi, a Delta implementará Wi-Fi de alta velocidade e gratuito da T-Mobile em rotas internacionais de longa distância, com a maioria dos voos transatlânticos em serviço com Wi-Fi gratuito até 2025. Os voos da América do Sul devem receber a novidade já em outubro deste ano. A companhia aérea, que relatou um aumento no número de viajantes internacionais neste verão, lançou o Wi-Fi pela primeira vez nos voos entre os Estados Unidos e a França em julho. Este mês, os voos entre os EUA e o Reino Unido, Alemanha, Holanda, Espanha e Itália começarão a oferecer Wi-Fi gratuito. Em setembro, as rotas com destino à Islândia, Irlanda, Israel, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Grécia, Portugal, Suécia e Suíça também oferecerão Wi-Fi gratuito. Os destinos na América do Sul e no Havaí começarão a oferecer Wi-Fi gratuito em outubro, seguidos pela Nigéria, Gana e Senegal em dezembro e janeiro de 2025. Por fim, em meados do final de 2025, as rotas para a Ásia, Austrália e Nova Zelândia, além da África do Sul, também terão Wi-Fi gratuito. Todas as aeronaves equipadas com Wi-Fi Viasat da companhia aérea serão convertidas para a experiência Delta Sync Wi-Fi, que se conecta às associações SkyMiles dos viajantes. As rotas regionais da Delta seguirão um processo semelhante e entrarão em operação em 2025. Mais de 90% da frota doméstica principal da Delta oferece internet gratuita com qualidade de streaming.
BROCKER TURISMO & AZUL
Falando nisso, a Azul Viagens, em parceria com a Brocker Turismo, realiza nesta quarta-feira, dia 14, às 10h, uma importante reunião com parceiros da hotelaria e autoridades de Gramado e Canela, visando a retomada e expansão dos voos turísticos para a Serra Gaúcha. O evento, que acontece no Espaço Class da Loja Brocker Gramado, contará com a presença de Daniel Bicudo, diretor de Marketing e Negócios da Azul Linhas Aéreas, e Giulliana Mesquita, gerente de Produtos e Negócios da Azul Viagens. A iniciativa reflete o compromisso da Azul Viagens em fortalecer o turismo na Serra Gaúcha, uma das regiões mais procuradas do Brasil. Durante o encontro, serão discutidas as estratégias para a retomada dos voos, além da definição de novas origens, que serão anunciados em breve. A Brocker Turismo aproveitará a ocasião para reforçar e apresentar um panorama dos principais produtos turísticos e experiências que os turistas encontrarão no destino a partir do anúncio dos novos voos. A reunião tem como objetivo principal alinhar as estratégias de promoção e operação dos novos voos, que deverão impulsionar ainda mais o fluxo de visitantes para a região, contribuindo significativamente para a economia local.
AEROPORTO SALGADO FILHO
Com o possível retorno parcial das operações no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, a partir de 21 de outubro, a Azul, a única companhia aérea que faz o trecho Florianópolis/Porto Alegre/Florianópolis, e por isso mesmo cobra muito caro, voltará a operar com pico de 60 movimentos diários (pousos e decolagens), além de reforçar sua posição de empresa com a maior malha no Estado do Rio Grande do Sul. Com isso, irá suspender sua operação regular na base aérea de Canoas. Dessa forma, a companhia aérea passa a conectar novamente Porto Alegre com as cidades de Campinas (SP), Curitiba (PR), Belo Horizonte (Confins-MG), Congonhas e Guarulhos (SP), Galeão (RJ), além de ligações regionais para os municípios de Santa Maria, Santo Ângelo, Pelotas e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. As operações serão realizadas, em sua maioria, em jatos A320, com capacidade para transportar até 174 passageiros. Os voos já estão disponíveis desde a última sexta-feira, (9) no site da Azul, na central de vendas ou nas agências de viagens parceiras. Os clientes com passagens emitidas para voar de ou para Canoas a partir de 21 de outubro serão reacomodados para Porto Alegre, no Salgado Filho, em voos da própria companhia. Dessa forma, estarão ofertando mais de 57mil assentos semanais, o que representa 78% da operação que a empresa possuía antes dos alagamentos e enchentes na região.
WINE EXPERIENCE NA ADEGA DO CASTELO SANIT ANDREWS
Pedras da Quinta Vinhos Autorais é uma pequena e jovem vinícola nascida do sonho de dois amantes de vinhas e vinhos que têm por princípio a transformação de matéria prima de excelência em bebidas de qualidade e personalidade ímpar. Seus vinhos peculiares representam o terroir da Serra do Sudeste, com uvas produzidas em Encruzilhada do Sul (RS). Essa região é atualmente reconhecida como um dos grandes terroirs brasileiros, especialmente pelo equilíbrio entre elementos importantes na transformação das vinhas em vinhos especiais, com boa acidez, taninos equilibrados e, especialmente, pela riqueza de aromas. Prova disso é a recente conquista de uma medalha Grande Ouro (acima de 93 pontos) a mais alta distinção do concurso Brazil Wine Challenge, realizado às cegas com 85 jurados do Brasil e do exterior pela Associação Brasileira de Enologia.
Segundo seus produtores, o Pedras da Quinta Tannat é algo raro: provém do corte de quatro vinhos e vinificações distintas, originados de três ótimas safras e com passagem por quatro barricas novas de diferentes estilos (carvalhos francês e americano, blends e tostas diversas). Produzido em baixíssima quantidade, esse ícone será a grande estrela da degustação promovida na Adega do Castelo Saint Andrews neste sábado, 17 de agosto, às 18 horas. A data coincide com a realização do 52º Festival de Cinema de Gramado. Os rótulos que serão servidos e comentados pelo enólogo são: Collection Chardonnay, Eu + Eu Rosé, Ripasso Marselan, Collection Malbec e Rare Blend Tannat.
FLORIANÓPOLIS / SANTIAGO
Por conta dos preços dos bilhetes aéreos da Sky em relação as demais companhias aéreas brasileiras, a aérea chilena Sky Airlines registrou um crescimento significativo no Brasil no segundo trimestre de 2024, transportando mais de 139 mil passageiros, um aumento de 70% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento se deve à abertura de novas rotas, além de uma expansão geral no número de trechos voados, que somaram 911, representando um aumento de 66% em comparação com 2023. A companhia considera o Brasil um mercado estratégico e continua a expandir suas operações para oferecer mais opções de voos a preços competitivos para destinos na América do Sul. Entre as rotas mais populares no período, destacam-se Rio de Janeiro – Santiago, que transportou mais de 35 mil passageiros em 190 trechos, e São Paulo – Santiago, com mais de 35 mil passageiros em 228 voos. A rota Florianópolis – Santiago também teve destaque, com mais de 25 mil passageiros em 182 voos. No total, mais de 99 mil viajantes se deslocaram entre Brasil e Chile no segundo trimestre de 2024, consolidando o Chile como a principal conexão turística do Brasil. A Sky também registrou um crescimento expressivo durante o mês de julho, impulsionado pela alta demanda da temporada de neve. Foram transportados mais de 82 mil passageiros a partir do Brasil, um aumento de 53% em comparação com o mesmo período do ano anterior, em 476 trechos, 47% a mais que em 2023. As rotas São Paulo – Santiago e São Paulo – Lima foram as que mais cresceram, registrando aumentos de até 97% no número de passageiros em relação a julho de 2023.
BIKE POÇO PRETO
Além de conhecer as Cataratas do Iguaçu, os visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, com gestão da visitação pública pela Urbia Cataratas, podem pedalar em meio à biodiversidade com o Bike Poço Preto, um passeio guiado de bicicleta em meio à floresta da Mata Atlântica. O roteiro adicional é feito com o acompanhamento de um condutor especializado, que leva turistas até a margem do Rio Iguaçu, antes da formação das Cataratas. Ao todo, o percurso de ida e volta totaliza 18km. O passeio Bike Poço Preto é realizado todos os dias, às 9h20, 11h20 e 13h20, sendo uma excelente opção para todas as idades. As vagas são limitadas, com ingressos a partir de R$ 160. Vale destacar que este é um passeio opcional, cujo valor não está incluso no ingresso do parque. É uma atividade perfeita para a família, oferecendo segurança tanto para crianças quanto para adultos que apreciam pedalar. Como adquirir o ingresso – Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu, é recomendado adquirir o ingresso antecipadamente AQUI, com escolha do dia e horário para a visita. Em caso de necessidade, é possível reagendar o horário por meio do cadastro feito no momento da compra. Os passeios ao amanhecer, pôr do sol e durante a noite possuem vagas limitadas. Dúvidas e outras informações sobre a visita turística, basta entrar em contato com a Naipi pelo WhatsApp: +55 45 3521-4438.
PARLAMENTO DO MERCOSUL
A Itaipu Binacional sediará atividades do Parlamento do Mercosul (Parlasul) na próxima segunda-feira (19). Antes da 95ª Sessão Ordinária, com mais de 80 parlamentares representantes da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia, o Cineteatro dos Barrageiros será sede também de uma Sessão Especial, com participação do diretor-geral brasileiro da usina, Enio Verri. Ele deverá expor sobre a contribuição da hidrelétrica de Itaipu para a integração regional energética e o desenvolvimento sustentável. A escolha da Itaipu para sediar o encontro é considerada simbólica, pois, de acordo com documento do Parlamento, “Itaipu é considerada um dos maiores empreendimentos humanos, representando o espírito de cooperação e desenvolvimento conjunto que o Mercosul promove”. As atividades do Parlasul em Foz do Iguaçu terão início já no sábado (17), com a audiência pública “Fronteiras e gestão coordenada: Infraestrutura, logística e livre circulação de pessoas no Mercosul”, que acontece das 9h às 14h, na sede da Associação Comercial de Foz do Iguaçu (Acifi) – Rua Padre Montoya, 490. A audiência é gratuita e aberta ao público. Para participar, é preciso se inscrever pelo formulário disponível AQUI.
Entre os temas a serem abordados estão a Gestão Coordenada de Fronteiras (GCF) e o Sistema de Transportes Internacionais Rodoviários (TIR), que buscam aumentar a eficiência na gestão dos fluxos comerciais e de viajantes, eliminando barreiras e otimizando o trânsito de mercadorias e pessoas. A infraestrutura e logística do Corredor Bioceânico, que integrará os oceanos Atlântico e Pacífico, também será discutida, com foco na avaliação das necessidades e melhorias para facilitar o comércio e promover a integração regional. Outro tema central será a livre circulação de pessoas em zonas fronteiriças, baseada no Acordo sobre Localidades Fronteiriças Vinculadas (ALFV). Serão discutidos a harmonização de políticas e procedimentos entre os países do Mercosul que visem a facilitar a vida dos cidadãos em áreas de fronteira. A audiência pública será realizada em colaboração com a Acifi, Itaipu Binacional, secretarias de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos; Direitos Humanos e Relações com a Comunidade; e Diretoria de Assuntos Internacionais da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, além da Câmara de Vereadores e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Foz do Iguaçu.
BELLA DA SEMANA – MA GONÇALVES
Vestindo uma lingerie vermelha rendada super sexy, a ruiva Ma Gonçalves e seu corpão escultural estão de volta com a segunda parte do ensaio nu. Ela vem aí para abalar ainda mais o seu coração, agora vestindo uma lingerie vermelha da cor da paixão, para mexer com a nossa imaginação ainda mais! Ma Gonçalves e sua beleza exótica, corpo todo definido, pernas torneadas, bumbum empinadinho e deslumbrante vai aumentar os seus batimentos cardíacos – esteja preparado! Não perca! A segunda parte do ensaio exclusivo com a ruiva Ma Gonçalves nua que já está no ar. Provoque ainda mais seus instintos masculinos assinando o Bella da Semana. Um lugar reservado para quem realmente gosta e entende de mulher!
Leia ainda: Indústria do turismo aquece o mercado com os festivais de turismo neste segundo semestre
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @turismoonline.net.br
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Agradece e avança, espalhando esperança e bom ânimo, coragem e confiança
Festivais de turismo dão o tom ao trade de turismo neste segundo semestre
Amitié lança novos rótulos na Adega do Castelo Saint Andrews
A indústria do turismo e a geração de empregos e negócios
Alta do dólar afeta do faturamento do turismo no primeiro semestre
35ª Encatho & Eprotel tem programação intensa, recheada de reflexões
TAP Air Portugal é presença confirmada na Encatho & Exprotel
Aeroporto internacional Salgado Filho reabre em outubro
Floripa Airport conquista Prêmio Aeroportos Sustentáveis da ANAC
Investimento em turismo é sempre garantia de retorno garantido
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental