O brasileiro continua cada vez mais com a corda no
pescoço. De acordo com dados do Banco Central, em abril, a dívida total das
famílias equivalia a 44,46% da renda acumulada nos últimos 12 meses. Esse
indicador vem crescendo desde o início da série histórica do Banco Central, em
janeiro de 2005. O resultado de abril é recorde da série. O patamar mais elevado
desse indicador, sem o crédito imobiliário, foi registrado em agosto de 2012
(31,49 %). No início da série histórica, estava em 15,29%.
APARÊNCIAS
Tudo a exemplo do velho bordão popular: "Por cima saias de
renda, por baixo, Deus que nos defenda". É o reino das aparências.
Carro zero na garagem (isso quando se tem garagem), comprado
em trocentas prestações, algumas já atrasadas. Roupas de marca que custam o olho
da cara em 12 vezes "sem juros". Sapatos dessa marca, bolsas daquela...
E no Facebook então? O mundo realmente é da fantasia! Mulheres
"lindíssimas photoshopadas" que se você cruzar com elas na rua, jamais as
reconheceria. Eitcha vidinha sem graça em ô !!! Sou mais o outro bordão:
"Sou pobre mais sou limpinho" rzzzz.
DINHEIRO É
TUDO?
Dinheiro, fama, poder, aparência... são tudo então? São
significados de felicidade? Duvido! Quantos exemplos temos de pessoas que tem
tudo isso e mais um pouco e estão passando por terríveis depressões a exemplo da
Angelina Jolie e agora a Paris Jackson (filha de Michael Jackson) que também
tentou se matar. Pode? Paris Jackson deve ficar internada por três meses para
tratar de uma depressão profunda. A garota foi hospitalizada no início do mês no
centro médico da Universidade de Los Angeles, após uma tentativa de suicídio em
casa. “Paris com certeza tentou se matar, e não foi a primeira vez”,
disse uma fonte próxima à família. As evidências ficam maiores quando se acessa
a página da garota no Tumblr. Imagens que remetem a morte, suicídio e
automutilação tomam o espaço. Algumas fotos mostram adolescentes colocando armas
em suas bocas ou cortando os próprios braços, acompanhadas de frases depressivas
e repletas de ódio. Segundo familiares, apesar de evitar ao máximo a terapia,
Paris está indo bem com o tratamento e não tem demonstrado nenhum sinal de
fraqueza ou recaída que possa levá-la a outra atitude desesperada.
INVERSÃO DE
VALORES
E precisa de outros comentários ou
só a imagem basta?
Vendo essas passeatas, me lembro do João
Figueiredo, aquele que nós encaramos na Praça XV aqui em Floripa, lembram? Tão
então ! Ele mandou Havelange enfiar a Copa onde ele quisesse. O Havelange havia
oferecido a Copa do Mundo no Brasil e o presidente lhe respondeu: “Você conhece
uma favela do Rio de Janeiro? Você já viu a seca do nordeste? E você acha que eu
vou gastar dinheiro com estádio de futebol?”. É isso aí. Os brasileiros, odeiam
gente que usam fardas. Se quem usa farda é honesto, então o ódio aumenta. O
General Figueiredo foi um dos homens mais inteligentes dos que passaram pela
AMAM, mas sabem como é, brasileiro gosta mesmo é de analfabeto, se for esperto,
melhor ainda. Figueiredo morreu com o mesmo patrimônio que tinha anos antes de
ser presidente. Já o que se diz metalúrgico, está milionário, o filho dele
também está milionário. O "pai dos pobres", esperto como ele só, percebeu que a
Copa do Mundo seria um filé para quem não tem escrúpulos. Pobre Brasil. No
passado diziam que o Brasil era o País do futuro. De um futuro que nunca
chegava. Hoje podemos dizer: O Brasil é um País sem futuro. Para quem acha
exagero nisso, eu pergunto: Um povo que despreza gente inteligente e honesta, e
prefere gente que se orgulha de ser analfabeto e esperto, espera que
futuro?
CLIMA EM
FLORIPA
O clima em Floripa está tão tenso,
que hoje no ônibus do Estreito para o Centro, uma pessoa sentada espirrou e
outro passageiro gritou "saúde", daí o motorista gritou lá da frente "Educação",
o cobrador gritou "Segurança" e seguida todos estavam cantando o Hino Nacional
Brasileiro...
ANAC x INCOMPETÊNCIA
Fico pasmo com
esse imenso cabide de empregos chamado ANAC. Vejam só; em audiência com a
diretoria do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de São Paulo, em
Brasília, o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, ficou sabendo ( como se
já não soubesse - a não ser que nunca tenha entrado em nenhuma aeronave ou
aeroporto) de alguns dos principais problemas do setor; entre eles o
cancelamento ou adiamento de voos sem aviso prévio e a cobrança de taxas
absurdas dos passageiros, tudo feito com as bênçãos da própria agência e deste
imenso desgoverno. Sabemos que não adianta reclamar porque as providências
ridículas além de tardias, pois a força e o loby do cartel é maior ainda, mas
reclamo sempre. Um exemplo é o caso da uruguaia Pluna, cuja quebra causou danos
a agências e milhares de consumidores. “Não resolve a aplicação de multas pela
Anac às empresas aéreas, até porque dificilmente são pagas”, relata Eduardo
Nascimento, presidente do Sindetur-SP.
AEROLÍNEAS
Mesma coisa acontece na Aerolíeas Argentinas. Você nunca
sabe se conseguirá embarcar e se embarcar, não saberá se irá retornar na data e
horários certos. Foram mais de seis horas de espera para embarcar para Buenos
Aires no último dia 19. E isso acontece sempre, tanto que a dita companhia foi
condenada a ressarcir o valor de R$ 33.311,46 a uma agência de viagens. A
operadora de turismo Urbi et Orbi, que firmou contrato de transporte aéreo com a
ré, teve que indenizar nove passageiros que adquiriram pacotes turísticos e se
sentiram prejudicados pelo cancelamento de voos. A Aerolíneas Argentinas,
irresignada, tentou negar qualquer falha na prestação do serviço, justificando
sua atitude com o fechamento do aeroporto de Ushuaia e a erupção do vulcão
Chaitén. No entanto, para a desembargadora Maria Henriqueta Lobo, da 7ª Câmara
Cível do Tribunal de Justiça do Rio, todos os participantes da cadeia de consumo
respondem solidariamente pelos prejuízos causados ao consumidor. Átila Alexandre
Nunes, coordenador do serviço Em Defesa do Consumidor, informa que o Código de
Defesa do Consumidor esposou a teoria do risco do empreendimento, pela qual todo
aquele que se disponha a exercer alguma atividade no campo do fornecimento de
bens e serviços tem o dever de responder pelos fatos e vícios resultantes do
empreendimento, independentemente de culpa.
NO
EMBARQUE
Passei por este mesmo problema. A
Aerolíneas cancelou o voo pelo mesmo motivo. Por sorte conseguimos que a empresa
endoçasse o bilhete e embarquei pela Gol com destino a Buenos Aires. A TAM e a
LAN Chile também decolaram, destinos estes preferidos dos brasileiros, a exemplo
da espetacular Ushuaia. Mas não se pode negar que as empresas aéreas geralmente
estragam a nossa festa ou não nos permitem que tenhamos as férias dos nossos
sonhos. Portanto, ao comprar tua passagem guarde todos os recibos e papeis pois
você devidamente amparado pela justiça.
Já a Gol por sua vez, que cobra a comida a bordo, vai
cortar 200 vôos semanais a partir de agosto, principalmente de rotas dentro do
Brasil, afirmou seu presidente Paulo Sérgio Kakinoff . A Gol tem 950 vôos
diários, incluindo rotas nacionais e internacionais, e um total de 6.650 mil
vôos por semana. Na manhã desta segunda-feira, a Gol soltou um comunicado
informando que cortaria 9% de sua oferta doméstica, número pior que o previsto
inicialmente. A expectativa anterior da empresa era de que a oferta de vôos
seria cortada em 7%. Ao mesmo tempo, a Gol reiterou sua meta de margem
operacional entre 1% e 3%. Após estes ajustes, o presidente da empresa disse que
não estão previstos novos cortes na oferta de pessoas. Ele também descartou
novas demissões na empresa. A Gol também informou que vai manter seus projetos
de ampliação de rotas do Brasil para o Exterior, mesmo com o cenário
internacional adverso. No segundo semestre, a empresa deve anunciar "um ou dois"
vôos para algum destino nas Américas, com escala na República Dominicana,
segundo Kakinoff.
USHUAIA
Clique na imagem para ampliá-la
Falando nisso, está aberta
oficialmente a temporada de inverno e seus respectivos esportes em Ushuaia que
se vestiu de branco para receber o mundo todo. Um espetáculo de encher os olhos
e lavar a alma. Fui direto para o Cerro Castor , o centro de esqui mais austral
do mundo, localizado a apenas 16 kilômetros do centro de Ushuaia, com sua base a
195 metros apenas do nível do mar e seu cume a apenas 1.052 metros. Portanto,
nada de canseira, dor de cabeça, falta de ar ou de neve. Por lá o que não falta
é neve, é só conferir nas fotos para
você ter a exata noção do que eu estou escrevendo. As condições climáticas aqui
são inigualáveis, se convertendo num lugar predileto para os melhores e piores
(eu) snowboards e esquiadores do mundo, para famílias com filhos pequenos e
grandes. Conta com um snowpark, uma área para principiantes um espetacular "off
road", para os radicais mesmo. A cidade que está completamente vestida de
branco fazendo a festa dos brasileiros que sabem escolher a data exata de
tirarem as suas férias, fugindo do fluxo normal de julho. Por enquanto Ushuaia é
nossa, tranquilidade em todos os lados. Julho já complica. De agosto a outubro,
a curtição é toda nossa. A LAN Chile com saída de São Paulo, tem voos diretos
pra lá a partir de Buenos Aires.
Clique na imagem para ampliá-la
FÉRIAS NA PARAÍBA
O portal Hotéis.com,
líder mundial no segmento de reservas de hospedagem online, aponta a cidade de
João Pessoa, capital da Paraíba, como uma ótima opção para quem deseja viajar
durante as férias. A cidade está entre as opções mais econômicas para hospedagem
no Nordeste, com média inferior a outras cidades turísticas como Recife, Maceió,
Natal ou Salvador. Segundo o último levantamento realizado pelo portal, o índice
‘Hotel Price Index’ (HPI), o valor médio investido pelos viajantes de todo o
mundo numa diária hoteleira na cidade foi de R$ 208,00 em 2012. A capital
paraibana dispõe de cerca de 10 mil leitos conforme informações da Coordenação
de Registros de Serviços Turísticos da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur).
“João Pessoa apresenta muito
potencial turístico com uma boa infraestrutura e diversas praias. As
perspectivas são muito boas para o setor hoteleiro pessoense, pois esperamos
forte movimentação turística internacional e local devido aos grandes eventos
esportivos que estão chegando”, comenta Luciana Melo, Gerente de Mercado da
Hotéis.com. Globalmente, a Hotéis.com, uma integrante do grupo Expedia, Inc.,
oferece mais de 200 mil opções de hospedagem, que variam de hotéis tradicionais
a flats, alojamentos de pernoites com café da manhã ( bed and breakfast) e
estadas com serviço completo. O site ainda conta com um dos maiores times de
novos negócios e contratação do mercado, negociando as melhores tarifas para
seus clientes, além de oferecer descontos, ofertas especiais e promoções.
PERNAMBUCO
EM DESTAQUE
O Secretário de Turismo de
Pernambuco, Alberto Feitosa, faz nesta quinta-feira uma palestra sobre o turismo
do Estado para representantes do Grupo dos Executivos do Recife (GERE), tendo
como tema: “A importância do Turismo na economia de Pernambuco”. O evento
acontece a partir do meio dia, no restaurante Spettus Derby.
FÓRUM DE TURISMO
Acontece nos próximos
dias 4 e 5 de julho, em Brasília, a edição itinerante do FTN (Fórum de Turismo
de Negócios). O evento contará com palestras de capacitação, mostra de turismo
e Presstur por Brasília. A abertura será às 19:00 horas no Hotel Nacional. Com
programação de palestras e capacitações, além da feira de exposição, o FTN em
Brasília está com inscrições gratuitas abertas no site www.ftnonline.com. O objetivo é promover
parcerias, capacitações e troca de informações entre agentes de viagens e demais
empresários e profissionais do trade turístico. O evento, que traz como foco
principal o turismo de lazer e negócios nos destinos para lidar com a
sazonalidade, acontece na capital federal após duas edições de sucesso em
Florianópolis (SC), que também já se programa para sediar a IV edição, nos dias
10 e 11 de setembro.
Segundo Marta Lobo, diretora do FTN, a escolha de
Brasília para sediar a edição itinerante do evento se deu pela oportunidade
vista nas possibilidades de trabalhar o local com o turismo emissivo e receptivo
de turistas durante o ano todo. "Brasília e Florianópolis são destinos com
grande potencial emissivo e receptivo de turismo e que, assim como muitas
regiões brasileiras, passam pelo mesmo problema de sazonalidade. Mesmo com o
potencial, Brasília no período de férias e nos finais de semana acaba tendo o
número de visitantes reduzido, o que acarreta em perda significativa para o
setor. O mesmo acontece com Florianópolis com o fim da temporada de verão. São
destinos que oferecem excelentes opções turísticas durante o ano todo, mas que
precisa ser melhores alinhados para ser vendidos”, avalia. Marta Lobo acrescenta
que O FTN pretende, principalmente, além de qualificar os profissionais que
vendem o turismo corporativo e de lazer, fazer a discussão para que todos possam
trabalhar da melhor forma o segmento, independente da época do ano.
FESTURIS GRAMADO
A aproximação com o
mercado da América do Norte está cada vez mais fortalecida através de destinos
que estarão presentes no Festuris em 2013, como Miami e Chicago, além de
diversas empresas que são especializadas em produtos norte-americanos. Além
disso, a diretora do Festival do Turismo de Gramado Marta Rossi, e o consultor
financeiro, Sérgio Prade, estiveram representando o evento na International Pow
Wow 2013, que ocorreu em Las Vegas, nos Estados Unidos, de 8 a 12 de junho. Com
este novo foco do Festuris, o evento tem agora um excelente representante na
América do Norte, trata-se de Walter Comassetto. Com larga experiência em
companhias aéreas e no setor turístico em geral, Comassetto levará as novidades
do Festival do Turismo para o Canadá, Estados Unidos e México.
Chris Thompson, presidente da Brand
USA, Marta Rossi e Sérgio Prade
Esta feira, uma das principais do
calendário turístico mundial, é focada na venda dos destinos norte americanos
para o resto do mundo, tanto é que todos os estados e as principais empresas
americanas voltadas ao setor turístico estão presentes no evento. O evento
ocorre todos os anos, e já tem as próximas edições definidas: em 2015 a sede
será Orlando, em 2016 será Miami, e em 2017 a Pow Wow ocorrerá em Washington DC.
Com algo em torno de 1800 expositores, a Pow Wow recebe uma média de sete mil
participantes diariamente, onde, em sua maioria, são compradores interessados
nos destinos americanos, e imprensa especializada. Os jornalistas, recebem um
tratamento diferenciado nesta feira, onde participam de um “media partner”, que
nada mais é do que encontros com os representantes de diferentes empresas e
destinos que são expositores do evento. Primeiramente, os representantes se
colocam em mesas e aguardam a visita da imprensa. Em um segundo momento, a
imprensa que se coloca à disposição da visita dos
expositores.
GREEN
VALLEY
Clique na imagem para
ampliá-la
O Green Valley no ultimo sábado,
22, foi palco de dois grandes momentos. Além de receber mais de 400 convidados
da Convenção de Verão da marca Colcci, entre franquiados, lojistas e
representantes, a casa foi o lugar escolhido para ser palco do lançamento
mundial da nova marca de Doritos no Brasil. Muita gente bacana passou pelo club
numa noite cheia de surpresas, entre elas a apresentação de uma edição exclusiva
de Doritos com a logomarca do Green Valley homenageando o club pela conquista do
titulo de Melhor Club do Mundo. Ao todo são 25 mil unidades promocionais do
Doritos no sabor SweetChili, um sabor novo que, se aprovado, será implantado no
mercado junto com as marcas já tradicionais da tortilla. Adoro o Green Valey !
Adoro a Kalyta !
OAKLEY PRO 2013
Mais uma vez, Balneário
Camboriú vai receber as feras do surf profissional brasileiro para as disputas
na segunda etapa do Oakley Pro 2013, que vai acontecer de 28 a 30 de junho, na
Praia Central. Desta vez, o evento contará também com o patrocínio da Faculdade
Avantis. A etapa de abertura do Oakley Pro 2013 foi realizada na Praia da
Joaquina, em Florianópolis, com grande sucesso e um verdadeiro show de surfe,
onde o vencedor foi o catarinense Tomas Hermes, em uma das finais mais disputas
dos últimos anos do circuito catarinense de surf profissional da
Fecasurf.
A segunda etapa do Oakley Pro 2013 é
válida pelo circuito catarinense de surf profissional da Fecasurf, também pela
quinta etapa do circuito brasileiro de surf profissional da Abrasp, e vai
distribuir R$ 30.000,00 de premiação, além de 1.500 pontos para o Ranking
Catarinense Pro e 1.500 para o Ranking da Abrasp. O Oakley Pro 2013 é
apresentado pelo Governo do Estado de Santa Catarina através do Fundesporte e
Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, tem o patrocínio do Matte
Leão, Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú através da Fundação Municipal
de Esportes, o apoio, Bhally Hotel, Tropikalya Hotel, Faculdade Avantis, Surfers
Paradise, a Divulgação do Site Waves e Jornal Drop, e a realização da Fecasurf,
Abrasp e Associação de Surf de Balneário Camboriú.
PONTO
& TRAÇO
Texturas, tramas e figuras formadas
por linhas entrelaçadas revelam o universo onírico de Loro de Lima na exposição
Ponto e Traço, que reúne desenhos produzidos pelo artista catarinense nos
últimos cinco anos. A mostra será aberta nesta quinta-feira (27), às 19h30, na
Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, após bate-papo com o autor. A
visitação é gratuita. Com curadoria de Patrícia Amante e texto de apresentação
assinado pela artista plástica e professora Maria Lúcia Mascelani Mourão, a
exposição contempla 40 desenhos feitos com nanquim sobre papel vegetal,
produzidos em diversos tamanhos. Dispostos livremente no espaço, possibilitando
que as pessoas apreciem as obras de qualquer ângulo, os desenhos de Loro de Lima
criam a ordem e a desordem, formando figuras abstratas e figurativas que
dialogam com os vários elementos que compõem o alfabeto visual rico em
significados.
Clique na imagem para ampliá-la
A exposição Ponto e Traço fica
aberta à visitação pública e gratuita até 16 de agosto, na Galeria Municipal de
Arte Pedro Paulo Vecchietti, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 13h
às 19h. Escolas do município ou grupos interessados em visitar a mostra podem
fazer agendamento na Fundação Franklin Cascaes, pelo telefone (48) 3324-1415 ou
pelo e-mail artesvisuais.ffc@gmail.com.