domingo, 30 de junho de 2013

TREM PAGADOR VAI PARA FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO



Pela primeira vez um filme documentário produzido no interior do estado de Santa Catarina, en nossa Rota da Amizade, concorre ao Quiquito no principal festival de cinema da América latina 

Clique na imagem para ampliá-la
     
O troféu dourado em forma de uma flor, a hortênsia, símbolo da cidade de Gramado-RS; sonho de todo cineasta latino-americano. Ambição que este ano coloca na disputa um documentarista nascido em Piratuba, SC: Ernoy Mattiello passou a infância na roça, iniciou carreira profissional no rádio e formou-se em jornalismo no estado mais novo do Brasil, o Tocantins.
 
Ascendente da cinematografia, o cineasta que nos últimos anos apostou em produções documentais de baixo custo, sabe das limitações de se produzir cinema documental gastando pouco. Por essa razão vê com otimismo e ousadia formalizar a inscrição de o Primeiro Assalto ao Trem Pagador em um festival onde tradicionalmente estão renomados cineastas brasileiros: “ Apostamos em tecnologia de captação de cenas e temos Gabriel Sater, artista respeitado como autor das trilhas sonoras. Sei que esses são apenas alguns dos atributos  para um filme merecer uma estatueta, mas são itens fundamentais e nossa obra está tecnicamente em condições de competir”, garante Mattiello.

Clique na imagem para ampliá-la
 
O Festival de Cinema de Gramado é uma mostra internacional de cinema com atenção especial para o Brasil e América Latina. O evento que acontece de 09 a 17 de Agosto chega em 2013 em sua 41ª edição.  E esse não é o único grande festival ao qual o filme catarinense concorre: A saga de Zeca vacariano também está inscrito no 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro que acontece de 17 à 24 de Setembro de 2013. O evento dedicado exclusivamente ao cinema nacional é promovido pelo Governo do Distrito Federal desde 1965. Uma das regras que o diferenciam de outros festivais é que os filmes, tanto de longa ou curta metragem, devem ser inéditos e preferencialmente, não terem sido premiados em qualquer outro festival nacional.
 
A participação em grandes festivais de cinema, é segundo diretores do filme, uma das novas ações de divulgação as quais devem ser aplicadas para a difusão do projeto. Outra aposta do grupo é o  circuito cineclubista. Esse mês  as projeções devem atingir mais de 600 salas de cinema alternativo em 26 estados e no Distrito Federal.  Para as cidades da Região do Contestado, a obra vai estar disponível nas vídeo locadoras, além de ser distribuída as escolas do ensino médio e fundamental.

Clique na imagem para ampliá-la
 
Coprodutor do longa, Vilmar Sartori lembra que uma campanha de marketing estratégica é fundamental para divulgar projetos documentais com eficiência:  "O produto final, ou seja:  o filme precisa estar ao alcance de todos, isso inclui estudantes, historiadores e as pessoas de um modo em geral. Criar e executar esses mecanismos com foco no público alvo é o grande desafio”, afirma. 


Além de a produção estar inserida em festivais reconhecidos, a equipe pretende reforçar ações estratégicas que se demonstraram eficientes em produções anteriores. É o caso das exibições pela televisão aberta, em que além da TV Câmara e Paraná Educativa, que já exibiram a obra, outras 10 redes nacionais já confirmaram o filme como atração na grade de programas para 2013. Assim o sonho de fazer cinema no interior catarinense tem se revelado uma prazerosa aventura. Experiência que além de entusiasmante para diretores e produtores, valoriza e divulga os encantos e atrativos da Região do Contestado!


FESTIVAL DE DANÇA PRÊMIO DESTERRO SELECIONA COREOGRAFIAS



271 trabalhos do Brasil e do exterior passaram à segunda etapa de inscrição

Clique na imagem para ampliá-la
 
A organização do Prêmio Desterro 2013 – 4° Festival de Dança de Florianópolis recebeu em sua primeira fase de inscrição 407 coreografias provenientes de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Chile. Foram aprovadas 269, número recorde no evento, o que acarretou na inédita ampliação do cronograma de apresentações, anteriormente planejado para três horários. “Este ano, a maioria dos trabalhos veio com muita qualidade. Como novidade, teremos duas sessões extras”, antecipa o diretor executivo Carlos Eduardo de Andrade.

lém das selecionadas, mais duas coreografias já tinham vaga garantida como parte da premiação de grupos que venceram festivais parceiros. Seguindo o acordo, automaticamente, os bailarinos poderiam participar do Prêmio Desterro com um trabalho no gênero e com a quantidade de componentes que desejasse, sem necessidade de avaliação e pagamento de taxas. Portanto, ao todo, estão elencados 271 espetáculos, entre os nove gêneros competitivos: 28 balés clássicos, 43 balés clássicos de repertório, 70 danças contemporâneas, 17 danças populares, 32 danças urbanas, 11 danças de salão clássicas, 13 danças de salão contemporâneas, 45 de jazz e 12 sapateados. Por subgênero, são 67 solos femininos, 39 solos masculinos, 52 duos, oito trios e 105 conjuntos (a partir de quatro integrantes).
 
Diferente das edições anteriores, quando só havia as categorias adulto e júnior, os candidatos foram divididos em três faixas etárias: adulto, que continua a receber bailarinos a partir dos 18 anos; sênior, criada para migrar do antigo nível júnior quem tem entre 14 e 17 anos; e júnior, cuja idade mínima foi reduzida para 12 anos. Desta forma, ingressaram 175 coreografias na categoria adulto, 72 na sênior e 23 na júnior. “O campo da dança júnior é muito vasto e bastante procurado. Precisamos atender a demanda do mercado”, explica Daniel Pozzobon, também diretor do festival. Conforme Carlos Eduardo, “sem dúvida, o objetivo foi alcançado. Fica claro, quando observamos o numero de inscritos”.

Os aprovados, agora, devem confirmar sua participação até o dia 15 de julho, efetuando o pagamento da taxa de inscrição e enviando os demais documentos exigidos. O festival será realizado de 16 a 18 de agosto, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), oferecendo aos vencedores troféus, premiação total de R$ 22 mil em dinheiro, inscrição automática na edição de 2014 e, ainda, vagas no Passo de Arte – Competição Internacional de Dança, em Indaiatuba (SP), e para a etapa brasileira do Youth America Grand Prix (YAGP), em São Paulo.

Balanço
 
A comissão selecionadora, que avaliou os trabalhos por meio de vídeo, foi composta pelos dançarinos, professores e coreógrafos Ralph William, diretor da Cia. Street Evolution e idealizador do Meeting Hip Hop School & Festival, de São Paulo; Lars van Cauwenbergh, bailarino clássico belga radicado em Jundiaí (SP), com formação na Europa e carreira nos cinco continentes; Tindaro Silvano, premiado em companhias de balé clássico do Brasil e da Europa, instrutor e jurado em diversos festivais nacionais e internacionais, de Belo Horizonte; Daniel Pozzobon, diretor executivo do Prêmio Desterro, cofundador e ex-presidente da Associação Catarinense de Dança de Salão, de Florianópolis; e Bia Mattar, diretora artística do Prêmio Desterro, formada em dança clássica, com incursões pelo jazz e contemporâneo e especializada em sapateado, de Florianópolis.
 
Segundo Tindaro, jurado em todas as edições anteriores, “houve um crescimento enorme dos balés clássicos. Há bailarinos muito bem preparados”. Na opinião de Daniel, “o evento ganhou prestígio. Com isso, aumentou o interesse de outros estilos que não tinham tanta participação. Sem esquecer esta grande parceria com o YAGP” – que permite escolher até quatro candidatos para concorrer em São Paulo a vagas na etapa final em Nova Iorque. “O evento poderá dar um passo à frente no que diz respeito a incentivar jovens talentos a continuar seus estudos em boas escolas no Brasil e exterior”, completa o coreógrafo mineiro.
 

Para Bia, que analisou todas as coreografias inscritas, são “trabalhos muito bons tecnicamente e com alto grau de expressividade artística. Os gêneros clássico, contemporâneo e danças urbanas virão com muita qualidade e competitividade”. Quanto à dança de salão, separada ano passado em dois gêneros distintos – fato inédito no País e visto positivamente pelos bailarinos –, “podemos esperar muitos trabalhos originais com novas propostas para o palco, principalmente na dança de salão contemporânea”, garante Daniel.

"HOTÉIS DE GRAVATÁ" MARCARÃO PRESENÇA NO EVENTO ROTA 101




O estande "Hotéis de Gravatá" levará quatro hotéis e um resort da região serrana de Pernambuco para o evento Rota 101 que acontece entre os dias 04 e 06 de julho, no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira, na capital potiguar.
O grupo formado pelo Villa Hípica Resort e pelos hotéis Portal de Gravatá, Canárius Gravatá, Higlander e Porto da Serra vai divulgar o destino na serra pernambucana e a estrutura que compreende turismo rural, hípico, de aventura, lazer, enogastronomia e eventos. A Secretaria Municipal de Turismo de Gravatá participa do espaço com apoio técnico para divulgar as potencialidade e atrações do destino. Agendamentos de entrevistas e solicitação de maiores informações e/ou fotos pelo e-mail: contato@communicare.com.br ou pelo (84) 9981-4880

SECRETÁRIO ALBERTO FEITOSA PALESTRA SOBRE O TURISMO DE PERNAMBUCO COM EXECUTIVOS NO RECIFE




O Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, palestrou sobre o turismo do Estado para representantes do Grupo dos Executivos do Recife (GERE), tendo como tema: “A importância do turismo na economia de Pernambuco”. O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (27), no restaurante Spettus Derby.


No início da apresentação, Feitosa falou sobre o cenário econômico mundial, o crescente desenvolvimento do País e a contribuição do turismo para a economia brasileira. “Em 2011, o turismo deu um verdadeiro salto no País, respondendo pela movimentação de 78 bilhões de dólares na economia brasileira. A estimativa é que até 2016 o setor seja responsável por 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil”, comenta Feitosa.

O secretário ressalta ainda que em 2012 o setor foi responsável por 5,4% dos investimentos públicos e privados no País, totalizando R$ 43,5 bilhões, e que para este ano a previsão é que esse montante apresente um crescimento de 8,4%, o dobro da média mundial estimada para 2013.  Nos últimos cinco anos houve um aumento de 37% no número de viagens intra e interestaduais e, com isso, o gasto médio dos turistas tem aumentado. “Isso pode ser visto através de novas rotas aéreas que impulsionam o crescimento do mercado, da criação de novas empresas, além de políticas de incentivo ao uso do transporte aéreo”, explica o secretário. Também foi mostrado para o público presente ações promovidas pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) em prol do turismo do Estado. Segundo Alberto Feitosa, as ações de estruturação, interiorização, inclusão social, execução de obras, além da promoção dos destinos em feiras e de ações no mercado nacional e também no exterior são realizadas pelo sistema Tur. Para finalizar a palestra, o secretário destacou itens que precisam ser melhorados no mercado do turismo. Para ele é necessário aumentar a consciência no poder público da importância de investimento no turismo; sensibilizar o setor privado a investir e qualificar; captar mais voos e regionalizar a malha aérea; informar a população sobre a importância desta atividade como geradora de crescimento econômico, emprego e renda e também conscientizar a população da responsabilidade de cada cidadão em vender a imagem de nosso destino.

MOTOS LEGENDÁRIAS DA HARLEY-DAVIDSON NO SC CUSTOM SHOW 2013




Fãs da marca Harley-Davidson puderam conferir de perto as motocicletas da linha 2013,  durante o evento automotivo - SC Custom Show - que aconteceu neste final de semana no Parque da Marejada em Itajaí.  A concessionária Floripa Harley-Davidson comercializou motocicletas, além de peças de vestuário da marca, para serem utilizadas tanto na estrada quanto no dia a dia. Os proprietários de Harley-Davidson que fazem parte do H.O.G. Florianópolis Chapter, sairam para o evento no sábado pela manhã, a partir das 11 horas, em frente à Floripa Harley-Davidson que fica no bairro Estreito em Florianópolis. O grupo fez no sábado à noite um Bate&Volta ao restaurante Keemo Sushi, em Balneário Camboriú, a saída do SC Custom Show foi às 19 horas. Além da exposição de motos e veículos de várias categorias, o evento teve shows com bandas de rock e blues. 


DIRETORES DE MARTA & SILVIA PARTICIPAM DO "GRAMADO 100 ANOS - ANTES E DEPOIS"



Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi falaram do passado e futuro da cidade no turismo de evento
 
Os diretores da empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi, integraram o grupo convidado a palestrar na noite desta quarta-feira (26), dentro da programação do “Gramado 100 anos – antes e depois”, promovido pela Visão – Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias, Secretaria Municipal de Cultura e Câmara de Vereadores. Também participaram do painel, realizado no plenário da Câmara, o diretor-presidente do Hotel Serra Azul, Gino Perini, e o presidente da Gramadotur, Rogério Poloni. O próximo encontro será no dia 31 de julho, com o tema “Gramado e o Planejamento Urbano”.
 
Eduardo Zorzanello, Marta Rossi, Gino Perini, Marcus Rossi e Rogério Poloni - Foto: Eduardo Saueressig

Enquanto Marta e Perini foram convocados a abordar o “Turismo de Eventos” no passado, Marcus, Eduardo e Rogério tiveram a incumbência de desenvolver o mesmo assunto com projeção para o futuro. O secretário da Cultura gramadense, Nelson Broering, foi o mediador do encontro, e a Visão foi representada por seu tesoureiro, Sérgio Prade.

Em um depoimento emocionado, Perini relatou a formação de Gramado como destino de veranistas que se deslocavam de trem da Região Metropolitana até a Serra gaúcha a partir da década de 1930. “Na época, havia poucos hotéis para atender esse tipo de público. Não tínhamos turistas. As pessoas vinham descansar aqui pela proximidade e também para tratar da saúde, em razão dos bons ares serranos”, recorda. Apenas em 1958 surgiu o primeiro hotel destinado ao turismo, o Rita Höppner. “Aí ocorreu o despertar do turismo. Em seguida, foi criada a Festa das Hortênsias, que projetou Gramado para o Brasil, realizada a cada dois anos, a partir de 1964.” A fundação do Serra Azul ocorreu na década seguinte, quando já havia o Festival de Cinema e a cidade precisava de estrutura para receber artistas e turistas.

Foi na década de 1980 que a família Perini decidiu profissionalizar o hotel, investindo na contratação de uma profissional do setor. “Uma jovem da área de Comunicação nos procurou e disse que sabia executar esta ação. O nome dela: Marta Rossi”, relatou Gino Perini, que no mesmo instante olhou para Marta e provocou emoção entre os painelistas e o público que lotava o auditório.

O depoimento de Marta ficou ainda mais emocionante após as palavras de Perini. “Eu já era formada em Relações Públicas e o Serra Azul foi a empresa que me deu a oportunidade de retornar a Gramado dentro do segmento turístico. Tive o aval para implantar todo um trabalho que eles não conheciam”, lembra. A empresária considera extraordinário que o encontro promovido na Câmara de Vereadores sirva de referencial para pesquisas futuras, já que o turismo de eventos é um assunto em constante evolução. “O crescimento médio do setor tem ficado em 15% ao ano, segundo dados do Ministério do Turismo. E, ainda, em 2012 as empresas organizadoras de eventos cresceram 23,3%”, conta. Marta pontuou três fatos relevantes para ela sobre tudo o que já fez por Gramado: “Sem qualquer expertise, ficou comprovado que o município tem vocação turística, é um referencial mundial em estrutura. Gramado tem sobrenome. Basta nos apresentarmos como moradores daqui que temos um grande respeito no mundo todo”, diz. O segundo fato é que ela se denomina como apaixonada pela cidade de forma incondicional. E, por último: “Sou mais passado que futuro. Tenho uma história que me deixa muito orgulhosa.” Marta ressaltou a época em que conheceu Silvia Zorzanello, na década de 70. “Era uma referência no ramo. Eu dizia: ‘Quero ser como ela’”. Em 1988, surgia a sociedade que se tornou a mais potente no setor. “Fomos a primeira empresa oficial organizadora de eventos em Gramado. Nosso processo criativo aflorou, tínhamos uma relação boa com a imprensa e clientes conquistados quando trabalhamos nos hotéis Serra Azul e Serrano”, explica.

Na sequência, o filho de Silvia e sócio de Marta, Eduardo Zorzanello, ressaltou a importância de ouvir sobre a história de Gramado e entender os antepassados para projetar o futuro nas próximas décadas. “Acredito que o DNA contribui, e tenho minha mãe e meu pai, Enoir, como imprescindíveis para ter entrado neste setor. Apesar de ter cursado Direito e lecionado Espanhol, tive a missão de assumir a empresa em 2009, quando a Silvia já estava doente”, recorda. Hoje, ele orgulha-se de levar o nome de Gramado para os quatro cantos do mundo, divulgando o Festival do Turismo e o Chocofest, que são as maiores receitas de sucesso nos eventos próprios que criaram. “O que vejo é que tudo o que fazemos com empenho e carinho acaba tendo a valorização da comunidade. Estamos empreendendo com a cidade.”

Marcus Rossi expressou sua felicidade em falar da continuidade de uma história. “Temos metas a cumprir, pois o que dissermos será como meta para o futuro”, aposta. Ele, que entrou aos 21 anos na empresa, juntamente com Eduardo, revela que demorou a compreender de que forma poderia contribuir para a sucessão em um negócio já consolidado. “Aceitei o desafio e logo me identifiquei com tecnologia e comunicação. Havia um lugar para mim na empresa que era bem claro, porque eu poderia permitir que o Festuris se ampliasse através de uma certeza: ‘Eu sei falar com o mundo’”. Marcus ainda esclareceu que sua ideia sempre foi não ser lembrado apenas como “filho de Marta Rossi”, mas também “neto de Otávio Rossi e que ajudou a construir a história de Gramado”. “Hoje o mundo está desesperado para fazer negócios com pessoas preparadas. E nós estamos.”


Rogério Poloni falou sobre seu desafio na presidência da Gramadotur, empresa pública recém-criada para coordenar atividades turísticas e culturais da cidade, além dos eventos do calendário público, entre outras missões. “Num primeiro momento, temos um importante compromisso de tornar o Natal Luz de 2013 melhor ainda que o de 2012”, conclui. 



quinta-feira, 27 de junho de 2013

ATORES GLOBAIS PRESTIGIAM LANÇAMENTO DE ROMANCE QUE SE PASSA EM GRAMADO



Sessão de autógrafos na Serra gaúcha será no dia 6 de julho, na Livraria Café Conceito


O lançamento do livro “Uma janela para nove irmãos”, realizado na Livraria Argumento, no Rio de Janeiro, na última segunda-feira (24), foi prestigiado por celebridades como os atores globais Marcelo Faria e Beth Goulart. A obra, que conta a história de uma família de imigrantes italianos e alemães de Gramado, é de autoria de Letícia Dal-Ri, conhecida no cenário cultural brasileiro por ter participado da produção da novela “Belíssima” e da minissérie “Amazônia: de Galvez a Chico Mendes”, ambas na TV Globo, e dos espetáculos de teatro “Encontro com Fernando Pessoa”, “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, “A Marca do Zorro” e “As Paparutas”. Nascida em São Paulo, Letícia é filha de uma gramadense e resumiu no romance as principais passagens de sua infância na casa da família em Gramado. O lançamento na cidade da Serra gaúcha será realizado no dia 6 de julho, às 16 horas, na Livraria Café Conceito.
Beth Goulart chegou a ler um trecho do livro para o público de aproximadamente 150 pessoas que compareceu ao lançamento no Rio. “Eu e a Beth somos parceiras em projetos de teatro. Minha mãe, como uma das personagens da história, estava presente e se emocionou muito com a leitura”, conta Letícia, que escolheu o dia do aniversário para receber os amigos cariocas para a sessão de autógrafos. “Queria que a data fosse simbólica pra mim, assim como merece ser o lançamento do primeiro livro”, diz. 


A OBRA

Inspirado livremente em fatos reais, “Uma janela para nove irmãos” conta a história de uma família de descendentes de imigrantes alemães e italianos através das memórias guardadas na casa em que tudo aconteceu, na famosa Borges de Medeiros, principal avenida de Gramado, no Rio Grande do Sul. Em uma época em que os recursos são escassos, a casa torna-se a única narradora capaz de contar com veracidade de detalhes a trajetória de Adela enquanto embala, cria e educa seus filhos. Conforme as crianças crescem, os cômodos da casa são preenchidos com suas histórias. Suas paredes, portas, janelas e cômodos tornam-se testemunhas dos acontecimentos. A casa torna-se sua única cúmplice e companheira.



A AUTORA



Gestora, produtora cultural, escritora e turismóloga, Letícia Dal-Ri é neta de Nelson Dal-Ri e Ione Dal-Ri. Passou toda a infância frequentando a casa que tornou-se narradora desta história. Perdeu a avó quando tinha apenas 14 anos e, desde então, participou como ouvinte de todas as memórias e lembranças narradas pelos tios em encontros de família. Foi a partir destas reuniões que decidiu dedicar-se a contar esta história.

TRECHOS DO LIVRO


“Guardo em minhas paredes, portas, janelas e cômodos cada pedaço de uma história que durou pouco mais de meio século. Eu ainda era jovem e tinha estrutura um pouco gasta quando eles aqui me habitaram. Foi em meus aposentos que garantiram abrigo e em meu aconchego que começaram a construir uma grande família. Aos poucos vi todos crescerem e sofri com as estripulias de nove filhos. Enchi meus varais de fraldas e meus quartos de beliches e alegrias. Amedrontei-os com histórias de fantasmas quando criava canções com o vento que batia em minha janela.”
“Por minhas frestas ouve o silêncio da Borges de Medeiros e segue com os olhos a sombra das poucas pessoas que caminham na calçada durante o rigoroso inverno. Seu silêncio é embalado pelo som das mariposas que dão voltas na iluminação da rua, pelo vento que sopra lá fora ou pelo frio que insiste em estalar minhas tábuas.”

TEMPORADA DE INVERNO: NOVOS HORÁRIOS NO BETO CARRERO WORLD



A partir da próxima semana, Parque volta a abrir diariamente e recebe visitantes durante as férias de julho 




A temporada de inverno começou e o mês das férias escolares pede ainda mais diversão no Beto Carrero World. Isso porque em julho o Parque abre todos os dias e recebe os visitantes das nove da manhã, até às seis da tarde. E tem mais: quem visita o parque nesses dias, pode aproveitar a promoção e voltar mais vezes, por um preço menor!
Uma das atrações que promete aumentar a temperatura neste mês, e atrair a atenção dos visitantes é o novo show Velozes e Furiosos. Inaugurado há algumas semanas, a apresentação envolve manobras radicais entre carros e motos. Além disso, o Parque oferece mais de 100 atrações para todas as idades, entre brinquedos radicais e atrações infantis. Quanto a promoção de julho, o visitante pode aproveitar o Parque em dobro, ou até em triplo, por valores especiais. Quem comprar um passaporte no valor de R$ 80, ganha o segundo dia grátis. E quem prefere passar ainda mais tempo no BCW, pode comprar um passaporte da promoção - que dá direito a três dias - por R$124.
Informações Beto Carrero World: (47) 3261-2222

ESQUECER OS ÓCULOS? - NUNCA MAIS !




Clique na imagem para ampliá-la

Ficava indignado a cada perda. Até que um dia encontrei em NY esses modelos. Comprei um de cada cor ! Felizmente não se precisa mais ir até a BIG APPLE para compra-los. Na Quevedo já tem. Praticidade é a palavra de ordem no mundo moderno. Em todas as esferas sociais as pessoas estão preocupadas em otimizar o tempo e facilitar as atividades do dia-a-dia e os produtos seguem esta tendência de comportamento. De olho nisso, os óculos da Clic Readers têm um sistema único e patenteado de fechamento no arco do nariz, além do sistema de ajuste ao redor da cabeça, que permite que os óculos fiquem dependurados no pescoço do usuário. Perder os óculos, então, fica fora de questão, o que é um benefício e tanto para muitos usuários de óculos, sejam eles de grau ou solares.



Mileni dos Santos, supervisora geral da Quevedo Joalheria e Ótica, afirma que “os óculos Clic são sinônimo de praticidade para homens e mulheres modernos. Ler, estudar ou trabalhar nunca foi tão fácil, afinal, é só pegar os óculos que estão pendurados no pescoço, abri-los e posicioná-los junto aos olhos”. É possível também praticar esportes com os óculos Clic, pois foram desenhados para que fiquem inteiramente apoiados nas orelhas. “Com design diferenciado, os óculos da marca proporcionam conforto ao praticante de qualquer esporte, até mesmo os marítimos, como a vela e o remo”, continua Mileni.




A fábrica já disponibiliza óculos prontos com graus que são comuns entre quem deve usar a peça, mas isso não impede que o laboratório de sua ótica de preferência não possa adaptá-lo para sua necessidade. “É possível não só adaptar os óculos Clic às necessidades oftalmológicas do cliente, como também podem ser colocadas lentes solares nos mesmos, tornando-os perfeitos para a utilização em momentos de lazer ao ar livre”, finaliza Mileni.



AGENTES DE VIAGENS TÊM TARIFAS DIFERENCIADAS NO INFINITY BLUE






Resort concede descontos especiais para profissionais de turismo. Promoção inclui: até 2 apartamentos por reserva, pensão completa e ampla estrutura de lazer.



Apresentar os produtos e serviços de alto padrão aos profissionais de turismo do país e exterior. Esse é o principal objetivo da equipe de vendas do Infinity Blue Resort e SPA, que passa a conceder descontos diferenciados nas hospedagens. 

"O objetivo é proporcionar vantagens para que o agente de turismo possa conhecer de perto toda a nossa estrutura de hospedagem e lazer e, além de passar momentos agradáveis com a família no resort, o profissional terá informações mais completas para repassar aos seus clientes com base em sua vivência", explica o diretor do resort Alberto Cestrone.

Agente de viagens: garanta a sua reserva

Para garantir tarifas com descontos especiais, o agente de viagens deve solicitar a reserva ao e-mail: reservas@infinityblue.com.br ou pelo tel.: +55 47 3261 0300. A promoção é válida até o dia 30 de junho e de 1º de agosto a 20 de dezembro de 2013, mediante disponibilidade e exceto feriados. É direcionada apenas a agentes de viagens que deverão apresentar um cartão de visitas no ato do check in. Cada reserva dá direito a, no máximo, dois apartamentos, inclui pensão completa (café da manhã, almoço e jantar) além de toda a gama de  lazer oferecida pelo empreendimento.

O resort



Localizado em praia semi-privativa, distante menos de 10 minutos do centro urbano de Balneário Camboriú (no litoral catarinense), o Infinity Blue Resort e SPA é o único empreendimento turístico do gênero da cidade e concentra uma série de opções de lazer para todas as idades. Apartamentos amplos e sofisticados; restaurantes, bares e bistrôs; área de lazer com piscinas externa e aquecida, fitness, áreas de descanso, salas de jogos e de cinema; berçário e espaço kids “Betinho Carrero”; quadra poliesportiva; agradável e espaçoso deck em frente ao mar; programas de recreação e um completo SPA com salão de beleza são algumas das atrações.

Balneário Camboriú



Conhecida internacionalmente como a Capital Catarinense do Turismo, Balneário Camboriú, localizada no centro do litoral catarinense, é destaque por concentrar opções de lazer e diversão para todos os gostos e idades, 365 dias por ano. Muito mais do que belíssimas praias, conta com ampla estrutura turística e é considerada uma das cidades com maior índice de qualidade de vida do país. Bares, restaurantes, famosas casas noturnas, variadas opções de passeios e um amplo centro de compras - que oferece desde marcas regionais até as mais renomadas grifes internacionais - fazem da cidade referência em estilo, lazer e diversão.

Além dos atrativos da cidade e de suas praias, está em uma localização privilegiada, próxima a outros importantes pólos turísticos catarinenses como: Penha (Beto Carrero World), Blumenau (compras e Oktoberfest), Nova Trento (terra da Santa Paulina), Florianópolis (a Ilha da magia), Bombinhas (mergulho) e muitos outros. Mais informações: www.infinityblue.com.br.  

FÓRUM IBERO-AMERICANO VOLTARÁ AO FESTURIS EM 2013



Jornalistas de turismo na América Latina promoverão debates no evento
 

O Fórum Ibero-Americano de Periodistas, composto por jornalistas e associações de turismo da Bolívia, Brasil, Chile, Peru e Uruguai, terá mais um encontro no 25° Festival do Turismo de Gramado. Esta reunião, que é aberta aos interessados, ocorrerá pelo segundo ano consecutivo no Festuris. A missão do projeto é promover o novo agrupamento e integração de jornalistas de turismo na América Latina, através de associações nacionais, a fim de fortalecer a profissão e, como um fator importante, propagar o desenvolvimento do turismo sustentável, através de viagens e intercâmbios.
 
Maria Shaw, secretária-geral do Fórum Ibero-Americano de Jornalistas de Turismo e da Cipetur

A secretária-geral do Fórum Ibero-Americano de Jornalistas de Turismo e do Círculo de Periodistas de Turismo do Uruguai (Cipetur), María Shaw, é uma das responsáveis pela organização do projeto. Ela ficou impressionada com o tamanho da feira em 2012. “A primeira vez no Festival de Turismo de Gramado com o fórum, no ano passado, contou com nove participantes de diversos países, como Bolívia, Chile, Colômbia, Panamá, Peru, República Dominicana e Uruguai, juntamente com o Brasil, e foi extremamente positiva.
 
Os diretores Marcus Vinícius Rossi e Eduardo Zorzanello, juntamente com Roque Baudean, presidente do fórum / Cleiton Thiele


A propagação do Festuris nesses países foi muito importante para continuarmos o posicionamento internacional deste evento de tamanha importância.” Para ela, tal cobertura e o destino do Festival de Gramado têm sido fundamentais para o crescimento da participação destes e de outros países da América na próxima edição. “Afinal, são as comemorações do 25º aniversário da feira”, completa a secretária-geral. A participação do fórum no Festuris ainda não tem data e horário confirmados e, tão logo seja definida, constará na programação geral do evento.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

ENDIVIDADOS

ENDIVIDADOS
 

O brasileiro continua cada vez mais com a corda no pescoço. De acordo com dados do Banco Central, em abril, a dívida total das famílias equivalia a 44,46% da renda acumulada nos últimos 12 meses. Esse indicador vem crescendo desde o início da série histórica do Banco Central, em janeiro de 2005. O resultado de abril é recorde da série. O patamar mais elevado desse indicador, sem o crédito imobiliário, foi registrado em agosto de 2012 (31,49 %). No início da série histórica, estava em 15,29%.
 
APARÊNCIAS
 
 
Tudo a exemplo do velho bordão popular: "Por cima saias de renda, por baixo, Deus que nos defenda". É o reino das aparências.
 

Carro zero na garagem (isso quando se tem garagem), comprado em trocentas prestações, algumas já atrasadas. Roupas de marca que custam o olho da cara em 12 vezes "sem juros". Sapatos dessa marca, bolsas daquela...
 
 
E no Facebook então? O mundo realmente é da fantasia! Mulheres "lindíssimas photoshopadas" que se você cruzar com elas na rua, jamais as reconheceria. Eitcha vidinha sem graça em ô !!! Sou mais o outro bordão: "Sou pobre mais sou limpinho" rzzzz.
 
DINHEIRO É TUDO?
 

Dinheiro, fama, poder, aparência... são tudo então? São significados de felicidade? Duvido! Quantos exemplos temos de pessoas que tem tudo isso e mais um pouco e estão passando por terríveis depressões a exemplo da Angelina Jolie e agora a Paris Jackson (filha de Michael Jackson) que também tentou se matar. Pode?  Paris Jackson deve ficar internada por três meses para tratar de uma depressão profunda. A garota foi hospitalizada no início do mês no centro médico da Universidade de Los Angeles, após uma tentativa de suicídio em casa.  “Paris com certeza tentou se matar, e não foi a primeira vez”, disse uma fonte próxima à família. As evidências ficam maiores quando se acessa a página da garota no Tumblr. Imagens que remetem a morte, suicídio e automutilação tomam o espaço. Algumas fotos mostram adolescentes colocando armas em suas bocas ou cortando os próprios braços, acompanhadas de frases depressivas e repletas de ódio. Segundo familiares, apesar de evitar ao máximo a terapia, Paris está indo bem com o tratamento e não tem demonstrado nenhum sinal de fraqueza ou recaída que possa levá-la a outra atitude desesperada.
 
INVERSÃO DE VALORES
 
 
E precisa de outros comentários ou só a imagem basta?
 
"REMEMORANDO"
 

Vendo essas passeatas, me lembro do João Figueiredo, aquele que nós encaramos na Praça XV aqui em Floripa, lembram? Tão então ! Ele mandou Havelange enfiar a Copa onde ele quisesse. O Havelange havia oferecido a Copa do Mundo no Brasil e o presidente lhe respondeu: “Você conhece uma favela do Rio de Janeiro? Você já viu a seca do nordeste? E você acha que eu vou gastar dinheiro com estádio de futebol?”. É isso aí. Os brasileiros, odeiam gente que usam fardas. Se quem usa farda é honesto, então o ódio aumenta. O General Figueiredo foi um dos homens mais inteligentes dos que passaram pela AMAM, mas sabem como é, brasileiro gosta mesmo é de analfabeto, se for esperto, melhor ainda. Figueiredo morreu com o mesmo patrimônio que tinha anos antes de ser presidente. Já o que se diz metalúrgico, está milionário, o filho dele também está milionário. O "pai dos pobres", esperto como ele só, percebeu que a Copa do Mundo seria um filé para quem não tem escrúpulos. Pobre Brasil. No passado diziam que o Brasil era o País do futuro. De um futuro que nunca chegava. Hoje podemos dizer: O Brasil é um País sem futuro. Para quem acha exagero nisso, eu pergunto: Um povo que despreza gente inteligente e honesta, e prefere gente que se orgulha de ser analfabeto e esperto, espera que futuro?

 
CLIMA EM FLORIPA
 
O clima em Floripa está tão tenso, que hoje no ônibus do Estreito para o Centro, uma pessoa sentada espirrou e outro passageiro gritou "saúde", daí o motorista gritou lá da frente "Educação", o cobrador gritou "Segurança" e seguida todos estavam cantando o Hino Nacional Brasileiro...

 
ANAC x INCOMPETÊNCIA

Fico pasmo com esse imenso cabide de empregos chamado ANAC. Vejam só; em audiência com a diretoria do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de São Paulo, em Brasília, o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, ficou sabendo ( como se já não soubesse - a não ser que nunca tenha entrado em nenhuma aeronave ou aeroporto) de alguns dos principais problemas do setor; entre eles o cancelamento ou adiamento de voos sem aviso prévio e a cobrança de taxas absurdas dos passageiros, tudo feito com as bênçãos da própria agência e deste imenso desgoverno. Sabemos que não adianta reclamar porque as providências ridículas além de tardias, pois a força e o loby do cartel é maior ainda,  mas reclamo sempre. Um exemplo é o caso da uruguaia Pluna, cuja quebra causou danos a agências e milhares de consumidores. “Não resolve a aplicação de multas pela Anac às empresas aéreas, até porque dificilmente são pagas”, relata Eduardo Nascimento, presidente do Sindetur-SP.
 
AEROLÍNEAS
 

Mesma coisa acontece na Aerolíeas Argentinas. Você nunca sabe se conseguirá embarcar e se embarcar, não saberá se irá retornar na data e horários certos. Foram mais de seis horas de espera para embarcar para Buenos Aires no último dia 19. E isso acontece sempre, tanto que a dita companhia foi condenada a ressarcir o valor de R$ 33.311,46 a uma agência de viagens. A operadora de turismo Urbi et Orbi, que firmou contrato de transporte aéreo com a ré, teve que indenizar nove passageiros que adquiriram pacotes turísticos e se sentiram prejudicados pelo cancelamento de voos. A Aerolíneas Argentinas, irresignada, tentou negar qualquer falha na prestação do serviço, justificando sua atitude com o fechamento do aeroporto de Ushuaia e a erupção do vulcão Chaitén. No entanto, para a desembargadora Maria Henriqueta Lobo, da 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, todos os participantes da cadeia de consumo respondem solidariamente pelos prejuízos causados ao consumidor. Átila Alexandre Nunes, coordenador do serviço Em Defesa do Consumidor, informa que o Código de Defesa do Consumidor esposou a teoria do risco do empreendimento, pela qual todo aquele que se disponha a exercer alguma atividade no campo do fornecimento de bens e serviços tem o dever de responder pelos fatos e vícios resultantes do empreendimento, independentemente de culpa.
 
NO EMBARQUE
 
Passei por este mesmo problema. A Aerolíneas cancelou o voo pelo mesmo motivo. Por sorte conseguimos que a empresa endoçasse o bilhete e embarquei pela Gol com destino a Buenos Aires. A TAM e a LAN Chile também decolaram, destinos estes preferidos dos brasileiros, a exemplo da espetacular Ushuaia. Mas não se pode negar que as empresas aéreas geralmente estragam a nossa festa ou não nos permitem que tenhamos as férias dos nossos sonhos. Portanto, ao comprar tua passagem guarde todos os recibos e papeis pois você devidamente amparado pela justiça.
 
GOL CONTRA
 

Já a Gol por sua vez, que cobra a comida a bordo, vai cortar 200 vôos semanais a partir de agosto, principalmente de rotas dentro do Brasil, afirmou seu presidente Paulo Sérgio Kakinoff . A Gol tem 950 vôos diários, incluindo rotas nacionais e internacionais, e um total de 6.650 mil vôos por semana. Na manhã desta segunda-feira, a Gol soltou um comunicado informando que cortaria 9% de sua oferta doméstica, número pior que o previsto inicialmente. A expectativa anterior da empresa era de que a oferta de vôos seria cortada em 7%. Ao mesmo tempo, a Gol reiterou sua meta de margem operacional entre 1% e 3%. Após estes ajustes, o presidente da empresa disse que não estão previstos novos cortes na oferta de pessoas. Ele também descartou novas demissões na empresa. A Gol também informou que vai manter seus projetos de ampliação de rotas do Brasil para o Exterior, mesmo com o cenário internacional adverso. No segundo semestre, a empresa deve anunciar "um ou dois" vôos para algum destino nas Américas, com escala na República Dominicana, segundo  Kakinoff.
 
USHUAIA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Falando nisso,  está aberta oficialmente a temporada de inverno e seus respectivos esportes em Ushuaia que se vestiu de branco para receber o mundo todo. Um espetáculo de encher os olhos e lavar a alma. Fui direto para o Cerro Castor , o centro de esqui mais austral do mundo, localizado a apenas 16 kilômetros do centro de Ushuaia, com sua base a 195 metros apenas do nível do mar e seu cume a apenas 1.052 metros. Portanto, nada de canseira, dor de cabeça, falta de ar ou de neve. Por lá o que não falta é neve, é só conferir nas fotos para você ter a exata noção do que eu estou escrevendo. As condições climáticas aqui são inigualáveis, se convertendo num lugar predileto para os melhores e piores (eu) snowboards e esquiadores do mundo, para famílias com filhos pequenos e grandes. Conta com um snowpark, uma área para principiantes um espetacular "off road", para os radicais mesmo. A cidade que está completamente vestida de branco fazendo a festa dos brasileiros que sabem escolher a data exata de tirarem as suas férias, fugindo do fluxo normal de julho. Por enquanto Ushuaia é nossa, tranquilidade em todos os lados. Julho já complica. De agosto a outubro, a curtição é toda nossa. A LAN Chile com saída de São Paulo, tem voos diretos pra lá a partir de Buenos Aires. 

Clique na imagem para ampliá-la
 
FÉRIAS NA PARAÍBA

O portal Hotéis.com, líder mundial no segmento de reservas de hospedagem online, aponta a cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, como uma ótima opção para quem deseja viajar durante as férias. A cidade está entre as opções mais econômicas para hospedagem no Nordeste, com média inferior a outras cidades turísticas como Recife, Maceió, Natal ou Salvador. Segundo o último levantamento realizado pelo portal, o índice ‘Hotel Price Index’ (HPI), o valor médio investido pelos viajantes de todo o mundo numa diária hoteleira na cidade foi de R$ 208,00 em 2012. A capital paraibana dispõe de cerca de 10 mil leitos conforme informações da Coordenação de Registros de Serviços Turísticos da Empresa Paraibana de Turismo  (PBTur).
 
 
“João Pessoa apresenta muito potencial turístico com uma boa infraestrutura e diversas praias. As perspectivas são muito boas para o setor hoteleiro pessoense, pois esperamos forte movimentação turística internacional e local devido aos grandes eventos esportivos que estão chegando”, comenta Luciana Melo, Gerente de Mercado da Hotéis.com. Globalmente, a Hotéis.com, uma integrante do grupo Expedia, Inc., oferece mais de 200 mil opções de hospedagem, que variam de hotéis tradicionais a flats, alojamentos de pernoites com café da manhã ( bed and breakfast) e estadas com serviço completo. O site ainda conta com um dos maiores times de novos negócios e contratação do mercado, negociando as melhores tarifas para seus clientes, além de oferecer descontos, ofertas especiais e promoções.

 
PERNAMBUCO EM DESTAQUE
 
 
O Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, faz nesta quinta-feira uma palestra sobre o turismo do Estado para representantes do Grupo dos Executivos do Recife (GERE), tendo como tema: “A importância do Turismo na economia de Pernambuco”. O evento acontece a partir do meio dia, no restaurante Spettus Derby.
 
FÓRUM DE TURISMO

Acontece nos próximos dias 4 e 5 de julho, em Brasília, a edição itinerante do FTN (Fórum de Turismo de Negócios).  O evento contará com palestras de capacitação, mostra de turismo e Presstur por Brasília. A abertura será às 19:00 horas no Hotel Nacional. Com programação de palestras e capacitações, além da feira de exposição, o FTN em Brasília está com inscrições gratuitas abertas no site www.ftnonline.com. O objetivo é promover parcerias, capacitações e troca de informações entre agentes de viagens e demais empresários e profissionais do trade turístico. O evento, que traz como foco principal o turismo de lazer e negócios nos destinos para lidar com a sazonalidade, acontece na capital federal após duas edições de sucesso em Florianópolis (SC), que também já se programa para sediar a IV edição, nos dias 10 e 11 de setembro.
 

Segundo Marta Lobo, diretora do FTN, a escolha de Brasília para sediar a edição itinerante do evento se deu pela oportunidade vista nas possibilidades de trabalhar o local com o turismo emissivo e receptivo de turistas durante o ano todo. "Brasília e Florianópolis são destinos com grande potencial emissivo e receptivo de turismo e que, assim como muitas regiões brasileiras, passam pelo mesmo problema de sazonalidade. Mesmo com o potencial, Brasília no período de férias e nos finais de semana acaba tendo o número de visitantes reduzido, o que acarreta em perda significativa para o setor. O mesmo acontece com Florianópolis com o fim da temporada de verão. São destinos que oferecem excelentes opções turísticas durante o ano todo, mas que precisa ser melhores alinhados para ser vendidos”, avalia. Marta Lobo acrescenta que O FTN pretende, principalmente, além de qualificar os profissionais que vendem o turismo corporativo e de lazer, fazer a discussão para que todos possam trabalhar da melhor forma o segmento, independente da época do ano.

http://www.quevedo.com.br/ - Clique na imagem para ampliá-la
 
FESTURIS GRAMADO

A aproximação com o mercado da América do Norte está cada vez mais fortalecida através de destinos que estarão presentes no Festuris em 2013, como Miami e Chicago, além de diversas empresas que são especializadas em produtos norte-americanos. Além disso, a diretora do Festival do Turismo de Gramado Marta Rossi, e o consultor financeiro, Sérgio Prade, estiveram representando o evento na International Pow Wow 2013, que ocorreu em Las Vegas, nos Estados Unidos, de 8 a 12 de junho. Com este novo foco do Festuris, o evento tem agora um excelente representante na América do Norte, trata-se de Walter Comassetto. Com larga experiência em companhias aéreas e no setor turístico em geral, Comassetto levará as novidades do Festival do Turismo para o Canadá, Estados Unidos e México.
 
Chris Thompson, presidente da Brand USA, Marta Rossi e Sérgio Prade 

Esta feira, uma das principais do calendário turístico mundial, é focada na venda dos destinos norte americanos para o resto do mundo, tanto é que todos os estados e as principais empresas americanas voltadas ao setor turístico estão presentes no evento. O evento ocorre todos os anos, e já tem as próximas edições definidas: em 2015 a sede será Orlando, em 2016 será Miami, e em 2017 a Pow Wow ocorrerá em Washington DC. Com algo em torno de 1800 expositores, a Pow Wow recebe uma média de sete mil participantes diariamente, onde, em sua maioria, são compradores interessados nos destinos americanos, e imprensa especializada. Os jornalistas, recebem um tratamento diferenciado nesta feira, onde participam de um “media partner”, que nada mais é do que encontros com os representantes de diferentes empresas e destinos que são expositores do evento. Primeiramente, os representantes se colocam em mesas e aguardam a visita da imprensa. Em um segundo momento, a imprensa que se coloca à disposição da visita dos expositores.

 

GREEN VALLEY
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
O Green Valley no ultimo sábado, 22,  foi palco de dois grandes momentos. Além de receber mais de 400 convidados da Convenção de Verão da marca Colcci, entre franquiados, lojistas e representantes, a casa foi o lugar escolhido para ser palco do lançamento mundial da nova marca de Doritos no Brasil.  Muita gente bacana passou pelo club numa noite cheia de surpresas, entre elas a apresentação de uma edição exclusiva de Doritos com a logomarca do Green Valley homenageando o club pela conquista do titulo de Melhor Club do Mundo. Ao todo são 25 mil unidades promocionais do Doritos no sabor SweetChili, um sabor novo que, se aprovado, será implantado no mercado junto com as marcas já tradicionais da tortilla. Adoro o Green Valey ! Adoro a Kalyta !
 
OAKLEY PRO 2013

Mais uma vez, Balneário Camboriú vai receber as feras do surf profissional brasileiro para as disputas na segunda etapa do Oakley Pro 2013, que vai acontecer de 28 a 30 de junho, na Praia Central. Desta vez, o evento contará também com o patrocínio da Faculdade Avantis. A etapa de abertura do Oakley Pro 2013 foi realizada na Praia da Joaquina, em Florianópolis, com grande sucesso e um verdadeiro show de surfe, onde o vencedor foi o catarinense Tomas Hermes, em uma das finais mais disputas dos últimos anos do circuito catarinense de surf profissional da Fecasurf.
 
 
A segunda etapa do Oakley Pro 2013 é válida pelo circuito catarinense de surf profissional da Fecasurf, também pela quinta etapa do circuito brasileiro de surf profissional da Abrasp, e vai distribuir R$ 30.000,00 de premiação, além de 1.500 pontos para o Ranking Catarinense Pro e 1.500 para o Ranking da Abrasp. O Oakley Pro 2013 é apresentado pelo Governo do Estado de Santa Catarina através do Fundesporte e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, tem o patrocínio do Matte Leão, Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú através da Fundação Municipal de Esportes, o apoio, Bhally Hotel, Tropikalya Hotel, Faculdade Avantis, Surfers Paradise, a Divulgação do Site Waves e Jornal Drop, e a realização da Fecasurf, Abrasp e Associação de Surf de Balneário Camboriú.

 
PONTO & TRAÇO
 
Texturas, tramas e figuras formadas por linhas entrelaçadas revelam o universo onírico de Loro de Lima na exposição Ponto e Traço, que reúne desenhos produzidos pelo artista catarinense nos últimos cinco anos. A mostra será aberta nesta quinta-feira (27), às 19h30, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, após bate-papo com o autor. A visitação é gratuita. Com curadoria de Patrícia Amante e texto de apresentação assinado pela artista plástica e professora Maria Lúcia Mascelani Mourão, a exposição contempla 40 desenhos feitos com nanquim sobre papel vegetal, produzidos em diversos tamanhos. Dispostos livremente no espaço, possibilitando que as pessoas apreciem as obras de qualquer ângulo, os desenhos de Loro de Lima criam a ordem e a desordem, formando figuras abstratas e figurativas que dialogam com os vários elementos que compõem o alfabeto visual rico em significados.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A exposição Ponto e Traço fica aberta à visitação pública e gratuita até 16 de agosto, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Escolas do município ou grupos interessados em visitar a mostra podem fazer agendamento na Fundação Franklin Cascaes, pelo telefone (48) 3324-1415 ou pelo e-mail artesvisuais.ffc@gmail.com.