sexta-feira, 18 de outubro de 2013

CONVERSA PRA BOI DORMIR

CONVERSA PRA BOI DORMIR


O gigantesco cabide de empregos da ANAC diz que preços de passagens aéreas para a Copa devem baixar até janeiro. O boca alugada diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, Marcelo Guaranys, "acredita" que os preços das passagens aéreas para a Copa do Mundo de 2014 deverão baixar até o início do próximo ano. Ele também acredita em duendes e até no coelhinho da páscoa. Fique sabendo que o descalabro é tanto que um levantamento recente feito pela imprensa mostrou que alguns trechos ofertados para o período chegaram a alcançar até dez vezes os valores cobrados normalmente pelas empresas.


PREÇO TETO




Marcelo Guaranys também descartou a possibilidade de fixação de um teto para os preços das passagens aéreas na Copa. Logicamente que para ele o céu não é o teto e nem o limite. Vai ser um Deus nos acuda, pois o Brasil não é o país das oportunidades mas sim dos oportunistas. Após a divulgação da oferta de bilhetes entre Rio e São Paulo por até R$ 2.300,00, ida e volta, o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino, chegou a defender a fixação de um teto para tarifas aéreas. De acordo com o presidente da Anac, no entanto, qualquer medida nesse sentido seria ilegal hoje. Seriedade, honestidade, preço justo, justiça...pra essa gente, é tudo legal. Na real a ANAC, INFRAERO e afins são verdadeiros poços sem fundos de tanta incompetência e ingerência nas mãos do desgoverno petralha.

PURA INCOMPETÊNCIA


Embora as nossas taxas de embarque sejam absurdas, a exemplo das passagens aéreas, para demonstrar ainda mais a sua mais pura incompetência, o cabide de empregos determinou cortes substanciais nos contratos de manutenção preventiva dos aeroportos que administra. As medidas podem comprometer a segurança aérea. Iremos ter que blindar nossas malas pois eles querem reduzir gastos de custeio diante da previsão de prejuízo operacional de 391,1 milhões de reais. A diretoria financeira da estatal projeta insuficiência de caixa a partir de janeiro de 2014. Essa informação vem justamente ás vésperas da Copa do Mundo. Por que será? 



FALÊNCIA


Segundo memorando interno da agência, a previsão de uma "situação financeira crítica" revela rápida deterioração do balanço da Infraero no primeiro ano após o início das concessões. Os aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos foram leiloados em fevereiro de 2012 à iniciativa privada e juntos respondiam por 38% da receita da Infraero. Em 2012, a estatal teve lucro operacional de 594,2 milhões de reais e lucro líquido de 396,7 milhões de reais. Agora, a empresa recebe apenas o proporcional à sua participação de 49% nesses três aeroportos, o que representou queda de 31,5% na receita de janeiro a agosto. O prejuízo chega a 201,2 milhões de reais no período e não existe expectativa de reversão até o final do ano. A situação tende a se agravar com os leilões de Confins (MG) e Galeão (RJ) no mês que vem. Em julho, o governo autorizou aporte de 1,35 bilhão de reais na empresa. Para 2014, estão previstos outros 2 bilhões de reais. Fechem esse posso sem fundo sem serventia alguma, a não ser alimentar uma máquina falida e inoperante. 


ENCHA O TANQUE


E o país do desgoverno vai parando. No meio da tarde desta última quinta-feira já era possível garantir que a greve dos petroleiros atinge todas as refinarias, terminais, plataformas, campos de produção e unidades operacionais da Petrobrás, conforme avaliação da Federação Única dos Petroleiros (FUP), que reúne sindicatos. Os trabalhadores exigem o cancelamento do leilão do campo petrolífero de Libra para acabar com a greve. Como o leilão de Libra está marcado para o dia 21, a greve poderá perdurar até lá, o que significa que ocorrerá desabastecimento de gasolina, óleo e gás tão logo acabarem os estoques atuais. E pode preparar o bolso, pois essa conta nós também iremos pagar. 

UNIMED


Já tentou marcar uma consulta médica como associado da UNIMED? Eu já ! Pra hoje? Para amanhã? Para semana que vem? Jamais? Agora quem sabe para o daqui ha um, dois três meses e absurdamente muito mais tempo. Para o ano que vem nem com novena, pois segundo as clínicas "os médicos ainda não tem agenda para 2014". E você com cara de imbecil faz o que? Procon? Ministério Público? Tire o cavalo da chuva pois não servem absolutamente pra nada. Chame a polícia mesmo. Chame a TV, o Salum, o Helio Costa, o Paulo Alceu, e coloque a boca no trombone. A gigantesca maioria dos associados aos planos de saúde enfrentou dificuldades na hora em que precisou dos serviços contratados. Segundo pesquisa DataFolha os problemas ocorreram nos dois últimos anos. 


O levantamento mostra que a deterioração do atendimento levou 30% dos pacientes a pagar por serviços particulares ou a procurar o Sistema Único de Saúde. Em comparação a pesquisa anterior, cresceu em 50% a procura da rede pública, por falta de opção de atendimento por meio dos planos. O número de segurados que se sentiram obrigados a buscar atendimento particular cresceu entre 2012 e 2013. As dificuldades em agendar exames e obter diagnósticos atingiu 47% das citações. As reclamações de falhas no pronto-atendimento foram feitas por 80%. A demora em autorizar exames mais complexos ou mesmo a negativa foi citada por 16% dos entrevistados. Na amostragem projetada, estimou-se que 79% de um universo de 10,4 milhões de usuários ou 8,2 milhões tiveram algum tipo de problema relacionado ao plano de saúde. Cada uma relatou, em média, 4,3 questões de conflito.


CELULAR PRÉ-PAGO

Fique atento ! A Quinta Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região manteve decisão que proibiu as operadoras de telefonia móvel de estabelecer prazo de validade para créditos pré-pagos em todo o país. Em agosto, o tribunal atendeu pedido de proibição feito pelo Ministério Público. A decisão deve ser cumprida imediatamente. Os desembargadores analisaram recursos apresentados pelas operadoras Tim e Telefônica e pela Agência Nacional de 

Telecomunicações (Anatel). As recorrentes alegam que a primeira decisão do tribunal não foi clara em relação às operadoras atingidas pela decisão, à reativação dos créditos expirados, a linhas canceladas e a antigos usuários. O relator do processo, desembargador federal Souza Prudente, negou os recursos por entender que não houve contradições no acórdão, texto final da decisão do colegiado. Segundo o desembargador, cabe à Anatel, agência reguladora do setor, cumprir e estender a decisão a todas as operadoras. Sobre a reativação dos créditos expirados, o desembargador ressaltou que a primeira decisão deixou claro que as operadoras devem "reativar, no prazo de 30 dias, o serviço de telefonia móvel em prol de todos os usuários que o tiveram interrompido".



A NOITE É UMA CRIANÇA

A Noite É uma Criança - 12ª Mostra de Dança Infantil de Florianópolis terminou neste domingo no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura, com a participação de 2.201 bailarinos de quatro a 14 anos. Pertencentes a 87 academias, escolas e grupos de Santa Catarina e do Rio de Janeiro, eles exibiram 194 trabalhos criados por 68 coreógrafos. Subiram ao palco 87 coreografias de balé, 62 de jazz, 32 em estilo livre, 11 danças de rua, uma dança de salão e uma dança folclórica, sendo 56 na categoria Baby (quatro a seis anos), 109 na Infantil (sete a 11 anos) e 29 na Infantojuvenil (12 a 14 anos). Os grupos eram provenientes da capital fluminense e de 21 municípios de diversas regiões catarinenses: Balneário Camboriú, Biguaçu, Camboriú, Canelinha, Criciúma, Florianópolis, Forquilhinha, Itajaí, Itapema, Jaraguá do Sul, Navegantes, Orleans, Palhoça, Sangão, São José, São Ludgero, Tijucas, Tubarão e, pela primeira vez representados no evento, Lages, Luís Alves e Paulo Lopes.



Clique na imagem para ampliá-la

Como de costume, os organizadores da mostra homenagearam personalidades do universo infantil ou que tiveram presença marcante no meio da dança. Este ano, o reconhecimento foi para a atriz Cacau Protasio, da Rede Globo, por sua atuação em programas de TV nos quais aparece dançando e incentivando milhares de espectadores a praticar. A homenagem foi feita dia 19, na sessão das 19h30. A Noite É uma Criança 2013 teve o patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Lei Municipal de Incentivo à Cultura.




REVITALIZAÇÃO

O Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau acaba de firmar parceria com o Sebrae para um importante projeto de revitalização na cidade, que promete modificar toda a Avenida Central. Com a revitalização, este espaço vai passar por uma mudança na identidade visual, além de uma melhoria no urbanismo. Haverá também todo um processo de capacitação gerencial, que será aplicado em 20 associados do Convention Bureau da área de hotelaria e de gastronomia, mas que não precisam ser necessariamente da Avenida Central. De acordo com Arildo Jacobus, Gestor de Projetos do Sebrae, o projeto de revitalização de áreas específicas é nacional e tem a finalidade de ambientar um espaço histórico e importante que esteja perdendo força. “O projeto iniciou há cinco anos, na Oscar Freire, em São Paulo e tem como objetivo trazer para a rua as características de um shopping center”, afirma.




A intervenção urbanística, um dos pilares do projeto, inclui melhoria nas calçadas e pavimentos, iluminação, segurança, limpeza, inclusão de mobiliário urbano e equipamentos de lazer através de uma parceria com o poder público. As Políticas Públicas também vão estar presentes e passam por legislação específica para atração de negócios e padronização das fachadas de toda a região. Destaque também para o fortalecimento da governança, que inclui capacitação das lideranças e busca pela sustentabilidade do espaço.

CAPACITAÇÃO

O Programa de capacitação do Convention Bureau com as empresas do ramo gastronômico e hoteleiro está previsto para começar em março de 2014 e deve incluir desde visita técnica a Gramado, cursos, além de rodadas de negócios, e palestras temáticas que vão totalizar mais de 204 horas de capacitação através de 25 eventos. O projeto será apresentado neste dia 22, para os associados do Convention. O evento será no Hotel Slaviero, a partir das 8h30min.




MOSTRA PARALELA

Desde 2008, o evento é lançado no Hospital Infantil Joana de Gusmão. A mostra paralela contempla pacientes de diversas especialidades médicas que não podem sair do ambiente hospitalar para assistir às apresentações no teatro, bem como seus familiares e funcionários. A iniciativa integra a programação do Mês da Criança da instituição que trata os pequenos de zero a 15 anos de todas as regiões do Estado. A ação aconteceu na tarde de 15 de outubro com apresentação de coreografias de balé, jazz e dança de salão da Cia. Francielly Reis; dos músicos Rosamon Pratto e Nelson Jacques, integrantes do grupo Tac Tic Tum; e também pinturinhas na pele e esculturas de balão com recreadores da Bombando Brinque, visitando os quartos na companhia de figurantes caracterizados como Minnie, Angelina Bailarina e Galinha Pintadinha. Desde 2002, quando a mostra começou com apenas 100 pequenos dançarinos no auditório de um colégio, se apresentaram mais de 15 mil crianças e adolescentes. Muitos deles, hoje, são adultos, adquiriram o gosto pela arte e continuam a praticar, quando não tomaram para si como profissão. A Noite É uma Criança já recebeu bailarinos da Bahia, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.


RÉVEILLON
Enquanto muitos turistas escolhem Floripa para as festividades de final de ano. Os manezinhos estão querendo mais é sair do País para comemorar o réveillon. A filial da STB na Capital está com grande procura para cinco principais destinos internacionais: Amsterdã, Las Vegas, Miami, Nova York e Sydney. Na medida certa, a programação inclui passeios pelos principais pontos turísticos e ainda uma festa de virada de ano com direito a open bar nas baladas mais bacanas de algumas dessas cidades. Tem como não gostar?



CANTINA SANGIOVESE


Após percorrer alguns países da Europa, como Portugal, Alemanha e Holanda, a parceria entre o cantor brasileiro Lenine e a orquestra do maestro holandês 
Martin Fondse chegou à Florianópolis. O show, The Bridge, tem como inspiração a ponte Maurício de Nassau, em Recife, que é o maior símbolo da relação histórica entre Brasil e Holanda. A turnê celebra os 30 anos de carreira de Lenine, que há três décadas lançou o disco Baque Solto, em parceria com Lula Queiroga. Lenine aproveitando a oportunidade  não dispensou conhecer e provar as iguarias da Cantina Sangiovese, comandada pelo melhor chef do Estado, Helton Costa. Lenine também registrou sua admiração por Juarez Machado na obra "a vaca e o ciclista" ao fundo.


Clique na imagem para ampliá-la

Depois de saborear as delícias da boa mesa da Sangiovese e a parceria entre consagrados artistas da música só poderia resultar em um grande espetáculo. E foi exatamente isso que foi visto na noite de quinta-feira no Espaço Floripa em Florianópolis. Os grandes sucessos de Lenine ganharam novos arranjos feitos pela orquestra do maestro holandês Martin Fondse, que encantaram e fizeram o público encerrar a noite maravilhados com a grande apresentação.  



CIRCUITO DOS VINHEDOS

Clique na Imagem para ampliá-la

O evento esportivo será realizado pela primeira vez em uma vinícola de Santa Catarina. O Circuito dos Vinhedos na Villa Francioni, localizada em São Joaquim, irá acontecer a partir das 9 horas da manhã do dia 10 de novembro. Serão duas provas de 5 e 10 km com disputas no masculino e feminino. A prova será realizada entre os vinhedos, localizados à 1.260 metros acima do nível do mar. O principal objetivo dos organizadores é estimular a criação de um polo turístico e esportivo agregando as riquezas da região serrana, fomentando as atividades com consciência e sustentabilidade. A coordenação do evento é dos profissionais: Sayuri Viegas, Andrea Teixeira e Leonardo Marmitt. A prova terá a participação de 100 competidores.  As inscrições podem ser feitas pelo site: www.circuitodosvinhedos.com.br.


NOVIDADES DO 25° FESTURIS

O 25º Festival do Turismo de Gramado escolheu o Hotel Pousada Blumenberg, em Canela, para realizar o café da manhã com a imprensa, organizado pelo Departamento de Comunicação da empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello - Feiras e Empreendimentos, realizadora do Festuris. Realizado na manhã desta quarta-feira (16), contou com a presença dos diretores da feira Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus V. Rossi, do vice-prefeito de Gramado, Luiz Antônio Barbacovi, e do diretor do hotel, Ditmar Bellmann. Na ocasião, foram apresentadas as novidades do evento à imprensa da Região das Hortênsias. A primeira delas é que o Festuris está repaginado e preparado para ser a melhor plataforma de negócios do setor na América Latina. O evento se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park (feira) e Centro de Convenções do Hotel Serrano (congresso).


Bellmann, Zorzanello, Marta, Marcus e Barbacovi recepcionaram os jornalistas no Hotel Blumenberg - Foto Cleiton Thiele/Serra Press

Com o tema "Turismo: A Vanguarda da Economia Sustentável", Marta Rossi esclareceu que a proposta levantada pelo Festuris veio ao encontro do que o Hotel Blumenberg já vem trabalhando há alguns anos: a sustentabilidade. "Foi por sermos vanguardistas, há 25 anos, que o festival profissionalizou o turismo no Rio Grande do Sul", observou a diretora. Já Zorzanello lembrou o ingresso da empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello na Organização Mundial do Turismo (OMT). "Isso nos dá força, abre portas e novos caminhos no Exterior. Agora conseguimos chegar a novos destinos e trazê-los para o Festival do Turismo com mais facilidade", conclui. Para o diretor Marcus Rossi, o aumento nos números do Festuris nunca foi a principal filosofia, e sim, colocar Gramado e região à frente, até mesmo, da empresa. "Quando apresentamos a região, suas belezas e sua cultura, as portas se abrem. Estudar as necessidades dos destinos também nos garantiu uma aproximação maior, e hoje são 65 países confirmados nessa 25ª edição", apontou Marcus.


HOTEL

Com troféus, prêmios e certificados de importantes entidades do País, o Hotel Blumenberg é referência em gestão hoteleira sustentável. "Nossa preocupação com o tema surgiu a partir de 2006, com pequenas ações. Mas com isso repensamos nossos hábitos, entendendo o que é a sustentabilidade e todas as suas facetas. Foi quando começamos a ser reconhecidos e também a ser exemplo para os hoteleiros que buscam implementar o mesmo sistema", explica o diretor do hotel, Ditmar Bellmann. "O Festival do Turismo de Gramado é a grande oportunidade de apresentar, em três ou quatro dias, o que temos de melhor em nossa região. Podemos mostrar um Brasil desconhecido para muitas pessoas", afirmou o vice-prefeito Luiz Antônio Barbacovi.



O Festival em números: 2.500 expositores, 400 estandes, 20 mil m² de área, 65 destinos internacionais representados, 22 companhias aéreas estimativas Até 15% de crescimento, 14 mil visitantes, 250 jornalistas. Novos Novos destinos/expositores internacionais em destaque: Arizona Chicago, Curaçao, Las Vegas, Machali, Magalanes, México, Quênia, Tailândia Turks and Caicos. O Congresso tem o mesmo tema do Festuris, "Turismo - A Vanguarda da Economia Sustentável". Destaque para as palestras "Turismo Sustentável e o Desenvolvimento Econômico", com Márcio Favilla, Diretor Executivo de Competitividade, Relações Exteriores e Associações da OMT; e "Vendas No Século XXI - Mudar ou Morrer", com Dado Schneider, doutor em Comunicação. Workshop: Destinos internacionais como África do Sul, Uruguai, Arizona, Barbados e Seychelles são alguns dos destaques que serão apresentados nas salas de workshop do evento.



ORTOBRAS

Referência quando o assunto é acessibilidade, a Ortobras, de Barão (RS), apresentará seu mais novo produto no 25º Festival do Turismo de Gramado. Com o projeto Mamuth, a empresa dá mais um passo em direção ao objetivo de levar acessibilidade a todos os lugares, tornando a vida mais prática, acessível e igual para todos. O novo aparelho, que será instalado em diversos aeroportos do Brasil, traz mais segurança e praticidade a todos os usuários. Expositora do evento desde 2012, a Ortobras apresentou no último ano um elevador acessível, que foi instalado junto à sala de imprensa. Neste ano, o Mamuth também dará acesso ao mezanino do Serra Park, onde se localizam as salas de imprensa e de coletivas. "Com isso, estamos provocando a acessibilidade total no local da feira", diz o diretor do festival Eduardo Zorzanello.


Foto: Eduardo Zorzanello e Ricardo Hummel / Eduardo Saueressig
Diretor-presidente da Ortobras

Desenvolvido dentro do conceito de sustentabilidade, atendendo às novas normas de acessibilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e de acordo com os princípios da ONU - Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, o Mamuth veio para revolucionar a acessibilidade nos aeroportos de todo o mundo, combinando espaço e conforto para proporcionar um embarque acessível de passageiros em todas as situações. Com sete metros de altura, 15 metros de comprimento e quatro metros de largura, a estrutura será apresentada em uma parceria da Ortobras com a Infraero. A empresa gaúcha venceu a licitação para instalar o Mamuth em pelo menos 20 dos 64 aeroportos brasileiros, sendo que a participação no Festuris tem como um dos principais objetivos mostrar o produto ao mercado internacional. 



Em Gramado - http://www.cantinadelvicolo.com.br/

DISPLAY CARD




Canela, Gramado e Nova Petrópolis no embalo do maior festival de turismo do Brasil, irão lançar durante o FESTURIS GRAMADO o SHOWCASE apresentando ao trade turístico um catálogo técnico sobre esta região do Rio Grande do Sul.  A Assessora de Imprensa e amiga Mariana Schumann, teve a gentileza de me enviar o SHOWCASE que é um tremendo catálogo técnico apresentando os estabelecimentos que compõe o mix de produtos das cidades de Canela, Gramado e Nova Petrópolis/RS, seus meios de hospedagem e área para eventos, gastronomia, lazer, compras, serviços e mapas. É uma referência rápida do mix de produtos das cidades através de anúncios técnicos que proporcionam uma radiografia da região; os segmentos estão identificados por CORES para facilitar a utilização e tornar o trabalho mais ágil no momento da pesquisa. Acabei de receber e achei uma ferramenta fenomenal. 



Cada estabelecimento está muito bem descrito descrito a partir de nome, texto explicativo, ramo de atividade, logotipo, endereço completo e símbolos 
gráficos que apresentam comodidades, serviços e os itens mais importantes, que numa rápida consulta facilitam a apresentação. Além disso cada cidade possui uma sessão especial dedicada aos MAPAS no qual consta o plano gráfico onde estão demarcadas as principais atrações turísticas, bem como hospital, Brigada Militar, Polícia Rodoviária, Estação Rodoviária e outras informações úteis ao visitante. O editorial apresenta cada cidade falando da região, hotelaria, gastronomia, lazer, compras e serviços. 



O material foi idealizado e editado pelo Display Card, que é também o responsável pelo conceito de marketing do produto e de PÚBLICO ALVO; o SHOWCASE irá atender as necessidades básicas de comunicação no trade turístico, devendo ser incorporado às ferramentas de venda de agentes de viagem, promotores de eventos, imprensa especializada e profissionais responsáveis por visitas técnicas para captação de eventos.Além disso o Display Card também dá seu know how para este novo produto do segmento turístico imprimindo notoriedade nacional a região. O lançamento do SHOWCASE será durante o Festival de Turismo de Gramado, que este ano chega em sua 25ª edição; visto que o material é uma ferramenta de venda próprio para o público do evento. O material poderá ser retirado no estande do Display Card.

EMPORIO CANELA - 6 ANOS



Clique na imagem para ampliá-la

E você que está ou vai a Canela, principalmente o Trade que chegará para o 

FESTURIS GRAMADO, não deixe de estar no melhor Bistrô de Canela, o fantástico Empório Canela da Fê e do Rafa que está completando seis anos. Não conheço lugar melhor em Canela. Vale lembrar que dia 29 rola um festão. Trata-se do Paulaner Fest - o Empório vai abrir terça (29) para comemorar o fim da Oktoberfest do jeitinho do Empório...mini porções com toque alemão, banda e muita Paulaner...


TURISMO CRIATIVO
De 22 a 23 de outubro, a 1ª Conferência Brasileira de Turismo Criativo reunirá em Porto Alegre, especialistas nacionais e internacionais para debater e difundir este novo segmento do turismo mundial. A iniciativa é da Secretaria de Turismo da capital gaúcha, primeira cidade brasileira a desenvolver um programa de Turismo criativo. O evento conta com parceiros de peso como Organização Mundial do Turismo (OMT), Unesco, Ministério do Turismo, Sebrae, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RS), Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur) e da CreativeTourism Network, rede internacional criada em 2012 na Espanha para a promoção dos destinos de Turismo Criativo. 


VIVÊNCIAS


Mais de 500 participantes inscritos de vários estados brasileiros, entre gestores e profissionais de organizações turísticas públicas e privadas, professores e estudantes universitários, jornalistas especializados, entre outros públicos interessados no tema, são esperados no evento. Primeira cidade a organizar um programa de Turismo Criativo no Brasil, Porto Alegre tem o objetivo de disseminar conhecimento no mercado sobre o novo segmento e estimular outros destinos do país a aderir à nova prática. O programa Porto Alegre Turismo Criativo já conta com uma lista de mais de 30 parceiros entre artistas, artesão, chefs de cozinha, instituições culturais, CTGs e outras entidades que já oferecem a turistas oficinas e vivências com  características da cultura e das tradições locais como preparar um chimarrão e um churrasco e aprender danças tradicionalistas. 


USHUAIA EM BRASÍLIA

Clique na imagem para ampliá-la

Quem me manda notícias de Ushuaia é meu grande amigo e melhor chef argentino Lino Adilon, figura carismática conhecido de muitos brasileiros que obrigatoriamente visitam seu fenomenal restaurante o "Volver" de frente para o Canal de Beagle, desfrutando as melhores "centollas" e demais pescados e frutos do mar. O chef está chegando em Brasília, fazendo parte da equipe que apresentará à Patagonia Fantástica. São workshops onde toda a região da Patagônia com sua belíssima "Tierra del Fuego" serão mostradas. Logicamente que os coquetéis ficam a cargo do fenomenal chef que se diz apenas um "Cocinero licenciado em Casi Todo". O coquetel de encerramento acontece na Embaixada Argentina com o  chef servindo Centollas (carangueijos gigantes), mariscos e Merluza Negra, o melhor peixe que já comi, pescado em águas profundas, abaixo do mil metros, tudo isso regado a Malbecs argentinos. 

Clique na imagem para ampliá-la

BELLA DA SEMANA



Clique na imagem para ampliá-la


Estreou neste sábado, dia 19 de outubro, o ensaio da modelo Olga Alberti para o site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Aos 25 anos, Olga representa toda a beleza e a sensualidade da Rússia como ninguém. No país da moça faz um frio de rachar, mas isso não parece ser problema para ela, que tira a roupa sem nenhum pudor e mostra que as russas também merecem a atenção dos brasileiros. Nas fotos exclusivas para o Bella da Semana, ela se exibe para as lentes do fotógrafo Alexsandr Mavrin, um dos grandes mitos da fotografia sensual mundial. 


Clique na imagem para ampliá-la

Mavrin começou no ramo da fotografia sensual há apenas dois anos, em 2011, e já é cotado como um dos melhores fotógrafos do Leste Europeu.  O diretor do Bella da Semana, Alexandre Peccin, acredita que o estilo único do fotógrafo irá enriquecer ainda mais a qualidade dos ensaios. “Resolvemos inovar um pouco em relação ao estilo fotográfico do site, e a parceria de Mavrin não poderia ter dado mais certo.” O ensaio exclusivo foi feito em Moscou, na Rússia.








quarta-feira, 16 de outubro de 2013

BOLSA FAMÍLIA


BOLSA FAMÍLIA


O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome admitiu que mais de 2.000 políticos eleitos em 2012 receberam ilegalmente recursos do Bolsa 
Família. O ministério chegou à descoberta após cruzar dados do Tribunal Superior Eleitoral  com a lista de beneficiários do programa. Inicialmente, o tribunal investigou 2.221 vereadores, 41 vice-prefeitos e dez prefeitos em situação irregular. Os benefícios foram cancelados e os políticos terão de devolver os recursos. A legislação veda que ocupantes de cargos públicos recebam recursos do Bolsa Família, o que é desnecessário, porque nenhum deles se encaixaria nos critérios de renda do programa.


O valor médio pago atualmente pelo Bolsa Família é de 152 reais. Nessa média, o prejuízo aos cofres públicos com as irregularidades descobertas pode ser estimado em 330.000 reais. Essa classe é tão baixa que se vende por R$ 150,00. Verdadeiros trombadinhas.Já o partido nefasto mantém mais de 13 milhões de votos graças ao bolsa cabresto, aliás, Bolsa Família, que atende 13,8 milhões de famílias.

TAM VOANDO BAIXO


Acredite se quiser, a TAM, empresa do grupo Latam Airlines, garantiu ao governo que não fará novas demissões de funcionários neste ano e no próximo, após ter realizado um corte de cerca de 800 pessoas nos últimos dois meses, afirmou a Secretaria de Aviação Civil. "Os ajustes que tinham de ser feitos nos quadros operacional e de pessoal estão concluídos", teria afirmado o presidente da holding TAM SA, Marco Antonio Bologna, ao ministro da SAC, Moreira Franco, segundo comunicado da secretaria enviado à imprensa. 

MONTAIN DO

Florianópolis (SC) foi palco neste sábado (12) de uma das corridas de montanha mais famosas do país. A 10ª edição do Mountain Do Lagoa da Conceição reuniu cerca de 1,2 mil corredores profissionais e amadores para percorrer 73 quilômetros entre praias, trilhas, dunas e estradas rurais nas regiões leste e norte da capital catarinense. Com o tempo de 5h32min10seg o quarteto masculino da equipe Tribo do Esporte, de Florianópolis, ficou em primeiro lugar geral. Segundo o diretor técnico e idealizador do Mountain Do, Euclides Neto, a prova foi um sucesso e os atletas desafiaram os limites com garra e determinação. “Essa prova é só diversão e alegria, todos que participaram estão de parabéns”, completou.

Clique na imagem para ampliá-la

O Mountain Do Lagoa da Conceição contou com 180 equipes das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Divididos em duplas, quartetos e octetos, os grupos mostraram que o espírito de união, as belas paisagens e contato com a natureza fazem com que essa corrida de montanha seja uma das mais aguardadas do calendário. Para Rodrigo Tomazelli, diretor técnico da Companhia dos Cavalos, de Porto Alegre (RS), o Mountain Do Lagoa da Conceição é hoje uma das três maiores e melhores provas de montanha do Brasil. No dia 9 de novembro acontece a última etapa do Mountain Do, em Campos do Jordão, na Serra Paulista. Os atletas desafiarão a altitude e as trilhas nos morros desta charmosa cidade. As inscrições encerram no dia 30 de outubro e podem ser feitas pelo site www.mountaindo.com.br.


ROOM TAX 

O Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau comemora mais uma importante conquista. Comparando o mês de setembro deste ano com o mesmo período do ano passado houve um aumento de 37% na arrecadação da Room Tax, contribuição espontânea do hóspede para o turismo. Esta contribuição possibilita a continuidade do trabalho da entidade, uma vez que representa aproximadamente 65% de sua receita mensal.  De acordo com Ana Maria Furtado, responsável pelo setor de eventos da entidade, o aumento constante na arrecadação se deve principalmente por conta da campanha motivacional intitulada Prêmio Room Tax – Uma contribuição para o turismo, um prêmio para você, que foi lançada no ano passado e já está na sua 3ª edição. “Além de promover um treinamento com os colaboradores do hotel, a campanha premia estas empresas, motivando todas elas a se superarem”, afirma.

Clique na imagem para ampliá-la

No momento, o Convention Bureau conta com a participação de 12 hotéis que arrecadam a Room Tax e repassam para a entidade. Os mais recentes que aderiram a cobrança são: Hotel Palmas, CentroMar e Sibara. Além destes, os hotéis Bella Camboriú, Marambaia, Itália, D´Sintra, Melo, Mércure, Geranium, 
Slaviero e Camboriú Praia Hotel já cobram a Room Tax. Importante salientar que a cobrança só pode ser feita por hotéis associados ao Convention Bureau e que efetivamente repassam o valor arrecadado a entidade. A campanha segue  até 30 de novembro.


CENTRO EMPRESARIAL

Forte potencial urbano e econômico do Saco dos Limões aquece o mercado imobiliário comercial e transforma a região em ponto estratégico É com esta intenção que vislumbra o cenário da Baía Sul de Florianópolis como forte potencial econômico, urbano e imobiliário da ilha, que o GEP, sólido fundo 
de investimentos que atua no mercado nacional, aposta na região do Bairro Saco dos Limões para investir em um Novo Centro Empresarial, empreendimento comercial que começou a ser construído nesta segunda-feira (14), em localidade estratégica na rota de quem vai para o Centro da capital.

Clique na imagem para ampliá-la

A proximidade da região central, da Universidade Federal de Santa Catarina, dos principais órgãos governamentais, da Via Expressa Sul e Túnel Antonieta de Barros, e a grande demanda das mais de 14 mil pessoas que ali moram e transitam estão entre as razões para se investir no local, onde há melhor custo-benefício, considerando o forte potencial de desenvolvimento em termos de negócios e serviços. Construído em um terreno de frente para a Rua João Motta Espezim, o edifício terá  11 lojas e 89 salas comerciais de 37 a 160 metros quadrados, sendo quatro localizadas na cobertura, com toda a alameda térrea destinada a serviços que atenderão tanto ao público interno como externo. A arquitetura moderna e alta tecnologia dos materiais usados na sua construção é um diferencial, além de conter uma das vistas mais privilegiadas para o mar da Baía Sul. 


SC TRADE SHOW

Os principais fabricantes de calçados da Capital Catarinense do Calçado, São João Batista, e de todo o Brasil estarão reunidos para a 17ª edição do SC Trade Show. A rodada de negócios apresentará as últimas novidades e tendências em calçados e acessórios da coleção Outono | Inverno 2014 nos dias 5, 6 e 7 de novembro no Infinity Blue Resort & SPA, em Balneário Camboriú. O SC Trade Show é direcionado para a geração de negócios para empresas do segmento de moda, com o objetivo de fortalecer o relacionamento entre fabricantes, lojistas, empresários, profissionais do setor, parceiros e patrocinadores. De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (SINCASJB), Wanderley Zunino, “o evento é uma vitrine para os fabricantes exporem suas novidades e para que os empresários da área possam conhecer as novidades do mercado, estabelecer novos contatos e firmar novas parcerias”, avalia.


A 17ª rodada de negócios vai reunir 60 expositores representantes de 120 marcas. Todos os espaços da feira já foram comercializados. A aceitação dos lojistas têm sido bem positiva para o evento, com expectativa de receber cerca de 3 mil visitantes. Na edição de Outono | Inverno realizada em 2012 estiveram presentes 50 expositores representantes de 100 marcas. Os lojistas e profissionais da moda que ainda não se inscreveram para participar do SC Trade Show podem se cadastrar até o dia da data do evento, através do site www.sctradeshow.com.br ou pelo telefone (48) 3265-0393. O SC Trade Show é promovido pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (SINCASJB) e Prefeitura de São João Batista, contando com o apoio do Sebrae, Fiesc e do Governo do Estado através da Nova Economia e Secretaria de Turismo.

Infinity Blue Resort

TEMPORADA DAS FLORES

A Caminhada pela Floresta reuniu fraiburguenses e turistas na Floresta René Frey. Mais de 60 pessoas foram à Casa do Turista, em busca do contato com a natureza. Durante duas horas foram percorridos oito quilômetros pela estrada aberta da mata. No percurso, belas paisagens da floresta, como o templo de 
meditação, os lagos naturais e os pomares floridos. As crianças e os adultos divertiram-se também no minizoo chegando pertinho dos animais, e com os 
dinossauros de hera. A Casa do Turista também está promovendo o Domingo de Aventura, com passeios de kaygang a R$ 10 por pessoa. Para este final de 
semana (domingo) as vagas foram completamente preenchidas, havendo vagas somente para o próximo dia 27 de outubro. Os participantes tem a oportunidade de conhecer uma das mais belas e animadas atrações da cidade. Só no último ano, mais de 5,4 mil pessoas de todos os cantos do país e até do exterior percorreram as trilhas da Floresta René Frey a bordo do kaygang. Para participar, é necessário agendar o horário até o dia 26 de outubro, na Casa do Turista ou pelo telefone 3246 2352. Temporada das Flores é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com a promoção de atividades culturais, esportivas e de lazer, em Fraiburgo. A programação segue até 17 de novembro.  As atividades são gratuitas e abertas a toda comunidade. 

Clique na imagem para ampliá-la

Mais informações, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, pelo telefone (49) 3908 2002 ou pelo e-mail temporada@fraiburgo.sc.gov.br. O Projeto Temporada das Flores é uma promoção da Prefeitura Municipal de Fraiburgo, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e pela Câmara Técnica de Turismo do DESENFRAI. A proposta é envolver a comunidade e, assim, conta com o apoio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio de Fraiburgo (SINCOF), Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF), Núcleo de Gastronomia Terra da Maçã, Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Secretaria de Ação Social, Clube da Melhor Idade Flor de Maçã, Secretaria de Infraestrutura Urbana, Secretaria de Saúde, Órgão Executivo de Trânsito de Fraiburgo (Ortfrai), Polícia Militar de Fraiburgo, Casa do Artesão, Casa do Turista, Centro Cultural Egon Frey, Unopar Fraiburgo, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp Fraiburgo), Rotary Club Fraiburgo, Rotaract Club Fraiburgo, Leo Clube Terra da Maçã, Hotel Renar, Postos PMX, Tyno Fotografias, Viveiro Recanto das Flores, Fisk Escola de Idiomas, Grupo Zumba Fitness, Academia Fraiburguense de Letras e Artes (AFLA), Festival de Cinema Rural de Piratuba e Banda Brechó de Meias.


FUSCA FEST

Fraiburgo também recebe o 8º Fusca Fest neste final de semana no Centro de Eventos. Mais de 150 carros antigos participam do encontro, que reúne colecionadores de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Neste ano, além da exposição dos tradicionais veículos das décadas de 60 e 70, a novidade é o 1º Encontro de Esportivos Série Ar, autos que possuem motores refrigerados a ar. O evento contará com carros SP2, esportivos nacionais desenvolvidos entre 1972 e 1976 pela Volkswagen do Brasil. Atualmente, há menos de 300 rodando no país.


Os interessados em expor veículos antigos podem se inscrever na hora, com cinco quilos de alimentos, que serão doados para entidades do município. Já estão confirmados clubes de Florianópolis, Pomerode, Blumenau, Canoinhas, Curitibanos, Caçador, Joaçaba, Videira, Campos Novos, Chapecó, Xanxerê, Jaraguá do Sul, Mafra e Porto União, de Santa Catarina, Curitiba, Piên, União da Vitória e Rio Negrinho, no Paraná, Passo Fundo, no Rio Grande do Sul e de São Paulo. O encontro, promovido pelo Clube Garimpeiros da Sucata, com o apoio da Prefeitura de Fraiburgo, será realizado no Centro de Eventos, em Fraiburgo. No sábado, o evento começa às 13h30, e no domingo, às 7h30. É aberto ao público e com entrada gratuita. Mais informações, com o Clube Garimpeiros da Sucata, pelos telefones (49) 9992 6587 (Zanon) ou (49) 9983 3961 (Ruan), ou na página do grupo no Facebook.


HORÁRIO DE VERÃO


Graças a Deus vem aí o horário de verão. No próximo dia 20 devemos adiantar nossos relógios em uma hora. O horário de verão, que nesta temporada vai até o dia 16 de fevereiro de 2014, vai valer para todos os Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Tocantins, que chegou a aderir no ano passado, foi excluído novamente este ano e a Bahia, que adotou o horário em 2011, também está fora da mudança. A medida é adotada sempre nesta época do ano, quando os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada, reduzindo o consumo de energia nos horários de pico e evitando o uso de energia gerada por termelétricas, que é mais cara e mais poluente do que a gerada pelas hidrelétricas. Também no fim do ano há um aumento na demanda por energia, resultante do calor e do crescimento da produção industrial devido ao Natal.

PRIMAVERA & FILHOTES

Clique na imagem para ampliá-la

A estação das flores chegou renovando o ar, as plantas e também a vida dentro do Beto Carrero World. Isso porque a primavera é a estação eleita, por grande parte dos animais, como época de procriação. Somente nos últimos dias, cerca de 10 filhotes de diferentes espécies nasceram no Zoológico do Parque, e mais nascimentos ainda estão a caminho. O veterinário, José Daniel Fedullo, comenta que neste ano a equipe teve mais sucessos em relação aos nascimentos. Essa melhora significativa é resultado de cuidados extras no manejo com as espécies, alimentação balanceada, saúde perfeita e o conforto de cada animal dentro do recinto, evitando estresse.


BNT CHILE

O terceiro principal país emissor de turistas ao Brasil da América Latina foi palco para a 6º edição da Rodada de Negócios BNT MERCOSUL – Chile, que aconteceu em Santiago. Destaque para a presença de 244 importantes operadores e agentes de viagens da capital e região metropolitana. A participação expressiva de profissionais chilenos justifica a importância do evento para a divulgação e acordos comerciais com empresas e destinos turísticos brasileiros. 

Clique na imagem para ampliá-la

Entre os expositores brasileiros, estiveram presentes redes de hotéis internacionais e nacionais como GOLDEN TULIP – BHG, PORTO BAY, TROPICAL HOTELS e RESORTS, SLAVIERO HOTÉIS, GRUPO SAMADHI, além de destinos turísticos como a Costa Verde & Mar - consórcio formado pelos principais municípios do litoral norte de Santa Catarina e outros importantes destinos representados através de seus governos como: Santa Catarina; Mato Grosso do Sul que teve como carro chefe o Pantanal, e Sergipe, que além da participação na Rodada, desenvolveu por três tardes consecutivas (dias 25, 26 e 27) programas de capacitação para apresentar de forma mais abrangente seus atrativos junto àquele mercado. Em 2014, a Rodada de Negócios BNT MERCOSUL terá novamente sua edição no Chile, na Capital Santiago. Além disso, em razão do sucesso de suas edições e aprovação dos participantes, o evento retornará à Argentina e terá pelo primeiro ano uma edição no Peru.


AMIGOS DO FESTIVAL

Como acontece tradicionalmente, o Festival do Turismo de Gramado homenageará com o Troféu Amigos do Festival a um grupo de parceiros do evento. O prêmio será entregue a 11 personalidades que se destacaram no setor turístico e que sempre apoiaram o Festuris, durante a solenidade de abertura, no dia 7 de novembro, quinta-feira, às 20 horas, no Palácio dos Festivais. “O crescimento e a internacionalização do Festival do Turismo de Gramado só foram possíveis graças ao empenho e ao trabalho do trade gaúcho e brasileiro. No entanto, o evento não seria líder em geração de negócios não fosse o profissionalismo e engajamento desses amigos e profissionais, que sempre estão presentes no evento, e que ajudaram a transformá-lo”, diz a diretora Marta Rossi.

Clique na imagem para ampliá-la

Juntamente com o troféu, todos os homenageados recebem um bóton, além de terem a sua foto exposta na Galeria dos Homenageados, situada no hall de entrada do Serra Park, onde acontece a feira do evento. Este bóton serve para lembrar a todos os escolhidos para a homenagem que o Festuris carrega no peito a gratidão por cada um dos membros desta seleta galeria. Na trajetória do Festuris, cerca de 200 homenageados já foram agraciados com o prêmio. Além da entrega do troféu, mais duas ações lembrarão os amigos do Festuris durante estes 25 anos. Na sexta-feira, 8 de novembro, às 16h30, será feita uma foto oficial com todos os amigos do festival que estiverem presentes em Gramado, marcado também por um brinde em frente à galeria oficial dos Amigos do Festival.Logo mais, à noite, um coquetel que reunirá novamente os amigos destes 25 anos será feito no Hotel Serrano, quando os diretores do evento Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus V. Rossi e os Amigos do Festival poderão fazer homenagens uns aos outros e relembrarem tantos acontecimentos, que com certeza mudaram o cenário turístico no Brasil.


Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado chega à 25ª edição e abordará com força o tema sustentabilidade, em mais uma antecipação às principais 
tendências do mercado mundial. Com uma feira de negócios que é frequentada por um púbico altamente qualificado e com poder de decisão, durante dois dias de intensa atividade mais de 14 mil profissionais circulam pelos 20 mil metros quadrados de feira, conferindo os mais de 2.600 expositores, que são distribuídos em cerca de 400 estandes. O Festuris 2013 se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Os destaques de 2013 foram Adenauer Góes, José Nelson Panissi Ferreira, Alberto Feitosa, Adauto Serafim, Abgail Pereira, Leomar Marques, Otaviano Maroja, Carlos Silva, Sudaryomo Hartosudarmo, Horácio Blodek, Antônio Monteiro.


GUIA LISBOA

Chega ao Brasil o guia de turismo “Lisboa ConVida Brasil” que destaca os melhores locais para fazer compras, passear, os melhores hotéis, restaurantes e “tascas” na capital portuguesa. Um projeto pensado e produzido exclusivamente para o público brasileiro. O objetivo desta iniciativa é potencializar todos os ingredientes que a cidade disponibiliza para se tornar um destino ideal de compras. Lisboa é, atualmente, uma das capitais mais atraentes para os turistas graças à vasta e sofisticada oferta de lojas, além do elevado nível de segurança. Pensado unicamente para atender aos interesses dos brasileiros que pretendem visitar Lisboa, a publicação conta ainda com três ‘guias’ muito especiais: a atriz Glória Pires e os atores Tony Ramos e Ricardo Pereira, que falam sobre a cidade, suas escolhas pessoais em relação a restaurantes, hotéis, tascas – como os botecos brasileiros -, lojas, passeios preferidos e dão todas as dicas e orientações para o turista ‘d’além-mar’.

Clique na imagem para ampliá-la

Outra vantagem exclusiva do “Lisboa ConVida Brasil” é o “Cartão Privilégio”, por meio do qual todos os brasileiros (não residentes em Portugal) terão acesso a descontos e benefícios numa rede ampla de lojas, restaurantes, hotéis, galerias e até imobiliárias. Os brasileiros foram, entre os turistas estrangeiros que visitaram Lisboa no ano de 2012, os que mais gastaram em consumo, com uma média de mil euros por quatro dias de estadia, de acordo com o observatório do Turismo de Lisboa. O projeto foi lançado pela produtora Café Pessoa, de Rita Sousa Tavares e Filipe Vasconcellos, que contam com uma vasta experiência nas áreas do jornalismo e comunicação, e pela editora ConVida, de Sofia Paiva Raposo e Vera Abecassis, que se dedica há mais de 10 anos à edição dos prestigiados guias Lisboa ConVida. A Embaixada do Brasil em Portugal e a prefeitura da cidade de Lisboa são os apoiantes oficiais. A versão impressa do “Lisboa ConVida Brasil’ será disponibilizada gratuitamente aos brasileiros ao embarcarem para Portugal (nos balcões da TAP) e em algumas das principais operadoras turísticas no Brasil. Além do guia em papel, existe também um Website otimizado para todos os suportes –  www.lisboaconvidabrasil.com e, em breve, será também lançado um App (para iOS e Android).



SONS & SABORES DO BREJO

Oito municípios do brejo paraibano (Bananeiras, Alagoa Grande, Areia, Guarabira, Solânea, Serraria, Remígio e Pilões) irão integrar o 1º Festival de Sons e Sabores do Brejo. Durante oito finais de semana, cada uma das cidades vai sediar eventos culturais, feiras gastronômicas e shows. Bananeiras abre a primeira etapa do festival no dia 18 deste mês. São parceiros do projeto o Fórum de Turismo do Brejo, as prefeituras, o Governo do Estado, por intermédio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), e o Sebrae. Segundo a gestora de Turismo do Sebrae-PB, Regina Amorim, o 1º Festival de Sons e Sabores do Brejo tem por objetivo implementar o turismo nesses municípios, gerando divisas e divulgando suas potencialidades. “Esperamos atrair um público estimado em dez mil pessoas durante os oito finais de semana. Isso mexe com a economia local e atrai turistas”, enfatizou.


A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, destacou a importância do evento para divulgar a gastronomia existente nos municípios que integram o projeto. “A Paraíba tem uma tradição na riqueza de sua gastronomia regional e, cientes disso, estamos investindo na qualificação da mão de obra especializada. Por outro lado, iremos divulgar o evento junto a todos os veículos de comunicação da região e jornalistas especializados em gastronomia e turismo”, informou. Durante o festival, o público poderá participar de oficinas gratuitas de gastronomia. “Na programação de cada município, além do Festival Gastronômico, teremos Música e Arte na Praça, Som na Trilha, Oficinas de Gastronomia Mão na Massa. Esperamos que a região do Brejo, de forma integrada, gere um fluxo turístico que valorize a cultura local”, disse Regina Amorim.


QUALIFICAÇÃO MÃO DE OBRA

O emprego no setor de hotelaria está em franca expansão na Paraíba. Para atender a demanda, o governo do Estado, por intermédio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), e o Senac estão qualificando profissionais que atuam na cadeia produtiva do turismo. Segundo o diretor de Fomento e Economia da PBTur, Francisco Linhares, nos dois últimos meses foram realizados seis cursos beneficiando 106 profissionais da área. O executivo informa que estão sendo oferecidas 40 vagas nas áreas de ‘Qualidade no atendimento em meios de hospedagem’ e na preparação de ‘Tortas doces e salgados’. Os interessados podem se inscrever até o dia 14 deste mês, das 8 às 12h, e das 14 às 18h, na Escola de Gastronomia e Hotelaria do Senac, localizada na avenida Cabo Branco, nº 2788, em João Pessoa. O telefone para maiores informações (83) 3031-3547.


O projeto de ‘Qualificação do Setor do Turismo no Litoral’ é resultado da parceira entre Governo do Estado, por meio da PBtur, o Sistema Fecomércio (Sesc /Senac  e Sebrae).    Para Linhares, o investimento em treinamento e aperfeiçoamento é necessário para suprir a demanda por mão de obra qualificada na cadeia do turismo do estado, que nesse esse ano já alcançou um volume de um milhão de desembarque de visitantes nacionais e estrangeiros. Ele também informa que esses profissionais irão atuar no atendimento aos turistas que vierem visitar o ‘Destino Paraíba’ por ocasião da Copa do Mundo de 2014.

TEMPORADA DE CRUZEIROS


Neste último domingo 1.200 turistas italianos e franceses desembarcaram no Recife dando início à temporada de cruzeiros 2013/ 2014. A chegada do navio de bandeira italiana, Costa NeoRomantica, marcou o início também da operação do novo Terminal Marítimo de Passageiros do Recife. Durante a temporada que vai até abril de 2014, devem chegar cerca de 60 navios na capital pernambucana com cerca de 100 mil turistas. O Terminal de Passageiros ocupa uma área total de 23,4 mil metros quadrados, e conta com salas de embarque e desembarque, espaços para os órgãos reguladores e de fiscalização, balcões de check-in operados pelas agências de viagens, café, lojas e casa de câmbio, distribuídos em seus 7,9 mil metros quadrados de área construída. O Terminal foi aprovado pelos turistas. 


A empresa Porto do Recife S.A é por natureza um “operador portuário pré-qualificado”, figura jurídica necessária para operar um Terminal Marítimo. Desta forma, o Porto do Recife ficou responsável pela operação, segurança e limpeza do Terminal, bem como a instalação do mobiliário da área privativa aos órgãos de controle, instalação dos scanners e contratação de operadores para os mesmos. O Porto também, como de praxe, é o responsável pelo acompanhamento da atracação do navio, fiscalização e coordenação na operação de embarque e desembarque de passageiros, a qual será realizada por um operador pré-qualificado.


Os espaços disponibilizados e de responsabilidade serão a área de check in, controle de passageiros, sala de espera e sala VIP. Pensando ainda em levar todas as informações de Pernambuco aos visitantes, o órgão instalou também um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que vai funcionar no andar superior do terminal, na área de embarque e desembarque de passageiros, e durante o período em que os navios estiverem ancorados.O atendimento no posto de informações é realizado por dois atendentes bilíngües. O estande é ambientado com imagens da gastronomia local, do litoral, artesanato, igrejas seculares, turismo rural e Vale do São Francisco. No local, os visitantes podem encontrar toda a folheteria informativa do Estado, além de mapas do Pernambuco, Recife e Olinda. Entre os destaques da folheteria, o guia Pernambuco de 1 a 8 dias em Braille.

PREFEITURA DA CIDADE

Alegria, música e informação aos visitantes. É dessa forma que a Secretaria de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife está fazendo o receptivo dos cruzeiros. Assim que pisam em solo recifense, os turistas são recebidos com som de uma orquestra de frevo, composta por seis músicos, acompanhados por quatro passistas e dois caboclos de lança. Além disso, quem desembarcar no novo terminal receberá um mapa de divulgação da cidade e contará com a assistência de monitores bilíngues, que vão trabalhar em parceria com o efetivo da Empetur, na estrutura do Centro de Atendimento ao Turista (CAT). O material turístico foi planejado para auxiliar o visitante da melhor forma possível, com um mapa real da cidade do Recife, ou seja, trazendo as principais ruas e seu entorno. Há um recorte de destaque, com um zoom do Centro do Recife e todos os seus pontos turísticos, com um ícone especial para os locais que o turista não pode deixar de conhecer, como Marco Zero, Teatro Santa Isabel e Mercado de São José.

URBANIZAÇÃO

Ao longo dos dois mil metros de cais acostável do Porto do Recife, o Terminal de Passageiro situa-se no limite entre a área operacional e a não operacional. É o segundo equipamento do Porto do Recife totalmente requalificado e devolvido à cidade, parte de um projeto maior de transformação das áreas não operacionais do Porto. O primeiro foi o Centro de Artesanato de Pernambuco, inaugurado em setembro de 2013. Dessa forma, o Terminal Marítimo de Passageiros, está inserido no Masterplan de requalificação da área portuária limítrofe com a zona primária da Porto do Recife S.A, em fase de implantação pelos setores público e privado. O Terminal está entre os mais modernos do mundo e pode ser comparado a um saguão de aeroporto. Uma diferença notável é que a chegada de um avião representa o trânsito de cerca de 200 passageiros e seus acompanhantes. A atracação de uma embarcação naval representa o trânsito de aproximadamente 2 mil passageiros e seus acompanhantes, por navio.


PERNAMBUCO É SÓ CHEGAR

O Workshop Pernambuco é só Chegar desembarca no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (17), depois de passar pela cidade de Belém (PA) no mês de agosto e por João Pessoa (PB) no mês de setembro. A ação tem o objetivo de apresentar as potencialidades turísticas do Estado aos profissionais do setor a partir de uma imersão na riqueza cultural e turística pernambucana. A expectativa é capacitar mais de 250 agentes e operadores de viagem de cada cidade. A ação é composta por uma apresentação do destino, com foco nos atrativos e equipamentos, e uma rodada de negócios com participação de representantes do trade turístico pernambucano. 


No encerramento do evento, os convidados têm a oportunidade de assistir a uma mostra da cultura pernambucana com apresentação de um artista local e 
degustar a culinária do Estado, com pratos preparados por um chefe pernambucano. No Rio de Janeiro, o show ficará a cargo do cantor e compositor Alceu Valença enquanto o cardápio será assinado pelo chefe Biba Fernandes.  A ação, promovida pela Setur-PE e Empetur, conta com o apoio da Azul Viagens, operadora da Azul Linhas Aéreas, que vê o evento como uma grande oportunidade de ampliar a frequência de viagens para o Estado, seja na alta ou baixa temporada. Também são parceiros do workshop a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, responsável por levar os chefes pernambucanos aos eventos, e o Recife Convention and Visitors Bureau.


BELLA DA SEMANA

Clique na imagem para ampliá-la

Ele é russo, tem 28 anos e é um dos grandes mitos da fotografia sensual mundial. Em suas fotos, Aleksandr Mavrin mistura erotismo e arte, chamando a atenção pela ousadia das fotos e pela beleza das modelos que fotografa. Mavrin começou no ramo da fotografia sensual há apenas dois anos, em 2011, e já é cotado como um dos melhores fotógrafos do Leste Europeu. Parte de sua inspiração vem dos filmes de Tinto Brass, famoso diretor italiano de filmes. 

Clique na imagem para ampliá-la

O diretor do Bella da Semana, Alexandre Peccin, acredita que o estilo único do fotógrafo irá enriquecer ainda mais a qualidade dos ensaios. As fotos exclusivas para o site brasileiro foram feitas em Moscou, na Rússia, e estreiam no Bella da Semana em breve.