Segundo informações do Banco
Central, após três meses consecutivos marcando saldos negativos, a entrada de
dólares no Brasil supera a saída devido ao desempenho sustentado pelas operações
comerciais. Os números estão longe de sinalizar uma recuperação. As operações
financeiras responderam por uma saída líquida de US$ 3,326 bilhões, diferença
entre entradas de US$ 24,190 bilhões e saídas de US$ 27,516 bilhões. Segundo o
professor de finanças Adriano Gomes, da ESPM, a situação é um sinal amarelo. Por
incrível que pareça, por conta do mais completo desgoverno, roubalheiras,
superfaturamentos, maracutaias sem fim, o Brasil está virando um país
importador.
GASTOS
EXTRATOSFÉRICOS
A remoção da cobertura
original, que não podia ser implodida, tornou-se um pesadelo para os envolvidos.
A solução encontrada pelos engenheiros foi fatiá-la em placas, usando fio
diamantado (foram necessários pelo menos 360, ao custo de 20 000 reais cada um).
Para retirá-las depois de cortadas, foi preciso trazer do Rio Grande do Sul três
dos maiores guindastes do Brasil. Projetada na Alemanha, fabricada nos Estados
Unidos e cortada na Tailândia, a membrana exigiu cuidados especiais. A
tecnologia para cobrir vãos sem grandes apoios começou a ser desenvolvida na
década de 60 pelos alemães, para o Estádio Olímpico de Munique. Por isso,
quarenta alpinistas vieram da Alemanha para treinar os montadores brasileiros e
ajudar no processo de colocação da cobertura. O material usado no revestimento,
descoberto pela NASA, é o mesmo utilizado nos uniformes de astronautas (fibra de
vidro revestida com teflon). Pesando 11 mil toneladas a menos que a original, a
nova cobertura tem extensão de 68 metros, mais que o dobro de antes, e está
entre as maiores do mundo. Com isso, apenas 5% dos assentos permanecerão
descobertos. Custo da "brincadeira": R$ 951 milhões.
O
BURRO
Era uma vez um rei que queria ir pescar. Ele
chamou o seu Ministro Meteorologista e pediu-lhe a previsão do estado do tempo
para as próximas horas. Este assegurou-lhe que não iria chover. No caminho, ele
encontrou um camponês montando seu burro que, ao ver o rei, disse: -
"Majestade, é melhor regressar ao palácio porque vai chover muito." É claro que
o rei ficou pensativo: - "Eu tenho um Ministro Meteorologista muito bem pago que
me disse o contrário. Vou seguir em frente." E assim fez ... e, claro, choveu
torrencialmente, a pescaria ficou estragada e o rei encharcado e
resfriado. Furioso, voltou para o palácio e despediu o Ministro. Ele convocou o
camponês e ofereceu-lhe o cargo, mas este, sincero (não era político),
disse-lhe: - "Senhor, eu não entendo nada disso, mas se as orelhas do meu burro
estão caídas, significa que vai chover." O rei, então, usou a lógica e nomeou o
burro. Assim começou o costume de nomear burros que, desde então, têm as
posições mais bem pagas nos governos.
CASA DA
MÃE JOANA
Nesta última sexta-feira, 3 de
maio, o Parlamento Brasileiro completou 190 anos de mandos e desmandos. Meio ano
depois de sua instalação, porém, em 12 de novembro de 1823, a assembleia foi
dissolvida pela primeira vez por ordem do imperador D. Pedro I, depois do
acirramento das discussões sobre o projeto de lei sobre a liberdade de imprensa.
A passagem foi marcada pelo uso da força e da violência. D. Pedro I chegou a
mandar apontar canhões para o Parlamento e prender vários deputados. Que
maravilha !!! A Câmara foi fechada pelo menos 15 vezes - 12 delas durante o
Império. Sete dissoluções ocorreram depois de 1868. Está ou não está faltando
isso exatamente agora?
Mas em todo caso a gastança vai
correr solta pois a programação comemorativa se estende por todo o ano, com o
lançamento de publicações, exposições e debates, entre outras atividades, as
nossas custas. Até dezembro, estão previstos debates, exposições e programas
especiais da TV e da Rádio Câmara. Como parte das celebrações, já foram lançados
o catálogo da exposição “120 Anos de República” e o Calendário 2013 da Câmara,
com imagens que marcam a história do Poder Legislativo no Brasil. Portanto, deve
ser a cara da corrupção. Ainda em maio, a data será lembrada durante a Semana de
Museus na Câmara, entre os dias 13 e 17. O tema central será “Câmara dos
Deputados – 190 Anos de História: Por Que Preservar?”. Para o segundo semestre,
também está previsto o “Seminário 190 anos do Parlamento Brasileiro”, que trará
especialistas à Câmara para discutir o papel fundamental do Legislativo na
história política brasileira dos dois últimos séculos.
TAXISTA
AMIGO
entre os meses de maio e junho, a
Secretaria de Turismo de Pernambuco, através da Empresa de Turismo de
Pernambuco, vai implantar mais quatro telecentros voltados para as aulas do
projeto Taxista Amigo do Turista no Estado. Os espaços serão montados no Centro
de Convenções de Pernambuco, em Olinda; no Shopping RioMar, no Pina; em Fernando
de Noronha e Ipojuca. Com o objetivo de capacitar os motoristas de táxi com
noções de inglês e espanhol, ambos voltados para a conversação, e qualidade no
atendimento, todos os novos laboratórios serão equipados com dez computadores.
Os cursos acontecerão durante o horário comercial, para que o taxista escolha
quando quer assistir a sua aula. Com inscrições ainda abertas, as aulas começam
no Centro de Convenções de Pernambuco nesta quinta-feira (2). Já no RioMar, o
curso tem início no dia 13 de maio.
Clique na imagem para ampliá-la
Aqueles que trabalham no distrito de
Fernando de Noronha terão suas aulas iniciadas na próxima segunda-feira (6). Em
Ipojuca, o laboratório estará disponível a partir do primeiro dia de junho. Ao
todo, em Pernambuco já foram implantados nove telecentros do Taxista Amigo do
Turista. Com duração de 12 meses, a ação oferece os cursos de Qualidade de
Atendimento (20h/aula), Inglês (60h) e Espanhol (20h), contabilizando o total de
100hs/aula presenciais e semipresenciais. Ao final do curso, os profissionais
que obtiverem 75% de aproveitamento receberão um tablet, que contém o material
informativo dos atrativos turísticos do Estado, localização de bares,
restaurantes, hotéis, aeroportos, horários de voos, rodoviárias, hospitais,
museus, boates, casas de câmbio. Além disso, materiais como o Rota 232, Rota
Litoral e mapas também fazem parte do conteúdo eletrônico.
ECOTURISMO
DE PERNAMBUCO
Clique na imagem para ampliá-la
Falando nisso, à Secretaria de
Turismo de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco,
participou da 15º Adventure Sports Fair, o mais importante evento da América
Latina dedicado aos esportes e ao turismo de aventura. O evento aconteceu na
Bienal do Ibirapuera, em São Paulo e recebeu mais de 80 mil pessoas. Pernambuco
teve um estande cooperado com Fernando de Noronha e Recife, destinos com grande
potencial de aventura aquático e terrestre. Nele havia espaço interativo onde o
público tirava fotos como se estivesse no fundo do mar pernambucano e
foram distribuídos materiais promocionais criados exclusivamente para o evento,
onde as pessoas encontraram os esportes praticados nas cidades do Estado. Também
houve capacitações para agentes de turismo e público final.
BETO
CARRERO & SENAC
Beto Carrero World lança seu
Programa Jovem Aprendiz e é o primeiro do Brasil a oferecer o curso de
"Aprendizagem em Atendimento em Parques Temáticos e de Diversão". Na última
semana, os 35 jovens selecionados participaram da cerimônia de abertura do
curso. A implantação do Programa no Parque é realizada em parceria com o Serviço
Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina. A cerimônia contou com a
presença de representantes da diretoria do Beto Carrero World e do Senac. Depois
do lançamento oficial os jovens assistiram à palestra de Conduta e Postura
Profissional que a empresa oferece aos colaboradores. Durante o ano eles
frequentarão o curso de "Aprendizagem em Atendimento em Parques Temáticos e de
Diversão" com duração de 880 horas. As aulas começam na próxima semana e o curso
será ministrado por orientadores do SENAC com treinamentos paralelos
desenvolvidos pela empresa.
Os jovens selecionados atuarão como
Aprendizes na área de atendimento, terão a carteira assinada e poderão ser
efetivados após o término do curso. Na cerimônia de abertura o diretor da área
de Comunicação Interna, Qualidade e Incentivo do Beto Carrero World, Geninho
Goes, comentou que os jovens devem aproveitar esta oportunidade para ingressar
no mercado de trabalho, tornando-se profissionais capacitados desde já. Lembrou
também que proporcionar alegria aos visitantes requer muita responsabilidade e
profissionalismo. O Diretor Financeiro do Parque, Edilson Doubrawa, conta que a
idéia de implantar o Programa vem amadurecendo desde 2010 e só se tornou
realidade ano passado com a parceria do SENAC. O diretor do SENAC de Itajaí e
região, Laerson Batista da Costa, comenta que o Beto Carrero World é uma das
poucas empresas no estado que possui um número expressivo de jovens aprendizes
com um curso bem estruturado. "Este é o primeiro curso no Brasil do Jovem
Aprendiz voltado a parques temáticos. É uma referência muito forte
nacionalmente", afirma o diretor do SENAC.
MUNDIAL DE
MOTOCROSS
O Beto Carrero World quer
repetir o sucesso do último ano e já iniciou a venda dos ingressos para o
Campeonato Mundial de MotoCross 2013 - categorias MX1 e MX2. A Honda GP Brasil
de Motocross, é a única etapa promovida no Brasil, e acontece no Parque entre os
dias 18 e 19 de maio. Quem quiser aproveitar a oportunidade deve se apressar: os
ingressos podem ser comprados pela internet ou nos pontos de venda até o dia 15
deste mês. Neste ano, o BCW inovou e lançou um combo para deixar o passeio ainda
mais divertido. O diretor de Marketing, Vendas e Novos Negócios, Vitor Bauab,
conta que é uma satisfação muito grande para o Parque poder sediar novamente a
etapa. O Mundial de Motocross, como ele explica, é uma vitrine seleta e coloca o
Parque em um patamar diferenciado. Dentre todas as etapas realizadas no
mundo, em 2012, a melhor delas aconteceu no Beto Carrero World. "Estamos
trabalhando bastante rumo ao Bi. Tenho certeza que com o empenho da equipe e
parceiros, podemos conseguir novamente", completa o diretor.
A Romagnolli Promoções e
Eventos, responsável por eventos como o Desafio das Estrelas e Superliga Brasil
de MotoCross, ambos sediados no Beto Carrero World, é a empresa promotora do GP
Brasil de MotoCross no país. Considerada a maior empresa da atualidade no
segmento, a Romagnolli tem o comprometimento de oferecer uma grande estrutura
para o evento e receber com conforto e qualidade pilotos, equipes, autoridades,
patrocinadores, convidados e o público amante da
modalidade.
SC TRADE SHOW
As novidades e tendências em calçados e acessórios da coleção Primavera / Verão 2013/2014 serão apresentadas na 16ª edição do SC Trade Show. A Rodada de Negócios pretende reunir os principais fabricantes da Capital Catarinense do Calçado, São João Batista, e de todo o Brasil nos dias 14, 15 e 16 de maio. O foco do SC Trade Show é a geração de negócios para as empresas de moda, e visa fortalecer e estreitar o relacionamento entre fabricantes, lojistas, empresários, profissionais do setor, parceiros e patrocinadores. “É uma oportunidade de conhecer as novidades do mercado, estabelecer novos contatos e firmar novas parcerias”, define o presidente do SINCAJSB, Wanderley Zunino.
Clique na imagem para ampliá-la
Até o momento, mais de 400 lojistas já se cadastraram para visitar e realizar suas compras no SC Trade Show. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 30 de abril através do site www.sctradeshow.com.br. O SC Trade Show é promovido pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (SINCASJB) e Prefeitura de São João Batista, contando com o apoio do Sebrae, Fiesc, e do Governo do Estado através da Nova Economia e Secretaria de Turismo.
SEMPRE
PONTUAL
Indispensáveis para a pontualidade de homens e mulheres, os
relógios também são, hoje em dia, peças fundamentais na composição de looks
casuais. Aparecendo em diversos modelos, do delicado ao boyfriend, há sempre um
relógio que chamará sua atenção pela estética da peça ou pela praticidade do
acessório, que combina com todos os tons e modelos de roupa.
“Hoje em dia os relógios são essenciais para o
profissional moderno e o melhor de tudo é que, pelo design atualizado das peças,
eles se tornaram acessórios de moda. Podem ser usados no lugar da pulseira ou
junto com ela, criando um mix de acabamentos e estilos”, afirma Mileni dos
Santos, supervisora geral da Quevedo Joalheria e Ótica. Não fique atrasado com o
mundo da moda, aposte em relógios bem estilosos para completar suas
produções.
MARKETING
DIGITAL
Clique na imagem para ampliá-la
O Marketing Digital está
instalando-se com força total no Mercado Turístico. Compreendendo essa
importância, a Secretaria de Turismo de Ushuaia decidiu investir e colocar-se na
vanguarda das novas tendências, tanto que Ushuaia apresenta seu Plano de
Marketing On-Line com os produtos da Patagônia Fantástica. O Plano de Marketing
On-Line de Ushuaia e Patagônia Fantástica tem por objeto colocar novas e
poderosas ferramentas ao serviço dos principais aliados estratégicos, que são
sem dúvida os Operadores de Turismo e Agências de Viagens. Hoje mais do que
nunca impera a necessidade de dar outro significado ao "trade" no circuito de
captação de turistas em plena era digital, com redes sociais e alternativas
informáticas que crescem exponencialmente e gravitam cada vez mais nos momentos
de tomar decisões de um significativo número de compradores de serviços e
destinos turísticos em potencial. O Marketing Digital chegou para somar
vantagens! Bem trabalhado e com conhecimento, é uma excelente ferramenta de
divulgação e captação de clientes. Confiram esta nova ferramenta de Ushuaia aqui.
Clique na imagem para ampliá-la
14 ª
SEMANA DO BEBÊ
Canela promove a sua 14ª Semana do
Bebê de Canela de 12 a 19 de maio, com o tema “O Que o Bebê Quer?”. De acordo
com a coordenadora geral do evento a vice-prefeita Carmen Seibt este tema foi
escolhido baseado na realidade da primeira infância no município. “Queremos
promover ações que tornem a vida dos nossos bebês mais saudáveis. Para isso nos
baseamos em dados estatísticos já existentes”, ressalta ela. Um dos destaques da
programação é o Seminário Internacional que contará com palestrantes
conceituados como a psicóloga da Ulbra Aline Groff Vivian, a psicomotricista
Cláudia Ravera do Uruguai, a especialista em Educação Infantil Cláudia Spieker
de Porto Alegre entre outros especialistas. Os grandes ícones do evento são as
tradicionais Noite de Ninar, com apresentações culturais e homenagem aos bebês
prefeitos e a Passeata do Bebê, que contará com a participação de bandas
marciais de Canela.
PALESTRAS & OFICINAS
A Praça João Corrêa ganhará o nome
de Praça da Família e contará com atrações imperdíveis para as crianças e pais,
sendo local de encontro para brincadeiras e um chimarrão. Com temas voltados à
saúde e bem estar das crianças e adolescentes fazem parte da programação. A
Comissão municipal que organiza a Semana do Bebê de Canela é composta por
representantes das secretarias municipais da Educação, Saúde e Assistência
Social com apoio da Secretaria de Turismo e Departamento de Comunicação Social e
Imprensa da Prefeitura Municipal, que ficaram responsáveis pela formatação das
oficinas, encontros, palestras e execução do evento. O conteúdo científico está
a cargo dos profissionais da Ulbra. O evento é uma realização da Prefeitura
Municipal de Canela em parceria com a Ulbra com o patrocínio da Câmara de
Vereadores de Canela e RGE e demais entidades apoiadoras. Inscrições e
informações no site www.semanadobebe.com.br.
MARIA DE
CARAVAGGIO
A Cavalgada da Fé, a primeira
romaria da 53ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio de Canela,
aconteceu na manhã desta quarta-feira, 01, com a participação de 320
cavalarianos, quase o dobro da última edição. A imagem de Nossa Senhora de
Caravaggio veio abrindo a romaria num carretão puxado por duas juntas de bois e
outro que conduziu a comissão religiosa até o Santuário, logo atrás peões e
prendas de todas as idades reverenciaram Maria de Caravaggio no percurso de 7km
da Igreja Matriz até o Santuário de Caravaggio de Canela. A Missa Farroupilha,
presidida pelo Pároco Juscelino Martinez Brazeiro Junior, na chegada da Romaria
emocionou os presentes e deu um clima ainda mais gauchesco ao evento. A Missa é
convencional, mas os cantos são no linguajar e ritmo gaúcho. O grupo Herança
Gaúcha, de Caxias do Sul, é especializado neste tipo de canto e veio a Canela
especialmente para animar a Missa.
Clique na imagem para ampliá-la
A gastronomia está chamando a
atenção do público com o costelão na vala e bóia campeira. Logo após, o
tradicional grupo de danças Garfo e Bombacha fará um verdadeiro show,
contemplando danças do folclore gaúcho. O torneio de laço em Vaca Parada, entre
avô e neto, pai e filho, terá sua disputa até o final da tarde, sendo que todos
os participantes irão ganhar medalhas de participação e ainda terão oportunidade
de participar do sorteio de 2 bicicletas. Para incentivar a integração familiar
e a importância de participar, não será dado prêmio aos vencedores. Invernadas
dos CTGs e DTGs de Canela também se preparam para suas apresentações no
evento.
ROMARIA
MOTORIZADA
A tarde dançante, com Tche Manos,
irá animar os público, que depois de prestar homenagem a Nossa Senhora de
Caravaggio, buscam alegria e diversão. Os festejos a Maria de Caravaggio seguem
no dia 19, com a Romaria Motorizada e Motociclistas, quando milhares de
automóveis particulares, frotas de veículos de empresas da Região e
motociclistas de todas as partes do Estado buscam a proteção de Nossa Senhora;
dia 25 de maio, com Romaria para Jovens, em preparação a Jornada Diocesana da
Juventude; e no dia 26, com a Romaria a Pé. Cada dia do evento terá programação
alusiva ao público da mesma, com Missa Campal nas chegadas das romarias que da
Igreja Matriz às 8h30min. O evento é uma realização da Paróquia Nossa Senhora de
Lourdes de Canela e estima-se um público de mais de 100 mil pessoas até a última
romaria, dia 26 de maio.
HOSTEL
BOUTIQUE
O Porto Alegre Hostel Boutique,
único hostel credenciado a rede HI – Hostelling International, decidiu ampliar
a comemoração do aniversário de nascimento de seu fundador, Richard Schirrmann,
celebrado no dia 15 de maio. A rede HI oferece aos seus associados diárias
de hospedagem a R$ 0,01 (hum centavo), o Porto Alegre Hostel
Boutique, decidiu estender a promoção para o dia seguinte. Por apenas dois
centavos o associado alberguista poderá se hospedar, em seus quartos coletivos,
de 14 para 16 de maio com direito a café da manhã e roupa de cama. A
promoção é exclusiva para os portadores da “carteira de associado”,
válida na data do check-in , nos seus quartos coletivos. Para quartos
privativos consultar a recepção no Hostel. Maiores informações no site www.alberguesdajuventude.com.br.
Clique na imagem para ampliá-la
O Porto Alegre Hostel Boutique é o
primeiro “Hostel boutique” da rede HI – Hostelling International, obedecendo o
conceito “cheap anda chic” (barato e elegante), com exposições de fotografias e
quadros de artistas amadores porto-alegrenses, além de artesanato típico
decorando seus interiores e também a venda. Toda a louça do Hostel é gravada e
personalizada, ocorrendo o mesmo com os jogos de cama-mesa-e-banho. Nas
dependências do Porto Alegre Hostel Boutique funciona o Mochila Bar –
Bruschetteria, a primeira e única bruschetteria da capital gaúcha, sempre
com muito sucesso de público e imprensa gastronômica.
BELLA DA
SEMANA
Clique na imagem para ampliá-la
Estréia nesta terça-feira, dia 7
de maio, o ensaio da modelo Josi Detz no site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Aos 24 anos, Josi é apaixonada pela natureza e garanta:
prefere acampar à ir para a balada, faz trilhas e caminhadas para manter a
forma. "Nada como acordar em uma barraca sobre uma montanha e avistar um lindo
nascer do sol enquanto tomo café em boa companhia. Isso me proporciona
equilíbrio mental e me mantém sempre calma.’ Paranaense de Cascavel, a loira
estuda para passar em concursos federais e tem o sonho de viajar pelo mundo.
Esta é a primeira vez que ela faz fotos mais ousadas, e o resultado é uma
delícia. ‘Foi um dos trabalhos mais gostosos que
fiz.’
FESTA DO
BEM
Clic na imagem para ampliá-la
À disposição de ações que fazem
o bem para a comunidade de Florianópolis, a Fields promove na próxima
quarta-feira, 8 de maio, a festa onde 100% da venda de ingressos antecipados
serão revertidos ao Projeto Novo Rumo. O projeto, desenvolvido pelos acadêmicos
do 8º fase do curso de Administração Empresarial da ESAG/UDESC, visa melhorar as
condições de vida dos moradores de rua da capital catarinense através da
revitalização do Centro POP - Centro de Referência Especializado para População
em Situação de Rua, localizado na Passarela Nego Quirido. O Projeto Novo Rumo
tem como objetivo reformar 8 salas já existentes e captar parcerias para a
realização de oficinas relacionadas a capacitação profissional e a atividades
sociais e culturais no local. Para ajudar essa galera do bem e ainda curtir
super shows sertanejos com as duplas Téo & Edu + Elton e Everton na casa
mais charmosa de música sertaneja da ilha é importante que os baladeiros comprem
antecipadamente o seu ingresso que estão sendo vendidos no escritório da Fields
– O Sertanejo da Magia ou com os alunos da 8ª fase Esag/Udesc. Mais
informações: www.projetonovorumo.com.br – com Yuri - 48 8842-0009.
OFFLORIPA
4x4 SOLIDÁRIO
Vem aí mais um OFFLORIPA 4x4 que é
realizado desde 2007 e já arrecadou e doou mais de três Toneladas de alimentos
em suas sete edições.Organizado pelo OFF ROAD
ADVENTURE TEAM Para Quem Tem 4x4 e Espírito de AVENTURA, trata-se de passeio eco
turístico para usuários de veículos com tração nas 4 rodas e que acontecerá
desta vez no próximo dia 13 de julho. O objetivo é levar as pessoas ao contato
com a natureza através de belas paisagens, percorrendo caminhos não pavimentados
trafegáveis. A participação é aberta aos 4x4 de qualquer marca e os veículos não
necessitam de nenhuma preparação específica. A concessionária VW FUTURA apoiou
as duas mais recentes edições e já é Parceira confirmada, cedendo pick-up AMAROK
para a Organização guiar o grupo de participantes.
A promoção é do site SULACONTECE.COM
no qual o OFFLORIPA 4x4 tem uma página exclusiva. Reúna os amigos, os familiares
e venha curtir uma atividade relaxante junto a pessoas com os interesses comuns
por conhecer novos lugares, fotografar, viajar dirigindo, fazer novas amizades e
degustar o melhor da gastronomia. O nome do evento foi escolhido baseado no fato
de que a atividade Off Road é proibida na Ilha de Santa Catarina. Off =
forafloripa, como a cidade é carinhosamente chamada por moradores nativos ou não
e pelos turistas. A saída e a chegada acontecem em Floripa, sem incursões Off
Road no município de Florianópolis. Mais informações no www.offroadadventureteam.com.