sábado, 24 de setembro de 2016

TURISMO EM SANTA CATARINA EM ALTA MAIS UMA VEZ NA PRÓXIMA TEMPORADA

TURISMO EM SANTA CATARINA



O verão no litoral catarinense promete ser mais cheio que no ano passado. A previsão da SANTUR é que SC bata novo recorde de turistas e receba 20% visitantes a mais que em 2015. A estimativa, feita com base em dados da movimentação registrada até agora e repassada por empresas aéreas e outras companhias do setor, foi apresentada nesta quarta-feira em uma reunião com representantes de 20 entidades. Até agora, os dados da Infraero confirmam a tendência de uma temporada movimentada. Isso se deve especialmente aos latinos. Foram aprovados pela Infraero 472 voos charter vindos da América Latina, sendo 396 da Argentina, 65 do Chile e 11 do Paraguai. O câmbio favorece o turismo na região, que faz do Brasil um destino barato para os vizinhos.



Se o câmbio continuar favorável, os argentinos devem  ser ainda mais numerosos que no ano passado, quando o Estado bateu recorde ao receber 1,1 milhão de turistas do país vizinho. Para dar conta do movimento maior, a empresa argentina Flecha Bus adquiriu recentemente 80 ônibus para ampliar a oferta do serviço com destino ao litoral catarinense, de acordo com a Secretaria de Estado do Turismo.   Paralelamente, a Santur está em tratativas com as Aerolineas Argentinas para que a empresa ofereça voos partindo especialmente do Norte e Nordeste argentino com destino ao aeroporto de Navegantes. Contudo, a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) não recebeu ainda nenhuma consulta para o novo trecho.



Mas nem só de latinos vive o verão catarinense. Os visitantes brasileiros também devem vir em maior número nesta temporada. De janeiro a junho de 2016, a CVC, maior operadora do país, embarcou 14% mais turistas para Santa Catarina na comparação com o mesmo período de 2015. A maioria deles saiu de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e o principal destino foi Balneário Camboriú, seguido por Florianópolis. O aumento deve ser ainda maior no segundo semestre, época mais movimentada entre turistas brasileiros que procuram destinos nacionais.
Os grandes desafios continuam os mesmos sem que nada seja feito, entre eles a mobilidade permanece como o maior gargalo para o turismo catarinense, tanto no modal rodoviário quanto aéreo. Não tem os governos municipal e nem estadual para isso. Essa foi a principal reclamação por parte da iniciativa privada.




PLANEJAMENTO TURÍSTICO


O planejamento estratégico do turismo de Santa Catarina até 2022 será apresentado nesta segunda-feira (26), às 12 horas, no SESC Cacupé, em Florianópolis. A iniciativa é da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), FECOMÉRCIO-SC e SEBRAE-SC, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2022). O trabalho é resultado de um processo de construção coletiva, com a participação do trade turístico, governo em suas esferas municipal, estadual e federal, terceiro setor, academia e indústria. Para a construção do planejamento foi avaliada a experiência internacional na área, como o Plano Portugal 2020 e o Plano 2020 de Turismo da Austrália. Pela sua transversalidade entre os setores da economia, é essencial que as ações para o turismo sejam pensadas também de forma transversal, potencializando a expertise dos vários agentes políticos e sociais, de maneira que possam auxiliar na superação dos gargalos históricos da esfera produtiva catarinense. 


FLORIPA AMANHÃ


Entre cinco de julho e 14 de agosto, 541 pessoas participaram da pesquisa através de questionário autoaplicável, pela internet, com perguntas abertas e de múltipla escolha. Os resultados serão apresentados aos candidatos à prefeitura de Florianópolis em debate promovido pelo ForTur após o primeiro turno da eleição, em data e local a ser definido. 94% dos entrevistados acha que as campanhas eleitorais não têm conseguido provocar o debate necessário sobre o futuro da cidade. E eu afirmo que os candidatos irão prometer tudo, resolver tudo, antes das eleições, como sempre, e depois irão continuar governando de costas para o mar. Tratamento de esgoto, poluição das praias, mobilidade e falta de planejamento urbano são as questões mais importantes para Florianópolis.


TURISMO BRASILEIRO NA FRANÇA


O Instituto Brasileiro de Turismo marcou presença  no principal evento de turismo da França e um dos mais importantes da Europa, apresentando uma série de inovações, desde o novo layout do estande até a apresentação de novos destinos e produtos brasileiros. A 38ª edição da French Travel Market Top Resa (IFTM Top Resa), que aconteceu em Porte de Versailles, Paris, entre os dias 20 e 23 de setembro,  ofereceu um panorama bastante atual do setor turístico brasileiro, nas áreas de lazer, negócios e eventos, com foco no marketing business-to-business a centenas de profissionais de escritórios, companhias aéreas, hotéis e operadoras de turismo.  


EMBRATUR EM FLORIPA


O presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vinicius Lummertz, participa nesta segunda-feira, 26, do evento "Pensando as Cidades: Ciclo internacional de palestras sobre mobilidade urbana e planejamento das cidades", que acontece  em Florianópolis (SC) das 19h30 às 21h30. Lummertz ministrará palestra sobre o “Turismo sustentável e a economia limpa pelo futuro de Florianópolis” e, após a sua fala, será aberto um debate com especialistas do turismo. O presidente da Santa Catarina Turismo S/A (Santur), Valdir Walendowscky, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Sanderlucio de Mira, o vice-presidente de Turismo da Fecomércio, Fernando Welrich e o presidente do Floripa Convention & Bureau, Marco Aurélio Floriani farão o contraponto das questões apresentadas pelo presidente do Instituto. O moderador do debate será Hamilton Lyra Adriano. 


CIAS AÉREAS E EVENTOS DE TURISMO


Um dos grandes entraves das maiores e melhores feiras e festivais de turismo do Brasil são as companhias aéreas que estão limitando o números de passagens cortesias para jornalistas especialistas em turismo, agentes de turismo de peso e demais divulgadores e incentivadores do trade. Um verdadeiro tiro no pé pois afinal de contas quem indica, motiva, gera curiosidade e desejo afim de que o turista siga viagem para este ou aquele destino nesta ou naquela cia aérea? Fico analisando cá com meus botões: parece que essa gente faz tudo para andar em marcha ré sem voltar os olhos para o futuro. Alegam "crise". Procure no dicionário e veja o significado da desta palavra. Significa mudança e, ao que tudo indica as cias aéreas resolveram mudar, todavia, para pior, escolhendo o pior plano de voo. É certo que neste meio tem muito oportunistas que adoram fazer turismo. Cabe aos diretores dos festivais de turismo separarem o joio do trigo.



DESTINO ANFITRIÃO


A poucos dias do início da 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa, o estado da Bahia terá sua marca no pórtico de entrada como ícone de boas-vindas de Destino Anfitrião do evento aos participantes. Na última edição da ABAV Expo, a Bahia foi muito elogiada pela apresentação da réplica da Igreja do Senhor do Bonfim, que caracterizou o layout do seu estande. Também fez sucesso o mini trio elétrico que percorreu as dependências da feira nos três dias do evento. A Secretaria de Turismo da Bahia programou, para este ano, várias ações dedicadas à promoção e ao aumento da visibilidade das 13 zonas turísticas do destino.

TRAVEL ACE


A Travel Ace Assistance inaugura a sua mais nova filial no país, à Avenida Carlos Gomes, 700 – sala 815, Porto Alegre. A empresa, que já contava com unidades em São Paulo, Belo Horizonte e Recife, terá agora o seu braço na capital do Rio Grande do Sul. A nova unidade vai oferecer atendimento exclusivo aos clientes da Região Sul do País. “Com essa nova filial, teremos condições de expandir nossa operação e conquistar a liderança no segmento de vendas de seguro viagem. É um importante passo na estratégia global de crescimento da nossa empresa”, ressalta Roberto Roman, da Travel Ace. A seguradora atua também nas seguintes cidades: Curitiba, Florianópolis, Campinas e região, Fortaleza, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, Natal e Salvador.


EMBRATUR & ABAV



Enquanto isso uma parceria entre a Embratur e o MRE (Ministério das Relações Exteriores) resultou na presença inédita de assistentes técnicos dos Setores de Promoção Comercial (SECOMs) de nove países em uma feira internacional. Junto com a Embratur, os assistentes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela participarão de pautas importantes para o turismo durante a 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo, que acontece de 28 a 30 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Estarão presentes ainda representantes dos EBTs (Escritório Brasileiro de Turismo) dos países participantes.



Durante o evento, os assistentes dos SECOMs participarão de reunião sobre os Comitês Descubra/Visite Brasil, que tem o intuito de compartilhar as experiências de cada Comitê e potencializar a atuação de cada país; e do III Seminário de Inteligência Competitiva, realizado pela Embratur, em que terão a oportunidade de conhecer mais de perto a atuação dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) nos países ao redor do mundo. Os comitês têm como missão promover e divulgar o destino Brasil, ação que favorece a vinda de turistas para o País. Os comitês contam, atualmente, com mais de 150 membros na América Latina.



No dia que antecede a 44ª ABAV Expo, a Embratur realizará uma reunião de alinhamento com os executivos de mercado dos EBTs. Na oportunidade, o presidente da SP Convention e Visitors Bureau dará as boas-vindas e fará uma breve apresentação. Participam do encontro, o presidente Vinicius Lummertz, o diretor Gilson Lira e o coordenador-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur, Bruno Reis, além de analistas, executivos de mercado e gerentes de empresas. O evento contará ainda com o espaço Vila do Saber, onde haverá palestras de diversos especialistas do setor. Dentre elas, Bruno Reis irá discorrer, no dia 30, sobre “Inteligência Competitiva para Mercados Internacionais”. Convidem as companhias aéreas. Elas precisam ouvir bem sobre o significado de parceria.



TAM & LAN




A TAM cada vez mais LAN. A família Amaro, fundadora da TAM e hoje uma das principais controladoras da Latam Airlines, decidiu vender 6,47% de sua participação na companhia aérea. O percentual foi negociado hoje na Bolsa de Santiago (Chile) por cerca de US$ 296 milhões. A movimentação foi um acordo com a família Cueto, fundadora da Lan, que comprou as ações para garantir o controle da companhia antes da entrada da Qatar Airways na composição acionária da empresa. Vale lembrar que, em junho deste ano, o conglomerado sul-americano aceitou negociar até 10% da Latam com a grupo dos Emirados Árabes, por meio de investimentos para aumento de capital. O acordo é de cerca de US$ 613,1 milhões.

VOOS DOMÉSTICOS



Vale lembrar que por conta dos preços abusivos praticados aqui no Brasil, continua sendo mais barato viajar para o exterior. É só conferir as promoções que diariamente chegam via e-mails. Outo fato que comprova isso é que a demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros registrou queda de 6,1% em agosto de 2016, comparada com o mesmo mês de 2015, enquanto a oferta registrou redução de 6,3% no mesmo período. Com o resultado de agosto de 2016, a demanda doméstica completou o 13º mês consecutivo de retração. Já a oferta doméstica apresentou a décima segunda baixa sucessiva do indicador. Entre as principais empresas aéreas brasileiras, apenas a AVIANCA, a melhor companhia aéreas por anos consecutivos, apresentou crescimento na demanda doméstica em agosto de 2016, quando comparada com o mesmo mês de 2015, da ordem de 14,7%. 




A GOL, abusiva como sempre, prefere viajar com seus bancos dianteiros, até a fila oito, que "eles acreditam ser assentos confortos", vazios, do que vende-los normalmente a preços normais e ainda vendem os lanches horríveis a bordo. Evidente que além de péssima administração, as aeronaves continuarão levantando voo vazias. A TAM já cancelou diversos destinos e uma viagem de cinco horas para o nordeste acaba se transformando em 18 horas ou mais. É evidente que é preferível voar pata o exterior. 



CAPACITAÇÕES



A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, secção Paraíba) retomaram na última sexta-feira (23), as capacitações e treinamentos de agentes de viagem das principais operadoras de São Paulo. A expectativa é capacitar mais de 400 agentes de viagem das operadoras Submarino (Santo André), E-HTL, CVC 900 e TREND na capital paulista. Durante os treinamentos, técnicos da PBTur e representantes da hotelaria vão apresentar os principais roteiros, gastronomia, artesanato e os equipamentos turísticos da Paraíba. A primeira cidade a ser visitada será em Santo André, na região do ABCD.




A presidente da PBTur, Ruth Avelino, destacou que o contato direto com os profissionais tem demonstrado muita eficácia nos resultados para o turismo paraibano. “Com o treinamento, o agente estará mais preparado e motivado a vender o Destino Paraíba, com forte impacto no aumento da competitividade no mercado”, afirmou. A agenda de treinamentos dos agentes de viagem para 2016 segue até novembro. A previsão é de que mais de 800 agentes participem dessas capacitações.


Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

MERCADO & EVENTOS




É sério a baixaria que o PANROTAS fez? Registrou o domínio do www.mercadoeeventos.com. Os incautos que buscam esse domínio são direcionados para o site do Panrotas (?!). A coisa é tão baixa, tão tosca, tão medíocre, tão covarde e "esperta" que foge a minha compreensão. Seria a mesma coisa se o sério Mercado & Eventos tomasse essa atitude tresloucada de registrar o domínio www.panrotas.com, no desejo de capturar para deles internautas desavisados que estivessem à busca do site do seu concorrente. 



Não acredito que tal iniciativa possa ter o endosso do Sr. Guillermo Alcorta, cuja postura ética se conhece de longa data. Não acredito que o Panrotas necessite de uma estratégia tão deplorável como essa para agregar internautas ao seu inventário comercial. Vejam o que diz o editorial do Mercado & Eventos



SABORES DE CANELA


A primavera chegou à Serra Gaúcha trazendo muito mais do que cor e aromas de flores. Os visitantes encontrarão em Canela um evento dedicado a especiaria que dá nome ao município. O Sabores de Canela é um roteiro saboroso que reúne restaurantes e hotéis da cidade em torno de receitas que levam em seu preparo a especiaria canela. Mas não se engane, não pense que apenas sobremesas estarão em destaque. Pratos salgados também se integram ao cardápio criado com exclusividade para o Sabores de Canela. 


Afinal, o melhor da gastronomia de Canela está envolvido no projeto. E os participantes já estão em processo de escolha dos pratos que farão parte do evento. Em breve serão divulgados os restaurantes, hotéis e pousadas que se integraram ao projeto e suas receitas preparadas especialmente para o roteiro gastronômico 2016. A ideia de juntar a gastronomia com a especiaria que está presente na história da cidade vem sendo um sucesso desde a primeira edição. A promoção do Sabores de Canela é da Associação Comercial e Industrial de Canela/Fundo de Turismo.








quarta-feira, 21 de setembro de 2016

BALEIAS NA PRAIA DO ROSA

BALEIAS NA PRAIA DO ROSA


Finalmente já podemos embarcar para avistar as gigantes do Mar. Mais uma decisão inteligente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) que finalmente negou o recurso do Instituto Sea Shepherd Brasil que se acreditam donos do mar e de tudo o que tem dentro e que que pedia a suspensão do turismo de observação de baleias em embarcação na região da APA Baleia Franca (APABF), situada no litoral catarinense, nos municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna desde 2012. Desde essa época acabaram com o nosso turismo. O desembargador federal Fernando Quadros da Silva, relator do caso, concluiu que o plano de fiscalização proposto pela APABF e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), já homologado em primeira instância, atende de forma adequada às determinações da 1ª Vara Federal de Laguna.  Instituto Guardiões do Mar uma ova. Chupa essa manga agora !  


DIA SEM CARRO


Engajada em um movimento mundial com diversas cidades, a Secretaria Municipal de Segurança e Gestão do Trânsito e a Guarda Municipal participam da programação do dia 'Na cidade sem meu carro' e promovem a interrupção do tráfego de carros e motos em um dos lados da praça XV de novembro (rua Arcipreste Paiva), no trecho entre a rua Tenente Silveira e avenida Paulo Fontes. A interrupção vigora entre as 6 e as 20 horas. A proposta faz parte da 16ª Jornada Brasileira – evento internacional de reflexão sobre os modelos de Mobilidade Urbana que este ano terá como tema “faixas exclusivas, bicicletas, calçadas acessíveis e paz no trânsito”, que irá proporcionar à população áreas livre de automóveis dando mais espaço para pedestres, ciclistas e transportes públicos.


A jornada mundial 'Na cidade sem meu carro' começou em 1997 na França e chegou ao Brasil em 2001 pelo Instituto RUAVIVA. O movimento tem como objetivo principal instigar a reflexão sobre o modelo de mobilidade dominante em nosso país, onde o modo motorizado individual de locomoção, o automóvel, ganha cada vez mais espaço em detrimento do transporte público coletivo e do não motorizado. A jornada se organiza com o engajamento das prefeituras, definindo uma área da cidade - protegida dos automóveis e motos - onde as pessoas possam resgatar a rua como local de convívio social, e a qualidade do meio ambiente, onde os ônibus circulam sem congestionamento e as bicicletas e pedestres não sofrem ameaças dos automóveis. 


A jornada visa a difundir os preceitos da Mobilidade Sustentável - onde os pedestres, os ciclistas e principalmente o transporte público entram de forma definitiva nas agendas das políticas públicas, seja urbana ou ambiental, das diversas esferas de Governo e atrair a atenção dos meios de comunicação para o tema. A Lei da Mobilidade Urbana (n. 12.587/2012) prioriza os investimentos no sistema viário em transporte público e não motorizados, bem como a transformação do transporte público em direito social, constitucionalmente reconhecido.


VINÍCOLA VILLA FRANCIONI 


A busca pela excelência, transformou o fundador da Villa Francioni, Dilor Freitas, numa referência no mundo do vinho. Foram anos percorrendo as melhores regiões produtoras e conversando com especialistas, para erguer um dos projetos mais arrojados da vitivinicultura nacional, à 1.260 metros acima do nível do mar, na cidade de São Joaquim. A variação de temperatura, o clima seco, a altitude e o solo pedregoso, além da dedicação de profissionais qualificados,  proporcionaram a elaboração de vinhos de qualidade superior.   Dilor Freitas iniciou o projeto na Serra Catarinense aos 66 anos, faleceu antes das primeiras garrafas chegarem ao mercado em 2004. Onze anos após o início da comercialização, a Villa Francioni produz 160 mil garrafas por ano. O empresário acreditava no potencial da região para o enoturismo e os números confirmam essa visão, por ano mais  de 40 mil turistas visitam a Villa Francioni, vindos dos mais diferentes cantos do país e do mundo. 


A empresa é administrada pelos filhos Daniela, Adriana e André Freitas. A família, aguardou o momento ideal para celebrar a trajetória do fundador, lançando um vinho de notável superioridade.  A safra escolhida é a de 2009, considerada a melhor desde 2004. Foram selecionadas 6 uvas para o elegante corte, formado pelas variedades: Cabernet Franc, Merlot, Malbec, Cabernet Sauvignon, Syrah e Petit Verdot. O vinho permaneceu por 30 meses em barricas novas de carvalho francês e passou por guarda de 2 anos de garrafa antes de ser comercializado. O enólogo Orgalindo Bettú, responsável pela elaboração do vinho, destaca um dos diferenciais: "As notáveis características conferidas pela altitude, proporcionam ao vinho um extraordinário período de amadurecimento e evolução".


Para celebrar este momento marcante na história da empresa, serão realizados quatro eventos de lançamento no país: em Florianópolis, Criciúma (cidade natal do fundador), São Paulo e Rio de Janeiro. O primeiro evento acontece no dia 04 de outubro, a partir das 20 horas, no Toro Steak House, na capital catarinense. Na loja da vinícola em São Joaquim, o rótulo está sendo comercializado por 380 reais. Para a presidente da Villa Francioni, Daniela Borges de Freitas, este momento é marcante para a empresa: " O rótulo Dilor, é inspirado na paixão de meu pai, pela arte da vitivinicultura. Sua alma está presente neste vinho". A produção é limitada.


MESAS REDONDAS NA ABAV EXPO


Consta da programação da Vila do Saber, no dia 29/09, a realização de quatro mesas redondas conduzidas por profissionais reconhecidos no trade turístico, que vão discutir temas específicos voltados para o interesse das empresas do setor. O Congresso ABAV de Turismo se insere na programação da 44ª ABAV – Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa. A inscrição prévia deve ser feita no site www.abavexpo.com.br, usando login e senha do credenciamento. Na Arena Inovação: Negócios Inovadores. Turismo e Vida ao Ar Livre. Na Arena Tecnologia: Tendências em gestão de viagens corporativas. Já na Arena Gestão: A sociedade dos sonhos e o papel do curador de viagens. Fionalmente na Arena Segmentação: Turismo especializado e o conceito de bem estar. 


A 44ª ABAV – Expo Internacional e Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa acontece entre 28 e 30 de setembro (quarta a sexta-feira – das 12h às 20h), no Expo Center Norte (SP), com a participação de expositores nacionais e internacionais. O credenciamento está aberto e pode ser feito, gratuitamente, no portal da feira: www.abavexpo.com.br, onde o público pode conferir a grade completa da programação, as credenciais dos debatedores e mediadores, e formalizar a inscrição nas atividades de seu interesse.


TRAVEL ACE


Federico Siri assume a Presidência Nacional da Travel Ace, líder em seguro viagem na América Latina. Licenciado em Administração, Ciências Econômicas, pela Universidade de Buenos Aires, chega na empresa com uma vasta trajetória no turismo internacional. Siri vem determinado a alcançar o objetivo de promover a seguradora como líder em vendas e reforçar a marca no mercado de turismo. No retrospecto profissional de Federico Siri, em julho 2004 começou sua trajetória no ramo de seguro viagens. Trabalhou como responsável pela administração de vendas, na Universal Assistance, empresa do mesmo grupo contábil e, em 2008, como gerente administrativo encarregado da gestão das equipes. Supervisionou o setor de vendas e administrou os recursos para atingir os objetivos da empresa.


A Travel Ace Assistance, com mais de 35 anos de experiência, é a empresa líder no segmento de assistência integral ao viajante na América Latina e um dos principais provedores do programa de assistência ao viajante do mundo. Presente em mais de 150 países, possui ampla rede de assistência mundial e escritórios comerciais nas principais cidades da América Latina. Dedica-se, exclusivamente, a prestar assistência em cada caso específico, dentro de um processo de otimização constante. A garantia de qualidade do serviço foi certificada em 2001 com a ISO 9002 e reconhecida em 2004 com a ISO 9001-2000. A Travel Ace foi a primeira empresa do setor a obter tal reconhecimento.


VBRATA BRAZILIAN ROADSHOW

Restaurantes em Birmingham e Manchester e a Embaixada do Brasil, em Londres, receberam os agentes de viagens

Cerca de 240 agentes de viagens do Reino Unido participaram do Brazilian Roadshow organizado pela VBRATA - Visit Brazil Travel Association, onde puderam vivenciar a cultura brasileira, sua gastronomia e música.  A edição de 2016 agitou os restaurantes brasileiros nas cidades de Birmingham e Manchester nos dias 13 e 14 de setembro, e teve seu encerramento na Embaixada do Brasil em Londres no dia 15. O VBRATA Brazilian Roadshow acontece tradicionalmente desde 2006 e, neste ano, visitou três das mais importantes cidades inglesas emissoras de turistas para o Brasil. Participaram da edição, além da Embratur, por meio do Escritório Brasileiro de Turismo, a Embaixada do Brasil, companhias aéreas (GOL , Air Europa, LATAM e TAP) e, na edição de Londres, a operadora Chimu Adventures.


FÓRUM DE TURISMO E NEGÓCIOS


Acontece no próximo dia 26 de setembro no Hotel Majestic, em Florianópolis, reunião do IMCETUR, um instituto internacional de mídias, marketing  e publicidade que tem como propósito, garantir a todas, a pequenas e média deste ramo a equidade de participação nos negócios do governo e grandes empresas privadas, além do intercâmbio de notícias e negócios. Visa um esforço conjunto em obter junto aos Ministérios, especialmente na pasta de turismo e também nas diversas empresas particulares, oportunidade de sentar à mesa de negociação e partilhar as verbas destinadas à publicidade e a mídia. Na ocasião palestra de  David Cooper, produtor de filmes de origem inglesa, e trabalha para UNESCO, convidado especial do FTN para palestrar sobre a  importância dos Patrimônios Históricos e Culturais. (ideal para hotéis e Secretarias de Turismo).


A programação do FTN - Fórum de Turismo de Negócios vem crescendo e expandindo sua abrangência com o intuito de promover e divulgar os destinos turísticos do Brasil. Na IX edição do FTN o Estado do Mato Grosso do Sul, terá destaque pelo crescimento no cenário internacional como um destino top para turismo de aventura, natureza e lazer. Estarão também presentes as cidades de Uberlândia, Blumenau e Joinville, destinos que encantam os turistas de todas as procedências com seus atrativos que vão de festas consagradas ao aconchego de um pequeno Hotel de Charme.  


Contam ainda com a presença de países do Cone Sul, como Argentina e Chile e também do velho Continente com destaque para Itália e Portugal. O evento no período matutino de 09hs às 12hs, na sala Ritz II,  com palestras de capacitaçções e debates, ministrados por especialistas do setor de turismo. No período vespertino ocorrerá à feira com exposição de produtos, tendências e oportunidades de negócios para o trade. Paralelamente haverá o Iº Encontro Internacional de Empresários de Mídia, Marketing e Publicidade e o FIACULT, com a exibição de filmes que tem como mote  Cultura e Turismo. Mais informações via e-mail ftn@ftnonline.com


ARUBA NO FESTIVAL JPA


Pesquisa conduzida pela Autoridade de Turismo de Aruba em parceria com a Rosen College of Hospitality Management da Universidade da Flórida Central, sugere que Aruba é a ilha mais feliz do mundo. Os resultados confirmam que 78% da população arubana é feliz, enquanto 76% também expressa satisfação com a vida a longo prazo. Esse espetacular destino também confirmou presença no maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o Festival JPA, que acontece nos dias 20 e 21 de outubro, no Centro de Convenções da capital paraibana.


Quando comparada ao World Happiness Report (Relatório de Felicidade Mundial) de 2016, realizado pela Organização das Nações Unidas para medir o índice de felicidade de 157 grandes países, os resultados de Aruba foram melhores que o primeiro da lista, a Dinamarca. Aruba já conta com a marca de promoção turística “Ilha Feliz” há quase 40 anos, mas a felicidade é mais que um slogan, já que faz parte da essência da ilha, que se comprometeu a estudar este tema desde 2011. 


Embora o estudo revele que o turismo em Aruba não é o principal motivo da felicidade, o sucesso do setor traz satisfação ao povo local, além de gerar recursos e benefícios que o governo e a ATA utilizam, perpetuando a felicidade local. As iniciativas de bem-estar e desenvolvimento inspiram atividades com a família e realização pessoal, indispensáveis para o povo arubano.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

COLMEIA EM BLUMENAU


Enxame de abelhas. Neste fim de semana, dias 24 e 25 de setembro, ocorre a quinta edição do COLMEIA, no Teatro Carlos Gomes. Com entrada gratuita e aberto a toda comunidade, o público de Blumenau e região poderá prestigiar cerca de 270 atrações envolvendo as áreas de artesanato, cênicas, cinema, culinária, dança, hip hop, literatura, mobilidade urbana, música, oficinas e visuais. São mais de 500 artistas, artivistas e gestores culturais envolvidos na organização do evento (parceria entre o Coletivo Laboral Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas e o Teatro Carlos Gomes). A abertura oficial do COLMEIA 2016 ocorre neste sábado (24), às 9h, na praça do Teatro Carlos Gomes. 


BELLA DA SEMANA


Estreou nesta quarta-feira, 21 de setembro, a segunda parte do ensaio da modelo Bárbara Fontenelle no site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Ela, que tem 19 aninhos e é estudante universitária, encantou o público brasileiro com a primeira parte das fotos, publicadas no site em agosto passado. Ciclista, pedala na orla de Balneário Camboriú (SC) para manter a form e  não perde nenhuma aula da faculdade de Direito. 


VINHOS BRASILEIROS


Entre especialistas, enófilos e jornalistas do Brasil e do exterior, a 24ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2016 reunirá 850 participantes para uma verdadeira experiência sensorial. Às cegas, serão degustadas e comentadas 16 amostras selecionadas entre as 30% mais representativas das 241 inscritas por vinícolas de cinco estados brasileiros. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), ocorrerá a partir das 9hs deste sábado, 24 de setembro, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.


Além de conhecimento e experiência, tradicionalmente o dia da Avaliação Nacional de Vinhos cumpre o caráter lúdico do evento, permitindo que o público compare suas impressões sobre as amostras com as considerações dos comentaristas. Serão 15 convidados pela ABE, entre eles o Enólogo do Ano 2015, Christian Bernardi, e o ator Thiago Rodrigues, além de grandes nomes do exterior, e um sorteado no dia do evento. Os participantes também poderão validar suas avaliações por meio de um sistema totalmente digital. Desse modo, a mediana do público será conhecida durante as degustações, ampliando a participação dos apreciadores de vinho.


O caminho até o grande dia da Avaliação é intenso. Nesta edição, cerca de 15 profissionais estiveram envolvidos na coleta das amostras, realizada de 18 de julho a 3 de agosto sob a coordenação técnica da Embrapa Uva e Vinho. As equipes foram até 46 vinícolas localizadas na Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo e recolheram nove garrafas de cada amostra inscrita na Avaliação, totalizando 2.169 exemplares sem rótulo ou marca que identificasse a empresa participante. Esse sigilo será mantido durante as degustações pelo público, que só conhecerá o nome e a origem dos vinhos ao final do evento. Outro ponto alto do evento será a entrega do troféu Vitis, que desde 1993 homenageia figuras que dedicam tempo, conhecimento e talento para a promoção do vinho brasileiro. O Troféu Vitis é entregue em duas categorias: Destaque Enológico e Amigo do Vinho.


III PRÊMIO DE JORNALISMO


Acontece no próximo dia 27, a cerimônia da entrega do III Prêmio de Jornalismo em Turismo "Comendador Marques dos Reis". Paralelamente demais programações da SEMANA MUNDIAL DE TURISMO NO PARÁ, que inclui:  - Bate Papo Gastronômico e lançamento do Folheto Promocional da Gastronomia do Pará, às 18h30, no Cine Olympia, com exibição do filme Belém 400 Anos - A Influência Francesa na Capital Paraense e participação dos especialistas  Alvaro do Espírito Santo (SETUR), Eduardo Leão (SEDEME) Fernando Jares (JORNALISTA), Joanna Martins (INSTITUTO PAULO MARTINS) e Rosane Oliveira (ABRASEL).


Já no dsia 28 acontece a entyrega do  Prêmio de Jornalismo em Turismo, às 18 horas, no Teatro Maria Sylvia Nunes (Estação das Docas), com a palestra Família Schurmann - Aventuras que Inspiram o Turismo". No dia 29 tem a “Projeção Especial do Filme Pequeno Segredo”, com a presença do diretor David Schurmann e da atriz Mariana Goulart, às 18h30,  no Cine Estação do Teatro Maria Sylvia Nunes (Estação das Docas). 


PRODIGY HOTEL GRAMADO


A GJP Hotels & Resorts dá um novo passo no processo de expansão da marca em todo o Brasil a partir da inauguração de seu 20º hotel, o Prodigy Hotel Gramado, estrategicamente localizado no Centro da cidade mais charmosa da Serra Gaúcha, a encantadora Gramado (RS). O empreendimento, concebido em parceria com a empreendedora Colina S/A, está em funcionamento desde o dia 1º de setembro em soft opening e mesmo com menos de 30 dias de abertura, a unidade já alcança excelentes índices de ocupação. Com 156 apartamentos, o Prodigy Hotel Gramado, bandeira quatro estrelas da rede, se junta aos outros três empreendimentos da rede já existentes na cidade, sendo eles o Wish Serrano Resort & Convention, o Prodigy Hotel Alpenhaus e o Hotel Saint Andrews, totalizando agora quase 600 leitos no município gaúcho.


“Gramado é a única cidade brasileira onde não existe baixa temporada, já estamos com 70% de ocupação neste mês de setembro e ultrapassamos em 18% a meta do período, ou seja, só temos motivos para comemorar”, ressalta o presidente da GJP, Guilherme Paulus. O novo hotel conta com restaurante para almoço e jantar à la carte, café da manhã incluído na diária, lobby bar, business stations, quatro elevadores, fitness center, kids club, serviço de lavanderia, piscina, room service, estacionamento com manobrista e wi-fi grátis em todas as dependências do hotel. A tradição da marca, a modernidade das instalações e o conforto da localização completam o mix de atrativos.


Um dos grandes diferenciais deste novo empreendimento é a sustentabilidade, já que o hotel carrega características de alto aproveitamento de luz natural e 100% de lâmpadas são de LED. Os apartamentos do Prodigy Hotel Gramado também foram projetados com vidros duplos para garantir a privacidade dos hóspedes, assim como as calçadas em frente ao hotel, construídas com indicações para deficientes visuais. O Prodigy Hotel Gramado fica na Rua João Petri, 444, no Centro de Gramado (RS), a poucos metros da avenida principal da cidade, a Borges de Medeiros.  Mais informações sobre o hotel em www.prodigyhotelgramado.com.br.

Melhores pastas italianas de Gramado

CIÊNCIA & COZINHA NO FIM DO MUNDO



Atenção grandes mestres da gastronomia. O super Chef do Restaurante Volver, em Ushuaia, de frente para o Canal de Beagle, Lino Adilon, extremamente respeitado, está organizando mais uma vez (2ª) o grande evento Ciência e Cozinha no Fim do Mundo, evento que acontecerá entre os dias 2 e 4 de novembro na cidade mais austral do mundo, com a presença de Pere Planagumà, que possui inclusive o título de Sommelier pela Fundação Open University of Girona.



Continuou sua  formação ao longo dos anos nos melhores restaurantes do mundo, tais como  El Bulli  e  El Celler de Can Roca. Neste último serviu quatro anos como um consultor gastronômico e professor de cozinha criativa. Aqui no Brasil é especialista em ingredientes naturais, tendo uma forte presença no Raízes São Paulo  e Ver-o-Peso de Belém do Pará.



Também estará presente Pere Castells, um dos especialistas internacionais máximos na ciência de cozinhar. Em 2003 começou a colaborar com a equipe de pesquisa Bullitaller, estruturando os departamentos científicos do restaurante el Bulli. Entre 2004 e 2012 foi o chefe do Departamento de informação científica e gastronômico Research  Foundation Alici.  
Tem sido responsável pela a exposição "Matéria Condensada, Cozinhe ciência "(Barcelona, ​​2010), além de  coordenador da  unidade de UB-Bullipedia  e da " Science & Cooking " (Harvard  University). Colabora com a revista "Ciência e investigação" e entre suas obras são colaborações livros de química com McGraw-Hill Publishing. Co-autoria com Alberto e Ferran Adrià livro  "Lexicon científico-gastronómica" (Planeta)  e autor, mais recentemente, de "A cozinha do futuro" (Ed Tibidabo).



Segundo o chef Lino Adilon, a intenção é fornecer  treinamento especializado para o campo da culinária, sendo este um elemento básico da confiabilidade e da evolução. Também fornecer um  apoio técnico e científico para a esfera social e da saúde, gerando atividades acadêmicas e produtos e promovendo a consciência global da gastronomia como um elemento essencial para uma alimentação saudável, numa inevitável sustentabilidade ambiental, além de promover projetos sociais no campo da culinária para aliviar ou resolver problemas sociais aplicadas a diferentes setores da população. Para ele um dos pilares fundamentais da gastronomia é a  troca e disseminação de conhecimento. Mais informações com o Chef Lino pelo e-mail: linoadillon@hotmail.com.



Aqui a dica para aonde você se hospedar com tratamento brasileiro. Trata-se do Cilene del Faro, o melhor e mais central hotel de Ushuaia e fica ao lado do Volver. Melhor é impossível.


Clique na imagem para ampliá-la

PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI