quarta-feira, 5 de outubro de 2016

CÚPULA MUNDIAL DE TURISMO

CÚPULA MUNDIAL DE TURISMO



Dentre os mais de 40 parceiros da ATTA (Adventure Travel Trade Association), a Embratur Esteve presente na Cúpula Mundial de Turismo de Aventura (Adventure Travel World Summit – ATWS), o maior evento do segmento de Ecoturismo e Turismo de Aventura do mundo. A cidade de Anchorage, no Alasca, recebeu mais de 700 profissionais do setor de 19 a 22 de setembro.



Durante coquetel realizado pela Embratur para esse público, o assessor de gestão estratégica da entidade, Alexandre Nakagawa, apresentou o potencial de Ecoturismo brasileiro, através do vídeo produzido após a Adventure Week Bonito e Pantanal, que aconteceu nas cidades de Bonito e Corumbá (MS) no 1º semestre deste ano. 



O Brasil é o 1º colocado no ranking do World Travel and Tourism Council (WTTC) em recursos naturais e considerado pela Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) como o destino ideal para aventura segura, segundo o Programa de qualificação e certificação em normas de segurança da Associação. 




Segundo o estudo da Demanda Turística Internacional 2006-2012, realizado pelo Ministério do Turismo, considerando que 46,1 % das viagens de turistas estrangeiros ao Brasil são motivadas pelo lazer, o Ecoturismo e Turismo de Aventura representam mais de 20% dessa motivação. É o 2º maior segmento, atrás apenas do Sol e Praia. Para a ATTA, o Brasil é um dos principais destinos de Ecoturismo e Turismo de Aventura do mundo. A ATTA foi fundada em 1990 e possui mais de mil membros em 95 países em todo o mundo. Os membros são, predominantemente, operadores, conselhos de turismo, órgãos governamentais, agentes de turismo do segmento e meios de hospedagem ligados à atividade, com interesse no desenvolvimento sustentável.



EMBRATUR & ARGENTINA

Vinicius Lummertz e o ministro Gustavo Santos durante assinatura do documento, em Buenos Aires

Vinicius Lummertz, e o ministro do Turismo argentino, Gustavo Santos, assinaram nesta terça-feira (4), no estande do governo vizinho na FIT (Feira Internacional de Turismo), uma carta de intenções com ações conjuntas visando melhorar o intercâmbio turístico bilateral e oferecer oportunidades para turistas de países distantes. O documento representa mais um passo adiante na política de aproximação entre os dois dirigentes de escritórios de turismo do Brasil e Argentina, já que Santos preside também a Inprotur, o instituto que promove o turismo daquele País.

Hotel Posada Los Alamos presente na FIT, hotel dos brasileiros em El Calafate

No capítulo da facilitação no intercâmbio de turistas entre os dois países, o destaque fica por conta do entusiasmo dos dirigentes quanto à hipótese de o governo brasileiro permitir que turistas norte-americanos que podem visitar a Argentina sem a necessidade de obter visto de entrada, estenderem sua viagem até Foz do Iguaçu. A ideia está sendo debatida pelos órgãos governamentais e tem o apoio do ministro Santos: “Para nós seria ótimo, pois aumentaria ainda mais a procura dos norte-americanos pela Argentina além de, claro, trazer um ganho para o Brasil”. 


Gustavo Santos e Vinicius Lummertz iniciaram conversações para tentar montar uma estratégica conjunta de venda de um produto turístico comum aos dois países, o chamado cruzeiro náutico fluvial, com roteiros por rios navegáveis que passam pelos dois países. “Sempre fui um entusiasta dessa modalidade. Não devemos esquecer que é possível entrar em navios a partir de Buenos Aires e ir até o Pantanal, no Mato Grosso”, emendou o presidente da Embratur.


A proposta seria montar um estande único de promoção na Sea Trade, em Miami, em março de 2017. O coordenador-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur, Bruno Reis, acompanhou o presidente Lummertz na assinatura da carta de intenções. Representando o setor privado, assinaram como testemunhas do documento o vice-presidente da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Guilherme Paulus, e o presidente da Câmara Empresarial Argentina de Turismo, Oscar Guesser.

Clique na imagem para ampliá-la

FIT

Clique na imagem para ampliá-la

Ainda sobre a FIT, El Calafate foi a grande sensação da feira a exemplo do que aconteceu na última ABAV EXPO e o que será na 6ª edição do maior festival de turismo do Norte e Nordeste do Brasil, o Festival JPA. Representando a Patagônia Fantástica os grandes amigos Alexis Simunovic, Secretário de Turismo de El Calafate e Mario Guatti, CEO do cinematográfico Hotel Posada Los Alamos. 

Cilene del Faro - Hotel & Spa dos brasileiros em Ushuaia

ABAV - REUNIÃO ORDINÁRIA


Na fotos, (esq.) a diretoria da ABAV Nacional e (dir.) Edmar Bull, presidente da ABAV Nacional, com Kassilene Cardadeiro, presidente da ABAV-MS, ladeados por Cristine Soares, secretária da ABAV-MS, Sebastião Rosa, conselheiro da ABAV-MS, e Ney Gonçalves, vice-presidente de Turismo Especializado da ABAV Nacional.

A ABAV Nacional reuniu os presidentes das 27 ABAVs estaduais e seus conselheiros para sua reunião Ordinária do Conselho Nacional de 2016. Na ocasião, o presidente da entidade, Edmar Bull, apresentou a prestação de contas de seus primeiros meses de gestão, com a análise financeira, jurídica e as ações administrativas e estratégicas (pilares/metas/ações da sua gestão), além de antecipar algumas das novidades que marcaram a 44ª ABAV – Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa, realizada de 28 a 30 de setembro no Expo Center Norte (SP).



"Nesta ocasião, com a presença de nossos conselheiros nacionais, pudemos apresentar um panorama das atividades realizadas desde a posse desta diretoria, em dezembro de 2015. Temos trabalhado em prol da unificação e trabalho conjunto do Sistema Federativo ABAV e os resultados têm sido significativos, com a mobilização de associados, conquistas junto a órgãos governamentais e reconhecimento da importância do segmento para o mercado de turismo", afirmou o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull.



Um momento especial da reunião foi a entrega do prêmio ABAV Engajada, criado como forma de valorizar e reconhecer o trabalho, apoio e empenho das ABAVs estaduais no desenvolvimento de ações e iniciativas que reforçam os pilares Gestão Participativa, ABAV Profissional e Agente Empreendedor. Oito ABAVs inscreveram seus cases e a vencedora foi a ABAV-MS –, presidida por Kassilene Vieira Carneiro Cardadeiro –,  e premiada com um desktop. O encontro contou, ainda, com a participação inédita das secretárias das 27 ABAVs estaduais e a presença de representantes de empresas parceiras da entidade, como Ifaseg, Localiza e Gol.



VINHO DILOR FREITAS


O empreendedor e fundador da vinícola catarinense Villa Francioni, Dilor Freitas, ganhou seu próprio vinho. Como não poderia deixar de ser, de altíssima qualidade e de uma safra fenomenal. O lançamento desse espetacular vinho aconteceu na última terça-feira, (4), no Toro Steak House, com toda a pompa. Esse espetacular vinho, sem precedentes, que leva seu nome, tem apenas 1500 garrafas do mais puro sabor. Uma belíssima forma de prestar homenagem além de reconhecimento e agradecimento pela trajetória do empresário, que não poupou investimentos para incentivar a vitivinícola no início da década passada.  Por acreditar que a serra poderia se tornar um importante pólo na atividade. Ele construiu em tempo recorde uma das mais belas e modernas vinícolas do país, além de ter impulsionado o enoturismo. Hoje milhares de visitantes durante todo ano visitam o local para conhecer de perto  a produção dos vinhos premiados da Villa Francioni.  


Dilor Freitas era natural de Criciúma, formou-se em Direito em Santos - São Paulo, na década de 60, ao mesmo tempo que dirigia uma empresa de navegação da família. No retorno para Criciúma, assumiu direção da Carbonífera Criciúma, também de propriedade da família.  Fundou a Cecrisa em 1971, tendo conduzido o processo de profissionalização da empresa nos anos 90 e na qual ocupava o cargo de presidente do Conselho de Administração. E após a bem sucedida carreira no ramo da cerâmica, Dilor Freitas idealizou o projeto da vinícola Villa Francioni O empresário faleceu em agosto de 2004. A filha do empresário,  Daniela Borges de Freitas - presidente do conselho da Villa Francioni,  emocionada, fez a apresentação do vinho que leva o nome do seu saudoso pai. 

Clique na imagem para ampliá-la

A empresa é administrada pelos filhos Daniela, Adriana e André Freitas. A família, aguardou o momento ideal para celebrar a trajetória do fundador, lançando um vinho de notável superioridade.  A safra escolhida foi a de 2009, considerada a melhor desde 2004. Foram selecionadas 6 uvas para o elegante corte, formado pelas variedades: Cabernet Franc, Merlot, Malbec, Cabernet Sauvignon, Syrah e Petit Verdot. O vinho permaneceu por 30 meses em barricas novas de carvalho francês e passou por guarda de 2 anos de garrafa antes de ser comercializado. O enólogo Orgalindo Bettú, responsável pela elaboração do vinho, destaca um dos diferenciais: "As notáveis características conferidas pela altitude, proporcionam ao vinho um extraordinário período de amadurecimento e evolução". Parabéns Villa Francioni pela justa homenagem e por reunir grandes amigos numa ocasião tão especial. 


DESAFIO DE CICLISMO



Para quem gosta de ciclismo, aventura e turismo, aqui vai uma dica perfeita. Vem aí a 10ª edição do Desafio Márcio May em  Rio do Sul – SC, no próximo dia 27 de Novembro nas categorias: SPEED – 84 km, MOUNTAIN BIKE – 60 km
- SPEED e MOUNTAIN BIKE LIGHT – 45 km. Mais informações direto no link: http://www.marciomay.com.br/desafiomarciomay/.



CORPO AFINADO


Clique na imagem para ampliá-la

E pra antes ou depois do desafio, para colocar tudo em ordem, a Fran, especialista na área e que está presente sempre nos grandes eventos e auxiliando os grandes atletas e mais outra dica.


LÍDER DA RANKING UCI


Falando nisso, após conquistar 13 vitórias na temporada, sendo que 10 em provas World Tour, Peter Sagan atingiu uma liderança insuperável no Ranking da UCI. A liderança dele já era insuperável mesmo antes do Il Lombardia, no final se semana passado, que foi a última prova do calendário (além do mundial, claro). Mas depois da prova, o seu número 1 no Ranking foi totalmente sacramentado. Como isso, o ciclista Eslovaco somou, esse ano, os títulos de Campeão Mundial, Campeão Europeu e Líder do rankin final da temporada. “Terminar a temporada no topo do Ranking da UCI WorldTour é, obviamente, uma grande honra e gratificação para qualquer ciclista.” Declarou Sagan. Uma pena eu ter atingido essa topo no final da existência da Tinkoff.” O ciclista lamentou o fim da equipe que ele integrava.



ESCALA DE CRUZEIROS


O Porto de Cabedelo, no litoral Norte da Paraíba, pode ser transformado em escala dos cruzeiros marítimos vindos da Europa para o Brasil. A informação é do presidente da Associação Brasileira das Empresas Marítimas, Marco Ferraz, que estará em João Pessoa em outubro onde participará ao Festival de Turismo de João Pessoa, que será realizado no Centro de Convenções. O porto paraibano já teve seus momentos de grande movimentação de cruzeiros, quando a armadora MSC Cruzeiros atracou 14 navios na temporada 2009/2010. A operadora CVC também já utilizou o porto para atracar seus navios, que saiam em direção ao porto do Recife.


A temporada 2016/2017, que começa no dia 21 de novembro e segue até abril, terá 10 navios - uma redução de 30% em relação à temporada do ano passado -, o que irá impactar também na perda de força de trabalho, de cerca de 9 mil empregos. Para tentar tornar os cruzeiros mais atrativos, Marco Ferraz disse que a Abremar tem buscado informações de novos destinos, como Camboriú, Florianópolis, Guarapari, Vitória, Porto Seguro, Morro de São Paulo e Barra Grande, locais onde os navios ficariam fundeados e os passageiros sendo desembarcados por meio de barcos menores.


TROPICAL TAMBAÚ


Minha casa em João Pessoa, o Tropical Tambaú Resort, é um dos finalistas do Prêmio Caio Regional 2016, na categoria Melhor Hotel com Espaço para Eventos de Médio Porte da Região Nordeste.  Como finalista da categoria, o Tropical Tambaú já é vencedor do Prêmio Caio em suas respectivas regiões, segundo Sérgio Junqueira Filho, diretor do Prêmio. 


“Os três finalistas de cada categoria estão automaticamente classificados para disputarem com os finalistas das outras regiões os Jacarés de Ouro, Prata e Bronze como melhores empreendimentos do Brasil em suas respectivas categorias”. A votação na etapa nacional já começou e vai até a próxima sexta-feira (30), e o resultado final será divulgado no site do Prêmio Caio no próximo dia 05 de outubro.


PREMIO CAIO


Fortalecer o turismo de negócios e eventos tem sido um dos trabalhos mais intensos do Centro de Convenções, Convention Bureau de João Pessoa e órgãos oficiais de turismo. O reconhecimento destas ações se consolida com a classificação do complexo do Centro de Convenções como finalista no Prêmio Caio 2016, na categoria melhor Centro de Convenções de grande porte do Brasil. O Prêmio Caio tem o objetivo de incentivar as instituições ligadas ao turismo de eventos - empresas de serviços e eventos do mercado nacional, bem como hotéis e centros de convenções. 


O Gestor do Centro de Convenções de João Pessoa, Ferdinando Lucena, frisou que “é a segunda vez que a cidade figura entre as demais do nordeste e ressalta que a premiação é resultado de um somatório de esforços e de uma política de estado adotada pelo Governador Ricardo Coutinho incentivando a atração de novos eventos para o destino em parceria com as entidades empresariais do trade turístico, a partir da construção do complexo.”


AVIANCA VOANDO ALTO


Falando em João Pessoa, o Vice-Presidente de Marketing da Avianca, Tarcísio Gargioni, afirmou durante a ABAV EXPO, que o mercado da Paraíba para a companhia aérea é um “oásis” no mercado nacional da aviação nesse período de instabilidade econômica, e que tem passado a crise de forma exemplar, se mantendo com dados de movimentação e ocupação das aeronaves de maneira estável. Dados da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) apontam que a movimentação de passageiros no Aeroporto de João Pessoa/Castro Pinto teve um crescimento pelo segundo mês consecutivo, em 2016. Em julho, o aumento foi de 12,22%, enquanto agosto registrou uma alta de 0,48%, em relação ao mesmo período do ano passado.


Para Gargioni, o mercado paraibano sempre teve uma atenção especial por parte da companhia aérea, e ele entende que ainda deverá ser um mercado com excelentes oportunidades futuras. “Temos um pensamento que seremos um grande fornecedor de transporte aéreo para as pessoas viajarem ainda mais para a Paraíba”. No entanto, o executivo afirmou que a companhia aérea não pretende, no momento, ampliar o número de voos para João Pessoa, nem mesmo no período de alta estação. O mercado, segundo ele, ainda está muito retraído e até o final de outubro serão anunciados alguns voos extras para o Nordeste.


FESTIVAL DE GASTRONOMIA


A Chef Patissier Chocolatier Mirian Rocha estará apresentando pratos salgados com chocolate e ainda harmonizando-os com vinhos. A profissional, além de chef é apaixonada por ministrar aulas e transmitir seus conhecimento Brasil a fora. Para Mirian, poder compartilhar técnicas e receitas é a realização de um sonho que começou quase que por acaso, em 2001. Quando se mudou para a Alemanha, acompanhando o marido, Mirian deixava para trás uma vida de executiva em uma grande multinacional. Levando na mala o amor pelo chocolate e no sangue, o cacau brasileiro, decidiu se dedicar ao estudo da arte da patisserie em Paris, numa tradicional escola de especialização de chef’s, a Ecole Escoffier. 


Desde então, não parou mais. Abriu um atelier nos arredores de Frankfurt, Alemanha, começou a ministrar cursos e seminários, e concluiu uma pós-graduação em pedagogia aplicada à gastronomia. Criando e realizando experiências, uniu o chocolate a especiarias e ingredientes como temperos, azeites, queijos e vinhos. Atualmente Miriam tem seu atelier de chocolateria fina, com cursos de capacitação e serviços para empresas e eventos, no Rio de Janeiro e vem a Gramado, a convite da Caracol Chocolates. A especialista tem, pelo menos, 15 preparações que integram o chocolate ao prato salgado. 


Segundo o gerente de marketing da Caracol Chocolates, Rafael Sager, a ideia de trazer Miriam para cá “é para oportunizar aos chefs da região, mais conhecimento para usarem o chocolate em suas receitas salgadas. Uma tendência na culinária da atualidade”. O Workshop Chocolate na Gastronomia é direcionado a chefs de cozinha e as inscrições, sem custo, devem ser feitas através do e-mail abrasel@abrasel.com.br ou pelo fone 54.3286.5118. Como as vagas são limitadas, os interessados devem logo realizar sua inscrição.

Melhor hotel, melhor localização em Gramado. Hotel Cercano. 

BELLA DA SEMANA



Conhecida nas redes sociais como ‘Barbie Morena’ e representante de Goiás no Miss Bumbum, a morena Priscila Rocha resolveu ousar e mostra tudo o que tem de melhor em um ensaio nu feito especialmente para o Bella da Semana. Além disso, no carnaval deste ano, Priscila fez parte do quadro de musas da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio. Confira todo o samba no pé, o bumbum que representa o Brasil e as demais curvas cuidadosamente esculpidas da Barbie Morena no ensaio disponível no site: www.belladasemana.com.br.

PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI

sábado, 1 de outubro de 2016

EMBRATUR - ESTRATÉGIAS CONJUNTAS

EMBRATUR EM SC


Município localizado no norte de Santa Catarina, o Balneário do Camboriú oferece atrativos que vão bem além do segmento turístico de sol e praia. De olho nessa realidade, com apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), a equipe executiva do BC Convention & Visitors Bureau realizou cafés de capacitação intitulados “Visite Balneário Camboriú”, na primeira quinzena de setembro.  Com o objetivo de divulgar a região em países da América Latina, a organização contou com oito eventos durante uma programação que totalizou duas semanas. Em Lima, no Peru, mais de 80 operadores de turismo compareceram. No Uruguai, 70 agentes marcaram presença no evento de Montevidéu. Argentina e Chile também integraram o roteiro com sucesso de participação.


As ações envolveram participações em feiras, realizações de encontros com agentes de viagem, workshops, eventos em embaixadas, organização de press trips e produção de material promocional. Conhecido como um pedaço da Europa encravado no Sul do País, o território catarinense ostenta contrastes: com imponentes montanhas, a serra se contrapõem às praias, baías, enseadas e dezenas de ilhas do litoral.


Natural do estado, o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, acredita que Santa Catarina tem potencial para se tornar um dos principais produtos da vitrine de turismo do Brasil no exterior. “Santa Catarina é um dos destinos mais ricos do Brasil em termos de belezas naturais, história e cultura. O estado tem se desenvolvido muito em termos de produtos e receptivos turísticos. Trabalhamos para ampliar o volume de turistas estrangeiros, por meio de uma agenda estratégica que tem dado bons frutos”, diz.


Em todos os países da América do Sul, a estratégia promocional da Embratur para divulgar o Brasil como destino turístico consiste na formação de comitês de promoção – denominados Visite Brasil, na Argentina; e Descubra Brasil, em Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Esses grupos visam promover, divulgar e aumentar o fluxo de turistas para o Brasil. Para cumprir esse objetivo, os Setores de Promoção Comercial das Embaixadas brasileiras no exterior coordenam, junto à Embratur, as atividades dos comitês, que são formados por operadores, companhias aéreas, empresas hoteleiras, seguradas de viagens e outros negócios radicados nos mercados.


EMBRATUR - ESTRATÉGIAS CONJUNTAS

Presidente Vinicius Lummertz em encontro com técnicos das SECOMs e dos Escritórios Brasileiros de Turismo

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, se reuniu com os assistentes técnicos dos Setores de Promoção Comercial (SECOMs) de nove países – Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela – e com representantes dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) do Mercosul. O encontro, que teve como foco estratégias para potencializar a promoção do Brasil nesses mercados, foi realizado durante a 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo, que acontece até amanhã, em São Paulo. Representantes dos SECOMs e EBTs foram unanimes ao destacar que a comunicação periódica realizada pela Embratur, a presença efetiva de representantes do Instituto e a rodada de visitas do presidente do Instituto com os embaixadores a seus países é fundamental para reforçar as atuações dos mesmos e a promoção do Brasil no exterior.


PLANEJAMENTO DE TURISMO

Valdir Walendosky (Santur), Glauco Corte (Fiesc), Bruno Breithaup (Fecomércio-SC) e Vinicius Lummertz (Embratur)

Ao participar do lançamento do programa de planejamento estratégico do turismo em Santa Catarina até o ano de 2022, o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, destacou a importância da iniciativa, e garantiu que a Embratur dará todo o apoio possível para que resultados eficientes sejam alcançados. O presidente da Embratur também anunciou que, assim como foi feito antes do verão de 2016, o Instituto vai investir em uma campanha publicitária para atrair turistas dos países vizinhos ao Brasil, de forma que o movimento no verão de 2017 seja ainda maior que o do ano passado, quando somente da Argentina saíram mais de 2 milhões de turistas, grande parte deles tendo como destino o litoral catarinense. 


FLORIPAMANHÃ


Tratamento de esgoto, poluição das praias, mobilidade e falta de planejamento urbano são as questões mais importantes para Florianópolis, segundo os entrevistados na pesquisa Floripa 2016, uma iniciativa da Associação FloripAmanhã com o apoio do ForTur – Fórum de Turismo da Grande Florianópolis. “O que foi apontado na pesquisa são problemas da cidade que continuam e estão se acentuando. O nosso grande desafio agora é que os candidatos a prefeito tratem dos temas que as pessoas acham mais graves e firmem um compromisso de discutir junto com sua equipe técnica e com representantes da sociedade como encarar estes problemas. As organizações sociais podem e devem ajudar o prefeito a cuidar da cidade”, comenta a presidente da Associação FloripAmanhã, Anita Pires.


INJEÇÃO ELETRÔNICA


Alucinante a última edição do Injeção Eletrônica Festival que lotou mais uma vez o Complexo Music Park e encantou o público com a cenografia e as intervenções artísticas. Além disso, um dos grandes diferenciais dessa edição foi a primeira transmissão ao vivo do evento pela rede social Facebook que chegou a alcançar mais de 40 mil pessoas. Com três palcos e mais de 15 atrações o maior festival open bar do país foi até o amanhecer.


ECOTURISMO & TURISMO DE AVENTURA 


Organizado desde 2004 pela ABETA - Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, é o maior e mais importante fórum brasileiro de debates sobre ecoturismo e turismo de aventura, reunindo empresários, gestores públicos, dirigentes de entidades, acadêmicos, guias e profissionais do setor. Em 2016, a cidade de Três Coroas no Rio Grande do Sul será o Destino Anfitrião. É a hora de todos do sul do Brasil participar! Inspirados pela força do associativismo em Três Coroas, o tema escolhido para o encontro deste ano é: #tamojunto! A força da cooperação!  

Logo REPA médioLogo parque pequenoSELO-15 anos - Cópia

Novidades nesse ano, faremos também o I Encontro Latino Americano de Ecoturismo e Turismo de Aventura, que reunirá representantes da Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México. Em evento paralelo, acontece o I Congresso Brasileiro de turismo da vida ao ar livre e bem-estar. Com um formato inovador, dinâmico e com muitas atividades ao Ar Livre, o evento pretende gerar e disseminar conhecimento, promover relacionamentos e negócios, e proporcionar diversão aos participantes. Uma ocasião única de interagir, dialogar e negociar com os mais importantes profissionais do ecoturismo e do turismo de aventura no Brasil e na América Latina.


VOO PARÁ


Lançado pelo governador Simão Jatene como uma das 17 medidas do Programa Pará 2030, em 29 de junho, no Hangar, o programa Voe Pará já tem data definida para o início dos voos inaugurais, que vão ampliar a malha aérea regional paraense. Com isso, o Governo do Estado, por meio Secretaria de Estado de Turismo (Setur), facilita os meios de acessibilidade e circulação do turista dentro do território paraense, o que por si só, já abre um leque de oportunidades de negócio e novas frentes de mercado na dinâmica da economia estadual.


Uma das companhias aéreas partícipe do programa, a TWO, começa a operar voos para Soure, Breves e Paragominas, nos dias 03, 04 e 05 de outubro, respectivamente. Os voos da TWO na rota Belém-Soure serão segundas e sextas-feiras, com saída da capital às 11h e chegada 11h20. A viagem de retorno terá decolagem às 11h40 e pouso às 12h. A rota Belém-Breves será operada também duas vezes na semana, terças e quintas-feiras, com partida de Belém às 13h e chegada às 13h55. O voo de retorno sairá de Breves às 14h15 com pouso na capital paraense às 15h10.


Já a rota Belém-Paragominas, com voos dias de quarta-feira, terá decolagem marcada às 11h e chegada em Paragominas às 11h55. A volta terá saída às 12h15, com pouso em Belém 13h10. O decreto que criou “Programa Voe Pará” teve como objetivo os incentivos à aviação regional. O Voe Pará é aberto para qualquer companhia aérea que se enquadre nos requisitos exigidos pelo Estado e objetivos esperados do programa. Inicialmente, já estão cadastradas no Voe Pará as empresas TWO, Pema e Piquiatuba. O Voe Pará estimula que as mesmas mantenham suas linhas áreas atuais e criem novas linhas aéreas para o interior, iniciando já com nove destinos.


SABORES DE CANELA

A linda Fernanda Chies do Empório Canela

O Sabores de Canela é um evento dedicado aos apreciadores da boa gastronomia e que adoram percorrer um roteiro em busca de pratos que lhe ofereçam prazer a mesa. E esta é a vantagem do Sabores, não ser promovido em apenas um local. E em sua sétima edição, a atração realizada em Canela, conta com sete restaurantes e cinco hotéis e pousadas participantes, cada um deles com uma receita especial, exclusiva e inédita para o evento, porém com uma coisa em comum: a canela.

Chef Cristina Machado Jardim

O charme da cidade serrana ganha um plus com o Sabores de Canela. Quem visita Canela, que agora na baixa temporada está ainda mais linda devido à chegada da primavera, não pode deixar de provar as delícias deste roteiro gastronômico. Entre as receitas estão pratos doces e salgados, como o salmão caramelizado com canela ao chutney de maracujá e o bolo com canela e doce de leite. A dica é fazer uma listinha dos pratos que mais lhe despertam a curiosidade e sair pela cidade visitando cada um dos restaurantes. O 7º Sabores de Canela é uma promoção da Associação Comercial e Industrial de Canela Acic/Fundo de Turismo, UCS, Água das Hortênsias, Cervejaria do Farol e será realizado de 30 de setembro a 30 de outubro. 


Os participantes e os pratos do 7º Sabores de Canela são:
Container Bistro - Risoto indiano Canela na India, Empório Canela - Nhoque ao molho de linguiça e canela, Churrascaria Espelho Gaúcho - Salame de chocolate com calda de canela, Galangal - ­ Salmão ao molho de laranja e canela acompanhado de mix de folhas e molho de iogurte, Hotel Continental (café da manhã) - Bolo de Maçã com Canela, Hotel Continental (Restaurante Mirabelle) - Chester ao Molho de Cristais de Laranja com Canela, Hotel Laje de Pedra (Restaurante Panorâmico) - Salmão caramelizado com canela ao chutney de maracujá, Magnólia - Filé recheado com musseline de batata e redução de bergamota e canela, Pousada Blumenberg - Torta tropical com canela, Pousada do Bosque - Bolo com canela e doce de leite, Pousada Encantos da Terra - Torta de nozes, Vila Suzana Parque Hotel - Bolo de churros.


FESTA DOS BONECOS


O Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela, que chega, neste ano, a sua 28ª edição, novamente irá trazer um colorido diferente para a Serra Gaúcha, de 08 a 16 de outubro. Canela transforma-se na capital dos bonecos por 9 dias. Nas praças, nos teatros, nas escolas, nos hotéis, no presídio, no asilo, bonequeiros com suas criações que parecem ter vida própria estarão por todos os lugares, criando um clima de encantamento e magia, de pura emoção. As ruas do centro cidade recebem os bonecos infláveis da Cia Pia Fraus, de São Paulo, que encantam e criam um clima especial. O Bonecos Canela contará com 46 espetáculos e mais 12 atividades extras, entre elas: oficinas, desfiles, filmes, exposição, bate papo, documentário, noite de autógrafo e até food truck. Grupos de bonequeiros gaúchos, de São Paulo, Minas Gerais e do exterior como Argentina, Italia e Peru estarão tomando conta dos palcos de Canela. Mais informações no www.bonecoscanela.com.br.

Nosso hotel em Ushuaia

PATAGÔNIA FANTÁSTICA


Esse fantástico roteiro lançou nova campanha publicitária citando pelo menos 10 Razões para Escolher à Patagônia Fantástica no Verão. Será lançado uma razão por semana, ou seja, divulgarão todas as sextas-feiras sucessivamente, em todas as redes sociais. Segundo Juan Cherañuk: "Estamos começando hoje uma forte campanha nas redes sociais junto à Aerolíneas Argentinas e todo o Trade Turístico, que consiste  nos banes que poderão ser baixados nos links: http://turismoushuaia.com/patagoniafantastica2016-17pt.ziphttp://turismoushuaia.com/patagoniafantastica2016-17es.zip
Mais Ushuaia sai na frente com uma nova ferramenta de vendas que será muito valiosa e efetiva !

Nossa casa em El Calafate - Hotel Posada Los Alamos, simplesmente cinematográfica

A Patagônia Fantástica é um produto único, unindo três destinos inigualáveis, aplaudida durante a 44ª Edição da ABAV EXPO, cuja capacitação foi feita pelo Secretário de  Turismo de El Calafate, Alexis Simunovic, onde os agentes, operadores e jornalistas especializados tiveram puderam observar e se entusiasmas como a fauna silvestre da Península Valdés, os gigantes de gelo de El Calafate e o privilégio de percorrer esse novo roteiro fantástico.  

Clique na imagem para ampliá-la

NADANDO NO CANAL DE BEAGLE


Falando nisso, o primeiro encontro de natação em águas abertas e geladas teve lugar no fim no Fim do Mundo. O evento deixou uma mensagem de paz, de integração e de não às drogas, possibilitando mostrar ao mundo os atrativos turísticos de Ushuaia. 47 atletas de diferentes províncias e países estavam presentes nas frias águas do Canal de Beagle, com o objetivo de unir a Argentina e o Chile sob uma mensagem de solidariedade. No Winter Swimming,  organizado pela Swim Argentina, nadadores procedentes da Rússia, Irlanda, Inglaterra, Colômbia, Chile e Argentina fizeram a festa nas competições de 100, 200, 500 e 1000 metros em águas a uma temperatura média de 5°centígrados. 


No domingo dia 25/09, com o céu nublado e um pouco de vento, realizou-se a travessia simbólica traçando a linha imaginária entre os dois países, depois de nadar 12 km saindo do Porto Navarino no Chile, até o Porto de Ushuaia na Argentina formando uma só equipe no sistema de revezamento. Este evento internacional teve como intenção realizar travessias de aventura promovendo a Argentina como destino turístico para a prática deste esporte. Entre os 47 participantes estavam uma nadadora descendente dos índios Yaganes, uma nadadora com deficiência física, e demais corajosas mulheres.