MAPA DO TURISMO
O mapa do turismo brasileiro mudou. Foi o que revelou a atualização das regiões turísticas realizada pelo Ministério do Turismo, estados brasileiros e Distrito Federal com base em critérios que buscaram identificar os municípios que adotam o turismo como um dos fatores para desenvolver a economia local. De acordo com o novo mapa, o país tem 2.175 municípios em 291 regiões turísticas. Em comparação ao documento anterior, publicado em 2013, a nova versão está mais enxuta. A grande maioria dos estados brasileiros diminuíram o número de municípios no mapa.
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros. Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todas as 27 UFs e a validação do mapa foi feita pelos estados e Distrito Federal em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo.
De acordo com o novo mapa, 29% (630) dos municípios estão nas categorias A, B e C. Esses municípios concentram 93% do fluxo de turistas doméstico e 100% do fluxo internacional. Os demais 1.545 municípios, que representam 71% dos casos, figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.
O Tribunal de Contas da União e o Senado Federal reconhecem o Mapa do Turismo Brasileiro como um instrumento de gestão para orientar no desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas e descentralizadas. A atualização periódica do documento se torna, portanto, fundamental para que esse instrumento seja eficaz e respeite o princípio de eficiência da Administração Pública.
Santa Catarina mudou. O estado aumentou de 132 para 184 o número de municípios participantes de suas 12 regiões turísticas. Esses 184 municípios se dividem em 5 categorias, de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro.
Infinity Blue Resort & Spa - Balneário Camboriú
SALÃO NÁUTICO
Inúmeras opções de negócios náuticos com promoções diretas de fábrica, gastronomia e lazer e turismo estarão disponíveis durante o Salão Náutico Marina Itajaí, de 21 a 24 de julho. Motos aquáticas, barcos esportivos e de lazer, incluindo luxuosos iates de mais de 80 pés serão apresentados. Está confirmada a presença de renomados fabricantes e revendedores nacionais e internacionais. A gastronomia será mais um destaque. De massas típicas italianas a burgers australianos, os food trucks atenderão aos paladares mais exigentes. O restaurante da Marina Itajaí terá opções de frutos do mar, carnes, massas e hambúrgueres. Estas e outras atrações acontecem de 21 a 24 de julho, das 11h às 21h, na Marina Itajaí, no município de Itajaí, Santa Catarina.
Inaugurada em dezembro de 2015, a Marina Itajaí pode ser considerada um marco do desenvolvimento náutico brasileiro. Está localizada no centro da cidade catarinense de Itajaí – na Avenida Vereador Carlos Ely Castro n° 100 - importante polo náutico, naval, turístico e industrial. A marina oferece atualmente 320 vagas, sendo 155 vagas secas e 165 vagas molhadas que comporta desde pequenas embarcações até iates e veleiros com mais de 120 pés. Modernos equipamentos como Fork Lift de 12 toneladas e Travel Lift de 75 toneladas; posto de combustível com bandeira BR e única marina no sul do país com diesel Verana; heliponto, além de opções de lazer como sofisticado espaço gastronômico e amplo estacionamento também fazem parte de sua estrutura.
CAPACITAÇÃO EM LONDRES
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros. Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todas as 27 UFs e a validação do mapa foi feita pelos estados e Distrito Federal em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo.
De acordo com o novo mapa, 29% (630) dos municípios estão nas categorias A, B e C. Esses municípios concentram 93% do fluxo de turistas doméstico e 100% do fluxo internacional. Os demais 1.545 municípios, que representam 71% dos casos, figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.
O Tribunal de Contas da União e o Senado Federal reconhecem o Mapa do Turismo Brasileiro como um instrumento de gestão para orientar no desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas e descentralizadas. A atualização periódica do documento se torna, portanto, fundamental para que esse instrumento seja eficaz e respeite o princípio de eficiência da Administração Pública.
Santa Catarina mudou. O estado aumentou de 132 para 184 o número de municípios participantes de suas 12 regiões turísticas. Esses 184 municípios se dividem em 5 categorias, de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro.
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SALÃO NÁUTICO
Inaugurada em dezembro de 2015, a Marina Itajaí pode ser considerada um marco do desenvolvimento náutico brasileiro. Está localizada no centro da cidade catarinense de Itajaí – na Avenida Vereador Carlos Ely Castro n° 100 - importante polo náutico, naval, turístico e industrial. A marina oferece atualmente 320 vagas, sendo 155 vagas secas e 165 vagas molhadas que comporta desde pequenas embarcações até iates e veleiros com mais de 120 pés. Modernos equipamentos como Fork Lift de 12 toneladas e Travel Lift de 75 toneladas; posto de combustível com bandeira BR e única marina no sul do país com diesel Verana; heliponto, além de opções de lazer como sofisticado espaço gastronômico e amplo estacionamento também fazem parte de sua estrutura.
CAPACITAÇÃO EM LONDRES
A região Nordeste do Brasil, onde acontece o maior festival de turismo da região, o FESTIVAL JPA, foi o tema central de capacitação direcionada a 100 agentes de viagens e operadores ingleses de 47 companhias. A iniciativa, realizada pela VBRATA – Visit Brazil Travel Association, aconteceu em parceria com a Embaixada do Brasil, Embratur, por meio do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) do Reino Unido, e com as companhias aéreas TAP e Azul Reino Unido.
A capacitação ocorreu na Embaixada do Brasil em Londres e foi realizada pela executiva do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) do Reino Unido, Lilas Nascimento. Na ocasião, foram apresentados produtos e destinos do Nordeste brasileiro, como a Rota das Emoções, os destinos listados pela Unesco como patrimônio mundial, além das festas juninas, muito tradicionais na região. Os canais digitais da Embratur também foram mencionados como ferramenta essencial para suporte ao trade: entre eles os portais Visit Brasil e o novo portal Visit Brasil World Heritage.
“A proposta deste treinamento foi aumentar o conhecimento desses profissionais sobre o Nordeste brasileiro, motivando a diversificação de destinos comercializados no mercado londrino. Também procuramos intensificar a pauta positiva de promoção do Brasil nas vésperas da primeira Olímpiada e Paralimpíada da América do Sul”, afirmou Vinícius Lummertz, presidente da Embratur.
De acordo com dados do Anuário Estatístico do Ministério do Turismo, em 2016, 189 mil turistas ingleses visitaram o Brasil, ficando em 4° lugar entre os países europeus. Atualmente, 21 voos semanais diretos ligam a Inglaterra ao Brasil. Criada em Londres em 2010, a VBRATA – Visit Brazil Travel Association é uma entidade privada sem fins lucrativos que congrega o trade turístico britânico e europeu emissivos para o Brasil.
A Associação se destina exclusivamente à promoção do Brasil e busca expertise na execução de projetos para tornar a comercialização dos atrativos turísticos e culturais brasileiros cada vez mais profissional e com resultados crescentes.
Sobre o Nordeste, onde é sempre verão, vale ressaltar que pesquisa revela recorde de intenções de viagem para e o Nordeste é mais procurado. A intenção do brasileiro em viajar pelo país nos próximos seis meses foi a maior registrada em junho nos últimos 10 anos, atingindo o índice de 83,6%. A conclusão é do Estudo Sondagem do Consumidor - Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo. Eu mesmo, em agosto quando o frio aperta aqui no sul, passo pelo menos 10 dias de férias em Maragogi.
Não troco por nada. O Nordeste continua na liderança da lista das regiões mais desejadas pelos brasileiros (41,4%), seguida do Sudeste (26,7%), do Sul (17,9%), Norte (8,1%) e Centro-Oeste (5,9%). O grande problema para os brasileiros e o tempo de voo e o tempo absurdo das conexões, fazendo com quem mora no sul perca praticamente um dia para ir e outro para voltar. Existem voos da GOL e LATAM, aqueles mais baratos e onde você passa uma fome danada, que chegam a levar mais de 18 horas e até 23 horas.
Salinas de Maragogi
Em relação a escolha de meios de hospedagem, cinco entre cada dez viajantes que entendem do assunto, escolhem sem a menor sombra de dúvidas, os resorts all inclusive, os demais em pousadas e em, até casa de amigos ou parentes. 11,1% irão optar por albergues, casas alugadas, entre outros. A Sondagem do Consumidor - Intenção de Viagem é realizada todos os meses em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, as sete capitais brasileiras monitoradas representam 70% do fluxo turístico do Brasil.
BRASIL & ARGENTINA
Gustavo Santos (Tur. Arg.), Vinícius Lummertz (Embratur) e deputado Otávio Leite durante encontro em Buenos Aires
Em tempos de alta temporada de brasileiros curtindo as estações de esqui na Argentina, o Brasil e aquele país estão formalizando ação conjunta de promoção para atrair turistas de países distantes, em especial da China, que é considerado o mercado emissor mais importante do momento. Dando sequência às negociações iniciadas em janeiro deste ano em Madri (Espanha), durante a Fitur, o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo, Vinícius Lummertz, definiu com o ministro do Turismo da Argentina, Gustavo Santos, que o protocolo de intenções deverá estar pronto em setembro, para que Mauricio Macri, presidente da Argentina, e Michel Temer, presidente em exercício do Brasil, possam levá-lo para debater com autoridades e trade turístico do País asiático.
Lummertz comemorou o avanço das negociações: “São mais de 100 milhões de chineses viajando pelo mundo anualmente. Apenas 70 mil vão ao Brasil e 35 mil para a Argentina. Estamos longe, a logística é complicada. Por que não unir forças? Hoje foi dado um passo fundamental nesse sentido. Vamos usar a data da reunião do G-20, em Pequim, como um marco para a história da promoção turística para os dois países”.
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A Argentina lidera o ranking dos países que mais enviaram turistas para o Brasil. Em 2015, dos 6,3 milhões de visitantes internacionais, 2 milhões eram argentinos, um crescimento de 17% em relação ao ano anterior. Deste total, 80% escolheram o segmento Lazer, com Sol e Praia, Cultura e Ecoturismo. Atualmente, 267 voos semanais ligam os dois países. Entre janeiro e abril de 2015, a entrada de divisas desse mercado para o Brasil foi US$ 2,081 bilhões.
Cilene del Faro - o Hotel/Spa dos Brasileiros em Ushuaia
TRILHA DAS BRUXAS
A super atleta do Mountain Do, Fabiana Besen, ganhou mais uma. Desta vez a tradicional "Trilha das bruxas" que aconteceu neste último final de semana, 10, em São Pedro de Alcântara. 21 km de pauleira. No masculino quem levou o troféu foi o Ultra Trail Giliard Pinheiro, da fundação Municipal de Bombinhas. Vale o destaque porque eles irão representar Santa Catarina no Ultra Trail Du Mont Blanc Chamonix - na França, agora em agosto. Quem conhece a prova e a região sabe exatamente do que estou falando. É pra feras! Parabéns Fabiana e Giliard !
Não se esqueça que nesta quinta-feira tem o melhor Jazz e a melhor happy hour de Floripa. Reserve tua mesa pra não ficar em pé !
NUCLEO DE TURISMO
A Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú, percebendo a importância cada vez maior do turismo na região, acaba de lançar o Núcleo de Turismo da entidade. O que motivou a criação foi a percepção de que o setor necessitava de um grupo que os integrasse e onde pudessem realizar ações em comum. Através do Encontro Empresarial, que neste ano trouxe o Turismo como grande protagonista, a Acibalc teve a oportunidade de interagir com o trade turístico de Balneário e já aproveitar para divulgar a articulação do Núcleo.
A criação do grupo é de grande importância tanto para a associação, como também para o trade turístico de Balneário Camboriú, já que une os empresários e trabalhadores da área, fomentando esta que é hoje uma das principais atividades econômicas da cidade. Os Núcleos são norteados pelo Sistema Empreender, da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, uma estratégia que estimula a competitividade empresarial, contribuindo para a quebra do isolamento da micro e pequena empresa, promovendo o associativismo e o desenvolvimento do negócio através de inciativas empreendedoras.
O Tapete Vermelho do Festival de Cinema de Gramado começa em frente ao Cercano
REPÚBLICA DOMINICANA
Essa paradisíaca ilha renovou sua participação no 28º FESTURIS! Toda sua magia e beleza caribenha serão divulgadas em Gramado, em novembro.
LATAM & QATAR
A LATAM que ninguém nunca viu, nem bem "se juntou" (Lan Chile & Tam), decidiu fatiar mais um pedaço do "bolo". A Qatar Airways do CEO Akbar Al Baker firmou um acordo de “Subscription Agreement” com o Grupo Latam, para que possa adquirir até 10% do total de participação acionária da sul-americana, isto por meio de um aumento de capital. O anúncio foi realizado na Feira Internacional Aeronáutica de Farnborough, na Inglaterra, onde ambas as empresas foram representadas pelos seus respectivos CEOs: Akbar Al Baker, Group Chief Executive da Qatar Airways, e Enrique Cueto, CEO do LATAM Airlines Group. Qual será a nova loga marca? LAQATAM ou vai te Qatarlatam?
BELLA DA SEMANA
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