quarta-feira, 31 de outubro de 2012

CADERNETA DE POUPANÇA



CADERNETA DE POUPANÇA


O PT conseguiu detonar até com a caderneta de poupança que virou mico no governo da ex-guerrilheira. Saia correndo da poupança, você está perdendo dinheiro. Samy Dana, professor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, passou o aviso: a poupança está pagando 5,1% ao ano. O índice é menor do que o da inflação do período. Trata-se, portanto, de um péssimo negócio. É que a poupança não só não rende ganhos, mas está gerando perdas (prejuízo) para o aplicador. Vale dizer, estão sendo lesados os pequenos poupadores, os assalariados, os pensionistas, os aposentados, aqueles milhões de pessoas que aplicam na poupança seus poucos recursos.

VENCEDOR?
 

Espero que Floripa realmente ganhe com o novo prefeito, todavia o desalento dos manezinhos da Ilha é gritante. Basta  verificar que mais de 30% dos eleitores não votaram em nenhum dos candidatos. Por falta de candidatos a altura, os percentuais de votos brancos, nulos e abstenções tem crescido de forma alarmante. Na eleição deste domingo, o Tribunal Regional Eleitoral registrou que 65.596 pessoas deixaram de votar, o que representa 30,67%.
 

 Os votos nulos somaram 25.548 e os brancos chegaram a 7.884 votos. Neste ano, as abstenções foram 20,32%, contra 17,8% cravados na última eleição municipal, em 2008. Quatro anos antes, 17,7% dos eleitores não votaram. Somados, brancos e nulos também têm crescido. Uma fatia de 12,99% dos eleitores não escolheram Gean ou Cesar para comandar Florianópolis a partir de 2013. Em 2008, esse percentual era de 9,15%. Se esses números irão aumentar dependerá unicamente das ações do novo prefeito e do governador Raimundo Colombo. O eleitor quer efetivamente trabalho além de mudanças positivas.
 
PROMESSAS
 
Fique muito atento prefeito. Está mais do que anotado e registrado. Durante a campanha eleitoral você fez 83 promessas relacionadas às melhorias que pretende fazer na cidade nas áreas da saúde, meio ambiente, mobilidade, economia, educação, cultura, turismo, esporte, inovação, segurança e gestão. As promessas foram colocadas no Promessômetro 2012 Florianópolis

 
SÃO PAULO
 
Na capital paulista foi pior. Pensem bem, escolher entre Serra e um petista, nem eu votaria, tanto que por lá, 1.642.298 simplesmente deixaram de votar. Será que os "para"lamentares entenderão esse recado explícito.
 
CANA DE AÇÚCAR
Essa é pra você que tem um carro flex. Vai aumentar o preço do álcool, já que por ganância (usineiros) e ingerência governamental, a produção brasileira de cana-de-açúcar registrou, em 2011, a menor expansão dos últimos seis anos. Os dados fazem parte da pesquisa Produção Agrícola Municipal, divulgada IBGE. A produção total de cana-de-açúcar do País ficou em 427.364.854 toneladas, resultado apenas 0,2% maior do que o verificado na safra de 2010. Ainda segundo o IBGE, a falta de renovação dos canaviais no momento adequado e a diminuição da quantidade de insumos aplicados, devido à descapitalização dos produtores, agravou a queda de produtividade dos canaviais, que fechou 2011 em menos 3,3%.
 

 Para o IBGE, a queda no ritmo de crescimento da produção e uma maior destinação de cana para a produção de açúcar e também para a produção de álcool anidro (produto que é misturado à gasolina) levaram a uma redução na oferta de álcool hidratado, que é comercializado diretamente nas bombas dos postos de combustíveis. Na real não é só o preço do etanol que vai subir. Da gasolina e açúcar também.
 
APAGÕES
 

Tem ministro indo para a frigideira. O verão nem começou e tem muito ar condicionado para ser ligado, entretanto já temos dois apagões  de grandes proporções em pouco menos de um mês – e o quarto apenas no segundo semestre do ano e, o ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou "inteligentemente" que a sequência de apagões não é normal, e que o sistema elétrico brasileiro vem perdendo a confiabilidade. A é?
 
MORDOMIAS DA JUSTIÇA
 

Além de morosa, corrupta e corruptível, a justiça adora mordomias, tanto que ministros do STJ e presidentes de TRFs embarcam neste fim de semana para uma visita a tribunais da Alemanha. Viajaram em primeira classe e terão todas as despesas pagas pelo erário, com diárias antecipadas em dólar. A viagem, de 27 a 31 de outubro, integra programa de intercâmbio criado pela Corregedoria da Justiça Federal em 2010 - na gestão de Francisco Falcão, atual corregedor nacional de Justiça. Além de Noronha, viajaram como convidados os ministros do STJ Isabel Gallotti e Sidnei Beneti, os membros efetivos do Conselho da Justiça Federal, os presidentes dos TRFs das 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Regiões e o da Ajufe, Nino Toldo.
 
CUSTOS
 
Um bilhete ida e volta para a Alemanha, em primeira classe, custava US$ 10.939 (R$ 22.173) no site da Decolar.com, na semana passada. No programa do intercâmbio, não há reciprocidade em termos de custos. Professores e magistrados alemães que participaram de seminários em Recife, Florianópolis e São Paulo tiveram as despesas pagas pela Justiça Federal. Em São Paulo, o seminário foi organizado pela Fundação Álvares Penteado, com patrocínio do Banco do Brasil e da União.


 
EM ALEMÃO
 
Cabe ressaltar que serão palestras de apenas 15 minutos, em alemão e sem tradução simultânea. Portanto nossos nobres "justiceiros togado" devem dominar perfeitamente a língua alemã. Da gosto de saber que somos um país de primeiro mundo e termos a certeza que nossos paladinos da justiça são poliglotas.
 
SUPER SALÁRIOS
 

Somos tão de primeiro mundo que os contracheques de magistrados do TJ de São Paulo - incluindo o do presidente da Corte, desembargador Ivan Sartori - deram um salto. A folha de setembro, paga no início deste mês, totalizou R$ 98,6 milhões líquidos, ou seja, sem descontos. O TJ paulista é o maior tribunal do País, com 360 desembargadores e 2.100 juízes, além de 43 mil servidores da ativa. De acordo com documento disponível no site do TJ, o holerite mais alto este mês é o do desembargador Caetano Lagrasta Neto, que recebeu R$ 94,3 mil. Juntos, os cinco desembargadores e juízes com holerites mais elevados em outubro receberam R$ 398,2 mil líquidos. Os vencimentos do presidente Sartori chegaram a R$ 58,6 mil. Não é o máximo saber que por tudo isso temos uma justiça rápida? Que os processos não emperram por anos?
 
PÔQUER
 
Terminou nesta segunda-feira no Centro de Eventos do Infinity Blue Resort e Spa, em Balneário Camboriú, SC, a sétima etapa do BSOP (Brazilian Series Of Poker). O evento foi patrocinado pelo famoso site de torneios PokerStars.net. Para o evento principal o limite foi de 800 participantes. O BSOP reúne os maiores nomes do pôquer nacional, e alguns de outros países. Em um ano de torneio, dividido em vários eventos, distribui pontos para os jogadores melhores classificados. No primeiro dia que começou cerca de 300 jogadores da região tentaram a sorte. Para incentivar os competidores, grandes presenças como André Akkari, vencedor de um bracelete BSOP, parte da equipe PokerStars Pro. 
 
Clique na imagem para ampliá-la

A equipe organizadora escolhe cautelosamente os locais para realizar as etapas, e leva em consideração desde a cidade até o local que sedia o torneio. É o terceiro ano que o Infinity Blue Resort e Spa é selecionado para realização de uma das fases do campeonato. Localizado à beira da praia dos amores – semi privativa – na cidade de Balneário Camboriú, o resort tem um amplo salão de eventos que comporta toda a estrutura do campeonato. “Procuramos dar todo o suporte para realização dos mais diversos eventos, com equipe altamente especializada e estrutura única em Balneário Camboriú”, disse o diretor geral do resort, Alberto Cestrone.
 
FERIADÃO NO INFINITY
Falando nisso, vem aí mais uma feriadão prolongado que e o Infinity Blue Resort e Spa, está com pacotes especiais para o Feriado da República, em 15 de novembro. Numa ampla estrutura que possui quatro restaurantes, piscinas, spa, recreação para todas as idades, entre outras muitas atrações, e em frente ao mar da praia dos Amores. Além disso, durante todo o mês de novembro, exceto feriado, a segunda pessoa é convidada do Infinity Blue para hospedagem (100% free).  As promoções de novembro incluem ainda pensão completa – café da manhã, almoço e jantar – e os melhores serviços e estrutura da região.
 

Apresenta variado programa de recreação durante todo o dia, entre brincadeiras e esportes, e o espaço Betinho Carrero. O Spa Infinity Blue conta com mais de 60 opções de massagens relaxantes, revigorantes e estéticas e também salão de beleza completo e bistrô com cardápios balanceados elaborados pela nutricionista. Para mais informações acesse o site www.infinityblue.com.br ou ligue para 47-32610300.
 
AZUL & SKY
 
Clique na imagem para ampliá-la

A Azul, melhor empresa aérea do país pela escolha do leitor da Revista Viagem, anunciou em parceria com a SKY um sistema de TV ao vivo a bordo das aeronaves da Embraer da frota da companhia aérea. O projeto, iniciado há três anos, contou com investimento de cerca de 100 milhões de reais. O serviço será gratuito e oferecerá 48 canais, nacionais e estrangeiros. A programação inclui filmes, jornalismo, esportes e programação infantil, entre outros. Segundo a Azul, os canais já estão disponíveis na maioria de seus jatos.


VIAGEM ESPACIAL
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Durante o Festival do Turismo de Gramado, a agência de viagens Sanchat Tour Operadora apresentará uma novidade ao trade: o lançamento do pacote de viagens espaciais, que será disponibilizado a partir de 2014. Serão formados grupos de 12 passageiros, que vão desembolsar, em média, US$ 100 mil para realizar o sonho do turismo pelo espaço. Segundo o diretor da Sanchat Tour, Roberto Silva, os contratos estão assinados para que em pouco mais de um ano seja possível oferecer o passeio aos brasileiros. “Seremos a primeira agência do País a disponibilizar a viagem de turismo espacial”, afirma. Segundo ele, durante o Festuris será apresentado oficialmente o valor da viagem, entre outros detalhes do pacote. “A idéia é convidar uma personalidade para acompanhar a viagem.”
 
Clique na imagem para ampliá-la

A partida da viagem espacial será de Curaçao. A nave Lynx sairá de uma pista alongada no aeroporto de Hato, com retorno no mesmo local. Em poucos minutos, a Lynx atinge uma altitude de 100 quilômetros – distância cientificamente reconhecida como a “fronteira do espaço”. Os passageiros usufruem de uma visão única da Terra em condições de ausência de gravidade. De acordo com todos os astronautas que já passaram por isso, é nada menos que “uma experiência transcendente”. Todos eles testemunham que a Terra, com a sua atmosfera de uma fina camada azul que a envolve, e particularmente vulnerável e, vista desta perspectiva, é de uma beleza ímpar. A visão panorâmica estende-se da Flórida ao Brasil, com a região das Caraíbas como peça central. O voo dura cerca de uma hora.


RECEPTIVO

Por iniciativa da Vice-Presidente da ABAV-SC, Região Grande Florianópolis, minha sempre amiga Ely Ribeiro da Silveira, foi formada a primeira CÂMARA DE TURISMO RECEPTIVO no Estado de Santa Catarina, que deverá servir de piloto para outros estados brasileiros. O segmento receptivo não tinha até então nem uma entidade de classe que os representasse e por entender que esta representação seja de suma importância para o setor foi que a Ely, sempre empreendedora, tomou a frente e formou um grupo representativo de cada segmento que tenha interesse no turismo receptivo de Santa Catarina.
 

 O grupo está formado com representantes de Operadoras Receptivas, Hotéis, Pousadas, Esportes de Aventura, Termalismo, Parques Temáticos, Passeios Aquáticos, Guias de Turismo, Restaurantes – Bares e similares, Vinícola, Projetos Turísticos, Secretarias de Turismo dos Municípios, Transportes e passeios, Shoppings e lojas. No dia 30/10 o grupo estará se reunindo novamente já para tratar do receptivo no aeroporto e na rodoviária de Florianópolis. Outro assunto que deverá ser tratado é sobre capacitação de hoteleiros no que se refere a tarifários e relacionamento com operadoras e agencias de viagem, que é um dos maiores entraves para que o turista venha para o Estado.
 
BALEIAS & PRAIA DO ROSA
 
Clique na imagem para ampliá-la

Quem escolher a Praia do Rosa para curtir o feriadão pode ter a sorte de ainda encontrar alguma baleia franca por lá.  É que as ilustres visitantes costumam fugir do frio da Antártida e passar a temporada de julho a novembro em águas catarinenses para procriar e amamentar seus filhotes. De acordo com o Instituto Baleia Franca, a Temporada 2012 começou mais cedo, em junho foram avistados os primeiros animais e, por isso, já está no finalzinho da estadia delas por aqui. Este ano foram catalogados 107 animais entre Imbituba e Florianópolis, com grande concentração de exemplares nas baías da Praia do Rosa e de Ibiraquera.

 
RECIFE x EUROPEUS
Em julho, o Recife conquistou o público que circulava pelos principais atrativos de Londres durante as Olimpíadas em pontos como a Trafalgar Square, os parques reais e a Tower Bridge. Depois do sucesso da ação Recife Awaits You, que contou com a participação do Maestro Spok, atores e bailarinos, é a vez da cidade marcar presença no World Travel Market, de 5 a 8 de novembro. O evento é um dos mais prestigiados do mundo dedicado aos profissionais do setor. O secretário adjunto de Turismo do Recife, Wilson Campos Neto, participará da WTM. Além da ação em Londres, o Recife será apresentado como destino durante o International Golf Travel Market, de 12 a 15 de novembro, no Algarve, em Portugal. A expectativa é de que o evento tenha a participação de 600 fornecedores de turismo de golf, 350 operadores de turismo e cem profissionais da imprensa.
 

O Recife dispõe de um campo oficial de golf com 18 buracos e aproximadamente 85 anos de fundação. Localizado no Caxangá Golf & Country Club, o espaço está em uma área de 63 hectares, onde antes funcionava um engenho de açúcar. A idéia é que o idioma e a identidade cultural atraiam os golfistas portugueses à capital pernambucana. Além do Caxangá, há um campo de nove buracos, na cidade de Gravatá, a 80km da capital e dois mini-golfes no Litoral Sul do Estado. O esporte deve ganhar cada vez mais adeptos, uma vez que a modalidade integrará os jogos olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
 
TOP DE MARKETING

A Secretaria de Turismo de Pernambuco, através da Empresa de Turismo de Pernambuco, foi escolhida para receber o Prêmio Top de Marketing 2012, organizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB - PE). O projeto Pernambuco é só chegar concorreu ao prêmio juntamente com mais 24 trabalhos, sendo um dos 12 escolhidos por um júri formado por cinco personalidades da publicidade e marketing brasileiro. O evento de premiação acontece no dia 20 de novembro, às 19h, no auditório do JCPM Trade Center, no bairro do Pina. Abordando o tema ‘Centenário de Luiz Gonzaga’, o objetivo do projeto foi realizar um treinamento dos profissionais de turismo para que estes pudessem conhecer ainda mais os destinos, produtos e serviços oferecidos em Pernambuco, podendo, assim, passar maiores informações ao turista que deseja visitar o Estado.
 

 Entre os meses de maio e junho, o Pernambuco é só chegar mostrou as belezas e riquezas culturais do estado através de recursos sensoriais como: imagens dos atrativos naturais e artificiais, a gastronomia, as personagens da cultura popular, a música e a dança, além de decoração com artesanato. Rodada de negócios, degustação gastronômica, palestra educacional, show musical, além de sorteio de brindes, prêmios e viagens profissionais fizeram parte das múltiplas atividades oferecidas aos convidados.
 
9º ENEC 
 
Representantes de Entidades de Classe de todo o estado participaram do 9º ENEC – Encontro Estadual de Entidades de Classe, no Hotel Baía Norte, em Florianópolis. Promovido pelo CREA-SC em parceria com o CEDEC – Colégio Estadual de Entidades de Classe, o evento tem como objetivo a integração do Conselho com as entidades e a discussão de projetos relacionados à valorização profissional. A programação incluiu cinco palestras com os temas: Portal das entidades de classe; O que o Confea está fazendo para as entidades de classe; Linhas de crédito para as entidades de classe; Ética Profissional: teoria e prática; e Onde nós erramos? Desenvolvimento de lideranças. Também foram realizadas eleições para coordenadores estaduais e regionais do CEDEC, além da apresentação de Cases de Intercâmbios entre CREA-SC e Entidades.
 
BR 101
 
A próxima e última reunião ordinária de 2012 com os representantes das entidades integrantes do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis está com data definida. A 9ª Reunião Ordinária COMDES 2012 será realizada na sexta-feira, dia 9 de novembro, ao meio-dia, em Florianópolis. Na pauta, a avaliação da Mobilização Alça de Contorno – Obras Já!, prestação de contas, apresentação do processo Biguaçu contra a Litoral Sul pelo Prefeito de Biguaçu, Sr. José Castelo Deschamps e Procurador do Município, apresentação do Projeto Metrô de Superfície pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Deputado Renato Hinnig. O COMDES é responsável pela mobilização que cobra a execução do traçado original da Alça de Contorno da BR-101, na Grande Florianópolis, do Km 175, em Biguaçu, ao Km 222, em Palhoça. A Associação Empresarial e Cultural de Biguaçu e Câmara de Dirigentes lojistas de Biguaçu tem como representantes no COMDES o presidente da Acibig, Valério Silva, e o vice-presidente da CDL, Robson de Carvalho.
 
DESTAQUE 2012
 
Fomentar o turismo de negócios e fazer dele uma das fontes de movimentação da economia municipal o ano inteiro – gerando emprego e oportunidades - é um dos objetivos do Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau (FC&VB). Para isso, a entidade trabalha com afinco para trazer a Florianópolis e Região um número expressivo de eventos, especialmente fora da chamada alta-temporada, quando o turismo de lazer é responsável pela grande ocupação nos hotéis e pelo impulso aos demais setores do trade. Mas para somar um bom resultado dentro do segmento de turismo de eventos, parcerias nas captações são fundamentais. Os chamados embaixadores – presidentes de sociedades médicas, acadêmicos e representantes de entidades de classe com potencial para realizar eventos dentro de suas áreas de atuação -, que colaboram efetiva e ativamente para atingir que o Convention atinja esses objetivos. São figuras essenciais nesse processo.
 

 Justamente por isso o FC&VB instituiu em 2011 o Prêmio Destaque Convention, um reconhecimento a quem se empenha em apresentar a cidade e seu potencial de infraestrutura e serviços para a realização de congressos, convenções, feiras, workshops e seminários que garantem a vinda de número expressivo de visitantes. E que em função de estarem a serviço, acabam voltando com a família ou amigos para férias. A esses embaixadores, o Convention Bureau expressa a sua gratidão. Nesta última terça-feira, 30 de outubro, com cerimônia no CentroSul, aconteceu a 2ª edição do Prêmio Destaque Convention. Foram homenageados cinco embaixadores que mais se envolveram com o Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau no processo de captação de eventos para a cidade durante este ano.
 
USHUAIA & AEROLÍNEAS
 
 
Pelo 4º ano consecutivo, Ushuaia, na Terra do Fogo, mantém sua parceria com a Aerolíneas Argentinas permitindo que possam chegar a milhares de agentes de viagem em dezenas de cidades brasileiras. O trabalho da Secretaria de Turismo de Ushuaia consiste também em dar apoio e acompanhamento ao trade do Brasil tanto em Ushuaia como aqui, fornecendo todo tipo de informação, promovendo a maior quantidade de divulgações do destino nos jornais, rádios e tvs e dando atenção personalizada aos grupos de passageiros quando já no naquele espetacular cidade. 
 
 Prefeito de Ushuaia Federico Sciurano e seu Secretário de Turismo Daniel Leguizamón. Clique na imagem para ampliá-la
 
É importante destacar também o apoio político do Prefeito de Ushuaia, Federico Sciurano, às ações técnicas desenvolvidas pela Secretaria de Turismo e seu staff, peças fundamentais em levar adiante ações complexas e muito audaciosas como foi a organização das Séries Charter, onde o município complementou economicamente, o pagamento da hospedagem das tripulações, etc., para poder fechar operações em condições aceitáveis para os operadores. Este trabalho conjunto permitiu destacar o valor de um destino totalmente espetacular e que hoje se vê refletido na quantidade e qualidade crescente de turistas que chegam em todas as temporadas (inverno-verão-outono-primavera) e voltam cada vez mais satisfeitos.
 
Oscar Ghezzi (Pres. Câmara Argentina de Turismo, Fabián Lombardo (Aerolíneas Argentinas) e Leonardo Boto, Secretário Executivo da Inprotur (Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina. Clique na imagem para ampliá-la

Agora no mês de Outubro a maratona de capacitações desenvolvidas pelo Departamento de Assuntos Internacionais da STU deu a largada logo após a ABAV onde o secretario de Turismo de Ushuaia Daniel Leguizamón, manterá reuniões com os operadores, conhecendo suas necessidades , traçando diretrizes para o Inverno Ushuaia 2013, além de consolidar ainda mais a temporada de verão que se inicia. Continua firme o compromisso do Município de Ushuaia através do Prefeito, do Secretário de Turismo e de quem escreve, para apoiar e colaborar em tudo aquilo que estiver ao alcance do destino que é sempre aliado dos valiosos operadores.

Lugares de visita obrigatória em Ushuaia. Clique na imagem para amplia-la
 
JOÃO PESSOA
 
Ainda comemorando o sucesso do 2º Festival do Turismo de João Pessoa, a comissão organizadora do evento apresenta a logomarca da próxima edição que será realizado, na capital paraibana, nos dias 27 e 28 de setembro de 2013. Criada pelo designer Júnior Lira, a marca do 3º Festival do Turismo de João Pessoa emoldura o Farol do Cabo Branco por ícones que remetem ao turismo enfatizando João Pessoa dentro do contexto turístico globalizado. Um dos principais pontos turísticos da Paraíba, o Farol do Cabo Branco (1972), foi projetado pelo arquiteto paraibano Pedro Abraão Dieb. Localizado sobre uma falésia na praia de Cabo Branco, no bairro de mesmo nome, em João Pessoa, está há 800 metros ao norte da Ponta do Seixas, o ponto mais oriental do Brasil continental. O farol é o único no país com formato triangular. Construído em concreto, o monumento apresenta três projeções pontiagudas em forma de asa a 3,5 m do chão. O formato pretende representar o sisal, uma planta do semi-árido que durante muito tempo teve destaque na Economia da Paraíba e representou um dos ciclos econômicos mais duradouros e lucrativos no estado. O sisal produz fibras de múltiplos usos, como para produção do cordel e é muito utilizado no artesanato e na arquitetura de interiores.
 
Clique na imagem para ampliá-la

O Festival do Turismo de João Pessoa foi idealizado em 2009 pelos empresários Cláudio J. S. Jr, Breno e Bruno Mesquita e iniciou como um workshop em 2010. O evento se consolidou como encontro do Trade Turístico no nordeste para capacitação profissional e geração de negócios em toda a cadeia produtiva do turismo. O festival cria espaços para novos contatos; trocas de informações; criação e renovação de parcerias e acordos comerciais entre os mais diversos fornecedores vindos de destinos nacionais e internacionais e os mais importantes operadores e agentes de viagens da região Nordeste. Em 2012, o festival marcou a abertura do novo Centro de Convenções de João Pessoa para o mercado e superou as expectativas da comissão organizadora com crescimento de 78% no número de expositores e superou a metas de participantes. O evento reuniu 542 agentes de viagens das principais cidades do Nordeste e 140 expositores do Trade Turístico regional, nacional e internacional.


DESTINO PARAÍBA
 
Falando em João pessoa, o índice de vendas da operadora CVC para o ‘Destino Paraíba’ aumentou em 44% de outubro de 2011 a outubro de 2012. Esse percentual é o dobro do mesmo período de 2010/2011, quando o índice foi de 22%. Os dados estatísticos são da gerente de produtos da CVC no Estado, Manuela Rodrigues. Ela disse que a Paraíba foi o destino que mais cresceu junto à operadora. “O número de passageiros da CVC para o Destino Paraíba dobrou com relação ao que já vinha crescendo, devido às ações de treinamento. Antes esse tipo de trabalho não era feito, mas é a forma mais eficaz de divulgar um destino. A partir do momento que os treinamentos passaram a ser realizados, pudemos constatar a sua eficácia”, afirmou.
 
Clique na imagem para ampliá-la

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, informa que só este ano o órgão e o trade promoveram mais de 10 treinamentos no país, a exemplo de Brasília, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, nos estados da Região Sul e também em alguns estados nordestinos. As parcerias foram com as operadoras CVC, TAM Viagens, Trend Shangri-lá, Newline, Flytur, Master, Bancorbrás, Voetur, Visual, Wissen Operadora. “Em fevereiro deste ano, nós participamos do Workshop promovido pela CVC em São Paulo, estado que mais envia turistas para a Paraíba. Em 2013, a nossa pretensão é aumentar o número de hotéis participantes destes treinamentos, bem como a participação do próprio Governo do Estado”, afirmou Ruth, ao observar que este ano a ocupação hoteleira na Paraíba manteve-se acima dos 60%, em todos os meses. A presidente da PBTur ressaltou, ainda, que o aumento no número de turistas para o ‘Destino Paraíba’ representam “mais leitos ocupados, mais gente trabalhando, mais empregos e mais renda”.


domingo, 28 de outubro de 2012

NOVO PREFEITO


NOVO PREFEITO



Finalmente terminou mais uma desgraça eleitoral. Finalmente acabou a dinastia dos Berger. Venceu o menos pior. Floripa não teve um candidato a sua altura. Temos promessas demais as quais sabemos que não serão cumpridas. Todas eleitoreiras. Caberá exatamente ao Cesar provar justamente o contrário. Ele não venceu por ser o melhor, mas por não termos algo melhor. E isso cansa! Isso enoja. Agora é lutarmos todos para que o que se pretende as mentes mais sábias, os que pensam na causa pública. Uma só  eleição onde votaremos de vereador a presidente e sem direito a reeleição, com cinco anos de mandato, onde o candidato pensará unicamente em trabalhar e não em se reeleger com obras meramente eleitoreiras e pré eleitorais. Será puramente trabalho. É o que se quer. É o que se pretende. É o que se sonha! O parlamentares sérios irão trabalhar neste sentido enquanto o resto, a imensa maioria farão o possível e impossível para continuarem mamando nas tetas e dormindo em berço esplendido. Outro detalhe ! Quem nasce pra vereador e só sabe fazer isso, vai morrer sempre na praia. O povo não é mais tolo. 


CABO ELEITORAL
 


Lula virou cabo eleitoral do irmão do ministro do STF Ricardo Lewandowski, que é candidato a deputado na Suiça por uma partido de centro-direita. A frase anterior parece o samba do suiço doido, mas é isso mesmo: Marcel irmão de Ricardo Lewandowski, é candidato a deputado no Parlamento suiço pelo BDP nas eleições do fim do mês que vem. Na semana passada, Marcel surpreendeu Lula em Lisboa com um pedido de apoio. Foram feitas fotos dos dois abraçados e a gravação de uma fala do ex-presidente em que pede votos para Marcel. Se isso  vai resultar em votos, são outros quinhentos.
 
PENSANDO BEM
 
Esse negócio de esquerda e direita faliu, pelo jeito... Se a gente pensar bem, talvez nem tenha existido.  São apenas rótulos enfeitados nas prateleiras do supermercado do poder!  Como a especulação é livre, juntando as incógnitas da equação lesandowski tupiniquim, mensalão, compra de votos, voz discordante no STF, favores e conchavos, lewandowski achocolado, será que os bancos suíços, já que são suíços, estão oferecendo seus préstimos na hora certa?  Afinal, tem um bocado de grana na parada.  Você sabe, um canivetinho suíço sempre quebra um galho...

sábado, 27 de outubro de 2012

DEMOROU



DEMOROU
 


O chefão tem que ir pra cadeia de qualquer maneira. Os partidos da oposição já estão preparando um requerimento ao Ministério Público pedindo a retomada de investigações contra esquema do Mensalão do PT. A idéia é que as denúncias de envolvimento do ex-presidente Lula sejam devidamente observadas pelo Ministério Pùblico. "O tribunal fez a sua parte, deu um passo importante no combate à impunidade no País", disse o líder do PSDB, senador Álvaro Dias (PR). "Mas todos sabem que o mensalão não é só o que foi julgado, é muito mais e precisamos alargar o processo para alcançar a totalidade dos responsáveis pelo esquema", justificou. Só nãose pode esquecer que os TUCANOS também tem ficha suja e um telhado de vidro bem fraquinho.


 BRANCOS & NULOS
 

As opções são tão ruim que votar no menos pior já deixou de ser opção, tanto que no primeiro turno das eleições deste ano, 25% dos eleitores optaram por votar em branco, votar nulo ou simplesmente não votar. Foram 35 milhões de votos que deixaram de ser contabilizados. De 2008 para 2012, o aumento de votos brancos e nulos foi de quase 23%.  O desencanto é gigantesco, principalmente com a mesmice. A lentidão na renovação dos quadros políticos, o distanciamento dos partidos dos problemas reais da população, além dos escândalos sem fim e sem justiça, só contribuem para que tenhamos cada vez mais nojo desta classe de "para"lamentares.  No dia que a ficha limpa funcionar totalmente e os corruptos forem literalmente para cadeia, quem sabe mudemos de opinião.
 
ESTRADAS

Pagamos impostos demais. Pagamos pedágios e IPVA demais. Falta mais o que? Vergonha desse desgoverno corrupto. Dos 95,7 mil quilômetros de rodovias avaliados este ano pela Confederação Nacional do Transporte, 60 mil quilômetros apresentam algum tipo de deficiência, o que representa 62,7% do total. Os resultados da 16ª Pesquisa CNT de Rodovias são piores que os apresentados no ano passado, quando 57,4% das rodovias avaliadas foram classificadas com algum tipo de deficiência. Neste ano, 37,3% da extensão pesquisada estão em condições ótimas ou boas de segurança. Em relação ao pavimento, 45,9% têm problemas e 66,2% têm falhas na sinalização. A pesquisa encontrou 221 pontos críticos nas estradas, como erosão na pista, queda de barreira, ponte caída ou buraco grande. Em relação ao ano passado, houve aumento de 36% nas erosões da pista. A ocorrência de faixas centrais desgastadas ou inexistentes aumentou 28,1%, e o aumento das faixas laterais desgastadas ou inexistentes foi de27,7%. As placas encobertas pelo mato também tiveram aumento de 2,4%. A CNT estima que seja preciso investir cerca de R$ 170 bilhões para a modernização da infraestrutura rodoviária no Brasil.


SABORES DE SANTA CATARINA

Os colonizadores portugueses e açorianos deixaram sua herança no litoral catarinense, onde os frutos do mar são os principais ingredientes para as iguarias. Por conta disso acontece o 5º Salão Internacional do Artesanato entre os dias 31 de outubro a 4 de novembro, no Pavilhão de Exposições (ExpoBrasília), no Parque da Cidade. Santa Catarina é o Estado homenageado no evento este ano. Será apresentado ainda o trabalho artesanal da cadeia produtiva de moluscos realizado pela Maricultura Familiar, ressaltando a força, coragem e ousadia das mulheres que se lançam ao mar para realizar esse trabalho. As mulheres deram novas formas para as conchas de moluscos, abrindo um novo caminho na criação de trabalho e renda; além disso, têm despertado o interesse de novos artesãos nas comunidades ribeirinhas produtoras. No cardápio, os pratos levam os nomes das praias mais famosas do litoral catarinense.


 
HARMONIZAÇÃO COM VINHOS
 
Para acompanhar as iguarias da culinária açoriana, a Associação ProGoethe de Urussanga (SC), em parceria com o restaurante Marias do Mar, fará a harmonização dos pratos com os vinhos dos Vales de Uva de Santa Catarina, que conquistou a certificação de Indicação Geográfica de Procedência (IGP), em 2011. 
 
ATRAÇÃO CULTURAL
 
Além da culinária, o restaurante Marias do Mar apresenta um pouco da cultura catarinense com a artista Antonieta Mercês, contando histórias, declamando poesias e mostrando o humor regional. Antonieta, que faz parte do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), é professora aposentada da rede estadual de ensino e historiadora; escreveu o romance Saragaço, sobre uma vila simples de pescadores, e mais dois livros infantis. É também mestra em cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e lançou-se na carreira de atriz aos 60 anos, com uma participação no filme Por apenas um sorriso, produzido pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). 


 DEGUSTAÇÃO ÀS CEGAS
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Uma ação que promete atiçar a curiosidade dos participantes do Festival do Turismo de Gramado (Festuris) foi confirmada pela organização do evento: a degustação às cegas. A iniciativa é da Vinícola Dal Pizzol e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS). Segundo a assessora promocional do Salão de Acessibilidade, Márcia Godinho, um enólogo vendará os participantes, em grupos de dez pessoas, e instigará o paladar de todos. Esta é apenas uma das iniciativas que poderão ser conferidas no salão, uma das novidades lançadas no evento em 2012. Expositores como Ortobrás, município de Socorro (SP), Enit, GJP Hotéis, Arco e Hotel Villa Bella também estarão no espaço.
 
ACESSIBILIDADE

Pioneiro na apresentação do turismo de acessibilidade para alertar o segmento da necessidade de resolver as carências hoje existentes no Brasil, o Festuris prepara os pavilhões da feira, no Serra Park, para que estejam completamente acessíveis, com corredores mais largos, rampas de acesso, elevadores e carros elétricos, entre outros diversos projetos. Em todo o mundo, de acordo com as Nações Unidas, existem 500 milhões de pessoas portadores de deficiência e 80% deles estão em países em desenvolvimento. São quase 36 milhões de brasileiros que possuem deficiência visual, mais de 9 milhões que sofrem de audição, 13 milhões portadores de dificuldade motora e 2,6 milhões com deficiência mental ou intelectual. 
 
PRIORIDADE

Com a Copa do Mundo e as Olímpiadas batendo às portas da maioria dos Estados brasileiros, a acessibilidade deve ser priorizada, e em todas as frentes, pois é o momento de trazer investidores e mostrar o potencial do Brasil, tornando o país de primeiro mundo. A acessibilidade é sempre um assunto muito cobrado pelos turistas. Deste modo, as ações que ocorrerão no evento buscam fomentar ainda mais a preparação para receber os que necessitam de acessibilidade.
 
DESAFIO INTERNACIONAL

O Infinity Blue Resort e Spa, localizado em Balneário Camboriú e distante cerca de 30 minutos do Beto Carrero World, será a hospedagem oficial para os renomados pilotos que disputarão o Desafio das Estrelas Internacional de kart 2013 que acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de janeiro.  A nona edição do evento, organizado pelo piloto brasileiro Felipe Massa, acontecerá no mais novo kartódromo internacional do Parque Beto Carreiro World, em Penha. As edições anteriores aconteceram em Florianópolis, no Sapiens Parque, mas para 2013 o eleito foi o Parque Beto Carreiro, primeiro pela estrutura do kartódromo, e segundo pela proximidade com Balneário Camboriú. Segundo os organizadores, é importante oferecer um local com ótima estrutura turística e hospedagem de alta qualidade.
 

 “O Infinity Blue foi selecionado pelos organizadores do evento para hospedar artistas e grandes nomes do automobilismo mundial porque além de estar situado em Balneário Camboriú, oferece excelente estrutura de produtos e serviços, com praia semi privativa, quatro restaurantes, um completo SPA e opções de lazer e descanso incomparáveis na região”, disse o presidente do Grupo Embraed Rogério Rosa. Em sua 9ª edição, a disputa idealizada por Felipe Massa já reuniu os principais nomes do automobilismo como o próprio Massa, Cacá Bueno,  Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Lucas Di Grassi, Christian Fittipaldi, Bia Figueiredo, Michael Schumacher, Pastor Maldonado, Jeff Gordon e muitos outros nomes. Recebeu em sua última edição cerca de 10 mil pessoas por dia e é grande destaque na mídia nacional. 
 
BROCKER TURISMO

No ano em que completa dezessete anos de atuação, a Brocker Turismo, agência de viagens e receptivo, de Canela (RS), apresenta uma novidade que promete revolucionar o setor de turismo no país. Atenta as inovações do segmento e seguindo a marca de pioneirismo que a destaca no mercado, a empresa inaugurou a Brocker Turismo Gramado, um novo conceito em loja de turismo, que promete despertar a atenção por oferecer um serviço completo para o visitante, indo além do que uma agência proporciona.
 
 
 Inédito no país e inspirado em tendências internacionais de turismo, a Brocker Turismo Gramado será um ponto centralizador para o visitante, que encontrará tudo o que for necessário para uma estadia tranquila e proveitosa na região. O grande diferencial está nos serviços oferecidos, como locação de carros, bicicletas, carrinhos de bebê, cadeirinhas de bebê para carro e ainda locação de GPS. O local também terá venda de ingressos para atrações que acontecem na região, como o Natal Luz e demais eventos que movimentam as cidades durante o ano inteiro. Para completar, a loja também contará com venda de pacotes de passeios turísticos e jantares que envolvem o turismo gastronômico que a região oferece. Tudo isso com uma equipe altamente qualificada e pronta para auxiliar o visitante da melhor maneira.
 
RELAÇÕES & COMUNICADE
 
A empresa, que é umas principais agências de turismo do mercado gaúcho e líder na Serra Gaúcha, também vai aprimorar e aproximar suas relações com a comunidade local. De acordo sócia e Diretora da nova unidade de Gramado, Carlise Bianchi, com o surgimento no novo espaço em Gramado, serão criados novos atrativos para o turista com foco nos atrativos turísticos tradicionais e os novos empreendimentos que estão surgindo, assim como também com o comércio local, como promoções para movimentar a economia da cidade. “Queremos continuar fomentando a economia da Serra Gaúcha através dos milhares de turistas que desembarcam nos destinos que operamos”, comenta Adriane.

ESPAÇO CLASS
 
Um dos destaques do novo empreendimento da empresa será o Espaço Class Brocker Turismo, localizado no andar superior da loja e que é mais um atrativo para quem visitar Gramado e região. Com o objetivo de oferecer ainda mais conforto ao turista que procura assistir aos desfiles e espetáculos dos eventos que acontecem na principal avenida da cidade, a Brocker contará com esse espaço, que proporciona uma melhor visualização das atrações. Com capacidade para 60 pessoas, o local também será destinado para empresas que buscam um ambiente diferenciado para uma ação durante os eventos mais disputados da região. “O Espaço Class Brocker Turismo é voltado para o visitante que busca comodidade e tranquilidade para assistir os espetáculos que fazem parte da programação dos eventos de Gramado. Como está localizado no andar superior da loja, a vista será o grande diferencial do ambiente”, destaca a diretora Comercial da empresa, Luiza Brocker Boeira. 


FEIRA DAS AMÉRICAS


A ABAV está cada vez menor e pior. Já estive em outras Feiras das Américas gigantescas, essa realmente foi a menor, infelizmente. Todavia os números oficiais de balanço dos três dias do evento deste ano, segundo eles, é o melhor de todos (?) já realizado no Rio de Janeiro. Participantes: 26.039 Estandes: 448. Expositores: 5.019. Área ocupada no Riocentro: 45.000 m². Área ocupada por estandes: 30.000 m². Empregos diretos gerados: 1.930. Reuniões na Rodada de Negócios: 500. Empresas na Rodada de Negócios: 150. Operadores na Rodada de Negócios: 38O. Operadores internacionais na Rodada de Negócios: 19. Média de geração de negócios imediata na Rodada de Negócios: 4 milhões. Gestores participantes no Espaço Corporativo: 530. Palestras realizadas na Vila do Saber: 150. Muito estranho isso. Muito estranho mesmo. Desta vez a feira limitou-se somente aos pavilhões três e quatro, enquanto nos anteriores chegavam a cinco pavilhões. Um mundo de gente.
 
HOTEIS & FINAL DE ANO
 
Percebi também na Feira das Américas, onde o trade nacional e internacional estavam reunidos que infelizmente está cada dia mais caro, difícil e demorado demais (malha aárea) conhecer o nosso próprio país,  valendo muito mais a pena viajar para o exterior. Exemplo disso eu acabei de ver na revista de Bordo da GOL. Reveillon no Costão do Santinho, sete dias, por pessoa: R$ 7.800,00, fora alimentação, aéreo, transfer, etc. Agora; pacotes para o Natal, Réveillon, Carnaval, férias de janeiro, enfim, qualquer período da tua escolha, para o Caribe (Cancun, Punta Cana...) com aéreo, transfer e all inclusive, total: R$ 3.000,00 por pessoa. Algo de muito errado, mas muito errado mesmo está acontecendo e precisa ser revisto com urgência e seriedade pela nossa hotelaria. Outra coisa absurda é o preço da hotelaria no Rio de Janeiro. Completamente fora da realidade. Pela hora da morte.

VIAGEM & TURISMO

Mas mesmo assim e com prestações a perder de vista, a população de baixa renda no Brasil aproveitou para viajar pelo Brasil. É o que reflete um estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para o Ministério do Turismo, divulgado pelo ministro Gastão Vieira  na 40ª Feira das Américas, da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), no Rio de Janeiro. Em 2011, 58,9 milhões de pessoas fizeram pelo menos uma viagem doméstica. Na edição anterior do levantamento, em 2007, foram 49,7 milhões os viajantes. O crescimento registrado foi de 18,5%, sendo que a população de baixa renda foi responsável pelo maior salto: 21%, um número recorde.
 
CARO DEMAIS
 
Entretanto continua sendo muito mais barato, rápido e fácil viajar para o exterior e tudo com all-inclusive e aéreo incluídos como escrevi acima. Tanto que Vieira reconheceu que viajar pelo Brasil é muito caro, até para estrangeiros, especialmente em cidades como o Rio de Janeiro. Vieira salienta, é importante que o próprio setor continue investindo. Os dados fazem parte do Estudo da Demanda Turística Doméstica 2012, que pesquisou o perfil das viagens realizadas em 2011 por 39 mil famílias brasileiras. A pesquisa revela ainda que o número de viagens domésticas realizadas no Brasil saltou de 161 milhões em 2007 para 191 milhões em 2011. E não foram só as viagens domésticas que registraram crescimento: o número de brasileiros que viajaram ao Exterior aumentou 57%. Em 2007, apenas 2,7% das famílias haviam feito viagens internacionais. Em 2011, o percentual subiu para 4,3%.

DICA DE HOTEL

Agora um hotel de primeira, isto é um Hotel Boutique, ótimo, preço justo, atendimento de primeira qualidade é o Gávea Tropical. Um luxo e você nem vai acreditar no preço, muito, mas muito mais barato do que qualquer um meia boca em Copacabana. O Gávea Tropical Boutique Hotel tem uma atmosfera única, está localizado na Mata Atlântica nas montanhas da Gávea, onde os hóspedes podem interagir com animais selvagens que vivem nos arredores, como o "mico", pequenos macacos que juntam-se a nós todos os dias durante o café da manhã. 


A sua decoração é uma mistura de estilos tailandês e tropical que são totalmente sincronizados com a natureza. Cada suite com um terraço privado tem uma vista panorâmica do Cristo Redentor, Pão de açúcar e da Lagoa Rodrigo de Freitas. O melhor esconderijo com oriental spa resort para tornar sua estadia no Rio inesquecível.. Inacreditável. Virei cliente de carteirinha.
 
CHECK IN

 

Até parece que é sério. O cabide de empregos da Agência Nacional de Aviação Civil vai fazer uma auditoria operacional no sistema de check in das empresas TAM e Gol por causa dos problemas recentes apresentados na emissão de bilhetes. Segundo a Anac, na manhã desta quinta-feira, o sistema da empresa Gol apresentou instabilidade, com impactos pouco significativos em alguns aeroportos, de acordo com monitoramento da agência. Na próxima quarta-feira, a diretoria da Anac vai fazer uma reunião com a Gol e a Secretaria de Aviação Civil (SAC) para que a empresa possa explicar as causas dos problemas em seus sistema de check-in. A Gol já tinha sido notificada pela Anac por causa dos problemas ocorridos na última segunda-feira e terá dez dias para apresentar comprovantes de prestação de assistência aos passageiros nos casos de atrasos e cancelamentos de vôos. O descumprimento das regras pode gerar multas entre R$ 4 mil e R$ 10 mil por passageiro, podendo chegar a R$ 1,74 milhão por vôo.
 
TAM

 
No dia 15 deste mês, a TAM foi notificada pela Anac para prestar explicações sobre as falhas apresentadas no sistema de check in da companhia ocorridas nessa data em diversos aeroportos do País. Na ocasião, o sistema utilizado pela companhia aérea nos procedimentos de embarque sofreu instabilidade, atingindo a atividade da empresa em todos os aeroportos. A empresa teve que comprovar a prestação de assistência aos passageiros afetados pelos atrasos.
 
SUPER ÓTICA

A Ótica Diniz, maior rede de ótica do País, inaugura nesta segunda-feira, dia 29, às 10 horas, as primeiras lojas primes, no SHOPPING VIA CATARINA e CONTINENTE PARK SHOPPING, ambas no continente. A rede abre com uma proposta em produtos diferenciados com instalações modernas para o publico mais exigente, As lojas possuem características singulares, como um layout sofisticado e exclusivo, proporcionando maior conforto ao cliente. Entre os produtos comercializados estão as grifes de ronome internacional como: Givenchy, Carolina Herrera, Gucci, Tom Ford, Vogue, Ray Ban, Hugo Boss, Roberto Cavalli e Ermenegildo Zegna. A marca também tem parceria com as maiores fabricantes de lentes oftalmicas do mundo, como Zeiss, Essilor, Rodenstock e Hoya, ou seja, tecnologia de ponta a serviço do cliente. Agora você tem mais motivos para adquirir seus óculos de grau ou solar.
 
 
Giovanna Lancellotti sempre presente nos eventos da Òtica Diniz Prime

“Nosso foco principal são produtos de excelente qualidade e com uma boa relação custo benefício”, destaca o diretor da rede em Santa Catarina, Marco Aurélio.  Presente há 20 anos no mercado, a Diniz é a rede de franquias que mais cresce no segmento de óticas no Brasil. Até o ano de 2000, contava com apenas 24 pontos de venda em São Luís do Maranhão, cidade-sede da empresa. Doze anos depois, a rede tem hoje nada menos que 600 lojas em todo o país, incluindo o Distrito Federal. Atualmente, a rede está presente em 150 cidades e ocupa a posição de líder de mercado em 24 dos 26 estados brasileiros. A expectativa da marca é de inaugurar, nos próximos dois anos, 400 novas lojas em 300 cidades.
 
CULINÁRIA DO PAMPA
 
O Parque Gaúcho de Gramado realizou o lançamento oficial de uma inédita opção gastronômica no Rio Grande do Sul, o Café Gaúcho. Com a proposta de resgatar a culinária típica do pampa, a novidade gastronômica foi criada especialmente para os clientes CVC que visitam a Serra Gaúcha. O primeiro grupo de 45 turistas visitou o Parque Gaúcho na tarde desta última quinta-feira, 25. Além de conhecer a história da formação do gaúcho e de assistir demonstrações da lida campeira, os turistas apreciaram a culinária típica do pampa. O pão de campo quentinho recém saído do forno à lenha, a linguiça assada na brasa, a manteiga fresca, o doce de leite uruguaio, o mel de flor de laranjeira estão entre as delícias do Café Gaúcho. Para tomar, uma variada lista de opções que vão desde o exótico mate cozido até o incomparável café passado na hora, além de chás, leite e sucos diversos.
 
Clique na imagem para ampliá-la

Para a diretora comercial da Turistur, Fernanda Sturmer, o passeio vem ao encontro dos anseios e expectativas dos passageiros da CVC. “A Serra Gaúcha possui uma imagem firmada com a colonização alemã e italiana, mas faltava um projeto efetivo para a cultura gaúcha. O turista quer viver a tradição e o Parque Gaúcho é o lugar ideal”, afirma. Além dos passageiros da CVC, o Café Campeiro pode ser apreciado pelos turistas que visitarem o parque diariamente a partir das 15h30. O Parque Gaúcho é o único parque temático do mundo que resgata a formação antropológica do gaúcho. O empreendimento fica no Km 35 da ERS-115, na mesma entrada do Gramadozoo.