quarta-feira, 31 de outubro de 2012

CADERNETA DE POUPANÇA



CADERNETA DE POUPANÇA


O PT conseguiu detonar até com a caderneta de poupança que virou mico no governo da ex-guerrilheira. Saia correndo da poupança, você está perdendo dinheiro. Samy Dana, professor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, passou o aviso: a poupança está pagando 5,1% ao ano. O índice é menor do que o da inflação do período. Trata-se, portanto, de um péssimo negócio. É que a poupança não só não rende ganhos, mas está gerando perdas (prejuízo) para o aplicador. Vale dizer, estão sendo lesados os pequenos poupadores, os assalariados, os pensionistas, os aposentados, aqueles milhões de pessoas que aplicam na poupança seus poucos recursos.

VENCEDOR?
 

Espero que Floripa realmente ganhe com o novo prefeito, todavia o desalento dos manezinhos da Ilha é gritante. Basta  verificar que mais de 30% dos eleitores não votaram em nenhum dos candidatos. Por falta de candidatos a altura, os percentuais de votos brancos, nulos e abstenções tem crescido de forma alarmante. Na eleição deste domingo, o Tribunal Regional Eleitoral registrou que 65.596 pessoas deixaram de votar, o que representa 30,67%.
 

 Os votos nulos somaram 25.548 e os brancos chegaram a 7.884 votos. Neste ano, as abstenções foram 20,32%, contra 17,8% cravados na última eleição municipal, em 2008. Quatro anos antes, 17,7% dos eleitores não votaram. Somados, brancos e nulos também têm crescido. Uma fatia de 12,99% dos eleitores não escolheram Gean ou Cesar para comandar Florianópolis a partir de 2013. Em 2008, esse percentual era de 9,15%. Se esses números irão aumentar dependerá unicamente das ações do novo prefeito e do governador Raimundo Colombo. O eleitor quer efetivamente trabalho além de mudanças positivas.
 
PROMESSAS
 
Fique muito atento prefeito. Está mais do que anotado e registrado. Durante a campanha eleitoral você fez 83 promessas relacionadas às melhorias que pretende fazer na cidade nas áreas da saúde, meio ambiente, mobilidade, economia, educação, cultura, turismo, esporte, inovação, segurança e gestão. As promessas foram colocadas no Promessômetro 2012 Florianópolis

 
SÃO PAULO
 
Na capital paulista foi pior. Pensem bem, escolher entre Serra e um petista, nem eu votaria, tanto que por lá, 1.642.298 simplesmente deixaram de votar. Será que os "para"lamentares entenderão esse recado explícito.
 
CANA DE AÇÚCAR
Essa é pra você que tem um carro flex. Vai aumentar o preço do álcool, já que por ganância (usineiros) e ingerência governamental, a produção brasileira de cana-de-açúcar registrou, em 2011, a menor expansão dos últimos seis anos. Os dados fazem parte da pesquisa Produção Agrícola Municipal, divulgada IBGE. A produção total de cana-de-açúcar do País ficou em 427.364.854 toneladas, resultado apenas 0,2% maior do que o verificado na safra de 2010. Ainda segundo o IBGE, a falta de renovação dos canaviais no momento adequado e a diminuição da quantidade de insumos aplicados, devido à descapitalização dos produtores, agravou a queda de produtividade dos canaviais, que fechou 2011 em menos 3,3%.
 

 Para o IBGE, a queda no ritmo de crescimento da produção e uma maior destinação de cana para a produção de açúcar e também para a produção de álcool anidro (produto que é misturado à gasolina) levaram a uma redução na oferta de álcool hidratado, que é comercializado diretamente nas bombas dos postos de combustíveis. Na real não é só o preço do etanol que vai subir. Da gasolina e açúcar também.
 
APAGÕES
 

Tem ministro indo para a frigideira. O verão nem começou e tem muito ar condicionado para ser ligado, entretanto já temos dois apagões  de grandes proporções em pouco menos de um mês – e o quarto apenas no segundo semestre do ano e, o ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou "inteligentemente" que a sequência de apagões não é normal, e que o sistema elétrico brasileiro vem perdendo a confiabilidade. A é?
 
MORDOMIAS DA JUSTIÇA
 

Além de morosa, corrupta e corruptível, a justiça adora mordomias, tanto que ministros do STJ e presidentes de TRFs embarcam neste fim de semana para uma visita a tribunais da Alemanha. Viajaram em primeira classe e terão todas as despesas pagas pelo erário, com diárias antecipadas em dólar. A viagem, de 27 a 31 de outubro, integra programa de intercâmbio criado pela Corregedoria da Justiça Federal em 2010 - na gestão de Francisco Falcão, atual corregedor nacional de Justiça. Além de Noronha, viajaram como convidados os ministros do STJ Isabel Gallotti e Sidnei Beneti, os membros efetivos do Conselho da Justiça Federal, os presidentes dos TRFs das 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Regiões e o da Ajufe, Nino Toldo.
 
CUSTOS
 
Um bilhete ida e volta para a Alemanha, em primeira classe, custava US$ 10.939 (R$ 22.173) no site da Decolar.com, na semana passada. No programa do intercâmbio, não há reciprocidade em termos de custos. Professores e magistrados alemães que participaram de seminários em Recife, Florianópolis e São Paulo tiveram as despesas pagas pela Justiça Federal. Em São Paulo, o seminário foi organizado pela Fundação Álvares Penteado, com patrocínio do Banco do Brasil e da União.


 
EM ALEMÃO
 
Cabe ressaltar que serão palestras de apenas 15 minutos, em alemão e sem tradução simultânea. Portanto nossos nobres "justiceiros togado" devem dominar perfeitamente a língua alemã. Da gosto de saber que somos um país de primeiro mundo e termos a certeza que nossos paladinos da justiça são poliglotas.
 
SUPER SALÁRIOS
 

Somos tão de primeiro mundo que os contracheques de magistrados do TJ de São Paulo - incluindo o do presidente da Corte, desembargador Ivan Sartori - deram um salto. A folha de setembro, paga no início deste mês, totalizou R$ 98,6 milhões líquidos, ou seja, sem descontos. O TJ paulista é o maior tribunal do País, com 360 desembargadores e 2.100 juízes, além de 43 mil servidores da ativa. De acordo com documento disponível no site do TJ, o holerite mais alto este mês é o do desembargador Caetano Lagrasta Neto, que recebeu R$ 94,3 mil. Juntos, os cinco desembargadores e juízes com holerites mais elevados em outubro receberam R$ 398,2 mil líquidos. Os vencimentos do presidente Sartori chegaram a R$ 58,6 mil. Não é o máximo saber que por tudo isso temos uma justiça rápida? Que os processos não emperram por anos?
 
PÔQUER
 
Terminou nesta segunda-feira no Centro de Eventos do Infinity Blue Resort e Spa, em Balneário Camboriú, SC, a sétima etapa do BSOP (Brazilian Series Of Poker). O evento foi patrocinado pelo famoso site de torneios PokerStars.net. Para o evento principal o limite foi de 800 participantes. O BSOP reúne os maiores nomes do pôquer nacional, e alguns de outros países. Em um ano de torneio, dividido em vários eventos, distribui pontos para os jogadores melhores classificados. No primeiro dia que começou cerca de 300 jogadores da região tentaram a sorte. Para incentivar os competidores, grandes presenças como André Akkari, vencedor de um bracelete BSOP, parte da equipe PokerStars Pro. 
 
Clique na imagem para ampliá-la

A equipe organizadora escolhe cautelosamente os locais para realizar as etapas, e leva em consideração desde a cidade até o local que sedia o torneio. É o terceiro ano que o Infinity Blue Resort e Spa é selecionado para realização de uma das fases do campeonato. Localizado à beira da praia dos amores – semi privativa – na cidade de Balneário Camboriú, o resort tem um amplo salão de eventos que comporta toda a estrutura do campeonato. “Procuramos dar todo o suporte para realização dos mais diversos eventos, com equipe altamente especializada e estrutura única em Balneário Camboriú”, disse o diretor geral do resort, Alberto Cestrone.
 
FERIADÃO NO INFINITY
Falando nisso, vem aí mais uma feriadão prolongado que e o Infinity Blue Resort e Spa, está com pacotes especiais para o Feriado da República, em 15 de novembro. Numa ampla estrutura que possui quatro restaurantes, piscinas, spa, recreação para todas as idades, entre outras muitas atrações, e em frente ao mar da praia dos Amores. Além disso, durante todo o mês de novembro, exceto feriado, a segunda pessoa é convidada do Infinity Blue para hospedagem (100% free).  As promoções de novembro incluem ainda pensão completa – café da manhã, almoço e jantar – e os melhores serviços e estrutura da região.
 

Apresenta variado programa de recreação durante todo o dia, entre brincadeiras e esportes, e o espaço Betinho Carrero. O Spa Infinity Blue conta com mais de 60 opções de massagens relaxantes, revigorantes e estéticas e também salão de beleza completo e bistrô com cardápios balanceados elaborados pela nutricionista. Para mais informações acesse o site www.infinityblue.com.br ou ligue para 47-32610300.
 
AZUL & SKY
 
Clique na imagem para ampliá-la

A Azul, melhor empresa aérea do país pela escolha do leitor da Revista Viagem, anunciou em parceria com a SKY um sistema de TV ao vivo a bordo das aeronaves da Embraer da frota da companhia aérea. O projeto, iniciado há três anos, contou com investimento de cerca de 100 milhões de reais. O serviço será gratuito e oferecerá 48 canais, nacionais e estrangeiros. A programação inclui filmes, jornalismo, esportes e programação infantil, entre outros. Segundo a Azul, os canais já estão disponíveis na maioria de seus jatos.


VIAGEM ESPACIAL
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Durante o Festival do Turismo de Gramado, a agência de viagens Sanchat Tour Operadora apresentará uma novidade ao trade: o lançamento do pacote de viagens espaciais, que será disponibilizado a partir de 2014. Serão formados grupos de 12 passageiros, que vão desembolsar, em média, US$ 100 mil para realizar o sonho do turismo pelo espaço. Segundo o diretor da Sanchat Tour, Roberto Silva, os contratos estão assinados para que em pouco mais de um ano seja possível oferecer o passeio aos brasileiros. “Seremos a primeira agência do País a disponibilizar a viagem de turismo espacial”, afirma. Segundo ele, durante o Festuris será apresentado oficialmente o valor da viagem, entre outros detalhes do pacote. “A idéia é convidar uma personalidade para acompanhar a viagem.”
 
Clique na imagem para ampliá-la

A partida da viagem espacial será de Curaçao. A nave Lynx sairá de uma pista alongada no aeroporto de Hato, com retorno no mesmo local. Em poucos minutos, a Lynx atinge uma altitude de 100 quilômetros – distância cientificamente reconhecida como a “fronteira do espaço”. Os passageiros usufruem de uma visão única da Terra em condições de ausência de gravidade. De acordo com todos os astronautas que já passaram por isso, é nada menos que “uma experiência transcendente”. Todos eles testemunham que a Terra, com a sua atmosfera de uma fina camada azul que a envolve, e particularmente vulnerável e, vista desta perspectiva, é de uma beleza ímpar. A visão panorâmica estende-se da Flórida ao Brasil, com a região das Caraíbas como peça central. O voo dura cerca de uma hora.


RECEPTIVO

Por iniciativa da Vice-Presidente da ABAV-SC, Região Grande Florianópolis, minha sempre amiga Ely Ribeiro da Silveira, foi formada a primeira CÂMARA DE TURISMO RECEPTIVO no Estado de Santa Catarina, que deverá servir de piloto para outros estados brasileiros. O segmento receptivo não tinha até então nem uma entidade de classe que os representasse e por entender que esta representação seja de suma importância para o setor foi que a Ely, sempre empreendedora, tomou a frente e formou um grupo representativo de cada segmento que tenha interesse no turismo receptivo de Santa Catarina.
 

 O grupo está formado com representantes de Operadoras Receptivas, Hotéis, Pousadas, Esportes de Aventura, Termalismo, Parques Temáticos, Passeios Aquáticos, Guias de Turismo, Restaurantes – Bares e similares, Vinícola, Projetos Turísticos, Secretarias de Turismo dos Municípios, Transportes e passeios, Shoppings e lojas. No dia 30/10 o grupo estará se reunindo novamente já para tratar do receptivo no aeroporto e na rodoviária de Florianópolis. Outro assunto que deverá ser tratado é sobre capacitação de hoteleiros no que se refere a tarifários e relacionamento com operadoras e agencias de viagem, que é um dos maiores entraves para que o turista venha para o Estado.
 
BALEIAS & PRAIA DO ROSA
 
Clique na imagem para ampliá-la

Quem escolher a Praia do Rosa para curtir o feriadão pode ter a sorte de ainda encontrar alguma baleia franca por lá.  É que as ilustres visitantes costumam fugir do frio da Antártida e passar a temporada de julho a novembro em águas catarinenses para procriar e amamentar seus filhotes. De acordo com o Instituto Baleia Franca, a Temporada 2012 começou mais cedo, em junho foram avistados os primeiros animais e, por isso, já está no finalzinho da estadia delas por aqui. Este ano foram catalogados 107 animais entre Imbituba e Florianópolis, com grande concentração de exemplares nas baías da Praia do Rosa e de Ibiraquera.

 
RECIFE x EUROPEUS
Em julho, o Recife conquistou o público que circulava pelos principais atrativos de Londres durante as Olimpíadas em pontos como a Trafalgar Square, os parques reais e a Tower Bridge. Depois do sucesso da ação Recife Awaits You, que contou com a participação do Maestro Spok, atores e bailarinos, é a vez da cidade marcar presença no World Travel Market, de 5 a 8 de novembro. O evento é um dos mais prestigiados do mundo dedicado aos profissionais do setor. O secretário adjunto de Turismo do Recife, Wilson Campos Neto, participará da WTM. Além da ação em Londres, o Recife será apresentado como destino durante o International Golf Travel Market, de 12 a 15 de novembro, no Algarve, em Portugal. A expectativa é de que o evento tenha a participação de 600 fornecedores de turismo de golf, 350 operadores de turismo e cem profissionais da imprensa.
 

O Recife dispõe de um campo oficial de golf com 18 buracos e aproximadamente 85 anos de fundação. Localizado no Caxangá Golf & Country Club, o espaço está em uma área de 63 hectares, onde antes funcionava um engenho de açúcar. A idéia é que o idioma e a identidade cultural atraiam os golfistas portugueses à capital pernambucana. Além do Caxangá, há um campo de nove buracos, na cidade de Gravatá, a 80km da capital e dois mini-golfes no Litoral Sul do Estado. O esporte deve ganhar cada vez mais adeptos, uma vez que a modalidade integrará os jogos olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
 
TOP DE MARKETING

A Secretaria de Turismo de Pernambuco, através da Empresa de Turismo de Pernambuco, foi escolhida para receber o Prêmio Top de Marketing 2012, organizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB - PE). O projeto Pernambuco é só chegar concorreu ao prêmio juntamente com mais 24 trabalhos, sendo um dos 12 escolhidos por um júri formado por cinco personalidades da publicidade e marketing brasileiro. O evento de premiação acontece no dia 20 de novembro, às 19h, no auditório do JCPM Trade Center, no bairro do Pina. Abordando o tema ‘Centenário de Luiz Gonzaga’, o objetivo do projeto foi realizar um treinamento dos profissionais de turismo para que estes pudessem conhecer ainda mais os destinos, produtos e serviços oferecidos em Pernambuco, podendo, assim, passar maiores informações ao turista que deseja visitar o Estado.
 

 Entre os meses de maio e junho, o Pernambuco é só chegar mostrou as belezas e riquezas culturais do estado através de recursos sensoriais como: imagens dos atrativos naturais e artificiais, a gastronomia, as personagens da cultura popular, a música e a dança, além de decoração com artesanato. Rodada de negócios, degustação gastronômica, palestra educacional, show musical, além de sorteio de brindes, prêmios e viagens profissionais fizeram parte das múltiplas atividades oferecidas aos convidados.
 
9º ENEC 
 
Representantes de Entidades de Classe de todo o estado participaram do 9º ENEC – Encontro Estadual de Entidades de Classe, no Hotel Baía Norte, em Florianópolis. Promovido pelo CREA-SC em parceria com o CEDEC – Colégio Estadual de Entidades de Classe, o evento tem como objetivo a integração do Conselho com as entidades e a discussão de projetos relacionados à valorização profissional. A programação incluiu cinco palestras com os temas: Portal das entidades de classe; O que o Confea está fazendo para as entidades de classe; Linhas de crédito para as entidades de classe; Ética Profissional: teoria e prática; e Onde nós erramos? Desenvolvimento de lideranças. Também foram realizadas eleições para coordenadores estaduais e regionais do CEDEC, além da apresentação de Cases de Intercâmbios entre CREA-SC e Entidades.
 
BR 101
 
A próxima e última reunião ordinária de 2012 com os representantes das entidades integrantes do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis está com data definida. A 9ª Reunião Ordinária COMDES 2012 será realizada na sexta-feira, dia 9 de novembro, ao meio-dia, em Florianópolis. Na pauta, a avaliação da Mobilização Alça de Contorno – Obras Já!, prestação de contas, apresentação do processo Biguaçu contra a Litoral Sul pelo Prefeito de Biguaçu, Sr. José Castelo Deschamps e Procurador do Município, apresentação do Projeto Metrô de Superfície pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Deputado Renato Hinnig. O COMDES é responsável pela mobilização que cobra a execução do traçado original da Alça de Contorno da BR-101, na Grande Florianópolis, do Km 175, em Biguaçu, ao Km 222, em Palhoça. A Associação Empresarial e Cultural de Biguaçu e Câmara de Dirigentes lojistas de Biguaçu tem como representantes no COMDES o presidente da Acibig, Valério Silva, e o vice-presidente da CDL, Robson de Carvalho.
 
DESTAQUE 2012
 
Fomentar o turismo de negócios e fazer dele uma das fontes de movimentação da economia municipal o ano inteiro – gerando emprego e oportunidades - é um dos objetivos do Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau (FC&VB). Para isso, a entidade trabalha com afinco para trazer a Florianópolis e Região um número expressivo de eventos, especialmente fora da chamada alta-temporada, quando o turismo de lazer é responsável pela grande ocupação nos hotéis e pelo impulso aos demais setores do trade. Mas para somar um bom resultado dentro do segmento de turismo de eventos, parcerias nas captações são fundamentais. Os chamados embaixadores – presidentes de sociedades médicas, acadêmicos e representantes de entidades de classe com potencial para realizar eventos dentro de suas áreas de atuação -, que colaboram efetiva e ativamente para atingir que o Convention atinja esses objetivos. São figuras essenciais nesse processo.
 

 Justamente por isso o FC&VB instituiu em 2011 o Prêmio Destaque Convention, um reconhecimento a quem se empenha em apresentar a cidade e seu potencial de infraestrutura e serviços para a realização de congressos, convenções, feiras, workshops e seminários que garantem a vinda de número expressivo de visitantes. E que em função de estarem a serviço, acabam voltando com a família ou amigos para férias. A esses embaixadores, o Convention Bureau expressa a sua gratidão. Nesta última terça-feira, 30 de outubro, com cerimônia no CentroSul, aconteceu a 2ª edição do Prêmio Destaque Convention. Foram homenageados cinco embaixadores que mais se envolveram com o Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau no processo de captação de eventos para a cidade durante este ano.
 
USHUAIA & AEROLÍNEAS
 
 
Pelo 4º ano consecutivo, Ushuaia, na Terra do Fogo, mantém sua parceria com a Aerolíneas Argentinas permitindo que possam chegar a milhares de agentes de viagem em dezenas de cidades brasileiras. O trabalho da Secretaria de Turismo de Ushuaia consiste também em dar apoio e acompanhamento ao trade do Brasil tanto em Ushuaia como aqui, fornecendo todo tipo de informação, promovendo a maior quantidade de divulgações do destino nos jornais, rádios e tvs e dando atenção personalizada aos grupos de passageiros quando já no naquele espetacular cidade. 
 
 Prefeito de Ushuaia Federico Sciurano e seu Secretário de Turismo Daniel Leguizamón. Clique na imagem para ampliá-la
 
É importante destacar também o apoio político do Prefeito de Ushuaia, Federico Sciurano, às ações técnicas desenvolvidas pela Secretaria de Turismo e seu staff, peças fundamentais em levar adiante ações complexas e muito audaciosas como foi a organização das Séries Charter, onde o município complementou economicamente, o pagamento da hospedagem das tripulações, etc., para poder fechar operações em condições aceitáveis para os operadores. Este trabalho conjunto permitiu destacar o valor de um destino totalmente espetacular e que hoje se vê refletido na quantidade e qualidade crescente de turistas que chegam em todas as temporadas (inverno-verão-outono-primavera) e voltam cada vez mais satisfeitos.
 
Oscar Ghezzi (Pres. Câmara Argentina de Turismo, Fabián Lombardo (Aerolíneas Argentinas) e Leonardo Boto, Secretário Executivo da Inprotur (Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina. Clique na imagem para ampliá-la

Agora no mês de Outubro a maratona de capacitações desenvolvidas pelo Departamento de Assuntos Internacionais da STU deu a largada logo após a ABAV onde o secretario de Turismo de Ushuaia Daniel Leguizamón, manterá reuniões com os operadores, conhecendo suas necessidades , traçando diretrizes para o Inverno Ushuaia 2013, além de consolidar ainda mais a temporada de verão que se inicia. Continua firme o compromisso do Município de Ushuaia através do Prefeito, do Secretário de Turismo e de quem escreve, para apoiar e colaborar em tudo aquilo que estiver ao alcance do destino que é sempre aliado dos valiosos operadores.

Lugares de visita obrigatória em Ushuaia. Clique na imagem para amplia-la
 
JOÃO PESSOA
 
Ainda comemorando o sucesso do 2º Festival do Turismo de João Pessoa, a comissão organizadora do evento apresenta a logomarca da próxima edição que será realizado, na capital paraibana, nos dias 27 e 28 de setembro de 2013. Criada pelo designer Júnior Lira, a marca do 3º Festival do Turismo de João Pessoa emoldura o Farol do Cabo Branco por ícones que remetem ao turismo enfatizando João Pessoa dentro do contexto turístico globalizado. Um dos principais pontos turísticos da Paraíba, o Farol do Cabo Branco (1972), foi projetado pelo arquiteto paraibano Pedro Abraão Dieb. Localizado sobre uma falésia na praia de Cabo Branco, no bairro de mesmo nome, em João Pessoa, está há 800 metros ao norte da Ponta do Seixas, o ponto mais oriental do Brasil continental. O farol é o único no país com formato triangular. Construído em concreto, o monumento apresenta três projeções pontiagudas em forma de asa a 3,5 m do chão. O formato pretende representar o sisal, uma planta do semi-árido que durante muito tempo teve destaque na Economia da Paraíba e representou um dos ciclos econômicos mais duradouros e lucrativos no estado. O sisal produz fibras de múltiplos usos, como para produção do cordel e é muito utilizado no artesanato e na arquitetura de interiores.
 
Clique na imagem para ampliá-la

O Festival do Turismo de João Pessoa foi idealizado em 2009 pelos empresários Cláudio J. S. Jr, Breno e Bruno Mesquita e iniciou como um workshop em 2010. O evento se consolidou como encontro do Trade Turístico no nordeste para capacitação profissional e geração de negócios em toda a cadeia produtiva do turismo. O festival cria espaços para novos contatos; trocas de informações; criação e renovação de parcerias e acordos comerciais entre os mais diversos fornecedores vindos de destinos nacionais e internacionais e os mais importantes operadores e agentes de viagens da região Nordeste. Em 2012, o festival marcou a abertura do novo Centro de Convenções de João Pessoa para o mercado e superou as expectativas da comissão organizadora com crescimento de 78% no número de expositores e superou a metas de participantes. O evento reuniu 542 agentes de viagens das principais cidades do Nordeste e 140 expositores do Trade Turístico regional, nacional e internacional.


DESTINO PARAÍBA
 
Falando em João pessoa, o índice de vendas da operadora CVC para o ‘Destino Paraíba’ aumentou em 44% de outubro de 2011 a outubro de 2012. Esse percentual é o dobro do mesmo período de 2010/2011, quando o índice foi de 22%. Os dados estatísticos são da gerente de produtos da CVC no Estado, Manuela Rodrigues. Ela disse que a Paraíba foi o destino que mais cresceu junto à operadora. “O número de passageiros da CVC para o Destino Paraíba dobrou com relação ao que já vinha crescendo, devido às ações de treinamento. Antes esse tipo de trabalho não era feito, mas é a forma mais eficaz de divulgar um destino. A partir do momento que os treinamentos passaram a ser realizados, pudemos constatar a sua eficácia”, afirmou.
 
Clique na imagem para ampliá-la

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, informa que só este ano o órgão e o trade promoveram mais de 10 treinamentos no país, a exemplo de Brasília, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, nos estados da Região Sul e também em alguns estados nordestinos. As parcerias foram com as operadoras CVC, TAM Viagens, Trend Shangri-lá, Newline, Flytur, Master, Bancorbrás, Voetur, Visual, Wissen Operadora. “Em fevereiro deste ano, nós participamos do Workshop promovido pela CVC em São Paulo, estado que mais envia turistas para a Paraíba. Em 2013, a nossa pretensão é aumentar o número de hotéis participantes destes treinamentos, bem como a participação do próprio Governo do Estado”, afirmou Ruth, ao observar que este ano a ocupação hoteleira na Paraíba manteve-se acima dos 60%, em todos os meses. A presidente da PBTur ressaltou, ainda, que o aumento no número de turistas para o ‘Destino Paraíba’ representam “mais leitos ocupados, mais gente trabalhando, mais empregos e mais renda”.