Encontram-se abertas as inscrições para o “Curso de Organização e Gestão de Eventos” que será realizado pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e
Similares de Florianópolis (SHRBS) de 03 a 07 de novembro. Durante o curso serão tratados temas como planejamento, organização, plano de ação, administração, ética e gestão de eventos, entre outros itens. “Além disso, também buscamos movimentar os hotéis e os centros de convenções”, ressalta
Tarcísio Schmitt, presidente do SHRBS. Somente em 2013 as cerca de 600 mil feiras, congressos e convenções nacionais e internacionais realizadas no país,
movimentaram mais de R$ 200 bilhões, tornando o turismo de eventos uma atividade cada vez mais rentável e atrativa para o setor.
Esse crescimento tem gerado uma crescente demanda por profissionais para atuar no setor. Com carga horária de 20h/aula, das 14h às 18h, e totalmente gratuito, o curso será ministrado na sede do Sindicato pela consultora e jornalista Zeni Rates, diretora da Midiatur Comunicação, Consultoria & Marketing e que já prestou assessoria ao SHRBS, Associação de Turismo Hidrotermal de SC e Sebrae/PA, além de hotéis e centros de convenções. O número de participantes é limitado. Inscrições pelo e-mail: shrbs@shrbs.org.br ou pelo fone: (48) 3224-8233.
PRÊMIO TOP TURISMO
Acontece nesta próxima terça-feira, dia 28, no Parque Beto Carrero World, em Penha a entrega dos Prêmios Top Turismo da ADVB/SC e do Troféu de Excelência ao Turismo da Santur. As premiações destacam as melhores iniciativas e a ações em prol do desenvolvimento e qualificação do setor no estado.
CHOPPMOTORRAD & OKTOBERFEST
Clique na imagem para ampliá-la
A Oktoberfest 2014, realizada em Blumenau, está chegando à reta final e a Banda Choppmotorrad segue animando o evento, sendo uma das principais atrações da festa, que marca na memória de turistas e blumenauenses. Várias apresentações estão sendo realizadas nesta edição, quando o grupo, liderado pelo fotógrafo e músico Ingo Penz, também aproveita para mostrar seu mais novo CD, composto por 30 músicas inéditas. De acordo com o grande amigo Penz, algumas delas foram inspiradas no Tirol da Alemanha. “A criação deste CD é muito lúdica. Resgatamos canções que ainda não havíamos gravado e que mexem muito com a emoção de todos nós, mas principalmente com os descendentes da Alemanha. Posso afirmar que se trata de um trabalho inédito e diferente”, resume.
Clique na imagem para ampliá-la
O último trabalho da banda foi lançado em 2010: um DVD com 14 músicas inéditas e imagens bucólicas do Vale Europeu. A sonoridade da Choppmotorrad é resultado de uma combinação muito especial que une instrumentos tradicionais com os atípicos trazidos e improvisados nos navios, que há mais de 180 anos trouxeram os primeiros imigrantes da Alemanha. Deles brota uma música intensa e de sonoridade singular. No dia 25, às 12, o grupo se apresenta no setor 2 do Parque Vila Germânica. Além da banda, Ingo Penz é conhecido pela famosa “moto do chope”, que é o segundo veículo de irreverência dos desfiles da Oktoberfest. A moto participa dos desfiles pela Rua XV de Novembro (os últimos ocorrem nos dias 22 e 25), no Centro da cidade, distribuindo o chope Oktobier - uma quantidade limitada e feita com ingredientes selecionados.
OUTUBRO ROSA
Clique na imagem para ampliá-la
A incansável madrinha do Outubro Rosa, Luiza Gutierrez, tem se dedicado de corpo e alma a esta causa tão nobre. A conscientização da mulher em relação ao câncer de mama. A expectativa da caminhada do Outubro Rosa, além de levar informnação, foi a formação do maior laço rosa humano que será inscrito no Guiness Book, um desafio proposto por ela. A caminhada foi na Beiramar de São José e a formação do laço foi alcançada, agora vamos ver se entramos no Guiness. Parabéns Luíza pelo empenho e dedicação, a causa merece e agradece.
A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empetur, desembarcou em Mendonza, na Argentina, nesta quinta-feira (22). O objetivo é levar ao trade turístico da cidade a ação promocional Polo Costa dos Arrecifes, com foco na criação de novas oportunidades de negócios e no aumento do fluxo visitantes internacionais no litoral pernambucano. A programação também passará por Córdoba e Buenos Aires.
A Argentina será o quinto – e penúltimo – país visitado pelo Polo Costa dos Arrecifes, e faz parte da programação por ser o principal emissor de turistas da América Latina para Pernambuco. De acordo com a pesquisa sobre o Perfil Socioeconômico dos Visitantes em Pernambuco, da Empetur, Ipojuca é o principal destino de interesse dos argentinos (55%), seguido de Fernando de Noronha (18,95%) e do Recife (8,15%). “Como o mercado argentino já é familiarizado com esses destinos, o intuito da ação no país é apresentar ao trade outras opções turísticas do Estado, a exemplo de Cabo de Santo Agostinho, Ilha de Itamaracá, Itapissuma e Sirinhaém”, afirma o secretário da Setur-PE, Romeu Baptista.
Durante o Polo Costa dos Arrecifes são realizadas palestras sobre os destinos turísticos de Pernambuco e rodadas de negócios para operadores e agentes. Ainda, o Turismo de Pernambuco promove imersão cultural, através do Frevo e Gastronomia, para formadores de opinião, companhias aéreas e autoridades locais. O sexto e último país a ser visitado pela ação promocional do litoral pernambucano será a Alemanha, entre 10 e 13 de novembro. O Turismo de Pernambuco aproveita a passagem pela Argentina para participar da Feira Internacional de Turismo da America Latina (FIT), que acontece em Buenos Aires, de 25 a 28 de outubro. O Estado apresentará na feira a nova identidade visual do turismo de Pernambuco, inspirada no Movimento Armorial, idealizado pelo escritor Ariano Suassuna.
Eu que cubro os principais festivais de turismo do Brasil e este, o de João Pessoa, desde a sua primeira edição, posso afirmar que este evento cresce em progressão geométrica. Ficando claro que o turismo do Brasil é uma indústria em ascensão, só não cresce mais por conta dos preços das passagens aéreas e
da nossa malha aérea absurda, morosa, enfim, uma malha aérea desgraçada para não dizer coisa pior. Em Relação a esta 4ª Edição do Festival de João Pessoa, superou mais uma vez as expectativas e consolida-se como o maior do Norte/Nordeste no setor. Cerca de mil operadores e agentes de viagem e mais de dois mil profissionais do turismo, além de jornalistas nacionais e internacionais, estiveram reunidos na Capital Paraibana entre os dias 17 e 18 de outubro. Foram realizadas palestras, fórum empresarial, rodada de negócios do Sebrae – PB, realizada pela UptoDate, e mostra com stands expositoras, além de programação cultural animada.
Clique na imagem para ampliá-la
Pelos números do balanço oficial, ao todo, foram 147 stands, 2.725 visitantes únicos, além de 41 expositores na área Sebrae-PB. “O aumento de 15% em relação ao ano passado foi além das nossas expectativas”, comemorou o diretor do Festival, Claudio J.S. Junior.
Pela primeira vez, o Ministério do Turismo marcou presença com um estande de 74m², destinado à recepção de visitantes e distribuição de material informativo, divulgando a campanha #PartiuBrasil. O secretário de Políticas Públicas para o Turismo, Sandro Fernandes, representou o ministro do Turismo, Vinicius Lages, e revelou estar entusiasmado com a iniciativa. “O governo tem incentivado o setor nos principais eventos do País. Não podíamos ficar de fora do Festival de João Pessoa. É uma grande importância para a troca de experiência e o enriquecimento profissional de todos do setor”, comentou. “A Capital João Pessoa está de parabéns por realizar um evento dessa natureza, que faz fomentar, que faz discutir quais as melhores ações para o desenvolvimento e fortalecimento do nosso turismo”, complementou o diretor de Negócios Internacionais da Embratur, Gilson Lira.
Clique na imagem para ampliá-la
Personalidades destacam o Festival – Diversas personalidades, da Paraíba e do Brasil, elogiaram a organização e a estrutura desta edição do Festival. O presidente-executivo da operadora CVC, Valter Patriani, comentou que esta foi a primeira vez que esteve no Estado e que já se encantou com suas potencialidades. “Vejo que João Pessoa e o Conde são destinos muito importantes, mas ainda pouco conhecidos da maioria dos brasileiros. O Festival é relevante para trazer o trade turístico para cá e é por isso que eu acho esta ação uma grande ideia”, comentou o executivo. Já o presidente da Abav nacional, Antônio Azevedo, destacou a vocação do local para este tipo de evento. “Estamos muito impressionados com o crescimento do evento, que caminha com a vocação turística do Nordeste. Todos estão de parabéns!”, disse o presidente.
Clique na imagem para ampliá-la
Claiton Armelin, presidente da Flytour Viagens, comentou a grandiosidade e a melhoria, se comparado aos anos interiores. “O ambiente deste ano mais gostoso, mais qualificado e tenho certeza que foi bastante propício para diversos negócios”, explicou ele, que ministrou palestra sobre capacitação profissional, uma das mais prestigiadas da programação. A secretária de Turismo de Alagoas, Cláudia Pessoa, destacou a importância de presença de Maceió no Festival de João Pessoa, ao patrocinar a festa de encerramento. “É uma grande oportunidade de divulgar a região como um todo para agentes de viagens e operadores de turismo de todo o País, mas, sobretudo, para os nordestinos”, comentou. Regionalmente, a avaliação foi positiva no setor.
Tropical Tambaú Resort
A vice-presidente do Convention & Visitors Bureau de João Pessoa, Elizia Lopes, destacou o pioneirismo do festival na realização de fóruns e oficinas, prática que tem sido vista também em feiras de turismo em todo o país. “Essa é uma porta aberta para que os expositores e as grandes operadoras tenham uma melhor visibilidade do destino. Quando chegam aqui se surpreendem com a nossa capacidade hoteleira. Visivelmente, não esperam encontrar equipamentos no padrão que temos e quando conhecem descobrem que estamos preparados para receber qualquer tipo de turista”.
Clique na imagem para ampliá-la
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH – PB), Inácio Júnior, ressaltou que o retorno positivo é imediato. “Ao invés de levarmos o material de João Pessoa para esses operadores estamos permitindo que eles venham até nossa cidade e conheçam as atrações em loco. Na segunda-feira eles estarão de frente para seus clientes, em todo o Brasil e em outros países, seguros de que podem oferecer pacotes tendo João Pessoa como destino”, explicou. Pela pesquisa realizada entre os participantes, 89% aprovou o evento e aproximadamente 80% confirmaram que estariam na próxima edição do Festival.
A Air Canada foi a primeira companhia aérea internacional a confirmar presença na quinta edição do Festival de Turismo de João Pessoa, que acontece no próximo ano. O contrato foi assinado no sábado último dia do evento. “Quero agradecer a organização da feira, que foi muito boa e me surpreendeu bastante. Já quisemos garantir nossa participação porque percebemos o grande interesse dos agentes em absorver novos produtos e clientes. Foi positivo para nós porque também tivemos acesso a m novo mercado, o nordestino. Todos estão de parabéns”, ressaltou o diretor diretor comercial da Air Canada, Gleyson Ranieri.
Passeios em João Pessoa
FESTURIS GRAMADO 2014
Faltam poucos dias para o FESTURIS GRAMADO e: " A determinação de empresários locais, com apoio da prefeitura, dos órgãos de turismo e da sociedade, garantiu ao longo dos anos a continuidade do Festival de Turismo de Gramado, que chega agora em sua 26ª edição. Hoje, o festival é um evento consolidado e sua projeção vai além do sul do país e das fronteiras nacionais. Os organizadores apostaram na inovação e, hoje, o Festival é referência na plataforma de negócios B2B (Business to Business), setor em que diferentes destinos mundiais prospectam negócios com o mercado sul-americano." - Vinícius Lages, Ministro do Turismo.
FESTURIS GRAMADO 2014
Faltam poucos dias para o FESTURIS GRAMADO e: " A determinação de empresários locais, com apoio da prefeitura, dos órgãos de turismo e da sociedade, garantiu ao longo dos anos a continuidade do Festival de Turismo de Gramado, que chega agora em sua 26ª edição. Hoje, o festival é um evento consolidado e sua projeção vai além do sul do país e das fronteiras nacionais. Os organizadores apostaram na inovação e, hoje, o Festival é referência na plataforma de negócios B2B (Business to Business), setor em que diferentes destinos mundiais prospectam negócios com o mercado sul-americano." - Vinícius Lages, Ministro do Turismo.
Clique na imagem para ampliá-la
O quinto jantar do projeto Sabores do Mundo de 2014 aconteceu no último dia 18 de outubro, com o Jantar Sabores Franceses, no Serrano Resort Convenções & Spa, unidade da GJP Hotels & Resorts em Gramado (RS). Entre as atrações o show da Banda Dizplay e apresentação especial de danças típicas. O menu temático foi elaborado pelos chefs residentes Facione Biasi e Marcelo Hartmann. Os participantes do jantar concorreram ao sorteio de uma viagem com acompanhante para Paris. O Sabores do Mundo é realizado pelo Serrano Resort e GJP Hotels & Resorts, com patrocínio do Bradesco e apoio da CVC, TAM e da Vinícola Ravanello.
Considerado pela revista Veja o melhor hotel de montanha do País, o Serrano Resort Convenções & Spa tem tudo o que se espera de um resort de alto padrão: excelente infraestrutura, conforto, requinte e ótima gastronomia. Localizado na charmosa cidade de Gramado (RS), oferece 272 apartamentos elegantemente decorados e cercados por um bosque natural de araucárias, cinco restaurantes, spa, recreação e outras atrações.
A GJP Hotels & Resorts é a rede hoteleira responsável pela administração de empreendimentos localizados em Maceió (AL), Salvador (BA), Natal (RN), Porto de Galinhas (PE), Aracaju (SE), Foz do Iguaçu (PR), Itacaré (BA), Gramado (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Atualmente, desenvolve projetos em Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES). Fundada em 2005 pelo empresário Guilherme Paulus, a GJP conta com mais de 1.300 colaboradores que trabalham diariamente para garantir a melhor experiência em hospedagem nos melhores destinos do Brasil.
O último relatório da World Economic Forum (WEF) coloca Marrocos no terceiro lugar dos países mais acolhedores para os turistas estrangeiros. Dos 140 países analisados por esta organização sediada em Genebra, Marrocos obteve a menção “muito bom acolhimento " logo atrás da Islândia (no topo da lista) e da Nova Zelândia. Segundo a WEF, o indicador utilizado para esta classificação prende-se com a capacidade dos países a interagir com os gostos e com a diversidade cultural dos turistas.
Para permitir a apreciação do nível de abertura da sociedade em relação aos visitantes estrangeiros, a questão colocada às pessoas oriundas dos países estudados foi ”Como são acolhidos os turistas estrangeiros no seu país? ”. Apenas 20 países obtiveram a menção “muito bom”, entre os quais Portugal, Irlanda, Macedónia, Canadá, Áustria e Tailândia.
Graças à sua grande tradição de hospitalidade aliada à diversidade da sua oferta turística e aos esforços de promoção, Marrocos já suplantou o Egito em 2013 e persegue doravante a África do Sul para se tornar o primeiro destino africano. Recorde-se que Marrocos prevê acolher 11 milhões de turistas este ano. E eu me pergunto: Quantos turistas recebe o Brasil, um paíz continental? Quantos turistas recebe a França em um só mês?