Fatos, matérias e artigos sobre Florianópolis, Santa Catarina, Brasil e mundo.
sexta-feira, 1 de novembro de 2024
O verão será argentino no Brasil com a desvalorização do real em relação ao peso
ARGENTINOS NO BRASIL
O verão será argentino no Brasil com a desvalorização do real em relação ao peso. Aeroporto de Ezeiza/Buenos aires - Foto: Jefferson Severino
Com o governo de direita na Argentina, o peso argentino se valoriza e o real despenca. Por conta disso teremos mais uma vez a famosa e vem vida invasão de argentinos. A Decolar já revela um aumento de 140% na procura de turistas argentinos por destinos brasileiros no segundo semestre de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023. Segundo a empresa, o Brasil é o principal destino internacional dos argentinos, destacando cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Maceió, Porto de Galinhas e Natal entre as favoritas. O crescimento é estimulado pelo câmbio favorável, proximidade geográfica e variedade de atrações turísticas, tornando o Brasil financeiramente atraente para os argentinos. O Brasil já é o destino mais procurado pelos argentinos para as férias de janeiro e fevereiro de 2025, representando 50% das preferências entre os destinos internacionais segundo a operadora. Para as férias de 2025, o Rio de Janeiro lidera com 40% das buscas de turistas argentinos, seguido por Florianópolis, Natal, Maceió e Recife. Este aumento na demanda representa uma oportunidade econômica significativa, especialmente para o setor de turismo brasileiro. O fluxo crescente de turistas argentinos contribui para a geração de emprego e renda nas regiões mais visitadas, fortalecendo o setor. A Decolar também facilita o acesso dos argentinos a pacotes turísticos para o Brasil com tarifas competitivas e condições de pagamento facilitadas, incluindo a possibilidade de parcelamento. A empresa investe em soluções para garantir preços acessíveis, tanto em pesos quanto em dólares, atendendo ao perfil de consumo do público argentino.
FERIADÕES PROLONGADOS
Vem aí o último feriadão prolongado de 2024 antes das festas do final do ano e, por conta disso o Kayak divulgou um levantamento sobre os destinos mais buscados e os que apresentaram maiores reduções nos preços médios das passagens. O feriado de 15 de novembro, que cai numa sexta-feira, pode ser emendado com o de 20 de novembro, proporcionando uma oportunidade para viagens de descanso ou trabalho remoto. O ranking do Kayak mostra que, entre os destinos nacionais, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife lideram as buscas para o período, o que não significa compra efetivada. A violência assustadora no Rio de Janeiro e São Paulo promoveram quedas nos preços médios em comparação ao ano passado. Só o Rio de Janeiro destacou-se com uma redução de 40% nos preços. Eu mesmo nem de graça vou para a nossa Faixa de Gaza. Já os destinos internacionais, Buenos Aires e Miami mantêm-se entre os mais procurados.
NOVEMBRO NAS CATARATAS
O mês de novembro no Parque Nacional do Iguaçu, abrigo das Cataratas do Iguaçu, terá programações ampliadas durante os feriados e muitas atrações de conexão com a natureza, permitindo que os visitantes desfrutem ainda mais as belezas desse Patrimônio Mundial Natural. Além disso, novembro também é o mês oficial do #CataratasDay, celebração do título de Maravilha Mundial da Natureza, que neste ano será comemorado no domingo, dia 10 de novembro. Para atender melhor e com mais comodidade os turistas e moradores que o visitam, o Parque Nacional do Iguaçu abrirá uma hora mais cedo durante os três feriados nacionais deste mês. Confira a programação: Proclamação da República (15 a 17 de novembro, das 8h às 16h); e Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro, das 8h às 16h). Além de admirar-se pelas Cataratas do Iguaçu, quem visita o Parque Nacional do Iguaçu agora tem a oportunidade de realizar diversos passeios imersivos na floresta da Mata Atlântica, com acessos já inclusos no ingresso de entrada. O Caminho das Bananeiras (1,3km) e o Caminho do Poço Preto (9km), perfeitos para caminhadas ou passeios de bike ao ar livre, estão abertos diariamente para os visitantes do parque se conectarem com esse Patrimônio Mundial Natural.
#CATARATA DAY
O Cataratas Day 2024 será celebrado no domingo, dia 10 de novembro, com gratuidade para os moradores de Foz do Iguaçu e demais cidades vizinhas ao Parque Nacional do Iguaçu, mediante a comprovação de residência. Além da gratuidade para os moradores, o parque também abrirá uma hora mais cedo nesse dia e contará com uma programação repleta de atividades especiais, incluindo feirinha de produtores locais, apresentações artísticas, plaquinhas de selfie e muito mais. Confira a programação de novembro completa AQUI. Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu é recomendado adquirir o ingresso antecipadamente, no SITE OFICIAL, com escolha do dia e horário. Em caso de necessidade, é possível reagendar a visita por meio do cadastro feito no momento da compra. Os passeios ao amanhecer, pôr do sol e durante a noite possuem vagas limitadas. Para mais informações sobre o Parque Nacional do Iguaçu, entre em contato com a Naipi, assistente virtual do parque, pelo WhatsApp: 45 3521-4438.
LOW COST AZUL
“Pequenos sinais” nos dão conta que as coisas não estão indo bem. Começam com cancelamento de vos, cancelamento de rotas, cobrança de despachos de bagagens e agora, a última novidade da Azul Companhia Aérea, é a venda de serviços de bordo, isto é, irá vender bebidas alcoólicas e comidas quentes. É, de fato, uma low cost que cobra caro demais por suas passagens aéreas. Durante a 20ª edição do ALTA AGM & Airline Leaders Forum, em Nassau (Bahamas), o CEO da Azul Linhas Aéreas, John Rodgerson, disse que a empresa está passando por uma “reestruturação” e confirmou os rumores do sistema de venda a bordo ressaltando que é difícil oferecer apenas os snacks à vontade. O que não significa que eles, símbolo da marca, deixarão de existir. Segundo o CEO: “O custo das balinhas subiu cinco vezes e tivemos que retirar do serviço por um tempo”, mas completou dizendo que o serviço já está de volta. Pra mim nem precisava. Marcas e preços ainda não foram revelados pela empresa, mas a certeza que temos é que os preços estarão nas alturas. Vale ressaltar que os voos Florianópolis/Porto Alegre/Florianópolis foram cancelados. Agora, os catarinenses e gaúchos precisam decolar até Vira Copos (Campinas) e de lá voltar até POA e Floripa. Dessa forma, mais rápido, fácil e barato, ir de carro.
MERCADO MUNDIAL
Não é à toa que o Brasil, com como o seu tamanho, ainda ocupa o quarto mercado na aviação mundial, representando apenas 1,2% do mercado mundial de aviação. Os dados foram divulgados pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata) indicam que a recuperação do número de passageiros em voos para dentro do país, no período pós-pandemia, segue o mesmo ritmo. Quer dizer, o desgoverno federal não fez absolutamente nada, muito pelo contrário, só atrapalha, desestimulando as viagens domésticas, não gerando políticas que estimulem o investimento tanto público como privado, taxando cada vez mais. Portanto, gerando dificuldades para vender facilidades. Cabe ressaltar que a demanda global cresceu em média 5,6%. Segundo a Iata, até julho passado foram transportados 44 milhões de passageiros. O mercado mundial de aviação é um setor em constante evolução, impulsionado pela globalização, crescimento econômico e demanda por viagens. Aqui estão alguns pontos-chaves sobre o mercado: Crescimento sustentável: Expectativa de aumento de 4-5% ao ano até 2030; Aviação elétrica e híbrida: Desenvolvimento de aeronaves mais eficientes e ecológicas; Digitalização: Implementação de tecnologias como check-in online, bagagem inteligente e realidade aumentada; Conectividade: Aumento da oferta de Wi-Fi a bordo. Neste quesito estão na frente a American Airlines, Delta, United, Emirates, Lufthansa e os aeroportos de Atlanta, Beijing, Dubai, Heathrow, Tokyo. Segundo a Boing, a previsão é de 39.000 aeronaves comerciais deverão estar em serviço até 2030, ressaltando que 11% do PIB global vem do turismo, segundo a OMT.
4.600 VOOS DIÁRIOS
Falando nisso, a United Airlines iniciou sua maior programação de inverno, com quase 4.600 voos diários durante a alta temporada. Após um verão movimentado, com 48 milhões de passageiros, a companhia responde à crescente demanda internacional e doméstica, especialmente para destinos de esqui e regiões de clima quente, adicionando voos em mais de 140 aeroportos dos EUA. A temporada de inverno da United inclui o lançamento de voos entre Newark/Nova York e Marraquexe, Marrocos, em 24 de outubro, e a partir de 27 de outubro, será a única aérea dos EUA com voos para Cebu, nas Filipinas, via Tóquio/Narita. Novas rotas também incluem voos diretos para Medellín, Colômbia, de Houston, e para Dominica de Newark/Nova York, consolidando a expansão histórica da United na América Latina e no Caribe. Com foco na África, a United passará a operar o único voo direto dos EUA para Marraquexe e aumentará as frequências de Washington D.C. para Accra e Lagos. Na Europa, a empresa ampliará voos para destinos como Itália, Espanha, Portugal e Grécia durante o inverno, incluindo rotas estendidas de Milão, Roma e Madrid até o final de 2024, além de voos diários de Washington Dulles para Lisboa até janeiro de 2025. No último dia 27 de outubro, a United começou sua rota para Cebu, nas Filipinas, oferecendo conexões de uma escala a partir de cinco hubs nos EUA. A expansão no Pacífico inclui um segundo voo diário entre São Francisco e Seul e mais voos de Los Angeles para Hong Kong e Xangai.
AMÉRICA LATINA
Somente na América Latina, a United projeta um crescimento de quase 10% neste inverno, com novas rotas para Medellín e Monterrey, México, além de ampliar voos para o Caribe, com destinos como St. Kitts e Bermudas. A programação doméstica de janeiro a março de 2025 será recorde, com aumento de 13% nos assentos para destinos de clima quente como Phoenix e Palm Springs. A companhia introduz voos diretos de Washington/Dulles para Salt Lake City e Palm Springs, além de 20 partidas adicionais para a Flórida e rotas populares de esqui, incluindo destinos como Aspen e Mammoth, operadas com aeronaves maiores. A United ainda ampliará serviços para Jackson Hole, WY, e Telluride, CO, entre outros, durante a alta temporada de inverno. Os bilhetes para a programação de inverno já estão disponíveis no site e aplicativo da United.
ZURICH AIRPORT BRASIL
A Zurich Airport Brasil – concessionária que administra os aeroportos de Florianópolis, Macaé, Natal e Vitória – tem uma nova Diretora de Operações. Artemis Papanika está à frente da área desde o início deste mês. A executiva é grega, mas construiu boa parte da carreira na Suíça. Ao longo de sua trajetória profissional, Artemis esteve à frente de equipes no desenvolvimento de projetos focados em excelência operacional, com destaque para atuação na Swissport, onde ocupou o cargo de Vice-presidente de Planejamento e Gestão de Recursos. Ela tem especialização em Administração de Empresas pela Universidade de Economia e Negócios de Atenas e certificações na área digital pela IMD Business School. “Estou entusiasmada em fazer parte dessa equipe excepcional que levou os aeroportos administrados pela Zurich Airport Brasil a padrões tão elevados. Espero contribuir para esse sucesso e melhorar ainda mais a reputação dos melhores e mais sustentáveis aeroportos do país. É uma oportunidade única de causar impacto real em um mercado tão amplo e dinâmico como o Brasil”, afirma Artemis. Artemis será responsável pela operação dos quatro aeroportos 100% administrados pela Zurich Airport Brasil, que movimentam juntos quase 10 milhões de passageiros por ano. A base da executiva será na matriz da empresa aqui em Florianópolis.
CASTELO SAINT ANDREWS
Eliana Ribeiro de Souza, formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Marketing pela Universidade Federal do Ceará, é a nova gerente geral do Castelo Saint Andrews traz. Em seu currículo cargos de comando em grandes bandeiras do setor, como Accor, Holiday Inn, Blue Tree Hotels e Atlantica Hospitality International. Agora, todo o conhecimento acumulado em cada capítulo de sua trajetória está a serviço de um novo desafio: a hotelaria de luxo. Sua chegada coincidiu com diversas iniciativas do hotel para ajustar a operação diante da perspectiva de retomada do movimento. “Estamos muito otimistas com a recuperação do turismo em Gramado após a reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre”, diz Eliana. Com a pista para pousos e decolagens fechada desde o início de maio, o terminal aéreo da capital gaúcha volta a operar em 21 de outubro. Para tornar o Castelo Saint Andrews ainda mais atraente, foi criada uma condição especial de hospedagem com desconto de 25% sobre o preço regular, válida até 30 de novembro. A oferta coincide com o início de uma das mais aguardadas atrações de Gramado, o Natal Luz.
“Acredito que o Natal Luz deste ano será o melhor de todos os tempos. Estamos preparados para oferecer aos nossos hóspedes um atendimento impecável e experiências marcantes que farão da estada no Castelo Saint Andrews algo inesquecível”, afirma Eliana. Além do Natal Luz em Gramado, o turismo do Rio Grande do Sul vem ganhando impulso graças a um emprenho significativo do poder público. Entre as atividades que o hotel oferece, destaque para jantares harmonizados com participação de marcas de bebidas premium e a programação Wine Experience, que promove degustações na Adega do Castelo Saint Andrews conduzidas por renomados produtores de vinho do Rio Grande do Sul. “Esses encontros fortalecem nosso vínculo com um dos maiores símbolos da região, que é a cultura do vinho, tão enraizada na Serra Gaúcha”, afirma. A gerente também já intensificou o relacionamento do Castelo Saint Andrews com a comunidade local e com atores importantes do turismo regional, caso do Gramado Canela Convention & Visitors Bureau e de outras instituições que apoiam a atividade na Região das Hortênsias. “Minha decisão de vir para Gramado foi embasada principalmente na oportunidade de vivenciar a sofisticação e a elegância que são marcas registradas do Castelo Saint Andrews e de pode contribuir para consolidar o hotel como a melhor experiência do segmento de luxo no Brasil”, finaliza a nova gerente.
FESTURIS & BEACH TENNIS
Uma das novidades do Festuris deste ano é o 1º Torneio de Beach Tennis, uma modalidade esportiva que está em franca expansão no mundo, ganhando mais e mais adeptos. Se você joga beach tennis não deixe de participar. O torneio será realizado nas quadras do Curta Beach Tennis em Gramado, no domingo, dia 10 de novembro. Ás inscrições estão abertas até o dia 6 de novembro. Serão disputadas quatro categorias: Masculino: iniciante e intermediário; Feminino: iniciante e intermediário. As inscrições podem ser feitas em duplas ou individuais. No final do torneio será sorteada uma raquete de carbono Bora. Mais informações pelo número (54) 9 8146-7069 com o organizador Gabriel Morales.
FEIRA DE NEGÓCIOS
A propósito, a cultura é um dos importantes segmentos do turismo e combina com bons negócios. Esse entendimento motivou a Rossi & Zorzanello a disponibilizar espaço para o movimento cultural de Gramado e região dentro do Festuris – Feira Internacional de Turismo. E pelo segundo ano consecutivo, integrantes de entidades culturais do município irão interagir com os visitantes nos corredores da feira de negócios. Mais do que valorizar arte e artistas, a iniciativa remete à origem das fundadoras do Festuris, Marta Rossi e Silvia Zorzanello (em memória) que desde a juventude sempre se envolveram e lideraram iniciativas culturais de Gramado. “A cultura está no nosso sangue”, afirma Marta Rossi, que atualmente integra a Academia Gramadense de Letras e Artes (AGLA), instituição que estará presente na feira, com um estande. Marta lembra que a cultura tem um forte apelo turístico, exemplificando os museus, prédios históricos, exposições, entre outros.
CULTURA & TURISMO CONECTADOS
A Academia Gramadense de Letras e Artes novamente levará arte e cultura para o Festuris. “No mundo inteiro, cultura e turismo sempre estiveram conectados, abrindo campos de observações extremamente importantes para o desenvolvimento global”, afirma o escritor e presidente da AGLA, Marco Antônio Lopes Ferreira. Ele acrescenta que “quando falamos de uma Academia de Letras e Artes inseridas no contexto turístico, olhamos para seu principal objetivo, que é promover e preservar a cultura literária, artística e intelectual de um país e de seu povo. É importante trabalhar para garantir os seus ideais, por exemplo, promovendo estudos literários, valorizando as artes, incentivando a criação e apreciação de diversas formas de expressão artísticas, dentre elas letras, música, pintura, fotografia, teatro entre outros. Todas essas atividades estão neste contexto turístico que cresce a todo instante”. Por um lado, segundo Marco Antônio, essa participação pode enriquecer o evento e aproximar mais pessoas da arte. Durante o evento, artistas estarão realizando a sua arte ao vivo, fazendo pinturas, esculturas e expondo obras. Além de apreciar, os participantes do Festuris também poderão comprar as obras.
INTERCÂMBIO COM O PÚBLICO
Nos corredores da feira de negócios, artistas da Associação Cultural Artes Visuais Gramado (ACAVG) estarão pintando telas com as mais variadas técnicas. A artista plástica Lourdes Abreu considera relevante essa participação dos artistas. “Vamos pintar, demonstrar e falar sobre artes visuais. Nossa proposta é ter muita interação com o público”, afirma Lourdes. “É elogiável essa iniciativa. É uma empresa privada incentivando a cultura e aproximando a arte local com o turismo nacional e internacional”, destaca Lourdes. “É muito interessante esta interação entre artistas e visitantes da feira”, complementa Lourdes. Ela enfatiza que a cultura é um segmento do turismo que cada vez mais atrai a atenção dos viajantes. “O Festuris está valorizando isso, está incentivando o hábito do turismo cultural”, elogia ela. Os artistas visuais que estarão participando do evento são Lourdes Abreu, Ricardo Veras, Juliana Faber, Janice Teixeira, Rosângela Teixeira, Neusa Santarosa, Silvia Pilla, Ana Birnbaum, Adelvane Braga e Mara Fahrion. O FESTURIS é um evento que acontece em Gramado desde 1989. É um palco de debates de temas relevantes da atualidade e uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores. Para este ano, o Festuris estima um crescimento entre 10% e 15%, com mais de 400 estandes na feira e mais de 50 destinos internacionais. Mais de 2.500 marcas devem participar.