ABAV NACIONAL CONTRA FRAUDES
Em atendimento às demandas de todo o segmento do agenciamento de viagens, considerando o imenso volume de fraudes ocorridas em variadas modalidades e envolvendo praticamente todos os participantes do mercado, sejam companhias aéreas, consolidadoras, operadoras, agências de viagens - dentre corporativas e de lazer -, independentemente de serem pequenas, médias ou grandes empresas e com prejuízos milionários a todos, a ABAV Nacional organizou e lançou um Grupo de Trabalho de Combate à Fraude.
O referido Grupo desenvolverá um trabalho altamente estratégico, a começar pela sua própria composição, envolvendo grandes empresas do agenciamento de viagens que possuem experts em áreas de tecnologia, prevenção em pagamentos, comércio eletrônico, e que já foram convidadas e apenas aguardam formalização interna junto às diretorias para darem os primeiros passos. Dentre os objetivos do Grupo está o fomento ao desenvolvimento de ferramenta e canal que viabilizem a todos do Sistema Federativo ABAV consultas imediatas e informações em tempo real sobre práticas e dados relativos a fraudes, consolidados pelo próprio mercado. Também pretende o Grupo se articular junto a práticas e modelos além das fronteiras do Brasil, aproveitando a ABAV de sua atual participação e envolvimento institucional internacional.
"Esperamos com mais essa iniciativa, auxiliar no estudo e criação de métodos e ferramentas que reduzam ao máximo o número de fraudes junto ao mercado e, consequentemente, os prejuízos às empresas. Não temos mais como esperar os fornecedores desenvolverem ou apresentarem algo, portanto decidimos agir", afirma o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull.
FESTIVAL DE DANÇA MELHOR IDADE
Em atendimento às demandas de todo o segmento do agenciamento de viagens, considerando o imenso volume de fraudes ocorridas em variadas modalidades e envolvendo praticamente todos os participantes do mercado, sejam companhias aéreas, consolidadoras, operadoras, agências de viagens - dentre corporativas e de lazer -, independentemente de serem pequenas, médias ou grandes empresas e com prejuízos milionários a todos, a ABAV Nacional organizou e lançou um Grupo de Trabalho de Combate à Fraude.
O referido Grupo desenvolverá um trabalho altamente estratégico, a começar pela sua própria composição, envolvendo grandes empresas do agenciamento de viagens que possuem experts em áreas de tecnologia, prevenção em pagamentos, comércio eletrônico, e que já foram convidadas e apenas aguardam formalização interna junto às diretorias para darem os primeiros passos. Dentre os objetivos do Grupo está o fomento ao desenvolvimento de ferramenta e canal que viabilizem a todos do Sistema Federativo ABAV consultas imediatas e informações em tempo real sobre práticas e dados relativos a fraudes, consolidados pelo próprio mercado. Também pretende o Grupo se articular junto a práticas e modelos além das fronteiras do Brasil, aproveitando a ABAV de sua atual participação e envolvimento institucional internacional.
"Esperamos com mais essa iniciativa, auxiliar no estudo e criação de métodos e ferramentas que reduzam ao máximo o número de fraudes junto ao mercado e, consequentemente, os prejuízos às empresas. Não temos mais como esperar os fornecedores desenvolverem ou apresentarem algo, portanto decidimos agir", afirma o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull.
CÂMERA DE COMÉRCIO DA ARGENTINA
Por ocasião da visita oficial ao Estado de Santa Catarina do Embaixador da República Argentina no Brasil, D. Carlos Alfredo Magariños, será lançada oficialmente nesta terça-feira, 08,à Câmara de Comércio Argentina - Santa Catarina. O evento acontecerá no Consulado da Argentina em Florianópolis, às 18:00hs.
Clique na imagem para ampliá-la
BALNEÁRIO DE CAMBORIÚ SEM SOL
Essa é para agradecer a desde ha muitos anos todos os vereadores que vem permitindo, por conta da ganância imobiliária, a falta de sol em Balneário Camboriú praticamente em toda a sua orla. Liberaram, e já faz tempo, verdadeiros arranha céus a beira mar e às 14 horas o sol já foi embora. É uma das praias mais badaladas do Brasil, conhecida como a "Dubai brasileira", e sua fama já superou as fronteiras do país. Você deve estar pensando que essa praia é o paraíso dos milionários, e com seus apartamentos que custam em torno de R$ 3 milhões, isso até é verdade, porém esses dados grandiosos escondem um problema miseravelmente triste...
Como você pode ver nas imagens, a praia fica completamente escondida na sombra dos prédios a partir do meio da tarde, e conseguir um lugar ao Sol é um desafio tão gigantesco quanto os edifícios que cercam a praia. E esse não é o único problema, afinal os prédios altos também interferem nas correntes de ar marítimas, e as ruas no entorno se transformam em verdadeiros túneis escuros de vento. O sistema de tratamento de água e esgoto também já apresentam sinais de saturação segundo alguns ambientalistas, o que e ocasiona a poluição das águas e muitos dias de praia imprópria para banho durante o ano. Em Balneário Camboriú - o Sol é para poucos.
Como os "nobres" vereadores não limitam a altura de edificações na orla, muito pelo contrário, novos espigões estão projetados e outros já em fase de construção. E assim segue a praia que era um paraíso natural, e agora está ficando cada vez mais apagada, na escuridão de sua própria "grandiosidade"... Logo logo estarão construindo dentro d'água e, segundo fontes, a Praia Brava em breve também não terá mais sol. Segue o mesmo caminho.
CHECK IN AVIANCA
A partir do dia 1º de dezembro, a Avianca irá antecipar o encerramento do check-in para seus voos em cinco aeroportos brasileiros. Nos terminais em São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão) e Brasília, o procedimento será encerrado 40 minutos antes da decolagem, para “otimizar o fluxo de atendimento nos cinco maiores terminais do Brasil”, segundo a aérea. As passagens já compradas para voos a partir dessa data já serão consideradas sob a nova norma. A Avianca Brasil lembra, ainda, que é possível realizar o check-in pelo site da companhia. Dúvidas podem ser tiradas nos canais de atendimento da empresa, incluindo os telefones 4004-4040 e 0800-286-5445 (para pessoas com deficiência auditiva).
Fotos: Ariel Figueiroa
Falando nisso, foi muito concorrido o jantar da Avianca Star Aliance em Gramado no dia de ontem, com a presente do amigo Tarcicio Gargioni e demais membros, parceiros e colaboradores da melhor empresa de aviação do Brasil. Pra quem não sabe, em 1997, um grupo de cinco companhias aéreas de renome mundial juntou-se para criar algo nunca antes visto: uma aliança que poderia entregar serviços de alcance global à seus clientes. Isso foi feito conectando seus sistemas para fornecer uma experiência integrada de check-in para a viagem completa, e a oferta de benefícios à passageiros frequentes, como a possibilidade de ganhar e resgatar milhas ou pontos em toda a rede, além do acesso permitido à salas VIPs de outras companhias.
Atualmente, a aliança é coordenada por uma equipe sediada em Frankfurt, na Alemanha, e é constituída por mais de 60 funcionários de 20 países diferentes. A rede Star Alliance atende a mais de 1.300 destinos, o que a faz a maior aliança de aviação do mundo, o que se traduz em viagens mais fáceis e conexões mais rápidas e convenientes.
A minha transportadora aérea oficial é membro da Star Aliance desde 22 de julho. A Avianca Brasil é a 28ª empresa membro do grupo, que atualmente possui mais de 18,5 mil voos diários em 193 países, contando com uma frota de mais de 4,5 mil aeronaves. A companhia ocupa o lugar deixado pela TAM, que trocou a Star Alliance pela Oneworld, aliança da parceira LAN. A Star Alliance trabalha constantemente ao longo dos anos para criar experiências de viagem ainda melhores para o passageiro. Em muitos dos aeroportos, companhias aéreas membro estão localizadas no mesmo terminal, por vezes até mesmo compartilhando instalações como balcões de check-in e de despacho de bagagens. Nos bastidores, inovações técnicas garantem que os serviços compartilhados oferecidos pela rede Star Alliance fazem uso das mais novas e melhores tecnologias.
A marca, simbolizada pelo amplamente conhecido logotipo em forma de estrela, representa a promessa de que, em qualquer parte do mundo, uma companhia aérea membro da Star Alliance estará dedicada em assegurar ao passageiro a melhor experiência de viagem. Companhias aéreas membro da Star Alliance juntas embarcam hoje mais de 650 milhões de passageiros por ano à destinos que envolvem 190 países, com mais de 18.500 voos diários.
78ª FESTA DAS FLORES
Neste ano, a Festa das Flores de Joinville celebra a sua 78ª edição, entre os dias 10 e 15 de novembro, no Complexo Expoville. O tema do evento será “Jardins Encantados de Cores e Sabores” e levará os visitantes a uma experiência sensorial, onde as cores e aromas das flores darão vida a cenários encantados pela magia das histórias infantis e pelos sabores de doces que envolvem crianças e adultos. A Festa das Flores de Joinville é a mais antiga do gênero, no Brasil, e é prestigiada por visitantes que vêm de todas as regiões do país – principalmente dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais – para apreciar as milhares de flores e plantas ornamentais, especialmente as orquídeas.
Entre as atrações da Festa das Flores estão: Exposição de Flores, Mercado de Plantas, Jardim Sensorial, Feira de Agroflores, Jornada Técnica, 1ª Feira de Decorações e Eventos e feira de artesanato; concursos da Rainha, da Flor da Melhor Idade e da Menina Flor, e o Concurso de Jardins; atrações artística (música, dança e contação de histórias) durante todo o período do evento; duas praças gastronômicas diversificadas com food trucks, restaurante típico germânico e café rural com produtos coloniais produzidos em Joinville e região.
A criatividade, a alegria e a disposição dos idosos é a marca registrada do Festival Internacional de Dança DA Terceira Idade de Piratuba. A edição deste ano inicia neste domingo, dia 06. Serão cinco noites de apresentações, com competições em três categorias. A programação também vai contar com bailinho, mostras de dança, escolha do Mister e da Musa do Festival e show nacional com o grupo Golden Boys. O Centro de Eventos será o palco para os bailarinos dos 24 grupos inscritos no Festival deste ano. No domingo, para receber os participantes, um show será realizado com entrada gratuita, a partir das 20h. Já na segunda-feira a programação inicia mais cedo, às 19:30hs com as apresentações e disputa da categoria “Danças Populares Folclóricas”. Na terça-feira, a partir do mesmo horário, é a vez dos grupos inscritos na categoria “Danças Coreográficas” e na quarta, também às 19:30h, a disputa fica entre os competidores da “Dança de Salão”. Todos os detalhes estão no site www.festivaldedancapiratuba.com.br.
TEMPORADA DE VERÃO
Consagrada como época de maior fluxo de turistas nos balneários e cidades turísticas catarinenses, a temporada de verão deve manter o mesmo números de temporários contratados em Santa Catarina registrado no período anterior. Serão em torno de 11 mil postos no comércio e serviços durante os meses de dezembro deste ano a março de 2017, segundo previsão da Federação das CDLs de SC (FCDL/SC). A oferta de emprego temporário, principalmente no mercado varejista, tende a aumentar no segundo semestre de cada ano, quando a expectativa dos lojistas e empreendedores cresce e o desejo de compra aumenta com as festas de fim de ano, como Natal e Réveillon.
Também contribuem os pagamentos extras, como o 13º salário e bonificações. Além disso, a previsão de incremento em 15% no número de visitantes. Para atender a todo este contingente, a FCDL/SC aponta a expectativa de que haja entre 10 e 11 mil temporários no estado. No período entre dezembro de 2015 e fevereiro deste ano, o número de voos extras nacionais do Aeroporto Hercílio Luz foi ampliado em 45,8% em relação à temporada anterior. No Terminal Rita Maria, em Florianópolis, chegaram 13.531 ônibus, sendo 3.384 no Carnaval, e foram 450 ônibus extras, conforme o Deter. Na fronteira, em Dionísio Cerqueira, a Polícia Federal confirmou a entrada de 80.764 pessoas entre 1º de janeiro e 10 de fevereiro, crescimento de 62% em relação ao mesmo período de 2015.
BAIAS MAIS BELAS DO MUNDO
Durante a última assembleia geral Del 12 Congresso Mundial de las Bahias mas Belas del Mundo (www.worldbays.com) que aconteceu nesta última semana em Puerto Vallarta Jalisco México, foi aprovado por unanimidade a moção do Presidente do Instituto Belaia Franca, membro permanente do Conselho Nacional do Meio Ambiente do Brasil - Enrique Litman, também Diretor Vice-presidente para América representando à Praia do Rosa em Imbituba - Santa Catarina, a criação do Santuário do Atlântico Sul para a proteção dos cetáceos e toda a diversidade marinha que o Brasil junto com Argentina, Uruguai, Gabon e África do Sul.
CONFRATERNIZAÇÃO
Deixar para última hora é uma péssima ideia. Já reservou teu espaço para comemorar o final do ano com teus amigos, familiares, funcionários da tua empresa? Demorou !!! Confira no vídeo acima.
PATAGÔNIA FANTÁSTICA EM GRAMADO
Clique na imagem para ampliá-la
A Argentina com este novo governo está vindo com tudo e participando dos principais eventos de turismo não só do Brasil mas como em todo mundo. A equipe da Patagônia Fantástica tem participado com muita enfase dentro mesmo do seu próprio país, a exemplo da FIT, depois em Cordoba, seguindo para o Festival de João Pessoa, o maior do Norte/Nordeste do Brasil e, neste final de semana em Gramado - na fenomenal Serra Gaúcha, onde como sempre é pura sensação.
Na comitiva além da responsável pelos assuntos internacionais de Ushuaia, a brasileira que reside na Terra do Fogo ha mais de 19 anos, Cristiane Cavalli, a querida Veronica Mariela Blanco, Subsecretária de Turismo de Puerto Madryn, o Secretário de Turismo de El Calafate, Alexis Simonovic, o Secretário de Turismo de Uhuaia, Juan Cherañuck, e inclusive Gonzalo Romero, Gerente Geral da Aerolineas Argentinas em São Paulo. No stande argentino, muito vinho, queijos, salames e, logicamente muito tango.
O fantástico corredor turístico que liga as três cidades emblemáticas do turismo patagônico, denominada PATAGÔNIA FANTÁSTICA, tem o objetivo de atrair ainda mais não só os catarinenses que costumeiramente visitam a região em todas as épocas do ano, mas todos os brasileiros. Segundo Juan Cherañuk: "Esses três destinos são as maiores atrações do Sul da Patagônia, porque temos baleias, glaciares e paisagens exóticas do fim do mundo, ícones muito fortes".
Ushuaia, é a cidade mais austral do mundo, encanta os olhos dos turistas logo na chegada pelo aeroporto com uma vista de tirar o fôlego das montanhas. Ushuaia oferece ainda muitas opções de lazer, compras e alta gastronomia para todos os gostos. É lá que está a melhor estação de esqui da América Latina, o famoso e moderníssimo Cerro Castor.
El Calafate tem como seu atrativo principal o Glaciar Perito Moreno localizado no Braço Sul do Lago Argentino com uma imponente frente de 5 km e uma altura que pode chegar a 60 metros. Mas as belezas de El Calafate não param por aí: ótima gastronomia, um centrinho de compras, o lago Argentino e a hospitalidade do povo fazem de Calafate um destino incrível.
Já a cidade de Puerto Madryn está localizada as margens das águas azuis do Golfo Nuevo, na costa da província de Chubut, localizada sobre as falésias de um pequeno planalto que apresenta uma perspectiva impressionante do Oceano Atlântico. A temporada de baleias é um atrações que se tornou esse destino conhecido no mundo. De junho a dezembro chegam populações distintas da espécie baleia franca austral e orcas, que podem ser observadas muito de pertinho. Hoje, com milhares de turistas que visitam a cada ano, Puerto Madryn ainda é o centro de serviços turísticos na costa da Patagônia e porta de entrada para a vasta Península Valdes, declarada um Patrimônio Natural da Humanidade em 1999.
Clique na imagem para ampliá-la
BOCKER TURISMO FAZENDO A DIFERENÇA
A maior agência/receptivo da Serra Gaúcha vem fazendo a diferença há mais de duas décadas. Na última sexta-feira a festa foi na Rua Coberta de Gramado. A noite foi regada de bons momentos para colecionar. Se reuniram com clientes, amigos e parceiros durante um coquetel de boas vindas.
Vale comentar que à Any Brocker foi homenageada com o Troféu AMIGOS DOS HOTELEIROS, promovido pela ABIH. Com ela o vice prefeito de Gramado, Luia Barbacovi e Gilberto Durante, Secretario de Turismo de Bento Gonçalves.
A minha transportadora oficial na Serra Gaúcha, a Brocker Turismo, promoveu na manhã desta sexta-feira uma confraternização com o trade turístico de todo o Brasil. O encontro aconteceu no Hotel Laghetto Allegro Pedras Altas. A diretora da empresa, Adriane Brocker Boeira (Any), destacou a parceria com os profissionais do turismo nacional e internacional, oportunidade em que todos conheceram um pouco da estrutura do Pedras Altas mais novo empreendimento do grupo Laghetto na região. Estiveram representando a Paraíba na confraternização o diretor de Marketing da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Luciano Lapa, e Elson Pires, da Operadora Foco, em João Pessoa. Na foto, com o diretor do blog Turismo em Foco o confrade Fabio Cardoso (primeiro à esquerda).
Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB
Também circulando pela Rua Coberta, o fera da maior feira de turismo de Santa Catarina, a BNT MERCOSUL, Jair Pasquini, ao seu lado Patricia Schaebler Rotta.
O melhor endereço gastronômico italiano de Gramado
HOTEL CERCANO
Ali, bem ao lado da Rua Roberta, hóspedes, jornalistas, trade turístico nacional...assistem tudo de camarote cinco estrelas. Trata-se do Hotel Cercano, que mais uma vez estende seu tapete vermelho. A cidade borbulha. Vale comentar que a Rede de Inteligência de Mercado no Turismo realizou a sua primeira reunião justamente no Cercano, na última sexta-feira (04). O objetivo da reunião é gerar um processo de sinergia e inteligência que permita ampliar a profissionalização do marketing turístico nos destinos brasileiros.
A pauta desta primeira reunião foi a apresentação dos representantes de cada Estado; apresentação da proposta de criação da rede; apresentação das ações e promoções e apoio à comercialização prevista pelo Ministério do Turismo; e apresentação das ações previstas pelo Sebrae. O diretor de Marketing da PBTur, Luciano Lapa, estará representando a Paraíba no encontro.
CONFRATERNIZAÇÃO
Deixar para última hora é uma péssima ideia. Já reservou teu espaço para comemorar o final do ano com teus amigos, familiares, funcionários da tua empresa? Demorou !!! Confira no vídeo acima.
PATAGÔNIA FANTÁSTICA EM GRAMADO
Clique na imagem para ampliá-la
A Argentina com este novo governo está vindo com tudo e participando dos principais eventos de turismo não só do Brasil mas como em todo mundo. A equipe da Patagônia Fantástica tem participado com muita enfase dentro mesmo do seu próprio país, a exemplo da FIT, depois em Cordoba, seguindo para o Festival de João Pessoa, o maior do Norte/Nordeste do Brasil e, neste final de semana em Gramado - na fenomenal Serra Gaúcha, onde como sempre é pura sensação.
Na comitiva além da responsável pelos assuntos internacionais de Ushuaia, a brasileira que reside na Terra do Fogo ha mais de 19 anos, Cristiane Cavalli, a querida Veronica Mariela Blanco, Subsecretária de Turismo de Puerto Madryn, o Secretário de Turismo de El Calafate, Alexis Simonovic, o Secretário de Turismo de Uhuaia, Juan Cherañuck, e inclusive Gonzalo Romero, Gerente Geral da Aerolineas Argentinas em São Paulo. No stande argentino, muito vinho, queijos, salames e, logicamente muito tango.
O fantástico corredor turístico que liga as três cidades emblemáticas do turismo patagônico, denominada PATAGÔNIA FANTÁSTICA, tem o objetivo de atrair ainda mais não só os catarinenses que costumeiramente visitam a região em todas as épocas do ano, mas todos os brasileiros. Segundo Juan Cherañuk: "Esses três destinos são as maiores atrações do Sul da Patagônia, porque temos baleias, glaciares e paisagens exóticas do fim do mundo, ícones muito fortes".
Ushuaia, é a cidade mais austral do mundo, encanta os olhos dos turistas logo na chegada pelo aeroporto com uma vista de tirar o fôlego das montanhas. Ushuaia oferece ainda muitas opções de lazer, compras e alta gastronomia para todos os gostos. É lá que está a melhor estação de esqui da América Latina, o famoso e moderníssimo Cerro Castor.
El Calafate tem como seu atrativo principal o Glaciar Perito Moreno localizado no Braço Sul do Lago Argentino com uma imponente frente de 5 km e uma altura que pode chegar a 60 metros. Mas as belezas de El Calafate não param por aí: ótima gastronomia, um centrinho de compras, o lago Argentino e a hospitalidade do povo fazem de Calafate um destino incrível.
Já a cidade de Puerto Madryn está localizada as margens das águas azuis do Golfo Nuevo, na costa da província de Chubut, localizada sobre as falésias de um pequeno planalto que apresenta uma perspectiva impressionante do Oceano Atlântico. A temporada de baleias é um atrações que se tornou esse destino conhecido no mundo. De junho a dezembro chegam populações distintas da espécie baleia franca austral e orcas, que podem ser observadas muito de pertinho. Hoje, com milhares de turistas que visitam a cada ano, Puerto Madryn ainda é o centro de serviços turísticos na costa da Patagônia e porta de entrada para a vasta Península Valdes, declarada um Patrimônio Natural da Humanidade em 1999.
Clique na imagem para ampliá-la
BOCKER TURISMO FAZENDO A DIFERENÇA
A maior agência/receptivo da Serra Gaúcha vem fazendo a diferença há mais de duas décadas. Na última sexta-feira a festa foi na Rua Coberta de Gramado. A noite foi regada de bons momentos para colecionar. Se reuniram com clientes, amigos e parceiros durante um coquetel de boas vindas.
Vale comentar que à Any Brocker foi homenageada com o Troféu AMIGOS DOS HOTELEIROS, promovido pela ABIH. Com ela o vice prefeito de Gramado, Luia Barbacovi e Gilberto Durante, Secretario de Turismo de Bento Gonçalves.
A minha transportadora oficial na Serra Gaúcha, a Brocker Turismo, promoveu na manhã desta sexta-feira uma confraternização com o trade turístico de todo o Brasil. O encontro aconteceu no Hotel Laghetto Allegro Pedras Altas. A diretora da empresa, Adriane Brocker Boeira (Any), destacou a parceria com os profissionais do turismo nacional e internacional, oportunidade em que todos conheceram um pouco da estrutura do Pedras Altas mais novo empreendimento do grupo Laghetto na região. Estiveram representando a Paraíba na confraternização o diretor de Marketing da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Luciano Lapa, e Elson Pires, da Operadora Foco, em João Pessoa. Na foto, com o diretor do blog Turismo em Foco o confrade Fabio Cardoso (primeiro à esquerda).
Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB
Também circulando pela Rua Coberta, o fera da maior feira de turismo de Santa Catarina, a BNT MERCOSUL, Jair Pasquini, ao seu lado Patricia Schaebler Rotta.
O melhor endereço gastronômico italiano de Gramado
HOTEL CERCANO
Ali, bem ao lado da Rua Roberta, hóspedes, jornalistas, trade turístico nacional...assistem tudo de camarote cinco estrelas. Trata-se do Hotel Cercano, que mais uma vez estende seu tapete vermelho. A cidade borbulha. Vale comentar que a Rede de Inteligência de Mercado no Turismo realizou a sua primeira reunião justamente no Cercano, na última sexta-feira (04). O objetivo da reunião é gerar um processo de sinergia e inteligência que permita ampliar a profissionalização do marketing turístico nos destinos brasileiros.
A pauta desta primeira reunião foi a apresentação dos representantes de cada Estado; apresentação da proposta de criação da rede; apresentação das ações e promoções e apoio à comercialização prevista pelo Ministério do Turismo; e apresentação das ações previstas pelo Sebrae. O diretor de Marketing da PBTur, Luciano Lapa, estará representando a Paraíba no encontro.
O MELHOR DA FESTA
"Michelão" e Alexandre Tuma sempre presentes nos principais eventos de turismo do Brasil com a Mortadela Cerati no stand do Brasil Total. No corredor da feira que tiver fila pode ter certeza que tem o sanduba legítimo de mortadela.
CIRCUITO DAS MISSÕES
O Circuito Internacional das Missões Jesuísticas foi intensamente debatido em Gramado-RS, durante o painel Integração das Fronteiras Potencializando a Economia Compartilhada. O encontro contou com a participação de José Roberto de Oliveira, da associação Amigos das Missões, Carlos Cesar Baltar, do consulado da Argentina no Rio Grande do Sul, Victor Hugo Alves da Silva, da secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, Vinicius Lummertz, da Embratur, e Edmar Bull, da Abav Nacional, com mediação do jornalista Claudio Schapochnik.
O roteiro Circuito Internacional das Missões Jesuísticas compreende o sul do Brasil, Argentina, Uruguai e Bolívia, e existe desde 1995. No entanto, entre os países participantes do roteiro, o Brasil é o menos representativo na emissão de visitantes, segundo Oliveira.
Algumas demandas urgentes, segundo Oliveira, são a conclusão da internacionalização do aeroporto de Santo Angelo (RS), sinalização turística, construção de centros de apoios turísticos, facilitação para entrada de passageiros de terceiros países, entre outras cooperações técnicas. O roteiro mostra a base da formação do povo gaúcho, com registros de 12 mil anos. Barroco missioneiro, religião, história, cultura. O presidente da Abav Nacional, Edmar Bull, e o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, se colocaram à disposição de Oliveira e do cônsul argentino para desenvolver a rota. “Quero inserir o conteúdo no Ensino à Distância da Abav, que é um dos principais motores desse nosso biênio.”
ENOTURISMO
Apreciar vinhos e conhecer a cultura de localidades produtoras da bebida no país tem atraído um número cada vez maior de viajantes. O Vale dos Vinhedos (RS), uma das áreas mais tradicionais, recebeu 397.529 turistas brasileiros e estrangeiros em 2015, uma alta de quase 100% na comparação com o ano de 2010. Os dados são da Associação dos Produtores de Vinhos Finos (Aprovale). Para discutir o potencial e as oportunidades de desenvolvimento do enoturismo, o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) promoveram em Gramado-RS, nesta sexta-feira (04) um seminário organizado pelo MTur, que reuniu gestores públicos, empresários e especialistas para debater as possibilidades de ampliação do segmento O seminário abordou pontos como as possibilidades de ampliação do segmento a partir da associação com outras cadeias produtivas, a exemplo de gastronomia e hospedagem.