EMBRATUR EM SC
Município localizado no norte de Santa Catarina, o Balneário do Camboriú oferece atrativos que vão bem além do segmento turístico de sol e praia. De olho nessa realidade, com apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), a equipe executiva do BC Convention & Visitors Bureau realizou cafés de capacitação intitulados “Visite Balneário Camboriú”, na primeira quinzena de setembro. Com o objetivo de divulgar a região em países da América Latina, a organização contou com oito eventos durante uma programação que totalizou duas semanas. Em Lima, no Peru, mais de 80 operadores de turismo compareceram. No Uruguai, 70 agentes marcaram presença no evento de Montevidéu. Argentina e Chile também integraram o roteiro com sucesso de participação.
As ações envolveram participações em feiras, realizações de encontros com agentes de viagem, workshops, eventos em embaixadas, organização de press trips e produção de material promocional. Conhecido como um pedaço da Europa encravado no Sul do País, o território catarinense ostenta contrastes: com imponentes montanhas, a serra se contrapõem às praias, baías, enseadas e dezenas de ilhas do litoral.
Natural do estado, o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, acredita que Santa Catarina tem potencial para se tornar um dos principais produtos da vitrine de turismo do Brasil no exterior. “Santa Catarina é um dos destinos mais ricos do Brasil em termos de belezas naturais, história e cultura. O estado tem se desenvolvido muito em termos de produtos e receptivos turísticos. Trabalhamos para ampliar o volume de turistas estrangeiros, por meio de uma agenda estratégica que tem dado bons frutos”, diz.
Em todos os países da América do Sul, a estratégia promocional da Embratur para divulgar o Brasil como destino turístico consiste na formação de comitês de promoção – denominados Visite Brasil, na Argentina; e Descubra Brasil, em Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Esses grupos visam promover, divulgar e aumentar o fluxo de turistas para o Brasil. Para cumprir esse objetivo, os Setores de Promoção Comercial das Embaixadas brasileiras no exterior coordenam, junto à Embratur, as atividades dos comitês, que são formados por operadores, companhias aéreas, empresas hoteleiras, seguradas de viagens e outros negócios radicados nos mercados.
EMBRATUR - ESTRATÉGIAS CONJUNTAS
Presidente Vinicius Lummertz em encontro com técnicos das SECOMs e dos Escritórios Brasileiros de Turismo
O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, se reuniu com os assistentes técnicos dos Setores de Promoção Comercial (SECOMs) de nove países – Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela – e com representantes dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) do Mercosul. O encontro, que teve como foco estratégias para potencializar a promoção do Brasil nesses mercados, foi realizado durante a 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo, que acontece até amanhã, em São Paulo. Representantes dos SECOMs e EBTs foram unanimes ao destacar que a comunicação periódica realizada pela Embratur, a presença efetiva de representantes do Instituto e a rodada de visitas do presidente do Instituto com os embaixadores a seus países é fundamental para reforçar as atuações dos mesmos e a promoção do Brasil no exterior.
PLANEJAMENTO DE TURISMO
Valdir Walendosky (Santur), Glauco Corte (Fiesc), Bruno Breithaup (Fecomércio-SC) e Vinicius Lummertz (Embratur)
Ao participar do lançamento do programa de planejamento estratégico do turismo em Santa Catarina até o ano de 2022, o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, destacou a importância da iniciativa, e garantiu que a Embratur dará todo o apoio possível para que resultados eficientes sejam alcançados. O presidente da Embratur também anunciou que, assim como foi feito antes do verão de 2016, o Instituto vai investir em uma campanha publicitária para atrair turistas dos países vizinhos ao Brasil, de forma que o movimento no verão de 2017 seja ainda maior que o do ano passado, quando somente da Argentina saíram mais de 2 milhões de turistas, grande parte deles tendo como destino o litoral catarinense.
FLORIPAMANHÃ
Tratamento de esgoto, poluição das praias, mobilidade e falta de planejamento urbano são as questões mais importantes para Florianópolis, segundo os entrevistados na pesquisa Floripa 2016, uma iniciativa da Associação FloripAmanhã com o apoio do ForTur – Fórum de Turismo da Grande Florianópolis. “O que foi apontado na pesquisa são problemas da cidade que continuam e estão se acentuando. O nosso grande desafio agora é que os candidatos a prefeito tratem dos temas que as pessoas acham mais graves e firmem um compromisso de discutir junto com sua equipe técnica e com representantes da sociedade como encarar estes problemas. As organizações sociais podem e devem ajudar o prefeito a cuidar da cidade”, comenta a presidente da Associação FloripAmanhã, Anita Pires.
INJEÇÃO ELETRÔNICA
Alucinante a última edição do Injeção Eletrônica Festival que lotou mais uma vez o Complexo Music Park e encantou o público com a cenografia e as intervenções artísticas. Além disso, um dos grandes diferenciais dessa edição foi a primeira transmissão ao vivo do evento pela rede social Facebook que chegou a alcançar mais de 40 mil pessoas. Com três palcos e mais de 15 atrações o maior festival open bar do país foi até o amanhecer.
ECOTURISMO & TURISMO DE AVENTURA
Organizado desde 2004 pela ABETA - Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, é o maior e mais importante fórum brasileiro de debates sobre ecoturismo e turismo de aventura, reunindo empresários, gestores públicos, dirigentes de entidades, acadêmicos, guias e profissionais do setor. Em 2016, a cidade de Três Coroas no Rio Grande do Sul será o Destino Anfitrião. É a hora de todos do sul do Brasil participar! Inspirados pela força do associativismo em Três Coroas, o tema escolhido para o encontro deste ano é: #tamojunto! A força da cooperação!
Novidades nesse ano, faremos também o I Encontro Latino Americano de Ecoturismo e Turismo de Aventura, que reunirá representantes da Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México. Em evento paralelo, acontece o I Congresso Brasileiro de turismo da vida ao ar livre e bem-estar. Com um formato inovador, dinâmico e com muitas atividades ao Ar Livre, o evento pretende gerar e disseminar conhecimento, promover relacionamentos e negócios, e proporcionar diversão aos participantes. Uma ocasião única de interagir, dialogar e negociar com os mais importantes profissionais do ecoturismo e do turismo de aventura no Brasil e na América Latina.
VOO PARÁ
Lançado pelo governador Simão Jatene como uma das 17 medidas do Programa Pará 2030, em 29 de junho, no Hangar, o programa Voe Pará já tem data definida para o início dos voos inaugurais, que vão ampliar a malha aérea regional paraense. Com isso, o Governo do Estado, por meio Secretaria de Estado de Turismo (Setur), facilita os meios de acessibilidade e circulação do turista dentro do território paraense, o que por si só, já abre um leque de oportunidades de negócio e novas frentes de mercado na dinâmica da economia estadual.
Uma das companhias aéreas partícipe do programa, a TWO, começa a operar voos para Soure, Breves e Paragominas, nos dias 03, 04 e 05 de outubro, respectivamente. Os voos da TWO na rota Belém-Soure serão segundas e sextas-feiras, com saída da capital às 11h e chegada 11h20. A viagem de retorno terá decolagem às 11h40 e pouso às 12h. A rota Belém-Breves será operada também duas vezes na semana, terças e quintas-feiras, com partida de Belém às 13h e chegada às 13h55. O voo de retorno sairá de Breves às 14h15 com pouso na capital paraense às 15h10.
Já a rota Belém-Paragominas, com voos dias de quarta-feira, terá decolagem marcada às 11h e chegada em Paragominas às 11h55. A volta terá saída às 12h15, com pouso em Belém 13h10. O decreto que criou “Programa Voe Pará” teve como objetivo os incentivos à aviação regional. O Voe Pará é aberto para qualquer companhia aérea que se enquadre nos requisitos exigidos pelo Estado e objetivos esperados do programa. Inicialmente, já estão cadastradas no Voe Pará as empresas TWO, Pema e Piquiatuba. O Voe Pará estimula que as mesmas mantenham suas linhas áreas atuais e criem novas linhas aéreas para o interior, iniciando já com nove destinos.
SABORES DE CANELA
A linda Fernanda Chies do Empório Canela
O Sabores de Canela é um evento dedicado aos apreciadores da boa gastronomia e que adoram percorrer um roteiro em busca de pratos que lhe ofereçam prazer a mesa. E esta é a vantagem do Sabores, não ser promovido em apenas um local. E em sua sétima edição, a atração realizada em Canela, conta com sete restaurantes e cinco hotéis e pousadas participantes, cada um deles com uma receita especial, exclusiva e inédita para o evento, porém com uma coisa em comum: a canela.
Chef Cristina Machado Jardim
O charme da cidade serrana ganha um plus com o Sabores de Canela. Quem visita Canela, que agora na baixa temporada está ainda mais linda devido à chegada da primavera, não pode deixar de provar as delícias deste roteiro gastronômico. Entre as receitas estão pratos doces e salgados, como o salmão caramelizado com canela ao chutney de maracujá e o bolo com canela e doce de leite. A dica é fazer uma listinha dos pratos que mais lhe despertam a curiosidade e sair pela cidade visitando cada um dos restaurantes. O 7º Sabores de Canela é uma promoção da Associação Comercial e Industrial de Canela Acic/Fundo de Turismo, UCS, Água das Hortênsias, Cervejaria do Farol e será realizado de 30 de setembro a 30 de outubro.
Os participantes e os pratos do 7º Sabores de Canela são:
Container Bistro - Risoto indiano Canela na India, Empório Canela - Nhoque ao molho de linguiça e canela, Churrascaria Espelho Gaúcho - Salame de chocolate com calda de canela, Galangal - Salmão ao molho de laranja e canela acompanhado de mix de folhas e molho de iogurte, Hotel Continental (café da manhã) - Bolo de Maçã com Canela, Hotel Continental (Restaurante Mirabelle) - Chester ao Molho de Cristais de Laranja com Canela, Hotel Laje de Pedra (Restaurante Panorâmico) - Salmão caramelizado com canela ao chutney de maracujá, Magnólia - Filé recheado com musseline de batata e redução de bergamota e canela, Pousada Blumenberg - Torta tropical com canela, Pousada do Bosque - Bolo com canela e doce de leite, Pousada Encantos da Terra - Torta de nozes, Vila Suzana Parque Hotel - Bolo de churros.
FESTA DOS BONECOS
O Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela, que chega, neste ano, a sua 28ª edição, novamente irá trazer um colorido diferente para a Serra Gaúcha, de 08 a 16 de outubro. Canela transforma-se na capital dos bonecos por 9 dias. Nas praças, nos teatros, nas escolas, nos hotéis, no presídio, no asilo, bonequeiros com suas criações que parecem ter vida própria estarão por todos os lugares, criando um clima de encantamento e magia, de pura emoção. As ruas do centro cidade recebem os bonecos infláveis da Cia Pia Fraus, de São Paulo, que encantam e criam um clima especial. O Bonecos Canela contará com 46 espetáculos e mais 12 atividades extras, entre elas: oficinas, desfiles, filmes, exposição, bate papo, documentário, noite de autógrafo e até food truck. Grupos de bonequeiros gaúchos, de São Paulo, Minas Gerais e do exterior como Argentina, Italia e Peru estarão tomando conta dos palcos de Canela. Mais informações no www.bonecoscanela.com.br.
Nosso hotel em Ushuaia
PATAGÔNIA FANTÁSTICA
Esse fantástico roteiro lançou nova campanha publicitária citando pelo menos 10 Razões para Escolher à Patagônia Fantástica no Verão. Será lançado uma razão por semana, ou seja, divulgarão todas as sextas-feiras sucessivamente, em todas as redes sociais. Segundo Juan Cherañuk: "Estamos começando hoje uma forte campanha nas redes sociais junto à Aerolíneas Argentinas e todo o Trade Turístico, que consiste nos banes que poderão ser baixados nos links: http://turismoushuaia.com/patagoniafantastica2016-17pt.zip e http://turismoushuaia.com/patagoniafantastica2016-17es.zip
Mais Ushuaia sai na frente com uma nova ferramenta de vendas que será muito valiosa e efetiva !
Nossa casa em El Calafate - Hotel Posada Los Alamos, simplesmente cinematográfica
A Patagônia Fantástica é um produto único, unindo três destinos inigualáveis, aplaudida durante a 44ª Edição da ABAV EXPO, cuja capacitação foi feita pelo Secretário de Turismo de El Calafate, Alexis Simunovic, onde os agentes, operadores e jornalistas especializados tiveram puderam observar e se entusiasmas como a fauna silvestre da Península Valdés, os gigantes de gelo de El Calafate e o privilégio de percorrer esse novo roteiro fantástico.
Clique na imagem para ampliá-la
NADANDO NO CANAL DE BEAGLE
Falando nisso, o primeiro encontro de natação em águas abertas e geladas teve lugar no fim no Fim do Mundo. O evento deixou uma mensagem de paz, de integração e de não às drogas, possibilitando mostrar ao mundo os atrativos turísticos de Ushuaia. 47 atletas de diferentes províncias e países estavam presentes nas frias águas do Canal de Beagle, com o objetivo de unir a Argentina e o Chile sob uma mensagem de solidariedade. No Winter Swimming, organizado pela Swim Argentina, nadadores procedentes da Rússia, Irlanda, Inglaterra, Colômbia, Chile e Argentina fizeram a festa nas competições de 100, 200, 500 e 1000 metros em águas a uma temperatura média de 5°centígrados.
No domingo dia 25/09, com o céu nublado e um pouco de vento, realizou-se a travessia simbólica traçando a linha imaginária entre os dois países, depois de nadar 12 km saindo do Porto Navarino no Chile, até o Porto de Ushuaia na Argentina formando uma só equipe no sistema de revezamento. Este evento internacional teve como intenção realizar travessias de aventura promovendo a Argentina como destino turístico para a prática deste esporte. Entre os 47 participantes estavam uma nadadora descendente dos índios Yaganes, uma nadadora com deficiência física, e demais corajosas mulheres.