terça-feira, 12 de agosto de 2014

FORÇA AÉREA ELEITORAL

FORÇA AÉREA ELEITORAL


Temos que ficar atentos para ver se o Tribulal Eleitoral vai de fato ficalizar ou teremos uma verdadeira esbórnia eleitoral as nossas custas. Segundo a Revista IstoÉ, todo ano de eleição, a Advocacia-Geral da União (AGU) publica uma detalhada cartilha com explicações aos agentes públicos federais sobre o que não deve ser feito para preservar a máquina pública da fúria das campanhas eleitorais. O manual de 2014 é bem claro ao proibir servidores e autoridades de pedir votos ou anunciar preferências partidárias durante eventos oficiais e, muito menos, de utilizar bens da União em agendas políticas. Apesar das recomendações, os pedidos de voos da Força Aérea Brasileira (FAB) por ministros logo na largada da corrida eleitoral mostram que a orientação do governo foi deixada de lado. 


Nos meses de junho e julho deste ano foram feitas 335 solicitações, o que corresponde a um aumento de 78% em relação ao mesmo período do ano passado. A maioria das viagens dos ministros se enquadra no que passou a ser conhecido como “agenda casada”. Nessas viagens, os ministros de fato participam de eventos oficiais, mas também fazem reuniões políticas e ajudam os aliados em suas bases.


O ministro da Agricultura, Neri Geller, é um dos adeptos dessa prática. Matogrossense, ele pediu ajuda à FAB no mês de julho para cumprir oito agendas fora de Brasília. Metade dos compromissos se concentrou em Cuiabá e Sinop, região onde atua seu padrinho político, o senador licenciado Blairo Maggi (PMDB). No dia 31 de julho, Geller deixou Brasília com destino à capital do Estado, acompanhado de uma comitiva de seis pessoas. O grupo foi prestigiar a Expoagro, feira organizada pelos principais empresários do agronegócio de Mato Grosso. Depois da aparição pública na feira, o ministro se fechou em reuniões com o PP e o PDT. Geller aproveitou para pedir votos. “O PP está conosco na esfera federal. Queremos esse apoio também aqui em Mato Grosso”, afirmou após os encontros políticos.


Em alguns casos, as autoridades utilizam a aeronave da FAB para visitar obras que não pertencem às suas pastas. Um exemplo é a ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos. Na noite do dia 2, ela pegou um avião da FAB e foi a Joinville (SC) inaugurar na tarde do dia seguinte um empreendimento do Minha Casa Minha Vida. Estava cercada de candidatos aliados. No dia 4 de julho, em uma viagem a Palmas (TO), ela posou ao lado de políticos para fotos de “santinhos”. Na ocasião, ela permitiu o registro de imagens no momento em que entregou a chave de um automóvel comprado com recursos federais ao candidato a governador Ataídes Oliveira (PROS), integrante da coligação que apoia a reeleição da presidenta Dilma Rousseff. Ignorando a cartilha da AGU, Ideli aproveitou a entrega do carro para elogiar Oliveira. “A solicitação de Ataídes é de muita importância para o Tocantins”, discursou.


Outros exemplos ajudam a explicar como os gastos de junho e julho com combustível dos aviões da Força Aérea chegaram a R$ 283 milhões – R$ 22 milhões a mais que no mesmo período de 2013. No dia 30 de junho, o ministro da Pesca, Eduardo Lopes, estava no Rio e solicitou um avião da FAB. De lá, voou com outras oito pessoas para São Paulo, onde participou da convenção do PRB, partido ao qual é filiado. ISTOÉ entrou em contato com a assessoria dos ministros citados nesta reportagem, mas as pastas não deram explicações sobre a agenda política. Com tantas viagens, fica mais difícil encontrar os ministros em Brasília.  

TAXA DE JUROS


A taxa de juros cobrada na concessão de crédito para pessoas e empresas no Brasil subiu pelo décimo quarto mês consecutivo em julho, diante do receio das instituições financeiras com o cenário de inflação alta e baixo crescimento econômico, informou a associação de executivos de finanças (Anefac). A taxa média para pessoa física subiu passando para 6,05% ao mês (102,36% ao ano) em julho, maior nível desde julho de 2012. Já a taxa média para empresas avançou para 3,45% ao mês (50,23% ao ano) em julho, pico em 24 meses. "As elevações podem ser atribuídas à piora do cenário econômico nacional com expectativa de piora nos índices de inflação e crescimento econômico o que aumenta o risco de crédito", disse em nota o diretor executivo de Pesquisa e Estudos Econômicos da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira. De acordo com a associação, as perspectivas ruins para a economia têm levado as instituições financeiras a elevarem suas taxas de juros acima da Selic. Não à toa, o comércio tem sofrido solavancos. Segundo levantamento feito pelo Estado de S. Paulo, com base em dados do Caged, o comércio eliminou 83 mil vagas este ano. Também nesta segunda-feira foi divulgado relatório sobre as vendas do varejo no último fim de semana. Resultado: o pior Dia dos Pais em cinco anos.

IMPOSTÔMETRO



Vai insistir em manter esses ladrões no poder sendo muito bem pagos as nossas custas? ​Fique sabendo que para manter a mordomia desses desgraçados que nos oferecerem saúde, educação, segurança,... de última categoria, nós  brasileiros paga​mos  mais de 1 trilhão de reais em impostos federais, estaduais e municipais este ano, segundo o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O valor foi alcançado nesta ​última ​terça-feira, por volta das 11h. A  marca foi registrada quinze dias antes na comparação com o ano passado, indicando aumento da carga tributária. "É um descompasso. A arrecadação cresce mais do que a economia brasileira. O contribuinte paga muito e, em contrapartida, não tem um retorno compatível. Os serviços públicos deixam a desejar", afirma o presidente da ACSP, Rogério Amato. ​ Até o final do ano chegaremos aos 2 trilhões ou mais, já que iremos também bancar a campanha eleitoral. Temos que resolver isso já no primeiro turno pra conta não ficar salgada demais. ​

OPERAÇÃO EBOLA NOS AEROPORTOS


Aeroportos brasileiros passaram a veicular mensagens de alerta aos passageiros sobre os riscos do vírus ebola a partir deste sábado. A ação integra um pacote de medidas adotado pelo governo horas depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar a atual epidemia da doença na África Ocidental uma emergência de saúde internacional. Até agora, foram registrados 1.711 casos e 932 mortes pela infecção em Serra Leoa, Libéria, Guiné e Nigéria. Não haverá restrição de viagens para áreas afetadas. A decisão, de acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, segue as recomendações feitas pela própria OMS. Segundo ele, na avaliação do governo é improvável que exista um surto da doença no Brasil. "Não há risco de transmissão de ebola no Brasil. Não vamos fazer restrições de viagens e vamos continuar a investigação e a vigilância epidemiológica dos viajantes", afirmou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Aí é que mora o perigo. 


INFRAERO


Como eu sempre afirmei, o gigantesco e impressionante cabide de empregos da INFRAERO a partir de 2015, deverá dar prejuízo da ordem de R$ 450 milhões ao ano, informou o presidente da empresa, Gustavo do Vale. Com a entrega dos principais aeroportos à iniciativa privada, a Infraero perdeu a fonte de cerca de 65% das receitas que tinha até 2012. Além de Confins e Galeão, a empresa deixou de arrecadar com Guarulhos, Viracopos (SP) e Brasília. Além disso, o Augusto Severo, no Rio Grande do Norte, foi fechado depois que o aeroporto privado de São Gonçalo do Amarante começou a operar.  Cerca de 80% dos funcionários dos aeroportos já concedidos foram devolvidos à Infraero. Voltando, eles são readequados na própria empresa, já que até agora a opção foi não demitir. Para aliviar a situação, a empresa negocia com o Ministério do Planejamento um programa de redução do seu quadro de funcionários. 


A Infraero pede recursos, estimados inicialmente em R$ 750 milhões, para iniciar um Plano de Demissão Voluntária (PDV). Isso ajudaria a desligar 2,5 mil funcionários de um total pouco superior a 12 mil. A medida, explicou Vale, é necessária para equilibrar as despesas de custeio da estatal a seu novo nível de receitas: "Com 10 mil funcionários, eu equilibro receitas e despesas". Sem o PDV, a Infraero terá um prejuízo de R$ 450 milhões em 2015. Além do quadro de pessoal que não é pequeno, a Infraero precisa bancar o funcionamento de 75 unidades de navegação aérea, e que não geram receita. O custo anual dessa atividade coincide com os R$ 450 milhões de prejuízo.


AEROPORTO INTERNACIONAL


Como não temos um secretário de turismo de fato e como o "fala mansa" do nosso governador é só promessas e mentiras, continuamos com a nossa pista de pouso "internacional, lamentavelmente. Tanto que o CDL Florianópolis apela em favor da retomada das obras do aeroporto Hercílio Luz e por transparência nas informações. As obras de ampliação e de acesso ao aeroporto Hercílio Luz sofrem nova paralisação, causando estarrecimento e indignação aos moradores de Florianópolis e usuários do referido equipamento. Há mais de três décadas nossa cidade se ressente de um aeroporto proporcional à importância de sua projeção como destino turístico internacional, além de atender às demandas de grande parte do estado, o que significa cerca de 3,7 milhões de clientes/ano. Quando comparado com aeroportos de outras cidades do país, o Hercílio Luz revela como Florianópolis é mal atendido em um dos mais importantes itens de infraestrutura e logística, gerando amplos prejuízos econômicos.


A paralisação das obras nos causa forte preocupação também pela falta de transparência do processo: as informações não chegam via fontes oficiais, mas são divulgadas pela Imprensa e o imbróglio envolve uma construtora que já enfrenta problemas com a execução de outros dois contratos estratégicos para a cidade – a ponte Hercílio Luz e a SC 403. A CDL de Florianópolis faz um apelo ao Governo do Estado e à Infraero que mantenham a comunidade informada com clareza sobre o cronograma e os motivos que justificaram a interrupção, assim como quais os pré-requisitos para que reiniciem. Aos representantes públicos das mais diferentes esferas, solicitamos que façam uso de suas prerrogativas para exigir a imediata retomada dos trabalhos e a garantia de continuidade até sua conclusão.


FLORIPA PLATAFORMA DIGITAL

A Secretaria Municipal de Cultura apresentou o Sistema Municipal de Indicadores e Informações Culturais de Florianópolis, nesta terça-feira (12), para imprensa e convidados. O IdCult Floripa é uma ferramenta digital que reúne em um mapa virtual informações sobre artistas, equipamentos, eventos, editais municipais, produtos e serviços culturais, possibilitando o compartilhamento de dados e a geração de gráficos e indicadores referentes à cadeia produtiva da cultura. Na oportunidade, foram apresentadas as funcionalidades da plataforma digital em teste desde abril, assim como os primeiros resultados obtidos a partir da base de dados já existente – alimentada pelos produtores e divulgadores dos vários setores culturais já cadastrados.  O sistema vai auxiliar no planejamento, gestão e difusão da produção e da diversidade cultural do município, contribuindo também para nortear as políticas públicas para o setor.


KASUE SPA URBANO

O Kobrasol em São José, SC, agora tem um espaço único e super exclusivo com profissionais de alto nível. Trata-se da Kasue Spa Urbano, um oásis de bem estar e tranquilidade no coração da cidade. A Kasue Spa Urbano, de propriedade da Kely Kasue Matsuzake, que se especializou em inúmeras terapias por oito anos seguidos no Japão, Tailândia e Indonésia, tem como conceito o equilíbrio perfeito para seu dia-a-dia. Aliada a uma equipe especializada de terapeutas, cuidam das nossas necessidades individuais, nos proporcionando o tratamento ideal. Através de cheiros, sabores, sons e toques, conseguimos relaxar e sentir uma tremenda paz interior. Vale a pena conhecer as melhores técnicas de massagens do mundo e sentir a diferença de ter profissionais cuidando do nosso corpo e mente, através da massoterapia e da estética corporal. Deixe o stress e a preocupação de lado e tenha uma vida saudável e prazerosa. Elas cuidam da gente. 

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A nossa disposição diversos pacotes especiais, desde Feliz Aniversário, Bela Noiva, Tal Mãe, Tal Filha, Belo Noivo, Mãe querida, Dia de Mel, Relaxa Papai, Equilíbrio. Além disso massagens a quatro mãos, Ashiatsu massagem, Thay massagem, terapia com pedras quentes, massagem balinesa, massagem Ayurvéda, massagem pindas quentes, massagem com bambu, massagem modeladora japonesa, drenagem linfática, massagem com velas quentes, massagem terapêutica, mix oriental, reflexologia podal, massagem relaxante sueca. Não se esqueça das terapias corporais como o toque de seda vinho terapia, choco terapia, novas energias, banhos paz e tranquilidade, banho de amor e banho da prosperidade. Estética facial e corporal / depilação. Para ver todas as fotos e demais detalhes clique aqui

CONGRESSO ABRASEL

Ampliar o debate de questões que atualmente influenciam no pleno desenvolvimento do setor de bares e restaurantes foi a meta do 26º Congresso Nacional Abrasel, que aconteceu entre os dias 13 e 14 de agosto, em Brasília. Palco para geração e disseminação de conhecimento pelos maiores especialistas do setor, o evento contou com uma delegação de 12 catarinenses, entre empreendedores e membros do trade turístico. Além da presença do premiadíssimo chef do D.O.M (SP), Alex Atala, do presidente da Ambev, João Castro Neves, e do CEO da Red Bull no Brasil, Minás Vourodimos, a programação contemplou outros grandes nomes da alimentação fora do lar no país. 


Em pauta, temas como empreendedorismo, segurança dos alimentos, reforma tributária, comportamento do consumidor, alimentos orgânicos e comércio eletrônico. O empreendedorismo em bares e restaurantes em tempos de alta competitividade, pressão econômica e escassez de mão de obra qualificada, foram alguns dos itens abordados na palestra Foco em Resultado, proferida por Belarmino Iglesias Filho, presidente do grupo Rubaiyat. Num cenário em que a arrecadação de impostos no Brasil aumenta a cada ano, e os bares e restaurantes arcam com uma pesada carga tributária, o ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda e executivo da Philip Morris Internacional, Bernard Appy, promoveu a palestra “Reforma tributária para um novo Brasil”, onde abordou a necessidade de uma ampla reforma tributária para estimular a atividade econômica e gerar riquezas.  

ENTRE SABORES


Ao longo de 27 anos dedicados à cozinha, o renomado chef Helton Costa, vive um momento especial: o lançamento do primeiro livro de receitas – Entre Sabores – que destaca a produção de cerca de 40 pratos inspirados na gastronomia italiana e francesa. A publicação de capa dura, tem 60 páginas, recheada de dicas de preparo, informações sobre ingredientes e segredos dos bastidores da cozinha do premiado chef, que tem no currículo o bi-campeonato como chef do Ano pela Revista Veja Comer e Beber SC, em 2011/2012 e 2012/2013, além da recente conquista do prêmio nacional Dólmã como Melhor chef de SC. O livro destaca a trajetória de sucesso do profissional, conquistada também pela realização de cursos de aperfeiçoamento na Europa, em países como Itália, França, Espanha e Portugal.  


O prefácio é assinado pelo chef francês, Emmanuel Bassoleil, com quem o chef Helton Costa criou laços profissionais e de amizade, durante vários eventos realizados no Resort Costão do Santinho, na época em que ele ocupava o cargo de chef executivo. As fotografias produzidas são de autoria de Mariana Boro. A produção executiva é da Doc. Comunicação. A elaboração do projeto  e a captação de recursos para a produção do livro foi viabilizada através da empresa Supporto Business Office. A publicação está a venda na Cantina Sangiovese, restaurante de propriedade do chef, que fica localizado em Santo Antônio de Lisboa na capital. Para Helton Costa, o lançamento deste livro tem sabor especial, “é a conquista de um sonho, poder disponibilizar informação e conhecimento para um universo de pessoas que vive intensamente a paixão pelos aromas e sabores que fluem das cozinhas”.

NOVAS TERAPIAS


O método Reiki associado à cromoterapia é a mais nova opção de terapia oferecida pelo SPA Infinity Blue com objetivo de proporcionar relaxamento ao corpo e à mente. Disponível tanto para hóspedes como para o público em geral é indicado para controlar o estresse e a ansiedade além da melhora na qualidade de vida física, mental e emocional. “O Reiki é considerado uma terapia alternativa e é natural. Ao contrário do que algumas pessoas pensam não possui qualquer influência religiosa. É muito utilizado para aliviar dores e energizar o corpo e a mente”, explica a gerente do SPA Liane de Souza. A técnica milenar de origem japonesa utiliza a imposição das mãos para manipular a energia vital da pessoa com o objetivo de manter ou recuperar a saúde além de harmonizar o fluxo de energia do corpo e permitir a liberação de energias estagnadas. Associada à cromoterapia ajuda a restaurar o equilíbrio físico e emocional. “É uma terapia totalmente segura e sem efeitos colaterais ou contra indicações. Pode ser utilizada de modo complementar a qualquer outro tipo de terapia e tratamento, pois beneficia a saúde da pessoa que a recebe de um modo geral”, ressalta a terapeuta reikiana Ingrid Escardoa.

FESTURIS JOÃO PESSOA


O ministro do Turismo (MTur), Vinicius Lages, fez uma visita ao Centro de Convenções de João Pessoa. Ele foi acompanhado pelos secretários estaduais da Infraestrutura, João Azevedo, Turismo e Desenvolvimento (SETDE), Renato Feliciano, e da presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino. Na ocasião, o secretário João Azevedo pediu ao ministro a liberação da contrapartida do Governo Federal no valor de R$ 50 milhões para a conclusão das obras do centro de convenções até dezembro deste ano. Azevedo explicou que foi importante a visita do ministro as dependências do Centro de Convenções. “Ele viu a magnitude da obra e a importância do equipamento para a implementação do nosso turismo de evento. Mostramos à ele, que só depende do Ministério do Turismo a liberação dos recursos, pois a Caixa Econômica Federal autoriza o repasse dos recursos após medição do andamento da obra e isso é um tanto demorado”,  disse.


O investimento feito pelo Tesouro estadual no equipamento aproxima-se dos R$ 144 milhões. João Azevedo informou que a contrapartida do governo federal é de um total de R$ 98,2 milhões. Vinicius Lages afirmou que vai fazer todo esforço para atender a demanda do governo da Paraíba. “Sei da importância desse Centro de Convenções para a captação de eventos corporativos, terminando com a dependência do turismo de lazer. Acompanhamos de perto a repercussão da RoboCup e acredito que na próxima semana  deveremos ter novidades sobre esse assunto”, prometeu. Outro assunto discutido com o ministro do Turismo foi a privatização dos hotéis de propriedade da PBTur. 


A presidente do órgão, Ruth Avelino, e o assessor jurídico, Felipe Crisanto, informaram ao ministro que depende do MTur a aprovação da transferência dos hotéis Bruxaxá, em Areia, para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), e o de Monteiro para o  Tribunal Regional Federal da 5ª Região. “Ele está a par do assunto e prometeu dar andamento ao processo. Explicamos que em Areia será instalada uma escola de hotelaria e gastronomia, o que vai gerar uma demanda turística na região”, declarou Ruth Avelino.

ROADSHOW



Hoteleiros de João Pessoa e da Costa do Conde promovem, de 18 a 22 deste mês, um 'roadshow' por cinco cidades do interior de São Paulo, maior emissor de turistas para o Nordeste. As rodadas de negócios têm início por Ribeirão Preto (18), seguindo para São José do Rio Preto (19), Presidente Prudente (20), Bauru (21) e Campinas (22). A expectativa da diretoria da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Associação Brasileira da Indústria Hoteleria, secção Paraíba, é de atingir um público superior a mil agentes de viagens (200 para cada rodada). A estratégia dos hoteleiros, que tem participação direta do Governo do Estado, por meio da PBTur, reforça a importância do ‘Destino Paraíba’ estar presente no mercado paulista. De acordo com dados do setor de Estatística da Diretoria de Economia e Fomentos da PBTur, depois dos nordestinos, o turista paulista é o que mais visita a Paraíba.


O 'roadshow', que tem o slogan ‘Paraíba muito mais que sol e mar’, é uma realização da ABIH-PB e conta, além da parceria da PBTur, com o apoio da Federação do Comércio (Fecomércio-PB), Sebrae-PB e Convention Bureau de João Pessoa. Participam da ação os empreendimentos Resort Mussulo by Mantra, Ouro Branco, Igatu, Flat Mar do Cabo Branco, Hardman Praia Hotel, Ambassador, Netuanah, Quality Sol Mar, Caiçara, Skyler, Imperial, Imperial Suites, Ondas do Atlântico, Green Sunset, Blue Sunset, Littoral, Littoral Express, Tambaú Flat, VerdeGreen, Caju e Tropical Tambaú. 


DESTAQUE INTERNACIONAL


A Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio da Empetur e, em parceria com o Ministério do Turismo, lançou no restaurante Parraxaxá de Boa viagem, para o Trade Turístico de Pernambuco o ‘Projeto de Promoção Turística do Polo Costa dos Arrecifes’. A ação acontece no período de 09/09/14 a 13/11/14, nos Estados Unidos, Portugal, Itália, Uruguai, Argentina e Alemanha. A ação irá acontecer em 20 das principais cidades que mais emitem turistas para Pernambuco. Durante o evento, serão realizadas palestras sobre os destinos turísticos do Estado e rodada de negócios para cerca de 100 operadores e agentes de viagem destas cidades.


Falando nisso, nos dias 15 e 16 de agosto, a Secretaria de Turismo de Pernambuco, participa da 18ª edição da Feira Avirrp – promovida pela Associação das Agências de Viagens de Ribeirão Preto e Região; onde apresentará seus principais destinos e atrativos turísticos aos profissionais do setor. A Empetur contará com estande de 28 m², em parceria com a Prefeitura do Recife, com a Associação de Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG) e com a Administração de Fernando de Noronha. Entre as ações desenvolvidas na feira estão, além da distribuição de material promocional, a realização de capacitações em turismo dos destinos indutores e um capacitação especial no estande do Ministério do Turismo, no dia 16.


Pernambuco promove a festa de encerramento da feira em parceria com a Operadora Flytour. O tema da noite será “Festa Brega” – homenagem ao rei do brega pernambucano – Reginaldo Rossi - e terá como atração o cantor e compositor André Rio, que fará um show dedicado ao rei. A gastronomia pernambucana também será destaque na festa com cardápio elaborado pela típica culinária do Estado.  Na edição deste ano, a estimativa é que a Feira Avirrp receba um público de aproximadamente dois mil profissionais do setor de turismo provenientes de vários municípios do interior de São Paulo e também de várias cidades do Brasil.


SABORES DO MUNDO


Anote na agenda pois esses eventos do Serrano Resort, minha casa em Gramada costuma lotar com semanas de antecedência. Será no próximo dia 06 de Setembro Jantar Temático que trará a culinária, dança e as delícias de Portugal. Como se fosse pouco ainda acontece o sorteio de uma viagem para duas pessoas para LISBOA. A animação fica por conta da DeClassic Banda, show típico. A dcoração é do mestre João Vicente Corre. O cardápio pelos experts chefs do Serrano Resort, Facione Biasi e Marcelo Hartmann. Imperdível, como sempre. 



ESCREVENDO SOBRE REDAÇÕES




Lendo o que estou lendo, principalmente sobre as regras de redação, como jornalista que sou, nunca vi tanta asneira sendo escrita, regras estás passadas por quem nunca passou por uma redação e, repassa essas regras a alunos que vão em busca de notas para passar no vestibular. Como jornalista, já venho discutinho isso com meu filho desde o início do terceiro ano e ontem novamente ele me trouxe um termo novo, não usável em jornalismo, a tal inventada mídia "ninja". Isso é mais uma invencionice de pseudo conhecedores. Em jornalismo conhecemos a mídia marrom (aquela tendenciosa/especulativa/sensacionalista... Também em nosso meio temos os "chapas-brancas", isto é, os boca alugadas que são os assessores governamentais que só falam bem, emitindo releases favoráveis, tentando mostrar que vivemos no país das maravilhas. Nos diversos setores da sociedade existem esses profissionais, pagos para falar bem deste ou daquele produto.

Temos também a mídia petralha, isto é, aquela que defende seus candidatos, que denigrem jornalistas contrários, que alteram seus perfis no Wikipedia, todos sobe o comando do chapa branca Franklin Martins, que esteve preso entre os meses de outubro e dezembro de 1968 e foi libertado um dia antes do Ato Institucional 5. Depois passou a ser procurado por roubo a banco e assalto a carro pagador efetuados com o objetivo de obter dinheiro para financiar a luta armada contra a ditadura militar e pela implantação de um Regime Comunista. Devido à repressão do governo militar, partiu em exílio para Cuba, no Chile e na França. Enquanto esteve em Cuba, na província de Pinar del Río, teve aulas de armamento, explosivo, túneis e principalmente táticas militares. Na França, diplomou-se na Escola de Ciências Sociais da Universidade de Paris. Voltou para o Brasil com a anistia concedida pelo governo militar. Preciso dar mais detalhes? 

Pois bem, em jornalismo costumamos dizer que "contra fatos não existem argumentos". Aos nobres professores de redação forneço os fatos: Com o que estão ensinando, somente em EM 2013, 12% DOS PROFESSORES QUE FAZEM CORREÇÕES DE REDAÇÃO FORAM REPROVADOS EM ..... REDAÇÃO

Esses dados foram obtidos pelo jornal O Estado de S. Paulo via Lei de Acesso à Informação. Ao todo, 845 pessoas de um universo de 7.121 avaliadores foram excluídas durante o processo de correção dos textos do Enem 2013 por não apresentarem uma nota de desempenho superior a 7 — numa escala de 0 a 10. O Enem 2013 "reprovou" muito mais corretores do que a edição 2012, quando 52 de 5.558 corretores (0,9%) foram dispensados. No Enem 2011, foram afastados 277 de 3.188 corretores (8,69%). 

As redações do Enem são corrigidas por professores da área de letras com formação em língua portuguesa que passam por um processo de capacitação. Os corretores são mantidos sob "monitoramento constante de coordenadores e supervisores". Isto deve ser uma piada do ministério petista da Educação. É verificado, por exemplo, se os avaliadores aplicam notas altas demais, muito baixas, se há lentidão na correção ou rapidez — aspectos considerados na nota de desempenho. De cada lote de 50 redações enviadas pelo sistema ao corretor, há duas "pegadinhas": a "redação ouro", já corrigida pela equipe de especialistas; e a "redação múltipla", que passa pelo conjunto de corretores. 

O objetivo é verificar se há desvios. É tudo uma monumental vigarice. Isso explica o tanto da porcaria em que se tornou a educação no Brasil. Imagina..... "pegadinhas"!!!!! "Nós tínhamos um monitoramento do corretor mais leniente, agora eu tenho um monitoramento um pouco mais duro", disse o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o petista José Francisco Soares. "Nós tínhamos..... agora eu tenho": tem o quê? Não tem nada, tem um sistema de analfabetização em curso. 

Durante o processo de correção, o avaliador é excluído automaticamente se a nota de desempenho for inferior a 5. Caso fique entre 5 e 7, ele tem até duas chances de recuperação. Na terceira vez que a nota de desempenho for inferior a 7, o corretor é eliminado; as redações por ele corrigidas retornam ao sistema e são examinadas novamente. "À medida que o sistema começou a funcionar, nós tivemos um número maior de corretores que foram excluídos. Não é que a gente queira excluir. Mas a gente está dizendo, na medida em que criei critérios objetivos, eu tenho pessoas que estão sendo consideradas não habilitadas. Nosso sistema está funcionando", avaliou o petista Soares.

É o tipo de raciocínio de petista. Cada corretor recebeu R$ 3,61 por redação examinada no Enem 2013, ante R$ 2,35 em 2012 e R$ 2,25 em 2011, segundo o Serviço de Informação ao Cidadão do Inep. Os corretores excluídos foram pagos pelo serviço e podem voltar a se capacitar para atuar nas próximas edições do Enem. "Se eles se capacitarem de novo, eles podem voltar a corrigir as redações. Não cabe o banimento. Ele não fez nada ilegal", observou Soares. Ou seja, o sistema aceita a readmissão de analfabetos para a correção de redações. É fantástico, é coisa de petista. "É um trabalho tenso. Imagina uma pessoa que está submetida a algum constrangimento, ela pode simplesmente naquele período não ter tido a tranquilidade, pode ter uma boa justificativa, como 'tenho uma doença na família'." Todas as redações do Enem são corrigidas por dois corretores independentes, que não têm conhecimento da nota atribuída pelo outro. No Enem 2012, a redação foi levada a um terceiro corretor quando a discrepância entre os dois corretores superou 200 pontos. 

No Enem 2013, a nova correção ocorreu se a discrepância era de 100 pontos, o que aumentou o número de textos com três avaliadores. É vigarice pura.... "A sociedade ainda acha que se eu pegar a redação que eu tive e der para a minha tia que fez mestrado em linguística na universidade X a nota da minha tia é a nota que deveria ser. Então a gente se pergunta, 'olha, calma lá!'. Essa sua professora, se ela viesse para o nosso processo (de capacitação), lesse o manual (de correção) e passasse (pelo monitoramento), ela seria classificada?", questionou Soares. 

O treinamento dos corretores do Enem 2013 se estendeu por um período de 136 horas, compreendendo módulos a distância e presenciais. Em 2012, a capacitação levou 100 horas e, em edições anteriores, apenas oito. A correção das redações do Enem virou alvo de questionamentos após a polêmica na edição de 2012 envolvendo texto com receita de macarrão instantâneo (que tirou nota 560, de 1.000 pontos possíveis) e com o hino do Palmeiras (500). A repercussão do episódio levou o Ministério da Educação (MEC) a alterar os critérios usados na correção, prevendo que na edição seguinte seriam anuladas dissertações que apresentem "parte do texto deliberadamente desconectada com o tema que foi proposto".

Aos futuros jornalistas, esqueçam essa baboseira des escrever desta ou daquela maneira. Sejam opinativos. Falem sim, em primeira pessoa e não em terceira. Deem a cara para bater como todo bom jornalista faz. Sejam sim idealistas e deem voz a quem não tem. Sejam portadores de fatos e não de versões, criem seus espaços e não sejam dependentes desde ou daquele veículo de comunicação pois sendo o jornalismo um sacerdócio, ganhará muito pouco, por isso, crie o seu próprio espaço ou seja eternamente um "foca" (termo também desconhecido desses professores/corretores de redação) mas muito conhecido entre nós, os jornalistas.  

Jeff Severino
Jornalista-SC-01571-JP
Diretor sde Comunicação da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalista de Turismo
Relações Publicas da ABIME - Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica
Assessor de Imprensa da Associação Brasileira de Agências de Viagens
Assessor de Imprensa do Convention & Visitors Bureau
Membro da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ)

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

21º AÇOR

21º AÇOR

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Um dos distritos mais antigos de Florianópolis, o Ribeirão da Ilha, foi palco de homenagens nesta última sexta-feira. Pessoas, grupos e instituições que atuam na pesquisa, divulgação e preservação do legado cultural açoriano receberam o Troféu Açorianidade. A cerimônia aconteceu no salão da Igreja Matriz Nossa Senhora da Lapa, marcando o lançamento do 21º Açor – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, que pela primeira vez acontece na capital catarinense. Promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina e Prefeitura Municipal de Florianópolis, o Açor será realizado entre os dias 22 e 24 de agosto em Santo Antônio de Lisboa, distrito do norte da Ilha de Santa Catarina que também tem forte ligação com os Açores. A festa é uma realização conjunta do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA/UFSC), Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, com apoio cultural do Governo dos Açores.

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No lançamento da festa foram entregues 11 estatuetas, sendo nove alusivas às ilhas que integram o arquipélago português e um referente à Ilha de Santa Catarina, que carinhosamente é considerada a décima ilha açoriana. A Prefeitura de Florianópolis também será homenageada com o Troféu Açorianidade por conta de ser o município anfitrião e coorganizador da 21ª edição. Os agraciados foram indicados e aprovados em votação realizada pelo Conselho Deliberativo do NEA, que é integrado por 65 instituições responsáveis por preservar os traços da cultura açoriana e com sede no litoral de Santa Catarina (prefeituras, universidades, fundações e associações culturais). Já a estatueta que será entregue aos homenageados tem design assinado pelo artista plástico João Aurino Dias (Dão). 


CULTURA AÇORIANA

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Com entrada gratuita e aberta ao público, o 21º Açor tem como objetivo mostrar a originalidade e autenticidade da cultura açoriana no folclore, artesanato, danças, gastronomia e religiosidade. Em Santo Antônio de Lisboa, a festa vai reunir estandes culturais e gastronômicos, exposições fotográficas, mostra de vídeos, apresentações culturais, palestras e lançamentos de livros, entre outras atividades que contribuem para a divulgação, fortalecimento e valorização da cultura açoriana. Em 2014, representações de 27 municípios e 51 instituições do litoral de Santa Catarina devem apresentar produtos de referência regional açoriana. Também haverá participação de 15 escolas da rede municipal da Capital que aderiram ao projeto de capacitação promovido pelo Núcleo de Estudos Açorianos, além de centenas de artesãos que vão mostrar suas obras ao público.

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Durante os três dias de festa estão programados cerca de 50 apresentações folclóricas e dois shows musicais no encerramento das noites dos dias 22 e 23 de agosto. No sábado (23), às 10 horas, no Centro Histórico de Florianópolis, ocorrerá um desfile folclórico reunindo todos os grupos participantes da festa.
No domingo (24), às 9h30, será realizado o Encontro das Bandeiras do Divino e celebração de missa na Igreja de Santo Antônio de Lisboa, com a participação de seis cantorias e 19 bandeiras do Divino Espírito Santo de vários municípios. Além dessas atividades, o evento contará com uma praça de alimentação onde serão oferecidos quitutes e pratos típicos da culinária do litoral catarinense, juntamente com variada programação cultural. Desde que foi criada, em 1994, a Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina já foi realizada em Itajaí, Imaruí, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna, Governador Celso Ramos, Palhoça e Sombrio.


DIA DOS PAIS

Fantástico final de semana que ganhei de presente da família Infinity Blue que preparou uma programação super especial ao lado da família. Desafio pais e filhos, Banda de Rock anos 60 e 70 e Falcoaria (show de vôos com falcão e seu treinador), culinária espanhola com buffet de pratos regionais espanhóis. O chef do resort nos proporcionou um tour gastronômico nessa maravilhosa e aromática cozinha atlântica e mediterrânea ao som de música flamenca em uma atmosfera aconchegante e romântica. 

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Já no almoço de domingo foi a vez dos pratos da gastronomia contemporânea, com station de corte de costela fogo de chão e paleta de cordeiro assada ao aroma de especiarias. O barman preparava caipirinhas de frutas com cachaças selecionadas da própria adega do Infinity, música ao vivo com o melhor da música POP brasileira e internacional no Restaurante Blue Marine. O Spa também preparou um pacote especial com todas as mordomias: Day Spa do Vinho com Banho revigorante de vinho, hidratação capilar, massagem relaxante, reflexo terapia com escalda pés, almoço, lanche da tarde e degustação na banheira com uma taca de vinho. Realmente coisas que só o Infinity sabe fazer além de bem receber. Para ver todas as fotos clique aqui.

CANOAGEM ONDA

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A Praia do Rosa é sempre pura ferveção. Depois do Montain Do, vem aí no próximo dia 30 a 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem em Onda 2014, no dia seguinte, 31, no mesmo palco, o Campeonato Catarinense de Long Board e Stand Up Padlle. A famosa Praia do Rosa não é só conhecido por suas boas ondas e belezas naturais, mas também pelos resorts, pousadas, bistrôts com altíssima gastronomia... Minha dica evidentemente é o Vida Sol e mar Eco Resort e Beach Vilage, de frente para o palco do evento e com uma estrutura invejável. As reservas podem ser feitas com a Sabrina (sabrina@vidasolemar.com.br). Não deixa para a última hora porque você vai dançar. 


Com realão ao campeonato, as vagas serão limitadas a 16 vagas para atletas waveski, 16 atletas do kayaksurf e 10 atletas do Shark Paddle. O valor da inscrição será de R$130,00 a primeira categoria e R$ 30,00 por cada uma das demais categorias disputadas. As pré inscrições estão abertas até o dia 15 de agosto através do e-mail fabrica@supbless.com.br informando nome, modalidades, categorias e CPF. Caso esteja irregular no seu cadastro com a confederação, acesse: www.canoagem.org.br, link cadastro e se regularize. Para dúvidas relacionadas ao cadastro, entrar em contato pelo e-mail cadastro@cbca.org.br ou pelo telefone 41 3083 2600. A I Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Onda 2014 tem apoio da Fecesc - Federação Canoagem do Estado de Santa Catarina, Pousada Fazenda Verde do Rosa, Shark Paddle e RPF Kayaks. Uma realização de ALI - Associação de Longboard de Imbituba e CBCa - Confederação Brasileira de Canoagem. Patrocínio de BLESS SPORTS, TRUZZ e New Impact.

RESGATE BALEIA FRANCA

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Enrique Litman, presidente do Instituto Baleia Franca, juntamente com a APA, em parceria com a Capitania dos portos de Laguna,Policia Ambiental de Laguna e Karina Groch, coordenadora de pesquisas do Projeto Baleia Franca realizaram um resgate exemplar de uma Baleia  Franca adulta e um filhote dentro do Rio Tubarão em Laguna. Elas tinham encalhado dentro do rio.


PRAIA DO ROSA DEL VINO


A vida vale a pena ser brindada. No inverno, então...  Por isso, a Praia do Rosa promove, nos três últimos finais de semana de agosto, de 15 a 31, o evento “Praia do Rosa Del Vino”. Uma série de encontros com descontos especiais em restaurantes e pousadas da Praia do Rosa, para que os amantes dos bons vinhos e da boa comida possam curtir os dias frios em clima de serra, à beira-mar. Um evento que reúne gastronomia e turismo na bela Praia do Rosa, lugar ideal para curtir os dias ensolarados à beira-mar e noites românticas num clima serrano repleto de boas ofertas gastronômicas e hospedagens  aconchegantes.


Cada estabelecimento associado à ACIM/Núcleo de Turismo Sustentável da Praia do Rosa está preparando sua programação especial, com temas variados, como Vinhos Nacionais, Vinhos da Serra Catarinense, Vinhos Gaúchos, Vinhos Chilenos, Vinhos Franceses, Vinhos Uruguaios, Vinhos Argentinos, Vinhos Franceses. Palestras com enólogos, minicursos, harmonizações e degustações integram a programação.


Na Praia do Rosa, em Santa Catarina, você pode se dar ao luxo de não ficar em dúvida entre curtir o melhor da serra ou do mar: lá você encontra ambos no mesmo território. O badalado point praiano do Sul do Brasil cada vez mais atrai turistas fora da temporada de verão. As peculiaridades da geografia local e a ampla oferta de hospedagem, restaurantes e bares, que seguem funcionando a todo o vapor, fazem do Rosa um destino a ser visitado em qualquer época do ano. Além das belezas naturais, a união dos empresários locais e os princípios de sustentabilidade que os une fizeram da Praia do Rosa uma das 30 baías mais belas do mundo - o Rosa é o único destino nacional que faz parte do seleto grupo internacional Clube das Baías Mais Belas do Mundo, que conta com a chancela da UNESCO.
Para saber mais sobre a Praia do Rosa acesse o site: www.praiadorosa.imb.br

Conceitualle - Balneário Camboriú

VIVA CIRANDA

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Para celebrar o sucesso conquistado durante os seus quatro anos de atividade e anunciar novidades, na última sexta-feira aconteceu o relançamento do Viva Ciranda, projeto de turismo rural pedagógico de Joinville. O evento foi realizado no Rancho Alegre, propriedade localizada na região do Piraí e participante do Viva Ciranda. Os convidados foram recepcionados com um café rural, especialmente preparado pelos produtores rurais.  Uma das ações apresentadas no evento, foi o ônibus do Viva Ciranda. O veículo foi oferecido à Fundação Turística pela empresa de transportes Gidion e será utilizado pelos alunos da rede municipal de ensino, para as visitas pedagógicas nas propriedades rurais.

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Outra novidade que marcou o relançamento do Viva Ciranda foi o Passaporte Rural Escolar. Elaborados em forma cartões postais que retratam as belezas das cinco regiões rurais de Joinville, os Passaportes foram entregues às escolas das redes pública e particular.  Em cada visita realizada, a escola vai receber um carimbo, no passaporte correspondente à sua região. Quando a escola tiver os cinco cartões totalmente carimbados, será presenteada com uma diversificada cesta de produtos coloniais.  Além das novas ações, o relançamento do Viva Ciranda apresentou os resultados obtidos com o projeto, desde a sua criação, em 2011.


RETORNO AOS PRODUTORES

A propriedade Vale das Nascentes, na Estada do Quiriri, é uma das 15 propriedades participantes do Viva Ciranda e participa do projeto desde o início das suas atividades. Para a proprietária, Sueli Bail, o trabalho representa uma forma de realização profissional e pessoal. O retorno financeiro é outro aspecto positivo destacado pela produtora. O Viva Ciranda é um dos projetos de maior relevância no segmento de turismo rural de Joinville e é referência para profissionais e estudantes da área, de diversas regiões do país.  No ano passado, o Viva Ciranda recebeu o Prêmio Top Turismo ADVB-SC, por contribuir com o desenvolvimento turístico de Santa Catarina. Foi tema de dissertação da pedagoga e mestre em Desenvolvimento Rural, Angela Luciane Klein. Em 2012, o projeto foi apresentado no guia de Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar, manual elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente.


INFRAESTRUTURA TURÍSTICA

A casa da mãe joana analisa projeto que permite a utilização de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na infraestrutura turística de estados e municípios (PL 6876/13). Atualmente, a Lei 8.036/90 prevê aplicação dos recursos apenas em habitação, saneamento e infraestrutura urbana. O autor da proposta defendeu o investimento em infraestruturas, públicas e privadas, em treinamento e no aperfeiçoamento da oferta de serviço, para acomodar e divertir o turista, bem como em publicidade e divulgação. Segundo o parlamentar, o poder público deve impulsionar o investimento na infraestrutura turística pública, por meio de fontes de financiamento de baixo custo e longo prazo, para permitir aos estados e municípios desenvolverem seus potenciais de atração turística. O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Esporte e Turismo; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ARGENTINOS NA PARAÍBA

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Mais um grupo de 13 agentes de viagens argentinos que têm parceria com a operadora Turismo Tourmed chegou a João Pessoa para participar de mais um famtour. A ação engloba a capacitação e visitas dos profissionais aos principais pontos e equipamentos turísticos do litoral paraibano. O objetivo da ação, segundo a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, é dar continuidade às ações promocionais de divulgação e comercialização do Destino Paraíba, iniciada desde 2011 pela estatal do turismo, por meio de parcerias com o trade paraibano. A visita visa promover o destino turístico Brasil no mercado argentino em João Pessoa, passando pelo Litoral Sul e Norte. Integram o grupo profissionais das agências Grupo Mas, Conexia, Rosella Tours, Maguitur, Dubai Viajes, Saul Turism, Gerencia de Viajes, Himalaya, Ola Operadora Mayorista, Lan Chile, Boscatto, Lozada Viajes e Tourmed DMC.


A Argentina é um dos principais emissores de turistas estrangeiros para o Destino Paraíba, segundo o Setor de Estatísticas da PBTur. “É um dos mercados que têm recebido atenção na promoção turística da Paraíba, por meio de realização de workshops promovidos nas cidades de Córdoba, Rosário e Buenos Aires”, enfatizou Ruth Avelino. A executiva da PBTur reiterou, ainda, que o objetivo em participar desses eventos é promover a Paraíba para o público final e profissional, visando o aumento do fluxo turístico para o destino. “Ação como o famtour é importante, porque os agentes de viagens podem vivenciar nossas cidades de perto e, a partir daí, 'vender' com mais propriedade com mais empolgação”, afirmou.


DESTINO PARAÍBA


As ações de divulgação do ‘Destino Paraíba’ serão intensificadas na região Sudeste neste mês e a pauta de eventos está lotada, segundo informou a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino. até o dia 28 deste mês, os principais roteiros paraibanos estarão sendo divulgados no Rio de Janeiro (RJ), cidades do interior de São Paulo e em Juiz de Fora e Belo Horizonte (MG). Neste último sábado a estatal reuniu cerca de 150 agentes de viagens da Operadora MGM, uma das principais do país, para treinamento sobre o destino. Essa ação tem a parceria da Associação Brasileira dos Hoteleiros, secção Paraíba (ABIH-PB). De acordo com Ruth Avelino, a programação de ações terá continuidade na próxima quarta-feira (13), na Operadora New It, também no Rio de Janeiro, e em Juiz de Fora (MG). Em seguida, nos dias 15 e 16, a PBTur participará com um estande da Feira de Negócios da Avirrp, em Ribeirão Preto (SP), com acesso grátis para todas as prefeituras paraibanas interessadas em estar divulgando seus roteiros, assim como hoteleiros e agentes de receptivo.

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A Feira da Avirrp (Associação das Agências de Viagens de Ribeirão Preto) é considerada uma das mais estratégicas para a divulgação de destinos em São Paulo, considerado o maior emissor de turistas para o Nordeste. Mais de mil agentes de viagens aderiram às caravanas que seguirão ao evento. As caravanas são formadas por profissionais de Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio, Rio Grande do Sul e Goiás, que terão transporte gratuito saindo de 22 cidades, além de outras 24 cidades paulistas. Roadshow – Ainda de acordo com o calendário de ações, nos dias 18 a 21 será promovido um Roadshow pelo interior de São Paulo (as cidades serão divulgadas ainda esta semana), numa ação da ABIH-PB com apoio da PBTur, Sebrae, Convention Bureau de João Pessoa, entre outros parceiros. Fechando as ações do mês de agosto, o Destino Paraíba estará presente na Minastur, que será realizada no dia 28 no Minascentro, em Belo Horizonte. A PBTur terá um estande próprio para a participação dos representantes do trade. O evento conta com expositores nacionais e internacionais, dos setores de operadoras, destinos turísticos, hotéis, companhias aéreas, cruzeiros, entre outros.

BRAZTOA NO FESTURIS JPA


Consolidada como uma das mais importantes e representativas entidades do turismo brasileiro, a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), estará presente na quarta edição do Festival do Turismo de João Pessoa, que acontece nos dias 17 e 18 de outubro de 2014, na Capital paraibana. Com um corredor exclusivo reservado no maior evento de turismo e negócios da região, a entidade contará com um lounge institucional para receber os mil agentes esperados nesta edição, e apresentar seus principais produtos e lançamentos. Além disso, as operadoras participantes oferecerão uma grade bastante diversificada de capacitações durante todo o evento. Entre os confirmados para o corredor da Braztoa, estão as empresas Abreutur, CVC, Firstar, Flot,  Flytour, Nascimento, Sanchat e RCA. “Temos excelente referência do Festival do Turismo de João Pessoa, por meio de nossos associados que já conhecem a feira. Esta será uma boa oportunidade para falarmos pessoalmente com aqueles agentes de viagens que dificilmente vêm às feiras do Sudeste”, destacou o presidente da Braztoa, Marco Ferraz.


COLETIVA A IMPRENSA

Na data que antecedeu 70 dias da sua quarta edição, o Festival do Turismo de João Pessoa realizou uma coletiva de imprensa para apresentar o maior evento de turismo e negócios da região em número de participantes. Realizado na última quinta-feira (7), às 12h, no restaurante Sal e Brasa, na Capital paraibana, o evento reuniu parceiros, expositores e profissionais da imprensa da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Na ocasião, os diretores do Festival do Turismo de João Pessoa apresentaram os resultados da última edição, como também os objetivos e programação do evento, que prevê a participação de mais de mil agentes e operadores de turismo de todo o País. A quarta edição acontece nos dias 17 e 18 de outubro, no Centro de Convenções de João Pessoa.


Durante a coletiva de imprensa, foram apresentados os números da última edição do evento, que recebeu um total de 400 expositores e mais de 1.600 visitantes, entre eles, 981 agentes de viagens e 143 operadores de turismo. Representando o Governo do Estado de Pernambuco, que apoia o evento pelo quarto ano consecutivo, a executiva de marketing da Empetur, Danielle Aguiar, acredita que o resultado da última edição do evento só confirma o status que o Festival vem conquistando na região e a nível nacional. “O Destino Pernambuco acredita muito no evento, e nós sempre temos uma participação de destaque em todos os anos, pois temos certeza que hoje o Festival do Turismo de João Pessoa é o melhor do segmento no Nordeste”, afirmou.


CAPACITAÇÕES

Divulgando a programação do Festival, que neste ano contará com a novidade de oito salas exclusivas de capacitação para o segmento, o diretor comercial do evento, Cláudio J. S. Júnior, destacou durante a coletiva a presença de importantes empresas internacionais em um dos corredores exclusivos do Festival. “Nós teremos expositores dos Estados Unidos como a Universal, Hard Rock Hotel e Visit Orlando, além de outras empresas internacionais que o Festival irá trazer pela primeira vez para a região”, confirmou.

AGENTES & OPERADORES

Voltado exclusivamente para agentes e operadores de turismo, o Festival do Turismo de João Pessoa apresentará em sua quarta edição uma estrutura com mais de 150 stands, e receberá importantes empresas do setor como hotéis, resorts, companhias aéreas, consolidadoras e operadoras de turismo – regionais, nacionais e internacionais. O Festival ainda conta com diversas capacitações, fóruns acadêmico e empresarial, rodada de negócios, além de atividades sociais, culturais e de lazer em sua programação. O Festival do Turismo de João Pessoa conta com o apoio da ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – PB), ABAV–PB (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Sebrae-PB, Fecomércio, Governo do Estado da Paraíba, Governo do Estado de Pernambuco, Prefeitura Municipal de João Pessoa e Prefeitura Municipal de Campina Grande. O evento é realizado e organizado pela Sophistique Eventos, com co-realização do Convention Bureau de João Pessoa e com co-organização da Uptodate Eventos.

FESTURIS GRAMADO


Machu Pichu é presença confirmadíssima no 26º FESTURIS de Gramado, na fantástica Serra Gaúcha. A dica que fica é que para contemplar paisagens de tirar o fôlego, não é preciso ir longe! O Peru tem uma grande variedade de atrações, e a cultura inigualável do país conquista turistas do mundo inteiro com suas belezas, que vão além da incrível Machu Picchu.

CARAVANAS INTERNACIONAIS



A tradicional recepção que o Festuris faz aos agentes de viagens, operadores e jornalistas, especializados em turismo internacional, revela nesta edição roteiros criativos pelo Rio Grande do Sul. Dentre as acolhedoras cidades que se engajam para idealizar diferentes roteiros e consolidar ainda mais as caravanas internacionais, está Garibaldi. Em entrevista exclusiva, a secretária de turismo Ivane Fávero ressalta a importância de receber visitantes de outros países e o diferencial da região. “O Festival de Turismo de Gramado, através do trabalho incansável da Marta, do Eduardo e do Marcos, com a toda equipe, exerce um importante papel na promoção de nosso Estado para o mundo. Receber as caravanas com agentes de viagens e jornalistas dos mais diversos países, além das caravanas nacionais, possibilita que nos divulguemos para destinos emissores onde teríamos dificuldades de nos promover isoladamente. Os integrantes das caravanas, além disso, contribuem com seu feedback para a oferta turística local, auxiliando na qualificação constante de nossos produtos e serviços turísticos”, declarou Ivane Fávero, secretária de Turismo de Garibaldi.


Reconhecido pela hospitalidade de seus habitantes, o Rio Grande do Sul apresenta uma diversificada proposta turística. As cidades da Serra se destacam pelas belezas naturais, delícias da gastronomia, além do conforto e do acolhimento aos visitantes. Ao receber as caravanas internacionais, o município de Garibaldi costuma intensificar a divulgação de seus principais atrativos, como a Rota dos Espumantes, que passeia por 20 vinícolas, o passeio de Maria Fumaça, divertido e regado a vinho, espumante e música tradicional, e a Estrada do Sabor, um diferente roteiro onde, além de ótima comida, é possível apreciar as belezas do interior.