CRUZEIROS INTERNACIONAIS
Até parece que é sério, mas é conversa das mais antigas, principalmente quando nossos governantes legislam de costas para o mar. Enquanto a pequena Ilha de Ushuaia, na Terra do Fogo, Patagônia Argentina, recebe mais de 400 cruzeiros durante cada temporada de verão, inclusive os maiores navios do mundo, ocasionando congestionamento no Canal de Beagle, entra em pauta por aqui a conversa de que o litoral catarinense poderá ser um dos principais pontos de apoio e destino para os milhares de turistas que viajam em navios por toda a América do Sul. Nosso potencial é imenso, todavia falta muita, mas muita infraestrutura além de boa vontade. O que existe mesmo é politicalha.
A inclusão de Porto Belo na rota dos cruzeiros internacionais, por meio da instalação de um posto da Receita Federal no píer da cidade, e a adaptação da Marina Tedesco, em Balneário Camboriú, para funcionar também como um ponto de recebimento de grandes navios de turismo, impulsionaria, sem a menor dúvida, o turismo de cruzeiros no Estado e, consequentemente, no Brasil. O Turismo por aqui pensa tão pequeno que nesta próxima temporada temos apenas seis escalas confirmadas. Estudo realizado em parceria entre a Clia e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta um gasto médio de R$ 438 por turista de cruzeiro em cada escala. Por favor, se desloquem até Ushuaia, onde hoje está repleta de turistas e vejam como funciona o turismo por lá. Vale lembrar que o aeroporto de lá recebem avião de qualquer porte e de todos os cantos do mundo. É considerado um dos 10 melhores do mundo e opera com qualquer tempo.
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CRISE NA CVC?
Seria intriga da oposição? Isso ocasionaria uma crise sem precedentes no setor de turismo nacional e intrernacional. Eu não levo fé nessa fonte, velha conhecida do trade. Aroldo Schultz, dono de um grupo de turismo do Sul do País, comentou de forma irônica, pelas redes sociais, nesta terça-feira (30), reportagem sobre a crise instalada na CVC, maior operadora de Turismo da América do Sul, e os franqueados, após a redução do valor das comissões de vendas. Nas redes sociais, o empresário questionou quem iria bancar o financiamento (de pacotes) em 12 vezes que vem sendo comercializado pela CVC, inclusive, cita a redução do câmbio. A pitada de ironia está explícita no comentário de que no turismo, “não existe almoço grátis”.
Em reportagem veiculada pela Folha de São Paulo, havia a informação de que os franqueados estariam frustrados com uma recente redução em suas comissões de vendas e decidiram entrar na Justiça, fechar lojas ou repassar pontos pelo país. Conforme a reportagem, o estopim do conflito veio em 2015, com os primeiros sinais da crise, quando alguns lojistas sentiram a queda na demanda, que elevou a cobrança por parte da matriz. “Desde o ano passado, a CVC vinha tirando destes empresários o status de "máster-franquia", que dá a eles o direito de receber participação de 3% da receita das unidades de franquia que eles forem responsáveis por atrair para a expansão da marca.”, informou o jornal.
Infinity Blue Resort & Spa
TURISMO EM AGENDA EMPRESARIAL
Já presidente da Embratur Vinicius Lummertz, defendeu no Encontro do Setor de Feiras e Eventos Rio de Janeiro (ESFE-RJ), que o setor de turismo demonstre união e lidere uma forte agenda empresarial e política para aproveitar a visibilidade e sucesso após a Rio 2016. Por meio desta articulação e esforço, Lummertz acredita que será possível consolidar aumento no fluxo turístico internacional, não só para o Rio de Janeiro, mas para todo o Brasil.
O presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull, reforçou a capacidade do Rio em receber volume maior de eventos: “O Rio tem infraestrutura com ótimos hotéis, mas precisamos colocar a cidade na prateleira de vendas do mercado doméstico e internacional”. O diretor da Rio Negócios, André Marini, destacou que a cidade vai fechar o ano com 49% de eventos a mais em comparação a 2015. “E se falarmos dos pequenos eventos são 3050, um crescimento de 160% em relação ao ano passado”, complementou. Compuseram ainda o painel Celio Ashcar Jr (AMPRO/AktuellMix), Celso Santi (Programasom), Kito Mansano (Rock Comunicação), Magda Nassar (Braztoa), Marco Ferraz (Clia-ABREMAR), Michael Nagy (Rio CVB), Toni Sando (UNEDESTINOS) e o secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Nilo Sergio Felix.
GASTRONÔMADE NA VILLA FRANCIONI
Até parece que é sério, mas é conversa das mais antigas, principalmente quando nossos governantes legislam de costas para o mar. Enquanto a pequena Ilha de Ushuaia, na Terra do Fogo, Patagônia Argentina, recebe mais de 400 cruzeiros durante cada temporada de verão, inclusive os maiores navios do mundo, ocasionando congestionamento no Canal de Beagle, entra em pauta por aqui a conversa de que o litoral catarinense poderá ser um dos principais pontos de apoio e destino para os milhares de turistas que viajam em navios por toda a América do Sul. Nosso potencial é imenso, todavia falta muita, mas muita infraestrutura além de boa vontade. O que existe mesmo é politicalha.
A inclusão de Porto Belo na rota dos cruzeiros internacionais, por meio da instalação de um posto da Receita Federal no píer da cidade, e a adaptação da Marina Tedesco, em Balneário Camboriú, para funcionar também como um ponto de recebimento de grandes navios de turismo, impulsionaria, sem a menor dúvida, o turismo de cruzeiros no Estado e, consequentemente, no Brasil. O Turismo por aqui pensa tão pequeno que nesta próxima temporada temos apenas seis escalas confirmadas. Estudo realizado em parceria entre a Clia e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta um gasto médio de R$ 438 por turista de cruzeiro em cada escala. Por favor, se desloquem até Ushuaia, onde hoje está repleta de turistas e vejam como funciona o turismo por lá. Vale lembrar que o aeroporto de lá recebem avião de qualquer porte e de todos os cantos do mundo. É considerado um dos 10 melhores do mundo e opera com qualquer tempo.
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CRISE NA CVC?
Seria intriga da oposição? Isso ocasionaria uma crise sem precedentes no setor de turismo nacional e intrernacional. Eu não levo fé nessa fonte, velha conhecida do trade. Aroldo Schultz, dono de um grupo de turismo do Sul do País, comentou de forma irônica, pelas redes sociais, nesta terça-feira (30), reportagem sobre a crise instalada na CVC, maior operadora de Turismo da América do Sul, e os franqueados, após a redução do valor das comissões de vendas. Nas redes sociais, o empresário questionou quem iria bancar o financiamento (de pacotes) em 12 vezes que vem sendo comercializado pela CVC, inclusive, cita a redução do câmbio. A pitada de ironia está explícita no comentário de que no turismo, “não existe almoço grátis”.
Em reportagem veiculada pela Folha de São Paulo, havia a informação de que os franqueados estariam frustrados com uma recente redução em suas comissões de vendas e decidiram entrar na Justiça, fechar lojas ou repassar pontos pelo país. Conforme a reportagem, o estopim do conflito veio em 2015, com os primeiros sinais da crise, quando alguns lojistas sentiram a queda na demanda, que elevou a cobrança por parte da matriz. “Desde o ano passado, a CVC vinha tirando destes empresários o status de "máster-franquia", que dá a eles o direito de receber participação de 3% da receita das unidades de franquia que eles forem responsáveis por atrair para a expansão da marca.”, informou o jornal.
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TURISMO EM AGENDA EMPRESARIAL
Já presidente da Embratur Vinicius Lummertz, defendeu no Encontro do Setor de Feiras e Eventos Rio de Janeiro (ESFE-RJ), que o setor de turismo demonstre união e lidere uma forte agenda empresarial e política para aproveitar a visibilidade e sucesso após a Rio 2016. Por meio desta articulação e esforço, Lummertz acredita que será possível consolidar aumento no fluxo turístico internacional, não só para o Rio de Janeiro, mas para todo o Brasil.
O presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull, reforçou a capacidade do Rio em receber volume maior de eventos: “O Rio tem infraestrutura com ótimos hotéis, mas precisamos colocar a cidade na prateleira de vendas do mercado doméstico e internacional”. O diretor da Rio Negócios, André Marini, destacou que a cidade vai fechar o ano com 49% de eventos a mais em comparação a 2015. “E se falarmos dos pequenos eventos são 3050, um crescimento de 160% em relação ao ano passado”, complementou. Compuseram ainda o painel Celio Ashcar Jr (AMPRO/AktuellMix), Celso Santi (Programasom), Kito Mansano (Rock Comunicação), Magda Nassar (Braztoa), Marco Ferraz (Clia-ABREMAR), Michael Nagy (Rio CVB), Toni Sando (UNEDESTINOS) e o secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Nilo Sergio Felix.
A Vinícola Villa Francioni, localizada à 1.260 metros acima do nível do mar, na serra catarinense, servirá de cenário para um banquete em mais uma etapa do Gastronômade Brasil 2016. O evento será realizado a partir das 13 horas, no dia 10 de setembro, em São Joaquim. O destaque fica por conta dos ingredientes da região, que serão harmonizados com os premiados vinhos da Villa Francioni, vinícola estabelecida na região, há mais de dez anos. O chef escocês Alex Floyd é quem assina novamente o menu, entre os pratos que serão servidos estão o tortelinni de cogumelos, broth de pato e chá lapsang souchong e o filet mignon Forestier com Bunn porcini, polenta cremosa e farofa de pinhão. De acordo com o organizadores, 90% dos ingressos para etapa SC já foram vendidos, o que reflete a grande aderência dos catarinenses. Para participar, é preciso comprar ingressos com antecipação pelo site www.gastronomadebrasil.com. As vagas são limitadas.
A Villa Francioni é procurada por mais de 40 mil turistas, que todos os anos conhecem em detalhes o projeto inovador, que tem impulsionado o enoturismo em Santa Catarina. Mesmo jovem, a vinícola coleciona prêmios nacionais e o reconhecimento de profissionais do país e até do exterior. A empresa comercializa vinhos em três linhas de produtos: VF, Joaquim e Aparados. São produzidos por ano mais de 160 mil garrafas entre espumantes, brancos, rosés, tintos e vinhos de sobremesa. A empresa familiar é presidida por Daniela Borges de Freitas, que tem ainda dois irmãos como sócios. Daniela Freitas, destaca a consolidação da empresa ao longo dos anos, “O momento é oportuno para enaltecermos a evolução de nossos vinhos após uma década de avanços no exigente mercado nacional. A conquista de vários prêmios comprova o reconhecimento do setor à empresa, que tem foco na excelência. Será um grande prazer compartilhar este momento, com os participantes novamente nesta etapa do Gastronômade, no terroir da Villa Francioni".
Criado em 1999, nos Estados Unidos, o evento itinerante cuja proposta é montar um restaurante sem paredes, ao ar livre e em locações inusitadas, como fazendas, jardins urbanos, montanhas, cavernas do mar, ilhas isoladas ou jardins suspensos no meio de metrópoles, com mesas coletivas que abrigam cerca de 100 convidados e um chefe renomado que cria um menu especial para a ocasião.
Segundo os organizadores, o principal objetivo é reconectar as pessoas com a terra e as origens de seus alimentos, por meio do contato direto com os agricultores e produtores locais. Em tempos de alimentos com a procedência duvidosa pipocando pelo mundo, a preocupação em oferecer ingredientes frescos e conscientizar o consumidor sobre o localismo está virando cada vez mais tendência. E se é tendência, o Brasil, claro, não poderia ficar de fora.
FESTIVAL DA TRUTA EM URUBICI
Começa neste próximo dia 03 de setembro Urubici na Serra Catarinense, o Festival da Truta, um festival Gastronômico com diversos pratos deliciosos baseados na Truta. Cabe informar que o Encontro Nacional de Turismo de Pesca foi cancelado pela Univali por falta de inscritos. A Abertura da Temporada de pesca que está a cargo da ABPM – Associação Brasileira de Pesca com Mosca está sendo avaliada em função das condições climáticas previstas para o final de semana. As demais programações Gastronômicas e Culturais a cargo da Pouserra e Pouso na Serra estão mantidas.
AERO TRUTA POUSO NA SERRA
Dentro da programação do 1º Festival da Truta, Pouso na Serra promove o 2º AeroTruta, um evento que mesclara boa gastronomia a base de truta e os ótimos vinhos da Serra Catarinense com a paixão pela aviação. Será no dia 10 de setembro, sábado, no aeródromo SIJN (27º51’48’’ S / 49º34’42’’W), na Rodovia Caminhos da Neve (SC-110), entre Urubici e Bom Retiro. A disposição atividades com preços especiais para toda a família: pesca de truta nos lagos (levar seu equipamento), caminhada, trilha sensorial, bike e passeios a cavalo. Informações operacionais da pista no site www.pousonaserra.com.br. Vagas limitadas. Reservas para o almoço até 07 de setembro pelo e-mail, whats (49) 9919-4926 ou fone (49) 9127-8734. Além do Aerotruta, o Pouso também faz parte do Festival Gastronômico e servirá durante todo o mês de setembro a truta defumada ou grelhada, com coleção de pães artesanais da fazenda, nas mesas do nosso salão rústico ou em forma de piquenique, no horário das 10 às 20 horas, de quinta à domingo. Reservas com pelo menos um dia de antecedência pelo whats (49) 9919-4926.
FLORADA DA MAÇÃ
Fraiburgo está prestes a receber um dos mais belos espetáculos da natureza: a florada da maçã. Quem visitar a cidade, nacionalmente conhecida como Terra da Maçã, durante as últimas semanas de setembro e as primeiras de outubro, provavelmente, será recebido pelos pomares tomados por pequenas florzinhas cor de rosa. Para que o show comece é necessária apenas a colaboração do clima, isso por que para que floresçam de maneira uniforme é preciso que as temperaturas registradas sejam altas. Mas, não há com o que se preocupar, as expectativas são positivas! Turistas de todo o Brasil já estão de malas prontas para prestigiar a florada da maçã. E o Hotel Renar, referência na região do meio-oeste catarinense, está pronto para recebê-los.
Em outubro durante o mês da florada os pomares cobrem-se de flores. Normalmente é neste que acontece o raleio químico, ação com objetivo de provocar a queda das frutas recém polinizadas. A atividade tem o objetivo de intensificar o crescimento das frutas remanescentes, já que em cada cacho floral ocorrem cinco flores e só podem ficar no final uma ou duas frutas por cacho.
Em novembro vem a fase do raleio manual, quando os agricultores retiram manualmente o excesso de frutas dos cachos. Em dezembro as frutas estão em pleno crescimento e os agricultores fazem trabalhos de limpeza de ervas daninhas e a retirada de alguns frutos que ficaram em excesso após o raleio manual. Finalmente em janeiro, fevereiro e março são os meses de colheita da Gala. Em regiões de menor altitude, inicia-se a colheita da Fuji no final de março. Em abril a colheita da Fuji.
PARQUES TEMÁTICOS
A promoção dos parques temáticos e estratégias para integrar os espaços com os destinos escolhidos pelos turistas estrangeiros permanece na pauta de trabalho do Instituto Brasileiro de Turismo). O diretor de Gestão Interna, Tufi Michreff Neto, recebeu o presidente do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), Alain Baldacci, e representantes dos grandes parques brasileiros para traçar plano de ação para a promoção internacional dos espaços temáticos, aquáticos e atrações turísticas de local permanente. De acordo com o assessor de Gestão Estratégica da Embratur, Alexandre Nakagawa, a equipe de promoção turística manterá fórum de discussão entre o Instituto e o Sindepat para acompanhar a evolução do processo e o retorno das ações conjuntas. Participaram da reunião o assessor da Presidência, Marcelo Costa; e o coordenador de Marketing Digital, Marcelo Ribeiro. Também estavam presentes representantes do Beto Carrero, Alex Bonaretti; do Beach Park, Clarisse Linhares e Michelle Magalhães; do Lagoas Termas, Elionai Silva; do Trem do Corcovado, Sávio Neves; do Unipraias, Alfredo Kuhn.
FESTIVAL DE CINEMA
Sonia Braga
A Caracol Chocolates, apoiadora do Festival de Cinema de Gramado, surpreende o público com sua inusitada Kombi, decorada externamente com a cara do inverno gramadense. Durante o evento, o veículo que conta também com um cenário interno lembrando uma sala de estar, com lareira e tudo mais, está aberta para quem quiser fazer fotos.
Fotos divertidas e que registram a passagem pelo Festival de Cinema, se postadas em alguma rede social usando “#caracolchocolates”, dá direito a conhecer o espaço temático Reino do Chocolate, que fica na Avenida das Hortênsias. O Reino do Chocolate apresenta a história, onde os visitantes passam pela máquina do tempo, com efeitos especiais, onde são tele transportados a 1000 a.C, quando iniciou a história do chocolate. Saindo da história, um espaço lúdico da fazenda, com animais e um cacaueiro animatrônico dos desejos, o qual fala um pouco da sua história e no decorrer da mesma, acontecem efeitos especiais.
Em todos os espaços tem a narrativa contando a história e personagens com movimento e diversos efeitos especiais. Faz parte do espaço temático uma mini fábrica e também o espaço Faça seu Chocolate, onde o visitante pode literalmente colocar a “ mão na massa”, escolhendo a forma, colocando o recheio e a cobertura de chocolate ao leite ou branco. Produzido com as próprias mãos, o chocolate personalizado, pode ser retirado em 20 minutos e o cliente ganha também a forma. Os artistas que passam pelo Festival de Cinema 2016 são agraciados com os chocolates artesanais da Caracol. É uma história de amor pelo chocolate!
AIR TAHITI NO FESTURIS
Marta Rossi, diretora do Festival de Turismo de Gramado, me informa que a semana não poderia ter começado melhor. A AIR TAHITI NUI, confirmou participação no Espaço Luxury FESTURIS.
FESTURIS 2016
O sucesso de um grande evento como o FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo depende muito do envolvimento das entidades representativas do setor turístico. E neste quesito o FESTURIS, que ocorre de 3 a 6 de novembro, está sendo preparado com a união de entidades que, juntas, oferecem solidez e credibilidade ao evento que neste ano terá a sua 28ª edição. Representantes da Ugart, Sindetur-RS, ABAV-RS, Redetur e Fenagtur, reuniram-se na última semana, na sede do Sindetur-RS em Porto Alegre com a diretora do evento, Marta Rossi, para discutir o formato da parceria de cada uma das entidades para este ano. Mais uma vez o FESTURIS conta com esta chancela importante das entidades no fomento de suas ações.
“O FESTURIS é o melhor evento profissional do turismo brasileiro, participar é obrigação para qualquer profissional que queira ou esteja investindo em sua carreira. Trata-se de um evento formador, reconhecido internacionalmente, que atrai fornecedores do mundo todo vindo para expor e capacitar os profissionais presentes”, analisa o presidente da Redetur, Juarez Barroso.
“Acredito que o Festuris é um grande canal de divulgação e relacionamento entre os empresários e seus produtos e também que já é a segunda maior feira de turismo do Brasil e a primeira em importância para nós, gaúchos”, destacou o presidente do Sindetur-RS, Paulo Artur Queiroz.
A executiva Marta Rossi destaca que, “estamos felizes com a participação das entidades representativas do turismo gaúcho, reunidas em torno do FESTURIS. Estamos ajustando ações que farão da 28ª edição, o grande momento dos negócios para o setor”. As inscrições para o FESTURIS estão abertas e podem ser feitas no site: www.festurisgramado.com.
BELLA DA SEMANA
O novo ensaio do Bella da Semana (www.belladasemana.com.br) é coisa de cinema! As fotos foram feitas em Hollywood Hills, na Califórnia, e mostram uma loira exuberante registrada em momentos bem picantes pelo aclamado fotógrafo de moda, Adam Parsell. De descendência polonesa, Phyona Macy mora nos Estados Unidos e agora mostra o que tem de melhor aos assinantes do site. Ela, que é uma deliciosa mistura cultural, prova que não importa o idioma que você fala – esse é um caso típico do ditado que diz que uma imagem vale mais do que mil palavras.
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