Roteiro Agroturístico marcou um passo importante para o desenvolvimento do turismo rural
Roteiro Agroturístico impulsiona e fomenta o turismo rural – Tijucas/SC, do lado de Itapema, Perequê, Porto Belo, com suas paisagens rurais e a tradição agrícola, acaba de lançar oficialmente o Roteiro Agroturístico, uma iniciativa em parceria com o Sebrae para fomentar o turismo no município. O projeto, que envolveu oito meses de capacitação e estruturação, tem como objetivo destacar as belezas e o cotidiano rural da cidade, preparando estabelecimentos locais para receber os visitantes com mais infraestrutura e hospitalidade. O evento de lançamento aconteceu no último dia 09 de dezembro, com a apresentação dos empreendimentos que integram o roteiro e das ações de divulgação planejadas para impulsionar o turismo local. A iniciativa visa aumentar a competitividade das propriedades rurais e de pequenos negócios ligados ao setor turístico, tornando Tijucas ainda mais atraente para visitantes de todas as regiões. O projeto foi desenvolvido ao longo do ano com oficinas de formação, diagnósticos dos estabelecimentos, acompanhamento das melhorias e a criação de uma identidade visual para o roteiro. A Secretária de Cultura, Juventude e Turismo, Paula Regina da Silva, destacou o crescimento do turismo rural em âmbito nacional, especialmente durante e após a pandemia. Ela lembra que o município já conta com a visibilidade proporcionada pelo Roteiro Amabilíssimo, que refaz o trajeto da então noviça Amábile Visintainer (hoje Santa Paulina) até a Igreja Matriz de Camboriú. Agora, o Roteiro Agroturístico se junta a essa iniciativa, trazendo novas oportunidades e opções para quem visita Tijucas e região.
A empreendedora Berenice Sant’Anna Cota, proprietária do Sítio Pé na Mata, compartilha a experiência de evolução ao longo do projeto. “As capacitações nos fizeram ver melhorias que podíamos implementar imediatamente. Agora, sinto-me mais segura para receber hóspedes no sítio”, comenta. Outro participante do roteiro, Ricardo Ruas, empresário de uma hospedaria, o Pátio 48, afirma que o conhecimento adquirido foi essencial para aprimorar seu negócio. “Aprendemos muito sobre diferentes temas que nos ajudaram a profissionalizar o negócio e buscar estratégias para atrair mais visitantes”, afirma. Além dos estabelecimentos rurais, o roteiro inclui locais urbanos, como o Museu Tijucas (abriga o Casarão Gallotti) e a Marina Rio Tijucas, incentivando o turista a explorar mais da cidade. Tijucas está estrategicamente localizada no Vale do Rio Tijucas, servindo como ponto de acesso a outras cidades turísticas como Canelinha, São João Batista e Nova Trento. O lançamento do Roteiro Agroturístico marcou um passo importante para o desenvolvimento do turismo rural em Tijucas, prometendo ampliar a atratividade da cidade e proporcionar uma experiência completa para quem deseja conhecer as riquezas naturais e culturais do município.
DESTINOS INTELIGENTES
Vem aí a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI) 2025, que acontecerá entre os dias 19 a 22 de março em Bonito, Mato Grosso do Sul, um destino icônico pelo seu ecoturismo e compromisso com a sustentabilidade. Este evento único não é apenas uma feira, mas um espaço onde convergem inovação, conhecimento e experiências inesquecíveis, com um denominador comum: o modelo de Destinos Turísticos Inteligentes. Nos primeiros dias, o moderno Centro de Convenções de Bonito será palco de conferências, estandes interativos, capacitações, mostras culturais e atividades de networking. Um ambiente ideal para se conectar com líderes do turismo, empreendedores e gestores públicos, enquanto explora novas oportunidades de negócios. Na FIDI Bonito 2025, além de aprendizados e alianças estratégicas, nos últimos dias do evento, as visitas técnicas te levarão a descobrir como os atrativos turísticos se conectam ao modelo DTI, além de contar com palestras temáticas. Desde rios cristalinos até cavernas e cachoeiras espetaculares, Bonito é o modelo perfeito no caminho para se tornar um Destino Turístico Inteligente. Prepare-se para fazer parte dessa história de sucesso e levar um aprendizado único, enquanto desfruta de um dos cenários mais cativantes da América Latina! O evento reúne profissionais, empresas, líderes, empreendedores inovadores, instituições, estudantes, líderes turísticos, organizações não-governamentais e agentes públicos de turismo e tecnologia da América do Sul e países da Europa. A captação foi articulada pela Fundação de Turismo de MS (Fundtur) e prefeitura de Bonito durante a primeira edição da feira, realizada em Curitiba, com Mato Grosso do Sul sendo inserido em definitivo na era dos destinos inteligentes ao compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo aplicado na Espanha e Argentina. Mais conformações com o Bonito Convention & Visitors Bureau.
MELHOR DESTINO AVENTURA DO MUNDO
Em um reconhecimento que celebra sua riqueza natural e criatividade, o Brasil foi eleito o melhor país do mundo para o turismo de aventura. O ranking, produzido pelo portal US News & World Report, analisou fatores como segurança, qualidade dos destinos, infraestrutura e experiências memoráveis, posicionando o país à frente de concorrentes tradicionais, como Itália, Grécia e Tailândia. Entre os destaques nacionais, a Natural Extremo, de Urubici, em Santa Catarina, ilustra bem o motivo do Brasil liderar essa lista. A empresa se especializou em criar experiências exclusivas e desafiadoras. São três atividades principais: o Salto de Pêndulo, a Tirolesa de Bike – ambas registradas como marcas próprias – e a tirolesa sobre o cânion, todas com uma vista incrível para a Cascata do Avencal, um dos cartões-postais da serra catarinense. Cada uma dessas aventuras combina a beleza cênica da região com a dose perfeita de adrenalina. A empresa, que já é referência no sul do país, tem uma grande novidade para o primeiro semestre de 2024: a inauguração do Salto de Pêndulo no Parque Caracol, em Canela, no Rio Grande do Sul. O novo projeto promete atrair ainda mais visitantes para a região, consolidando o Sul como um dos polos de aventura mais vibrantes do Brasil.
CRESCIMENTO DO SETOR
A diversidade de ecossistemas brasileiros permite uma gama ampla de atividades – desde trilhas na Chapada Diamantina até rafting no Pantanal e surfe ao longo do extenso litoral. Este cenário tem impulsionado a economia local, gerando oportunidades para pequenos negócios e fortalecendo comunidades. Além disso, investimentos em capacitação e preservação ambiental garantem que destinos como Urubici, Brotas (SP) e Bonito (MS) continuem a encantar os visitantes. O Brasil se posiciona, assim, como um destino que oferece experiências sustentáveis e inesquecíveis. O reconhecimento internacional além de elevar a visibilidade do turismo brasileiro, também reforça o papel de empresas inovadoras como a Natural Extremo. “Com uma combinação de beleza natural e atividades ousadas, elas mostram que o turismo de aventura aqui não é só uma experiência, é uma paixão nacional”, finaliza Bridi.
NATAL NAS CATARATAS
O Natal no Parque Nacional do Iguaçu promete momentos únicos e emocionantes aos visitantes. Entre até o dia 21 de dezembro, o abrigo das Cataratas do Iguaçu oferecerá uma programação especial, com apresentações de orquestra e coral e o lançamento da Árvore da Vida, que realça a cultura e a biodiversidade da região. Turistas e moradores estão convidados a viver a magia natalina em um dos cenários naturais mais deslumbrantes do mundo. No sábado, 14 de dezembro, o Parque Nacional do Iguaçu será palco de duas grandes apresentações do espetáculo “Sinfonia do Nascimento”, às 15h e às 17h30, no primeiro mirante das Cataratas. O show ficará por conta do coral e da orquestra Doxologia, formada por talentosos artistas de Foz do Iguaçu, entre vozes e instrumentistas. Com um repertório que unirá o jazz e o lírico em uma celebração natalina inesquecível, as apresentações serão realizadas no primeiro mirante do parque, na área do antigo heliponto, com as Cataratas do Iguaçu como cenário. já nos dias 19 e 21 de dezembro, o Parque Nacional do Iguaçu também será realizado pelo espírito natalino com as apresentações do coral Doxologia. O grupo interpretará clássicos de Natal em apresentações especiais, às 9h, no primeiro mirante da Maravilha Mundial da Natureza. O coral promete uma experiência única, criada especialmente para encantar os visitantes do parque.
Para assistir às apresentações do coral, às 9h, e do espetáculo “Sinfonia do Nascimento”, às 15h30, os visitantes precisam apenas adquirir os ingressos tradicionais de acesso ao Parque Nacional do Iguaçu. Já para prestigiar a apresentação das 17h30, dia 14 de dezembro, é necessário adquirir o ingresso do passeio Pôr do Sol nas Cataratas, com embarque programado no Centro de Visitantes às 17h. Entre as novidades de Natal nas Cataratas, o Parque Nacional do Iguaçu apresentará a Árvore da Vida, uma obra de quatro metros de altura inspirada na cecrópia, espécie nativa da Mata Atlântica. A árvore será adornada com elementos que representam a rica fauna e flora do parque, criadas artesanalmente pelos povos originários, destacando a integração entre a natureza e a cultura local. A Árvore da Vida (Yvyra Tekoha, em guarani) simboliza a interconexão entre todas as formas de vida, carregando significados profundos nos campos filosóficos, biológicos e espirituais. A estrutura oferecerá um espaço junto ao tronco para fotografias, convidando os visitantes a registrarem esse momento especial. A obra será acessível diariamente no Parque Nacional do Iguaçu. Promovida pela Urbia Cataratas e pelo Parque Nacional do Iguaçu, a primeira edição do Natal nas Cataratas destaca a riqueza cultural, histórica e natural da região.
NATAL DA SERRA GAÚCHA – CAMAROTE DA BROCKER
Gramado, reconhecida mundialmente por sua magia natalina, se supera mais uma vez com atrações encantadoras, e o Camarote Brocker se consolida como um dos grandes sucessos da temporada. Com vista privilegiada para o Grande Desfile de Natal, no Natal Luz de Gramado, o camarote tem sido altamente procurado pelos visitantes, mesmo sem uma campanha ativa de vendas. “A procura pelo espaço tem sido surpreendente. É uma experiência que oferece exclusividade e conforto, e o público reconhece a importância disso”, destaca Adriane Brocker Boeira Guimarães, CEO do Grupo Brocker. Com apoio da Rede Laghetto, o espaço proporciona uma experiência única, com um coquetel exclusivo, apresentações interativas com clowns natalinos e uma atmosfera mágica para toda a família. Disponível até 12 de janeiro de 2025, o camarote funcionará às quartas, sextas e domingos, na Avenida Borges de Medeiros, em pleno coração de Gramado. Além do Camarote, a Brocker Turismo também apresenta o Bustour Illumination Show, um passeio noturno encantador que percorre as ruas iluminadas de Gramado e Canela. Com novos shows, paradas interativas e personagens como Jingle e Bells, o espetáculo itinerante conta com mais de 25 artistas e oferece uma experiência inesquecível para todas as idades. O Bustour acontece de 26 de outubro de 2024 a 11 de janeiro de 2025, às segundas, quintas e sábados.
ABAV – MISSÃO INTERNACIONAL
E conversa com a Vice-Presidente da ABAV NACIONAL, Conceição Juncks, durante o evento festivo de encerramento de ano da ABAV/SC, no Hard Rock Café, recebi a informação de um grande passo da Abav Nacional, que está se preparando para um projeto inovador, isto é, uma missão internacional que levará agentes de viagem brasileiros para feiras internacionais ao longo de 2025. O objetivo principal é proporcionar aos associados a oportunidade de se conectar com o mercado global, entender tendências e fortalecer o turismo brasileiro. A primeira edição dessa iniciativa acontecerá em janeiro, durante a Fitur, que acontece de 22 a 26 de janeiro, na Espanha. A Intenção da Abav Nacional é criar uma experiência que permita aos agentes selecionados vivenciar o mercado internacional e estabelecer contatos estratégicos. Logicamente que não será possível levar todos, mas pretende-se oferecer essa chance para quem puder participar. Querem que seus associados, tanto emissivos quanto receptivos, tenham essa oportunidade de fortalecer o fluxo de turismo e trazer benefícios ao setor.
A primeira missão está sendo organizada de forma experimental, com critérios bem definidos para a escolha dos participantes. Abriu-se inscrições inicialmente para o pessoal da diretoria, conselho e presidentes das Abavs estaduais. No primeiro dia, houve 19 inscrições para apenas 10 vagas, então foi encerrada rapidamente. A seleção final foi concluída em poucos dias, e os participantes já estão sendo notificados. Com a Fitur como ponto de partida, a Abav Nacional planeja expandir o projeto para outras duas ou três feiras ao longo do ano. Essa primeira edição será um grande teste e se tudo correr bem, a Abav Nacional consolidará essa iniciativa como um programa regular. O foco é beneficiar os associados, fortalecer o turismo nacional e ampliar o alcance do Brasil no mercado internacional.
DESPACHO GRATUITO DE BAGAGENS
Eu duvido que os nossos “para-lamentares” irão tomar qualquer medida a nossa favor. Portanto, prepare-se, caso aprovado, para mais um aumento no preço das passagens aéreas, uma vez que a casa da mãe Joana, isto é, o nosso Congresso Nacional poderá derrubar o veto ao despacho gratuito de bagagens em viagens aéreas nacionais e internacionais. Com isso, as companhias aéreas não poderão cobrar pelo envio de malas de 23 quilos em voos nacionais e 30 quilos nos internacionais. Anteriormente uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), permitiu que as companhias cobrassem pelas bagagens, permitindo que os passageiros embarcassem com uma bagagem de mão de até 10 quilos. Na época, a Anac defendeu que a mudança impactaria na redução dos preços das passagens o que, segundo avaliação dos parlamentares, não aconteceu. Mesmo assim Congresso Nacional e manteve a cobrança sobre as bagagens despachadas.
GTA – META SUPERADA
A Global Travel Assistance, superou a sua meta. A empresa alcançou ainda em novembro a marca de 10 mil agentes de viagem beneficiados por seu programa de capacitação. O calendário de 2024 contemplou 98 treinamentos realizados presencialmente ou em formato virtual, com foco na disseminação de conhecimentos sobre a cultura do seguro viagem. Para atingir esse marco, a GTA promoveu 25 famtours e 30 roadshows , abrangendo 25 praças, entre as quais São Paulo, Santa Catarina, Pernambuco e Triângulo Mineiro. Além disso, a Academia GTA organizou 43 master classes e treinamentos em feiras como BTM e Avirrp. “Nossos treinamentos não apenas servem de estímulo para as vendas, como também empoderam os profissionais do trade turístico na missão de agregar valor à oferta aos clientes”, ressalta o presidente Celso Guelfi, que já antecipa a intenção de qualificar 11 mil agentes em 2025. O novo ciclo de capacitações terá início em janeiro do próximo ano.